sexta-feira, 4 de abril de 2014

Portugal pode acabar época em 4.º lugar e Benfica pode acabar em 5º

Portugal pode acabar época em 4.º lugare Benfica pode acabar em 5º

No início da próxima época as equipas deixam de contar os pontos conquistados em 2009/2010, mantendo as pontuações das últimas quatro temporadas e esta que ainda não terminou.

As vitórias de FC Porto e Benfica na 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa colocam Portugal bem posicionado para começar a época no 4.º lugar do ranking UEFA.
Portugal ultrapassou a Itália e nesta altura é superado apenas por Inglaterra, Espanha e Alemanha.
Nesta altura o ranking é liderado pela Espanha com 93,855 pontos, seguido de Inglaterra com 84,177, Alemanha com 80,927. Seguem Itália com 66,272, Portugal com 60,966 e França com 56,500.
No início da próxima época as equipas deixam de contar os pontos conquistados em 2009/2010, mantendo as pontuações das últimas quatro temporadas e esta que ainda não terminou.
Tendo em conta os pontos atuais, a Itália passaria a ter 50,844 pontos contra os 50,966 de Portugal.
Esta classificação, ainda que virtual, pode vir a sofrer alterações, já que Benfica, FC Porto e Juventus ainda estão em prova e com boas perspetivas de seguir em frente.
Águias estão em sexto no ranking europeu, apenas atrás de Barcelona, Real Madrid, Bayern, Chelsea e Manchester United. Dragões são décimos na Europa.
As vitórias de águias e dragões consolidaram esta quinta-feira as suas posições entre os dez melhores clubes da Europa no ranking de clubes da UEFA: o Benfica segue em sexto lugar, enquanto o FC Porto está na décima posição.

Elaborado com base nos resultados da época atual e das quatro temporadas imediatamente anteriores (tal como o ranking por países), a classificação tem duas equipas espanholas nas primeiras posições: o Barcelona é líder, com 156,771, seguindo-se o Real Madrid, com 152,771. Bayern de Munique é terceiro (151.185), Chelsea é quarto (136.835) e Manchester United é quinto (128.835).

A seguir ao Benfica (121.193), seguem-se Arsenal (112.835), Atlético de Madrid (111.771), Valência (109.771) e FC Porto (105.193).

O Benfica deve iniciar a próxima época na quinta posição, uma vez que o Manchester United vai deitar fora muito mais pontos fora, relativos à época de 2009/10. O FC Porto irá, em princípio, começar a nova temporada no mesmo décimo lugar.

Hélder Cristóvão e a Oliveirense: “Conquistar os três pontos”

Antevisão à 37.ª ronda da II Liga

Hélder Cristóvão e a Oliveirense: “Conquistar os três pontos”

O treinador da equipa B do Sport Lisboa e Benfica, Hélder Cristóvão, já fez a habitual antevisão ao jogo com a Oliveirense, onde perspectivou dificuldades acrescidas.

“É um jogo difícil, num estádio muito complicado. A Oliveirense precisa de pontos e tenho falado com a equipa sobre as dificuldades que vamos encontrar. Estamos preparados e sabemos que estas fazem parte da Segunda Liga. Vamos para conquistar os três pontos e vamos ver a que nível se encontra a equipa”, apontou.

Esta temporada, a equipa B está a conseguir superar as marcas alcançados em 2012/13, mas há mais a conseguir: “Os objectivos têm de estar sempre ligados aos que são os do Benfica. Enquanto Clube, ainda há metas a cumprir. Temos mais golos e pontos do que na época passada.”

Com algumas metas já alcançadas, Hélder Cristóvão revelou o que vai ser feito doravante. “Falta dar minutos a mais jogadores. Vamos dar minutos a outros jogadores, pois faz parte do crescimento deles enquanto atletas”, admitiu.

O Oliveirense – Benfica B está agendado para as 16 horas de sábado, no estádio Carlos Osório.

João Freitas Pinto e o Póvoa Futsal: “Vamos procurar a vitória”

FUTSAL 24.ª ronda do Campeonato

João Freitas Pinto e o Póvoa Futsal: “Vamos procurar a vitória”

O treinador da equipa de Futsal do Sport Lisboa e Benfica, João Freitas Pinto, lançou o encontro com o Póvoa Futsal em que afirmou que a atitude tem de ser a que tem sido até aqui.  

“Temos de ter a postura e a dinâmica para ganhar. Queremos consolidar processos e a onda de vitórias. É para manter. Vamos defrontar uma boa equipa, que joga com intensidade e tem bons executantes. Estamos atentos e vamos procurar a vitória”, garantiu.

Manter a liderança na Fase Regular é o objectivo a cumprir, mas para que isso seja verdade nada pode ser descurado. “Temos de respeitar os adversários para que nos respeitem. Não podemos relaxar. Temos de ter maior intensidade do que oponente, porque temos muitos e bons jogadores e o facto de ser uma equipa nova já não serve de desculpa, pois já temos vários treinos juntos”, advertiu.

E prosseguiu: “Esse 1.º lugar só faz sentido se ganharmos os próximos três jogos. O plantel tem essa noção e vai encarar este jogo para vencer.”

O Benfica – Póvoa Futsal está marcado para as 17 horas de sábado, no Pavilhão n.º 2.

Pedro Nunes: «Sporting não nos pode fazer esquecer equilíbrios defensivos»

Hóquei em Patins
Pedro Nunes: «Sporting não nos pode fazer esquecer equilíbrios defensivos»
TIMONEIRO ENCARNADO ANTEVÊ DÉRBI LISBOETA

O treinador do Benfica, Pedro Nunes, realça que os jogadores encarnados não podem esquecer vários conceitos de jogo ante o Sporting ainda que se trate de um dérbi e que seja em campo muita da história e tradições de ambas as formações.

"É evidente que tenho uma ideia para o jogo, mas a estratégia que dará corpo a esse jogo depende da nossa evolução. A nós só nos interessa a vitória. O facto de o Sporting defender com o bloco baixo não nos pode fazer esquecer dos equilíbrios defensivos quando estamos a atacar", disse, na antevisão da partida da 24.ª jornada do campeonato nacional, em declarações à televisão do clube. "A questão emocional mexe com os jogadores, pois é um dérbi. Isto independentemente da posição que cada um ocupa na classificação", rematou.

Enrique Pina: «Não há nada assinado sobre Siqueira»

Enrique Pina: «Não há nada assinado sobre Siqueira»
PRESIDENTE DO GRANADA NEGA NEGÓCIO COM O REAL
Enrique Pina, presidente do Granada, recusa a ideia de que Siqueira esteja já reservado pelo Real Madrid para a próxima temporada. O dirigente admite que há interessados mas que nada está decidido, contrariando as notícias vindas de Espanha que davam o jogador como certo nos merengues.

"O Granada não tem nada assinado com ninguém. Há interessados mas neste momento não importa. Temos um grande respeito pelo Benfica", sublinhou o espanhol, em declarações à Renascença.

O líder do Granada referiu que "ainda não é o momento de falar" no futuro do jogador, até para não desestabilizar o Benfica.

"Siqueira joga no Benfica e não se passa nada neste momento. Tenho uma grande relação com o presidente do Benfica e neste momento só têm de pensar em ser campeões. Estão nas provas da UEFA e da Taça e precisam de tranquilidade. Falaremos quando o campeonato terminar", comentou.

Pina deixou bem claro que as águias ainda podem contratar o brasileiro, que nesta altura está na Luz por empréstimo: "Se o Benfica quiser, não há qualquer problema. Ainda não falei com ninguém. Há um prazo para exercer a opção de compra e vamos esperar por essa altura".

Benfica-FC Porto é no dia 16 às 20H45

Benfica-FC Porto é no dia 16 às 20H45
SEGUNDA MÃO DAS MEIAS-FINAIS
O jogo entre Benfica e FC Porto, da segunda mão da Taça de Portugal, está agendado para quarta-feira (16 de abril) às 20H45, informou esta sexta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O encontro, a disputar no Estádio da Luz, segue-se ao da primeira mão, realizado a 26 de março, no qual os dragões venceram as águias por 1-0, com um golo do colombiano Jackson Martínez.

A FPF comunicou ainda que no mesmo dia às 21H15 disputa-se o Rio Ave-Sporting de Braga, também da segunda mão das meias-finais da Taça e que se segue ao nulo verificado no primeiro jogo, disputado na "pedreira" de Braga. A final da Taça de Portugal realiza-se a 18 de maio, no Estádio do Jamor.

Recuperar mais à frente: A chave para o vôo da águia

Recuperar mais à frente: a chave para o voo da águia

Os números que sustentam a vitória encarnada em Alkmaar

Se o FC Porto encontrou na primeira parte do seu jogo as bases para a vitória sobre o Sevilha, em Alkmaar, o Benfica fez praticamente o percurso inverso para construir um 0-1 que o deixa com excelentes perspetivas de confirmar as meias-finais na Luz. 

Em serviço especial para oMaisfutebol, Rui Catalão conta como foi o caminho da apatia até à tranquilidade. A mesma ideia é sustentada pelos números recolhidos pelo Centro de Estudos do Futebol da Universidade Lusófona em trabalho de análise para a MF Total

Apesar das evidentes diferenças de qualidade individual, a entrada em jogo algo sonolenta do Benfica traduziu-se no consentimento de demasiadas situações de perigo para o AZ Alkmaar, que até ao intervalo levou 23% dos seus ataques a zonas de finalização. Nessa fase inicial, o único indício claramente favorável aos homens de Jorge Jesus era a invulgar frequência com que os holandeses perdiam a bola numa primeira fase de construção (17%). Um dado que sugeria a multiplicação de oportunidades para a equipa portuguesa se esta conseguisse transmitir maior intensidade à pressão, como veio a acontecer depois do intervalo. 
A apatia encarnada fez com que o AZ conseguisse oito situações de remate perante Artur, obrigado a fazer três defesas, duas delas com elevado grau de dificuldade. No outro lado do campo, Alvarado teve um primeiro tempo mais tranquilo, apesar dos seis remates conseguidos pelo Benfica, mesmo na sua pior fase do jogo. 
Depois do intervalo, a superioridade do Benfica foi manifesta, e teve como chave a tal capacidade para recuperar bolas em zonas mais adiantadas: o AZ só chegou à área de Artur em 29% dos ataques, perdendo a bola ainda no seu meio-campo em 33% das vezes. Já o Benfica, quando foi desarmado, foi-o muitas vezes perto da área holandesa. Como consequência, as aproximações do AZ à baliza de Artur foram muito menos do que no primeiro tempo (só três remates depois do intervalo, e apenas um deles chegou à baliza) enquanto os encarnados visaram por sete vezes a baliza do AZ, com quatro situações de perigo objetivo, que poderiam ter deixado a eliminatória ainda mais sentenciada. 
Duas últimas notas, que têm a ver com as situações ofensivas de bola parada. Por um lado, o Benfica foi praticamente inofensivo até ao intervalo (zero situações de remate), mas criou enormes dificuldades aos holandeses na segundaparte (três remates em oito situações do género). Por outro lado, o AZ dispôs de oito bolas paradas ofensivas, ao todo (quatro em cada meio tempo), com três delas a resultarem em contra-ataques relativamente perigosos do Benfica. Um sintoma da qualidade dos encarnados nas transições rápidas, mas também de alguma imaturidade na recuperação defensiva dos holandeses – dado que pode dar frutos numa segunda mão que, em teoria, obriga os holandeses a assumir alguns riscos na Luz.

"Época do Benfica pode ser gloriosa"

JOÃO TOMÁS

"Época do Benfica pode ser gloriosa"

João Tomás, antigo avançado dos encarnados, acredita que a equipa da Luz vai lutar até ao fim pelas quatro provas que está a disputar.
Em entrevista a Bola Branca, João Tomás diz "que esta época pode ser gloriosa para o Benfica". O antigo avançado do clube da Luz considera "que o campeonato já não deve fugir ao Benfica" e que na Liga Europa "as meias-finais estão quase garantidas".

Sobre a Taça de Portugal, João Tomás afirma que, "apesar de estar em desvantagem com o Porto", o Benfica joga em casa a segunda mão das meias-finais e, por isso, "pode resolver a eliminatória a seu favor".

Há ainda a Taça da Liga "em que o Benfica também pode ter sucesso", apesar da eliminatória "ser jogada fora da Luz". Estes são motivos "mais que suficientes para que o final de época do Benfica seja glorioso".

Passada sem repetiçãoJoão Tomás recorda o que aconteceu ao Benfica no final da época passada, onde esteve perto de ganhar tudo e acabou por não ganhar nada. Na opinião do antigo jogador "essa é uma situação que não vai acontecer de novo", acreditando mesmo que "vai servir de motivação aos jogadores".

Finalmente, João Tomás fala do momento de Óscar Cardozo, que não marca golos desde o "hat-trick" ao Sporting para a Taça, a 9 Novembro. Após o regresso à equipa após lesão ainda não apontou qualquer golo. Mas João Tomás acredita que "o trabalho do Tacuara vai acabar por redundar em golos com naturalidade e voltar a ter sucesso" com a camisola do Benfica.

Sérgio Conceição: «Benfica desta época surpreendeu-me muito»

Sérgio Conceição: «Benfica desta época surpreendeu-me muito»
SUBLINHA MÉRITO DE TREINADOR, EQUIPA E DIREÇÃO
Sérgio Conceição disse estar surpreendido com a prestação do Benfica nesta temporada. O treinador da Académica sublinhou a recuperação dos encarnados depois do sucedido no final da época passada.

"O Benfica surpreendeu-me muito depois daquilo que aconteceu no final da época passada e no início desta. O treinador conseguiu inverter essa tendência. Grande mérito de Jorge Jesus, da equipa e da estrutura que segurou o treinador, quando toda a gente dizia não ter condições para continuar", referiu o técnico em declarações à Antena 1.

Conceição também abordou o momento do Sporting, realçando a atitude da equipa leonina: "Não pensei que o Sporting tivesse tanta alma e chama já este ano", sublinhou, referindo no entanto que "fazer pior era difícil", relativamente à época passada.

Real Madrid terá fechado a contratação de Siqueira

Real Madrid terá fechado a contratação de Siqueira
INFORMAÇÃO AVANÇADA PELA CADEIA TELEVISIVA CUATRO
Guilherme Siqueira será reforço do Real Madrid na próxima temporada. A notícia foi avançada pelo programa Tiki-Taka, da televisão espanhola Cuatro.

O lateral está emprestado pelo Granada aos encarnados até ao final desta temporada e, segundo o canal espanhol, vai representar os merengues na próxima época, sendo que ocupará o lugar de Fábio Coentrão no plantel - o português deverá estar de saída.

O brasileiro esteve perto de rumar a Madrid no defeso, mas a transferência de Coentrão para o Manchester United falhou à última hora e o jogador do Granada seguiu para Portugal.

Recorde-se que o valor acordado entre Benfica e Granada para a compra do passe do jogador foi de sete milhões de euros.

Iniciados A arrancam em Alcochete com um dérbi

Fase de Apuramento de Campeão

Iniciados A arrancam em Alcochete com um dérbi

Decorreu, esta sexta-feira, o sorteio da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Iniciados A e quis a sorte que começasse com um dérbi em Alcochete.

Confira abaixo todas as jornadas:
1.ª jornada – 13/4
Sporting – Benfica

2.ª jornada – 18/4
Benfica – U. Leiria

3.ª jornada – 22/4
Benfica – FC Porto

4.ª jornada – 1/5
Benfica – Sporting

5.ª jornada – 11/5
U. Leiria – Benfica

6.ª jornada – 18/5
FC Porto – Benfica

Advocaat ainda acredita no apuramento

Advocaat ainda acredita no apuramento

Dick Advocaat diz que o Benfica «é mais forte que o AZ Alkmaar a todos os níveis», porém, recusa desistir de lutar por um lugar nas meias-finais da Liga Europa.

«Eliminatória decidida? Nada disso. Temos desvantagem de um golo e vamos tentar inverter o resultado em Lisboa», afiançou o treinador holandês.

«O Benfica é mais forte do que o Alkmaar a todos os níveis. Chegar aos últimos oito da Liga Europa já é um grande feito para o AZ Alkmaar», sublinhou.

Nuno Gomes saudado

Nuno Gomes saudado
ASSESSOR INTERNACIONAL AINDA DEU AUTÓGRAFOS

Nuno Gomes ainda está a dar os primeiros passos como assessor internacional do presidente do Benfica, mas a sua popularidade continua em alta juntos dos adeptos encarnados.

Assim que chegou ao estádio, já envergando o fato oficial do clube encarnado, o dirigente foi reconhecido por vários fãs, que fizeram questão de desejar-lhe sorte nas novas funções.

Alguns adeptos holandeses também reconheceram o antigo avançado e não deixaram de pedir autógrafos, um pedido que foi prontamente aceite pelo antigo camisola 21 das águias.

Presidente com a equipa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, chegou à Holanda durante a manhã de ontem, como estava previsto, e dirigiu-se de imediato ao hotel onde a equipa ficou a estagiar, nos arredores de Amesterdão.

Numa fase decisiva da temporada, o líder das águias optou por permanecer junto aos jogadores, e até dispensou o carro colocado à sua disposição, para viajar para o recinto desportivo no autocarro da equipa.

No final do encontro, como tem sido habitual, ainda se deslocou ao balneário para felicitar a equipa por mais uma vitória alcançada.

Amorim falha Rio Ave

Amorim falha Rio Ave
SOFREU ENTORSE NA TIBIOTÁRSICA ESQUERDA
A única má notícia para o Benfica na partida de ontem foi a lesão de Rúben Amorim, que teve de ser substituído aos 39’ após um lance com Aron Jóhannsson. O médio saiu em lágrimas, amparado em ombros pelo médico e pelo fisioterapeuta do clube, sem conseguir apoiar o pé esquerdo no chão. Tudo por culpa de uma entorse na tibiotársica esquerda, segundo informou o Benfica, que anunciou ainda uma reavaliação nas próximas horas.

Nas declarações depois da partida, Jorge Jesus elogiou a exibição do jogador e informou que seria “impossível” recuperar Rúben Amorim a tempo de defrontar o Rio Ave na próxima segunda-feira, em jogo da 26.ª jornada do campeonato, e adiantava que parecia ser “uma lesão um pouco complicada”, apesar de não ser médico. No entanto, Record sabe que o problema não deve ser tão grave como se chegou a temer no momento, até devido à reação de dor do futebolista. “Estava a fazer um grande jogo, foi pena. É um problema acrescido, mas o André Almeida também esteve muito bem”, considerou Jorge Jesus.

Esta é a segunda vez esta temporada que Rúben Amorim é obrigado a parar. A 9 novembro, no jogo com o Sporting a contar para a Taça de Portugal, o número 6 do Benfica sofreu uma rotura parcial do ligamento lateral interno do joelho direito e esteve cerca de um mês parado.

Fejsa preocupa

Quem também não jogou ontem foi Fejsa, que ficou em Lisboa a recuperar de lesão. Jorge Jesus revelou que o médio sérvio tem “um problema no tendão de Aquiles”. “É uma situação complicada, vamos ver se o conseguimos recuperar”, informou o treinador. Neste caso, sabe Record, o futebolista pode recuperar a tempo de defrontar o Rio Ave.

Quarto árbitro acalma Jesus

Quarto árbitro acalma Jesus
NORUEGUÊS SEMPRE ATENTO
A intensidade com que Jorge Jesus costuma acompanhar as partidas no banco de suplentes já é conhecida de muitos juízes de campo europeus e, ontem, o treinador do Benfica mostrou-se mais calmo em grande parte devido à vigilância do quarto árbitro, Sven Erik Midthjell.

Ao minuto 21, o técnico do clube encarnado saiu da sua área técnica para corrigir o posicionamento de um dos seus jogadores de forma veemente. O norueguês não perdeu tempo e avisou de imediato JJ que teria de restringir-se ao espaço que lhe estava destinado. Até ao final, não deixou de ser curioso registar que o elemento da equipa de arbitragem se posicionou junto do banco encarnado, para desta forma evitar as constantes deslocações.

Direções em confraternização

Direções em confraternização
ÁGUIAS E HOLANDESES SEGUIRAM PROTOCOLO
O AZ cumpriu o protocolo que costuma imperar nos jogos relativos às competições europeias, e convidou a direção do Benfica para um almoço que se realizou algumas horas antes do início da partida.

Convém sublinhar que a direção do clube encarnado foi representada na Holanda pelos vice-presidentes Rui Cunha, Domingos Almeida Lima e Nuno Gaioso. Presente no encontro esteve ainda João Salgado, chefe do gabinete do presidente do Benfica. Na próxima semana os encarnados pretendem retribuir o gesto.

Gaitán: «Não nos podemos fiar neste resultado»

Gaitán: «Não nos podemos fiar neste resultado»
NÃO DÁ AINDA A ELIMINATÓRIA COMO RESOLVIDA
A vantagem de um golo, obtida ontem em casa do AZ Alkmaar, não deixa Nico Gaitán descansado. O argentino avisou que o Benfica precisa de manter a cabeça na terra para a segunda mão, de forma a não ser surpreendido em casa. “A vantagem não é muito confortável, não nos podemos fiar neste resultado. Temos de fazer a nossa parte no jogo em casa”, justificou o camisola 20, para quem, ainda assim, a vitória de ontem “foi muito positiva”.

A justificação para tantas cautelas surge pela boa exibição da formação holandesa no início da partida. “Já esperávamos dificuldades, e a verdade é que foi muito difícil. A equipa deles segura bem a bola e nós não conseguimos agarrá-la nos primeiros 15 a 20 minutos do jogo. Depois, acabámos por ter mais posse e fizemos o nosso jogo”, explicou Gaitán, para quem o AZ Alkmaar “é uma muito boa equipa”. Sobre o momento que decidiu a partida, destacou a execução de Salvio que fez “um belo golo”. “Podíamos ter marcado no remate anterior, mas o guarda-redes fez uma boa defesa”, recordou.

Questionado pelo jornalista do sítio da UEFA sobre o apoio dos adeptos na Holanda, o esquerdino explicou que foi “muito lindo”, mas que não foi surpresa. “Já em Londres, frente ao Tottenham, foi assim. Há sempre muita gente do Benfica, onde quer que joguemos. Já estamos habituados”, adiantou Gaitán que representa o Benfica desde o início da temporada 2010/11.

Benfica arrisca castigo da UEFA

Benfica arrisca castigo da UEFA
FESTA COM TOCHAS E PETARDOS

Os cerca de 2000 adeptos do Benfica que marcaram ontem presença no Estádio AFAS não deixaram de fazer a festa. Muito ruidosos, acabaram também por acender algumas tochas e fizeram rebentar seis petardos, algo que pode levar a UEFA a castigar o clube encarnado – algo que, no jogo em casa com o Bordéus da época passada, também para a Liga Europa, levou à abertura de um processo disciplinar que terminou com uma multa de 32 mil euros e ameaça de interdição do Estádio da Luz.

A maior parte dos adeptos estava colocada num setor por trás da baliza defendida por Artur na segunda parte e acabaram por se ouvir mais do que os adeptos da equipa da casa, que lotaram por completo o recinto. De resto, na bancada central também havia vários adeptos benfiquistas. O clube da Luz teve direito a vender apenas cerca de 800 bilhetes, 5 por cento da lotação do estádio, mas acabou por contar com o apoio dos emigrantes desta parte da Europa – muitos vieram do Luxemburgo, Bélgica e Alemanha. E fizeram questão de esperar pela chegada do autocarro da equipa, rodeando-o com gritos de “Benfica campeão” à medida que os jogadores faziam o curto percurso até ao balneário.
Candonga ativa junto ao estádio
BILHETES ATÉ 100 EUROS

O Estádio AFAS registou lotação esgotada no jogo relativo à 1ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Como só foram disponibilizados 800 bilhetes para o Benfica, muitos adeptos encarnados chegaram às imediações do recinto desportivo sem ingresso e não hesitaram em recorrer ao mercado negro que esteve bastante ativo durante a tarde.

A maior parte dos bilhetes era oferecida a 50 euros, o dobro do seu valor, mas com o aproximar do início da partida os preços começaram a inflacionar. Segundo foi possível apurar junto de alguns benfiquistas houve mesmo quem pagasse 100 euros para assistir à partida. Curiosamente, a polícia holandesa não pareceu não muito incomodada com esta venda ilegal de bilhetes.

Capas do Dia

Abril 04 2014