terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

João Tralhão: «Querem afirmar-se ante grandes clubes»

João Tralhão: «Querem afirmar-se ante grandes clubes»
DESTACA PAPEL DA PROVA NA EVOLUÇÃO DOS JUNIORES

Com quatro vitórias e dois empates, o Benfica foi uma das equipas que mais se destacou na fase de grupos da primeira edição da Liga Europa Jovem, prova que João Tralhão, treinador da equipa de juniores do conjunto da luz, considera fundamental na formação de jogadores.


“É importante incutir este nível competitivo aos jovens cada vez mais cedo. Além disso, num país em que as grandes decisões só acontecem a partir de fevereiro, esta prova obriga-nos a estar num forte nível competitivo desde o início da época”, salienta o treinador de 33 anos, que defende ser uma competição que também aumenta os níveis motivacionais: “Os nossos jogadores motivam-se para todos os jogos, mas considero que esta é uma competição que cria um estímulo diferente. Estes jovens têm uma ambição muito grande e querem afirmar-se ante grandes clubes”.


No sucesso benfiquista, destaca-se Rochinha que no final da 1.ª fase liderava a lista de melhores marcadores e de assistências. No entanto, João Tralhão prefere destacar o coletivo.


“A equipa esteve no seu melhor e cada jogador foi importante no seu papel. Fico muito satisfeito por um jogador nosso estar na lista de melhores marcadores, mas isso aconteceu porque toda a equipa trabalhou para isso e quando o todo resulta é mais fácil haver destaques individuais”, defendeu o técnico que não esconde o orgulho na prestação da equipa que orienta: “Mostrámos o nossos valor, realizámos boas exibições e conseguimos bons resultados frente a óptimas equipas”.


Cauteloso


O Benfica discute o acesso aos quartos-de-final, no próximo dia 26, frente ao Áustria de Viena, mas João Tralhão está consciente das dificuldades.


“Queremos vencer, mas sabemos que vamos defrontar uma excelente equipa, com jogadores de grande qualidade e que surpreendeu muita gente”, assume, num discurso prudente, tal como acontece, quando confrontado com os objetivos da equipa na competição: “A nossa ambição a partir do momento em que ultrapassámos o primeiro objetivo – a fase de grupos –, passa a ser ultrapassar o Áustria. Se conseguirmos, depois ligue-me e eu dir-lhe-ei qual é o próximo.”


Benfica mantém sonho de conquistar a Europa
ÁUSTRIA DE VIENA É O ADVERSÁRIO NOS "OITAVOS"
A equipa júnior do Barcelona recebe hoje o Copenhaga, no jogo que marca o arranque dos oitavos-de-final da Liga Jovem da UEFA, prova que ainda conta com um representante nacional: o Benfica.

Depois de ter realizado uma excelente fase de grupos – na qual somou quatro vitórias e dois empates –, o Benfica volta a entrar em campo no próximo dia 26, na receção ao Áustria de Viena. O conjunto orientado por João Tralhão mantém o sonho de conquistar a Europa, sendo para tal obrigatório ultrapassar a formação austríaca que relegou o FC Porto para 3.º lugar do Grupo G. Os dragões limitaram-se ao terceiro posto, ficando pelo caminho num grupo liderado pelos espanhóis do Atlético Madrid.

O trunfo. Para a boa prestação dos encarnados na fase de grupos – só o Chelsea (18) e Barcelona (16) conseguiram mais pontos do que o Benfica (14) –, muito contou a pontaria do médio-ofensivo Rochinha que marcou 5 dos 15 golos das águias na competição.

Aliás, o jogador português faz parte do leque de jogadores que lideram a lista de artilheiros da competição.

O jogador, de 19 anos, que assinou recentemente contrato profissional com o Benfica – com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros –, vai continuar a ser uma das apostas do técnico benfiquista. Rochinha é um dos sete jogadores que participaram em todos os encontros do Benfica na prova, na qual, além dos golos marcados, contribuiu ainda com três assistências.

NÚMEROS

27 - faltas sofridas pelo médio Toni Gradinaru (Steua). O romeno é o mais castigado da prova

16 - remates enquadrados de André Silva. O avançado do FC Porto foi o que acertou mais na baliza, mas só fez 4 golos

13 - foras-de-jogo assinalados a Islam Feruz. O avançado do Chelsea foi o jogador mais vezes apanhado adiantado

5 - cartões amarelos vistos por Ricardo Tavares. O defesa-central que o FC Porto contratou ao Sporting destacou-se neste particular

Marcos Lopes espreita "quartos"
PODE CRUZAR-SE COM AS ÁGUIAS NA PRÓXIMA FASE

Um dos jogadores em maior destaque nesta Liga Jovem da UEFA tem sido Marcos Lopes, avançado do Manchester City. O internacional português sub-17 leva já 5 golos marcados em 350 minutos – é superado apenas por El Haddadi (Barcelona) por escassos 6’ – e pode reencontrar o Benfica nos “quartos”.

O jogador chegou à Luz em 2006, oriundo do Poiares, onde começou a destacar-se no futebol de 7. Marcos Lopes passou cinco temporadas de águia ao peito, sagrando-se campeão nacional de iniciados (2009/10) e de juvenis (2010/11), equipa em que se assumiu como um dos melhores elementos.

Despertou a cobiça dos ingleses – que pagaram os direitos de formação do jovem – e não perdeu tempo a mostrar toda a sua qualidade. Na última época, os adeptos dos citizens elegeram-no o melhor jogador de todos os escalões de formação do clube. Além disso, tornou-se o mais novo de sempre a marcar em jogos oficiais do City e, nesta temporada, tem brilhado na Liga Jovem da UEFA:fez um hat trick frente ao Bayern de Munique e bisou com o Plzen.

Ídolo

Marcos Lopes nasceu no Brasil, mas veio para Portugal com quatro anos. O sangue brasileiro teve influência na escolha de Ronaldinho Gaúcho como referência.

Rusescu gera cobiça

Rusescu gera cobiça
AGENTE REVELA INTERESSE DE FC PORTO E BENFICA
Raul Rusescu promete ser uma das maiores novelas do próximo mercado de transferências e, a fazer crer nas palavras do seu empresário, o Sp. Braga pode ganhar alguns milhões de euros com a sua venda. Isto porque... FC Porto e Benfica pretendem contratar o goleador. A SAD arsenalista terá, primeiro, de assegurar a sua compra ao Sevilha, exercendo a opção fixada em 3 milhões de euros.

O empresário Ioan Becali foi convidado de um programa televisivo na Roménia e, quando questionado sobre a evolução do seu jogador, teve uma inconfidência curiosa e que promete fazer correr muita tinta. “Conversei por telefone com o diretor desportivo do Sp. Braga [Pedro Pereira], que estava preocupado com a má fase da equipa e não sabia bem porquê. Por outro lado, disse-me que estavam muito, muito satisfeitos com o Rusescu. O FC Porto e o Benfica já podem estar interessados nele e o Sp. Braga deve exercer a opção para, depois, vendê-lo”, assumiu o agente FIFA, primo do antigo presidente do avançado no Steaua, o sempre polémico Gigi Becali.

Garay e Lisandro López chamados à seleção

Garay, Rojo e Lisandro López chamados à seleção
O selecionador da Argentina, Alejandro Sabella, deu a conhecer a lista de convocados para o jogo particular com a Roménia, agendado para 5 de março, em Bucareste.

Tal como em convocatórias anteriores, Ezequiel Garay (Benfica) e Marcos Rojo (Sporting) voltam a figurar nas opções de Alejandro Sabella, que apresenta agora como novidade o também defesa Lisandro López, emprestado pelo Benfica aos espanhóis do Getafe.

De salientar ainda a presença de Nicolas Otamendi, que recentemente deixou o FC Porto, representando atualmente o Atlético Mineiro.

Lista completa:
Messi (Barcelona/Espanha)
Mascherano (Barcelona/Espanha)
José Sosa (Atlético Madrid/Espanha)
Di María (Real Madrid/Espanha)
Augusto Fernández (Celta Vigo/Espanha)
Lisandro López – (Getafe/Espanha)
Campagnaro (Inter/Itália)
Ricardo Álvarez (Inter/Itália)
Rodrigo Palacio (Inter/Itália)
Higuaín (Nápoles/Itália)
Federico Fernández (Nápoles/Itália)
Andújar (Catania/Itália)
Peruzzi (Catania/Itália)
Lucas Biglia (Lazio/Itália)
Agüero (Manchester City/Inglaterra)
Zabaleta (Manchester City/Inglaterra)
Lavezzi (Paris Saint Germain/França)
Sergio Romero (AS Mónaco/França)
Garay (Benfica/Portugal)
Rojo (Sporting/Portugal)
Basanta (Monterrey/México)
Otamendi (Atlético Mineiro/Brasil)

Salvio vai à Grécia

Salvio vai à Grécia
EXTREMO ARGENTINO ESTÁ TOTALMENTE RECUPERADO DA LESÃO E É OPÇÃO PARA JOGO COM O PAOK
Eduardo Salvio está recuperado da lesão no joelho direito e, tudo indica, deve ser convocado por Jorge Jesus para o jogo de amanhã com o PAOK, em Salónica, para a primeira mão dos 16 avos de futebol da Liga Europa. 

O nome do extremo argentino de 23 anos deixou de constar do boletim clínico dos encarnados, ontem divulgado, confirmando-se que o treinador dos encarnados recebeu um forte reforço para a equipa. 

Fim do calvário para Salvio. Quase seis meses depois de se ter lesionado com gravidade no joelho direito, no derby com o Sporting, a 31 de agosto, para a terceira jornada, aí está Salvio. Operado a uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, o internacional argentino teve de passar por uma recuperação exigente, estimada em seis meses, à qual se entregou de corpo e alma, tendo chegado a passar, muitas vezes, 11 horas por dia no Seixal. 

Capas do Dia

Fevereiro 19 / 2014

Kardec: «Estádio da Luz foi o melhor em que já joguei»

Kardec: «Estádio da Luz foi o melhor em que já joguei»

RECORDA PALCO BENFIQUISTA NA VISITA AO ALLIANZ PARQUE

Alan Kardec não joga no Estádio da Luz desde 17 de fevereiro, há um ano e um dia, mas esta terça-feira teve a oportunidade de visitar um estádio que considera ser similar ao palco do Benfica. Falamos do Allianz Parque, o novo reduto do Palmeiras.

"O Allianz Parque lembra muito o Estádio da Luz, o melhor em que eu já joguei até hoje", disse o brasileiro, que está no clube paulista por empréstimo dos encarnados, a propósito de um novo estádio que "está a 80%".

Assembleia Municipal de Lisboa aprova nome de Eusébio em rua

Assembleia Municipal de Lisboa aprova nome de Eusébio em rua
PANTERA NEGRA FALECEU HÁ UM MÊS E MEIO

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta terça-feira por unanimidade uma recomendação apresentada pelo CDS-PP para se dar o nome do ex-jogador Eusébio a uma via ou artéria da cidade. Esta recomendação vem na sequência de uma proposta já apresentada na Câmara para passar a chamar avenida Eusébio da Silva Ferreira à atual avenida Lusíada.

Na altura, o CDS-PP considerou que esta era a "melhor forma de homenagear toponimicamente o futebolista e marcar assim para a posteridade a sua ligação à cidade de Lisboa".

Eusébio da Silva Ferreira morreu a 5 de janeiro vítima de paragem cardiorrespiratória. O Pantera Negra ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial de Inglaterra, em 1966, foi considerado o melhor jogador e foi o melhor marcador, com nove golos, levando Portugal ao terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

Wolfgang Stark fez jus à fama quando arbitrou na Luz

Wolfgang Stark fez jus à fama quando arbitrou na Luz
ALEMÃO VOLTA A DIRIGIR JOGO DO BENFICA
Quando foi nomeado para o Benfica-Nápoles, realizado a 2 de outubro de 2008, Wolfgang Stark ainda era lembrado por causa do famoso Chile-Argentina (do Mundial Sub-20), por ter mostrado sete vezes o cartão amarelo e duas vezes o vermelho, punindo os chilenos. O árbitro alemão, escolhido agora para dirigir o PAOK-Benfica, acabou por fazer jus à fama.

PAOK prepara tarja gigante para receber o Benfica

PAOK prepara tarja gigante para receber o Benfica
Com lotação máxima garantida no Estádio Toumba, os adeptos do PAOK estão a preparar ambiente de grande apoio à sua equipa no jogo desta quinta-feira, frente ao Benfica, referente à primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.
Para o efeito está preparada uma tarja gigante (126 metros de comprimento e 33 metros de largura) que será transportada em autêntica procissão para o palco do encontro.

O ensaio já foi feito por parte dos adeptos, convencidos que se trata da maior tarja alguma vez utilizada num estádio de futebol na Europa.

«Estamos numa posição privilegiada» - Enzo Pérez

«Estamos numa posição privilegiada» - Enzo Pérez
Enzo Pérez congratula-se com o bom momento que vive no Benfica, destaca a subida de rendimento da equipa encarnada e não disfarça o orgulho pela renovação de contrato com as águias, avançada em primeira mão por A BOLA. 

«As coisas estão a sair-me bem. A nível coletivo a equipa também está num bom momento. Estamos numa posição privilegiada, no primeiro lugar [do Campeonato]. Não arrancámos bem mas agora as coisas compuseram-se», comentou o jogador, em declarações ao canal de televisão argentino Tyc Sports.

«Estamos em todas as frentes. Somos líderes do Campeonato, continuamos na Liga Europa e estamos nas meias-finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga. Estamos num bom momento e esperamos seguir assim até final da época», apontou o camisola 35, confirmando o acordo para renovar contrato com o clube da Luz: 

«Está tudo acertado de palavra, tudo acordado. Estou contente por renovar com um clube grande da Europa e também pela minha família, que se sente muito bem em Portugal. Lisboa é uma cidade linda. Tive algumas dificuldades de adaptação, pois era a minha primeira experiência na Europa, mas aos poucos fui encontrando o meu lugar. Quando percebes que a família está feliz fica tudo mais fácil».

Em alta no Benfica, Enzo Pérez não alimenta falsas esperanças quanto a uma eventual presença na convocatória da Argentina para a fase final do Campeonato do Mundo.

«Estou tranquilo. Alejandro [Sabella] já disse que o grupo está praticamente definido e os resultados têm correspondido. Mas, claro, nunca perco a esperança e se voltar a ser chamado vou fazer tudo para corresponder».

Garay, Gaitán e Cardozo falham PAOK


Garay, Gaitán e Cardozo falham PAOK
BOLETIM CLÍNICO DIZ QUE SUL-AMERICANOS ESTÃO INDISPONÍVEIS PARA O EMBATE COM GREGOS
O Benfica anunciou esta terça-feira o boletim clínico, onde figuram três jogadores habitualmente titulares, sendo Ezequiel Garay a grande novidade, juntamente com Gaitán e Cardozo. De acordo com o comunicado, os três jogadores estão "indisponíveis para o embate com o PAOK", encontro da 1.ª mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, agendado para quinta-feira.

Garay está a contas com uma "entorse da tibiotársica direita", tendo efetuado tratamento. Já Gaitán padece de uma "contusão da coxa esquerda", a qual tratou com tratamento e trabalho de ginásio. Já Cardozo continua com uma mialgia no adutor esquerdo, tendo feito tratamento e trabalho individual de campo.

Por outro lado, nota para a ausência de Salvio nesta lista de lesionados, o que poderá indiciar uma evolução no estado clínico do extremo argentino. Há ainda a realçar André Almeida, que deixou igualmente de fazer parte da lista.

Paok Salonica vs SL Benfica


Garay marca mais do que sofre a águia

Garay marca mais do que sofre a águia

Depois de uma primeira fase da época em que o Benfica mostrou alguma permeabilidade defensiva, bem patente no facto de apenas ter mantido a sua baliza inviolada em seis ocasiões nos primeiros 21 jogos, o certo é que a águia acertou claramente o passo, muito pela entrada em cena do internacional esloveno Jan Oblak, como, também, pelo maior rendimento do seu quarteto defensivo.

De facto, nas últimas 11 partidas, ou seja, desde que o Benfica venceu o Vitória de Setúbal por 2-0, os encarnados apenas sofreram um golo, apontado por Vítor Gonçalves no empate em Barcelos (1-1), conseguindo manter a sua baliza inviolada nos outros dez jogos disputados.

Garay marcou mais golos nesse ciclo
Curiosamente, nesse ciclo de 11 jogos, Ezequiel Garay não foi apenas essencial para manter a baliza encarnada fechada a sete chaves, como se assumiu como muito importante no capítulo ofensivo, somando dois golos, ou seja, mais um do que aqueles que o Benfica encaixou nesse período, facturando diante do FC Porto (2-0) e do Paços de Ferreira (2-0).

Quanto ao cômputo geral da temporada, o internacional argentino já leva quatro golos apontados, uma vez que havia feito outros dois golos ao Paços de Ferreira (3-1) na primeira volta, sendo que o seu companheiro de sector, o internacional brasileiro Luisão, também já facturou por duas vezes, mais concretamente ao Anderlecht (2-0) e ao Sporting (4-3).

Águia menos rematadora mas mais eficaz

Águia menos rematadora mas mais eficaz

Benfica  2013/14 está diferente de temporadas recentes, somando menos remates do que o habitual, mas assumindo-se como muito mais eficaz, num registo que é provado pela estatística, uma vez que a média de golos em função dos remates à baliza é de 36,4 por cento na actual campanha, superiorizando-se claramente aos 32,2 por cento de 2012/13 e, até, aos 32,4 por cento de 2009/10, primeira época de Jorge Jesus  no comando das águias e a do último título.

Ainda assim, apesar da eficácia, é notório que este Benfica está muito menos goleador, uma vez que os 36 golos que soma neste momento deixam o clube da águia muito longe dos 47 de 2012/13 e 2011/12; 40 de 2010/11; e 49 de 2009/10, tudo épocas já sob o comando de Jorge Jesus.

Aliás, em todas estas temporadas, tanto à 19ª jornada como no total do campeonato, o Benfica apresentou sempre uma média superior a dois golos por jogo, algo que, pela primeira vez, não acontece, com os encarnados a apresentarem actualmente uma média de 1,83 tentos/encontro.

Henrique Calisto fala de uma menor nota artística
O último técnico que defrontou o Benfica, o pacense Henrique Calisto, reconhece um Benfica diferente e fala, inclusivamente, de um termo celebrizado por Jorge Jesus. "Utilizando uma expressão de Jesus, a nota artística agora não é prioritária. Antes havia grande frenesim pelo golo. O Benfica é agora mais realista e tem um grande pragmatismo, virado para a conquista dos pontos", sublinhou, ao jornal "O Jogo".

Sublinhando que "ao contrário de outros anos, o Benfica já não é tão ansioso por marcar golos", o técnico pacense disse também que o clube da Luz:  "quando está à procura da vitória, continua com uma grande dinâmica ofensiva e a colocar muitos jogadores na frente", com a diferença a surgir no momento da vantagem, uma vez que aí o Benfica "passa mais tempo na gestão do jogo, algo que faz com maior eficácia, e ataca mais pela certa".

Na verdade, esse novo paradigma mencionado por Henrique Calisto nota-se na média de remates dos encarnados, uma vez que estes apresentam uma média de apenas 11,5 por jogo, num registo que é o mais baixo da era Jesus, uma vez que, nas três temporadas seguintes, o Benfica chegou aos 16 remates/jogo e, em 2009/10, atingiu mesmo uma média de 17.

Wolfgang Stark apita em Salónica

LIGA EUROPA

Wolfgang Stark apita em Salónica


O árbitro alemão foi designado pela UEFA para o PAOK-Benfica, da próxima 5ª feira.Wolfgang Stark volta a estar no caminho europeu do Benfica.

O árbitro germânico foi designado pela UEFA para arbitrar o PAOK-Benfica, na quinta-feira em Salónica, referente à primeira “mão” dos 16-avos de final da Liga Europa.

Esta será a terceira vez que Stark dirige um jogo dos encarnados. O alemão esteve, em 2008/2009, na vitória sobre o Nápoles, por 2-0, e em 2010/2011, no empate com o PSV. 

Miguel Vítor: «Não é uma boa altura para defrontar o Benfica»

Miguel Vítor: «Não é uma boa altura para defrontar o Benfica»
Jogador do PAOK de Salónica diz que os encarnados são favoritos, mas têm de o provar em campo

Miguel Vítor, jogador formado no Benfica e atual jogador do PAOK de Salónica, admite que os encarnados são favoritos na eliminatória da Liga Europa, que vai ser jogada entre os dois clubes.
«Temos consciência que o Benfica parte como favorito, mas vamos preparar bem o jogo. No futebol, há que mostrar o favoritismo em campo. Vamos dar o melhor para passar a eliminatória», afirmou à Rádio Renascença.
«O Benfica está na melhor fase da época. De há dois meses para cá tem praticado um futebol consistente. Esta não é uma boa altura para defrontar o Benfica, mas dentro de campo vamos tentar contrariar esse bom momento do Benfica».
«O Benfica está numa boa situação para ganhar [o campeonato], mas em anos transatos já vimos que o estar à frente não dá garantias de ganhar o título. O Benfica vai ter de continuar a ganhar porque ainda há muito campeonato pela frente», avisou o jogador, que se mantém atento ao campeonato português.

Platini assiste em Salónica ao PAOK-Benfica

Platini assiste em Salónica ao PAOK-Benfica

Presidente da UEFA presente no jogo da primeira mão

O PAOK anunciou esta terça-feira que o presidente da UEFA, o francês Michel Platini, estará presente no jogo frente ao Benfica, da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa em futebol, na quinta-feira em Salónica.
Numa nota publicada no seu sítio oficial, o clube grego alerta também os seus adeptos para comportamentos incorretos, ao nível da segurança e de atos racistas, lembrando que pode ser suspenso das provas europeias pela UEFA, como reincidente.
O jogo com o Benfica tem início marcado para as 18:00 (horas de Lisboa) e as portas abrem ao público a partir das 17:30 (15:30 de Lisboa).
A dirigir o encontro estará o árbitro alemão Wolfgang Stark, num jogo em que o PAOK não deverá contar com o ex-benfiquista Miguel Vítor, lesionado.
A segunda mão da eliminatória disputa-se a 27 de fevereiro no Estádio da Luz, em Lisboa.

Até a baliza mudou

Até a baliza mudou

ALTERAÇÕES DESDE A DERROTA NA GRÉCIA COM O OLYMPIACOS

O Benfica não sabe o que é perder desde 5 de novembro, quando deixou três pontos no reduto do Olympiacos, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Esta quinta-feira, as águias regressam... à Grécia, mas para o duelo com o PAOK, da 1.ª mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. As diferenças são muitas relativamente à equipa que jogou em Atenas há mais de três meses. A começar na baliza...

Muro à prova na Europa
RENDIMENTO INTERNO A NÍVEL DEFENSIVO TESTADO

Nos nove jogos disputados em 2014 o Benfica ainda só sofreu um golo – diante do Gil Vicente – sendo esta uma performance que permitiu aos encarnados isolarem-se no comando do campeonato e garantirem a presença nas meias-finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga. Uma coesão defensiva que já foi elogiada pelo próprio treinador.

Luisão centenário frente ao PAOK

Luisão centenário frente ao PAOK

CUMPRE 100 JOGOS EUROPEUS

O central e capitão do Benfica, o brasileiro Luisão, deverá tornar-se quinta-feira o primeiro jogador a cumprir 100 jogos por uma equipa portuguesa nas taças europeias, assim jogue em Salónica, na Grécia.

Ao serviço dos encarnados desde 2003/2004, Anderson Luís Silva, nascido em Amparo há pouco mais de 33 anos (completou-os a 13 de fevereiro), vai atingir uma meta que nenhum jogador luso conseguiu em representação de uma formação lusa.

Luís Figo, Rui Costa, Simão Sabrosa, Vitor Baía ou, mais recentemente, Cristiano Ronaldo ultrapassaram este número "redondo", mas com jogos por equipas estrangeiras, ao contrário de Luisão, que cumpriu os 99 com a camisola das águias.

O central internacional brasileiro, que se estreou a 24 de setembro de 2003, em Charleroi, frente ao La Louvière (1-1), disputou 50 jogos na Liga dos Campeões, 27 na Liga Europa e 22 na Taça UEFA, conseguindo oito golos.

No total, o camisola 4 dos encarnados, que disputou todos os encontros como titular, venceu quase 50 por cento dos encontros (46), somando ainda 23 empates e 30 derrotas.

Do seu currículo, conta a presença numa final europeia, mais precisamente da Liga Europa, perdida na temporada transata face ao Chelsea, que ganharam por 2-1 em Amesterdão, na Holanda, com um golo do sérvio Ivanovic nos descontos.

Frente a ingleses, Luisão também viveu sentimentos contrários, sendo que foi a uma equipa de terras de "sua majestade" que marcou o seu primeiro golo europeu. A 21 de fevereiro de 2006, no Estádio da Luz, Luisão cabeceou, já perto do fim (84 minutos), para o triunfo por 1-0 na receção ao então detentor do título europeu Liverpool, que o Benfica acabaria por eliminar em Anfield Road (2-0).

Quatro épocas volvidas, a 22 de outubro de 2009, o central "canarinho" voltou a marcar a um conjunto da cidade dos Beatles, agora o Everton: apontou o 4-0, aos 52 minutos, numa histórica goleada por 5-0 do "onze" já comandado por Jorge Jesus.

Os italianos do Nápoles (2008/2009), os israelitas do Hapoel Telavive, os alemães do Schalke 04 e os holandeses do PSV Eindhoven (todos em 2010/2011), os também "laranjas" do Twente (2011/2012) e os belgas do Anderlecht, já na presente temporada, foram as outras vítimas goleadoras do brasileiro. Mais do que marcar golos, o que consegue sobretudo pelas subidas às áreas contrárias em lances de bola parada, a missão de Luisão é, porém, evitá-los, ao comando da defesa do Benfica, tarefa que encarna há mais de uma década.

Os seus compatriotas Argel, Ricardo Rocha, Alcides, Anderson, David Luiz, Edcarlos, Sidnei e Jardel, Ricardo Rocha, o grego Katsouranis e o argentino Garay foram os jogadores que alinharam ao lado de Luisão nos 99 jogos europeus. No 100.º, quinta-feira, na Grécia, face ao PAOK de Salónica, Luisão, que somará o 399.º pelos encarnados em todas as competições -- igualando Fernando Ferreira no 10.º lugar do ranking -, deverá voltar a jogar lado a lado com o titular da alviceleste", uma constante desde 2011/2012.

Gaitán apto para a Grécia

Gaitán apto para a Grécia

SAIU POR PRECAUÇÃO EM PAÇOS DE FERREIRA

Caso não se registe qualquer incidente no treino de hoje, Gaitán vai integrar o onze das águias em Salónica, na quinta-feira. O internacional argentino, de 25 anos, foi poupado no encontro com o Paços de Ferreira, mas está em condições de alinhar na Liga Europa.

O camisola 20 queixou-se de dores musculares já na 2.ª parte do desafio com os castores, poucos minutos depois de Garay ter colocado os encarnados em vantagem. O extremo fez sinal para o banco e Jorge Jesus não hesitou em fazer entrar Sulejmani, que disputou os últimos 30 minutos. Assim, Gaitán abandonou o relvado, o técnico fez questão de questionar o jogador sobre a sua condição física. A resposta positiva do sul-americano acabou por sossegar JJ.

Apesar de El Zurdo apresentar sinais de fadiga muscular, a sua utilização diante do PAOK está praticamente assegurada. Gaitán, recorde-se, viu o 5.º cartão amarelo em Paços de Ferreira e, por este motivo, vai falhar a receção ao V. Guimarães, agendada para a próxima segunda-feira.

Desta forma, a equipa técnica terá o tempo suficiente para controlar de melhor forma a condição física do argentino. Numa fase da época em que o calendário é mais preenchido, Jesus vai ser obrigado a gerir o grupo de trabalho e a prioridade será sempre o campeonato.

Toumba está esgotado

Toumba está esgotado
ÚLTIMOS 3 MIL BILHETES VENDIDOS NO RECINTO DO PAOK
O Toumba Stadium, onde o Benfica vai jogar na próxima quinta-feira, está com lotação esgotada. Os últimos três mil bilhetes disponíveis foram colocados ontem à venda e nem a derrota sofrida pelo PAOK no fim de semana (1-2) diante doAsteras demoveu os adeptos. Faltavam 20 minutos para as 9 horas e já as bilheteiras tinham uma fila de 200 pessoas, que não desistiram até garantirem bilhete. Assim, são 28 mil os adeptos que vão puxar pelo PAOK no embate com as águias.

Com 20 pontos de desvantagem para o líder, o PAOK, 2.º classificado da Liga grega, sofreu mais uma derrota mas Huub Stevens, técnico do conjunto grego, fala num“futebol duro e injusto”. “Não merecíamos. Quem viu a 1.ª parte percebe que podemos jogar a um bom nível e contra o Benfica todos vão perceber que conseguimos praticar bom futebol”, disse, após o desaire.

Drulovic promete visitar a Luz

Drulovic promete visitar a Luz

PARA VER OS SÉRVIOS JOGAR EM LISBOA

Escolhido para o cargo de selecionador interino da Sérvia, Ljubinko Drulovic prometeu vir em breve a Portugal para conversar com os sérvios que jogam na Luz.

“Infelizmente não posso deslocar-me a Salónica na quinta-feira, mas irei a Lisboa para reunir-me com os jogadores do Benfica”, referiu o técnico numa entrevista ao SOS Kanal.

Cardozo na rota de Guimarães

Cardozo na rota de Guimarães

TREINADOR NÃO DEVE ARRISCAR UTILIZAÇÃO NA GRÉCIA

A porta de Salónica ainda não está totalmente fechada para Cardozo, que se debate com uma lesão muscular no adutor, contraída no treino de sábado, ou seja, na véspera do embate com o Paços de Ferreira. Embora exista uma ténue luz ao fundo do túnel, Jorge Jesus não deve arriscar levá-lo para o jogo da Grécia, que se realiza na quinta-feira, preferindo preservá-lo para a receção ao V. Guimarães, que tem lugar na segunda-feira, sendo referente à 20.ª jornada do campeonato.

Cardozo e Gaitán disponíveis para quinta-feira

Cardozo e Gaitán disponíveis para quinta-feira
Jorge Jesus recebeu boas notícias, ontem, quanto ao estado físico de Óscar Cardozo. O treinador do Benfica levantou dúvidas, anteontem, depois da vitória sobre o P. Ferreira, sobre a possibilidade de o avançado paraguaio de 30 anos jogar com o PAOK, quinta-feira, em Salónica, para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

«Esta lesão nada tem a ver com a anterior. É muscular. Cardozo sentiu uma dor ligeira e pensámos que podia recuperar, mas não foi possível. E não me parece que seja possível até quinta-feira», afirmou o treinador. 

Cardozo até regressou mais cedo do que a equipa a Lisboa e, ontem, foi reavaliado. O diagnóstico aponta para um problema ligeiro num adutor, que não o impedirá de jogar com os gregos. Tacuara é, aliás, uma forte hipótese para entrar de início em Salónica. 

Por sua vez, Nico Gaitán também está apto para jogar na Grécia. O extremo argentino de 25 anos terá pedido a Jorge Jesus para ser substituído na segunda parte do jogo com o Paços de Ferreira - deu lugar a Miralem Sulejmani aos 59 minutos. A saída aconteceu por mera precaução e as queixas físicas de Gaitán estão ultrapassadas.

Manchester City quer levar Cancelo

Manchester City quer levar Cancelo


João Cancelo está a destacar-se no Benfica B na actual temporada, tendo até conseguido inclusivamente estrear-se pela equipa principal encarnada, actuando oito minutos na recepção ao Gil Vicente (1-0), em jogo da fase de grupos da Taça da Liga, naquilo que prova o percurso ascendente de um jogador de 19 anos que é encarado como uma grande promessa de futuro das águias.

A verdade, todavia, é que essas excelentes actuações do internacional sub-20 português também estão a gerar cobiça no exterior, adiantando a imprensa inglesa que o Manchester City estará muito interessado em assegurar o concurso do lateral-direito para a próxima temporada.

Micah Richards poderá ser a chave da operação
Ainda assim, um eventual avanço dos "citizens" estará aparentemente dependente da venda do internacional inglêsMicah Richards, futebolista de 25 anos cuja carreira tem sido seriamente prejudicada pelas constantes lesões que tem sofrido.


Lembre-se que João Cancelo já participou esta temporada em 22 partidas (1 golo) do Benfica B e, na época transacta em 20 jogos (1 golo), sendo visto por Jorge Jesus como o legítimo sucessor de Maxi Pereira no lado direito da defesa encarnada.

Enzo Pérez renovou e passa a ganhar mais do dobro

Enzo Pérez renovou e passa a ganhar mais do dobro

O médio Enzo Pérez, 27 anos (faz 28 no sábado), já assinou um novo contrato com o Benfica, válido até 2018, segundo apurou A BOLA. 

O jogador colocou o preto no branco logo na quarta-feira, precisamente um dia depois de ter brilhado no derby com o Sporting (2-0), no Estádio da Luz - foi considerado o melhor em campo para o nosso jornal, com nota 9 - mas o processo negocial decorria há várias semanas, não existiu propriamente uma relação de causa/efeito entre a exibição frente aos leões e a assinatura do novo vínculo poucas horas depois. 

O internacional argentino foi contratado ao Estudiantes de La Plata no verão de 2011, a troco de €5,5 milhões, tendo ficado ligado às águias, nessa altura, por cinco temporadas, ou seja, até 30 de junho de 2016, com cláusula de rescisão de €30 milhões. 

Enzo somou agora mais dois anos ao contrato que estava em vigor, e foi também significativamente aumentado, passando de menos de meio milhão por época para mais de um milhão (valores líquidos). Ou seja, passa a ganhar mais do dobro.

Capas do Dia

Fevereiro 18 / 2014