sábado, 8 de fevereiro de 2014

Marco Ferreira: «Não sou sócio do Benfica nem cunhado de Leonardo Jardim»

Marco Ferreira: «Não sou sócio do Benfica nem cunhado de Leonardo Jardim» 

Árbitro do Benfica-Sporting diz que encara «da mesma forma um dérbi» como encara «qualquer outro jogo»
Marco Ferreira, árbitro que vai dirigir o dérbi Benfica-Sporting, nega ser adepto do clube encarnado ou ter qualquer ligação familiar ao treinador leonino, Leonardo Jardim. Em entrevista ao «Diário de Notícias», o juiz diz que não se deixa afetar pelo que se diz «por aí», até porque não se compara com que lhe «dizem no relvado»: «As pessoas dizem tudo o que quiserem e entenderem. Nunca fui sócio de clube nenhum. O meu pensamento é a arbitragem. Também já disseram que era padrinho ou cunhado do Leonardo Jardim, que também é madeirense, e que tinha andado na escola com ele... o que não é verdade. São palavras de adeptos ferrenhos que achamos piada e não podemos levar a sério.»
Este é o segundo dérbi entre os dois grandes de Lisboa que Marco Ferreira vai dirigir. O madeirense admite que «este jogo ganha mais mediatismo» do que o da época passada, «até pela diferença pontual que existe neste momento» - Benfica é líder com mais dois pontos que o Sporting.
O árbitro desvaloriza a pressão que se pode sentir ao dirigir um encontro deste tipo: «Nem toda a gente tem perfil para ser árbitro. Quando optamos por esta atividade temos de estar conscientes de que existe muito mediatismo em torno dos dérbis, dos clássicos. Mas eu coloco a pressão em mim próprio. Não estou à espera de pressões exteriores para me motivar ou preparar-me melhor. Encaro da mesma forma um dérbi como encaro qualquer outro jogo.»

Benfica-Sporting (antevisão): Guerra do Trono

Benfica-Sporting (antevisão): Guerra do Trono 
Águias e leões na luta pela liderança isolada
O dérbi já tem um resultado conhecido: vai ditar a liderança da I Liga 2013/14 no final da 18ª jornada. A Luz serve de palco ao terceiro confronto da época entre Benfica e Sporting, segundo do campeonato e segundo com os encarnados como anfitriões. 
Benfica aproveita melhor os derbies da segunda volta
Das últimas 18 vezes que os dois “grandes” de Lisboa se defrontaram na segunda metade do campeonato, ganhou mais vezes quem ia à frente.
É uma máxima da sabedoria popular do futebol que é sempre recuperada quando é altura de derby entre Sporting e Benfica: nem sempre ganha quem está melhor. E os números das últimas 18 épocas (desde 1995-96, quando a vitória passou a valer três pontos) dão algum fundamento estatístico a esta máxima. Das últimas 18 vezes que os dois “grandes” de Lisboa se defrontaram na segunda metade do campeonato, ganhou mais vezes (7) quem ia à frente, mas também há seis triunfos do que estava atrás (e ainda seis empates). E nestes derbies de segunda volta, são os “encarnados” quem levam vantagem, com oito vitórias, contra cinco do Sporting e igual número de empates.
Em 2013-14, é a formação de Jorge Jesus que enfrenta o jogo de amanhã na Luz com dois pontos de vantagem sobre o “velho” rival. Da última vez que isto aconteceu foi na última jornada da época 1998-99. Já não contava para o título, garantido pelo FC Porto, nem dava para chegar ao segundo lugar, assegurado pelo Boavista. Naquela tarde, na Luz, o Sporting precisava de ganhar para chegar ao terceiro lugar, ao Benfica bastava o empate. Num jogo emocionante, com várias mudanças no marcador, Nuno Gomes, aos 86’, acabou por assegurar o empate (3-3) para a equipa da casa, então orientada por Shéu Han, treinador interino após Graeme Souness ter sido despedido.

Vantagem de apenas um ponto tinha o Sporting em 2006-07 à entrada para a 27.ª jornada. O FC Porto seguia na frente, com quatro de diferença para os “leões” e cinco para as “águias”, e o empate (1-1) no derby acabou por aproximá-los do líder, que perdeu com o Boavista no Bessa. Mas esses pontos acabariam no final por fazer a diferença — o FC Porto seria campeão com um ponto de vantagem sobre o Sporting e dois sobre o Benfica. Em 2008-09, oderby serviu para os rivais ficarem iguais na classificação (37 pontos), com o triunfo dos “leões” em casa por 3-2 à 19.ª ronda. Nesta época, os portistas seriam, mais uma vez campeões, o Sporting ficaria em segundo e o Benfica em terceiro — foi a última vez que a formação de Alvalade terminou o campeonato à frente dos “encarnados”.

Das três vezes que os rivais se defrontaram na segunda volta em igualdade pontual, o Benfica venceu duas e numa dessas épocas seria mesmo campeão. À entrada para a 33.ª jornada de 2004-05, ambos estavam empatados no topo com 61 pontos, e o empate não servia ao Benfica de Giovanni Trapattoni, que havia perdido por 2-1 na primeira volta em Alvalade. Mas um golo de Luisão, aos 83’, muito contestado pelos sportinguistas por alegada falta do brasileiro sobre o guarda-redes Ricardo embalou o Benfica rumo ao título e empurrou o Sporting para um amargo final de época marcado pela derrota na final da Taça UEFA, em Alvalade, contra o CSKA Moscovo, e a perda do segundo lugar para o FC Porto, após derrota caseira com o Nacional.

Nas últimas quatro épocas, Benfica e Sporting têm-se encontrado já com uma larga vantagem benfiquista. Em 2009-10, defrontaram-se à 26.ª jornada, quando o Benfica tinha já 23 pontos de avanço, e essa vantagem aumentou com um triunfo “encarnado” por 2-0 — a diferença pontual no fim do campeonato seria de 28 pontos, favorável ao campeão Benfica. No ano seguinte, os “encarnados” voltaram a vencer por 2-0 à 20.ª jornada, aumentando a diferença pontual para 15 pontos. A última vitória do Sporting sobre o Benfica na segunda volta aconteceu em 2011-12, com um triunfo em casa por 1-0 à 26.ª jornada, que contribuiu para que os “encarnados” perdessem terreno em relação ao futuro campeão FC Porto. Na temporada anterior, a diferença à 26.ª jornada já era de 34 pontos favorável ao Benfica e o seu triunfo por 2-0 só serviu para agravar aquela que seria a pior época da história do Sporting.
Dez curiosidades em torno do dérbiEm caso de vitória, os encarnados fogem na tabela e ficarão com uma diferença de cinco pontos para o rival lisboeta. Em caso de empate, são também as águias que continuarão sozinhas no topo. Uma vitória leonina catapulta o Sporting para o primeiro lugar isolado. O FC Porto joga com o Paços de Ferreira, mas saberá que, qualquer que seja o resultado do dérbi, nunca chegará ao primeiro lugar nesta ronda. 
Na Luz, há uma guerra pelo trono.
O momento:

Benfica - Um dérbi é sempre especial, por isso há dois momentos. O atual e o histórico. Até empatar com o Gil Vicente, o Benfica vinha de uma série de nove jogos sempre a vencer, no total das provas. No meio desse período, chegou à liderança isolada da Liga. Para além disso, não perde desde a visita ao Pireu, frente ao Olympiakos. Assim, a equipa de Jorge Jesus está numa sequência de 16 jogos invictos. Curiosamente, o primeiro encontro desta série foi o dérbi da Taça de Portugal, com o Sporting. Nessas 16 partidas, registou dois empates. Ora, quanto ao momento histórico, os encarnados estão numa série de sete triunfos em casa seguidos sobre o Sporting. Em 13 dérbis, Jorge Jesus venceu 10.
Sporting - Os leões já não vencem na casa do rival desde janeiro de 2006. São nove jogos consecutivos, com dois empates e, como se disse, estão na pior série de sempre em casa do rival, com sete derrotas seguidas. Ainda assim, o Sporting está mais próximo do rival nesta temporada. O resultado/desempenho de Alvalade e a exibição da Luz na presente temporada alimentam expectativa. O leão não perde há 11 jogos oficiais, mas também é verdade que registou três nulos no campeonato, o último deles a desperdiçar a liderança isolada.
Ausências:

Benfica - Salvio e André Almeida lesionados
Sporting - Jefferson lesionado, William Carvalho castigado
Discurso direto:

Jorge Jesus «É um dérbi, ou mesmo que fosse um clássico, e a pressão está sempre dividida. As equipas têm a responsabilidade, pelo seu historial, de jogar sempre para o título. Por mais que se queira fugir desta realidade, não é factual com as exigências, neste caso do Sporting. Ambos têm a pressão de ganhar 
Leonardo Jardim «Quando temos a possibilidade de chegar à liderança existe sempre maior motivação. Mas ao longo destes seis meses, tenho visto que os meus atletas têm uma grande capacidade para se auto-motivarem. Têm tido uma atitude semelhante em todos os jogos, não existem grandes oscilações. Vocês vêm os jogos e os jogadores têm sempre uma atitude positiva, tentam respeitar o emblemas que representam. Não vamos mudar as regras esta semana, mas claro que existe um ambiente diferente para este dérbi. 
Histórico de confrontos:

Há 159 jogos entre as duas equipas na Liga, com 74 vitórias do Benfica e 46 do Sporting. Registo de 39 empates. A maior vitória encarnada em casa é de 7-2, em 1945/46; o maior triunfo visitante do leão é de 4-1, registado em 1939 e 1948. O último 0-0 na Luz aconteceu em 2007, por isso, é expectável que o dérbi tenha golos, até porque apenas 15 dos 292 confrontos entre as duas equipas terminaram em nulo.
Equipas prováveis: 

BENFICA

SPORTING

Hamburgo humilhado, carro de Ola John atacado por adeptos

Hamburgo humilhado, carro de Ola John atacado por adeptos

Sexta derrota consecutiva e nervos à flor da pele.

A sexta derrota consecutiva do Hamburgo deixou os adeptos num verdadeiro estado de fúria. Depois de verem a sua equipa cair em casa perante o Hertha de Berlim (0-3), em jogo da Bundesliga, os adeptos fizeram uma espera aos jogadores e atacaram os respetivos automóveis. A viatura de Ola John, holandês emprestado pelo Benfica, ficou bastante danificada. O futebolista camaronês Zoua, por sua vez, acabou em lágrimas. Foi pedido reforço policial para o local.

Luz chega à meta dos 500 mil adeptos

Luz chega à meta dos 500 mil adeptos

Ambiente de derby garantido para o encontro entre os históricos rivais da capital, Benfica e Sporting, amanhã, no Estádio da Luz, às 18 horas, para a 18.ª jornada do Campeonato. 

Em perspetiva uma das melhores assistências da época para os encarnados - o derby assinalará a passagem da marca de 500 mil espectadores, na contagem dos 14 jogos no palco das águias, para todas as competições, sem contar com a partida discutida com o Gil Vicente no Estádio do Restelo, para a Taça da Liga. Ainda há seis mil bilhetes disponíveis, mas é certo que adeptos e sócios do Benfica vão estar, novamente, ao lado da equipa de Jorge Jesus. 

Os encarnados registaram a maior assistência da época no clássico com o FC Porto, a 12 de janeiro, sete dias depois da morte de Eusébio. Estádio perto da lotação máxima e 62.508 espectadores a participarem na homenagem ao pantera negra. Amanhã, sem idêntica carga emocional, mas com o primeiro lugar em discussão, as expectativas em relação a mais um grande espectáculo nas bancadas são elevadas - como é habitual nestes jogos haverá uma coreografia para enriquecer o derby, antes do pontapé de saída dos artistas. 

Na receção ao Sporting para a Taça de Portugal, a 9 de novembro, foram vendidos 47.156 bilhetes, mas, desta vez, o número deverá ser mais elevado e mais próximo daqueles registados nos últimos dois derbies: 62.553 espectadores na época 2012/13 e 63.146 na temporada 2010/11, em jogos para o Campeonato. 

Para já, estão garantidas perto de 59 mil pessoas na Luz, faltando ao Benfica, então, vender mais seis mil ingressos entre hoje e amanhã.

Relvado mais consistente para o derby

Relvado mais consistente para o derby

Vinte dias de descanso e tratamentos, entre o último jogo e o derby, deixam o novo relvado da Luz «mais consistente», revela a A BOLA o engenheiro Manuel Pedro Melo, da RED, empresa que colocou e faz a manutenção do tapete verde do Benfica. 

«Em plenas condições não posso dizer que estará, mas tem registado progressos», acrescenta, referindo-se ao tratamento efetuado, depois do jogo com o Marítimo, a 19 de janeiro, que implicou a colocação de areia, aplicação de agentes que estimulam o crescimento de raízes e sementeiras. 

Ainda assim, Manuel Pedro Melo reconhece que «a chuva e o frio impediram o crescimento da relva como desejado». Nada que ponha em causa o derby - amanhã o relvado será furado «para criar canais de drenagem e minimizar a possibilidade de encharcamento». 

As previsões para amanhã apontam para chuva moderada.

«Os adeptos do Benfica podem estar descansados com Oblak», garante empresário


«Os adeptos do Benfica podem estar descansados 

com Oblak», garante empresário

Depois de sete jogos sem sofrer golos pela equipa principal do Benfica, Jan Oblak, 21 anos, foi finalmente batido em Barcelos, frente ao Gil Vicente, para a Liga (1-1), a 1 de fevereiro, e a forma como não conseguiu evitar o remate de Vítor Gonçalves, aos 73 minutos, arrefeceu um pouco o entusiasmo encarnado em torno do guarda-redes que roubou a titularidade a Artur Moraes, 33 anos. 

Foi precisamente o brasileiro que jogou em Penafiel, na quarta-feira, para a Taça de Portugal (1-0), situação que já estava prevista, face à habitual rotatividade na baliza, mas frente ao Sporting, amanhã, a escolha voltará a recair em Jan Oblak. A BOLA falou com o empresário do esloveno, Miha Mlakar, que fez questão de sossegar a nação benfiquista. 

«Antes de mais, não considero que o Oblak seja responsável pelo golo sofrido em Barcelos. A bola estava molhada e o remate é muito forte. Claro que ele poderia ter reagido melhor, mas não foi nada do outro mundo, não vale a pena tentar fazer uma grande coisa disto. É um guarda-redes que raramente comete erros, e o percurso dele em Portugal, desde os 17 anos, e, esta época, no Benfica, é prova disso. Não foi por acaso que já bateu o recorde de minutos sem sofrer golos de Michel Preud’homme», começou por dizer. 

O representante do jogador vai mais longe e garante que para Oblak esse lance em Barcelos «já é passado»: «Apesar de ser ainda jovem, é um miúdo com nervos de aço e uma mentalidade incrivelmente forte. Da mesma forma que não fica entusiasmado quando faz uma grande defesa ou uma grande exibição, também não fica afetado quando algo lhe corre menos bem. Encara ambas as situações com total naturalidade e segue em frente. É frio como gelo. Os adeptos do Benfica podem estar descansados que ele está confiante e vai dar uma grande resposta no derby com o Sporting.» 

Miha Mlakar acrescenta que o keeper esloveno é «obcecado por trabalhar e melhorar», ou seja, «nunca está satisfeito com aquilo que consegue», traça logo novos objetivos. «Cumpriu o sonho de ser titular do Benfica e agora quer continuar a evoluir e a ajudar a equipa. As pessoas não imaginam o quanto ele trabalha», rematou.

Rodrigo ainda procura primeiro tiro no leão

Rodrigo ainda procura primeiro tiro no leão

ESPANHOL DISPUTA O 5.º DÉRBI DA CARREIRA

A atravessar um bom momento de forma, Rodrigo é um dos jogadores em quem os responsáveis e adeptos encarnados mais apostam para ajudar o Benfica a vencer o dérbi. Curiosamente, o Sporting é uma das poucas equipas que disputa o escalão principal do futebol português que ainda não sofreu um golo do internacional Sub-21 espanhol.

Benfica vence dérbi ante o Sporting

Benfica vence dérbi ante o Sporting
PARCIAL DE 13-10 NO CAMPO DA AROEIRA
Na véspera do jogo da Primeira Liga entre o Benfica e o Sporting, este sábado houve um dérbi de golfe, que serviu de "aperitivo" e em que os encarnados levaram a melhor sobre os leões. O jogo decorreu no campo de golfe da Aroeira, em Almada, e contou com a participação de 40 jogadores, constituídos pró antigos atletas profissionais, dirigentes dos clubes e golfistas. Entre os presentes estiveram o vice-presidente do Benfica Rui Gomes da Silva e o antigo futebolista do Sporting Carlos Xavier, que no final deste evento, em que os "encarnados" venceram por 13-10, perspetivaram o verdadeiro dérbi de domingo.

"Qualquer encontro entre o Benfica Sporting serve sempre de aperitivo para um jogo de futebol, mas são coisas diferentes. Aqui tem a ver com camaradagem, com divertimento, enquanto o outro tem a ver com tensão. Hoje podíamos ter perdido, mas amanhã temos de ganhar", afirmou à agência Lusa Rui Gomes da Silva. O dirigente "encarnado" considerou ainda que o encontro com o Sporting "é importante", mas não "decisivo" para a conquista do campeonato". "Se ela acontecer, como eu espero, [vitória] vale apenas três pontos. Não é por isso que o Benfica vai ser campeão", argumentou.

Por seu turno, o antigo capitão do Sporting Carlos Xavier referiu que os leões vão ter muitas dificuldades em vencer o Benfica, e admitiu que um empate já seria um resultado positivo. "Sabemos que vai ser difícil para o Sporting, mas temos esperança de fazer um bom resultado, que passa precisamente por não perder o jogo ou tentar ganhar", apontou. As equipas do Benfica e do Sporting encontram-se no domingo às 18 horas, em partida da 18.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica é o líder do campeonato e tem mais dois pontos do que o Sporting, que ocupa o segundo lugar.

Benfica vence na receção ao V. Guimarães (70-61)

Benfica vence na receção ao V. Guimarães (70-61)
ENCARNADOS DESFORRAM-SE DA DERROTA NA 1.ª VOLTA
O Benfica venceu este sábado na receção ao V. Guimarães, por 70-61, em jogo a contar para a 14.ª jornada da liga. Os encarnados conseguiram assim a desforra do jogo da 1.ª volta, em Guimarães, onde perderam o único jogo do campeonato até ao momento.

Os forasteiros foram para o intervalo a ganhar por 29-25, mas as águias recuperaram a vantagem e acabaram por confirmar o 11.º triunfo da época. Jobey Thomas abriu o caminho para a vitória, ao ser o melhor marcador do encontro, com 19 pontos, ao passo que Pedro Pinto remou contra a maré com 14 pontos e 10 assistências.

Benfica abaixo das expetativas tem de se assumir


Benfica abaixo das expetativas tem de se assumir

Qualquer resultado que não a vitória terá que ser considerado um fracasso!
De facto, e não obstante a liderança isolada da Liga, o Benfica tem estado manifestamente abaixo da expetativas que um plantel de grande qualidade e um treinador principescamente pago obrigariam a satisfazer. É certo que apenas a Champions se encontra irremediavelmente perdida, mas o investimento feito (mais pelos jogadores que não saíram em Julho) obriga a que se considere a eliminação pelo Olimpiakos um rotundo fracasso!
Há ainda outras considerações a fazer:
- a qualidade exibicional da equipa tem sido medíocre e apenas a espaços aparecem momentos dignos do nível dos jogadores que tem;
- que me lembre apenas na Grécia, na Champions League, a equipa conseguiu fazer, na globalidade, um grande jogo, sendo então penalizada por um erro defensivo demasiado comum esta época (felizmente, minimizado nos últimos jogos) e pela exibição da vida do Roberto;
- dos 11 pontos perdidos esta época, 4/6 pontos são absolutamente inadmissíveis: a derrota na Madeira na 1.ª jornada aceita-se por ter sido o 1.º jogo da época, numa altura em que a equipa não estava estável e havia ainda muitos jogadores a pensar no mercado, o empate em Alvalade à 3.ª jornada nunca pode ser considerado um mau resultado seja em que circunstâncias for (para mais naquela altura em que circunstancialmente se encontraram o melhor SCP e o pior SLB dos últimos anos e nem vou aqui entrar na arbitragem desse jogo...), mas os empates com Belenenses e com Arouca em casa tornam-se altamente penalizantes e deveriam ter sido impossíveis de acontecer, tal como este último frente ao Gil (recordo que foi num empate em casa com o Estoril que o Benfica começou a oferecer o último título), pese embora o estado do terreno;
Há ainda um outro lado da questão que tem influenciado o rendimento da equipa e que penso ser do foro psicológico:
- A equipa viveu quase toda época refém do trauma dos 3 títulos perdidos apenas numa semana, no final da época anterior;
- JJ é um excelente treinador, que se diminui a si mesmo em diversas ocasiões, especialmente em momentos decisivos ou que se podem tornar decisivos, nos quais parece acusar toda a pressão e ser incapaz de motivar convenientemente os jogadores
- o já citado jogo com o Estoril é um grande exemplo para mim: só tinha que ganhar este jogo e poderia ir ao Dragão com a equipa B, mas também agora em Barcelos onde, com a possibilidade de colocar o FCP a 6 pontos (2 vitórias de distância pontual) e praticamente "matá-los" para a Liga, vem com histórias de que nem sabia o resultado do FCP e que lhes "ganhámos 1 ponto"! Na minha opinião, o facto de o FCP ter perdido minutos antes do SLB entrar em campo poderia e deveria ter sido utilizado como mais um fator de motivação extra para um jogo, onde se sabia à partida ser fundamental(íssimo) ganhar!
Penso assim que o SLB tem no derby de domingo, mais que o SCP, a grande responsabilidade de ganhar o jogo e que qualquer resultado que não a vitória terá que ser considerado um fracasso! Depois do triunfo (no campo e psicologicamente) frente ao grande rival do Norte, há poucas semanas, a vitória frente ao arquirrival verde-branco é o passo que falta para o Benfica cumprir a sua obrigação de equipa mais forte e acabar de uma vez com os fantasmas das últimas vantagens desperdiçadas que as hesitações de JJ têm ajudado a adensar...

«Temos três ou quatro avançados de muita qualidade» - Jorge Jesus

«Temos três ou quatro avançados de muita qualidade» - Jorge Jesus


Jorge Jesus não atribui especial importância ao nome do jogador do Benfica que desempenhar a função de ponta-de-lança no ´derby´ com o Sporting. «A qualidade estará sempre presente», afiança.

«Nesse setor o Benfica tem três ou quatro jogadores com muita qualidade. Para um treinador como eu é uma felicidade poder escolher, pois sei que a qualidade está sempre presente. Se não jogar o Cardozo, jogará Lima ou Rodrigo. Até ao jogo as dúvidas que possa ter serão dissipadas nos treinos. Baseio sempre as minhas escolhas de acordo com o trabalho nos treinos», sustenta o treinador dos encarnados.

Capas do dia

Fevereiro 08 / 2014