terça-feira, 28 de janeiro de 2014

André Gomes: tudo cBarcelos e omeçou em pode acabar lá fora

André Gomes: tudo começou em Barcelos  pode 

acabar lá fora


Semana decisiva para o médio, com o ponto de partida à vista

André Gomes é o nome do momento no Benfica. Por um lado, é encarado como um representante da armada portuguesa que procura conquistar espaço no onze de Jorge Jesus. Por outro, tem a possibilidade de sair do clube nos próximos dias e não voltar ao ponto de partida.O médio de 20 anos fez a sua estreia como titular do Benfica em Barcelos. Foi o primeiro jogo na Liga, a primeira aparição no onze e o caminho aberto para o primeiro golo. A 27 de outubro de 2012, André Gomes deixou os adeptos encarnados com água na boca.


Na visita ao Gil Vicente, para a 7ª jornada da Liga 2012/13, Jorge Jesus apostou em dois portugueses (o outro foi Luisinho) e obteve uma resposta à altura: Lima inaugurou a contagem, o lateral esquerdo fez o segundo golo e André Gomes festejou em cima do intervalo. 0-3.
Foi o último golo luso do Benfica no campeonato português. O médio vivia dias de felicidade extrema. Antes, saltara do banco de suplentes para selar o triunfo das águias em Freamunde, para a Taça de Portugal (0-4). Depois, novo festejo no norte do país. Tudo parecia correr de feição para o jovem nascido em Grijó.
André Gomes chegou à Seleção Nacional AA e terminou a época com 18 jogos pela equipa principal do clube da Luz. De qualquer forma, para alguns adeptos, um episódio em Leverkusen terá contribuído para um ligeiro desgaste na relação entre o jogador e Jorge Jesus.
O médio foi titular nos 16avos-de-final da Liga Europa mas contraiu uma lesão a poucos minutos do intervalo. O treinador começou por pedir a sua continuidade em campo até ao regresso aos balneários mas o português achou que não tinha as condições mínimas para prosseguir. Foi substituído ao minuto 42. André Gomes parou por lesão e só voltou à equipa dois meses mais tarde.



Haveria espaço para a afirmação do jogador na época 2013/14? Até ao momento, os números não comprovam uma aposta clara. André Gomes fez apenas seis jogos pela equipa principal, cinco deles como suplente utilizado.
Neste fim-de-semana, num momento de promoção da juventude encarnada, Jorge Jesus lançou vários portugueses e o médio foi utilizado pela primeira vez (na presente temporada) a tempo inteiro. Somou vários pormenores de qualidade, sempre a um ritmo peculiar. Quem o conhece há vários anos garante que ele é mesmo assim.
«Não tem a velocidade de outros, é certo, mas está sempre no sítio certo e dá a ideia errada porque, quando a bola chega aos seus pés, já tem na cabeça o que vai fazer a seguir. Dois segundos antes de ela chegar, já tomou a decisão. Claro que é um jogador diferente dos que costumam ser aposta de Jorge Jesus, não é tão agressivo e intenso no jogo», diz Fábio Martins, antigo companheiro de equipa, à Maisfutebol Total
André Gomes poderia aproveitar o jogo da Taça da Liga para reclamar mais tempo de utilização na Liga. Curiosamente, o Benfica defronta novamente o Gil Vicente, em Barcelos. No mesmo palco onde o médio marcou o seu primeiro e único golo no campeonato nacional.
Porém, esta semana marca o encerramento do mercado de transferências de inverno e o futuro do jogador pode passar por um clube fora de Portugal. Jorge Mendes chegou a acordo com o Benfica para a transferência de André Gomes a troco de 15 milhões de euros, procurando agora o clube ideal para finalizar essa operação.
Com o empresário português a fazer a ponte entre as partes, o futuro do jogador de 20 anos pode passar pelo mercado inglês. O mercado fecha na sexta-feira e, se tal vier a acontecer, o médio não voltará ao ponto de partida: o Estádio Cidade de Barcelos.
O Benfica não fecha a porta de saída a um jogador que, embora tenha sido descrito como um produto da formação, chegou ao emblema encarnado com a idade de júnior. André Gomes cresceu no FC Porto e no Boavista antes de assinar pelo clube da Luz em 2011.
Talento interessante nas camadas jovens do FC Porto, a sua saída motivou estranheza nos antigos colegas de equipa. «Sinceramente, foi estranho para nós, nunca percebi aquilo bem. Na altura pensámos que tinha sido decisão do clube, embora fosse estranho porque ele jogava regularmente nos sub-15. Mas não faço ideia do que aconteceu ao certo», frisa Fábio Martins, que cresceu ao lado do médio na Invicta. O amigo Adérito Pedrosa já tinha apontado para o cenário de dispensa.
Em 2008, André Gomes mudou-se para o Boavista, cumprindo um ano no satélite Pasteleira até ser integrado nos juniores B da formação axadrezada. Seguiu-se o salto para o Benfica. «Sempre teve muito valor. E depois do que fez na época passada, com grandes jogos em Portugal e na Europa, não dá para entender porque é que não joga mais no Benfica.»
«A qualidade é evidente, portanto tem de haver outro motivo, não sei. Parece que vai ter de sair para crescer. Face às circunstâncias, também acho que é o melhor para ele. Um jogador, com esta idade, precisa mesmo de jogar para evoluir. Infelizmente, o estrangeiro parece ser a melhor solução», acrescenta Fábio Martins.
O extremo percebe o sentimento de André Gomes. Após mais de uma década ao serviço do FC Porto, Fábio Martins teve de abandonar o clube portista e procura agora o seu espaço no Desportivo das Aves, disputando a Liga de Honra.
«Com as equipas B, temos visto algumas melhorias. Apareceu o Ivan Cavaleiro e mais alguns, mas Benfica e FC Porto parecem estar numa realidade diferente. Enquanto o Sporting, talvez por necessidade financeira, lança alguns jovens como o Carlos Mané, antes o Llori e o Bruma, conseguindo transferências de grande valor, Benfica e Porto seguem outra estratégia e, enquanto um não mudar, não acho que o outro o faça», desabafa.
Para Fábio Martins, a saída de um clube grande não representa o fim da linha ou sequer um passo atrás na carreira.

«Infelizmente, como as coisas estão, pode até ser melhor. Eu saí para o Aves e não digo que foi um passo atrás. Mas a transição é difícil, senti isso nas primeiras semanas. Temos de mudar o chip porque crescemos num ambiente fechado, no ambiente das academias, com outro tipo de mentalidades e condições. Se eu soubesse o que sei hoje, se calhar não teria feito toda a minha formação no FC Porto. Mas acredito que as coisas podem mudar, as equipas B estão a ajudar», remata o extremo, em entrevista à Maisfutebol Total.

O meu Pub em Hammersmith: os 15 milhões de André Gomes

O meu Pub em Hammersmith: os 15 milhões de 

André Gomes


Para quem compra é assim tanto dinheiro?

O meu Pub em Hammersmith: os 15 milhões de André Gomes
O meu pub em Hammersmith». A esta zona da cosmopolita Londres chega gente de todo o mundo. Enquanto se bebe uma pint, fala-se de desporto: futebol, basquetebol, ténis, Fórmula 1, o que for. Depende de quem passa pela porta. O consumo é obrigatório e as bebidas nunca são por conta da casa. Aqui também se pode falar da NFL, mas se alguma vez se proferir a palavra «soccer», Woody, o cozinheiro, tem cara de Vinnie Jones e andou na escola do Cantona. Ah, e é primo do Roy Keane.

Alguém pagou ou vai pagar 15 milhões por André Gomes.

Se as notícias forem corretas, o Benfica vai receber o mesmo que o Sporting recebeu por Cristiano Ronaldo. Mas será mesmo assim?

Vamos lá por partes: não se pode comparar os dois futebolistas. Nem Ronaldo o merece, nem é desejável para André Gomes. Mas pode comparar-se o investimento, ainda que no futebol atual os clubes sejam pouco claros sobre as reais operações financeiras que fazem.

Num negócio há sempre dois pontos de vista: o de quem compra e o de quem está do outro lado da mesa.

Vejamos quem compra.

Cristiano Ronaldo chegou à Premier League em 2003/04. Nessa época, em média, uma transferência na Premier League custou 1,97 milhões de libras (quase 2,4 milhões de euros). Não sou eu que o digo, é Paul Tomkins, autor do livro Pay as you Play, que fez um levantamento sério da matéria na era da Premier League.

Pagar 15 milhões por um futebolista era bom dinheiro para a altura.

A média é sempre afetada pelo número total. Neste caso, a quantidade de transferências. Se houve um número astronicamente maior em 2003/04 do que em 2012/13 desconheço. Mas não é expectável.

Assim, é seguro arriscar que os 15 milhões que alguém vai pagar por André Gomes são bem menos do que os 15 milhões que o United pagou por Ronaldo: a média de uma transferência na Premier League está nos 6,7 milhões de euros (lembre-se, dez anos antes era de 2,4 milhões), o que quer dizer que o passe do benfiquista está 2,2 vezes acima da média: o de CR7 estava 12,2.

No fundo, ainda que o montante seja igual, um investidor está a pagar bem menos por André Gomes do que por Cristiano Ronaldo. Fará sentido, portanto.


Vai para o Mónaco, interrogam. 

Certo, até pode ir, mas a Premier League é o principal agitador do mercado. 

Não é difícil chegar a esta conclusão, basta ter andado neste mundo nos últimos anos: começou com o Chelsea de Abramovich, passou pelo Manchester City e o United esteve sempre lá. Junte-se-lhe Arsenal, Tottenham e Liverpool (sobretudo na era Benítez). Algum outro campeonato tem tantas equipas com capacidade para gastar? Aliás, números atuais, a Premier League gastou mais do dobro em transferências do que Itália, o segundo campeonato da lista.

A média anual de transferências na Premier League tem, assim, uma enorme influência nos outros mercados. Aliás, acho que todos sabemos isto.

Ora, onde íamos? Nos 15 milhões de André Gomes com uma média atual de transferências de 6,7 milhões no principal escalão inglês. 

Nova questão: estamos em 2013/14. O mercado ainda não fechou pelo que ainda não se pode chegar a números concretos. Mas sabemos duas coisas: que o Manchester United pagou à volta de 45 milhões de euros por Mata (segunda transferência mais cara da época em Inglaterra atrás de Ozil, logo, a média tem tendência a subir) e que vem aí um novo acordo de TV para a Liga.

Sempre que houve novos direitos televisivos negociados (na Premier League, o montante é distribuído pelos clubes), o preço das transferências aumentou. De novo, Paul Tomkins: 22 por cento em 2010, 51,3 por cento em 2007 (pré-crise financeira, não esquecer), 10,2 por cento em 2004 (fator Chelsea a inflacionar), mais 35,8 por cento em 2001.

Em resumo, é previsível que as transferências para e na liga inglesa aumentem de valor, uma vez que haverá novo dinheiro para gastar. E, como é expectável, se o preço em Inglaterra sobe, subirá também no resto da Europa.

Não estou a dizer que 15 milhões não são nada, ainda para mais neste país. Mas para os principais compradores do futebol europeu, em breve, não serão assim tanto quanto isso.

Como disse, há sempre o outro lado da mesa.

E um empresário não faz de intermediário para não ganhar dinheiro. O Benfica pode receber 15 milhões de euros de Jorge Mendes, representante de André Gomes. Mas não receberia mais se o interesse de Manchester City, Liverpool ou Mónaco fosse real e negociasse diretamente com os clubes?

Essa é a parte que os encarnados devem explicar. Para se perceber também melhor o que é a aposta na formação, na era de Vieira e Jesus.

O meu pub em Hammersmith» é um espaço fictício e de opinião do jornalista Luís Pedro Ferreira. Pode segui-lo no Twitter

Avançado ex-Ponte Preta à experiência nos juniores

Avançado ex-Ponte Preta à experiência nos juniores

ANDRÉ FELIZ COM OPORTUNIDADE

André, avançado brasileiro de 18 anos ex-Ponte Preta, está à experiência no Benfica por três meses.

"É uma oportunidade única. Passei por momentos difíceis, de indefinição da minha carreira durante o ano de 2013. Apostei nas pessoas certas e estou a dar mais um passo. Agora é trabalhar  para chegar ainda mais longe", disse o jogador, que poderá reforçar a equipa de juniores, ao Globoesporte.com.

Ivanovic: «Matic era adorado em Portugal»

Ivanovic: «Matic era adorado em Portugal»
FALA DO COMPATRIOTA COMO ALGUÉM "DIFERENTE"

Branislav Ivanovic não tem dúvidas que Matic é um jogador agora "diferente" daquele que deixou Londres para rumar ao Benfica, em 2011. O compatriota do antigo jogador encarnado atesta as qualidades do médio que ingressou no Chelsea, neste mercado de inverno, por 25 milhões de euros.

"Ele é agora um futebolista sedimentado. Voltou a Stamford Bridge após três anos em Portugal, onde as pessoas gostavam muito dele, e onde jogou muito bem. Agora está mais confiança e a atitude é diferente", declarou em entrevista ao site oficial do Chelsea, destacando algumas qualidades do agora colega de equipa que esteve em bom plano ante o Stoke City, a contar para a Taça de Inglaterra.

"Nemanja jogou muito bem. Ele ainda pode evoluir muito mas é novo por cá. Comanda a equipa, pede bolas, ataca e defende. Ele evoluiu muito. Pode ser muito importante para nós. Assinou por cinco temporadas e passo a passo, vai tornar-se um dos jogadores mais importantes".

Hugo Figueira no SL Benfica: “Sou mais um para ajudar a equipa”

Reforço do Andebol Sénior

Hugo Figueira no SL Benfica: “Sou mais um para ajudar a equipa”

O guarda-redes, Hugo Figueira, reforça, desde esta terça-feira, a equipa Sénior de Andebol do Sport Lisboa e Benfica. Após a assinatura do contrato que o liga ao Clube da Luz, o internacional português falou à Benfica TV sobre este novo desafio.

“Quando começamos a jogar nunca sabemos o que vai acontecer e, felizmente, consegui jogar em clubes de nomeada e com prestígio no Andebol português, mas faltava-me o Sport Lisboa e Benfica e estou muito contente por representar esta Instituição que é o maior Clube português. Nas primeiras abordagens pude reparar o quão grande é, tem muitos Sócios, simpatizantes e onde quer que vá a equipa tem adeptos a apoiar”, lembrou.

Chegado à Luz, Hugo Figueira sabe a pressão inerente a representar o Benfica e traçou metas ambiciosas: “O objectivo, sem dúvida alguma, é ser campeão nacional. Sou mais um para ajudar e vou tentar acrescentar o que possa à equipa para recuperarmos o título que nos foge desde 2007/08.”

O guardião junta-se a Vicente Álamo, a Miguel Espinha e a Miguel Moreira e acredita que a entreajuda vai ser fundamental. “Quem vai ganhar com esta luta é o Benfica. O que se quer é competitividade sã na equipa. É óbvio que vou ajudar o Vicente Álamo e ele vai ajudar-me, vou ajudar o Miguel Espinha e o Miguel Moreira e vice-versa. No Benfica não há adversários, esses estão lá fora”, frisou.

O camisola 23 é internacional e sente-se com força para continuar a ser opção na equipa das Quinas. “Sempre disse que, enquanto me sentir bem, vou querer representar as nossas cores, o meu País. Enquanto as pessoas quiserem que represente Portugal, estou disponível. Adoro representar Portugal. Já conhecia alguns dos jogadores do Benfica que agora vão ser meus colegas e é um orgulho representar este Clube que é uma grande Instituição e acho que vamos triunfar”, finalizou.

Aos 34 anos, Hugo Figueira chega à Luz proveniente do Maia ISMAI e depois de já ter representado o Sporting, o FC Porto, o Belenenses, o ABC, o Algeciras e o Vila Aranda. Contabiliza 152 internacionalizações por Portugal.

Teresa Portela ao renovar contrato: “Devo muito ao Benfica”

Canoísta assinou até 2016

Teresa Portela ao renovar contrato: “Devo muito ao Benfica”

A canoísta do Sport Lisboa e Benfica, Teresa Portela, renovou, esta terça-feira, o contrato com o Clube até 2016. Em declarações proferidas à Benfica TV, admitiu estar feliz com este passo.  

“É um dia muito importante. O Benfica tem sido fundamental nos últimos dois anos e é com muita alegria que renovo o contrato e continuo a receber o apoio deste grande Clube que, apesar de serem dois anos, foram essenciais e sinto-me parte da Família”, começou por afirmar.

A carreira de Teresa Portela tem sofrido várias metamorfoses nos últimos anos, mas, para a canoísta, o Clube tem sido uma âncora. “Mudaram muitas coisas, não só pelo facto de estar no Benfica. Sinto um grande apoio, o Benfica é um grande Clube e isso é um factor positivo. Fiz os Jogos Olímpicos como atleta do Benfica e foi importante. Devo muito ao Benfica por ter estado sempre ao meu lado”, reconheceu.

O Benfica Olímpico é o projecto do Clube tendo em vista os Jogos Olímpicos e tem tido resultados interessantes: “O projecto Benfica Olímpico está bem consolidado e tem dado resultados. O Benfica tem feito uma boa aposta e os objectivos têm sido cumpridos.”

A renovação de Teresa Portela é até 2016 com uma clara aposta virada para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. “O ciclo olímpico começou o ano passado. Este ano está a ser organizado e com os olhos postos em 2016 e estou a trabalhar tendo em vista esse objectivo. A preparação está a correr bem, tenho mais experiência e estou a aproveitar os aspectos em que melhorei”, destacou.

Com os olhos postos no futuro, a canoísta revelou as provas que se seguem. “Vou ter o Campeonato do Mundo, antes disso temos as Taças do Mundo, em Maio e o Europeu. Estas são provas para testar como estamos, porque no Mundial é que queremos estar no nosso melhor”, enumerou.

Teresa Portela chegou ao Sport Lisboa e Benfica em Janeiro de 2012.

Pesadelo do leão regressa a tempo de mais um dérbi

CARDOZO JÁ MARCOU 11 VEZES AO SPORTING

Pesadelo do leão regressa a tempo de mais um dérbi
Óscar Cardozo tem sido um dos protagonistas do Benfica em 2013/2014. O avançado paraguaio, que esteve a um pequeno passo da saída durante o verão, assumiu o papel de maior figura do ataque do Benfica até se lesionar, a 9 de novembro frente ao Sporting, na Luz. Quase três meses depois, e com a lesão nas costas já praticamente debelada, o Tacuara prepara-se para regressar nas vésperas de novo duelo com os leões.

Hélder Cristóvão e o Leixões: “A ambição é sempre para ganhar”

27.ª jornada da Segunda Liga

Hélder Cristóvão e o Leixões: “A ambição é sempre para ganhar”

O treinador da equipa B do Sport Lisboa e Benfica, Hélder Cristóvão, lançou, em declarações proferidas à Benfica TV, a partida com o Leixões a contar para a 27.ª ronda da Segunda Liga, onde demonstrou vontade de trazer na bagagem os três pontos em disputa.  

“A nossa ambição é sempre para ganhar. Neste jogo, com o Leixões, não esperamos facilidades, é um estádio tradicionalmente difícil e que leva sempre muitas pessoas a ver o jogo. Não vem de resultados favoráveis, mas tem uma janela de oportunidade perante um Benfica B que joga bem. Vai tentar ganhar, os jogadores estão avisados e vamos tentar fazer um bom jogo e vencer”, garantiu.

 O Leixões está em 15.º lugar na tabela classificativa, mas o técnico desvalorizou: “Não olhamos para a classificação nem para os jogos que já fizemos, porque, na Segunda Liga, cada jogo é uma história diferente. Não vale a pena fazer comparações. Gostei do Leixões no Estádio da Luz [Taça da Liga], porque são uma equipa organizada e estruturada.”

O Leixões – Benfica B arranca às 15 horas de quarta-feira, no estádio do Mar.

Enzo e Maxi em risco amarelo para o Sporting

Enzo e Maxi em risco amarelo para o Sporting


Maxi Pereira e Enzo Pérez já falharam um jogo por castigo nesta época na Liga.
Maxi Pereira e Enzo Pérez precisam de enfrentar o Gil Vicente com alguns cuidados, pois estão em risco de falhar a partida com o Sporting, na 18ª jornada do campeonato. A dupla já viu quatro cartões amarelos até ao momento na competição e caso volte a ver novo cartão frente ao emblema gilista, no jogo agendado para o próximo sábado, às 19h15, no Estádio Cidade de Barcelos, estará assim impedida de alinhar na receção ao Sporting, num jogo de extrema importância para as contas do campeonato.

Djuricic "recusa" saída

Djuricic "recusa" saída

Oliver Cabrera, representante do sérvio, assegura que o futebolista de 21 anos, pretendido pelo Celtic, não desiste de lutar pela titularidade no Benfica.
A primeira época de Djuricic no Benfica não tem sido fácil, pois o internacional sérvio tem jogado pouco, sentindo dificuldades para convencer Jorge Jesus. Apesar da escassa utilização, o camisola 10 não quer deixar o clube da Luz durante este mês, porque acredita que vai conseguir superar este momento negativo, tendo já ouvido da parte do treinador palavras de confiança. "Jorge Jesus tem falado com ele, procurando transmitir-lhe o que pretende. E já lhe disse que a hora dele vai chegar", revela a O JOGO Oliver Cabrera, um dos empresários do ex-futebolista do Heerenveen. E reforça: "Tem-lhe dito para estar preparado para quando tiver uma oportunidade. E ele está decidido a aproveitar."

Aimar em entrevista: «É difícil substituir jogadores como Gaitán, Garay e Rodrigo»

Aimar «É difícil substituir jogadores como Gaitán, Garay e Rodrigo»

Pablo Aimar espalha magia na Malásia, mas não esquece o Benfica e a Luz, onde assistirá à final da Champions, a convite de Luís Filipe Vieira. Quer ser treinador e promete voltar um dia ao Benfica. Não ficou surpreendido com saída de Matic e diz que Gaitán, Garay e Rodrigo podiam jogar em qualquer equipa do Mundo.

- Está a jogar numa equipa da Malásia, o Johor Darul Takzim. Será o último clube da carreira?


- Não sei, tenho vontade de jogar e vou trabalhar com ambição. 

- Mas já imagina o que gostaria de fazer quando terminar? 


- Gostava de ser treinador e poder partilhar tudo aquilo que recebi em todos estes anos de carreira. É o que tenho em mente, mas vou continuar concentrado no que estou a fazer.

- Pensa regressar ao Benfica?


- Quando fui despedir-me do presidente ele disse-me que tinha as portas do clube abertas para o futuro. Essas palavras, vindas do presidente, encheram-me de orgulho. Tenho a certeza de que um dia voltarei.

- A saída de Matic para o Chelsea surpreendeu-o?


- Não me surpreendeu porque é um jogador enorme e uma pessoa encantadora. É muito boa gente e fico muito contente por ele. Mourinho escolheu bem.

- Rodrigo, Garay e Gaitán também podem sair. O Benfica tem jogadores para substituí-los? 
- Rodrigo, Garay e Gaitán podiam estar em qualquer equipa do Mundo e substituir esse tipo de jogadores é sempre difícil, mas o Benfica sempre soube fazer bem as coisas, de uma forma muito profissional.

WBA quer André Almeida

WBA quer André Almeida

O West Bromwich Albion, de Inglaterra, deseja André Almeida e já enviou para a SAD benfiquista uma proposta de empréstimo, com uma opção de compra fixada no final da época.

O jogador de 23 anos agrada ao treinador do 13.º classificado da Premier League, o espanhol Pepe Mel. 

No que diz respeito ao jogador, a mudança para Inglaterra seria encarada com bons olhos, não só pela visibilidade daquele campeonato, mas também porque André Almeida teria mais hipóteses de jogar, em contraste com o que se passa atualmente no Benfica, em que os caminhos da titularidade começam a ficar tapados devido à boa forma de Maxi Pereira e aos regressos do português Sílvio e do brasileiro Siqueira ao lote de disponíveis.

André Gomes pode ir para o Mónaco

André Gomes pode ir para o Mónaco

O Mónaco poderá ser o próximo destino de André Gomes. O futuro do médio de 20 anos está nas mãos do empresário FIFA Jorge Mendes, que intermediou a aquisição do passe do jogador, por 15 milhões de euros, e o clube do principado é um dos fortes candidatos a receber o internacional sub-21 ainda na atual reabertura do mercado de transferências. 

A confirmação chegará apenas nos próximos dias, até porque o Mónaco não é o único cube interessado no benfiquista (naturalmente através da influência de Mendes), já que em Inglaterra o Manchester City e o Liverpool também estão atentos ao desenrolar do processo em torno de um jogador que, apesar de não ter sido muito utilizado na equipa principal das águias, parece suscitar o interesse de emblemas que lutam pelos lugares de topo dos respetivos campeonatos. 

Se o destino for mesmo o Mónaco, André Gomes juntar-se-á aos compatriotas Ricardo Carvalho e João Moutinho.

O jogador natural do Grijó, Vila Nova de Gaia, foi um dos melhores elementos da equipa no recente jogo frente ao Gil Vicente, para a última jornada da fase de grupos da Taça da Liga, no Estádio do Restelo, mas a presença dele no onze foi uma estreia na presente temporada - contabiliza apenas dois minutos na Liga, divididos por... dois jogos, 30 minutos na Taça de Portugal (no derby com o Sporting, que venceu por 4-3) e 63 minutos na Liga dos Campeões, em dois jogos disputados diante do Paris Saint-Germain (PSG).

Benfica tem 50% de Mika


GUARDIÃO RESCINDIU COM AS ÁGUIAS

Benfica tem 50% de Mika

O Benfica fica com 50% do passe de Mika, guardião que se comprometeu com o Atlético, mas também tem o direito de opção sobre o jogador. Noutro âmbito, os médios Diego Lima e Diego Gonçalves vão assinar um contrato por duas épocas e meia, tal como Mika, sendo que ainda falta chegar um avançado ao grupo orientado por Neca.

O plantel alcantarense volta hoje a treinar-se, às 10 horas, no Estádio da Tapadinha, continuando assim a preparar o encontro com o Aves.

Exigência máxima para terrível ciclo

Exigência máxima para terrível ciclo

Cinco jogos em 15 dias, entre eles um dérbi (Sporting/Liga), um clássico (FC Porto/Taça da Liga) e uma visita a Salónica (PAOK/UEFA): esta é uma amostra do cardápio do Benfica em fevereiro. Um calendário superexigente que, segundo os interlocutores de Record – Álvaro Magalhães, Mariano Barreto, Pedro Henriques e William –, obriga a encarar jogo a jogo, usar sempre os melhores atletas e manter a concentração.

Inter pensa em Funes Mori por empréstimo


SOLUÇÃO GANHOU PESO

Inter pensa em Funes Mori por empréstimo

O Inter Milão está interessado em contratar Funes Mori por empréstimo. A informação foi noticiada ontem pela Sky Sport, de Itália.

O 5.º classificado da liga italiana quer reforçar-se com um elemento para o ataque, ainda no mercado de inverno. Vucinic, da Juventus, era o principal alvo, surgindo como alternativa Osvaldo, do Southampton. No entanto, Vucinic também é desejado pelo Arsenal e os rossoneri equacionam Funes Mori, nome que ganhou peso nas últimas horas.

De acordo com as informações veículadas em Itália, o emblema de Milão acredita que pode garantir o empréstimo do atacante argentino, de 22 anos, uma vez que tem sido pouco utilizado na equipa principal do Benfica. No sábado, somou o 4.º jogo ao serviço da equipa de Jorge Jesus. Na B, fez 6 partidas e marcou 6 golos.

André Gomes a par das negociações


INFORMADO QUE HÁ FORTES PROBABILIDADES 
DE SAIR

André Gomes a par das negociações

André Gomes está a par das negociações que o podem tirar da Luz até sexta-feira. O internacional Sub-21 português aguarda com serenidade que o telefone toque, deixando a decisão do futuro mais próximo para o seu empresário, mas não exclui a possibilidade de deixar o Benfica. Pelo contrário.

Jorge Mendes apresentou a Luís Filipe Vieira uma possibilidade concreta de compra do jogador, de 20 anos, tendo mostrado convicção que, dentro dos clubes que mostraram interesse no jogador, há um que chegará aos 15 milhões de euros exigidos por Luís Filipe Vieira para libertar o jogador.

Depois de uma oferta que se ficou pelos 12 milhões de euros, o presidente da SAD viu o agente de André Gomes subir a parada e aceitou a transferência.

Jogar mais e pensar alto

Quase a passar um ano desde que foi chamado por Paulo Bento para os trabalhos da Seleção Nacional, André Gomes continua a sonhar com a presença no lote de eleitos para o Mundial deste ano. O médio sabe que as suas hipóteses são remotas, até porque não fez parte do apuramento, mas acredita que se jogar mais pode aumentar as possibilidades de estar noBrasil.

O selecionador nacional chamou André Gomes para o particular com o Equador, em fevereiro de 2013, numa altura em que foi preciso substituir Ruben Micael. Paulo Bento gosta das características do camisola 30, que ainda acalenta esperança de integrar as escolhas para o Campeonato do Mundo, sabendo, porém, que tem de jogar com regularidade.

Também por isso, André Gomes, que tem o caminho “tapado” no Benfica por jogadores mais experientes, vê com bons olhos uma mudança de ares. Valencia, Monaco, Liverpool e Manchester City são alguns dos emblemas apontados ao jogador dos encarnados.

Menos de 100 renderam mais em três anos

Nas últimas três temporadas e considerando operações envolvendo clube europeus, assistiram-se a 88 movimentações no mercado acima dos 15 milhões que o Benfica espera receber por André Gomes, um futebolista que soma apenas dois jogos na Liga em 2013/14. Pelo mesmo valor, e de acordo com a página especializada transfermarkt.de, houve11 futebolistas trocaram de emblema. Esta época, os protagonistas foram Lucas Digne, que saiu do Lille rumo ao PSG, Fred, contratado pelo Schalke 04 ao Internacional Porto Alegre, Boussoufa, transferido do Anzhi para o Lokomotiv, e Igor Denisov, que saltou do Zenit para o Anzhi e depois para o Dínamo Moscovo. A estes juntam-se os quatro em 2012/13 (aqui inclui-se Pato, que trocou o AC Milan pelo Corinthians) e os três em 2011/12.

PONTO DA SITUAÇÃO

SAD pode realizar encaixe recorde no mercado de janeiro. Depois de recusar proposta de 12 milhões, Vieira viu oferta chegar aos 15 milhões, o que pode levar a entrada de 40 milhões nos cofres (com os 25 de Matic)

André Gomes encara mudança com bons olhos. Titular pela primeira vez na Taça da Liga, no sábado, o médio cumpriu a sexta presença nos relvados esta época pela equipa A

Em Inglaterra, Liverpool e Manchester City estão de olho aberto. Jorge Mendes estuda a melhor proposta.Valencia e Monaco também estão atentos

Cardozo com carga total

INTEGRA PRIMEIRO TREINO DA SEMANA E SEM 
LIMITAÇÕES


Cardozo com carga total

Oscar Cardozo, ponta-de-lança do Benfica, começou ontem à tarde a treinar-se sem limitações. O internacional paraguaio já suporta a carga máxima, não obstante as dores que ainda sente, normais para quem teve um problema nas costas, mas que não o impedem de jogar.

Óscar Cardozo tem regresso à equipa agendado para o próximo final de semana. 

O avançado recebeu por fim alta clínica deixando para trás um longo período de paragem, devido a lombalgia aguda, e está a treinar-se sem limitações ainda que com um plano específico, que visa também o progressivo regresso à boa forma física. 

Ontem, dia em que o plantel de Jorge Jesus iniciou a preparação para o regresso do Campeonato, com a águia a visitar no sábado o terreno do Gil Vicente, em Barcelos, Cardozo trabalhou sem problemas e ao que foi possível apurar sem dores e já muito perto da plenitude total em termos físicos. 

O dianteiro, de 30 anos, esteve quase três meses parado (último jogo foi a 9 de novembro contra o Sporting, onde marcou três golos) tendo naturalmente perdido todos os índices competitivos.

Capas do dia

Janeiro 28 2014