segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Gratidão e humildade empurram Rony para a Equipa das Quinas

Gratidão e humildade empurram Rony para a Equipa das Quinas

Rony  ainda está algo indeciso sobre qual o país que irá representar quando tiver de escolher a selecção principal que vai defender para o resto da sua carreira, contudo, a gratidão de que diz não abdicar parece incliná-lo para a "Equipa das Quinas". "Sinto-me naturalmente feliz por ser considerado um potencial jogador de seleção de topo mundial e claro que se um dia tiver de escolher vai ser muito difícil. Parte da minha família é brasileira, eu próprio nasci em Belém, mas a verdade é que me mudei para Portugal muito cedo, cresci lá e me tornei jogador de futebol. Portugal deu todas as condições à minha família e a mim para podermos evoluir e tenho jogado nas seleções de base de Portugal há vários anos. Se há valores em que eu acredito são a humildade e a gratidão, por isso... Tenho a certeza que faria muito feliz a uma parte da minha família se eu um dia defendesse as cores do Brasil. Mas nunca se sabe. O futuro a Deus pertence e eu vou apenas me concentrar em trabalhar para me tornar melhor jogador a cada dia", atirou, em entrevista ao "Esporte Interativo".

Visto como uma grande esperança do futebol português para o futuro próximo, o craque do Manchester City não esconde o orgulho que tem pela forma como é visto em terras lusas, assegurando que isso também lhe traz uma responsabilidade extra. "Claro que é um orgulho, mas acima de tudo uma grande responsabilidade. É bom saber que sou uma inspiração para alguns jovens e acima de tudo me motiva a querer ainda mais. Sei que estou numa fase muito inicial da minha carreira e, apesar de tudo estar correndo bem, vou ter de trabalhar muito para passar de esperança a certeza", confessou.

Não esquece o Benfica
Estando no Manchester City há alguns anos, é natural que o internacional sub-19 português já nutra um carinho especial pelos "citizens". Ainda assim, é certo que o Benfica continua na sua lembrança. "Claro que o Benfica me marcou por todos os anos que lá passei. Evolui muito como jogador e cresci como pessoa lá, deixei também muitos amigos e boas recordações. Agora já estou no Manchester City há alguns anos, conheço bem a história do clube e todos me tratam muito bem, por isso sinto-me um Citizen a 100%", reconheceu.

Um grande exemplo para Rony, na verdade, é Cristiano Ronaldo, jogador que o avançado do Manchester City encara como um modelo a seguir.  "O Cristiano Ronaldo é acima de tudo um modelo, um exemplo de profissionalismo e de sucesso pelo trabalho. Complementa muito bem as suas capacidades técnicas com uma força mental muito grande que o fazem ter uma vida regrada e exemplar", lembrou, antes de se esquivar a fazer comparações entre CR7 e Ronaldo Fenómeno, seu ídolo de infância. "Acho que entrar em comparações é difícil. Penso que cada um foi o melhor da sua época e prefiro ficar por aqui...", finalizou, bem disposto.

Rúben Amorim, o utilitário do Benfica a jogar para o Mundial

Rúben Amorim, o utilitário do Benfica a jogar para o Mundial
Regresso ao onze alimenta a esperança de uma presença no Brasil

Rúben Amorim substituiu Enzo Pérez no onze do Benfica e esteve em destaque na vitória em Paços de Ferreira (0-2). O médio português foi um dos melhores em campo no Estádio da Mata Real e alimenta seguramente a esperança de ser convocado por Paulo Bento para o Mundial de 2014.

Sem conquistar um espaço nas opções iniciais de Jorge Jesus, Rúben Amorim tem acumulado de qualquer forma minutos preciosos para se apresentar como uma solução. Neste domingo, o médio disputou o seu 20º jogo na temporada 2013/14.

«Competente a lançar e a organizar, mas sem a fúria de Enzo Pérez. É um jogador maduro, consciente e uma garantia de solidez no meio-campo. Com uma reserva deste calibre, Jorge Jesus pode estar descansado», escreveu Pedro Jorge Cunha nos destaques do P. Ferreira-Benfica.

Rúben Amorim não tem alterado esse estatuto de reserva neste regresso ao Benfica, após época e meia de cedência ao Sp. Braga. Porém, é o português mais utilizado até ao momento, apresentando-se como tal como o maior candidato encarnado a uma vaga nos 23 para o Campeonato do Mundo de 2014.

Sílvio e André Almeida podem ser opções para Paulo Bento mas tem uma taxa de utilização inferior no clube da Luz. O segundo português com mais jogos no Benfica, aliás, é o jovem Ivan Cavaleiro. André Gomes é o quinto neste ranking, englobando todas as competições.

Presenças na época 2013/14:

Ruben Amorim: 20 jogos
Ivan Cavaleiro: 15
Sílvio: 13
André Almeida: 11
André Gomes: 9

O Mundial de 2010, o duelo com Neymar e a lesão

Rúben Amorim fez a sua estreia pela seleção nacional em pleno Mundial de 2010. O médio do Benfica foi convocado para o lugar de Nani, afastado por lesão. Na África do Sul, Carlos Queiroz utilizou o jogador por cinco minutos no embate com a Costa do Marfim.

Foi a primeira de dez internacionalizações para o médio, que regressaria à seleção apenas em setembro de 2012, já após o Campeonato da Europa. 13 minutos no duelo frente ao Azerbaijão, na fase de apuramento para o Mundial de 2014.

O jogador foi opção para Paulo Bento em quatro jogos na qualificação, para além de alguns particulares. A última aparição foi a 10 de setembro de 2013, num amigável de má memória frente ao Brasil. Rúben Amorim foi suplente utilizado (3-1) e não gostou de um par de dribles de Neymar nos minutos finais. Fez questão de demonstrar isso mesmo.
O médio atravessava um bom período, com presenças regulares no Benfica e chamadas à seleção nacional. Porém, não foi convocado para os jogos com Israel e Luxemburgo, em outubro, contraindo mais tarde uma lesão que o afastou dos relvados por mês e meio.

«Feliz por Paulo Bento pensar de outra forma»

Rúben Amorim está no Benfica, o seu clube de coração, desde 2008. Já tinha, aliás, representado os encarnados nas camadas jovens, antes da transição para o Belenenses.

O jogador natural de Lisboa fez a sua estreia na Liga há cerca de dez anos. Após a afirmação no Restelo, foi recrutado pelo Benfica e apresentou um rendimento muito interessante nas duas primeiras épocas de águia ao peito: 35 jogos em 2008/09, 38 em 2009/10.

Uma lesão grave em janeiro de 2011 deixou Rúben Amorim fora dos relvados até final da temporada. O regresso à competição não correu da melhor forma, sobrando pouco espaço para o português no onze.

«São opções, acho que não tem a ver com a qualidade deste ou daquele jogador, é uma opção do mister Jorge Jesus achar que eu não devo jogar no Benfica. Fico feliz por o mister Paulo Bento pensar de outra forma», disse o médio, a dada altura.

Meses mais tarde, uma alegada recusa em treinar motivou a instauração de um processo disciplinar, seguindo-se o empréstimo por época e meia ao Sp. Braga.
No final da época passada, Rúben Amorim recebeu instruções para regressar ao Benfica. Com vínculo renovado até 2018, o jogador português normalizou a relação com Jorge Jesus iniciou a temporada como titular.

O médio esteve no onze frente a Marítimo e Paços de Ferreira, ao lado de Matic e Enzo Pérez. Aliás, o último jogo como titular na Liga tinha sido perante os castores. Uma volta depois, voltou alinhar de início no embate com a formação da Capital do Móvel.

À nona jornada, Rúben Amorim chegou aos 200 jogos no campeonato nacional. Assinalou a marca no Académica-Benfica, como suplente utilizado. A melhor exibição da temporada chegaria dias mais tarde, na amarga derrota no Piréu, frente ao Olympiakos (1-0). Justificou nova presença no onze para a Taça, perante o Sporting, mas viria a sucumbiu por lesão.


No dérbi, realizado a 9 de novembro de 2013, o médio fez uma rotura parcial do ligamento lateral interno do joelho direito. Voltaria a 20 de dezembro. Desde então, apenas três jogos como titular, nenhum na Liga. Tudo mudou neste domingo. Em Paços de Ferreira, face ao impedimento de Enzo Pérez, Jorge Jesus deu espaço a Rúben Amorim e o português justificou. Uma vez mais.

Benfica – Leixões, 3-3: Decisão polémica dita empate nos Juniores

Benfica – Leixões, 3-3: Decisão 

polémica dita empate nos Juniores

Os Juniores do Sport Lisboa e Benfica não começaram da melhor forma a Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional ao empatarem com o Leixões, no Caixa Futebol Campus, 3-3, com o árbitro, Luís Reforço a ser protagonista, nos descontos, de uma decisão polémica.

Apesar de o jogo ter começado vivo e ter sido o Leixões a dispor da primeira oportunidade, foram os comandados por João Tralhão a inaugurar o marcador por intermédio de Nuno Santos aos nove minutos.

A turma que viajou de Matosinhos sentiu sempre sérias dificuldades em chegar à baliza benfiquista e em travar as iniciativas dos Campeões Nacionais. Assim sendo foi de forma natural que chegou o 2-0 através de Romário Baldé (24’). Perto do intervalo, Raphael Guzzo fez o 3-0.

A segunda parte não iria ser muito diferente do que foram os primeiros 45 minutos. Benfica com maior dinâmica e mais perto de ampliar a vantagem, mas antes disso, aos 51’, o Caixa Futebol Campus assistiu ao tento de Filipe Machado que reduziu para 3-1.

À entrada para os últimos dez minutos de jogo viu-se mais Leixões no Seixal. Os matosinhenses levaram mais perigo à baliza defendida por André Ferreira, conseguindo mesmo atirar o esférico por uma vez à barra. Tal acutilância permitiu a Onyeka fazer o 3-2 aos 82’ ao aproveitar da melhor forma uma hesitação de André Ferreira.

A vencer pela margem mínima, os Juniores do Benfica mostravam competência para chegar ao triunfo, mas, nos descontos, o árbitro, Luís Reforço quis ser protagonista pelas piores razões ao assinalar mal uma grande penalidade. É a bola que vai ao braço de Alexandre Alfaiate e não o contrário com a agravantes de que o defesa “encarnado” estava colado ao adversário que cabeceou a bola ao seu braço.

Alheio à decisão polémica do juiz do encontro, Marcelo, aos 90’+1, de grande penalidade empatou o jogo a três bolas.

O Benfica soma, assim, um ponto ao cabo da 1.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão.

Fernando Santos antecipa Liga Europa: «Peso vai estar em cima do PAOK»

Fernando Santos antecipa Liga Europa: «Peso vai estar em cima do PAOK»

Selecionador grego avisa para ambiente tenso do Estádio Toumba, em Salónica

A Liga Europa está de regresso já esta quinta-feira e o Benfica tem de viajar até ao norte da Grécia para defrontar o PAOK. Fernando Santos conhece bem os dois clubes e apesar de não querer entrar em pormenores analíticos por ser selecionador grego, não recusa dizer que muito da eliminatória dependerá do que a formação de Salónica conseguirá fazer.
«Mantendo o distanciamento necessário penso que o Benfica é favorito, mas tem de perceber que não vai ser fácil. Se olharmos para a classificação vemos o segundo classificado na Grécia a vinte pontos do Olympiakos e podemos achar que é uma diferença abismal, mas não é. É preferível ver o que o PAOK tem feito nas competições europeias este ano, pois esteve muito bem na fase de grupos. Se for o melhor PAOK seguramente que o Benfica terá muitas dificuldades, mas se jogar o melhor PAOK e o melhor Benfica, acho que mesmo assim o Benfica é favorito», disse no intervalo de um congresso de medicina em Lisboa.
Curiosamente o PAOK e o Benfica são os dois últimos clubes que o engenheiro treinou antes de assumir o cargo de selecionador. Os três anos que passou em Salónica dão-lhe a certeza que o jogo no estádio Toumba será decisivo:
«Toumba é muito difícil, na minha opinião o campo mais difícil da Grécia, porque o público tem uma paixão muito grande e o estádio vai estar completamente cheio. Já está há vários dias completamente esgotado. Vão ser 90 minutos de barulho ensurdecedor. Agora, isso não vai afetar o Benfica, porque é uma equipa com muita experiência. Vai é empolgar a equipa do PAOK, por isso o peso aqui vai ser em cima da equipa do PAOK e não tanto em cima do Benfica. Mas às vezes isso funciona muito ao contrário, porque se as coisas não correrem bem e considerando que o PAOK no campeonato está muito mal, se o Benfica começar a mandar no jogo aí pode-se virar tudo ao contrário. Mas na primeira fase não, porque o povo está muito entusiasmado com este jogo e vai ser uma atmosfera tensa», frisou, alertando para o perigo de desvalorizar o adversário:
«É preciso ter muita atenção ás equipas gregas nas competições europeias. O PAOK acredita que vai seguir em frente. Quando sai um adversário português aos gregos eles acham que já passaram e os portugueses a mesma coisa».

A força de Katsouranis
No PAOK há dois rostos bem conhecidos dos benfiquistas: Miguel Vítor e Kostas Katsouranis. O médio grego, agora com 34 anos, continua a ser um jogador importante, assim como o português, mas este encontra-se lesionado e não deve defrontar os encarnados.
«Hoje tem mais sete anos e é um jogador diferente. Na equipa nacional continua a jogar no meio-campo, mas no PAOK até joga mais atrás, mas naturalmente é um jogador que não tem a mesma frescura física. Às vezes joga ao lado de Miguel Vitor como central, até porque essa era a sua posição de raiz no início da sua carreira. Aqui no Benfica também chegou a ser utilizado algumas vezes nessa posição para desenrascar a situação. Continua a ser um bom jogador e vai estar no Brasil seguramente, pois mantém a maturidade e pode ajudar os outros», advogou Fernando Santos.
Sem querer entrar em pormenores sobre o PAOK, mantendo o tal respeito por ser selecionador, o engenheiro suspeita de algumas alterações introduzidas no mercado de Inverno: «Esta equipa mudou muito agora em dezembro, muitos jogadores novos chegaram. Vi o jogo em que venceram o OFI de Sá Pinto (5-0), mas foi um bocadinho uma exceção do que têm sido os últimos jogos da equipa do PAOK». A verdade é que na partida seguinte, com o Panathinaikos, perdeu.

Benfica de Jesus nunca esteve tão forte defensivamente

Benfica de Jesus nunca esteve tão forte defensivamente

"Encarnados" sofreram apenas um golo nos últimos dez encontros, no melhor registo desde que o técnico português chegou à Luz na temporada 2009-10.
A robustez defensiva do Benfica tem sido uma das notas mais positivas do conjunto de Jorge Jesus nos últimos dez encontros. Desde dia 20 de Dezembro, a equipa sofreu apenas um golo (Gil Vicente, 17.ª jornada da Liga), mantendo por nove vezes as suas redes invioladas nas três provas nacionais. Um registo quase imaculado, que coincide com a chegada de Jan Oblak à baliza e explica muito do sucesso “encarnado” nesta fase da temporada. Será com esta defesa blindada que os lisboetas visitam esta tarde o Paços de Ferreira, para a 19.ª jornada, numa partida onde terão menos pressão do que tem sido habitual esta época, já que a liderança do campeonato está assegurada independentemente do resultado na Luz..

Vitória de Setúbal, FC Porto, Marítimo e Sporting para a Liga; Nacional, Leixões e Gil Vicente para a Taça da Liga; Gil Vicente e Penafiel para a Taça de Portugal. Nove partidas sem golos sofridos, sete das quais consecutivas. Um recorde de Jorge Jesus desde que chegou à Luz, na temporada de 2009-10. O melhor que a equipa conseguira a nível defensivo, foram cinco jogos consecutivos sem as redes batidas, nas temporadas 2010-11 e 2012-13.

Um contraste absoluto em relação aos jogos oficiais no arranque da época, em que o Benfica consentiu dez golos nos primeiros dez encontros. A lesão de Artur Morais na partida frente ao Olhanense, a 15 de Dezembro, que seria a última em que os “encarnados” sofreriam mais de um golo, acabou por estabelecer uma fronteira, pelo menos estatística. A oportunidade foi agarrada pelo jovem Oblak, de 21 anos, que só falhou três dos últimos dez encontros (Morais e Paulo Lopes dividiram duas partidas da Taça da Liga e o brasileiro voltaria a alinhar frente ao Penafiel na Taça de Portugal), sofrendo o já referido golo gilista.


O Paços de Ferreira é o adversário que se segue e anunciou este sábado que pretende apostar no contra-ataque para surpreender a defesa dos lisboetas. Para já, os argumentos ofensivos dos pecenses não têm sido convincentes frente aos três “grandes” do futebol nacional, tendo apontado apenas um golo nos quatro confrontos que já protagonizou (precisamente contra o Benfica na primeira volta) e sofrido onze.

PAOK-Benfica: já não há bilhetes

PAOK-Benfica: já não há bilhetes

Forte procura de público para o encontro dos encarnados na Grécia

Estádio cheio na receção ao Benfica: o Toumba, recinto do PAOK Salonica, estará lotado no encontro da próxima quinta, para a primeira mão dos 1/16 avos de final da Liga Europa.

Os últimos três mil bilhetes foram postos à venda esta segunda-feira e «voraram» em poucas horas.

Deste modo, o estádio contará com cerca de 28 mil espetadores nas bancadas na partida frente ao Benfica.  

O manual de guerra rejeita a arte do croché

O manual de guerra rejeita a arte do croché

Homens de barba rija não fazem croché. Selvagens de olhos vítreos desconhecem as regras do gamão. Futebolistas na Mata Real nada resolvem através da arte da diplomacia ou da falinha mansa.

Os três pontos do Benfica foram registados através da barbárie argentina num lance de bola parada e da carnificina numa invasão sérvia. Antes, quando o respeito pela organização pacense e a incapacidade de ser indelicado protelavam o advento do golo, as águias sofreram. Sofreram muito.

Findas as tréguas, mais impostas pelos bravos de Paços Ferreira do que sugeridas pelos artistas de Jesus, o Benfica foi tudo aquilo que um campeão deve ser: implacável com o adversário, agressivo e indisponível nas concessões.


Tudo aquilo que o palco de acerbo da Mata Real exige. Se é possível colocar as coisas nestes termos, um título nacional edifica-se com vitórias desta génese. Duras, desgastantes, saborosas.

Sérgio Silva assina contrato com o Benfica

Sérgio Silva assina contrato com o Benfica
FOI QUINTO NO ÚLTIMO MUNDIAL DE DUATLO
Sérgio Silva, que corrida na extinta formação The Cleans, assinou esta segunda-feira contrato com o Benfica, clube pelo qual o fundista vai competir no atletismo, mantendo-se no Olímpico de Oeiras em duatlo e triatlo.

"Sérgio Silva assinou contrato com o Sport Lisboa e Benfica e é o mais recente reforço da secção de atletismo", pode ler-se no sítio oficial dos "encarnados" na Internet, dando conta da contratação do atleta que correu pelo Sporting na última temporada. Em declarações reproduzidas no sítio do clube, o atleta natural de Alhandra reconheceu tratar-se da concretização de um "sonho" e revelou a ambição de ajudar o emblema da águia.

"É com imenso orgulho que represento o Benfica e quero tentar ajudar a equipa ao máximo no Campeonato Nacional de corta-mato curto e longo. Estes títulos foram ganhos pelo Benfica e vou fazer de tudo para que voltemos a conquistá-los e podermos, no próximo ano, representar a equipa na Taça dos Clubes Campeões Europeus", referiu.

Os recordes pessoais de Sérgio Silva, no atletismo, datam de 2011 - 1:03.34 horas na meia-maratona, em Viana do Castelo, e 2:16.21 na maratona de Praga, na República Checa.

Sérgio Silva, de 31 anos, foi quinto no último Mundial de duatlo, depois de se ter sagrado campeão em 2011, um título que lhe foi retirado por doping, e de ter alcançado, na mesma modalidade, entre outros, a prata europeia em 2008 e o bronze mundial em 2007, além dos títulos europeu (2003 e 2006) e mundial de sub-23 em 2006.

Ana Oliveira: «O Benfica é a potência do atletismo nacional»

Ana Oliveira: «O Benfica é a potência do atletismo nacional»
CONCLUSÃO DA CONQUISTA DOS TÍTULOS EM PISTA COBERTA
A coordenadora do projeto "Benfica Olímpico" e diretora do atletismo dos encarnados, Ana Oliveira, sublinhou a força do clube, demonstrada no último fim-de-semana com a conquista dos títulos nacionais sub-23 em pista coberta, tanto no setor feminino como no masculino.

"Brindámos os benfiquistas com as conquistas individuais e com os títulos coletivos. Foi mais um fim-de-semana glorioso para todos. Estávamos à espera e confirmámos. Somos a potência do atletismo nacional e é para isto que andamos a trabalhar há dez anos. Temos equipas jovens mas com maturidade e quero destacar o coletivo", declarou em entrevista à Benfica TV.

Só 20% de triunfos com Cardozo de baixa na UEFA

Só 20% de triunfos com Cardozo de baixa na UEFA
APENAS TRÊS VITÓRIAS EM 12 JOGOS

A quase certa ausência de Oscar Cardozo na equipa que o Benfica irá apresentar, quinta-feira, na Grécia diante do PAOK não pode ser boa notícia para Jorge Jesus. A importância do paraguaio no desempenho do ataque encarnado desde que chegou à Luz, na época 2007/08, é confirmada pelos números – nos 12 jogos europeus em que o Tacuara ficou de fora o Benfica só ganhou 3, tendo empatado 4 e perdido os restantes 5.

Baliza diminuiu ou aumentou a miopia?

Baliza diminuiu ou aumentou a miopia?

Deserto de golos marcados pelos leões em casa do Benfica, para a Liga, vai em 718m. Ninguém entre as equipas da 1ª Liga. É o pior terreno para o Sporting marcar golos.
Pode ser a baliza do estádio da Luz que encolhe quando o Sporting lá joga para o campeonato, pode ser a miopia dos jogadores do Sporting que aumenta, a verdade é qua a equipa de Alvalade demora a encontrar o caminho do golo em casa do Benfica. Há 718m que o Sporting não marca qualquer golo na Luz para a Liga. O último aconteceu a 29 de Abril de 2007 aos 02m de jogo, numa cabeçada de Liedson após cruzamento de Abel. Foi à tanto tempo que nenhum dos jogadores utilizados por Fernando Santos e por Paulo Bento ainda joga num dos maiores clubes de Lisboa. O mais próximo que se arranja desses 28 utilizados é Abel (treinador do Sporting B (Rui costa (administrador da SAD do Benfica)  e Yanick então jogador do Sporting e agora na equipa B do Benfica. Quim foi o último jogador encarnado a sofrer , na Luz e para a Liga um golo do Sporting. Daí para cá os leões apresentaram inúmeros avançados e médios com propensão para marcar golos: Vukcevic, Romagnoli, Yanick, liedson, Rochemback, Hélder Postiga, Derlei, Carlos Saleiro, Matias Fernandez, Maniche, Valdés, Scharars, Diego Capel, Wolfswinkel, Bojinov, André Carrillo, André Martins, Bruma, Viola, Adrien, Heldon, Slimani, Mané, Montero, entre outros. Golos? Zero. Quim (358m) Artur (180m) Roberto (90) e Oblak foram os guarda-rede que não sofreram golos neste período de quase sete anos.

O Sporting é de longe a equipa que está à mais tempo sem marcar no estádio da Luz para a Liga: os tais 718 minutos. A segunda equipa é o Nacional e, mesmo assim vem muito longe. 243 minutos, Arouca, Gil Vicente, Estoril, Rio Ave e Paços de Ferreira são as equipas que à menos tempo marcaram na Luz. O estádio da Luz é mesmo problemático para os jogadores (atacantes)  do Sporting. É o recinto onde à mais tempo os leões não marcam. Seguem-se as casas do Estoril (102)e do Paços de Ferreira (96). Os piores períodos até agora do Sporting sem marcar na Luz para a Liga iam em três jogos seguidos: 1966/67, 1967/68, e 1968/69; Agora a série vai em sete jogos. Repete-se: foi a baliza que encolheu ou a miopia que aumentou?

Objetivo do Benfica é ir o «mais longe possível» na Liga Europa

Objetivo do Benfica é ir o «mais longe possível» na Liga Europa

O diretor geral para o futebol do Benfica, Lourenço Coelho, afirmou hoje que o objetivo da equipa na Liga Europa é ir "o mais longe possível", considerando o PAOK um adversário forte.

O PAOK é uma equipa forte, que está a fazer um bom campeonato na Grécia, mas, obviamente que o Benfica considera possível passar à eliminatória seguinte e continuar em prova", disse, em declarações à Benfica TV.
Lourenço Coelho espera dificuldades na deslocação à Grécia, mas refere que o plantel do Benfica pode contrariar o ambiente.
"Sabemos que será um adversário difícil, uma equipa muito forte no seu estádio, mas o Benfica tem condições e plantel para contrariar este ambiente difícil que geralmente se encontram nos jogos na Grécia", frisou.
O diretor geral para o futebol ficou satisfeito por o Benfica jogar a primeira mão fora, de modo a poder decidir a eliminatória no jogo em casa.
Em caso de vitória sobre os gregos, o Benfica encontra nos oitavos de final, o Tottenham ou o Dnipro.

Programa da jornada:

Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2014
Anzhi - Genk, 17:00
Juventus - Trabzonspor, 18:00
Esbjerg - Fiorentina, 18:00
Dynamo Kyiv - Valência, 18:00
PAOK - Benfica, 18:00
Liberec - AZ, 18:00
Chornomorets - Lyon, 18:00
Dnipro - Tottenham, 18:00
Bétis - Rubin, 20:05
Swansea City - Napoli, 20:05
Maribor - Sevilla, 20:05
Plzen - Shakhtar, 20:05
Lazio - Ludogorets, 20:05
Ajax - SV Salzburg, 20:05
Maccabi Tel Aviv - Basel, 20:05
FC Porto - Frankfurt, 20:05

Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2014
Rubin - Bétis, 17:00
Napoli - Swansea City, 18:00
Sevilla - Maribor, 18:00
Shakhtar - Plzen, 18:00
 Eintracht Frankfurt - FC Porto, 18:00
Basel - Maccabi Tel Aviv, 18:00
SV Salzburg - Ajax, 18:00
Ludogorets - Lazio, 18:00
Benfica - PAOK, 20:05
Valência - Dynamo Kyiv, 20:05
Trabzonspor - Juventus, 20:05
Fiorentina - Esbjerg, 20:05
Genk - Anzhi, 20:05
AZ - Liberec, 20:05
Tottenham - Dnipro, 20:05
Lyon - Chornomorets, 20:05

Cardozo volta a lesionar-se e está em dúvida para o encontro frente ao PAOK

Cardozo volta a lesionar-se e está em dúvida para o encontro frente ao PAOK

Óscar Cardozo, futebolista do Benfica, falhou hoje o encontro frente ao Paços de Ferreira devido a lesão e está em dúvida para a deslocação de quinta-feira ao terreno do PAOK Salónica, nos 16 avos de final da Liga Europa.

“O Cardozo lesionou-se no treino da véspera deste jogo e nem sei se posso contar com ele para quinta-feira”, revelou o treinador Jorge Jesus na “flash-interview” da SportTV, após encontro da 19.ª jornada da I Liga, disputado na Mata Real, que terminou com um triunfo dos “encarnados”, por 2-0.
O avançado paraguaio fez parte da lista de convocados para o embate com o Paços de Ferreira mas, com alguma surpresa, nem se sentou no banco de suplentes da formação lisboeta.
Este temporada, Cardozo esteve quase três meses afastado dos relvado devido também as problemas físicas, tendo regressado ao jogos do Benfica no início de fevereiro.
O jogador de 30 anos, que mesmo assim leva nove golos em todas as competições, está assim em dúvida para o encontro da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa frente ao PAOK Salónica, agendado para quinta-feira, na Grécia.

Nuno Gomes: «Adeptos vão criar ambiente hostil»

Nuno Gomes: «Adeptos vão criar ambiente hostil»
ALERTA PARA DIFICULDADES EM SALÓNICA

Nuno Gomes acredita que o Benfica vai conseguir um bom resultado em Salónica frente ao PAOK e espera que consiga manter a vantagem na Liga.


O antigo futebolista considera que o conjunto encarnado é “claramente favorito” neste duelo com os gregos, contudo alerta para as dificuldades que vai encontrar. “Os adeptos do PAOK vão tornar o ambiente hostil e jogar um pouco fora de campo. Mas o Benfica tem experiência, vai saber lidar com isso e obter um bom resultado”, referiu à margem do congresso internacional que está a decorrer no Hospital da Luz, no qual foi um dos oradores. “Eles têm bons jogadores, inclusivé que já representaram o Benfica, estarão bem preparados”, alertou.


A vantagem que o emblema da Luz tem neste momento sobre os dois rivais mais diretos deixa o internacional português otimista num bom desfecho, no entanto, sublinhou que é importante saber tirar proveito do Sporting-FC Porto que está por realizar. “Convinha pelo menos não perder pontos até essa partida. O Benfica está num excelente momento de forma e estou convencido que vai continuar a jogar assim e com a cabeça no lugar”, rematou.

Agressões de Hulk e Sapunaru no Túnel da Luz, após o Benfica-Porto @ SIC...

«Caso do Túnel»: Cinco jogadores do FC Porto condenados
O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa multou cinco jogadores do FC Porto por ofensas à integridade física de dois assistentes de recinto após o jogo com o Benfica, disputado a 20 de dezembro de 2009 no Estádio da Luz.

Segundo noticia a Benfica TV, Sapunaru, Helton, Hulk, Rodríguez e Fucile terão de pagar multas compreendidas entre os 45 mil euros e os 90 mil euros.

Sapunaru foi condenado ao pagamento de 90 mil euros, Helton de 60 mil, Hulk, Rodríguez e Fucile de 45 mil euros cada.

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa ordenou ainda o pagamento de indemnizações de 30.500 euros a cada assistente de recinto.


Dos cinco jogadores, apenas Helton e Fucile permanecem vinculados ao FC Porto.



Caso do Túnel: jogadores vão recorrer da pena

INDEMNIZAÇÕES ENTRE 35 E 90 MIL EUROS

O FC Porto anunciou que os cinco futebolistas condenados a indemnizar os "stewards" no caso do túnel do Estádio da Luz vão recorrer da decisão do Tribunal Criminal de Lisboa.

Os futebolistas Hulk, Sapunaru, Cristian Rodriguez, Helton e Fucile foram condenados esta segunda-feira a indemnizar dois assistentes de recintos desportivos, por ofensas corporais, com valores entre os 35.000 e os 90.000 euros.

"O FC Porto expressa solidariedade com os atletas, que já deram instruções ao gabinete de advogados que os representa para apresentar recurso. A primeira instância reconheceu a atitude provocatória dos 'stewards', afirmando mesmo que se ela não tivesse existido nada teria acontecido, mas, infelizmente, não a considerou atenuante. O FC Porto aguarda serenamente a decisão final do Tribunal da Relação", pode ler-se no sítio oficial dos "dragões" na Internet.

Os factos ocorreram após o final do "clássico" entre Benfica e FC Porto, da 14.ª jornada da I Liga de 2009/10, que a equipa benfiquista venceu por 1-0.

Os brasileiros Hulk e Helton, o romeno Sapunaru e os uruguaios Christian Rodriguez e Fucile estavam indiciados por agressões a dois "stewards" em serviço no referido encontro, disputado em 08 de dezembro de 2009.

O romeno Sapunaru estava acusado de dois crimes de ofensa à integridade física, enquanto Hulk, Helton, Cristian Rodriguez e Fucile responderam por um crime de agressão, na forma simples.

Atualmente, apenas Helton e Fucile ainda representam os tricampeões nacionais. Os dois seguranças, um dos quais teve de receber tratamento hospitalar, requereram uma indemnização de 45 mil euros, que já afirmaram que será doada a uma instituição de solidariedade.

O manual de guerra rejeita a arte do croché

O manual de guerra rejeita a arte do croché
Homens de barba rija não fazem croché. Selvagens de olhos vítreos desconhecem as regras do gamão. Futebolistas na Mata Real nada resolvem através da arte da diplomacia ou da falinha mansa.
Os três pontos do Benfica foram registados através da barbárie argentina num lance de bola parada e da carnificina numa invasão sérvia. Antes, quando o respeito pela organização pacense e a incapacidade de ser indelicado protelavam o advento do golo, as águias sofreram. Sofreram muito.
Findas as tréguas, mais impostas pelos bravos de Paços Ferreira do que sugeridas pelos artistas de Jesus, o Benfica foi tudo aquilo que um campeão deve ser: implacável com o adversário, agressivo e indisponível nas concessões.
Tudo aquilo que o palco de acerbo da Mata Real exige. Se é possível colocar as coisas nestes termos, um título nacional edifica-se com vitórias desta génese. Duras, desgastantes, saborosas.

FICHA DE JOGO DO PAÇOS-BENFICA

Até acertar com a dose certa, o Benfica somou erros e precipitações. Ao intervalo tinha três dos quatro defesas amarelados, dois deles (Garay e Siqueira) por protestos. A tal selvajaria espraiava-se na língua e surgia deficitária no futebol.
O aparente descontrolo sossegava, por outra, o Paços Ferreira. Os castores tinham o que desejavam. Encaixavam perfeitamente nas peças de ataque do Benfica, tinham superioridade numérica do meio-campo e assobiavam para o ar sempre que era possível jogar com o relógio e os nervos oponentes.
Durante essa fase de controlo pacense, de resto, somente faltou mais qualidade na hora de lançar Bebé e Del Valle. Romeu, Seri e Rodrigo António faziam tudo bem, exceção, lá está, à forma como disparavam os extremos.
Fernando Neto, solto entre os centrais, incomodou sempre e ganhou muitas faltas. Pouco, ainda assim, para quem desejava chegar ao golo.

OS DESTAQUES DO JOGO: Garay, a cabeça está cá

Com o grito de Garay no 0-1, após cruzamento de Rúben Amorim, o Benfica percebeu em definitivo que a noite era para comanches furiosos e não para xadrezistas contemplativos.
Até Markovic, uma absoluta nulidade durante grande parte do jogo, percebeu o mote. Quando o Paços se erguia da primeira investida, ainda cambaleante, o sérvio roubou uma bola no meio-campo contrário e cavalgou como se o Novo Mundo estivesse na área de Degra e o mapa do tesoure indicasse a sua baliza desprotegida.

O que parecia enredado numa querela de vontades irritantes ficou resolvido em duas avalanches. O Benfica foi sério, robusto e selvagem. Deixou de lado o croché e as pantufas, subiu ao cavalo e desenhou o corpo com pinturas de guerra.

Gol de Alan Kardec - Corinthians 1 x 1 Palmeiras - Paulistão - 16/02/2014

Brasil: Kardec faz grande golo ao Corinthians

Avançado cedido pelo Benfica ao Palmeiras em grande no
estadual paulista

O clássico Corinthians-Palmeiras, realizado ontem no
Pacaembu, terminou com empate 1-1, mantendo a invencibilidade do Verdão no
estadual paulista 2014.
Alan Kardec, avançado que o Benfica cedeu ao Palmeiras,
confirmou bom momento, fazendo um grande golo de cabeça, ao responder da melhor
forma a centro da direita.
Ora veja:

Fernando Santos: «Se entrar o melhor PAOK o Benfica terá dificuldades»

O melhor Benfica consegue vencer o 
Paok - Fernando Santos
TÉCNICO SUBLINHA QUE FAVORITISMO NÃO É TUDO

«O Benfica é favorito, mas é preciso perceber que não vai ser fácil confirmar esse favoritismo». Fernando Santos resumiu assim a tarefa que o Benfica terá quinta-feira em Salónica, frente ao PAOK, para os 16-avos de final da Liga Europa.

O selecionador da Grécia reconhece assim que o Benfica, a sua melhor forma, poderá vencer. «Quem olha para a tabela do campeonato da Grécia e vê o segundo classificado a 20 pontos do primeiro [O Olympiakos lidera com 20 pontos de vantagem], pensa que a diferença é abismal mas não é. Basta ver o que o PAOK tem feito nas competições europeias, onde mostrou consistência e venceu o seu grupo com alguma facilidade. Se entrar o melhor PAOK o Benfica terá dificuldades; mas se for entre o melhor PAOK e o melhor Benfica, o Benfica é favorito», explicou à margem de um simpósio de medicina desportiva sobre morte súbita, no Hospital da Luz.

Favoritismo, também, na corrida ao título nacional, com Fernando Santos a referir que o Sporting-FC Porto, à 23-ª jornada, pode ser decisivo: «O Benfica lidera o campeonato com uma vantagem de 5 pontos sobre o Sporting e 4 sobre o FC Porto e pode aumentar essa vantagem uma vez que ainda vamos ter um Sporting – Porto.»


Cardozo em dúvida para o PAOK

Cardozo em dúvida para o PAOK
JESUS NÃO SABE SE TERÁ O AVANÇADO
No final do encontro em Paços de Ferreira, que o Benfica venceu por 2-0, Jorge Jesus explicou que o avançado Cardozo não ficou de fora da lista de convocados por opção técnica, mas sim porque voltou a lesionar-se. Sem dar muitas informações sobre o assunto, o treinador deixou no ar a possibilidade de o paraguaio não estar apto a defrontar os gregos do PAOK, na próxima quinta-feira, em partida referente à Liga Europa.

"Não, ele não ficou de fora por causa do jogo seguinte, lesionou-se no último treino. Foi por isso que não foi chamado para o encontro de hoje e não sei se tenho Cardozo para quinta-feira", disse no "flash interview" da Sport Tv.

Dia de festa conjunta por motivos distintos

Dia de festa conjunta por motivos distintos
ENCARNADOS VENCERAM E CASTORES INAUGURARAM
O dia era de festa para o Paços de Ferreira dada a inauguração da nova bancada do Estádio Cidade do Móvel, mas no final, dado o resultado, coube aos benfiquistas celebrarem mais uma vitória que confirmou a liderança das águias no campeonato.

O triunfo dos encarnados no dérbi voltou a dar confiança aos adeptos que fizeram questão de lotar o recinto desportivo. Os castores teoricamente jogavam em casa, mas o recinto desportivo estava colorido de vermelho, e nas bancadas só se ouviam cânticos de apoio à formação lisboeta que esteve representada ao mais alto nível. Luís Filipe Vieira, José Eduardo Moniz, Rui Cunha e Sílvio Cervan assistiram às incidências da partida ao lado do presidente dos castores, Carlos Barbosa. Mário Figueiredo, o presidente da Liga de Clubes, também acompanhou as incidências da partida junto do líder das águias.

O ambiente sempre foi festivo, mas tornou-se eufórico quando Garay marcou o primeiro golo do encontro. Desde então, até ao final do encontro, foram constantes os cânticos pedindo: “O Benfica campeão”. O segundo golo de Markovic acabou por dar ainda mais ânimo aos milhares de espectadores que se deslocaram a Paços de Ferreira.

No final, os jogadores agradeceram todo o apoio no relvado, mas a grande despedida aconteceu no parque de estacionamento, quando o Vermelhão partiu.

Guardião do templo no ataque ao golo

Guardião do templo no ataque ao golo
BENFICA VOLTOU A NÃO SOFRER GOLOS - BALIZA FOI VIOLADA APENAS UMA VEZ DESDE 20 DE DEZEMBRO

Confrontado com o excessivo número de golos sofridos na fase inicial da época – 14 nos primeiros 15 jogos –, Jorge Jesus respondeu que só estava disponível para abordar essa questão, que ameaçava ser melindrosa, no final da temporada. Luisão e Garay estão excepcionalmente bem a defender, não permitindo aos avançados das equipas contrárias qualque hipótese de finalização. Oblak também está muito bem, tal como os laterais (Maxi e Siqueira). Não restam dúvidas também que o argentino Garay está com a cabeça no Benfica não se deixando impressionar com as várias tentativas de contratação por parte do Zenit S. Peterburgh. Ou seja toda a defesa do Benfica está bem, completamente sincronizada agressiva e compacta, tal como no meio-campo onde Fejsa está também a confirmar que é excelente jogador confirmando todas as expectativas que os benfiquistas tinham dele. Depois temos Enzo, que está feito um jogador extraordinário, com exibições fabulosas , um jogador em que a posição no terreno de jogo era extremo-direito mas onde ele tem realizado boas ezibições é como médio-centro onde ninguém diria, que aquela não era a posição dele original dentro do campo. Mais uma aposta ganha pelo treinador do Benfica Jorge Jesus que é exímio em transformar jogadores  que preferencialmente jogam numa posição e ele consegue pôlos a jogar noutras posições com muito maior rendimento do que tinham nas posições de origem. Sem dúvida que aí, o mérito é todo de Jorge Jesus! Enzo é o exemplo da brilhante dimensão táctica de Jorge Jesus. Toda a vida fora um extremo direito aceitavelmente bom, Jesus depois de uns meses a deixá-lo a "carburar" quase sem jogar, saiu e teve pouca vontade de voltar. Veio e Jesus "transformou-o" num box to box fabuloso e que é hoje, porventura mais que Matic foi, um jogador absolutamente fulcral na equipa do SLBenfica. Jesus teve a visão e a capacidade de pegar nas características de Enzo e o transformar num enorme jogador e nisto Jorge Jesus será, porventura, dos melhores treinadores do Mundo. O treinador do Benfica enche-se entusiasmo por "descobrir" um jogador que ninguém conhecia em Portugal, trazê-lo para o SLBenfica e num ano mostrá-lo ao mundo como produto do seu trabalho.

PAOK promete «grande jogo» com o Benfica

PAOK promete «grande jogo» com o Benfica

O treinador do PAOK, Huub Stevens, prometeu «um grande jogo com o Benfica» e desvalorizou a quarta derrota consecutiva fora da equipa para o Campeonato. 

«Não merecíamos perder. Por vezes, o futebol é duro e injusto. O Asteras marcou dois golos com sorte e ficou com os três pontos. Quem viu o que fizemos na primeira parte percebe que podemos jogar a um bom nível. Contra o Benfica todos vão perceber que podemos praticar bom futebol. Não podemos contar com Natcho e Hoesen [não estão inscritos na Liga Europa] mas temos um plantel com soluções e contamos com os jogadores que chegaram em janeiro», afirmou o técnico holandês, de 60 anos.

Maré vermelha invadiu Paços

Maré vermelha invadiu Paços

A vitória do Benfica no derby com o Sporting (2-0), que permitiu às águias cimentarem o primeiro lugar da Liga, com cinco pontos de vantagem sobre os leões e quatro sobre o FC Porto, parece ter enchido de confiança os adeptos encarnados, relativamente à possibilidade de conquista do título nacional, de tal forma que ontem, em Paços de Ferreira, assistiu-se a verdadeira maré vermelha.

Desde cedo foi visível, nas imediações do estádio, a presença de milhares de benfiquistas, os quais receberam a equipa em clima de grande euforia. 

Depois, ao longo do jogo, o apoio foi incansável em todos os momentos, quase dando a sensação de a equipa de Jorge Jesus estar a jogar em casa. E quando apareceram os golos do Benfica, a casa quase ia abaixo...

«Vou recordar para sempre a minha experiência no Benfica» - Freddy Adu

«Vou recordar para sempre a minha experiência no Benfica» - Freddy Adu

Freddy Adu protagonizou passagem fugaz pelo Benfica na época 2007/08, mas nem por isso o norte-americano deixa de guardar as melhores recordações do clube da Luz.

«Foi incrível. Jogar com Rui Costa e [Nuno] Gomes… David Luiz e Di María também lá estavam. Foi fantástico trabalhar com eles, aprendi muito. É uma daquelas experiências que vou recordar para sempre e dar-lhe muito valor, pois nem todos têm a oportunidade que eu tive aos 18 anos», salientou o extremo em declarações ao site do Blackpool, clube inglês em que se encontra a cumprir um período à experiência. 

«Foi um período fantástico, mas penso que não era maduro o suficiente para representar um clube tão grande. Joguei, estive bem, mas precisava de mais jogos», explicou