domingo, 5 de janeiro de 2014

Todos os grandes jogadores mundiais já manifestaram pesar pela morte de Eusébio

Todos os grandes jogadores mundiais já manifestaram pesar pela morte de Eusébio da Silva Ferreira, ora nas redes sociais Facebook, Twitter, como também nos orgãos de comunicação, jornais e Tv. Aqui ficam algumas dessas mensagens 

Sir Bobby Charlton utilizou o site oficial do Manchester United para deixar a sua mensagem ao amigo Eusébio

«Sem dúvida que Eusébio foi um dos melhores jogadores com quem tive o privilégio de jogar. Era um verdadeiro desportista e provou-o ao aplaudir Alex Stepney pela sua defesa na final da Taça dos Campeões Europeus, em 1968», escreve Bobby Charlton.

«Os seus recordes de golos, pelo Benfica e no futebol, são incríveis e mantém-se ao longo do tempo. Encontrei-o em diversas ocasiões depois do final das nossas carreiras e sempre representou bem o seu clube e o seu país. Sinto-me orgulhoso por ter sido adversário e amigo e fiquei triste por saber que tinha falecido. Os meus pensamentos e orações estão com a sua família neste tempo difícil», acrescenta o antigo internacional inglês. 


Michael Owen não esquece Eusébio, «uma verdadeira lenda» 
O inglês Michael Owen não esqueceu os muitos golos de Eusébio e lamentou a triste notícia para todo o mundo do futebol.

«Estou muito triste depois de ouvir que Eusébio faleceu. 733 gols em 745 jogos, estará sempre marcado como uma verdadeira lenda do desporto. RIP», escreveu o antigo internacional inglês na sua conta pessoal do Twitter. 

Alfredo Di Stéfano, antigo jogador do Real Madrid
“Na minha opinião, Eusébio sempre será o melhor jogador de todos os tempos”. 

Franz Beckenbauer, lenda do futebol alemão
“O futebol perdeu um dos maiores de todos os tempos. O meu amigo Eusébio morreu esta noite e os meus pensamentos estão com a sua família”. 

Ruud Gullit «agradeceu os lindos momentos» de Eusébio
Ruud Gullit, uma das referências do futebol holandês, juntou-se aos muitos milhares de pessoas que prestam tributo a Eusébio. O antigo avançado fez questão de agradecer toda a magia que Eusébio deixou enquanto brilhou nos relvados.

«Um grande jogador nos deixou e quero agradecer a Eusébio por toda a grandeza e pelos lindos momentos que o seu futebol nos deu», disse o antigo internacional holandês. 

Deco, antigo internacional português.
"Realmente é uma grande perda para o futebol mundial e para Portugal. Tive a oportunidade de conviver muito tempo com o Eusébio durante os sete anos em que defendi a seleção portuguesa. Fiz uma amizade e tinha muito carinho por ele. Tinha o respeito de todos na seleção e ajudava muito com sua experiência e seus conselhos. Sinto muito pelo falecimento dele", 

David Luiz, antigo jogador do Benfica e internacional brasileiro
“Não tive o prazer de ver-te jogar, mas tive o prazer de te conhecer e ver que também eras especial fora do campo! Que Deus o tenha, amigo!”.

Peter Schmeichel lembra Eusébio, um «cavalheiro»
Peter Schmeichel, antigo guarda-redes do Manchester United, lembrou e lamentou a morte de Eusébio. A lenda do clube britânico, que também passou pelo futebol português, no Sporting, não escondeu a tristeza pelo desaparecimento de um dos simbolos do futebol. 

«Eusébio faleceu, uma notícia triste para todos. Era uma verdadeira lenda, um embaixador fantástico para o futebol, um cavalheiro. RIP Sir», pode ler-se numa mensagem na sua rede social Twitter. 

«Eusébio, és rei em qualquer parte do Mundo» - Van Hooijdonk
Na época 2000/2001, Pierre Van Hooijdonk passou pelo Benfica e teve o prazer de conhecer um dos maiores símbolos do clube: Eusébio.

O antigo avançado holandês evocou a memória do pantera negra

«Foi um privilégio conhecer-te, KING. RIP. És rei em qualquer parte do Mundo», escreveu Van Hooijdonk na conta que detém na rede social twitter.

Ronaldinho Gaúcho lamenta morte de Eusébio
Também o astro brasileiro Ronaldinho Gaúcho já lamentou a morte de Eusébio, lembrando-o como um dos maiores jogadores da hisória do futebol.

«Descanse em paz, Eusébio Pantera, um dos maiores jogadores de futebol da história!», escreveu no Twitter o atual avançado do Atlético Mineiro.

Diego Maradona recorda Eusébio
Diego Armando Maradona, astro argentino e para muitos o melhor jogador do Mundo de sempre, também já reagiu à morte de Eusébio. «A Pantera de Moçambique. RIP, Eusébio da Silva Ferreira (1942-2014)», pode ler-se na página de Facebook oficial de Maradona, mensagem acompanhada por uma fotografia de Eusébio.

Beckham «triste» com o desaparecimento da «verdadeira lenda» Eusébio
David Beckham também usou as redes sociais para comentar a morte de Eusébio. Na sua página de Facebook, que tem 31 milhões de seguidores, o ex-jogador inglês resumiu o seu sentimento em duas frases.

«Triste por saber da morte de Eusébio hoje. Foi um dos grandes do futebol e uma boa pessoa. Uma verdadeira lenda», escreveu, numa declaração já com 13 mil likes.

Capas dos Jornais Desportivos

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS SEGUNDA-FEIRA 06/JANEIRO/2014

Funeral de Eusébio, segunda-feira, às 17 horas, no Lumiar

Funeral de Eusébio, segunda-feira, às 17 horas, no Lumiar
 
O Benfica confirmou que as cerimónias fúnebres de Eusébio da Silva Ferreira terminam com o funeral no cemitério do Lumiar, segunda-feira, às 17 horas.

O corpo do Pantera Negra estará a partir das 17.30 horas deste domingo em câmara ardente junto à Porta 1 do Estádio da Luz. Amanhã, segunda-feira, cumprindo o último desejo de Eusébio, a urna dará uma volta ao estádio a partir das 13.30 horas e segue em cortejo rumo à Praça do Município, onde chegará por volta das 15.15 horas.

Segue-se a missa na Igreja do Seminário do Largo da Luz, às 16 horas, antes do funeral marcado para as 17 horas no cemitério do Lumiar.

Presidente da República Cavaco Silva decreta 3 dias de luto nacional

Presidente da República

Cavaco Silva: “Eusébio conquistou o carinho e a estima de todos nós”

O Presidente da República não deixou passar em claro o falecimento de Eusébio da Silva Ferreira. 

“Quero deixar as mais sentidas condolências. O País está de luto e é com muita tristeza que os portugueses vêem partir uma das figuras nacionais que mais admiravam.

Ao longo da sua vida, Eusébio conquistou o carinho e a estima de todos nós, por ser um desportista de excepção, dos melhores do Mundo, que tantas glórias trouxe a Portugal.

Mas os portugueses admiravam Eusébio também por ser uma pessoa dotada de qualidades humanas excepcionais, com uma humildade e com uma afabilidade invulgares, com a simplicidade daqueles que são verdadeiramente grandes, que nada precisam de exibir, porque já mostraram ser os melhores.

Tinha um transbordante amor pela vida, uma enorme alegria de viver rodeado pelo afecto de todos os portugueses.

Há cerca de dois meses tive a ocasião de lha dar o meu último abraço. Quando me desloquei em visita oficial a Moçambique, sua terra natal, fiz questão que Eusébio integrasse a comitiva e pude testemunhar o apreço que despertava junto de todos os que tiveram o privilégio de o conhecer de perto.


Eusébio da Silva Ferreira foi das personalidades mais cativantes que conheci na minha vida. Os seus talentos como desportiva deram alegria a milhões de pessoas, a gerações inteiras. Mesmo os que não viveram os momentos mais gloriosos da sua carreira ficam fascinados perante as imagens da sua arte.

Dentro de campo integrava-se com paixão para alcançar a vitória. Representou a Selecção Nacional com uma dedicação sem limites. Todos recordamos o dia em que saiu do campo em lágrimas chorando por Portugal. As lágrimas de Eusébio nesse dia são as nossas lágrimas no dia de hoje.

O País chora a sua morte. O País está oficialmente de luto. A melhor forma de o homenagearmos, a forma como o “Pantera Negra” gostava de ser homenageado é seguir o seu exemplo. Sigamos o exemplo de Eusébio da Silva Ferreira, como desportista e enquanto ser humano. Um Campeão que trabalhou ou lutou para alcançar tantas vitórias. Uma pessoa que sempre manteve com os outros uma relação calorosa e de respeito mútuo.

Em nome de Portugal, até sempre Eusébio!”

A foto mostra 1º ministro de Portugal Cavaco Silva a condecorar Eusébio com o colar de Mérito Desportivo (1981)  mais tarde foi também condecorado com o colar de Honra ao Mérito Desportivo (1990).

O futebolista Eusébio da Silva Ferreira foi ainda condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique uma das mais altas e importantes distinções em  Portugal.  Foi sem qualquer dúvida o maior desportista e atleta de todos os tempos no Benfica e na Seleção Nacional Portuguesa pelo que qualquer homenagem que Eusébio tenha recebido nunca foi demais para quem lutou e deu tanto ao serviço da nossa seleção. 

Luis Filipe Vieira diz que Eusébio é imortal

Sobre o “Pantera Negra”

Luís Filipe Vieira: “No País e no Mundo, Eusébio é imortal”

Imortal e inesquecível. É assim que o presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira descreve o eterno Eusébio da Silva Ferreira, que desapareceu este domingo.

“É difícil dizer o que sinto porque há alturas em que não conseguimos transmitir em palavras aquilo que estamos a sentir. Hoje, quando fui confrontado com a morte do Eusébio, senti um vazio. Não faleceu o Eusébio do Sport Lisboa e Benfica, faleceu o Eusébio de Portugal e do Mundo. Além de ter escrito dentro daquele campo as páginas maravilhosas que escreveu, como ser humano era um caso único. Era de uma simplicidade imensa e acho que o Sport Lisboa e Benfica foi a tempo de prestar, em vida, homenagens que o Eusébio merecia. Morreu alguém que será imortal e que a história não vai apagar”, começou por dizer à Benfica TV.

Para além de uma grande figura do Futebol nacional e internacional, o “Pantera Negra” marcou também todos aqueles que com ele tiveram o privilégio de privar. “Perdi também um grande amigo. Era alguém com quem eu tinha uma relação muito especial e é difícil, neste momento, transformar em palavras o que sinto. É uma perda muito grande, de alguém que eu admirava profundamente e que, desde os meus tempos de criança, me deu bastantes alegrias. Nunca pensei conviver com ele como presidente do Benfica mas criámos uma relação muito próxima e há coisas que vou lembrar para o resto da minha vida”, garantiu, deixando a promessa: “O contrato que o Eusébio tinha com o Sport Lisboa e Benfica irá, com certeza, manter-se enquanto a esposa for viva. Acho que essa é uma obrigação que o Benfica tem que ter para com ele e para com a companheira de todos estes anos. É a nossa obrigação, não só com o Eusébio, mas com todos os antigos jogadores do Sport Lisboa e Benfica, mantê-los vivos, acarinha-los e dizer-lhe o quanto estamos gratos por tudo o que fizeram pelo nosso Clube. Cresci a ouvir falar do Eusébio e da Amália. Jovens como eu vinham ver o Benfica mas também o Eusébio.”

Depois de todas as homenagens que já lhe foram prestadas em vida, Luís Filipe Vieira garante que o “Pantera Negra” nunca será esquecido. “O nosso presidente da Câmara, depois do desafio que foi lançado, penso que irá encontrar um espaço com dignidade suficiente para dar o nome de Eusébio. É uma das coisas que queremos fazer. Não esperávamos perdê-lo tão cedo mas de certeza que a Eusébio Cup se vai manter e o que pudermos fazer pelo Eusébio faremos e também pela sua companheira. Uma das coisas que ele dizia era que a despedida dele teria que ser feita dentro do relvado, nomeadamente no centro do Estádio da Luz. A sua urna passará à volta do Estádio e peço aos benfiquistas que amanha venham dizer o último adeus à grande referência do Sport Lisboa e Benfica. Ele tudo fez para dignificar esta camisola”, lembrou.

O presidente do Sport Lisboa e Benfica deixou ainda um apelo a todos os benfiquistas, que venham prestar a última homenagem, esta segunda-feira, pelas 13h30, ao “Pantera Negra”. “A grande marca era daqui para a frente, o País saber o que Eusébio representava e continua a representar. Eusébio será imortal e nesta casa não o vamos esquecer. No País e no Mundo, Eusébio é imortal. Devemos agora estar todos unidos à volta desta infelicidade”, concluiu.

Obrigado Eusébio

Homenagem

Obrigado Eusébio 

Milhares de pessoas encheram, este domingo, o Estádio da Luz para prestar a última homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, no dia em que a lenda do futebol desapareceu.

Pouco passava das 17h40 quando o corpo do “Pantera Negra” chegou à Catedral, onde se encontravam milhares de adeptos que, em lágrimas, aplaudiram o "Rei".

Recorde-se que esta segunda-feira, a Missa será realizada às 16 horas na Igreja do Seminário no Largo da Luz, seguindo depois para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se irá realizar às 17 horas. 

Cumprindo o último desejo de Eusébio, a urna dará uma volta ao Estádio por volta das 13h30, saindo em cortejo rumo à Praça do Município onde chegará às 15h15.

Óbito/Eusébio: Cortejo fúnebre percorrerá as ruas de Lisboa

Óbito/Eusébio: Cortejo fúnebre percorrerá as ruas de Lisboa

O cortejo fúnebre do ex-futebolista Eusébio percorrerá na segunda-feira a partir das 14:00 algumas ruas de Lisboa, saindo do Estádio da Luz, onde é velado hoje a partir das 17:30, disse fonte da autarquia.
Antes do cortejo, a urna percorrerá o recinto do Estádio da Luz, pelas 13:30, “o último desejo do Eusébio”, segundo comunicado do Sport Lisboa e Benfica.
O cortejo sairá do Estádio em direção à Segunda Circular, seguindo para o Campo Grande, avenida da República, praça do Duque de Saldanha, avenida Fontes Pereira de Melo, praça do Marquês de Pombal, avenida da Liberdade, praça dos Restauradores, Rossio, rua do Ouro, praça do Comércio, rua do Arsenal, e praça do Município, passando frente aos Paços do Concelho, onde o presidente da Câmara e a vereação prestarão as suas homenagens.
Da praça do Município, o cortejo fúnebre segue pela rua de S. Julião, rua da Prata, praça da Figueira, Rossio, praça dos Restauradores, avenida da Liberdade, avenida Fontes Pereira de Melo, praça Duque de Saldanha, avenida da República, Campo Grande, Segunda Circular, Largo da Luz e Igreja do Seminário, na Luz, onde será rezada missa de corpo presente pelas 16:00.
Findo o serviço religioso, realiza-se o funeral pelas 17:00, para o cemitério do Lumiar onde o corpo vai ser sepultado.
Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.
O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.
Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.
Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.
O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.

Presidente do Real Madrid "O futebol é o que é graças a gigantes como Eusébio"

FLORENTINO PEREZ

"O futebol é o que é graças a gigantes como Eusébio"

O presidente merengue recorda também as qualidades de Eusébio enquanto mero ser humano. "Humildade como norma do comportamento", disse.

Florentino Perez, presidente do Real Madrid - cuja equipa jogará segunda-feira com fumos negros - reagiu também à notícia da morte de Eusébio.


"O futebol é hoje o que é, o mais poderoso e emocionante dos desportos, graças a gigantes como Eusébio, capazes de feitos incríveis. No campo era capaz de gerar a sensação de ser imparável, mas Eusébio foi muito mais do que um grandíssimo jogador. Foi um símbolo e, além disso, um excelente ser humano, com a humildade como norma do comportamento", disse.

"Recordo uma conversa com ele e o seu amigo Di Stefano, em que Eusébio reconhecia, sem inconveniente, que o madrilista havia sido o melhor de todos os tempos. Hoje, não só Portugal chora a partida de um dos maiores futebolistas da história. O Real Madrid e o futebol do mundo inteiro estão de luto, pois deixou-nos uma lenda inesquecível", acrescentoi


"A referência maior do clube"

"A referência maior do clube"

Benfica refere que "importa recordar o talento, o exemplo e o carácter de um homem que marcou o futebol português e se transformou numa referência do futebol mundial".

O Benfica reagiu este domingo com "surpresa e de forma brutal" à notícia da morte de Eusébio, a "referência maior" do clube da Luz "e de Portugal".

"De Eusébio vamos recordar o talento, o exemplo e o carácter de um homem que marcou o futebol português e se transformou numa referência do futebol mundial. Vamos recordar a alegria que tinha de viver, a sua simplicidade e frontalidade", escreve o clube num comunicado publicado no site oficial na internet.

Para o Benfica, "a vida de Eusébio é património de todos aqueles que amam o futebol", representando o clube o "porto de abrigo" do antigo internacional português, "um profissional incansável, alguém que sempre fez do Benfica muito mais do que o seu Clube, mas antes a sua casa e a sua família".

"A melhor forma de homenagearmos Eusébio é continuarmos a cumprir os seus sonhos e ambições. A memória e o legado de Eusébio ficam entre nós", refere ainda a missava publicada pelo clube da Luz.

«Eusébio é imortal» - José Mourinho

«Eusébio é imortal» - José Mourinho

José Mourinho, treinador do Chelsea, prefere recordar as boas memórias de Eusébio e o legado que deixa do que lamentar a sua perda.

«É uma das grandes figuras de Portugal. E significa para Portugal e para os portugueses, aquilo que significa uma pessoa importantíssima. Eusébio e Amália são grandes senhores de Portugal, continuo a vê-los nessa perspetiva. Acho que são imortais. Todos sabemos o que ele significa para o futebol e em especial para o futebol português», afirmou esta manhã José Mourinho, à RTP.

«Não digo que tenha sido uma inspiração mas foi uma referência importante, naquilo que foi no futebol, em valores, princípios e sentimentos mesmo depois de terminar a sua carreira», acrescentou Mourinho.

Se ele tivesse hoje 20 ou 30 anos seria uma coisa assombrosa.

A morte do Pantera Negra «deixa um vazio grande, mas prefiro vê-lo na perspetiva da imortalidade. Eusébio, numa geração completamente diferente, e se se tentasse fazer um paralelismo com o futebol de hoje, estaria ao nível daquilo que são os maiores jogadores de futebol. Se ele tivesse hoje 20 ou 30 anos seria uma coisa assombrosa.»

Scolari: «Sempre tive uma ótima relação com Eusébio»

SELECIONADOR BRASILEIRO LAMENTA "GRANDE 
PERDA"
Scolari: «Sempre tive uma ótima relação com Eusébio»

O selecionador do Brasil, Luiz Felipe Scolari, classificou a morte de Eusébio como uma "grande perda" e destacou o "ótimo relacionamento" que mantinha com o Pantera Negra.

"Sempre tive um ótimo relacionamento com ele. No convívio connosco na seleção portuguesa ele tinha sempre uma palavra de incentivo e de ensinamento que eu e o Murtosa usávamos. Ele tinha um grande respeito de todos da seleção, atletas, comissão técnica e diretoria. É uma grande perda para todos nós", declarou o ex-técnico da seleção portuguesa, em declarações veiculadas pela sua assessoria de imprensa, a partir de Rio Grande do Sul, no Brasil.

Bobby Charlton: «Eusébio representou o clube e o país de forma exemplar»

RECORDA EUSÉBIO COMO "ADVERSÁRIO E AMIGO"
Bobby Charlton: «Eusébio representou o clube e o país de forma exemplar»
Bobby Charlton recorda o "adversário e amigo" com quem teve a oportunidade de confraternizar, durante a carreira de futebolistas e após pendurar as botas. A lenda do futebol inglês lembrou particularmente a final da Taça dos Campeões Europeus de 1968, e o momento em que perto do final da partida, Eusébio falhou o 2-1 para o Benfica e cumprimentou o guarda-redes do Manchester United por ter conseguido defender [os encarnados perderiam 4-1 no prolongamento].

"Eusébio foi sem dúvida um dos melhores jogadores contra quem joguei. Não apenas por isso, mas porque ele foi um verdadeiro homem do desporto, como provou ao aplaudir Alex Stepney pela sua defesa na final da Taça dos Campeões Europeus, em 1968", começou por declarar em entrevista ao site do Manchester United, para depois concluir.

"O seu historial de golos, pelo Benfica e durante toda a carreira, é incrível e perdurará. Encontrei-me com eles em inúmeras ocasiões depois de terminadas as nossas carreiras e sempre representou de forma exemplar, tanto o seu clube como Portugal. Sinto-me orgulhoso de ter sido adversário e amigo e estou triste por nos deixar. Os meus sentimentos vão para a família nesta altura difícil."

António Simões: «Eusébio foi um irmão de todas as cores»

PANTERA NEGRA CHAMAVA-O "IRMÃO BRANCO"
António Simões: «Eusébio foi um irmão de todas as cores»
O ex-futebolista António Simões defendeu este domingo que a perda de Eusébio é "uma morte irremediável", além de ser, em termos particulares, o óbito do seu "irmão de todas as cores". "Eusébio teve a cortesia de me chamar `o seu irmão branco'. Eu agora retribuo-lhe, dizendo que ele é o meu irmão de todas as cores: do carinho, do amor, da ternura, da solidariedade. Quando a amizade é grande, não tem côr", acentuou à agência Lusa o ex-extremo esquerdo do Benfica, que foi dos jogadores que mais vezes alinhou ao lado do "pantera negra".

Simões enalteceu a "cumplicidade única" que tinha com Eusébio, admitindo que "não estava à espera" da morte do seu antigo companheiro de equipa, apesar de saber do seu estado de saúde debilitado. "Há pouco tempo, eu disse-lhe: não tenhas pressa, espera por mim. Tu tens de ser o último da tua geração, não o primeiro. Deixa-me ir primeiro. A morte de Eusébio é uma perda extraordinária, é uma perda irremediável. Não vamos ter outro", concluiu o ex-avançado do Benfica. Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória. O "Pantera Negra" ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73).

No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos. Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar. Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

Luisão: «Falar de Eusébio é falar de alguém soberano»



BRASILEIRO FAZ HOMENAGEM AO KING
Luisão: «Falar de Eusébio é falar de alguém soberano»

Um ídolo. Um ícone do futebol Mundial. Uma referência. Foi assim que Luisão lembrou Eusébio, em declarações à Benfica TV. O capitão dos encarnados afirmou que este é um dia triste, embora tenha preferido deixar palavras de apreço para com o Pantera Negra.

"É um dia triste para todos os benfiquistas, para todos aqueles que gostam de futebol. Mas fico com grandes recordações do Eusébio, sem esquecer que foi quem me recebeu na apresentação. O Eusébio é adorado por todo o Mundo. É uma pessoa incontestável. Quando se fala do Eusébio, fala-se de alguém soberano", comentou o brasileiro.

Luisão afirmou que "o Benfica perde um ídolo, um amigo, uma pessoa que tinha sempre uma palavra amiga para dizer", antes de referir que o King "era uma referência para o futebol do Benfica e para todos os jogadores do clube". Aliás... Para o canarinho, Eusébio "é um ícone Mundial".

Jorge Jesus: «Eusébio era um extraterrestre»



TÉCNICO DAS ÁGUIAS FALA DO KING COMO "UM 
MITO"
Jorge Jesus: «Eusébio era um extraterrestre»

No dia do adeus a Eusébio, Jorge Jesus não hesitou em colocar o Pantera Negra na lista dos melhores de sempre, ao lembrar a carreira do antigo internacional português.

"Era um extraterrestre naquela altura, como hoje é Ronaldo ou Messi. Era um companheiro humilde, que gostava imenso de trabalhar, porque só assim se pode fazer do talento grandes jogadores fora do normal", referiu Jesus, em declarações à Benfica TV.

O técnico das águias salientou ainda a importância de Eusébio para o Benfica, garantido que, embora parta de forma física, o King nunca vai sair do coração dos benfiquistas.

"O Eusébio foi um ídolo que criou toda a grandiosidade que o Benfica tem hoje em dia e não só. Se o Benfica é hoje o clube com maior massa adepta, deve-o também a Eusébio, não só como jogador, mas também como pessoa. Morreu hoje fisicamente, mas nunca vai morrer no coração dos benfiquistas, vai ser um mito no Benfica", afirmou.

Até sempre King...


Os mitos não deviam partir

Luís Filipe Vieira: "Os mitos não deviam partir" 
Nunca estamos preparados para perder aqueles que nos são mais próximos, aqueles que por tudo o que fizeram, por tudo o que alcançaram, nos acostumamos a ver como imortais. Eusébio já tinha ganho em vida a sua condição de mito e por isso é que a notícia do seu desaparecimento mais choca, porque os mitos nunca deviam partir!

Os 71 anos de Eusébio celebram o futebol, celebram o Benfica, celebram Portugal, mas trazem-nos à memória alguém que sempre teve um enorme prazer pela vida.

É essa dedicação à vida que no dia de hoje devemos recordar! Tenho por Eusébio uma profunda gratidão, porque vivi algumas das tardes mais fantásticas da minha vida a vê-lo jogar. Tenho uma profunda gratidão, ainda, por tudo o que fez pelo Benfica e pelo futebol português, mas sou igualmente grato porque foi até ao fim dos seus dias, tão simples e tão genuíno como quando cá chegou vindo de Moçambique.

Eusébio nunca morrerá porque o seu exemplo vai continuar bem presente entre nós. Felizmente, fomos a tempo de celebrar o seu talento e o seu legado em vida, com a Eusébio Cup e assim vamos continuar a faze-lo. Obrigado por tudo o que nos deste!

Luís Filipe Vieira

Capas dos jornais desportivos



CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE DOMINGO 05/01/2014

Morreu o King

Eusébio da Silva Ferreira, 71 anos, morreu esta madrugada, pelas 3.30, vítima de paragem cardiorrespiratória.

O antigo jogador, e embaixador do futebol portugês pelo mundo, já vinha dando sinais de saúde debilitada, tendo estado internado em junho de 2012 no Hospital da Luz, na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu na Polónia. Eusébio estava em Poznan, a acompanhar a seleção nacional durante o Campeonato da Europa de futebol, quando se sentiu mal e foi internado num hospital daquela cidade polaca.

Considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos destacou-se ao serviço do Benfica e da Seleção Nacional, tendo sido determinante na conquista do terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1966.

O «Pantera Negra» era conhecido pela sua velocidade, técnica e pelo seu poderoso e preciso remate de pé direito.

Eusébio da Silva Ferreira nasceu em Lourenço Marques, a 25 de Janeiro de 1942 no Bairro de Mafalala, actual Maputo, Moçambique. 

Eusébio jogou pelo Benfica 15 dos seus 22 anos como jogador de futebol. Ainda hoje detem o recorde de golos dos encarnados com 638 golos em 614 jogos oficiais.

No Benfica ganhou 11 Campeonatos Nacionais (1960-1961, 1962-1963, 1963-1964, 1964-1965, 1966-1967, 1967-1968, 1968-1969, 1970-1971, 1971-1972, 1972-1973 e 1974-1975), 5 Taças de Portugal (1961-1962, 1963-1964, 1968-1969, 1969-1970 e 1971-1972), 1 Taça dos Campeões Europeus (1961-1962) e ajudou a alcançar mais três finais da Taça dos Campeões Europeus (1962-1963, 1964-1965 e 1967-1968).

Foi o maior marcador da Taça dos Campeões Europeus em 1965, 1966 e 1968. Ganhou ainda a Bola de Prata sete vezes (recorde nacional) em 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1970 e 1973. Foi o primeiro jogador a ganhar a Bota de Ouro, em 1968, façanha que mais tarde repetiu em 1973.

Eusébio recebeu várias distinções nacionais e estrangeiras ao longo da vida, entre elas os colares de Mérito Desportivo (1981) e de Honra ao Mérito Desportivo (1990), além da «Águia de Ouro», o mais alto galardão do Benfica, em 1982.