sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Uma década a iluminar o caminho da águia




ESTÁDIO FOI INAUGURADO A 25 DE OUTUBRO DE 2003

Uma década a iluminar o caminho da águia


«Estádio ressuscitou o clube» - Luís Filipe Vieira
25 de outubro de 2003. Os ponteiros do relógio indicavam 20.18. Com a pompa que a circunstância exigia e na presença do primeiro-ministro, Durão Barroso, o Presidente da República, Jorge Sampaio, descerrava a placa comemorativa da inauguração do Estádio da Luz. Hoje, no dia em que se assinalam dez anos da inauguração, Manuel Vilarinho revela a Record: “Sei que só faltam pagar 2/3 milhões de contos [10/15 milhões de euros].”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, defendeu, em carta enviado aos sócios, que a construção da nova Luz foi a «única via de ressuscitar um clube que vivia amargurado e triste».

Qualificou o projeto de «batalha gigantesca travada em várias frentes» e considerou que «o dia 25 de outubro de 2003 assinalou um final feliz numa caminhada cheia de obstáculos que poucos acreditaram ser possível ultrapassar». Vieira inclui-se naqueles «que viram na construção do Estádio da Luz o ponto de viragem na recuperação do clube, uma injeção de confiança e autoestima, absolutamente necessária para salvar um paciente em estado terminal».

Lembra as dificuldades que o Benfica atravessava: «Muitas vozes que diziam ser uma loucura avançar. Eu era um desses loucos e orgulho-me de ter acompanhado um homem fundamental na história do estádio, Mário Dias.»

Cavaleiro chega à grande montra


SEXTO JOVEM LANÇADO NA UEFA

Cavaleiro chega à grande montra


Quatro dias após se ter estreado na equipa principal do Benfica, Ivan Cavaleiro cumpriu o sonho de disputar os seus primeiros minutos na Liga dos Campeões. O extremo tornou-se no sexto jovem jogador do Benfica a ser lançado por Jorge Jesus nas competições europeias.

Roderick foi a primeira aposta de Jorge Jesus, frente ao AEK Atenas, num jogo que terminou com o triunfo das águias por 2-1. O defesa alinhou os 90 minutos ao lado de Miguel Vítor. Volvidos dois anos coube a Luís Martins e Nélson Oliveira merecerem uma oportunidade na Liga dos Campeões. O avançado até se estreou com um golo.

Há um ano André Almeida foi a surpresa a alinhar em Celtic Park no lado direito da defesa durante os 90 minutos e, poucas semanas depois, foi André Gomes a disputar o seu primeiro desafio nas provas da UEFA frente ao Spartak Moscovo. Cavaleiro, aos 20 anos, já chegou à montra.

André para a Europa


É APOSTA A MANTER NA CHAMPIONS

André para a Europa

Mais do que nunca, Maxi Pereira perdeu o estatuto de indiscutível na lateral direita. Se na época passada, Jesus já começou a colocar André Almeida no onze inicial, esta temporada a alternância entre o uruguaio e o português tem atingido o expoente máximo. O jogo de anteontem, com o Olympiacos foi apenas mais um exemplo da rotatividade que o técnico tem imprimido nesta posição. E o critério parece óbvio: a especificidade dos jogos.

Cardozo salvador


JÁ IMPEDIU RESULTADOS NEGATIVOS EM QUATRO PARTIDAS ESTA ÉPOCA

Cardozo salvador

Depois de ter estado com um pé fora do Benfica, no início da época, Cardozo começa, aos poucos, a regressar à melhor forma. Na antevisão ao embate com o V. Guimarães, da 5.ªjornada da Liga, Jorge Jesus afirmou que, quando marcasse o primeiro golo, o Tacuara não mais iria parar. Não podia estar mais certo...

Capas dos jornais desportivos de sexta-feira 25/10/2013


Capas dos jornais desportivos de sexta-feira 25/10/2013