segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O que vale esta vantagem? Muitíssimo, diz a História


O que vale esta vantagem? Muitíssimo, diz a História

Em 79 edições da prova, só oito vezes o líder nesta fase não festejou o título

Com a vitória sobre o V. Guimarães, nesta segunda-feira, o Benfica aumentou para cinco pontos (na prática seis, face à vantagem sobre o Sporting no critério de desempate) o seu avanço na frente da Liga. Na jornada em que se concluiu o segundo terço da prova, fomos fazer as contas, para tentar perceber o que representa esta diferença

Duas coisas são certas. Uma, é que ainda é cedo para adeptos e jogadores do Benfica fazerem a festa, até face ao sucedido nas últimas jornadas da época passada. A outra, é que só por duas vezes, em toda a história da Liga, um comandante nesta fase desperdiçou vantagem semelhante (uma derrota e um empate à maior sobre o adversário mais próximo) até à chegada à meta.

As duas situações aconteceram no tempo das vitórias a dois pontos, e em Ligas com 14 equipas: em 1958/59, o Benfica desaproveitou três pontos de vantagem sobre o segundo classificado à 18ª jornada, acabando por perder o título para o FC Porto, na 26ª e última, por diferença de golos. E em 1970/71, foi o Sporting a fazer papel de perdulário, desperdiçando no último terço uma vantagem de três pontos sobre os encarnados, que se transformou em título do Benfica, com três de avanço.

Liderança nesta fase valeu título 71 vezes
Vamos a números: concluído o segundo terço, a liderança (sozinha ou partilhada, como aconteceu com o FC Porto nas duas épocas de Vítor Pereira) valeu títulos de campeão em 90 por cento das temporadas. Em 79 edições da Liga portuguesa, só por oito vezes a equipa com mais pontos nesta fase não foi campeã. 

A última dessas ocasiões aconteceu há já 28 anos, na época 1985/86: o Benfica, treinado por John Mortimore, comandava à 20ª jornada, com dois pontos de avanço sobre o FC Porto. Mas foram os dragões que acabaram por festejar na última jornada, terminando com mais dois pontos do que os encarnados, depois de estes perderem em casa o dérbi com o Sporting, a uma ronda do fim.

O Benfica voltou a deixar fugir uma situação de vantagem em mais cinco ocasiões. Em 1978/79, novamente com Mortimore como treinador, o FC Porto, de Pedroto, foi outra vez o beneficiário, transformando um atraso de dois pontos à entrada do último terço numa vantagem mínima de um ponto no último dia. Foi o repetir de uma história que já tinha acontecido em 1958/59, quando as águias desaproveitou uma vantagem de três pontos sobre o segundo, acabando o FC Porto por conquistar o título graças à diferença de golos.

Em 1947/48 e 1951/52, o beneficiário da má reta final do Benfica foi o Sporting, enquanto em 1945/46 foi o Belenenses a ultrapassar os encarnados sobre a meta. Mas em todas estas temporadas, as diferenças pontuais eram inferiores. O mesmo aconteceu nas outras duas reviravoltas em que o líder ao fim de dois terços da prova acabou por não ser campeão: em 1970/71 e 1967/68, foi o Sporting que desperdiçou vantagens em benefício dos encarnados.

FC Porto: tão longe da frente, só em 2001/02A derrota do FC Porto em casa, com o Estoril, deixou os dragões a sete pontos do primeiro lugar, ao fim de 20 jornadas. Algo que não acontecia ao dragão desde a temporada 2001/02, que o FC Porto terminou no terceiro lugar, atrás de Sporting e Boavista. Daí para cá, até houve épocas em que o FC Porto fez menos pontos do que os 42 agora conseguidos com Paulo Fonseca mas, à 20ª jornada, a distância do dragão para o comandante foi sempre menor. 

Há dez anos que o Sporting não dobrava a 20ª jornada no 2º lugar
Além de pôr fim a um ciclo de invencibilidade caseira na Liga com mais de cinco anos a derrota com os canarinhos representou também, para o FC Porto, o fim de uma sequência, iniciada em fevereiro de 2009, de 74 jornadas sempre a marcar no Dragão. A melhor série em curso pertence agora ao Benfica, que com a vitória diante do V. Guimarães somou a 73ª partida consecutiva para a Liga a fazer golos em casa: a última vez que o ataque encarnado ficou a zero na Luz, em jogos do campeonato, foi em abril de 2009, com a Académica, ainda na era de Quique Flores.

«Houve faltas constantes que não deixaram jogar o Benfica» - Jesus


«Benfica ainda tem muito para sofrer» - Jorge Jesus
O triunfo sobre o Vitória de Guimarães deixa o Benfica com margem mais confortável sobre Sporting (5 pontos) e FC Porto (7), rivais na luta pelo título, porém, o treinador dos encarnados garante que nada muda na estratégia da equipa.


«Vamos entrar no último terço do campeonato, umas equipas estão melhores classificadas que outras, mas é só isso. Até à última jornada, o Benfica ainda tem muito para sofrer e hoje foi uma prova disso», disse Jorge Jesus em conferência de imprensa.
«O Benfica olha para dentro. A nossa pressão é ganhar todos os jogos, independentemente de os rivais estarem a um ou a dois pontos. (...)Quando tens um objetivo, não olhas muito para trás. Temos de olhar para a frente e assumir que todos os jogos são para vencer. Se ganhas e os outros vão perdendo pontos, melhor. Sabemos que nada está ganho. Há muito campeonato pela frente, pontos para ganhar e perder», frisou.
«Houve faltas constantes que não deixaram jogar o Benfica» 

O treinador do Benfica considera que o jogo faltoso do Vitória do Guimarães foi indevidamente punido pela equipa de arbitragem e prejudicou o estilo de jogo dos encarnados.

«Defensivamente formos uma equipa muito humilde, com saídas fortes para o contra-ataque. Mas houve muitas faltas e o árbitro não quis castigar os jogadores do Vitória, permitindo que acabasse o jogo com onze. O Vitória parou muitas saídas para o ataque desta forma. Percebo esta forma de jogar mas há um árbitro que não deve permitir tantas faltas e sancionar os jogadores», disse em declarações à Benfica TV.

Jesus considerou que a paragem no jogo para que Jardel fosse assistido pela equipa médica «desconcentrou» a equipa e permitiu ao treinador do Vitória de Guimarães corrigir algumas situações e equilibrar o jogo. Ainda assim, o controlo do jogo pertenceu ao Benfica: «O Vitória não teve uma oportunidade de golo mas t
ambém é verdade que jogou em zonas onde outras equipas que vêm ao nosso estádio não conseguem jogar.»


«Gestão faz-se em função dos objetivos, não dos pontos»
O treinador do Benfica assegura que a gestão da equipa continuará a ser feita nos mesmos moldes apesar da vantagem reforçada sobre Sporting e FC Porto.

«A gestão faz-se em função dos objetivos, que são as vitórias, não em função dos pontos. É o que temos e vamos continuar a fazer», disse Jorge Jesus em conferência de imprensa, recordando que a equipa continua em quatro frentes.

Sobre Garay e Cardozo, que foram convocados para o jogo com o Vitória de Guimarães mas acabaram por assistir à partida da bancada: «Faltam quatro treinos [ndr para o jogo com o PAOK. Se nada acontecer, Garay estará bom para jogar. Cardozo, veremos se será lançado ou não.»

Questionado sobre o atual momento da equipa, Jesus fala do equilíbrio entre o trabalho coletivo e individual: «Hoje fizemos um golo muito bonito, com uma grande execução do Markovic e um passe extraordinário de Rodrigo. Foram dois bons gestos individuais mas sabemos o que fazemos todos os dias. As duas coisas complementam-se: não podemos ter qualidade de jogo sem jogadores para potenciar. Temos desenvolvido um trabalho coletivo e individual muito bom. Acredito em todos os jogadores e todos sabem que são importantes.»

«Somos equipa muito competitiva, forte defensivamente e que faz golos em quase todos os jogos. Isso dá-nos algum equilíbrio para estarmos próximos da vitória», afirmou.



«Não seria o mesmo se não fosse o Benfica» - Matic

«Não seria o mesmo se não fosse o Benfica» - Matic

Nemanja Matic reconheceu que a passagem pelo Benfica o ajudou a evoluir como jogador.

«Ajudou-me muito, claro. Estou muito orgulhoso por ter jogado no Benfica. Não seria o mesmo se não tivesse jogado no Benfica. Estou muito melhor, treinei e evolui muito com a ajuda do treinador e dos companheiros de equipa. Toda a qualidade do clube ajudou-me a crescer», disse em declarações à margem da gala da TSF, que elegeu o médio sérvio como melhor jogador do campeonato português em 2013.

Moreno: «Jogar com o Benfica é muito complicado»


Moreno: «Jogar com o Benfica é muito complicado»
CENTRAL FALA DE "REALIDADES DIFERENTES" EM CAMPO
Moreno foi titular no centro da defesa, juntamente com Paulo Oliveira, e viu em campo "diferentes realidades" no que toca à qualidade dos intervenientes de ambas as formações, que acabou esbatida com o desenrolar do desafio.

"Foi um jogo disputado. Jogar contra o Benfica é muito complicado neste momento, e ainda mais na casa deles. Existiram diferentes realidades dentro do campo mas dentro de campo não se notou essa diferença. A nossa primeira parte foi bem mais conseguida que a segunda. Criámos três ou quatro hipóteses para marcar mas quando não se concretiza, torna-se mais difíceis para nós. Na segunda parte houve mais luta", reiterou no "flash-interview" da Benfica TV.

O jogador, de 32 anos, salientou que no "futebol profissional não se vive de vitórias morais" mas acrescentou que, apesar da derrota, o grupo de trabalho vimaranense ficou "satisfeito" pela exibição.

"Saímos satisfeitos pelo que fizemos. Acreditávamos que era possível pontuar. Agora é trabalhar bem e tentar ganhar já o próximo jogo".

Rui Vitória: «Pormenores ditaram o resultado final»

CONFORMADO COM A DERROTA NA VISITA À LUZ
Com tudo jogado na derrota do V. Guimarães em pleno Estádio da Luz (0-1), Rui Vitória mostrou-se conformado com o resultado, embora tenha reconhecido mérito aos jogadores encarnados. Ainda assim, nas palavras do técnico vimaranense, o resultado definiu-se em detalhes.

"Estou triste com o resultado porque queríamos levar daqui pontos, mas tenho uma sensação de alguma satisfação pelo desempenho e pela personalidade que a equipa teve. Nesta fase jogar com o Benfica é muito difícil porque está muito confiante. Os pequenos pormenores fizeram a diferença e ditaram o resultado final, tal como a qualidade dos executantes", explicou, em declarações à Benfica TV.

Rui Vitória lamentou ainda as oportunidades desperdiçadas pelos vimaranenses, embora tenha mantido a linha de raciocínio, ao reafirmar o poderio encarnado.

"O Benfica tem executantes de boa qualidade. É uma equipa com poder em todas as posições. Podíamos ter aproveitado melhor algumas oportunidades mas fica um registo do Benfica a querer controlar a partida. Conseguiu em alguns momentos, mas nós fomos superiores noutras. O Benfica é uma equipa forte, ponto final", rematou.

Rodrigo: «Vamos continuar a pensar jogo a jogo»

Rodrigo: «Vamos continuar a pensar jogo a jogo»
AVANÇADO NÃO QUER CELEBRAR ANTECIPADAMENTE

Rodrigo recordou a jogada que decidiu a partida em que o próprio teve intervenção direta. O hispano-brasileiro assitiu Lazar Markovic para o sérvio concluir com um toque de classe ainda antes do intervalo.

"Foi uma jogada bonita. Ele já me tinha assistido uma vez. É isso que importa. O Benfica ganhou hoje e vamos continuar a ir jogo a jogo", salientou em entrevista rápida à Benfica TV, assumindo que houve uma "queda de produção" mas o que o que interessa são os três pontos até porque "há jogo na quinta-feira outra vez", ante o PAOK, a contar para a 2.ª mão dos "16 avos" da Liga Europa.

Jorge Jesus: «Voltámos a ser muito melhores que o adversário»

Jorge Jesus: «Voltámos a ser muito melhores que o adversário»
TÉCNICO ENCARNADO SALIENTOU SEGURANÇA DEFENSIVA
orge Jesus salientou a superioridade do Benfica sobre o V. Guimarães, referindo que o resultado (1-0) acabou por ser curto e não refletiu o que se passou no relvado da Luz.

"Foi um jogo difícil, mas só o Benfica podia vencer. O V. Guimarães até tem mais pontos fora que casa do que no seu terreno, mas não nos criou grandes problemas a nível de objetividade de golo. Tiveram um remate aos 36' e na segunda parte pouco mais. É verdade que o V. Guimarães teve mais bola que outros mas sem nos criar grandes problemas. A equipa continua muito bem defensivamenrte. Uma vitória justa seria por 2-0 mas no futebol não há justiça. Mas voltámos a ser muito melhores que o adversário", analisou o técnico encarnado, em declarações à Benfica TV.

Com mais uma partida a zero na sua baliza, Jesus destacou a segurança existente no sector recuado: "No início da época andávamos à procura de momentos defensivos que não estavam adequados à nossa ideia de jogo. Fomos limando arestas e hoje o padrão defensivo está definido. Assim torna-se mais fácil."

Jorge Jesus: «Golo de excelente execução técnica»

TÉCNICO ELOGIA MARKOVIC E... RODRIGO
Jorge Jesus ficou encantado com o grande golo de Markovic, que deu o triunfo ao Benfica frente ao V. Guimarães. Ainda assim, o técnico não destacou apenas o tiro certeiro do sérvio, recordando a influência de outros elementos na construção do lance decisivo do encontro, nomeadamente o autor do passe.

"Para além do golo, de excelente execução técnica, tanto de Markovic como de Rodrigo, o V. Guimarães não tem uma ocasião. Em termos defensivos fomos outra vez muito fortes", referiu o timoneiro das águias, em declarações à Benfica TV.

Jesus queixou-se ainda de algumas faltas não assinaladas a favor do Benfica, que no seu entender acabaram por quebrar o ritmo da sua equipa: "O V. Guimarães parou muito o jogo com constantes faltas e o árbitro não quis castigá-los. Não deixam o Benfica jogar, com faltas constantes. Há um árbitro para perceber que não podem acontecer tantas infrações."

SL Benfica vs. V. Guimarães - Golo de Markovic

Que golo fantástico, soberbo, só ao alcance de um futebolista de excepção como Markovic! Este miúdo é de ouro, quais Messi quais carapuça. Eu nunca vi o Massi a fazer um golo destes, aliás nem ele nem ninguém. Grande este miúdo!

Benfica-V. Guimarães, 1-0 (destaques)

Benfica-V. Guimarães, 1-0 (destaques)

Markovic encheu a primeira parte


Estrela: Markovic
Uma primeira parte muito grande: tão grande aliás que sem ele sobrou apenas nada. Fez o golo que garantiu a vitória, um grande golo por sinal, e esteve em tudo o que o Benfica construiu. Serviu duas vezes Sulejmani e uma vez Rodrigo em jogadas mal concluídas, ainda lançou Sílvio e Rodrigo para mais duas boas boas ocasiões de golo, enfim, esteve verdadeiramente em tudo. Enorme, claro.


OblakO jogo com os pés ainda está longe de ser seguro, e sentiu-se uma certa inquietação de cada vez que a bola chegava atrasada por um colega, mas com as mãos Oblak voltou a ser um certificado de sgurança: parou com boas defesas dois remates fortes de Maazou e um tiro traiçoeiro de Barrientos.

Sílvio – Preencheu a vaga de Maxi Pereira e esteve bem. Como é seu timbre, subiu muito pelo corredor e tentou várias combinações com os companheiros do ataque. Esteve perto do golo aos 50‘.

Jardel – Logo no início do jogo teve o azar de ter de ser assistido. Maazou deu-lhe muito trabalho, mas saiu-se quase sempre bem. Tentou sair a jogar.

 Luisão - Recebeu a ovação da noite, quando justificou que Luís Filipe Vieira descesse da tribuna para lhe entregar uma recordação pelos 400 jogos ao serviço do Benfica. Um número redondo, enorme, que prova que não é só o capitão. É um herói: raro como todos os heróis. Como era uma noite especial, Luisão fez questão de a celebrar com uma excelente exibição: bem a defender, enorme a liderar.

Siqueira – Tal como Sílvio na outra ala, também Siqueira privilegiou as subidas pelo corredor. Defensivamente não teve muito trabalho mas esteve sempre atento.

Fejsa – Voltou a ser o recuperador de bolas na equipa. Correu muito e desceu para ser o terceiro central quando os minhotos subiam no terreno.

Enzo Perez – Foi o municiador ofensivo da equipa. No “miolo” foi ele que pautou o ritmo de jogo. Apareceu em ambos os flancos e tentou passes de rotura para abrir espaços.

Sulejmani – Entrou em excesso de velocidade na partida mas com o decorrer dos minutos baixou ligeiramente o ritmo. Tirou uma série de cruzamentos perigosos e deu muito trabalho a Pedro Correia.

Rodrigo
Atingiu o ponto alto quando trabalhou que nem um craque à entrada da área para assistir Markovic para o golo, mas foi mais do que isso. Logo no primeiro minuto, por exemplo, obrigou Douglas a excelente defesa. Depois disso foi o avançado mais atrevido e só pecou um pouco na finalização.
Lima - O Benfica esteve muito longe de ter uma noite agradável e Lima foi a face mais visível do desacerto encarnado. Andou perdido em campo, desligado do futebol da equipa, incapaz de criar um mero desequilíbrio que fosse. Raramente se deu por ele, aliás, o que diz quase tudo. Deu nas vistas apenas uma vez, já na segunda parte, quando surgiu isolado na cara de Douglas, e atirou ao lado. Lapidar.


OUTROS DESTAQUES:

André Santos e Leonel OlímpioUma exibição enorme dos trinco do V. Guimarães: colocados à frente da defesa, mas em plena sintonia, quebraram naquele espaço o caudal ofensivo do Benfica, impediram que o adversário rematasse e ainda saíram a jogar várias vezes com critério. A boa exibição coletivo começou neles.

MaazouFoi surpresa no onze inicial, até porque tem sido Tomané a jogar mais vezes na frente de ataque, mas respondeu com uma bela exibição. Sobretudo esforçada, o que já quer dizer muita coisa. Lutou por cada bola, tentou esticar o futebol, sofreu faltas e ainda rematou por duas vezes com perigo.

DouglasComeçou a dar nas vistas logo no primeiro minuto, quando se lançou para desviar junto ao poste um desvio com selo de golo de Rodrigo. No resto do jogo o Benfica não rematou muito, mas quando o fez Douglas voltou a segurar o jogo. Por exemplo com uma excelente estirada a remate de Sílvio.

Benfica – V. Guimarães, 1-0: Liderança consolidada magia…

20.ª jornada Campeonato Nacional

Benfica – V. Guimarães, 1-0: Liderança consolidada magia…

O Benfica recebeu e venceu, esta noite na Luz, o V. Guimarães, em partida relativa à 20.ª jornada do Campeonato Nacional. Markovic, aos 40’, num lance magistral, fez o único golo de uma vitória justa e preciosa.

 Depois da vitória da última quinta-feira, na Grécia, onde o Benfica deu mais um passo importante na caminhada europeia 2013/14, os “encarnados” regressaram à Luz, e ao Campeonato Nacional, da melhor forma possível.

Exibição convincente, pensada e de intensidade qb, regressos (Salvio) muito saudados, e uma vitória justíssima. Três pontos preciosos que consolidam e alargam ainda mais a vantagem benfiquista no topo da classificação geral.

Vamos à partida! Entrada fulminante do Benfica, com o primeiro lance de real perigo a surgir logo na jogada inaugural, com o guardião vimaranense a defender por instinto para canto.

Estava dado o mote, mote esse quebrado minutos depois com a primeira contrariedade da noite, quando Enzo Perez e Jardel chocaram entre si, com o brasileiro a ficar maltratado, o que provocou uma paragem na partida que quebraria o ritmo imposto inicialmente.

Mas o Benfica sabia muito bem o que queria e rapidamente voltou a tomar conta das operações, com o sérvio, Markovic, a assumir-se como pêndulo da equipa. Rodrigo e Sulejmani tentaram a sorte, pelo meio (36’), Oblak - mero espectador atento até então -, rubricou espectacular defesa a remate intencionado de Maazou… e o grande momento da noite estava prestes a acontecer.

Aos 40’, magia pura na Luz! Jogada de entendimento colectivo, Rodrigo, inteligentíssimo, descobre Markovic que, na cara de Douglas, recebe de primeira e faz um chapéu magistral, com o esférico a só parar nas redes contrárias. Estava feito o primeiro golo na Catedral.

Pragmatismo inteligente

Em desvantagem, Rui Vitória bem tentou espevitar os seus jogadores, no entanto, e apesar da equipa vimaranense ter mostrado vontade, a vontade do Benfica em vencer foi superior e prevaleceu.

Solidariedade, pragmatismo e entreajuda entre os sectores foram determinantes, com o Benfica a optar por gerir, pensar, num jogo de maior contenção, mas, sempre que possível e em segurança, nunca descurando a baliza adversária.

Apito final de Nuno Almeida, 1-0, missão cumprida! Desde o início de Novembro que o Sport Lisboa e Benfica não conhece o sabor da derrota…

Na próxima quinta-feira a equipa foca objectivos na Liga Europa, com a recepção ao PAOK, em partida alusiva à segunda mão dos 16 avos-de-final da prova.

Domingo regressam as emoções do Campeonato Nacional, com a nossa formação a deslocar-se ao Estádio do Restelo, para defrontar o Belenenses, em encontro relativo à 21.ª ronda. O apito inicial está marcado para as 17 horas.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze inicial: Oblak; Sílvio, Luisão, Jardel e Siqueira; Markovic, Fejsa, Enzo Perez e Sulejmani (69’, Salvio); Lima (85’, Ruben Amorim) e Rodrigo.

Onze inicial


Armada Sérvia chamada à Seleção

Principal e Sub-21

Fejsa, Markovic, Sulejmani e Djuricic chamados à selecção da Sérvia

São quatro os jogadores do Sport Lisboa e Benfica chamados a representar a selecção da Sérvia.
O selecionador da Sérvia, Ljubinko Drulovic, chamou Lazar Markovic, Miralem Sulejmani e Ljubomir Fejsa para o particular que aquela formação irá disputar frente à República da Irlanda, no próximo dia de março.
Já Filip Duricic, médio ex-Heerenveen que não tem sido escolha regular de Jorge Jesus, foi eleito para disputar um encontro de qualificação dos sub-21 sérvios, com vista ao Europeu de 2015

Benfica – V. Guimarães: Está tudo nas vossas mãos às 20h15

Benfica – V. Guimarães: 

Está tudo nas vossas mãos às 20h15

O Sport Lisboa e Benfica recebe, esta segunda-feira, pelas 20h15, no Estádio da Luz, o V. Guimarães em jogo da 20.ª jornada do Campeonato Nacional.

Pelo facto de jogar em casa, o Benfica é favorito, mas o adversário merece todo o respeito. Os vimaranenses são, por norma, um osso duro de roer e estão muito bem orientados por Rui Vitória. A motivação não deve retirar discernimento aos comandados por Jorge Jesus que desde o primeiro minuto têm a missão de procurar o golo e a vitória.

Em 6.º no Campeonato, o V. Guimarães tem feito uma boa campanha e tem uma equipa interessante. O primeiro obstáculo a reter é Douglas, um guarda-redes com muita elasticidade e que é seguro entre os postes. Ainda no sector defensivo, Paulo Oliveira merece destaque por ser um defesa central que dá pouco espaço, é rápido e inflexível na marcação. No meio-campo, os minhotos estão apetrechados de vários atletas de valor, que comungam na perfeição a experiência com a rebeldia. Leonel Olímpio é a referência e o capitão, mas estará muito bem secundado por André André, um mouro de trabalho. Tiago Rodrigues e André Santos trazem rasgo pela verticalidade e capacidade de fogo de fora da área. Na frente de ataque pontifica Tomané. Começou a época nos “bês”, subiu à equipa principal para agarrar a titularidade e ser o marcador de serviço.

Do lado “encarnado”, os regressos de Salvio, Garay e Cardozo saúdam-se, nomeadamente o primeiro por estar ausente desde Novembro último. Somará, certamente, mais minutos nesta partida.

Em termos históricos este será o 69.º jogo na Luz entre os dois emblemas com clara vantagem para os da casa com 57 triunfos contra três do adversário. Curiosamente todas as vitórias minhotas decorreram na época contemporânea. A primeira em 1994/95, seguindo-se em 1996/97. A última foi bem mais recente, em 2008/09.

Os dados estão lançados e está tudo nas mãos (ou nos pés, melhor dizendo) dos jogadores do Benfica para alcançarem uma vantagem pontual bem mais abrangente.

Benfica campeões nacionais de atletismo masculino em pista coberta

Benfica e Sporting dividiram títulos, Patrícia Mamona com recorde do triplo salto

O Benfica, no setor masculino, e o Sporting, no feminino, confirmaram hoje o favoritismo que lhes era atribuído e sagraram-se campeões nacionais de pista coberta, numa prova que decorreu em Pombal.

O grande destaque do segundo dia da prova acabou por ser a sportinguista Patrícia Mamona, que bateu por duas vezes o seu recorde nacional do triplo salto, com 14,01 e 14,36 metros, conseguindo no último ensaio o mínimo para o Mundial de Sopot, Polónia, de 07 a 09 de março.

Depois de ter terminado a jornada de sábado com um atraso de dois pontos, o Benfica ganhou sete das oito provas do segundo dia e terminou o campeonato com cinco pontos de vantagem no setor masculino, no qual apenas falhou o triunfo no salto em altura.

Foi o terceiro título consecutivo do Benfica, que teve em Arnaldo Abrantes, que derrotou David Lima nos 200 metros (21,27 segundos contra 21,41), e Miguel Moreira nos 800 metros (1.51,05 minutos contra 1.52,77 de João Brás) os seus melhores elementos.

Os dois elementos que estarão no Mundial ganharam sem problemas: Rasul Dabo, com 7,83 metros nas barreiras, e Marco Fortes, com 19,74 metros no peso.

No setor feminino, o Sporting ganhou cinco das sete provas do segundo dia e aumentou a sua vantagem sobre o Benfica de cinco para 10 pontos, conquistando o 19. título nos últimos 20 anos.

Destaque ainda para o recorde pessoal de Marta Onofre na vara (4,23 metros). 

Benfica procura cimentar liderança frente ao Vitória de Guimarães

Benfica procura cimentar liderança frente ao Vitória de Guimarães

Após a derrota do FC Porto frente ao Estoril, o Benfica tem hoje oportunidade de aumentar a vantagem para os azuis e brancos e reforçar o primeiro lugar.
Benfica e Vitória de Guimarães defrontam-se hoje, às 20h15, no Estádio da Luz, no encontro que encerra a 20ª jornada da Liga Portuguesa. Os encarnados procuram reforçar o primeiro lugar, após a derrota do FC Porto frente ao Estoril-Praia enquanto que os vimaranenses estão obrigados a vencer para não deixar escapar o Nacional no quinto lugar, o último de acesso às competições europeias.

William, antigo defesa central de Benfica e Vitória, fala, a Bola Branca, de uma "grande oportunidade" para os encarnados cimentarem a liderança.

O jogador brasileiro relembra que esta "é uma oportunidade igual às épocas anteriores", onde o Benfica "deixou fugir os pontos e não soube aproveitar". Por isso, sublinha a importância de conquistar uma vitória que conferirá "uma margem de erro importante até ao final do campeonato".

Se vencer, o clube da Luz mantém os cinco pontos de vantagem sobre o Sporting e deixa o FC Porto a sete pontos da liderança. Contudo, este não será um encontro fácil frente a um Vitória que "procura a possibilidade de chegar ao 5º lugar". Com uma passagem por Guimarães, o defesa brasileiro reconhece que o clube vimaranense "está a fazer uma temporada regular, mas abaixo daquilo que desejam os adeptos". Avisa, no entanto, que será "um adversário díficil e perigoso" para os comandantes. 

LIGA PORTUGUESA20ª jornada
Estádio da Luz, Lisboa
Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve)

EQUIPAS PROVÁVEIS
BENFICA
: Oblak, Sílvio, Garay, Luisão e Siqueira; Fejsa, Enzo Pérez, Sulejmani e Markovic; Rodrigo e Lima.
Treinador: Jorge Jesus



V. GUIMARÃES:
 Douglas, Pedro Correia, Moreno, Paulo Oliveira e Addy; Leonel Olímpio, André Santos e Crivellaro; Barrientos, Marco Matias e Tomané.
Treinador: Rui Vitória

Garay regressa ao eixo da defesa

Garay regressa ao eixo da defesa
ARGENTINO RECUPEROU DA ENTORSE NA TIBIOTÁRSICA

Garay recuperou da entorse na tibiotársica direita e, ao que tudo indica, será titular no eixo da defesa do Benfica, ao lado de Luisão. O central seguiu para estágio e deverá voltar a relegar Jardel para o banco de suplentes.

Cardozo regressa aos convocados

Cardozo regressa aos convocados
GARAY TAMBÉM ESTÁ DE VOLTA
O defesa Garay e o avançado Cardozo regressaram aos convocados do Benfica, para o jogo desta segunda-feira frente ao Vitória de Guimarães, da 20.ª jornada (20H15).

Os dois jogadores, que falharam o jogo com o PAOK devido a problemas físicos, voltaram às opções do técnico Jorge Jesus, que não vai poder contar com os castigados Maxi Pereira e Gaitán.

Em relação ao último jogo, ficaram também de fora, por opção técnica, André Almeida e André Gomes.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Oblak.

Defesas: Jardel, Luisão, Steven Vitória, Siqueira, Garay e Sílvio. 

Médios: Ivan Cavaleiro, Sulejmani, Salvio, Fejsa, Enzo Perez, Ruben Amorim e Djuricic.

Avançados: Cardozo, Rodrigo, Funes Mori, Lima e Markovic.

Nélson Oliveira enviado para a quinta divisão francesa!

Nélson Oliveira enviado para a quinta divisão francesa!

Jogou este sábado pela segunda equipa do Rennes

Nélson Oliveira atuou este sábado à noite em Brest, pela equipa de reservas do Rennes. O jogo contava para a quinta divisão francesa (CFA2, Grupo H).
O jogo terminou sem golos.
O avançado, emprestado pelo Benfica, foi preterido pelo treinador do Rennes. Apesar de ter levado 20 jogadores para a partida com o Nantes, o treinador Philippe Montanier decidiu que Nelson Oliveira deveria competir nas reservas.
O médio francês Adrien Hunou, de 20 anos, também participou no jogo da segunda equipa do Rennes.
Como documenta a foto, treinador e avançado mantiveram uma conversa na sessão de sexta-feira.

Cardozo e Garay em teste

EM DÚVIDA PARA DEFRONTAR V. GUIMARÃES

Cardozo e Garay em teste

Só após um curto treino esta manhã, Jorge Jesus saberá se pode contar com eles, mas o central está mais perto de volta.

Ezequiel Garay e Óscar Cardozo farão esta segunda-feira um teste decisivo com vista ao encontro da noite com o Vitória de Guimarães. Nenhum dos jogadores tem uma lesão grave, mas nem o departamento médico do Benfica nem o próprio Jorge Jesus querem arriscar o mínimo que seja relativamente a uma recaída.

Garay sofreu uma entorse na tibiotársica direita na sessão de trabalho que antecedeu a deslocação à Grécia, para defrontar o PAOK, já não tendo sequer viajado. Aliás, Jorge Jesus tinha planeado poupar Luisão para o desafio com os gregos, mas a lesão de Garay obrigou-o a mudar de ideias.

Mário Coluna está internado em estado crítico

Mário Coluna está internado em estado crítico
Mário Coluna, antigo capitão do Benfica e campeão nacional de futebol em algumas equipas Moçambicanas, está internado desde domingo no Instituto do Coração, em Maputo, em estado considerado grave.

Segundo fontes familiares, Coluna padece destes problemas de saúde há já bastante tempo.

A BOLA tentou, sem sucesso, ouvir os médicos que assistem o antigo capitão do Benfica.

Augusto Matine, colega e amigo de Mário Coluna, disse a A BOLA ter tido conhecimento do internamento do seu amigo na manhã desta segunda-feira através de fontes amigas, mas acredita na recuperação do monstro sagrado por ser um homem forte.

«Sei apenas que ele, nos últimos meses, não gozava de boa saúde, mas acredito que o Coluna, que é um homem forte, vai recuperar», disse Matine.

Luisão atinge os 400 jogos de águia ao peito

Luisão atinge os 400 jogos de águia ao peito

Um dia para ficar gravado na história. Luisão, de 33 anos, chega hoje — se for utilizado no jogo com o Vitória de Guimarães, como tudo indica — aos 400 jogos ao serviço das águias. 

O central brasileiro entra para um restrito lote de jogadores que atingiram a meta de quatro centenas de desafios pelo Benfica, no qual figuram apenas mais nove nomes: Nené, o mais utilizado de sempre com 575 presenças, Veloso (538), Mário Coluna (525), Humberto Coelho (498), Shéu (487), Bento (465), António Simões (449), Eusébio (440) e Cavém (420). Monstros sagrados aos quais Luisão, com 399 jogos até ao momento em todas as provas, agora se junta.

Tudo começou a 14 de setembro de 2003, data em que o gigante defesa-central brasileiro, então contratado ao Cruzeiro de Belo Horizonte, se estreou com a camisola encarnada. O jogo decorreu no Estádio Nacional, uma vez que a velha Luz já não existia e a nova catedral estava ainda em construção. 

O Belenenses foi o adversário e o resultado final foi um 3-3, com um dos golos a ser apontado pelo reforço que José António Camacho lançou. João Pereira e Fehér foram os autores dos outros golos encarnados. 

Luisão foi titular, como titular seria em praticamente todos os 399 desafios até agora disputados, cumprindo os 90 minutos na grande maioria dos jogos. 

Benfica vence primeiro dérbi feminino com o Sporting

Benfica vence primeiro dérbi feminino com o Sporting
ÁGUIAS TRIUNFARAM POR 5-1 vence primeiro dérbi feminino com o Sporting
ÁGUIAS TRIUNFARAM POR 5-1
A equipa de juniores femininos do Benfica venceu este domingo o Sporting por 5-1, em jogo do campeonato de futsal da Associação de Futebol de Lisboa, naquele que foi o primeiro dérbi feminino da história da modalidade.

A equipa do Benfica, a jogar em casa, chegou ao intervalo a vencer por 3-1, com dois golos de Micaela Semedo e um de Janice Ferreira, enquanto pelos leões marcou Débora Queirós. Na segunda parte, o Benfica ampliou a vantagem, com golos de Rafaela Dias, e fixou o resultado final em 5-1. O jogo de hoje ficou na história do futsal como primeiro dérbi oficial do futsal feminino. O Benfica lidera o campeonato, tendo vencido ao 10 jogos que disputou, enquanto o Sporting sofreu hoje a sua segunda derrota da prova e está no terceiro lugar, contando com nove vitórias.

Maxi e Gaitán limpam folha

Maxi e Gaitán limpam folha
OPÇÕES PARA O RESTELO
O Benfica vai entrar hoje em campo sabendo que não tem qualquer jogador em risco para o embate da jornada seguinte, diante do Belenenses. Gaitán e Maxi Pereira cumpriram uma série de cinco cartões amarelos no último jogo e, por isso, são ausências certas, voltando a ser opções no Restelo.

Refira-se que três jogadores do plantel ficarão em risco no caso de serem hoje admoestados com um cartão amarelo:são eles Garay, Fejsa e Ruben Amorim.

Rodrigo está livre do fantasma Cardozo

Rodrigo está livre do fantasma Cardozo

PARAGUAIO DEVE SER POUPADO PARA A LIGA EUROPA

O regresso de Cardozo à competição deverá ser adiado por mais alguns dias. O internacional paraguaio ainda não está totalmente recuperado da lesão no adutor direito e será poupado frente ao V. Guimarães. Este cenário reabre as portas da titularidade a Rodrigo que, curiosamente, na presente temporada só marcou quando o Tacuara não entrou no lote de opções de Jorge Jesus.

Capas do Dia

Fevereiro 24 / 2014