segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Benfica interessado em Oriol Rosell

Benfica interessado em Oriol Rosell

O Benfica está entre os clubes interessados em contratar o médio-defensivo espanhol, Oriol Rosell Argerich, que joga no Sporting Kansas City, da MLS.
O jogador de 21 anos formado no Barcelona, onde chegou a jogar na equipa B, é considerado a revelação do campeonato, algo que tem despertado a atenção de vários clubes. Benfica e Chelsea parecem liderar a corrida.
Visite e comente no blog Fora-de-jogo. Notícias, crónicas, opiniões, vídeos, capas, imagens e muito mais

João de Deus: «Jesus é um grande treinador de futebol»

João de Deus: «Jesus é um grande treinador de futebol»

Entrevista Maisfutebol: as suas referências, os elogios à nova geração de treinadores, o fim da busca pelo novo Mourinho e um olhar pela luta pelo título

Foi, de longe, a pergunta do Maisfutebol que exigiu a pausa maior para pensar a resposta. Quisemos saber quais são as referências de João de Deus no futebol e o treinador do Gil Vicente assumiu dificuldades para responder.

Mas fê-lo. Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Jorge Jesus, uma nova geração de treinadores e os seus jogadores, para João de Deus sempre os melhores do mundo.

O técnico perspetivou também a luta pelo título e diz que não faz sentido andar à procura de um novo Mourinho. Há casos que, garante, são mesmo especiais e não se repetem com facilidade...

Quem são as suas referências ou ídolos no futebol?

(Longo silêncio) É uma pergunta difícil (Novo silêncio). Os nossos contextos são sempre muito relevantes. Eu acho sempre que os meus jogadores são os melhores. Portanto, referências em termos de jogadores? Temos o melhor do mundo, o Ronaldo, e esse tem de ser preservado e referido em todos os momentos. Em termos de treinadores, acho que os portugueses são competentes. O maior ícone de todos é o Mourinho. É o melhor, está a anos luz dos outros todos. Mas temos outros treinadores muito bons. (Nova pausa). Em Portugal gosto muito do Jesus. Acho que é um grande treinador de futebol. Um homem com um conhecimento grande. Depois vejo treinadores mais jovens, como o [Paulo] Fonseca, o Marco [Silva], o Nuno [Espírito Santo], o Rui Vitória que são bons. Olho e vejo que são treinadores que vão elevar bem alto o nome do nosso país. Os nossos ídolos são os que ganham mais vezes. Em crianças somos do clube que ganha mais vezes, por exemplo. Funcionamos todos assim. É inerente ao ser humano. Portanto há os ícones, Ronaldo e Mourinho, depois estes treinadores que falei, e não me posso esquecer do Pedro Martins, e depois os meus jogadores.

Em jeito de provocação: o João de Deus é o segundo melhor treinador de Setúbal?

Não. (Risos). Há uma coisa que vocês se calhar não têm presente: Setúbal é uma terra de muitos treinadores. É verdade que tem o melhor do mundo, mas tem também grandes treinadores no presente e teve no passado. Dizer isso é quase leviano. Existe um longo caminho que tenho de percorrer para poder sequer ser comparado a um Carlos Cardoso e por aí fora. 

Acha que em Portugal os clubes ainda andam à procura do novo Mourinho, como parecia ser moda há uns anos?

Dificilmente no próximo milénio vai aparecer um treinador como Mourinho. É um indivíduo que nasceu com a felicidade de congregar em si todas as competências que vínhamos falando. Digo no próximo milénio e acho que já estou a ser generoso. Mas é evidente que há com certeza treinadores que vão ser bons. Alguém tem alguma dúvida que o Marco [Silva] vai ser um treinador de excelência? Ou se olharmos para o Rui Vitória, qual é a dúvida? Ou para o Nuno [Espírito Santo]? Ou para o Pedro [Martins]? São jovens, ganham, as equipas jogam bem. É uma questão de tempo para terem reconhecimento. 

A nível de discurso nota-se que, quando os resultados não são positivos, o João de Deus destaca sempre o que a equipa pode aprender com a situação. É um otimista por natureza?

Sempre otimista, sempre a ver as coisas pelo lado positivo. Perdemos no Benfica e tirando o jogo do Olhanense, em que nos deixámos empatar no último minuto, qual foi a outra vez em que chegamos perto do fim a ganhar e não ganhámos? Ganhámos sempre. Isso foi aprendizagem. Se tivéssemos ganho o jogo ao Benfica, muito provavelmente já tínhamos tido alguns momentos depois em que não ganhávamos

Como perspetiva o resto do campeonato, nomeadamente na luta pelo título?

O Benfica e o F.C. Porto são fortíssimos. São equipas com argumentos diferentes dos demais. O Sporting tem crescido muito este ano, já é uma equipa que mete respeito. Ainda não tinha referido o Leonardo Jardim, mas quem sobe uma equipa da II Divisão B para a II Liga, depois daí para a I Liga e depois na I Liga faz um grande trabalho e agora faz o trabalho que está a fazer, tem de ser um treinador de altíssimo nível. Não sei é se é suficiente para esgrimir argumentos com Benfica e F.C. Porto. Depois Estoril, Sp. Braga, Nacional, V. Guimarães e Rio Ave lutam pela Liga Europa. Todas as outras lutam para não descer e vai ser até à última jornada.

Jovem franco-marroquino apontado à Luz



Jovem franco-marroquino apontado à Luz

Chama-se Yassine Mohamed, é defesa, tem 17 anos e está a despertar o interesse de vários clubes europeus, entre eles o Benfica, conforma noticia o portal “Tottomercatoweb”. O jovem franco-marroquino milita atualmente no Mouscoron, do segundo escalão do campeonato belga, onde chegou no verão proveniente do Lens.

Está igualmente a ser observado pelo Gent, Utrecht e Valenciennes, sendo que, em Itália, está, segundo a mesma fonte, referenciado pela Juventus.

Nápoles sempre atento a Matic


Nápoles sempre atento a Matic

Os responsáveis do Nápoles estão no terreno para contratar um defesa-central e um médio. O alvo para o meio-campo está definido. É Nemanja Matic, do Benfica, que está há muito referenciado pelo clube italiano.

Segundo o Calciomercato, o Nápoles fez uma primeira abordagem pelo jogador no verão, porém, os valores exigidos pelo Benfica arrefeceram o interesse. Os encarnados pediram 30 milhões de euros para negociar o internacional sérvio que tem contrato válido até 2018 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Matic continua, no entanto, bem referenciado no San Paolo, pelo que diretores e equipa técnica, liderada por Rafael Benítez, estão de acordo em lançar nova ofensiva pelo jogador a fim de garantir o gigante sérvio já na reabertura do mercado de transferências em janeiro. 

Uma eventual proposta não incluirá, noticia a mesma fonte, Pablo Armero, lateral-esquerdo colombiano que tem sido muito associado ao clube da Luz.

Rui Jorge: «Passo gigantesco»


Portugal vence em Israel (4-3) e isola-se na liderança do grupo 8
A seleção portuguesa de sub-21 conseguiu uma preciosa vitória em Israel, por 4-3, em partida do grupo 8 de qualificação para o Euro 2015 da categoria. As duas seleções chegaram ao jogo empatadas na liderança, com nove pontos, com Portugal agora a isolar-se, e com um jogo a menos que os israelitas.

Israel até esteve a vencer por 1-0 e 2-1, mas Portugal foi conseguindo empatar, primeiro por Ivan Cavaleiro (16 minutos) e depois por Ricardo Pereira (59).

A seleção nacional passou pela primeira vez para a frente do marcador aos 64, por Bernardo Silva, mas Israel empatou por Tawatha, 10 minutos depois.

O golo da importante vitória portuguesa em Israel foi apontado por André Gomes, aos 86 minutos, num remate de fora da área.

Portugal somou, assim, a quarta vitória em outros tantos jogos na qualificação para o Europeu. O próximo jogo, Portugal-Macedónia, disputa-se a 5 de março do próximo ano.


SELECIONADOR LAMENTOU ERROS DEFENSIVOS

RUI JORGE: «PASSO GIGANTESCO»


O treinador dos sub-21, Rui Jorge, estava aliviado pela vitória (4-3) de Portugal, esta segunda-feira, em Petah Tikva, Israel, no jogo que deixou os sub-21 mais perto do «play-off» de acesso ao Europeu de 2015.

«Demos um passo gigantesco. O grupo ainda não está fechado, a nossa atitude não vai mudar e queremos continuar assim. Foi o último jogo de 2013 e acabar assim foi muito bom», afirmou Rui Jorge, em Petah Tikva.

Portugal tem quatro vitórias em outros tantos jogos e soma 12 pontos, mais três do que Israel, mas com menos um jogo. Os sub-21 acertam calendário em março de 2014, com a Macedónia e podem aumentar para seis a vantagem para o adversário mais direto.

Satisfeito pela vitória, Rui Jorge não deixou de lamentar tanto sofrimento. «Tivemos sorte na vitória. O jogo estava partido e não foi fácil chegar ao triunfo. Este jogo nunca esteve controlado, mas confiámos na nossa capacidade ofensiva e a nossa eficácia», analisou o treinador.

Os sub-21 viajam esta terça-feira à tarde para Portugal e têm chegada prevista a Lisboa às 23.20 horas.

António Veloso: «Ronaldo não precisa de ser picado»

ESPERA JOGO DIFÍCIL FRENTE À SUÉCIA

António Veloso: «Ronaldo não precisa de ser picado»

António Veloso reconhece que o Suécia-Portugal de terça-feira (19H45) é um "jogo difícil" até porque "Portugal tem uma vantagem mínima" que leva do jogo da 1.ª mão no Estádio da Luz.

"Não sofremos golos e penso que isso é importante para estar no Brasil", analisou esta segunda-feira à margem do lançamento de uma marca de vinho no Estádio da Luz.

A campanha da imprensa sueca contra Cristiano Ronaldo não causa espanto ao antigo internacional.

"Não é de admirar. Já acontece em Espanha entre Cristiano e  Messi e agora entre ele e  Ibrahimovic. Mas no confronto direto, Cristiano Ronaldo é melhor. O Cristiano já está habituado a esta pressão. Isso dá-lha mais força. Mas isto é um jogo coletivo e todos os jogadores importam. Ele não precisa de ser 'picado' para jogar bem. As coisas nem sempre correm bem, mas o Ronaldo é capaz de resolver os jogos de qualquer maneira".

E prosseguiu, com a análise ao adversário: "Na minha altura, quando o adversário era muito alto, os cruzamentos seriam baixos. Basta ver o golo que marcámos, em que o cruzamento foi quase no chão. Mas, sim, teremos algumas dificuldades no jogo aéreo".

Paulo Madeira: «Pode ser um jogo mais aberto»

EX-CENTRAL DIZ QUE A SUÉCIA VAI ATACAR

Paulo Madeira: «Pode ser um jogo mais aberto»

Paulo Madeira acredita que a Suécia terá uma postura diferente na 2.ª mão do playoff de acesso ao Mundial'2014, quando comparada com a atitude mais defensiva que teve na Luz.

"É fundamental marcar fora. No primeiro jogo, a Suécia veio um bocado distraída, mas agora vai ser diferente. Vão tentar marcar golos. Pode ser um jogo mais aberto. As condições climatéricas podem não ser favoráveis, mas vamos ver. O pensamento é estar no Mundial, é esse o objetivo e temos de o procurar", referiu o antitgo internacional português, à margem da apresentação do 1.º grupo da coleção de Cromos Notáveis do Benfica.

Sobre a receita para travar Ibrahimovic, Paulo Madeira explicou que a mesma já foi dada... na sexta-feira: "Como se marcou na Luz. Num jogo de concentração e antecipação. Os nossos centrais estiveram bem e não lhe deram hipótese. Os jogadores ajudaram-se uns aos outros e, por isso, Portugal esteve de parabéns."

Toni: «Ibrahimovic não passa ao lado de dois jogos»

ESPERA DIFICULDADES COM A SUÉCIA

Toni: «Ibrahimovic não passa ao lado de dois jogos»

Toni acredita que a Suécia irá entrar em campo amanhã com uma atitude bem diferente daquela com que defrontou Portugal no Estádio da Luz na 1.ª mão do playoff de apuramento para o Mundial'2014.

"Levamos um resultado bom, mas longe de um resultado ótimo. Espero que Portugal esteja na Suécia como esteve em Portugal e que a Suécia jogue aquilo que jogou no Estádio da Luz. Se isto acontecer, temos o passaporte carimbado para o Mundial. Se tivermos uma Suécia diferente, como eu acho que vai acontecer, teremos que ter uma seleção física e mentalmente preparada para um jogo com essa exigência. Vai ser importante marcar e marcando vamos dar um passo gigante para a qualificação. Quero um Portugal superior", afirmou.

E prosseguiu: "Ibrahimovic passou ao lado do último jogo, mas não vai passar ao lado de dois, muito menos no seu país. E depois das críticas feitas à si e à sua equipa, tem o orgulho ferido e vai estar no jogo de outra forma".

Se do lado sueco, Zlatan não vai querer falhar, do lado português, Ronaldo está mais do que moralizado e não há críticas que o atrapalhem.

"O Ronaldo já está mais maduro, nem vai nesses jogos. A bagagem dos clubes por onde passou deram-lhe preparação para esses ambientes hostis. Raramente se deixa influenciar".

Renato Paiva: “Um resultado bom com uma boa exibição”

Benfica – FC Alverca, 6-0

Renato Paiva: “Um resultado bom com uma boa exibição”

Os Juvenis A do Sport Lisboa e Benfica receberam, esta tarde, o FC Alverca, na 11.ª jornada do Campeonato Nacional do escalão, vencendo por 6-0.

“Foi um resultado bom, com uma exibição boa também, melhor do que a da semana passada. Não é fácil jogar contra estas equipas, tivemos alguma dificuldade a entrar. A equipa pareceu-me melhor, mais compacta e mais sólida no segundo tempo”, analisou o técnico Renato Paiva, à Benfica TV, no final do encontro.

SL Benfica associa-se a Vinho Premium Escolha Tinto 2010

Em parceria com Paulo Laureano

SL Benfica associa-se a Vinho Premium Escolha Tinto 2010

Chega, esta segunda-feira, ao mercado um vinho de excelência com uma nova colecção de cromos pelas mãos do Enólogo, Paulo Laureano, e do Sport Lisboa e Benfica, que juntos lançam o Vinho Premium Escolha Tinto 2010 cujo rótulo está caricaturado com figuras como Cosme Damião, Mário Coluna “O Monstro Sagrado”, Mário João, Humberto Coelho, Shéu e o “Rei” Eusébio.

 Utilizando como critérios de eleição, o número de títulos conquistados, o número de jogos em que participaram, as vezes que envergaram a faixa de capitão, o Benfica elegeu 25 notáveis jogadores da sua história, a que se juntam outros dez Campeões ou Bicampeões europeus. Estes 35 extraordinários jogadores construíram, com muitos outros, a história deste Clube.

Recuperando um conceito que acompanhou as nossas infâncias, como são as colecções de cromos dos jogadores de Futebol, a forma como este vinho nos vai chegar é inovadora e desafiante.

Cada garrafa possui a caricatura de um dos jogadores e está fechada num tubo, para que o jogador só seja revelado após a abertura do mesmo. Podemos assim adquirir este vinho como se de uma colecção de cromos se tratasse.

Este é um projecto que decorrerá ao longo dos próximos três anos com lançamentos semestrais de seis jogadores.

O vinho estará à venda na Megastore do Benfica, nas Casas do Benfica que aderiram ao projecto em Portugal e no Estrangeiro, em várias garrafeiras seleccionadas e através dos importadores da Paulo Laureano Vinus.

Este é, também, um projecto de cariz social. Quer Paulo Laureano Vinus, quer o Sport Lisboa e Benfica, vão abdicar de uma parte dos seus lucros, os quais reverterão a favor da Fundação Benfica, que os utilizará nas diversas acções sociais que protagoniza.

Sub-21: Benfiquistas decisivos na vitória em Israel

Qualificação para o Europeu

Sub-21: Benfiquistas decisivos na vitória em Israel

A Selecção Nacional de Sub-21 deslocou-se, esta segunda-feira, a Israel em jogo a contar para a qualificação para o Europeu da categoria.

Rui Jorge deu a titularidade a dois benfiquistas, Ivan Cavaleiro e André Gomes, sendo que o extremo marcou o primeiro de Portugal aos 16 minutos.

Na segunda metade, a influência benfiquista no jogo foi crescente. Começou aos 59’, com a excelente jogada individual de Bernardo Silva (entrou na partida aos 46’) que assistiu Ricardo. Depois de assistir, o médio do Benfica marcou mesmo, de cabeça, aos 64 minutos.

O tento do triunfo foi apontado por André Gomes, à passagem do minuto 85, a passe de Ivan Cavaleiro.

Taça da Liga: sorteio com grandes na quarta-feira


Taça da Liga: sorteio com grandes na quarta-feira

O sorteio da terceira fase da Taça da Liga vai realizar-se dia 20, no Porto, pelas 12 horas. Nesta etapa da prova, entram por fim os primeiros oito classificados da I Liga da época anterior, entre eles os denominados grandes. Ou seja FC Porto, Benfica, P. Ferreira, Sp. Braga (detentor da taça), Estoril, Rio Ave, Sporting e Nacional da Madeira começam a discussão do troféu.

A estas oito juntam-se outras tantas formações que se qualificaram da fase anterior: Marítimo, V. Setúbal, Gil Vicente, Belenenses, Beira-Mar, Leixões, Penafiel e Covilhã. As 16 equipas irão ser colocadas em grupos de quatro e disputam três jogos cada.

As datas para as partidas são as seguintes:

1ª jornada: 29 e 30 Dezembro 2013
2ª jornada: 15 e 16 de Janeiro de 2014
3ª jornada: 25 e 26 de Janeiro de 2014

Jesus esteve quase três horas no DIAP: «Ficámos satisfeitos»

Jesus esteve quase três horas no DIAP: «Ficámos satisfeitos»


Carlos do Paulo, advogado do treinador do Benfica, falou à comunicação social

Jorge Jesus esteve quase três horas no Departamento de Investigação e Acção Penal, a ser interrogado no âmbito do processo relativo aos incidentes do final do V. Guimarães-Benfica, quando decidiu intervir junto da ação dos agentes policiais e da segurança privada que lidavam com um adepto que tinha invadido o relvado. 
O interrogatório estava marcado para as 10 horas, mas o técnico apresentou-se no Campus de Justiça por volta das 11h10, acompanhado pelo advogado, Carlos do Paulo, e três funcionários do Benfica (dois deles da segurança).
Jesus começou por recusar responder aos jornalistas, mas quando questionado se estava nervoso, o técnico reagiu. «Nervoso estarei quando jogar com o Braga. Isto não me enerva nada», limitou-se a dizer, a propósito do próximo compromisso das «águias», para a Liga.
Quase três horas depois, pelas 13h50, o técnico deixava o Edifício C do Campus de Justiça. Sem querer prestar declarações à comunicação social, que conversou então com o seu representante legal.
«Correu muito bem. Ficámos satisfeitos. Esclarecemos o que havia para esclarecer, na visão do meu constituinte. Agora desejamos que a justiça faça o seu caminho, que será com despacho de arquivamento ou de acusação», começou por dizer Carlos do Paulo, adiantando ainda que Jesus «estava calmo, pois não tem receio de ser interrogado», referindo-se ao técnico como «um homem de bem, honrado, sem antecedentes criminais», que «entende que nada tem a temer».

Um processo único

O advogado de Jorge Jesus defendeu ainda que o processo «é único» pois os factos «são do domínio público» e «há uma prova documental enormíssima». «É um processo excecional. Não conheço na jurisprudência, nem há memória em Portugal, de um processo com factos que, possam ou não ser crime, tenham sido transmitidos em direto por um canal televisivo e depois repetidos até à exaustão», explicou. «Qualquer pessoa que tenha visto as imagens já emitiu um juízo. Compete ao tribunal, consoante a declaração do ofendido, do arguido e das testemunhas, dar o seu veredito», acrescentou Carlos do Paulo.
O advogado reconheceu, por isso, que «o segredo de justiça é discutível», embora ele persista nesta fase de inquérito, motivo pelo qual se recusou a adiantar pormenores do interrogatório.
Carlos do Paulo acredita, no entanto, que o desfecho «vai ser célere» e «um bom exemplo para a justiça». «Tudo aconteceu a 22 de setembro e já se ouviu o arguido e várias testemunhas. Penso que vai ser rápido, mas os magistrados demoram o tempo que entenderem. Depende também das investigações, inclusive as consequentes dos depoimentos», explicou.
Questionado se a justiça desportiva estaria à espera da decisão judicial para atuar, o advogado respondeu que os processos «são autónomos e independentes». «Isso será uma matéria de foro estritamente desportivo. Só se entretanto surgisse uma decisão judicial, que não será assim tão célere, e o Conselho de Disciplina entendesse que havia algo grave, mas não me parece que exista relevância ou ligação», afirmou.
Carlos do Paulo manifestou ainda a convicção de que a mediatização do processo não vai influenciar a decisão de levar o caso a julgamento ou ordenar o arquivamento.
«A justiça deve ser isenta e imparcial. Ele tem uma notoriedade muito grande, mas isso só reforça obrigações, não lhe dá mais direitos. Acredito que os magistrados não vão dar um tratamento diferente ao caso por ser alguém com notoriedade. Há uma cautela muito grande em relação ao processo, pela mediatização, e não nos devemos esquecer disso, mas quanto ao resto acredito que os factos serão analisados objetivamente», afirmou.

Triunfo suado e o playoff cada vez mais perto


Triunfo suado e o playoff cada vez mais perto

Portugal alcançou uma preciosa vitória por 4-3 na deslocação a Israel, depois de uma partida bastante sofrida. Os pupilos de Rui Jorge estiveram duas vezes em desvantagem, mas souberam dar uma resposta adulta e virar o jogo.

Os Sub-21 portugueses estão agora isolados na liderança do Grupo 8 de apuramento para o Euro'2015 e cada vez mais perto de alcançarem o 1.º posto, que dá acesso ao playoff.

Destaque ainda para a exibição de Bernardo Silva. O jovem médio foi lançado ao intervalo e em poucos minutos fez uma assistência soberba para o segundo golo português e ainda marcou o terceiro de cabeça. Mas foi André Gomes quem marcou o quarto e decisivo golo.


Antevisão do jogo Suécia - Portugal do playof de apuramento pro Mundial do Brasil

«Mundial não é mais importante por ser no Brasil»

O treinador da Seleção Nacional considera que não existe pressão acrescida para Portugal na qualificação para o Campeonato do Mundo por se tratar de uma competição a realizar no Brasil.

«Não sei se este (Suécia-Portugal) será mais importante que o jogo com a Bósnia, ou mais importante que o jogo com a Finlândia. Para mim, é mais um jogo, muito importante, sim. (O Mundial) é um objetivo de todos. Mas para mim não é mais importante por se tratar do Brasil. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para resolver a situação antes. A ideia que tenho é que não mudará rigorosamente nada em função do resultado de amanhã», disse Paulo Bento em conferência de imprensa.


«Frio? Estamos habituados a jogar em qualquer tipo de estádio» 

Com temperatura máxima de nove graus e mínima de zero em Estocolmo, a federação da Suécia quer jogar com a cobertura do Friends Arena aberta para fragilizar os jogadores portugueses. Paulo Bento não se deixa intimidar e responde às ameaças.

«Estamos habituados a jogar em qualquer tipo de estádio, aberto ou fechado. Independentemente do estádio, seremos equipa competitiva, agressiva e ofensiva», disse o selecionador nacional em conferência de imprensa, confessando ainda que, tal como o homólogo Erik Hamren, treinou a marcação das grandes penalidades:

«Desde terça-feira. É importante, para sabermos o que fazer caso se isso aconteça. Quando menos imprevisibilidade parta os jogadores, melhor. Treinamos os penalties desde o segundo dia de estágio.»


«Objetivo: marcar e ganhar»

O selecionador nacional assegura que Portugal vai apresentar-se amanhã em Estocolmo sem qualquer intenção de defender a curta vantagem (1-0) conseguida com a vitória sobre a Suécia, na primeira “mão” do play-off de apuramento para o Campeonato do Mundo.

«A nossa estratégia passa por ganhar o jogo. Sabemos que temos vantagem de um golo, não é larga, mas é uma vantagem. Vamos jogar com o objetivo de ganhar e, para isso, temos de marcar. Não estamos obcecados com o momento em que o vamos fazer (golo). Sabemos que, se fizermos um golo, nada fica resolvido e que num momento de adversidade teremos capacidade de reagir e inverter a situação. Temos de estar mentalmente muito concentrados e saber o que fazer durante os 90 minutos, em cada momento do jogo. A estratégia passa por tentar ganhar pois sabemos que, só assim, estaremos mais perto de passar este play-off e carimbar o passaporte para o Brasil, que é o nosso objetivo», disse Paulo Bento em conferência de imprensa, que não deverá promover alterações na equipa:

«Amanhã veremos. Parece evidente que nem nós esperamos grandes alterações na Suécia, nem a Suécia estará à espera de grandes alterações na nossa equipa.»

A estratégia passa, tal como no jogo da primeira “mão”, por manter a bola longe da grande área da equipa das Quinas: «Se formos só para defender, é um risco. Quanto mais perto da nossa área, mais perigoso se torna o adversário. É uma equipa com jogadores do ponto de vista físico fortes no jogo aéreo e sabemos que, nalguns momentos, teremos de estar na nossa zona defensiva. Queremos manter a bola longe da nossa área e, para isso, temos de ter a bola, saber o que fazer com ela, tentar estar perto da baliza adversária e marcar para tentar vencer o jogo.»


«Não preciso colocar o lugar à disposição» 

O selecionador nacional afasta todo o dramatismo em torno do decisivo encontro de terça-feira com a Suécia de apuramento para o Campeonato do Mundo e assegura que vai dormir tranquilo caso não consiga a qualificação para o Brasil.

«Os jogos de futebol não são dramas nem tragédias. São competições para ganhar e tentar ser superior ao adversário. Amanhã (terça-feira) jogam duas boas equipas, uma delas irá ao Mundial e a outra ficará pelo caminho. Vamos tentar ser mais forte e jogar para ganhar. O futebol para mim é um divertimento, uma festa», disse Paulo Bento em conferência de imprensa.

Confrontando com a possibilidade de Portugal não conseguir o apuramento, o treinador disparou: «Isso não será um drama nem uma tragédia, tendo em conta o que sofrem os portugueses, sem emprego. Se isso acontecer, não preciso colocar o lugar à disposição porque existe uma cláusula em que, se o objetivo não for conseguido, a federação pode acioná-la. Mas é algo que não me preocupa. Se acontecer, espero que, tal como eu, possam dormir tranquilos, me deixem chegar tranquilamente a Portugal e logo resolveremos. Independentemente do que acontecer amanhã, foi um motivo de orgulho e satisfação treinar a Seleção.»


Pinto da Costa? «Que tenha muitos anos de vida e com saúde» 

Controvérsias à parte, Paulo Bento desejou rápidas melhoras a Pinto da Costa, presidente do FC Porto que se encontra internado desde sexta-feira devido a problemas de saúde.

«Aproveito para lhe desejar as melhoras, que se restabeleça o mais rápido possível, que volte nas melhores condições às suas funções e que tenha muitos anos de vida e com saúde», disse o selecionador nacional em conferência de imprensa.

Paulo Bento falou ainda do sentido abraço dos jogadores da Seleção Nacional antes do treino desta segunda-feira em Estocolmo, em homenagem ao jovem Alex Marques, do Tourizense, que ontem faleceu durante um encontro do Campeonato Nacional de Seniores:

«Foi uma homenagem em respeito pelo que aconteceu. Aproveito para dar as condolências à família. (...) Os dramas da vida são estes, as perdas de jovens que está a acentuar-se cada vez mais. Isso sim, é um drama que lamento», atirou.

Bernardo Ribeiro: No FC Porto Cardozo não teria ficado

Bernardo Ribeiro: No FC Porto Cardozo não teria ficado


Cardozo é um jogador com um peso enorme no plantel do Benfica. Não só por estar a realizar a sétima temporada de águia ao peito, o que por si só já levaria a ser visto de forma diferente, mas pelos golos que marca e que muito têm contribuído para a felicidade dos adeptos encarnados. 

É curioso verificar como um ponta-de-lança com os números que o paraguaio exibe não recolhe, ainda assim, a unanimidade da tribo encarnada. Nem nas bancadas na Luz nem sequer aqui na redação. Os motivos poderão ser muitos desde o feitio por vezes pouco simpático à forma de jogar, que dá a ideia de quem tem pouca vontade de se esforçar quando a bola não lhe vai parar ao pé. A verdade é que os que não gostam recolhem trunfos na seleção paraguaia, pois apesar do que faz no Benfica, aí Tacuara não tem presença garantida.

Cardozo é hoje um jogador vital para Jorge Jesus. Foi o regresso do goleador que deu nova vida a uma equipa que parecia caminhar para a sua desintegração. Foram os seus 9 golos em 12 jogos que ajudaram o Benfica a sair da crise e a manter-se vivo em todas as frentes. Valeu então a pena a manutenção do avançado, apesar das tristes cenas protagonizadas no Jamor a temporada passada?

Todos os que olharem para o fenómeno futebolístico apenas como um momento dirão logo que sim. E mesmo outros que percam mais algum tempo a pensar na coisa. Porque não há verdades imutáveis nisto das opiniões, por muito que nos tentem vender que sim. Neste momento todas as leituras são possíveis. Mas poderá dizer-se que um treinador com outra personalidade nunca teria aceite ficar com Cardozo. Mourinho, por exemplo, teria corrido com ele. Por muito menos Balotelli foi a andar, mas acabou perdoado mil e uma vezes por Mancini. Bento seria outro que nunca aturaria a permanência do paraguaio. Há quem lhe chame teimoso, mas onde andam hoje Vukcevic, Stojkovic ou mesmo Carlos Martins? Pois.

O problema não está na permanência de Cardozo. Nenhum jogador é obrigado a sair de um clube por ter problemas disciplinares. Grave é a forma como todo o processo se passou, desde a conduta presidencial às palavras do treinador. Jesus fez saber mais do que uma vez que esperava a resolução do problema. 

Ela não apareceu, não porque Vieira ou o técnico não tenham tentado vendê-lo, mas porque à Luz não chegou nenhuma proposta que justificasse. E o técnico engoliu o que não terá sido fácil de engolir. Tudo está bem quando acaba bem: Resta saber se acaba bem. Por agora vai andando. 

No FC Porto teria ficado? Penso que não. 

- Bernardo Ribeiro, jornal Record, 17 de Novembro de 2013

Pepa: «Jogadores têm de estar preparados»


ESPERA QUE CHAMADA DE IVAN MOTIVE MIÚDOS DA FORMAÇÃO

Pepa: «Jogadores têm de estar preparados»

Trabalhar com jovens talentos não é tarefa para qualquer um. Pepa fez parte da estrutura do futebol de formação do Benfica nas últimas três temporadas – foi técnico da equipa de iniciados (Sub-15) – e garante que qualquer futebolista tem a ambição de chegar ao plantel principal. Por isso, o ex-avançado e agora treinador da Sanjoanense – emblema da 1.ª Divisão da AF Aveiro – acredita que a chamada de Ivan Cavaleiro à equipa principal pode ser um fator de motivação para os mais novos.

Carlos de Paulo: «É um caso peculiar pois os factos foram transmitidos em direto»


ADVOGADO DE JESUS DESTACA CELERIDADE DO PROCESSO

Carlos de Paulo: «É um caso peculiar pois os factos foram transmitidos em direto»

Carlos de Paulo, advogado que acompanhou Jorge Jesus nesta segunda-feira na deslocação ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, para depor no âmbito doinquérito aos incidentes no final do jogo do Benfica com o V. Guimarães, alerta para a especificidade de um processo que resulta de um episódio que foi mediatizado até à exaustão.

"Entendo que o processo é célere porque foram convocados os intervenientes em menos de dois meses e a prática não é essa. Mas os prazos estão previstos na lei", começou por dizer o advogado à saída do DIAP.

"No meu entender é um caso diferente porque já é do domínio público, uma vez que os factos foram transmitidos em direto. Por outro lado, estavam presentes muitos órgãos de comunicação social e foi produzida prova documental enormíssima. Estamos na fase de inquérito criminal, que obriga a segredo de justiça, mas entendo que este é um caso peculiar, uma vez que os factos foram transmitidos em direto e não há memória de um caso que tenha tido milhões de pessoas a assistir", justificou Carlos de Paulo, reforçando:

"Está a ser investigada a eventualidade de ter sido crime, mas todo o país já sabe e já se está a pronunciar sobre isso. Juristas, como o dr. Rui Pereira, e outros, já se pronunciaram também. Isto significa que é processo diferente dos outros nessa medida."

"O futebol congemina paixões e tudo isso tem um impacto diferente. Factos tem várias exoplicações, mas qualquer observador que viu já emitiu um juízo", encerrou o advogado que representou o treinador do Benfica.

Jesus só está preocupado com receção ao Sp. Braga


TREINADOR ENCONTRA-SE NO DIAP PARA SER INTERROGADO SOBRE OS INCIDENTES EM GUIMARÃES

Jesus só está preocupado com receção ao Sp. Braga

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, já se encontra nas instalações do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, como arguido no inquérito aos incidentes no final do jogo com o Vitória de Guimarães.

O técnico chegou às 11H05 e ainda disse que só está preocupado com o jogo com o Sp. Braga, marcado para sábado às 18H15.
O treinador do Benfica e o advogado à chegada ao DIAP.

Jesus está acompanhado pelo advogado Carlos do Paulo, já que quem o costuma representar, Luís Miguel Henrique, está fora de Portugal.

O Ministério Público terá arrolado como testemunhas no inquérito polícias que prestavam serviço no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, a 22 de setembro, e que são os queixosos no processo.

Pelo seu comportamento no final do desafio, Jorge Jesus pode responder pelos eventuais crimes de resistência e desobediência à autoridade pública (punido com pena de prisão até cinco anos) e ofensa à integridade física dos agentes policiais. O arguido não tem quaisquer antecedentes criminais.

Recorde-se que no final do jogo com o Vitória de Guimarães, da 5.ª jornada da I Liga, Jorge Jesus intrometeu-se numa ação da polícia que tentava travar adeptos benfiquistas que invadiram o relvado para celebrar a vitória do Benfica, por 1-0. Os factos foram transmitidos em direto pela Sport TV e em deferido, e repetidamente, pelos principais canais televisivos.

QUANDO O TREINADOR REAGE DE CABEÇA QUENTE

Finais de estalo com Jesus

Quando Jesus reage a quente pode esperar-se... tudo (festa ou não) e até acabar como arguido. No final do jogo com o V. Guimarães, Jorge Jesus até chegou a bater num dos seguranças que tinha intercetado um simpatizante do clube encarnado, tendo sido o adjunto Raul José a acalmar a revolta, tirando-o da confusão. Não foi a primeira vez que se viu JJ de cabeça perdida.

Salvio trabalha no duro para regressar


Salvio trabalha no duro para regressar

Não têm sido dias fáceis para Eduardo Salvio, o argentino de 23 anos do Benfica que se encontra a recuperar de uma das lesões mais delicadas que podem acontecer na carreira dos jogadores de futebol, a rotura do ligamento cruzado anterior do joelho, no caso o direito. 

Ainda assim, o jogador do Benfica tem merecido dos responsáveis clínicos da águia os maiores elogios pela forma como tem encarado esta etapa, crucial, de recuperação. 

Toto Salvio tem trabalhado no duro, seguindo à risca todas as recomendações e instruções que os recuperadores com quem trabalha lhe dão. Para se ter pequena ideia, basta salientar que o extremo é um dos primeiros a chegar diariamente ao Seixal, pelas oito horas, só regressando a casa já de noite, perto das 19 horas, depois de um longo dia de trabalho específico, de exercícios físicos, de massagens e também de exames contínuos à zona afetada pela lesão. É uma rotina diária, que não conhece folgas, nem mesmo ao fim de semana, embora nem sempre, naturalmente, com o mesmo grau de exigência horária.

Rodrigo apreciado no At. Madrid




Rodrigo apreciado no At. Madrid

O Atlético Madrid está de olho na situação de Rodrigo Moreno. Noticia o jornal espanhol As que o clube colchonero poderá tentar a contratação do avançado do Benfica já na reabertura do mercado de transferências, em janeiro.

Rodrigo, 22 anos, poderia assim regressar à capital espanhola, onde representou o Real Madrid, clube do qual se transferiu para o Benfica no verão de 2010 a troco de seis milhões de euros.

Conta o jornal As que o avançado, que não tem estado a ser muito utilizado na presente época no Benfica, é visto como boa opção para reforçar o ataque do Atlético Madrid, podendo a sua contratação ditar a saída do brasileiro Leo Baptistão para o Rayo Vallecano.

Derlis tem ordens para regressar à Luz


TREINADOR DO GUARANI ELOGIA RENDIMENTO

Fernando Jubero: «Derlis é um jogador com nível europeu»

O rendimento de Derlis não tem passado despercebido no seu país e o treinador do Guarani, Fernando Jubero, não poupa nos elogios ao atacante. “É titular indiscutível da equipa e tem jogado muito bem. É um elemento muito importante para a equipa, apesar de jovem tem bastante potencial”, atesta o técnico espanhol, considerando depois que nesta altura da carreira o jovem tem de atuar com regularidade, de forma a dar continuidade à sua evolução.

DEVE SER INTEGRADO NA EQUIPA B EM JANEIRO

Derlis tem ordens para regressar à Luz

Derlis González tem sido um dos destaques do Torneio Abertura no Paraguai. O jovem, de 19 anos, está emprestado pelo Benfica ao Guarani e conseguiu assumir-se como titular indiscutível, assinando várias exibições de grande nível coloridas com golos de belo efeito. A cedência ao clube sediado em Assunção termina no final de dezembro e a verdade é que Derlis tem ordens para regressar à base.

Com a bênção de Jesus


IVAN CAVALEIRO VAI TENTAR CONTRARIAR TENDÊNCIA

Com a bênção de Jesus

Jorge Jesus assumiu o comando técnico do Benfica no início da temporada de 2009/10 e, desde então, chamou aos trabalhos da equipa principal oito jovens da formação. O mais recente trunfo é Ivan Cavaleiro, que começa agora a trilhar um caminho que espera que seja de sucesso. Muitos tiveram oportunidades mas não se fixaram no plantel.

A obra do mestre André Gomes



TITULAR NOS JOGOS MAIS DIFÍCEIS DA ÚLTIMA ÉPOCAA obra do mestre André Gomes teve uma aparição relâmpago na equipa do Benfica. Na última temporada, depois de se ter sentado no banco de suplentes no embate com oCeltic, fora de portas, para a Liga dos Campeões, o jovem médio, de 20 anos, foi lançado no encontro com o Freamunde, para a Taça de Portugal – entrou aos 65 minutos e marcou um golo aos 74. Deste então, tem sido presença habitual no plantel principal das águias.

O curioso é que, em 2012/13, o internacional Sub-21 português marcou presença nos duelos mais complicados que a equipa teve pela frente. Ora vejamos. Depois de ter feito a estreia a titular na Liga, na 7.ª jornada, frente aoGilVicente – um jogo em que voltou a fazer o gosto ao pé –, o camisola 30 surpreendeu com a presença no onze em... Camp Nou, na partida com o poderoso Barcelona (0-0), para a Champions. Seguiu-se a titularidade frente a Sporting, Bayer Leverkusen, Fenerbahçe e Newcastle, sendo que destes, apenas o embate com a formação inglesa foi no Estádio da Luz. Uma demonstração da importância que André Gomes assumiu na equipa orientada por Jorge Jesus.

Mudança

Certo é que, na presente temporada, o médio tem sido mais requisitado por Hélder Cristóvão na equipa B dos encarnados. No total, André Gomes soma apenas dois encontros peloBenfica em 2013/14, frente a Paris Saint-Germain, para a Liga dos Campeões, e Sporting, na Taça de Portugal.

Na 2.ª Liga, o jovem jogador já realizou seis partidas, tendo marcado dois golos.

Kardec espera definição


PALMEIRAS PONDERA COMPRA DO PASSE

Kardec espera definição

Peça fundamental na equipa do Palmeiras que já garantiu o acesso à Série A do Brasileirão, em 2014, Alan Kardec está à espera de uma decisão sobre o seu futuro. O jogador quer permanecer em São Paulo mas o custo do seu passe (6 milhões de euros) pode inviabilizar o negócio.

“Estou muito feliz no Palmeiras e quero continuar a jogar na Série A”, avisa o jogador, de 24 anos, que não esconde a sua satisfação pelo desempenho alcançado pelo Verdão: “Foi um sonho. Espero continuar mas ainda é muito cedo para falar nisso pois o meu empréstimo só termina em junho.”

O avançado encontra-se vinculado ao Benfica até 30 de maio de 2015. O Palmeiras, para garantir a permanência do futebolista, terá de pagar os 6 milhões de euros que constam na cláusula de opção, uma quantia que é considerada muita elevada em São Paulo.

Segundo foi possível apurar a direção do Palmeiras vai tentar negociar este valor mas Kardec ainda não é uma prioridade, pois o contrato só termina em junho.

Djuricic só quer jogar a... dez


Djuricic só quer jogar a... dez

Sérvio reclama sistema 4x2x3x1 e garante que competir na seleção só pode ajudá-lo no Benfica.

Filip Djuricic confessou ontem que é como médio-ofensivo que gosta mais de jogar. Um dia depois do encontro amigável entre a Sérvia e a Rússia (1-1), em que entrou aos 73' para a sua posição favorita, o benfiquista deixou claro estar disponível para atuar onde o treinador entender, mas não escondeu a sua preferência. "Às vezes jogo como avançado, outras vezes nos corredores, mas onde eu gosto mais é como segundo avançado num esquema de 4x2x3x1 [médio-ofensivo]", afirmou Djuricic, dando ainda mais sentido à felicidade que deixou transparecer quando lhe foi dada a camisola 10 de Aimar.

O percurso na Luz não lhe tem corrido tão bem quanto esperava e o jogador revelou algumas vezes o seu descontentamento pela situação que está a viver e à qual não estava nada habituado - no Heerenveen, era indiscutível. Jorge Jesus, de resto, já manifestou algum desconforto com as sucessivas declarações do internacional sérvio sobre o tema. Até ao momento, o camisola 10 alinhou em sete partidas do Benfica (nunca fez um jogo completo) e marcou um golo, precisamente num desafio (Anderlecht, na Liga dos Campeões) em que jogou na sua posição preferida.


RESPONSÁVEIS ACREDITAM NA "EXPLOSÃO" ESTA ÉPOCA

Confiança total em Djuricic


Filip Djuricic foi um dos maiores investimentos do Benfica no último verão mas a verdade é que ainda não conseguiu pegar de estaca na equipa comandada por Jorge Jesus. Muitas razões têm sido apontadas para a falta de rendimento do jogador, a quem é enorme potencial e a sua saída em janeiro tem sido ventilada.

Robocop de volta: Fernando Aguiar vai jogar nos distritais

Robocop de volta: Fernando Aguiar vai jogar nos distritais

Aos 41 anos, aceitou o desafio do Pedrouços Atlético Clube

Fernando Aguiar está de volta. Aos 41 anos, o antigo médio do Benfica aceitou o desafio, interrompeu a reforma e vai vestir a camisola do Pedrouços Atlético Clube. O Robocop, alcunha que nunca rejeitou, prepara-se para jogar nos campeonatos distritais.

A estreia está marcada para 1 de dezembro, na visita ao Citânia de Sanfins. A nova equipa de Fernando Aguiar disputa a Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto

Há dez anos, o médio representava o Benfica, entre as provas nacionais e as competições europeias. A 20 de janeiro de 2004, aliás, saltou do banco a par de Miki Féher para garantir o triunfo frente ao V. Guimarães. Marcou o golo ao minuto 90 (0-1), o seu colega caiu pouco depois. Uma triste memória.

Agora, surge uma nova realidade. O primeiro jogo pelo Pedrouços AC, ao que tudo indica, será num pelado. O médio, que encerrou a carreira profissional em 2009, vai cumprir um objetivo.

«O Pedrouços tem relvado mas em Citânia de Sanfins é pelado, sim. Lá terá de ser. As pessoas podem pensar: 'este gajo é um bocado esquisito'. Mas a verdade é que quis jogar em todos os escalões, estive nas divisões de topo e agora quero experimentar os distritais», explica, em conversa com o Maisfutebol.

Um convite numa ida ao talho

Fernando Aguiar é assim. Um exemplo de humildade. «Down to earth, como se diz no Canadá». Terra a terra. 

«Estava a jogar nas Velhas Guardas do FC Maia mas senti o desejo de voltar ao futebol sénior. Certo dia, estava no talho, encontrei um dirigente do Maia e este perguntou-me se queria treinar com a equipa principal. Estive lá cerca de um mês, fiz jogos-treino e senti-me bem», relata.

O FC Maia não se pronunciou e o Pedrouços Atlético Clube antecipou-se. «Moro perto do estádio do Maia e até seria interessante ficar lá, mas não chegámos a falar. Fui convidado pelo Pedrouços, que também é perto, e aceitei o desafio. A inscrição ficará regularizada a 25 de novembro e estou ansioso pela hora de voltar a jogar.»

O joelho preocupa Fernando Aguiar mas as saudades apertavam. «Deixei de jogar em 2009, no Gondomar, por causa do joelho. Na altura custou-me bastante, achava que era forte, que nada me derrubava. Tinha 37 anos mas sentia-me com forças para continuar. Tive de parar e agora espero voltar a um nível interessante.»

Antigo internacional canadiano e com um currículo invejável, o médio foi recebido com entusiasmo no balneário do Pedrouços. «Já no Maia acontecia a mesma coisa, os miúdos ficavam contentes por jogar comigo, por ter ali uma referência. Está a acontecer o mesmo mas também por causa da minha personalidade, por ser uma pessoa humilde, sem manias.»

O desalento e o regresso do Robocop

Para trás ficam anos difíceis, sobretudo após o final da carreira profissional. «Nos dois primeiros anos após parar de jogar fui-me abaixo. Andava desanimado, ficava por casa. Depois comecei a mudar, a ir ao ginásio, a ganhar de novo força para encarar o futuro.»

«Olhava para o espelho e não via ali um possível treinador. Agora já penso que forma diferente. Há jogadores que fazem logo essa transição, passam de imediato a treinadores, mas isso também obriga a trabalhar nos bastidores, a dar-se bem com as pessoas certas. Eu não sou assim.»

Fernando Aguiar ficou a morar no norte de Portugal. «Tinha alguns investimentos no Canadá e, para além disso, eu e a minha mulher temos um cabeleireiro na Maia. Mas quem manda naquilo é a minha mulher, ela não me deixar tocar no cabelo das clientes. Se fossem homens, safava-me, mas 90 por cento da clientela são mulheres.»

O médio continua a ser apelidado de Robocop. Não se importa, acha piada à comparação. «Acho que é uma alcunha agradável. É melhor que outros, alguns eram conhecidos como Bicho ou nomes assim. Fiquei a gostar, sim».

Teremos então um novo filme da saga, desta vez nos campeonatos distritais. «Vou tentar ser o jogador que sempre fui. Sei que terei adversários e árbitros que vão gostar de me encontrar, e também terei outros que me vão chatear, tentar gozar comigo. Mas já não tenho idade para responder a provocações», salienta.

O luso-canadiano, por estes dias, só se chateia com uma coisa: o estado do país. «Sinceramente, é algo que lamento profundamente, sim. Fui criado no Canadá, não digo que lá não haja corrupção, mas a justiça age. Aqui, demora anos, nunca se decide nada, é lamentável. Até os políticos deviam ser julgados. Se têm de gerir o país e tomar decisões, devem responsabilizar-se. Há decisões tomadas que são sinal de incompetência ou, simplesmente, de indiferença em relação ao futuro de Portugal», remata Fernando Aguiar, ao Maisfutebol.