sábado, 15 de março de 2014

Rony não esquece o Benfica

Rony não esquece o Benfica

Com sete pontos de vantagem sobre o Sporting e nove sobre o FC Porto, o Benfica está com tudo para conquistar o título nacional, ainda que Rony, mesmo que assuma que os encarnados são os principais candidatos, prefira adoptar uma postura cautelosa. "Pela vantagem que tem, é o principal candidato. Porém, até ao lavar dos cestos é vindima, não é?", atirou, em entrevista ao "Correio da Manhã".

Indesmentível, por outro lado, é o facto da passagem pelos encarnados ter sido bastante importante para o luso-brasileiro, que não esconde o seu desejo de que o Benfica consiga mesmo atingir o almejado título nacional."Deixei muitos amigos no Benfica e foi um clube que me marcou bastante, por isso sim [gostava que o Benfica fosse campeão]", confessou.

Surpreendido com o Sporting
Depois do sétimo lugar da temporada passada, o Sporting está a fazer uma excelente campanha em 2013/14, num percurso que tem surpreendido Rony. "O Sporting tem sido uma boa surpresa. Além de jogar bom futebol, apostou em jovens da casa, como o William ou o Carlos Mané. Fico muito feliz por ver que têm sido bem sucedidos, porque são bons amigos. Vamos ver o que acontece até ao final do campeonato. Uma coisa é certa, o Sporting melhorou muito em relação ao ano passado", reconheceu.

Em contraponto, o FC Porto está a fazer uma temporada muito aquém das expectativas, ainda que o jovem doManchester City entenda que ainda é cedo para declarar a época dos azuis-e-brancos como perdida. "O FC Porto não está habituado a perder tantas vezes como já aconteceu esta época. No entanto, pelo passado recente do clube e pela cultura de vitórias que tem, não se pode afirmar que a época está perdida. Ainda falta muito campeonato e tudo pode acontecer", atirou, antes de apostar um empate para o clássico de amanhã entre leões e dragões: "É um jogo de tripla, como se diz, e qualquer um pode ganhar. Se tivesse de apostar... diria empate".

Vai ser especial defrontar o Benfica


Apesar de ainda representar muitas vezes a equipa de sub-21 do Manchester City, assim como a de juniores na UEFA Youth Cup, Rony já trabalha muitas vezes com a equipa principal, tendo até somado já alguns jogos pela equipa comandada por Manuel Pellegrini, técnico com quem gosta de treinar. "Tem sido muito bom. É uma pessoa que me tem ajudado bastante, dá-me muitos conselhos e, acima de tudo, tem-me dado oportunidades", confessou.

Na UEFA Youth Cup, o próximo adversário do Manchester City é curiosamente o Benfica, num jogo que o internacional sub-21 português não esconde que será muito especial. "Claro que vai ser muito especial, além de o Benfica ter sido o clube que me fez crescer, sempre me trataram muito bem. Vou ter como adversários alguns dos meus melhores amigos. Vai ser um daqueles jogos que dificilmente vou esquecer", finalizou, ao "CM".

Artur desaparece na sombra de Oblak

Artur desaparece na sombra de Oblak
Depois de ter ganho a titularidade no campeonato nacional, onde figurou no onze inicial nas últimas nove jornadas, Jan Oblak também parece ter dado mais um importante passo para se assumir como o verdadeiro n.º 1 das águias, ao ser titular, em White Hart Lane, diante do Tottenham.

Afinal, tal como lembra hoje o jornal "A Bola", o internacional esloveno quebrou uma série de 37 encontros consecutivos de Artur Moraes na UEFA com a camisola do Benfica, num percurso que se iniciou a 27 de Julho de 2011, num encontro caseiro com os turcos do Trabzonspor (2-0), e só terminou na última recepção ao PAOK Salónica (3-0), disputada a 27 de Fevereiro de 2004. Ou seja, foram exactamente dois anos e meio de titularidade europeia do brasileiro de 33 anos.

Passagem de testemunho pode alargar-se às taças domésticas

Perdida a titularidade no campeonato nacional e na Liga Europa, resta agora a Artur Moraes a Taça de Portugal e Taça da Liga, competições onde poderá ser agora a principal alternativa para Jorge Jesus, principalmente tendo em conta o usual princípio de rotatividade do técnico de 59 anos.

Ainda assim, o facto dos próximos duelos nessas duas provas serem já das meias-finais e logo contra um dos principais rivais do Benfica, mais concretamente o FC Porto, pode fazer com que o treinador das águias opte também por apostar em Jan Oblak nesses encontros decisivos.

Afinal, Artur Moraes tem revelado algum nervosismo nas últimas vezes em que foi chamado à equipa e, numa fase crucial da época, e com dois troféus em jogo, Jorge Jesus poderá não querer arriscar e alargar, ainda mais, a passagem de testemunho na baliza encarnada.

Choupana não é agradável para as águias de Jesus

Choupana não é agradável para as águias de Jesus
Apenas 50% de vitórias desde 2009/10

“Todos os jogos na Madeira são difíceis”. As palavras são de Jorge Jesus, referindo-se ao terreno do Nacional, onde o Benfica vai jogar na segunda-feira. Com a 23.ª jornada da Liga como pano de fundo, os encarnados querem aproveitar o clássico para conquistar mais vantagem, mas a história mostra que a Choupana é, de facto, um dos palcos menos simpáticos para o Benfica na era Jesus.

Jesus vingou André Villas-Boas

Jesus vingou André Villas-Boas

O incidente entre Jorge Jesus e Tim Sherwood, que surgiu essencialmente após o Benfica ter feito o 3-1 em White Hart Lane e o técnico encarnado ter acenado com três dedos na direcção do técnico inglês terá sido potenciado pelo facto de Jorge Jesus já não ter a melhor das impressões do timoneiro do Tottenham.

Afinal, segundo conta hoje o jornal "A Bola", Jorge Jesus terá ligado a André Villas-Boas, em meados de Dezembro do ano passado, altura em que o técnico português foi despedido dos "spurs", tendo mostrado solidariedade com o seu compatriota e ficado a saber que a rescisão de contrato com o ex-técnico do FC Porto terá tido a mão de Tim Sherwood, que, como se sabe, sucedeu precisamente a André Villas-Boas.

Irritado com a arrogância de Sherwood
Assim sendo, terá sido já com o pé atrás que Jorge Jesus encarou o técnico do Tottenham, sendo que, de acordo com o jornal desportivo, a situação terá aquecido quando Tim Sherwood tratou o técnico encarnado com sobranceria e desdém, mandando-o de volta para o banco encarnado, isto depois de Jesus ter pisado a área técnica do treinador inglês.

Ora essa arrogância de Sherwood terá deixado Jorge Jesus irritadíssimo, sendo que o treinador do Benfica, quando as águias fizeram o 3-1, não se limitou a mostrar três dedos ao técnico inglês, tendo, segundo "A Bola", lançado ainda outro ataque, soltando um "My name is André [o meu nome é André]", que fazia menção clara a André Villas-Boas e deixou o treinador do Tottenham furioso.

Negou desculpas a Rui Costa, Raúl José e Shéu
No meio da confusão com Tim Sherwood, o adjunto Raúl José, o secretário técnico, Shéu Han, e o administrador,Rui Costa, tentaram pedir calma a Jorge Jesus, sendo que o treinador encarnado, além de afastar Raúl José, ainda empurrou duas vezes Shéu e gritou com Rui Costa, num cenário que o "Diário de Notícias", na edição de hoje, assumiu que levou os dirigentes encarnados a exigir que Jorge Jesus pedisse desculpas, retrantando-se em privado, principalmente perante as duas ex-glórias do Benfica.

Jorge Jesus, todavia, na conferência de imprensa de hoje, negou esse mesmo cenário de pedido de desculpas, ainda que não desminta o resto da história. "O que se passou em Inglaterra não é mentira, mas é mentira que tenha sido obrigado a pedir desculpa ao Shéu", atirou.

Corta-Mato Curto: Benfica sagra-se Bicampeão Nacional

Corta-Mato Curto: Benfica sagra-se Bicampeão Nacional

O Sport Lisboa e Benfica revalidou este sábado, em Portalegre, o título nacional de Corta-Mato Curto, fazendo história no Atletismo Nacional.

Foi uma equipa forte, unida e muito solidária aquela que se apresentou em Portalegre. O objectivo era claro: revalidar o título… o que foi conseguido na perfeição.

Para a vitória colectiva, foram determinantes os atletas Rui Pedro Silva, Ricardo Ribas, Alberto Paulo e Rui Pinto, que não deram hipótese à concorrência.

Referir que Manuel Damião venceu a prova individualmente.

Com mais esta vitória, o Sport Lisboa e Benfica faz história no Atletismo Nacional, ao tornar-se o único clube a vencer, em dois anos consecutivos, o Campeonato Nacional de Estrada, o Corta-Mato Longo e o Corta-Mato Curto.

Ana Oliveira: “Momento histórico para o Atletismo e para o Clube”

O Sport Lisboa e Benfica tornou a fazer história! Hoje, em Portalegre, com a conquista do Bicampeonato Nacional de Corta-Mato Curto, o clube escreveu mais uma página de glória para a modalidade. Ana Oliveira, directora do Atletismo do Benfica, estava radiante.

“Hoje vivemos mais um momento histórico para o Atletismo. Já o ano passado o tínhamos feito e este ano repetimos a proeza. O Sport Lisboa e Benfica é o único clube a ter conquistado, agora em dois anos consecutivos, o Campeonato Nacional de Estrada, o Corta-Mato Longo e o Corta-Mato Curto. É um momento de grande alegria e orgulho”, começou por afirmar em declarações ao nosso Site.

O Benfica é um exemplo a seguir e hoje os atletas provaram-no mais uma vez: “Os nossos atletas foram brilhantes. Funcionámos em bloco, fomos solidários, coesos e a união desta equipa, uma autêntica família, foi determinante para a vitória”, confessou Ana Oliveira, não cabendo em si de satisfação.

“Para além dos nossos seniores, uma palavra ainda para todos os nossos atletas da Formação que, integrados na equipa, conseguiram obter resultados que enriquecem ainda mais a nossa vitória”, referiu, finalizando: “O Benfica é um exemplo a seguir e não posso deixar de agradecer à Direcção do Clube, pois só com uma aposta forte e consolidada no eclectismo é que estes títulos são possíveis!”

Exibição portentosa dita liderança à condição na II Liga

Benfica – Sp. Covilhã, 4-0

Exibição portentosa dita liderança à condição na II Liga

O Sport Lisboa e Benfica recebeu esta tarde, no Caixa Futebol Campus, a formação do Sp. Covilhã, em partida relativa à 34.ª jornada da II Liga. Frente ao 13.º classificado, o Benfica venceu, por 4-0, com golos de Funes Mori.

Numa bela tarde de sol, e com uma boa moldura humana presente no Seixal, Benfica e Sp. Covilhã encontraram-se no Caixa Futebol Campus.

E a partida teve um início morno, com o Benfica, paulatinamente, a tomar conta das operações mas sem nunca aumentar muito o ritmo.

Aos 10’, Hélder Costa deu o mote, com um remate colocado, mas à figura, aos 13’, Urreta esteve muito perto de marcar mas faltou a “estrelinha”.

À passagem da meia hora eis que surgiu um Funes Mori inspiradíssimo que, em apenas um minuto, faz dois golos e coloca o Benfica a vencer, por 2-0, resultado com que se atingiu o intervalo.

No reatar, mais do mesmo. O Benfica foi sempre superior e Funes Mori, não satisfeito com os dois golos apontados na primeira metade, repete a proeza: aos 75’, faz o hat-trick na partida, para dez minutos depois fechar a sua conta pessoal e a do encontro em 4-0.

Em vantagem, por 4-0, e a controlar por completo todas as operações, o Benfica geriu os números a seu favor e, apesar de ainda terem sido construídas algumas oportunidades de golo, o resultado não mais se alterou até ao apito final.

Com esta vitória, o Benfica B lidera a tabela, à condição.

As emoções da II Liga regressam já no próximo fim-de-semana, com a equipa orientada por Hélder Cristóvão a deslocar-se ao Funchal, para defrontar o União da Madeira, em partida relativa à 35.ª jornada.

Hélder Cristóvão: “Tenho um orgulho enorme neste 

grupo”

Foi com orgulho que o técnico da equipa B do Sport Lisboa e Benfica, Hélder Cristóvão, comentou a vitória desta tarde sobre o SC Covilhã, por 4-0.

“Gostei e acho que as pessoas também gostaram desta equipa dinâmica e alegre. Jogámos bem e merecemos ganhar. Penso que este jogo não espelhou a qualidade do SC Covilhã. Estamos a crescer e podemos dar ainda mais neste campeonato. Tenho um orgulho enorme neste grupo”, começou por dizer o treinador à Benfica TV.

Sobre a liderança provisória da tabela classificativa, o técnico foi claro: “O meu trabalho é formar jogadores e dar-lhes consistência. A classificação vamos ver no final mas acho que estamos no bom caminho.”

Fábio Cardoso: “Felizmente voltámos às vitórias em casa”

Voltar às vitórias era o objectivo e foi cumprido esta tarde, no Seixal, diante do SC Covilhã (4-0).

 “Estamos a entrar na recta final e é importante darmos o máximo. Felizmente, esta semana voltámos às vitórias em nossa casa e é importante continuar assim, a pensar jogo a jogo”, começou por analisar Fábio Cardoso, à Benfica TV, no final do encontro.

O defesa-central garante que a evolução na equipa é visível e assegura que os “encarnados” continuarão a dar tudo por tudo. “Nós pensamos sempre jogo a jogo. Ainda somos novos, falta-nos alguma experiência mas estamos a evoluir e isso nota-se”, concluiu.

Águias e dragões lutam por Sami

Águias e dragões lutam por Sami

Benfica e o FC Porto estão na corrida pelo extremo maritimista, Sami, isto segundo adianta o "Correio da Manhã", que sublinha que o internacional guineense foi primeiramente oferecido aos dragões pelo empresário Mohamed Afzal, mas que, recusada a proposta portista, foi posteriormente oferecido aos encarnados, que apresentaram números que terão agradado às partes.

A transferência para o Benfica, todavia, ainda não estará concluída, uma vez que o FC Porto terá voltado novamente à carga. Contudo, segundo acrescenta o "CM", o jovem de 25 anos estará mais próximo de se vincular às águias, uma vez que o Benfica estará disposto a pagar uma verba ao Marítimo e isso agradará bastante a Sami, que se mostra grato aos insulares e pretenderá que estes recebam uma compensação financeira.

Já foi apontado ao Sporting
Curiosamente, na última reabertura de mercado, Sami foi apontado ao Sporting, ainda que os leões, já em Fevereiro, tenham descartado a sua contratação, em virtude de não terem conseguido chegar a acordo com o seu representante, Nélson Almeida (Mohamed Afzal, segundo o "CM", apenas estará a fazer de intermediário).

Lembre-se que Sami encontra-se no Marítimo desde 2009/10 e, na actual campanha, soma 19 jogos (16 como titular) e um golo pelos insulares, sendo que, se se transferir mesmo para as águias, isso será um regresso, uma vez que o internacional guineense representou o Benfica nos juniores.

Reacções de Bruno de Carvalho à Vitória do Benfica Sobre o Tottenham

Iniciados, juvenis e juniores do Benfica quase faziam o pleno

Iniciados: Benfica goleia Olhanense (8-1)
Águias lideram isoladamente a zona sul
 O Benfica recebeu e goleou o Olhanense, por 8-1, em partida da 8.ª jornada da zona sul da 2.ª fase do campeonato nacional de iniciados.

Os golos dos encarnados foram marcados por João Filipe (3), José Gomes (2), Pedro Correia (2) e Nuno Santos, enquanto Simão Santos apontou o tento de honra dos algarvios.

Com este resultado, o Benfica é líder isolado à condição, com três pontos de vantagem sobre o Sporting, que entra no domingo em ação diante do Farense.
Juvenis: Benfica goleia Estoril e mantém liderança
TRIUNFO ENCARNADo POR CLAROS 4-0
O Benfica foi este sábado vencer ao terreno do Estoril por 4-0, em partida da 2.ª fase série Sul do campeonato nacional de juvenis, que apura os dois primeiros classificados para a 3.ª e derradeira fase da prova.

Com uma exibição dominadora, os jovens comandados por Renato Paiva nunca deram grandes hipóteses à formação contrária e marcaram por intermédio de Atair Mimito Biai, Pedro Amaral, João Silva e Rui Gomes.

As águias continuam na primeira posição da Zona Sul, com 18 pontos. O Estoril segue no 5.º posto, com 5 pontos, muito longe das posições de qualificação para a terceira fase.
Juniores: Sporting derrota Benfica em Alcochete (2-1)
LEÕES APROXIMAM-SE DO TOPO DA CLASSIFICAÇÃO

O Sporting venceu este sábado o dérbi de juniores, ao receber e derrotar em Alcochete o rival Benfica por 2-1, num encontro referente à 6.ª jornada da fase de apuramento do campeão.

Numa partida equilibrada, o Sporting chegou à vantagem mesmo no final da primeira parte, com um golo de Gélson Martins, aos 44 minutos. O Benfica empatou aos 65', por Pedro Rebocho, na sequência de um livre que originou a expulsão (por duplo amarelo) do sportinguista Domingos Duarte.

Mesmo a jogar com apenas 10 elementos, a formação do Sporting, obrigada a vencer para reduzir a diferença de 5 pontos com que entrou nesta jornada, chegou ao golo da vitória através de Matheus Pereira, aos 74 minutos.

O Sporting soma agora 11 pontos na fase final do Nacional de Juniores e segue na segunda posição, em igualdade pontual com o Sp. Braga e a dois pontos do líder, que continua a ser o Benfica.

Jorge Jesus faz antevisão ao jogo com o Nacional

Jorge Jesus: «Jogos na Madeira são sempre difíceis»
Cauteloso a abordar embate com o Nacional
 Foi com cautela que Jorge Jesus abordou a deslocação do Benfica à Madeira, para defrontar o Nacional (segunda-feira, às 20 horas). O técnico dos encarnados deixou muitos elogios aos madeirenses e garantiu que encara o embate com seriedade.

"Todos sabemos que vai ser um jogo difícil porque os jogos na Madeira são sempre difíceis. Tirando as equipas chamadas grandes, é a melhor. Tirou pontos no Dragão, em Alvalade. Esses dois resultados refletem o que estou a dizer. Não vamos ter facilidades mas o Benfica não tem facilidades em nenhum campo", começou por comentar.

Jesus afirmou ainda que "o Nacional tem uma grande equipa, bem orientada, que está a fazer um grande campeonato", antes de explicar que não teme que os jogadores sintam cansaço pelo facto de terem jogado na quinta-feira, diante do Tottenham.

"O tempo de recuperação não é o ideal mas serve perfeitamente para recuperar os jogadores fisicamente. Além da preparação física, há outras questões importantes, como o desgaste emocional. Aí não vai haver muitos problemas. Alteramos sempre alguns jogadores, portanto este jogo enquadra-se na mesma ideia", sustentou.

Acima de tudo, Jesus quer manter os pés assentes na terra: "Estamos num caminho em que ainda não ganhamos nada, mas que nos está a colocar numa posição de vantagem em termos de classificação".

Jorge Jesus: «O clássico? Temos é de ganhar ao Nacional»
Resultado do sporting-fc porto "é indiferente"
O clássico Sporting-FC Porto, de domingo, será seguido por Jorge Jesus de forma descontraída, pois o que o treinador do Benfica pretende mesmo é que os seus jogadores se mantenham concentrados na complicada tarefa que será bater o Nacional (segunda-feira).

"Para nós, o resultado do clássico é indiferente. Temos é de fazer a nossa obrigação, que passa por jogar na Madeira e somar os três pontos", destacou o treinador dos encarnados este sábado, em conferência de imprensa.
 «Temos potencial para melhorar»
 O Benfica está bem e recomenda-se mas, na opinião de Jorge Jesus, a equipa encarnada tem ainda margem de progressão até ao final da época.

«Se estamos no nosso melhor momento? A equipa tem potencial para melhorar em algumas questões relacionadas com a nossa ideia de jogo», indicou.
«Não ganhámos nada mas estamos num caminho que nos dá vantagem em termos de classificação. Por isso é que estamos em primeiro», constatou Jesus, em conferência de Imprensa.



  «Villas-Boas disse-me que vai para o Zenit»
Revela conversa que teve com o técnico
 Jorge Jesus não só negou que tivesse sido abordado pelo Zenit para ocupar o cargo de treinador dos russo como revelou quem é o eleito. O técnico das águias relevou uma conversa que teve ao telefone com André Villas-Boas, que confirmou o acordo com o Zenit.

"Ainda ontem estive vários minutos a falar com o André [Villas-Boas] ao telefone e o que ele me disse foi que ia para lá", comentou Jesus, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da 23.ª jornada da Liga, diante do Nacional, na Madeira.

Jesus confirma que "usou" Villas-Boas para picar Sherwood
Treinador revela que não foi obrigado a pedido de desculpas

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, confirmou este sábado que "picou" Tim Sherwood, treinador do Tottenham, na partida da Liga Europa, recorrendo ao amigo André Villas-Boas, como Record revelou.

Questionado sobre se tinha sido obrigado pelo clube a pedir desculpas a Rui Costa, Raul José e Shéu, Jesus negou e fez questão de explicar.

"[O pedido de desculpas] É mentira... mas não o resto que aconteceu em Inglaterra", revelou Jorge Jesus, frisando que é amigo de André Villas-Boas, antecessor de Sherwood no cargo no Tottenham.

"Mas o mais importante da situação em Londres é o grande jogo que o Benfica fez, a alegria que deu aos adeptos todos. É verdade que tenho uma relação com o André [Villas-Boas], mas essa abordagem fica para antes do jogo com o Tottenham."

Eriksen rendido ao Benfica

Eriksen rendido ao Benfica

Christian Eriksen, autor do tento solitário do Tottenham na derrota (1-3) com o Benfica, na marcação irrepreensível de um livre direto, ficou encantado com a exibição das águias em White Hart Lane.

«Penso que todos concordamos ter sido uma noite dececionante. O meu golo deu-nos algum ânimo mas, infelizmente, por poucos minutos. Eles voltaram a ter a bola e nós tivemos de correr ainda mais», recordou o internacional dinamarquês, em declarações à Imprensa inglesa. 

«O Benfica jogou muito bem, talvez tenham jogado como nós deveríamos ter feito. Fizeram um jogo muito bom, praticaram um futebol veloz ao qual não estamos habituados. São muito fortes com a bola nos pés», salientou. 

Benfica e Tottenham discutem a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa na próxima quinta-feira, no Estádio da Luz.

Luisão no onze ideal da Liga Europa

Luisão no onze ideal da Liga Europa
UEFA DESTACA CENTRAL DOS ENCARNADOS
A grande exibição de Luisão em White Hart Lane não passou despercebida à UEFA. O internacional canarinho foi nomeado para o onze ideal da Liga Europa, uma distinção que visa homenagear os jogadores que mais se destacaram na 1.ª mão dos oitavos-de-final da competição.

Aos 32 anos, o capitão do Benfica está perto de alcançar a sua melhor época de sempre a nível individual. Até ao momento, o Girafa contabiliza cinco golos em 34 partidas oficiais, um registo que só ainda é superado pelos números obtidos em 2010/11, quando terminou a temporada com seis golos apontados em 46 jogos. Convém sublinhar que frente ao Tottenham, além de ter alcançado o primeiro bis pelas águias, o central também marcou em dois jogos consecutivos, um feito que ainda não havia obtido de águia ao peito.

Siqueira: «Caminho ainda é longo»

Siqueira: «Caminho ainda é longo»
"ORGULHOSO" MAS COM PÉS ASSENTES NA TERRA

Siqueira está orgulhoso com o categórico triunfo alcançado em White Hart Lane, mas prefere pôr água na fervura, travando logo à partida qualquer clima de euforia que se pudesse instalar. “Uma palavra resume o meu sentimento neste momento, orgulho! Vamos manter esta humildade, porque o caminho ainda é longo”, referiu o lateral-esquerdo na rede social Instagram, aludindo ao facto de o Benfica não ter conquistado qualquer troféu nesta temporada.

A exibição assinada diante do Tottenham motiva um elogio público aos companheiros. “Sem palavras para a noite de ontem. A entrega de cada jogador. A união deste grupo faz com que cada bola dividida seja a última das nossas vidas”, acrescentou o brasileiro.

Gaitán aumentado

Gaitán aumentado
SAD VAI PREMIAR CAMISOLA 20 PELO BOM MOMENTO
O bom momento de forma que Nicolas Gaitán está a viver, e que se reflete na equipa, não tem passado despercebido e a SAD, como o nosso jornal anunciou, já iniciou conversas para a renovação de contrato com o argentino.Uma renovação que, para já, fica em “stand-by”, mas que não impede os responsáveis encarnados de premiarem o extremo pela fase que está a viver.

A perseguir o Man. United no ranking da UEFA

A perseguir o Man. United no ranking da UEFA
RED DEVILS PODEM FICAR PARA TRÁS NAS CONTAS EUROPEIAS
Com a vitória diante do PAOK, o Benfica cimentou o sexto posto no ranking de clubes da UEFA e persegue agora o quinto lugar, ocupado nesta altura pelo Manchester United. Nesta época, será praticamente impossível suplantar os red devils, mas isso pode acontecer logo no início da próxima temporada. A explicação é simples.

Para apurar este ranking, a UEFA recorre à pontuação adquirida nas últimas cinco épocas e, como se sabe, este ano desportivo está longe de estar a correr da melhor forma para a equipa orientada por David Moyes. E se o Manchester United ficar mesmo de fora das provas europeias da próxima época, é certo que o Benfica chega ao quinto posto, até pela carreira que está a fazer neste ano na Liga Europa.

Lembre-se que na próxima época deixa de contar a pontuação da época 2009/10, ano em que os Red Devils alcançaram os quartos-de-final da Liga dos Campeões, sendo eliminados pelo Bayern.

A uma vitória de recorde

A uma vitória de recorde
BENFICA TEM CINCO SEGUIDAS NA UEFA
Ao vencer o Tottenham, em White Hart Lane, por 3-1, o Benfica conseguiu a sua quinta vitória consecutiva em provas europeias, isto depois de superar os belgas do Anderlecht (3-2), os franceses do PSG (2-1) e os gregos doPAOK Salónica (1-0 e 3-0), naquilo que aproxima os encarnados do seu recorde absoluto em provas da UEFA, que se cifra em seis.

Essa marca, tal como recorda hoje o jornal "Record", surgiu em 1989/90, quando o Benfica superou os norte-irlandeses (mas a actuar desde há muitas décadas no campeonato da República da Irlanda) do Derry City (2-1 e 4-0), os húngaros do Honved (2-0 e 7-0) e os ucranianos (então integrados na União Soviética) do Dnipro (1-0 e 3-0).

Igualou série da época passada
Esta não é, contudo, a primeira vez que o Benfica de Jorge Jesus consegue uma série de cinco triunfos consecutivos na UEFA, uma vez que, em 2012/13, também atingiu o mesmo feito, superando os alemães do Bayer Leverkusen (1-0 e 2-1), os franceses do Bordéus (1-0 e 3-2) e os ingleses do Newcastle United (3-1), tendo essa série sido travada em St. James Park (1-1) com os "magpies".

Quanto ao 3-1 obtido em Inglaterra, esta foi apenas a terceira vez que o Benfica conseguiu tal resultado na primeira mão de uma competição europeia e, como lembra o "Record", nem sempre isso trouxe boas memórias ao Benfica, uma vez que, em 1968/69, os encarnados venceram os holandeses do Ajax (3-1), em Amesterdão, mas acabaram por perder pelo mesmo resultado na Luz e terminaram eliminados no jogo de desempate (0-3). Mais sorte, todavia, teve o Benfica em 1995/96, quando venceu o Lierse, na Bélgica, por 3-1, confirmando depois o apuramento na Luz com nova vitória (2-1).

Redknapp: «Luisão e Garay são fantásticos»

Redknapp: «Luisão e Garay são fantásticos»
ANTIGO TÉCNICO DO TOTTENHAM DEIXA ELOGIOS
Para Harry Redknapp “há vários jogadores do Benfica” com capacidades para vingarem na Premier League. Convidado a identificar os futebolistas que mais o impressionaram na partida em White Hart Lane, o técnico não hesitou em apontar a dupla de centrais das águias.

“O Luisão e o Garay são fantásticos! Que grande jogo fizeram. Além de terem conseguido anular os avançados no Tottenham ainda fizeram a diferença a atacar. São ambos muito fortes no jogo aéreo”, referiu o responsável técnico antes de voltar a destacar o coletivo: “É uma equipa muito bem orientada.”

Harry Redknapp: «Benfica e Juventus são os favoritos»

ENCANTADO COM PRESTAÇÃO DAS ÁGUIAS EM LONDRES
A robusta vitória alcançada pelo Benfica em Londres convenceu a crítica britânica. Harry Redknapp, antigo treinador do Tottenham que atualmente orienta o Queen Park Rangers, assistiu à partida e não tem dúvidas de que a equipa portuguesa, a par da Juventus, é a favorita para conquistar a Liga Europa.

Mais-valias em conta para suceder a Rodrigo

Mais-valias em conta para suceder a Rodrigo
ACERTAR NO SUCESSOR DO 19 É O DESAFIO ENCARNADO

Rodrigo é o único titular que o Benfica já sabe que irá perder na próxima época. Os últimos meses certificaram-no como um prodígio cuja preponderância dilatou com o acréscimo de utilização, desprezando a mirabolante tese da lesão em São Petersburgo como razão para o seu decréscimo de produção que não foi mais do que um sinal de falta de confiança e desconforto face às utilizações episódicas, razão de um jejum de golos entre 18 de agosto e 27 de novembro de 2013.

Matic: «Jesus acreditou na minha qualidade»

Matic: «Jesus acreditou na minha qualidade»
DESTACA IMPORTÂNCIA DO TRABALHO NOS ENCARNADOS
Nemanja Matic não tem dúvidas em afirmar que Jorge Jesus foi preponderante na sua evolução enquanto jogador. Tal como já havia referido anteriormente, o médio sérvio garante que foi o técnico dos encarnados quem o colocou a render ao nível que interessou a clubes como o Chelsea, que acabou por abrir os cordões à bolsa.

"Taticamente, estou muito melhor porque trabalhei muito no Benfica. Quando lá cheguei, jogava como um número 10. Jorge Jesus disse-me que ia jogar como um médio defensivo", começou por adiantar, numa conferência de imprensa no Kingsmeadow Stadium, estádio do AFC Wimbledon.

"Jorge Jesus acreditou na minha qualidade e continuou sempre a dizer 'Faz o que te peço e vais começar a jogar melhor com o tempo'. De facto, comecei a jogar melhor. Observei alguns jogadores para ver como se movimentavam. Ele mostrou-me muito do Javi Garcia porque jogava comigo no Benfica, na altura", explicou.

Ainda assim, Matic garante que toda a evolução não chegou sem muito trabalho e dedicação: "Treinei a parte tática com Jesus todos os dias. Depois de treinar, ficava sempre no ginásio a tratar da parte física", rematou.

Capas do Dia

Capas do Dia
Março 15 / 2014