segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Fora-de-jogo: "Três grandes perdem 269 milhões. Sporting SAD lid...

Fora-de-jogo: "Três grandes perdem 269 milhões. Sporting SAD lid...: As últimas temporadas têm sido difíceis em termos financeiros para as SAD dos três grandes, sobretudo para as do Sporting e do Benfica. N...

Roberto e Saviola convocados para a Luz, Paulo Machado de fora


Roberto e Saviola convocados para a Luz, Paulo Machado de fora

Está confirmado o regresso de Roberto e Javier Saviola ao Estádio da Luz. 

O guarda-redes espanhol e o avançado argentino, jogadores que têm como denominador comum a passagem pelo Benfica, integram a lista de convocados do Olympiakos para o jogo desta terça-feira, referente à terceira jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

Em sentido inverso, o extremo português Paulo Machado e o defesa grego José Holebas não figuram entre as opções de Michel para a deslocação a Lisboa.

Entre os 21 eleitos do treinador espanhol, destaque para o avançado Mitroglou, o homem-golo da equipa de Atenas.

Matic espera receber ´prenda` de Saviola


Matic espera receber ´prenda` de Saviola

Nemanja Matic recorda com saudade a época 2011/12, durante a qual partilhou o balneário do Benfica com Javier Saviola.

Nas vésperas do reencontro com o avançado argentino, que esta quarta-feira volta a pisar o relvado do Estádio da Luz mas agora como adversário, nas fileiras do Olympiakos, o médio sérvio mostra-se fiel ao ditado ´amigos amigos, negócios à parte` e esclarece que a amizade entre os dois vai ficar fora das quatro linhas. 

«Saviola é muito boa pessoa. Todos têm a mesma opinião. É um grande homem e um grande jogador, mas em campo vou dar o meu melhor para ganhar», afiança o número ´21` dos encarnados, em declarações à Benfica TV.

Depois do último apito do árbitro, Matic gostaria de receber uma prenda das mãos do antigo companheiro.

«Espero que Saviola me dê a camisola no final do jogo», revela.

«Vamos dar tudo para ganhar este jogo» - Matic

Ganhar ou...ganhar. Nemanja Matic é o porta-voz da ambição e determinação do Benfica para o jogo desta terça-feira com o Olympiakos, no Estádio da Luz, referente à 3.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

«Espero muitos adeptos nas bancadas, pois assim é mais fácil jogar. Vamos dar tudo para ganhar este jogo, que é muito importante. O treinador vai preparar alguns vídeos do adversário. Vamos estar preparados», afiança o médio sérvio, em declarações à Benfica TV.

A vitória na Bélgica, na ronda anterior da Champions, atesta a qualidade do campeão grego e serve de aviso para o terceiro compromisso das águias na Liga milionária.

«O Olympiakos é uma boa equipa. Demonstrou-o com a vitória por 3-0 no campo do Anderlecht. Tem dois ex-jogadores do Benfica, que tanto nós como os adeptos conhecemos muito bem», refere Matic, em alusão ao guarda-redes espanhol Roberto e ao avançado argentino Javier Saviola.

«Espero um bom jogo», perspetiva.

Vasco Fernandes: «Podem causar mossa no centro e lateral esquerda»


DEFESA PORTUGUÊS DEFRONTOU OLYMPIACOS

Vasco Fernandes: «Podem causar mossa no centro e lateral esquerda»

Adversário na Champions é dissecado por Vasco Fernandes que o defrontou no sábado ao serviço do Platanias. “Atua em 4x2x3x1 ou 4x4x2 e tem como armas os extremos, ambos muito velozes, e os avançados, Saviola e Mitroglou. Só que o Benfica é melhor e tem equipa para vencer, tanto em Lisboa como em Atenas, onde o espera um pequeno inferno. Precisa de explorar bem as alas, através de Gaitán. Lima e Cardozo serão também importantes.”

Prova de Atletismo decorreu domingo


Prova de Atletismo decorreu domingo
Ricardo Ribas e Dulce Félix venceram a prova Famalicão – Joane

Os atletas do Sport Lisboa e Benfica, Dulce Félix e Ricardo Ribas, foram os grandes vencedores da 14.ª edição da prova Famalicão – Joane.

Numa prova organizada pela Associação de Atletismo de Braga, os atletas benfiquistas concluíram os 12 quilómetros mais rápido do que a concorrência.

Dulce Félix cumpriu a distância no sector feminino em 41m48s, enquanto Ricardo Ribas terminou com o tempo de 36m49s.

Karaté: Sofia Oliveira sagrou-se Campeã do Mundo

Em Copenhaga

Karaté: Sofia Oliveira sagrou-se Campeã do Mundo


Realizou-se, de 18 a 20 de Outubro, em Copenhaga, na Dinamarca, o VI Campeonato do Mundo de Karaté/KWF, em que uma equipa de atletas do Sport Lisboa e Benfica liderada pelo Mestre, Cláudio Fung, participou.

Destaca-se o excelente resultado obtido pela atleta, Sofia Oliveira, que conseguiu alcançar o primeiro lugar individual em “Katás” tornando-se, deste modo, a primeira Campeã do Mundo da modalidade em representação do Clube.

A comitiva contava, ainda, participar em trios, quer em masculinos quer em femininos, onde se esperava alcançar à semelhança do que acontecera no Torneio Internacional realizado no ano passado em Macau, mas estas provas acabaram por não se realizar por motivos que a organização ainda não esclareceu.

Já Pedro Bhagubai participou em Kumité (combates) e alcançou, no primeiro combate, uma preciosa vitória. Porém, a ansiedade deste jovem e promissor atleta aliado a uma indisposição traíram-no no segundo combate o que o impediu de lutar por uma das medalhas em disputa.

Benfica: Fernando Santos diz que equipa encarnada está intranquila


Benfica: Fernando Santos diz que equipa encarnada está intranquila
O selecionador da Grécia assegura que os jogadores do Benfica não estão confortáveis devido ao mau início de Liga Zon Sagres que estão a viver. Fernando Santos adivinha uma prova de jogo do Sporting quando jogar no Dragão frente ao FC Porto.
«O Benfica não entrou bem e, quando isso acontece, há sobressaltos. Mas a equipa tem capacidade para dar a volta à situação. Neste momento, há de facto alguma intranquilidade na equipa. Vai a tempo de fazer coisas boas e lutar pelos principais objetivos para esta época», lembrou o treinador português em entrevista ao Correio da Manhã.

Fernando Santos vaticina um grande jogo no FC Porto-Sporting da próxima jornada e esse confronto servirá para avaliar as reais capacidades dos leões para lutar pelo título: «Vai ser um bom teste para medir a verdadeira qualidade da equipa. Por enquanto, não podemos dizer que o Sporting é indiscutivelmente um candidato ao título. Mas a equipa tem adotado a atitude correta e pode, com o tempo, vir a confirmar esse estatuto».

Portugal com saldo negativo, mas com razões para sorrir frente à Suécia


Portugal com saldo negativo, mas com razões para sorrir frente à Suécia

A seleção portuguesa de futebol tem um registo claramente desfavorável nos confrontos com a Suécia, mas os "resultados práticos" são mais animadores, pois foi à custa dos escandinavos que se qualificou para os Mundiais de 1986 e 2010.
Com seis derrotas, outros tantos empates e três vitórias, um saldo negativo de 24-14 entre golos marcados e sofridos, o balanço é tudo menos animador nos embates com o adversário nos "play-offs" da zona europeia de qualificação para o Mundial2014, que não perdeu um único dos sete jogos disputados em Portugal. 

Apesar de os números apresentarem uma perspetiva inicial desanimadora, a estatística permite outra leitura: as duas seleções mediram forças em cinco fases de apuramento e Portugal levou a melhor na corrida aos Mundiais de 1986 e 2010, tendo-se ambas "anulado" no caminho para Europeus de 1968 e 1988 e ao Mundial de 1982. 

Além disso, a equipa lusa tem respondido na mesma moeda à superioridade evidenciada pelos nórdicos na condição de visitante, com um registo de três vitórias, três empates e apenas duas derrotas nas deslocações à Suécia, pertencendo-lhe inclusive o último triunfo, em 2002, em Gotemburgo. 

Dois golos de José Águas foram insuficientes para que a "equipa das quinas" evitasse ser goleada por 6-2 no primeiro confronto, num particular disputado a 20 de novembro de 1955, no Estádio Nacional, e o desfecho voltou a ser o mesmo três anos mais tarde, em Gotemburgo, ainda que de forma mais moderada (2-0). 

No rescaldo do sensacional desempenho no Campeonato do Mundo de 1966, em que chegou ao terceiro lugar, Portugal conheceu a mesma sorte na primeira partida oficial, da fase de qualificação para o Europeu de 1968, ao perder por 2-1, em Lisboa, com o tento luso a ser marcado por Jaime Graça. 

Um golo de Custódio Pinto valeu o empate 1-1 alcançado em Solna, mas a seleção nacional não foi além do segundo lugar do grupo 2, atrás da apurada Bulgária e à frente da Suécia, cenário que se repetiu na qualificação para o Campeonato do Mundo de 1982. 

Portugal foi batido por concludente 3-0, em Solna, e em Lisboa de pouco valeu o remate certeiro de Pietra, pois a equipa lusa perdeu por 2-1 e terminou no quarto e penúltimo lugar do agrupamento 6, vencido pela Escócia, apesar de os escandinavos não terem feito muito melhor, ficando-se pelo terceiro posto. 

A história foi diferente na corrida ao Mundial de 1986, pois, apesar de ter sofrido mais um desaire caseiro (3-1, com Jordão a amenizar o peso 
da derrota), conquistou um precioso triunfo na Suécia, por 1-0, graças ao golo de Fernando Gomes, um "pequeno milagre" antes do operado por Carlos Manuel em Estugarda, na vitória por 1-0 sobre o "colosso" RFA. 

As duas seleções voltaram a ficar pelo caminho na qualificação para o Europeu de 1988, num grupo conquistado pela inacessível Itália, com Portugal a continuar sem ser capaz de aproveitar a vantagem de atuar em casa (1-1, no Estádio Nacional, com golo de Coelho), mas a alcançar o segundo sucesso na Suécia, por 1-0, de novo graças à eficácia de Fernando Gomes. 

Os três particulares seguintes serviram para "compor" um pouco mais 
o balanço, tendo-se saldado por dois empates (0-0, em Gotemburgo e 2-2, em Coimbra, com tentos de Pauleta e Nuno Gomes) e mais um triunfo em solo sueco, em Gotemburgo, por 3-2, materializado por Sérgio Conceição, Romeu e Rui Costa. 

O equilíbrio entre as duas equipas que marcou as últimas décadas ficou expresso no apuramento para o Mundial de 2010, com "nulos" nos dois jogos do grupo 1, em Solna e no Porto, que ajudaram Portugal a terminar no segundo posto, atrás da Dinamarca, ganhando o acesso à fase final através dos "play-offs".

Balanço: J V E D GOLOS 
Oficiais 10 2 4 4 7-12 

Particulares 5 1 2 2 7-12 
Casa 7 0 3 4 8-16 
Fora 8 3 3 2 6-8 
Total 15 3 6 6 14-24

Primeira mão (15 de novembro) 
PORTUGAL - Suécia
Ucrânia - França
Grécia - Roménia
Islândia - Croácia 


Segunda mão (19 de novembro) 
Suécia - PORTUGAL
França - Ucrânia
Roménia - Grécia
Croácia - Islândia

«Benfica nunca deixa o adversário descansar»

«Benfica nunca deixa o adversário descansar»

Leandro Salino conhece bem o adversário do Olympiakos da próxima quarta-feira. Lateral brasileiro acredita que o primeiro lugar do grupo ainda não está decidido.

O lateral direito brasileiro do Olympiakos conhece bem o próximo adversário dos gregos na Liga dos Campeões e não tem dúvidas das dificuldades que a equipa helénica vai sentir no Estádio da Luz. Leandro Salino, antigo jogador do SC Braga, volta a defrontar o Benfica de Jesus e não tem dúvidas quanto à postura agressiva dos encarnados em casa.
Em declarações ao diário O Jogo, o jogador brasileiro, que representou o SC Braga durante três épocas, teceu rasgados elogios ao companheiro de equipa Roberto, antigo guarda-redes do Benfica que não deixou saudades na Luz.
«Roberto é um grande guarda-redes, como tem demonstrado. Julgo que deveria ter tido outro tipo de aproveitamento no Benfica, acho que houve um erro de avaliação em relação às suas qualidades. Fez uma excelente época em Espanha e agora está novamente a jogar a um nível muito elevado», começou por dizer o lateral direito de 28 anos.
Em relação às declarações de Jorge Jesus sobre a certeza do primeiro lugar do Paris Saint-Germain, Leandro Salino considerou que o Olympiakos ainda tem a possibilidade de terminar no primeira lugar do grupo.
«É a opinião dele. Só se estiver a falar em termos de investimento, porque no resto, consideramos que temos possibilidades de conquistar o primeiro lugar. Em termos de investimento o PSG está noutro patamar e faz esse esforço todo para ganhar títulos, mas dentro do campo é que as coisas se decidem e faltam muitos jogos. Jesus é um grande treinador, conheço-o bem, mas não concordo», frisou.
Apesar de concordar que o Benfica não atravessa um bom momento, o lateral brasileiro deixa um aviso aos companheiros de equipa do Olympiakos: «ninguém pode pensar que o Benfica está fraco», considerando que se trata de «uma equipa fortíssima que nunca deixa o adversário descansar».

Árbitro espanhol apita Benfica x Olympiacos


A UEFA designou Undiano Mallenco para dirigir a receção do Benfica aos gregos do Olympiacos, em jogo a contar para a terceira jornada do grupo C da Liga dos Campeões.

O espanhol, de 40 anos, vai apitar os encarnados pela terceira vez, sendo quenos dois registos anteriores não se registaram vitórias da equipa portuguesa: derrota em casa do Lyon por 2x0 em 2010 e empate na Holanda frente ao Twente na pré-eliminatória do ano seguinte.

Esta será a sexta vez que o árbitro espanhol se cruzará com cores lusitanas e a história regista apenas uma vitória, na ida do FC Porto a casa do Fenerbahçe em 2008.

Já esta época, Mallenco dirigiu a partida entre o Zenit e o Paços de Ferreira, na Rússia, onde os pacenses perderam por 4x2.

Portugal defronta Suécia no “play-off” de acesso ao Mundial do Brasil


Portugal defronta Suécia no “play-off” de acesso ao Mundial do Brasil

Sorteio ditou que a Selecção Nacional disputará o acesso ao Campeonato do Mundo de Futebol com um dos candidatos mais complicados.
Portugal vai defrontar a Suécia no “play-off” de acesso a Mundial de Futebol do Brasil no próximo ano, segundo os resultados do sorteio realizado esta segunda-feira em Zurique.


Portugal era cabeça de série no sorteio, pelo que tinha como possíveis adversários a França, Suécia, Roménia e Islândia. Acabou por sair um dos adversários teoricamente mais difíceis, onde Zlatan Ibrahimovic é a principal estrela.

O “play-off” da zona europeia de qualificação para o Mundial 2014 será jogado a duas mãos, a 15 e 19 de Novembro. A selecção portuguesa joga a primeira eliminatória em casa sendo que a Federação Portuguesa de Futebol já anunciou que a partida se disputará no Estádio da Luz.

Segundo a Lusa, a formação das "quinas" tem um histórico negativo face aos escandinavos, que nunca bateu em solo luso, mas ajudou a afastar do Mundial de 2010, ao ser segundo do Grupo 1 europeu de apuramento, à frente dos suecos e atrás da Dinamarca.

Jogos do “play-off” da zona europeia de qualificação para o Mundial 2014:

Portugal-Suécia
Ucrânia-França
Grécia-Roménia
Islândia-Croácia

O puto que se baldava aos treinos


O puto que se baldava aos treinos

Ivan Cavaleiro, que anteontem causou sensação no jogo com o Cinfães, só ficou no Benfica por teimosia dos seus responsáveis da formação. Muito magrinho, atropelado pelos colegas e adversários, não rendeu até ao escalão júnior
Quem diria que o jogador que hoje é internacional sub-21 e todos elogiam como sendo muito potente e forte fisicamente, ainda há bem pouco tempo não passava de um puto muito franzino, com um corpo pouco desenvolvido para a idade, que não aparecia aos treinos. E nas vezes que ia, não rendia como desejável, apesar do virtuosismo técnico que deixava antever.

Uma vez, já era sub-16 ou juvenil - há apenas quatro anos - e falhou a convocatória para um jogo do Benfica. Foi a gota de água para ser, de novo, emprestado, dessa vez ao Belenenses, depois de já ter passado, também por cedência e sem grandes resultados, pelo Real Sport Clube, de Massamá.

Natural de Vila Franca de Xira, Cavaleiro foi descoberto no Vialonga, tendo sido levado para o Benfica em infantil futebol de sete. Mas praticamente não apareceu nos treinos, nem esse ano nem o seguinte, apesar dos responsáveis pela formação teimarem em inscrevê-lo, pelo virtuosismo que lhe reconheciam. Mas faltava-lhe corpo e, acima de tudo, condições propícias ao seu desenvolvimento.

A quarta vez de Cancelo


ESTREIA DO JOVEM VOLTOU A SER ADIADA
A quarta vez de Cancelo

João Cancelo está há um ano para se estrear na formação de Jorge Jesus. O lateral-direito, de 19 anos, já teve quatro oportunidades de vestir a camisola principal das águias, a última das quais aconteceu sábado em Cinfães.

No embate da Taça, Cancelo esteve a aquecer com os suplentes na 2.ª etapa, ficando mais perto do que nunca da estreia. Ouviu as indicações e preparou-se para entrar, o que até teria acontecido se o técnico não o tivesse chamado já nos descontos...

Foi a 18 de outubro de 2012 que, ainda entre os juniores e a equipa B, Cancelo concretizou o objetivo de ser chamado por Jesus que o levou para o banco no jogo com o Freamunde (Taça), cenário que se repetiu a 16 de novembro, em Moreira de Cónegos (Taça). Voltou a ser opção no embate com o Olhanense (Taça da Liga) a 19 de dezembro.

Atenção a Funes Mori


VAI CONTINUAR A CRESCER ENTRE AS DUAS EQUIPAS
Atenção a Funes Mori 

Rogelio Funes Mori, 22 anos, vai continuar a crescer entre as equipas A e B. O argentino faz parte do plantel principal, mas a forte concorrência no ataque e a necessidade de adaptação ao futebol europeu levam a que seja utilizado por HélderCristóvão no conjunto secundário. Aliás, o melhor jogo de Funes Mori, desde que chegou a Portugal, foi diante do Braga B, tendo bisado (36’ e 43’), antes de sair lesionado (56’).

Jogou em Cinfães e levou Jesus a dizer que o clube acredita no avançado contratado ao River Plate no último verão. O técnico gostou das indicações deixadas por Funes Mori, mas acredita que o trabalho deve continuar sem pressões. É provável, por isso, que quarta-feira já esteja à disposição de Hélder Cristóvão para jogo com o Santa Clara.

Consagrados assumem assalto à Champions


ONZE TOTALMENTE RENOVADO DIANTE DO OLYMPIACOS

Consagrados assumem assalto à Champions

Saem 11, entram 11. Um Benfica totalmente renovado defrontará, quarta-feira à noite, no Estádio da Luz, o Olympiacos, em partida a contar para a 3.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. Na partida com o conjunto grego, será a vez de os consagrados assumirem a liderança no assalto à prova dos milhões.

Águias ficam sem totalistas


JESUS UTILIZOU QUASE 30 FUTEBOLISTAS EM 10 JOGOS

Águias ficam sem totalistas

Ao décimo jogo da temporada, o Benfica ficou sem totalistas. Artur, Luisão e Garay eram os elementos que não haviam falhado qualquer minuto, mas perderam esse estatuto em consequência das escolhas de Jorge Jesus no encontro de sábado passado.

Diante do Cinfães, o técnico estreou sete jogadores na equipa principal dos encarnados. Oblak, Sílvio, Steven Vitória, Lindelöf, Ivan Cavaleiro, Funes Mori e Bernardo Silva, que entrou na segunda parte, registaram a primeira presença na formação benfiquista. Por outro lado, Jardel ainda só jogara pela equipa B, antes do encontro da Taça.

Uma vez que os lugares na baliza e no eixo da defesa foram preenchidos por outros elementos, Artur, Luisão e Garay perderam o estatuto de totalistas absolutos. Enzo Pérez e Matic também fora utilizado nas nove partidas anteriores, mas foram substituídos uma vez cada – Sporting e Belenenses, respetivamente.

Em espera. Como consequência do desafio da Taça de Portugal, subiu para 29 os jogadores já utilizados por Jesus nesta temporada. O número pode aumentar, uma vez que há ainda elementos que aguardam oportunidade, caso de Paulo Lopes e Mitrovic, central contratado no verão.

Nesta época, já são 13 os jogadores que se estrearam nas águias. Este registo tem reflexos a outro nível. Desde que assumiu o comando técnico das águias, em 2009/10, Jesus já utilizou 74 jogadores. Deste extenso lote, somente Maxi Pereira, Luisão e Cardozo fizeram de todos os plantéis nestas cinco épocas.

Lazio tentou levar Cavaleiro em Janeiro


LAZIO TENTOU CONTRATAR JOVEM EM JANEIRO

Vieira travou saída de Cavaleiro odia estar na Serie A italiana e ontem ter defrontado a Atalanta, em Bergamo; está na 2.ª Liga portuguesa e sábado estreou-se pela equipa principal do Benfica, frente ao modesto Cinfães, em jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. É Ivan Cavaleiro, um dos “miúdos” de quem se fala e por quemLuís Filipe Vieira recusou uma proposta da Lazio, em janeiro último.

«Vamos a Lisboa com confiança» - Michel


«Vamos a Lisboa com confiança» - Michel

O treinador do Olympiakos, o espanhol Michel, está confiante para o jogo em Lisboa, frente ao Benfica, na quarta-feira, para a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O Olympiakos venceu no passado sábado, fora de casa, o Platanias por 4-1, liderando o campeonato grego com sete vitórias e um empate. Confiança reforçada para o confronto com o Benfica, segundo o treinador espanhol, que não deixou de mostrar algumas cautelas.

«Em primeiro lugar teremos de jogar como equipa. Depois, se tivermos estrelas como Roberto e Mitroglou estiveram em Bruxelas [vitória frente ao Anderlecht por 3-0], seria incrível. De qualquer forma, vamos jogar com confiança, pois são estes jogos que fazem os jogadores serem melhores», referiu.

Gigantes europeus de olho em Ivan Cavaleiro


Gigantes europeus de olho em Ivan Cavaleiro

Ivan Cavaleiro, que completou 20 anos na sexta-feira e que no sábado teve a prenda mais desejada, a estreia pela equipa principal do Benfica, frente ao Cinfães, ainda por cima com direito a elogios de Jorge Jesus no final, é já uma das joias mais valiosas da coroa encarnada. 

Em alta no Benfica B (é o melhor marcador da Liga2, com sete golos em dez jogos) e também na Seleção sub-21, o atacante já despertou a atenção dos grandes clubes europeus, e, segundo A BOLA apurou, têm existido várias sondagens. 

Ivan Cavaleiro, que estudou até ao 9.º ano, que gosta de jogar PlayStation nos tempos livres e que atualmente divide um apartamento, na margem sul, com dois companheiros de equipa, o guarda-redes Bruno Varela, 18 anos, e o extremo Hélder Costa, 19, esteve tentado a sair no verão, por empréstimo, já que foram vários os clubes que manifestaram interesse, inclusive da Liga, mas os responsáveis do Benfica rejeitaram essa possibilidade e sensibilizaram o jogador para a importância de ficar em casa, visto estar muito perto de dar o salto para a equipa A. Também um clube italiano acenou com 2,5 milhões pela compra do passe, mas a resposta das águias foi negativa. Percebe-se porquê.

Capas dos jornais desportivos de segunda-feira 21/10/2013


CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE SEGUNDA-FEIRA 21/10/2013