segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

«Águias» têm de fazer mais pontos do que o Olympiakos na última jornada para chegar aos oitavos de final da «Champions»

Benfica-PSG: quando imitar o FC Porto pode não chegar

«Águias» têm de fazer mais pontos do que o Olympiakos na última jornada para chegar aos oitavos de final da «Champions»

Por vezes vencer é cumprir apenas metade do objetivo. É esse o cenário para o Benfica, à partida para a última jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. A equipa portuguesa está em igualdade pontual com o Olympiakos, na luta pela segunda vaga, mas as perspetivas parecem menos otimistas do que a matemática pressupõe. 

Jorge Jesus assume isso mesmo, de resto, ao dizer que «não é fácil o Olympiakos complicar frente ao Anderlecht», embora mantendo tudo em aberto ao frisar que «os resultados são imprevisíveis». 

Mas mesmo com os ouvidos em Atenas, o Benfica deve ter a mente focada no Estádio da Luz, palco do jogo com o PSG. O adversário assim o recomenda, tendo em conta que este milionário PSG, desde que regressou à «Champions» na época passada, após oito anos de ausência, ainda só perdeu um jogo. E foi em Portugal, mais precisamente no Estádio do Dragão, com um golo de James Rodríguez, que agora até é rival interno dos parisienses, como jogador do Mónaco (tal como João Moutinho, que também participou nesse encontro de 3 de outubro de 2012).

O PSG foi depois eliminado pelo Barcelona nos quartos de final, mas com dois empates. Agora visita Lisboa já apurado, e sem alguns titulares, a começar pela estrela maior, Zlatan Ibrahimovic, mas isso só aumenta ligeiramente a esperança benfiquista, está longe de abrir caminho para a vitória.

Se vencer, o Benfica tem de esperar depois que o Olympiakos não faça o mesmo. E se na Luz registar-se um empate, é preciso esperar por uma derrota grega. Para seguir em frente na prova o Benfica tem sempre de fazer mais pontos nesta última jornada do que a equipa grega, que recebe um Anderlecht que até agora só conseguiu um empate (em Paris), e que já nem sequer pode sonhar com a «repescagem» para a Liga Europa.

O momento:

BENFICA: Após a derrota em Atenas o Benfica conseguiu quatro triunfos consecutivos, incluindo a eliminação do rival Sporting da Taça de Portugal, após prolongamento, e um jogo em Vila do Conde que permitiu chegar à liderança da Liga em igualdade pontual com o Sporting. A equipa de Jorge Jesus parecia ter entrado no rumo certo, mesmo sem grande nota artística, mas na passada sexta-feira não foi além de um empate caseiro frente ao promovido Arouca, recuperando algum desalento nos adeptos.

PSG: Na passada quarta-feira a equipa de Laurent Blanc sofreu a primeira derrota da época, na visita ao Evian, em jogo que teve Sougou (ex-U. Leiria e Académica) como grande protagonista, mas no passado sábado o campeão francês redimiu-se como uma goleada sobre o Sochaux (5-0), que permitiu aumentar a vantagem no topo da classificação. O Lille estava a apenas um ponto mas perdeu, e agora a segunda posição pertence ao Mónaco, que tem dois pontos de atraso. O PSG está moralizado, mas resta saber também qual será a motivação apresentada em Lisboa, tendo em conta que o apuramento para os oitavos de final está garantido, assim como o primeiro lugar do grupo, e algumas das principais figuras da equipa vão descansar.

Ausências:

BENFICA: Óscar Cardozo continua a recuperar de uma lombalgia e falha mais um encontro. O mesmo se aplica a Siqueira e Rúben Amorim, assim como Salvio, uma ausência prolongada, a recuperar de uma intervenção cirúrgica.

PSG: Van der Wiel e Verratti cumprem um jogo de castigo, enquanto que Zlatan Ibrahimovic, Alex e Thiago Silva ficam de fora por opção de Laurent Blanc, que decidiu poupar estas três unidades.

Discurso direto:

JORGE JESUS: «Estamos dependentes do resultado do Olympiakos-Anderlecht, mas é a mesma coisa que se não estivéssemos, porque o Benfica joga sempre para ganhar e na Champions há responsabilidade financeira acrescida. Tudo dentro da normalidade, se o Benfica estivesse apurado seria igual. Temos de tentar jogar a um nível alto, porque só assim se vence o PSG.»

LAURENT BLANC: «Nunca uma equipa francesa ganhou aqui ao Benfica, por si só é uma grande motivação para os jogadores, é um bom desafio. Muitos deles são estreantes, mas creio que o coletivo é forte e nós vamos estar bem. É importante colocar as coisas no seu lugar, também não vimos aqui com jogadores de 16 ou 18 anos. Eles vão jogar num estádio magnífico, com história, e creio que vai ser uma boa experiência para ele.»

Histórico de confrontos:
Esta será a sexta vez que Benfica e PSG se defrontam nas provas da UEFA, e até agora o saldo é de duas vitórias para cada lado e um empate. O Benfica venceu os dois jogos disputados em Lisboa, e na visita à capital francesa conseguiu um empate no meio de duas derrotas.

Dirigente do Benfica diz que FC Porto vai perder dois jogadores

Dirigente do Benfica diz que FC Porto vai perder dois jogadores

Vice benfiquista lançou informação corroborada por Guilherme Aguiar

Informação de «vice» do Benfica corroborada por Guilherme Aguiar em programa televisivo

Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Benfica, disse esta noite no programa televisivo «O Dia Seguinte», da SIC Notícias, que «o FC Porto vai perder dois jogadores», referindo-se ao mercado de inverno.

O dirigente encarnado não especificou que jogadores serão, mas antes apontou: «O Jackson Martinez diz que não renova; o Fernando diz que quer sair; o Mangala diz que quer sair...»

Perante estas indicações, Gomes da Silva atirou a Guilherme Aguiar: «Quer saber quantos jogadores vão sair no FC Porto?» Aguiar atirou de imediato: «Dois» e logo a seguir Gomes da Silva confirmou. 

Em maio passado, Rui Gomes da Silva havia referido, lançando o mercado de verão que se aproximava, que Bernard (então no At. Mineiro) e Fernando (então no Grêmio) iriam para o FC Porto. Bernard acababaria por se transferir para o Shakhtar, mas esteve na rota do Dragão. Fernando também rumou a Donetsk.  

Benfica: morreu o escultor da estátua da águia

Benfica: morreu o escultor da estátua da águia

Soares Branco tinha 87 anos

O escultor Soares Branco morreu na passada quarta-feira, aos 87 anos, mas só esta segunda a família fez o anúncio oficial.

Soares Branco foi sepultado no cemitério de Santarém, sendo que, esta terça-feira, pelas 19 horas, se realiza uma missa em Lisboa, na igreja de S. João de Deus.

Soares Branco foi o autor da gigante águia do Benfica, que se encontra no atual estádio da Luz e que já se encontrava no antigo.

Foi também o autor do busto de Francisco Sá Carneiro, no Areeiro; da escultura de Santo António, junto à igreja evocativa, na Sé; do Vento Garroa, junto ao pavilhão de Portugal, no Parque das Nações; do monumento à 1.ª Travessia Aérea do Atlântico sul, em Belém. 

Entrevista com Jesus

TREINADOR AINDA TEM ESPERANÇA EM SEGUIR NA CHAMPIONS E VAI ESTAR DE OUVIDO NA GRÉCIA

 «Às vezes os resultados são sacados sem percebermos como»

O Benfica entra na terça-feira em campo frente ao PSG sabendo que continuidade na Liga dos Campeões depende do resultado do Olympiacos-Anderlecht. Ainda assim, Jorge Jesus acredita que é possível seguir em frente an Champions até porque o futebol é "ciência" imprevisível.

"[Durante o jogo] Vamos estar atentos ao que se passa na Grécia. Estamos dependentes de terceiros, e na minha opinião não é fácil o Olympiacos perder pontos em casa. De qualquer maneira, o futebol é imprevisível. Os resultados às vezes são sacados sem percebermos como. Temos sempre esperança. Mas o que vale pensar no Olympiacos se não fizermos o trabalho de casa com o PSG? Com o andamento do jogo na Grécia, podemos até tomar decisões em relação ao nosso jogo consoante o que se passar lá", afirmou esta segunda-feira em conferência de imprensa.

E prosseguiu: "Estando dependentes do que aconteça no jogo com o Olympiacos, preparámos a equipa como se não estivessemos dependentes. É a mesma coisa. Temos de trabalhar em função da responsabilidade das provas em que estamos inseridos, dentro da normalidade. Se o Benfica já tivesse garantido o apuramento, seria igual. Temos de tentar jogar a um nível alto, porque só assim se vence o PSG".

Para já, e com a presença na Liga Europa já garantida, Jesus prefere ainda não falar nessa competição antes do jogo com o emblema francês. “Só vamos pensar na Liga Europa depois do jogo com o Paris Saint-Germain e quando percebermos que não seguimos para os oitavos-de-final. Até lá há uma luz ao fundo do túnel”.

VIEIRA "PARTILHA IDEIAS" COM PLANTEL

Jorge Jesus garante que Luís Filipe Vieira está, como sempre, ao lado da equipa.

"O presidente é um elemento da equipa e durante estes meses tem estado todos os dias no Seixal. Partilha ideias com a equipa, com os jogadores e com a equipa técnica. Nada disto para nós é fora do normal. Está connosco todos os dias. Chega às 7 horas ao Seixal, antes dos jogadores e da equipa técnica", sublinhou o treinador na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o PSG.

ESPERA QUE CASTIGO NÃO SE VOLTE A REPETIR

«Sinto-me impotente na bancada»

Jorge Jesus ainda tem de cumprir mais um jogo da Liga nas bancadas, mas para a Champions a equipa pode contar com o seu técnico principal no banco. O treinador dos encarnados sublinhou, esta segunda-feira, em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o PSG, o quão difícil está a ser ficar longe do relvado, confessando que espera que tal situação não se volte a repetir.

"É completamente diferente estar na bancada. Estou muito mais nervoso do que no banco. Vê-se um jogo completamente diferente. Sinto-me impotente... Quando as mensagens que possa passar chegam lá abaixo já a jogada se foi, já estamos noutro lance. Espero bem que não me aconteça mais. Deixa-me muito mais nervoso, impotente por não partilhar o que quero fazer com a equipa nos momemtos decisivos".

Recorde-se que Jesus foi suspenso por um mês pelo Conselho Disciplina (CD) da FPF na sequência dos incidentes no Estádio D. Afonso Henriques após o jogo com o V. Guimarães da 5.ª jornada.

MOTIVAÇÃO "É A MESMA"

Jesus confirma quatro ausências para jogo com PSG

O PSG vem jogar à Luz sem alguns dos seus craques, nada que desmotive o Benfica, como explicou esta segunda-feira Jorge Jesus.

"É exatamente a mesma coisa para o PSG, porque não joga o Cardozo, não joga o Amorim, não joga o Siqueira, não joga o Salvio. É a mesma coisa para motivar os jogadores do PSG, estamos em igualdade de circunstâncias. São duas equipas que têm várias alternativas e não é por aí que qualquer das equipas possa estar mais motivada nem se pode dizer que haverá mais ou menos dificuldades", explicou o técnico dos encarnados.

Recorde-se que Amorim e Sílvio já treinaram esta manhã no Seixal: o médio e o lateral, recuperados de lesão, realizaram o aquecimento com o grupo. Já Siqueira, Salvio e Cardozo estiveram no ginásio a fazer tratamento.

Artur Moraes: “Precisamos do apoio do nosso público”

Guarda-redes do SL Benfica
Artur Moraes: “Precisamos do apoio do nosso público”
O guarda-redes do Sport Lisboa e Benfica, Artur Moraes, em declarações ao Site da UEFA, lançou a partida da 6.ª jornada do Grupo C, na Luz, frente ao PSG.

“Jogar frente ao Paris Saint-Germain é sempre difícil porque é uma grande equipa, com um excelente plantel. Eles jogam todas as partidas para vencer, mas nós vamos jogar em casa, diante do nosso público. Se queremos estar na próxima fase temos que vencer, independentemente do outro jogo”, recordou.

O adversário gaulês merece todo o respeito e o brasileiro explicou como está a ser preparada a partida. “Os jogos da ‘Champions League’ são sempre ante excelentes adversários, os melhores classificados dos seus países. Isso quer dizer que estamos a defrontar os melhores do Mundo. A preparação vem da concentração exigida nos treinos, saber um pouco as características de cada jogador, para poder responder às diferentes acções que o jogo determina e estar sempre a postos”, esclareceu.

O “Inferno da Luz” pode ser determinante para o triunfo e o camisola 1 conta com todo o apoio. “Acredito que vai estar um ambiente bastante caloroso. De certeza que o nosso público vai comparecer em peso e penso que o Estádio deverá estar lotado. Agora precisamos do apoio do nosso público, pois só assim poderemos avançar para a próxima fase”, admitiu.

Laurent Blanc vai lançar vários jogadores jovens no jogo de amanhã

PSG quer ser o primeiro francês a vencer na Luz
Blanc vai lançar vários jogadores
O treinador do PSG, Laurent Blanc, deu descanso a algumas das principais figuras da equipa, que nesta terça-feira defronta o Benfica, na Liga dos Campeões. Ainda assim, o técnico quer que que o campeão francês seja o primeiro a vencer os encarnados na Luz.

O Benfica tem 12 jogos frente a franceses, na Luz. Venceu oito e empatou quatro (Nantes, Bordéus, Bastia e Marselha).

«Nunca uma equipa francesa ganhou aqui ao Benfica, por si só é uma grande motivação para os jogadores, é um bo mdesafio. Muitos deles são estreantes, mas creio que o coletivo é forte e nós vamos estar bem», disse Blanc, em conferência de imprensa no palco que acolhe o jogo.

Blanc considerou que este é «um dos jogos mais difíceis» na Champions, mesmo que não haja «a pressão de estar obrigado a ganhar», uma vez que o PSG já está qualificado.

O técnico gaulês vai lançar alguns estreantes na Liga dos Campeões e crê que a Luz é um sítio benéfico para isso. 

«É impoortante colocar as coisas no seu lugar, também não vimos aqui com jogadores de 16 ou18 anos. Eles vão jogar num estádio magnífico, com história, e creio que vai ser uma boa experiência para eles», concluiu sobre o encontro.

Blanc: «Se Matic for para o PSG, estarei à espera dele»

Treinador dos franceses sobre o sérvio

O treinador do PSG, Laurent Blanc, falou de Nemanja Matic nesta segunda-feira. «Se for para o PSG, estarei à espera dele», disse o francês.

O sérvio é um dos jogadores com maior mercado na Luz e tem sido associado sucessivamente a vários clubes. Blanc não esconde que conhece o médio.

«É um bom jogador, é jovem. No Benfica há muitos jovens e bons jogadores», comentou Blanc. 

«Vem dos Balcãs e se ele lá for parar ao PSG, lá estarei à espera dele», continuou o treinador francês, que fez questão de sublinhar de seguida: «Matic já esta num grande clube aqui.»

O assunto imediatamente anterior tinha sido a posição de Javier Pastore na equipa. O treinador disse que o argentino deve jogar «no meio, numa posição central» e acrescentou: «Quando temos de construir, ele deve estar no coração do jogo, porque ele é capaz de fazer bons passes e assistir os avançados.»

Lateral do PSG tem a ambição de voltar à Luz

Jallet: «O Benfica vai ter de ser diferente de Paris»
Lateral do PSG tem a ambição de voltar à Luz
Christophe Jallet admite que o Benfica «tem de ser diferente» daquele que esteve em França e perdeu com o PSG por 3-0, na segunda jornada da Liga dos Campeões. Os gauleses já estão qualificados e jogam no palco da final da prova. «É uma ambição voltar, mas só viemos cá para ganhar um jogo», disse o lateral.

Jallet argumentou que espera um Benfica transfigurado porque «precisa de qualificar-se», mesmo que isso não dependa exclusivamente dos encarnados.

O defesa considerou que este é o melhor PSG em que jogou, «em termos individuais e coletivos». Jallet acrescentou que a equipa «tem demonmstrado isso a nível do campeonato e a nivel de Liga dos Campeões, como no jogo com o Benfica», em Paris. 

«A continuarmos assim alcançaremos alguns troféus», afirmou.

Sobre a final ser na Luz, Jallet relativizou. «Viemos aqui para ganhar um jogo, claro que é uma ambição voltar aqui, mas para já ficamos por itso. Estamos focados neste jogo e para chegar até ao fim ainda temos de trabalhar muito», destacou.

O PSG já sabe que vai estar na próxima fase e questionado sobre as reais capacidades dos parisienses na Champions, Jallet respondeu que «há muitos fatores ainda a ter em conta, como o sorteio» e lembrou que «esta competição é muito difícil de ganhar, porque o nível vai aumentando» de etapa para etapa.

Ronaldo, Messi e Ribéry finalistas da Bola de Ouro

TROFÉU ENTREGUE A 13 DE JANEIRO

Ronaldo, Messi e Ribéry finalistas da Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo, Mess e Ribéry são, como esperado, os finalistas à conquista da Bola de Ouro'2013.

Após a votação aberta a jornalistas, treinadores e capitães das seleções nacionais dos países filiados na FIFA ter terminado a 29 de novembro – o prazo inicial era o dia 15 desse mês mas foi prolongado em mais duas semanas devido à escassa adesão dos votantes –, os nomes foram divulgados, esta segunda-feira, no site oficial do organismo.

Messi conquistou o troféu nos últimos quatro anos (2009, 2010, 2011 e 2012), enquanto Ronaldo foi eleito o melhor futebolista de 2008.

O troféu será entregue na Gala da FIFA, a 13 de janeiro, em Zurique (Suíça).

Equipa provável para o jogo da 6ª jornada da Champions League SL Benfica x Paris SG

EQUIPA PROVÁVEL PARA O JOGO DE AMANHÃ CONTRA O PARIS SG DA 6 ª JORNADA DA CHAMPIONS LEAGUE

Baliza - Artur

Defesa - Maxi Pereira; Luisão; Ezequiel Garay; André Almeida 

Meio-campo - Nemanja Matic; Enzo Perez; Sulejmani; Nico Gaitan

Avançados - Rodrigo e Lima


A partir das 15 horas

Equipa B e Andebol: Esta quarta-feira é dia de dérbis em casa

Quarta-feira, 11 de Dezembro, é mais um dia de emoções em dois dérbis. Andebol e equipa B entram em acção, frente ao Sporting, e os bilhetes já estão à venda.

A tarde começa com os “bês”, liderados por Hélder Cristóvão, a entrarem em acção, às 15 horas, no Caixa Futebol Campus.

Segue-se o Andebol. Às 21 horas, a turma orientada por Jorge Rito defronta o Sporting, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Jorge Jesus e os oitavos-de-final: “Há uma luz ao fundo do túnel”

Em conferência de imprensa
Jorge Jesus e os oitavos-de-final: “Há uma luz ao fundo do túnel”
Em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Paris Saint-Germain, Jorge Jesus, treinador do Sport Lisboa e Benfica, desvalorizou a presença de Luís Filipe Vieira perto do plantel após o jogo com o Arouca.

“O resultado com o Arouca não foi o esperado. Éramos líderes antes desse jogo. O presidente é um elemento da equipa, está diariamente connosco, partilha ideias e está perto da equipa técnica”, revelou.

Dependendo do resultado que aconteça em Atenas, o timoneiro admitiu que vai estar atento ao que lá se passar, mas quer é ganhar o seu embate. “Temos de estar atentos ao que se pode passar na Grécia, porque estamos dependentes de terceiros. Não será fácil o Anderlecht complicar a vida ao Olympiacos, mas o Futebol é imprevisível e temos uma esperança. Temos é de pensar no PSG”, alertou.

Com a presença na Liga Europa já garantida, na Luz não se pensa nessa competição antes do jogo de terça-feira. “Só vamos pensar na Liga Europa depois do jogo com o Paris Saint-Germain e quando percebermos que não seguimos para os oitavos-de-final. Até lá há uma luz ao fundo do túnel”, lembrou.

Na Liga dos Campeões, Jorge Jesus poderá estar no banco, algo que não acontece no Campeonato: “É completamente diferente estar ou não no banco. Estou mais nervoso na bancada do que no banco de suplentes, porque, lá, estou dentro do jogo, perto dos jogadores. Sinto-me impotente nesta condição.”

Para o treinador, a exibição benfiquista no reduto do Olympiacos merecia outro desfecho e isso poderá ser decisivo. “Há o reconhecimento profundo do que fizemos no jogo na Grécia e essa derrota pode ser determinante. Fizemos o mínimo para merecer o empate. Pelo jogo na Grécia, o Benfica deveria ter mais pontos”, considerou.


Jorge Jesus: “Jogar para vencer frente ao Paris 

Saint-Germain”

O treinador da equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, anteviu, esta segunda-feira, a partida com o Paris Saint-Germain a contar para a 6.ª ronda da Fase de Grupos da Liga dos Campeões, onde começou por revelar como vai motivar os jogadores que orienta.

“Prepara-se em função de terceiros, pois estamos dependentes do resultado do Olympiacos, mas é como se não estivéssemos dependentes. Temos de entrar com a responsabilidade de ganhar, dentro da normalidade que é este Clube”, advertiu.

Para seguir para os “oitavos” só há uma hipótese e Jorge Jesus sabe qual a postura a ter em campo. “A nossa responsabilidade no Futebol e no Benfica é de jogar sempre para vencer, independentemente do que tenha acontecido no passado. Frente ao Paris Saint-Germain temos de jogar para vencer, jogar a um nível alto pois só assim poderemos ganhar”, considerou.

Haverá várias ausências de parte a parte, mas o técnico não acredita que os atletas se motivem por esse facto. “Não joga o Cardozo, Siqueira, Salvio. Estamos em igualdade de circunstâncias, porque o PSG também terá as suas ausências e nenhuma delas vai estar mais ou menos motivada devido a esse aspecto”, referiu.

O jogo da 6.ª jornada do Grupo C está marcado para o Estádio da Luz, esta terça-feira, às 19h45.

Jorge Jesus convoca 19 jogadores para jogo da “Champions”


Benfica – Paris Saint-Germain

Jorge Jesus convoca 19 jogadores para jogo da “Champions”

O treinador da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, revelou, esta segunda-feira, a lista de convocados para o embate da 6.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

O Benfica – Paris Saint-Germain está marcado para as 19h45 de terça-feira, no Estádio da Luz.

Lista de convocados:
Guarda-redes – Artur Moraes e Oblak;

Defesas – Maxi Pereira, Luisão, Garay, André Almeida, Jardel e Sílvio;

Médios – Djuricic, Matic, Enzo Perez, Fejsa, André Gomes, Nico Gaitán, Ivan Cavaleiro e Sulejmani;

Avançados – Markovic, Lima e Rodrigo.

André Almeida: «Empate com Arouca não terá influência frente ao PSG»


«É sempre bom ter treinador connosco» - André Almeida
O lateral do Benfica, André Almeida, desvalorizou a influência que o empate caseiro frente ao Arouca pode ter no jogo desta terça-feira frente ao PSG, na Liga dos Campeões.

«A equipa tem estado trabalhar bem ao longo do tempo. Este resultado [com o Arouca] não foi o desejado mas não vai influenciar o jogo de amanhã. Vamos estar concentrados e motivados para uma competição importante onde vamos dar tudo para ganhar», disse André Almeida que se mostrou feliz pelo regresso de Jorge Jesus ao banco: «É sempre bom ter treinador connosco, seja após um resultado negativo ou positivo.»

«Espero a resposta de uma equipa motivada e crente na vitória. Espero uma equipa confiante, e resultado com o Arouca em nada vai mudar isso. Esperamos que adeptos percebam e nos apoiem para conseguirmos uma vitória e esperar o que acontece outro jogo», acrescentou.
Sobre o facto de o clube francês já ter anunciado que jogadores como Ibrahimovic e Thiago Silva não iam jogar, o lateral diz que essa não será uma vantagem para o Benfica: «Numa equipa como o PSG não pela falta de um ou dois jogadores que eles vão dar uma resposta menos boa. Nós temos de fazer o nosso trabalho e ganhar e depois esperar pelo outro jogo.»

ESPERA EQUIPA MOTIVADA E CRENTE NA VITÓRIA
André Almeida: «Empate com Arouca não terá influência frente ao PSG»
André Almeida garantiu esta segunda-feira que o empate com o Arouca (sexta-feira, 2-2, na Luz) em nada influenciará a equipa do Benfica na receção ao Paris Saint-Germain (PSG), terça-feira, jogo decisivo para a continuidade em prova na Liga dos Campeões, que depende do desfecho do Olympiacos-Anderlecht.

"A equipa tem estado a trabalhar bem ao longo do tempo. O resultado frente ao Arouca não foi desejado, mas em nada influenciará a equipa amanhã. Vamos estar concentrados e motivados, pois trata-se de uma competição importante para o clube e vamos dar tudo para ganhar este jogo", salientou André Almeida.

"Espero a resposta de uma equipa que está motivada, confiante e crente numa vitória. O resultado contra Arouca em nada mudará isso. Espero também que os adeptos nos apoiem, para depois vermos o que surge do outro jogo", acrescentou, salientando o regresso de Jorge Jesus ao banco de suplentes: "É sempre importante ter o treinador connosco, seja após um resultado positivo ou negativo."

André Almeida desvalorizou depois o facto de no PSG alguns dos habituais titulares ficarem de fora, como factor que pode facilitar a vida aos encarnados:

"Uma equipa como o PSG, não é por baixa de um ou dois futebolistas que vai dar uma resposta menos boa. É como o Benfica, que também não pode contar com todos. Primeiro temos de fazer o nosso trabalho e ganhar e só depois esperar o que vier do outro jogo."

Golo de Matic está entre os três finalistas ao prémio Puskas 2013

FIFA PUSKAS AWARD 2013: GOLO DE MATIC 

ESTÁ ENTRE OS TRÊS FINALISTAS 

O golo do jogador do Benfica Nemanja Matic ao FC Porto está entre os três finalistas a golo do ano 2013 para a FIFA.

Matic concorre com golos de Zlatan Ibrahimovic e Neymar.

A nomeação dos três finalistas do prémio Puskas foi anunciada nesta segunda-feira.

O vencedor será conhecido dia 13 de janeiro de 2014 na gala da FIFA, em Zurique. 


QUALQUER UM DESTES TRÊS GOLOS É ESPECTACULAR, MAS NÓS COMO BENFIQUISTAS PODEMOS E DEVEMOS VOTAR NO GOLO DE MATIC

ESTE É O LINK PARA VOTAR NO MELHOR GOLO  http://pt.fifa.com/ballondor/puskasaward/index.html

GOLO DE NEMANJA MATIC





GOLO DE ZLATAN IBRAHIMOVIC


GOLO DE NEYMAR 



Cardozo ou Ibrahimovic, quem faz mais falta?

Cardozo ou Ibrahimovic, quem faz mais falta?
Benfica e PSG não devem contar com os seus goleadores na terça-feira

Óscar Cardozo e Zlatan Ibrahimovic, os goleadores de Benfica e Paris Saint-Germain, devem falhar o duelo da próxima terça-feira, da última jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

Laurent Blanc, técnico da equipa francesa, já anunciou que o internacional sueco falha a visita a Lisboa, uma vez que o apuramento para os oitavos de final está garantido. E na Luz a ausência de «Tacuara» é dada como praticamente certa, por força da lombalgia que tem impedido o internacional paraguaio de dar o contributo à equipa nos últimos compromissos. 

São duas «baixas» de peso para o duelo de terça-feira, mas na verdade qual será a equipa que está mais dependente do seu homem-golo? Analisámos os dados e apresentamos desde já a conclusão: o PSG sente mais a ausência de Ibrahimovic do que o Benfica relativamente a Cardozo.

Em 273 jogos disputados com Óscar Cardozo em campo, seja como titular ou suplente utilizado, o Benfica somou 173 vitórias, 56 empates e 44 derrotas. Quer isto dizer que venceu 63 por cento dos jogos em que contou com o «Tacuara».

A cumprir a sétima época em Portugal,o ponta de lança falhou 55 encontros: 5 em 2007/08, 9 em 2008/09, 4 em 2009/10, 14 em 2010/11, 7 em 2011/12, 9 em 2012/13 e 7 na presente temporada, até ao momento. Destes 55 jogos o Benfica venceu 32, empatou 11 e perdeu 12. Apresenta, por isso, uma percentagem de vitória de 58 por cento sem o camisola 7.

Quer isto dizer que, sem Cardozo em campo, o Benfica vence menos. Uma quebra de cinco por cento, para ser matematicamente factual. Nos empates também se regista uma diminuição, embora reduzida (um por cento), enquanto que as derrotas aumentam seis pontos percentuais. 

Já no que diz respeito a Zlatan Ibrahimovic, o PSG contou com o internacional sueco em 68 jogos. Desses venceu 47, o que equivale a 69 por cento. Empates foram 15 (22 por cento) e derrotas seis (9 por cento). 

A cumprir a segunda época na capital francesa, «Ibra» falhou nove jogos em cerca de ano e meio. Na época passada foram oito: quatro na Liga francesa, dois na Taça de França, um da Taça da Liga e 1 da Liga dos Campeões. Esta época apenas um jogo falhado, a receção ao Lorient.

Destes nove jogos sem Ibrahimovic, o PSG venceu cinco, empatou três e perdeu um. Quer isto dizer que a percentagem de vitórias caiu 13 por cento, de 69 para 56. 

Sem o sueco o PSG tem maior tendência para empatar: passa dos 22 para os 33 por cento. A percentagem de derrotas também sobe, mas de forma residual (2 por cento, de 9 para 11).

Benfica com Cardozo
273 jogos
173 vitórias (63 por cento)
56 empates (21 por cento)
44 derrotas (16 por cento)

Benfica sem Cardozo
55 jogos
32 vitórias (58 por cento)
11 empates (20 por cento)
12 derrotas (22 por cento)

PSG com Ibrahimovic
68 jogos
47 vitórias (69 por cento)
15 empates (22 por cento)
6 derrotas (9 por cento)

PSG sem Ibrahimovic
9 jogos
5 vitórias (56 por cento)
3 empates (33 por cento)
1 derrota (11 por cento)

Resultados do PSG sem Ibrahimovic

LIGA FRANCESA:
Ajaccio-PSG, 0-0
Montpellier-PSG, 1-1
PSG-Rennes, 1-2
Troyes-PSG, 0-1
PSG-Lorient, 4-0

TAÇA DE FRANÇA:
Arras-PSG, 3-4
PSG-Toulouse, 1-0

TAÇA DA LIGA:
PSG-Marselha, 2-0

Markovic na sombra de Alvalade

TEM VINDO A DESCREVER PERCURSO DESCENDENTE
Markovic na sombra de Alvalade
Markovic não tem conseguido confirmar as boas exibições rubricadas no arranque da temporada e, ao contrário de Sulejmani, os seus desempenhos vêm descrevendo uma curva descendente.

Jorge Jesus já veio a terreiro dizer que o jogador é ainda muito jovem – conta 19 anos – e, como tal, necessita de tempo para se estabilizar, tanto a nível futebolístico como emocional, mais a mais sendo esta a primeira experiência fora da Sérvia. É natural que hoje mesmo, aquando da conferência de imprensa de lançamento do duelo com o PSG, o treinador volte a pronunciar-se sobre o camisola 50, que frente ao Arouca assinou um desempenho dececionante, o qual poderá tê-lo colocado com um pé fora do onze. É provável que JJ torne a dizer que a exibição assinada pelo jogador em Alvalade – e que culminou com um golo de bandeira – não pode servir sempre como termo de comparação, sob pena de prejudicar a sua evolução.

Ljubinko Drulovic sabe perfeitamente o que Markovic vale, não deixando por isso de se mostrar surpreendido com o seu abaixamento de forma. A convite de Record, ensaia mesmo uma explicação para a performance do compatriota. “Não sei o que se passa com ele, não está ao nível a que habituou as pessoas. Talvez por isso não esteja a jogar tanto, às vezes é suplente e outras é substituído. Já o vi ficar aborrecido com essa situação. Julgo que tem capacidade para fazer muito mais pela equipa do Benfica. Mas a verdade é que se trata de um jogador muito jovem e, por isso, propenso a grandes oscilações de forma”, sublinha.

Enzo Pérez em risco para jogo de Olhão

SAD ACREDITA QUE O MÉDIO NÃO SERÁ PUNIDO POR GESTO CONTROVERSO
Enzo Pérez em risco para jogo de Olhão
Enzo Pérez deverá ficar a conhecer nas próximas horas a decisão disciplinar que pode afastá-lo do jogo de Olhão, na 13.ª jornada. O médio, de 27 anos, teve um gesto controverso com a mão, como que a indicar “roubo”, nos minutos finais do embate com o Arouca de sexta-feira e isto pode levar o jogador a ser suspenso pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF.

Sulejmani é candidato ao onze na Champions

Sulejmani é candidato ao onze na Champions
Miralem Sulejmani, atacante de 25 anos que chegou à Luz no verão, depois de ter terminado contrato com o Ajax, pode finalmente estrear-se a titular no Benfica, amanhã, frente ao PSG. É, pelo menos, forte candidato.

O jogador, que chegou a estar na agenda de grandes clubes europeus e que procura relançar a carreira na Luz, é dos menos utilizados por Jorge Jesus até ao momento, não só devido à forte concorrência nas alas mas também devido aos problemas físicos que tem tido - 147 minutos apenas, menos do que, por exemplo, Ola John (287) ou Ivan Cavaleiro (372) - mas tem aproveitado bem as poucas oportunidades que o técnico lhe vai concedendo.

Lançado em sete ocasiões (frente ao Arouca, anteontem, foi o jogo em que atuou mais tempo, pois entrou logo ao intervalo), mostrou quase sempre serviço e foi até decisivo em determinados momentos, como na assistência para Lima marcar o golo da vitória sobre o Gil Vicente (2-1), na segunda jornada, ao cair do pano (90+3), no passe para Rodrigo apontar o tento do triunfo em Bruxelas, frente ao Anderlecht (3-2), para a Champions, igualmente nos instantes finais (90), ou no penalty conquistado frente ao Arouca, na sexta-feira, para o campeonato, que permitiu ao Benfica chegar ao empate (2-2). 

Só Lima (5), Gaitán (3) e Enzo Pérez (3) têm mais assistências do que o sérvio (2), que surge no terceiro lugar do ranking, a par de Luisão, Rúben Amorim e Maxi Pereira.

Matic e Artur ainda acreditam

Matic e Artur ainda acreditam
O Benfica tem poucas possibilidades de seguir em frente na Champions - tem de fazer melhor resultado do que o Olympiakos, nesta última jornada, o que significa que mesmo a vitória sobre o PSG pode não chegar, caso os gregos vençam, em Atenas, o Anderlecht -, mas até ao lavar dos cestos é vindima, pelo que os jogadores encarnados não se rendem. 

«A vitória em Bruxelas foi muito importante, deixou-nos muito contentes. Não foi fácil, mas demos o nosso melhor e jogámos em equipa todo o jogo. Podíamos ter mais pontos nesta altura, mas é futebol. Estamos empatados com o Olympiakos e ainda podemos qualificar-nos, nunca se sabe», vincou Matic, 25 anos, em declarações ao programa Magazine da Champions. 

Também o guarda-redes Artur, 32 anos, mantém a fé na qualificação para os oitavos de final. «Temos de dar o nosso melhor para vencermos o PSG em casa, e depois veremos o que acontece no outro jogo. Damos sempre 200 por cento, independentemente do local onde vai realizar-se a final, mas claro que, sendo em nossa casa, todos sonhamos com isso. É difícil, temos de ser praticamente perfeitos...», analisou, lamentando as condições climatéricas que condicionaram o jogo com o Olympiakos, no Estádio da Luz (1-1). 

Segundo o camisola 1 da equipa de Jorge Jesus, a equipa até teve um «bom desempenho», mas a «forte chuvada» foi determinante. «Não havia condições para jogarmos futebol.»

Rúben Amorim e Sílvio aquecem para a Champions

Rúben Amorim e Sílvio aquecem para a Champions

O plantel do Benfica realizou esta segunda-feira, no Seixal, o último treino antes do embate com o Paris Saint Germain, terça-feira no Estádio Luz, decisivo no que ao apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões diz respeito.

Destacaram-se as presenças de Rúben Amorim e Sílvio. O médio e o lateral, recuperados de lesão, começaram por realizar o aquecimento com o grupo, perspetivando-se como “reforços” para a equipa comandada por Jorge Jesus que teve 26 jogadores à disposição.

De fora continuam Salvio, Siqueira e Cardozo, todos no ginásio a recuperar dos respetivos problemas físicos.

No final da sessão, Jorge Jesus regressa às salas de imprensa para fazer a antevisão ao encontro com o Paris Saint Germain.

Jornais desportivos segunda-feira 10/12/2013

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE SEGUNDA-FEIRA 10/12/2013