quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

De Djuricic a Gomes, a porta de saída continua aberta

De Djuricic a Gomes, a porta de saída continua aberta

Jorge Jesus só respirará de alívio quando entrarmos no dia 1 de fevereiro

Jorge Jesus assumiu, nesta quinta-feira, que quando fechar o mercado de transferências ficará aliviado. 

O técnico do Benfica disse que «até ao último segundo tudo pode acontecer», e a verdade é que a porta de saída da Luz ficará aberta até então.

Se relativamente a entradas é pouco provável que o Benfica ainda feche algum negócio neste mercado de inverno, no que diz respeito a saídas ainda há vários cenários em aberto.Embora já tenha vendido Nemanja Matic ao Chelsea, por 25 milhões de euros, a SAD encarnada ainda admite a possibilidade de realizar mais um encaixe financeiro.

E Jorge Jesus pode deparar-se com mais «baixas» a meio-campo. A saída de André Gomes continua em cima da mesa, e está a ser tratada por Jorge Mendes, representante do jogador, com o Benfica à espera para uma decisão relativamente ao futuro do jovem médio.

Outro médio que pode estar de saída é Filip Djuricic, que está na mira do Newcastle. 

«É verdade. Tenho conversado com o Alan Pardew, que é um amigo de longa data. Vamos ver o que acontece», disse Ulisses Santos.

O Benfica está pouco recetivo a vender Djuricic, mas em Inglaterra adianta-se que os «Magpies» estarão dispostos a pagar dez milhões de euros pelo médio ex-Heerenveen, que custou seis milhões de euros ao emblema português.

Refira-se, no entanto, que não é apenas a meio-campo que o Benfica pode perder jogadores, uma vez que as saídas de Ezequiel Garay e Rodrigo continuam em aberto.O Zenit tentou levar ambos, mas o negócio não avançou. 

Os jogadores não estão muito recetivos a uma mudança para a Rússia, mas o emblema de São Petersburgo tem um «trunfo» que já usou com Witsel: pode contratar até mais tarde (no caso até 27 de fevereiro).

Carlos Martins sem ofertas

Carlos Martins sem ofertas
PERMANÊNCIA NA LUZ É CADA VEZ MAIS PROVÁVEL

Carlos Martins deve ficar mais seis meses sem competir. A poucas horas do fecho do mercado na maior parte dos países europeus, o internacional português continua sem ter qualquer proposta para prosseguir a carreira e não é previsível que a situação se altere. Interessados até existem, mas o salário que o futebolista aufere na Luz permanece como grande entrave a um eventual negócio.

O jogador esteve nos últimos seis meses a treinar-se no centro de estágios do Seixal, à parte do plantel de Jorge Jesus, e tentou resolver a situação nesta janela de transferências. Martins esteve até muito perto de reforçar o Al Wahda dos Emirados Árabes Unidos, orientado por José Peseiro, mas quando tudo parecia resolvido o acordo ruiu.

Outros emblemas chegaram a entrar em contacto com o médio para saberem a sua disponibilidade, mas até agora ainda nada ficou decidido. Por isso, a permanência na Luz ganha cada vez mais força, embora seja preciso lembrar que há mercados que não encerram amanhã.

Bruno Paixão apita Gil Vicente-Benfica

Bruno Paixão apita Gil Vicente-Benfica

Bruno Paixão, árbitro da AF Setúbal, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para a deslocação do líder do campeonato, o Benfica, ao terreno do Gil Vicente.

Esta época, Bruno Paixão já apitou por duas vezes o Benfica e uma o Gil Vicente. O clube da Luz venceu os dois jogos, frente a Paços de Ferreira e Rio Ave, e a formação de Barcelos perdeu no terreno do Marítimo.

Nos Barreiros, no Marítimo-FC Porto, irá estar Nuno Ameida, da AF Algarve. Será a primeira vez que o árbitro algarvio irá apitar um jogo dos dragões esta época. Quanto ao Marítimo, esteve na derrota dos madeirenses em Alvalade para a Taça da Liga.

Newcastle interessado em Djuricic

Newcastle interessado em Djuricic

A reta final do mercado de transferências pode fazer chegar à Luz uma proposta do Newcastle para a contratação de Filip Djuricic.

Ulisses Santos, representante do extremo sérvio, confirma o interesse dos ´magpies´ no jogador.

«Sim, as notícias sobre o Newcastle são verdadeiras. Tenho falado com Alan Pardew [treinador da equipa inglesa] durante esta semana. Vamos ver o que acontece até ao final do dia de amanhã [sexta-feira]», disse o empresário, citado pelo One World Sports.

De acordo com a Imprensa inglesa, o clube da Premier League poderá oferecer 10 milhões de euros pelo concurso do número 10 dos encarnados.

Benfica TV sempre a crescer


Benfica TV sempre a crescer

Eusébio e FC Porto levam Benfica TV aos 280 mil assinantes

Receitas mensais do canal estão próximas dos 2,8 milhões de euros e o clássico com o Sporting pode contribuir para ultrapassar a barreira dos 300 mil subscritores.

Eusébio, mesmo desaparecido, continua a ser um activo importante para o Benfica, contribuindo para gerar rentabilidade. Na semana que se seguiu à sua morte (5 de Janeiro), encerrada com a recepção ao FC Porto (12 Janeiro), o canal do clube registou o maior incremento de assinaturas de sempre num curto período de tempo. Foram aproximadamente 48 mil novos subscritores que quiseram seguir de perto as cerimónias de homenagem ao “Pantera Negra” (a maioria das quais transmitidas em exclusivo na Benfica TV) e não perder pitada do clássico com os “dragões”. Segundo o PÚBLICO apurou, o total de assinantes situa-se agora perto dos 280 mil. E ainda falta transmitir o Benfica-Sporting, agendado para dia 9 de Fevereiro, que poderá contribuir para o canal ultrapassar a barreira psicológica dos 300 mil subscritores.

Números que já superam as expectativas mais optimistas dos responsáveis pelo canal “encarnado”. Numa recente entrevista à própria Benfica TV, em Dezembro do ano passado, Domingos Soares Oliveira, administrador-executivo da SAD (Sociedade Anónima Desportiva) do clube da Luz, confessava esperar apenas atingir valores perto das três centenas de milhares de subscritores no próximo ano. “Do ponto de vista da rentabilidade está acima daquilo que esperávamos. O plano era chegar aos 200 mil assinantes até ao final do ano, mas no mês passado [Novembro de 2013] já ultrapassámos os 230 mil, mantendo-se a perspectiva de crescimento. Daqui a um ano esperamos estar perto dos 300 mil assinantes”, referiu na altura o dirigente.

Para o economista António Samagaio, a receita gerada actualmente pela Benfica TV (aproximadamente 2,8 milhões de euros mensais) é considerável, mas considera que é ainda prematuro fazer um balanço nesta fase. “É um valor importante, significativo. Mas a avaliação financeira deste projecto terá de ser feita numa perspectiva de médio e longo prazo e sobretudo no final de uma época”, defendeu em declarações ao PÚBLICO.

Aumento do número de assinantes
“Os assinantes do canal têm a possibilidade de desistir ao final de um mês de assinatura”, lembrou: “Para já, há um conjunto de circunstâncias que estão a contribuir para este aumento do número de assinantes. Para além do efeito provocado com a morte de Eusébio, é igualmente importante a equipa estar no primeiro lugar do campeonato. Mas só no final da época e depois de serem apresentadas as contas [da SAD] é que se poderá fazer um balanço da rentabilidade do projecto. Neste momento, tirar conclusões baseadas nas vendas de um ou dois meses é prematura.”

“A avaliação da decisão do Benfica em avançar para um canal do clube por subscrição para transmitir as partidas da equipa em casa para o campeonato assenta em três vertentes fundamentais. A primeira que passou por abanar omonopólio da Sport TV e tudo o que isso implica ao nível do futebol e da relação desta empresa com os clubes. Depois, há outra vertente que considero importante, que passa pela tentativa do clube de tentar aumentar a relação com os sócios e adeptos e reforçar a marca Benfica, mas terá de ser feita com mais tempo. Por fim, a questão financeira propriamente dita”, enumerou.

As emissões da Benfica TV arrancaram oficialmente a 10 de Dezembro de 2008 (a primeira emissão experimental fora para o ar a 2 de Outubro desse ano), mas só no Verão de 2013 o canal passou a ser premium (por subscrição). No final de Julho do ano passado, os responsáveis do canal revelaram ter atingido os 100 mil assinantes, um número que não parou de crescer nos meses seguintes, ultrapassando os 230 mil subscritores no final do ano passado.

Um resultado que foi assinalado pelo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, numa entrevista ao jornal A Bola, publicada no início deste ano: “É um número absolutamente impressionante e que demonstra bem que tínhamos razão quando decidimos avançar para este projecto.” A liderar o campeonato, a equipa de futebol tem dado o seu contributo, assim como involuntariamente deu Eusébio nos dias que antecederam a recepção ao FC Porto.

«É importante que a janela de transferências feche» - Jorge Jesus

«É importante que a janela de transferências feche» - Jorge Jesus

Faltam dois dias para o fecho do mercado de transferências e Jorge Jesus só perdeu Matic neste mês de janeiro. O treinador assume que tudo pode acontecer até ao último minuto, mas não esconde que anseia pelo fecho desta janela.

«É um alívio para mim e para todos os treinadores de clubes vendedores. Tudo pode acontecer até ao último segundo, mas é importante que a janela de transferências feche para estarmos todos mais tranquilos», afirmou Jorge Jesus.

Jesus recusa poupar Enzo Perez para o derby

Jesus recusa poupar Enzo Perez para o derby
Após o jogo deste sábado com o Gil Vicente segue-se o derby com o Sporting. Jorge Jesus recusa, porém, qualquer poupança, nomeadamente de Enzo Pérez, que se encontra em risco de completar série de cartões amarelos.

«Não haverá poupanças. Todos os jogos são difíceis e o que tiver de acontecer acontece. Se houver jogadores que estiverem à bica não os vou tirar, pois não sei qual será o jogo mais difícil, se é agora com o Gil Vicente ou depois com o Sporting. Quem estiver em melhores condições físicas, também tendo em conta a questão tática, é que vai para o jogo», afirmou Jorge Jesus.

Jorge Jesus: «Não temos outro ADN senão viver pressionados»

Jorge Jesus: «Não temos outro ADN senão viver pressionados»
DE OLHO NOS 3 PONTOS EM BARCELOS

Benfica e Gil Vicente já se defrontaram três vezes esta temporada e o jogo de sábado, da 17.ª jornada (19H15), não assusta Jorge Jesus, até porque a pressão é sempre a mesma.


"Já não há segredos entre as equipas. O perigo é o conhecimento total que eles têm sobre a nossa equipa. Vai ser um jogo dentro da responsabilidade do Benfica e do Gil Vicente. Queremos continuar na frente e, para isso, temos de olhar para a vitória", afirmou esta quinta-feira em conferência de imprensa.


E prosseguiu: "Estamos sempre pressionados, estando em 1.º lugar ou não, não temos outro ADN. Sabemos conviver com essas situações. Nos jogos sem grande pressão parece que já nem me sinto bem nem me sinto treinador. É melhor estar sempre com a pressão de ganhar".


Sobre o mau momento que o Gil Vicente atravessa - não vence para o campeonato há sete jornadas, além de ter perdido com o Benfica para a Taça da Liga - , Jorge Jesus acredita que a equipa orientada por João de Deus vai querer superar-se frente ao líder.


"Todas as equipas que têm objetivos como os do Gil Vicente passam por períodos bons e menos bons. Já estive a treinar essas equipas e sei o quanto é difícil. O Gil Vicente fez um bom primeiro terço do campeonato, mas agora não está tão bem em termos de resultados. Tem um dos bons treinadores jovens portugueses, tem bons jogadores e não vamos ter facilidades. Contra o Benfica, independentemente do momento do adversário, as equipas estão sempre motivadas. Estamos preparados para grandes dificuldades porque de certeza que as vamos ter".

Jorge Jesus: «Um treinador é como um cirurgião»
A EXPLICAÇÃO PARA A ESCOLHA DE EVANDRO LOPES

Jorge Jesus explicou, esta sexta-feira, a importância de Evandro Mota, consultor motivacional, no seio do plantel encarnado.


"O treinador escolhe os vários elementos da equipa técnica. Não tem tempo nem o conhecimento a 100 por cento de todas as componentes. É como o cirurgião, que tem o cardiologista, o enfermeiro e o anastesista. Escolho os melhores para trabalharem comigo", disse na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Gil Vicente.


Evandro Mota tem assumido o papel de falar com os jogadores mais “apagados” do plantel, numa altura em que verdadeiramente se inicia a época “a doer”. A função desempenhada no Gabinete de Excelência Competitiva (GEC) faz dele uma espécie de “adjunto para o moral”.

Jorge Jesus: «Cardozo será convocado se o treino de amanhã correr bem»
AVANÇADO NA CALHA PARA O GIL VICENTE

O Benfica ainda realiza um treino na sexta-feira, mas tudo indica que Oscar Cardozo estará de regresso à lista de convocados, tendo em vista a deslocação ao reduto do Gil Vicente, em partida da 17.ª jornada da Liga, sábado (19H15).

"O facto de ter treinado apenas com algumas limitações, não muitas, perspetiva que possamos convocá-lo. Mas amanhã ainda haverá um treino. Se correr bem, o Cardozo será convocado",  explicou o treinador Jorge Jesus esta quinta-feira, em conferência de imprensa.

Jesus: «É-nos indiferente ser o FC Porto ou o Sporting»
COMENTÁRIO À POLÉMICA DA TAÇA DA LIGA

O treinador do Benfica não se quer meter na polémica entre FC Porto e Sporting no que diz respeito à qualificação para as meias-finais da Taça da Liga. Para Jorge Jesus, o importante é que a sua equipa tem já lugar assegurado nas meias-finais.

«Fizemos o nosso trabalho, que era sermos primeiros do nosso grupo. Foi ditado pelo sorteio que poderíamos encontrar o FC Porto ou o Sporting, mas para nós é indiferente. Sabemos é que estamos nas meias-finais, de resto não me diz respeito. O FC Porto defende os seus interesses e o Sporting os seus, sabemos é que vamos defrontar uma dessas equipas», afirmou Jorge Jesus.

Em causa, recorde-se, está o apuramento do FC Porto, uma vez que o Sporting pretende esclarecer se houve responsabilidade por parte dos azuis-e-brancos no atraso do início do jogo com o Marítimo.

Edição n.º 3640 do Jornal “O Benfica” numa banca perto de si!

A partir desta sexta-feira

Edição n.º 3640 do Jornal “O Benfica” numa banca perto de si!

O Benfica inicia este sábado um ciclo sufocante de oito jogos em 27 dias. Será o exigente mês de Fevereiro no qual a nossa equipa principal de Futebol jogará um dérbi e um clássico. Serão oito duros testes em todas as competições. Sábado, em Barcelos, para o Campeonato, quatro dias depois, em Penafiel, para a Taça de Portugal e, no domingo seguinte, na Luz, com o eterno rival para a Liga. Seguem-se as meias-finais da Taça da Liga, no estádio do Dragão, a viagem a Paços de Ferreira e a visita à Grécia para defrontar o PAOK, na Liga Europa.

O Futebol Formação do Sport Lisboa e Benfica continua a dar frutos - nove talentos assinaram contratos com o Clube. João Teixeira, Alexandre Alfaiate, Pedro Rebocho e Raphael Guzzo renovaram. André Ferreira, Gilson Costa, Hildeberto Pereira, João Lima e Kevin Oliveira assinaram contrato profissional.

A Fundação Benfica completou, esta semana, o 5.º aniversário e todos os projectos vingaram. Leia o balanço de cinco anos a ajudar quem mais precisa e os novos projectos.

Saiba, ainda, todas as novidades ao nível das modalidades, bem como as antevisões aos próximos embates.

Tudo isto e muito mais na edição n.º 3640 do Jornal “O Benfica”.

Situação clínica de Vítor Hugo

Esclarecimento

Futsal: Situação clínica de Vítor Hugo

Após diversas notícias vindas a público a propósito da situação clínica do futsalista Vítor Hugo, dando a entender que o atleta está pronto para reintegrar o grupo de trabalho às ordens do treinador João Pinto  – informações sem fundamento e para as quais o Clube não foi contactado –, o Sport Lisboa e Benfica vem esclarecer:

- O atleta fracturou em Junho de 2013, num jogo da final dos play-off, a tíbia e o perónio da perna esquerda;

- Após avaliação da lesão e intervenção cirúrgica de urgência, iniciou um rigoroso plano de recuperação física;

- O atleta tem-se empenhado fortemente no seu restabelecimento, trabalhando com o departamento clínico do SL Benfica;

- Neste momento, ainda não há data definida para o regresso à actividade.

"Em Barcelos vão estar 80 contra 3,5 milhões de euros"

ANTÓNIO FIÚZa


"Em Barcelos vão estar 80 contra 3,5 milhões de euros"


O presidente do Gil Vicente recorda a diferença de orçamento entre o Benfica e o clube minhoto, para entregar o favoritismo à equipa da Luz.

O Gil Vicente recebe o Benfica, no sábado, em jogo do campeonato e para António Fiúza o "Benfica é favorito à vitória", porque em campo "vão estar 80 contra 3,5 milhões de euros".

O presidente do clube Barcelos afirma que "só o ordenado de Cardozo dá para pagar todo o plantel do Gil Vicente". Apesar desta diferença de valores, Fiúza "acredita que o Gil Vicente pode roubar pontos ao Benfica", garantindo que "a equipa minhota tudo vai fazer para que isso aconteça".

No passado sábado, no Restelo, as equipas encontraram-se para a Taça da Liga. O Gil Vicente fez uma má exibição, mas o dirigente do clube minhoto afirma que "esse jogo já é passado" e acrescenta que "os jogadores querem dar a volta aos resultados negativos" que a equipa tem somado.

"Uros Matic não tinha potencial para o Benfica"

FRANCISCO CHALÓ


"Uros Matic não tinha potencial para o Benfica"

Uros Matic está confirmado como reforço do NAC Breda, da Holanda, deixando a equipa B do Benfica. Francisco Chaló, treinador do Sporting da Covilhã, que defrontou o sérvio na II Liga, está convencido que o jogador não tinha futuro, na Luz.
Francisco Chaló foi adversário de Uros Matic, em Novembro, num jogo de campeonato da II Liga e considera que "Uros Matic não tinha potencial para o Benfica".

O treinador do Sporting da Covilhã diz que pelo que viu, "em observações de jogos de outras equipas e no próprio jogo contra o Benfica B", o médio sérvio "não tem a dimensão para ser um activo importante no futuro do Benfica".

Uros Matic sai do Benfica, depois do irmão ter ido para o Chelsea. Francisco Chaló vê com naturalidade esta saída, porque "provavelmente o jogador só veio para a Luz porque já cá estava o irmão" e considera que "com a saída de Nemanja Matic não fazia sentido o Uros permanecer no Benfica". O treinador pensa que o sérvio "fez bem em procurar outro clube onde possa ter outra utilização", reforçando a ideia que "é jogador sem capacidade para jogar num clube grande".

O contrato de Uros Matic com o NAC é válido por duas épocas e meia. O jogador desvincula-se do Benfica onde tinha chegado no início da temporada. Fez 16 jogos pela equipa B, oito como titular.

Avançado do Benfica nos Estados Unidos

Avançado do Benfica nos Estados Unidos

Clésio, moçambicano da equipa B, vai realizar testes no Philadelphia Union.
Clésio Baúque, avançado moçambicano dos quadros do Benfica, viajou para os Estados Unidos, para cumprir um período de experiência nos Philadelphia Union, da MLS, a liga profissional de futebol dos Estados Unidos.
O jogador, de 19 anos, é internacional moçambicano, e integrou as convocatórias da selecção do seus país, nos jogos de apuramento para o Mundial 2014, mas raramente é opção no Benfica B. Jogou apenas na pré-época, na Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa.

Clésio chegou ao Benfica em Outubro de 2012, proveniente do Ferroviário de Maputo.

Águias perseguem recorde de 20 anos

Águias perseguem recorde de 20 anos

BASTAM 69 MINUTOS SEM SOFRER PARA BATER LEÕES

Se o Benfica estiver 69 minutos sem sofrer golos frente ao Gil Vicente, os encarnados “derrubam” o recorde de inviolabilidade do Sporting: 757 minutos sem sofrer golos, ficando mais perto da marca do FC Porto.
Caso a formação de Jesus alcance este objetivo, passa a estar a menos de 200 minutos de alcançar um marco que pertence ao FC Porto: 911 minutos sem ir buscar a bola no fundo das redes.
O último golo sofrido pelas Águias foi deslocação a Olhão, onde a equipa de Jorge Jesus venceu por 3-2 para a Liga. De lá para cá, foram sete jogos sem encaixar qualquer golo, entre encontros da Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga. Já são 689 minutos, com Oblak a ser responsável por 471 de inviolabilidade.
Nesta altura o Benfica ostenta a melhor performance desportiva dos últimos 20 anos. O anterior marco defensivo datava da época 2005/2006 quando Quim e Moreira estiveram 663 minutos sem encaixar qualquer tento.
Desde que assumiu a baliza do Benfica, Obkal tem mostrado porque é considerado um dos guarda-redes com mais promissores da Europa. O esloveno leva 561 minutos sem sofrer golos, isso se contabilizarmos o encontro com o Cinfães para a Taça de Portugal. Este dado coloca-o á apenas 17 minutos de bater o recorde da época, na posse de Rui Patrício (577 minutos sem sofrer golos).
Se o Benfica continuar com a eficácia defensiva e não sofrer golos nem em Barcelos nem em Penafiel para a Taça de Portugal, o jogo com o Sporting ganha outra importância: os encarnados poderão derrubar, frente ao rival Sporting, o recorde de 911 minutos sem sofrer golos, na posse de Vítor Baía do FC Porto, desde a época 1993/1994.

Valencia adianta-se por André Gomes

Valencia adianta-se por André Gomes
NOVO CLUBE CONHECIDO ATÉ AMANHÃ

André Gomes está mesmo de saída do Benfica e o Valencia afigura-se nesta altura como o destino mais provável. Nas últimas horas, os espanhóis adiantaram-se na corrida e estão à frente de Monaco e Liverpool, dois clubes que também estão interessados em contar com os serviços do jogador, que fará entrar nos cofres da Luz 15 milhões de euros. O negócio foi concluído nos últimos dias e agora só falta mesmo conhecer o destino do jogador, algo que terá de acontecer até amanhã ao fim do dia, altura em que encerra o mercado de transferências na maior parte dos países europeus.

Lima reencontra vítima preferida

Lima reencontra vítima preferida

FATUROU 10 VEZES EM PARTIDAS COM O GIL VICENTE

Para Lima, Gil Vicente é mesmo sinónimo de... golos. Desde a época de 2009/10, quando ingressou no Belenenses, o avançado brasileiro, de 30 anos, já faturou por dez ocasiões em oito duelos – a contar para Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga – frente ao emblema de Barcelos, que em Portugal é mesmo a vítima preferida do goleador

Capas do dia

Janeiro 30 2014