quinta-feira, 10 de abril de 2014

Maxi e Gaitán disponíveis para as "meias"

Maxi e Gaitán disponíveis para as "meias"
RUBEN AMORIM NÃO JOGOU E TAMBÉM ESTÁ
Jorge Jesus já sabe que poderá contar com dois reforços para as meias-finais da Liga Europa, cujo adversário conhece hoje. Isto porque Maxi Pereira e Nico Gaitán vão voltar a estar disponíveis, depois de ontem terem cumprido um jogo de suspensão.

O único jogador em risco ontem era Ruben Amorim, que não foi utilizado. O médio português lesionou-se em Alkmaar mas, passado o susto, está perto de regressar às opções.

Juventus e Sevilha atentos

Juventus e Sevilha atentos
POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS ENVIARAM ESPIÕES À LUZ
Juventus e Sevilha, dois dos potenciais adversários do Benfica nas meias-finais da Liga Europa, não perderam tempo e ontem já enviaram os respetivos espiões ao Estádio da Luz, para começarem a recolher dados sobre a equipa portuguesa.

Como é habitual, o clube encarnado também recebeu pedidos de convites de vários clubes europeus que estiveram em Lisboa a observar jogadores visando potenciais transferências. Manchester United, Chelsea, Borussia Dortmund, Monaco, Everton, Montpellier, Reading, Southampton, WBA, Celta de Vigo, Villarreal, Watford e Wisla Cracóvia fizeram-se representar. Em termos de clubes nacionais, há a salientar a presença de Sporting e Paços de Ferreira.

De Nyon a Turim, o sonho da 10ª final encarnada

De Nyon a Turim, o sonho da 10ª final encarnada

Nos sorteios desta sexta-feira, só Juventus e Bayern não têm representantes lusos

Tal como há um ano, o Benfica será o único representante português entre as oito equipas mais resistentes do futebol europeu quando, às 11 horas desta sexta-feira, se iniciar, em Nyon, o duplo sorteio para as meias-finais da Liga Europa e da Liga dos Campeões. A confirmação da 14ª semifinal europeia no historial dos encarnados – e da terceira no currículo de Jorge Jesus - chegou sem surpresa, diante de um AZ acessível, mas não foi acompanhada pelo apuramento do outro clube luso que ainda estava em prova na Liga Europa. 
O FC Porto tornou-se, a par do Basileia, a vítima mais recente da competitividade recuperada de dois históricos espanhóis com tradições fortes na segunda prova da UEFA: Sevilha e Valência deram a volta às derrotas da primeira mão e confirmaram a Liga de Espanha como a grande dominadora da temporada, com metade dos representantes entre os últimos oito das duas provas. A supremacia espanhola poderia ser ainda mais acentuada, visto que nas últimas rondas Barcelona (Liga dos Campeões) e Bétis (Liga Europa) caíram diante de adversários do mesmo país. Os representantes solitários de Inglaterra e Alemanha (Chelsea e Bayern, na Liga dos Campeões), Portugal e Itália (Benfica e Juventus, na Liga Europa) vão agora tentar que o domínio espanhol em 2013/14 se fique por aqui. 
Num sorteio sem condicionalismos, e apesar das noites gloriosas vividas por Valência e Sevilha, os adeptos do Benfica deverão estar a torcer por um adversário espanhol, já que a Juventus faz, nesta altura, papel de principal favorito a uma competição que tem a final marcada para o seu estádio. Por outro lado, os índices de sucesso dos encarnados nesta fase das provas europeias de clubes são francamente bons: em 13 semifinais disputadas, nove valeram a passagem à final, a última das quais com o Fenerbahçe, há um ano. A décima final está só a dois jogos de distância 
Mas calhe ou não a Juventus, depois dos macios holandeses desta quinta-feira acabaram-se as ilusões quanto a facilidades para os encarnados. Mesmo jogando mais de meia hora com dez, o Sevilha, novamente com Beto em grande plano, e com Daniel Carriço e Diogo Figueiras em ação, esteve perto de infligir ao FC Porto uma das dez piores derrotas no seu historial europeu – só evitada com o golo de Quaresma nos descontos. Por outro lado, o Valência, de João Pereira, Ricardo Costa e Ruben Vezo, conseguiu algo inédito na história da Liga Europa, tornando-se, com o apoio dos seus adeptos, a primeira equipa a dar a volta a uma desvantagem de 3-0 na primeira mão. 
Os encarnados, que ocupam atualmente o 6º lugar no ranking de clubes da UEFA (atrás de Barcelona, Bayern, Real Madrid, Chelsea e Man. United) têm um estímulo acrescido que é a possibilidade de terminarem o ano à frente do Manchester United, embora para isso tenham de somar cinco pontos, começando por garantir a passagem à final. 
Mourinho com três desforras à escolha Na Liga dos Campeões, com a final de Lisboa no horizonte, o Bayern de Munique, única equipa sem representantes portugueses, tenta um desafio inédito: o de tornar-se o primeiro campeão europeu a revalidar o título na era Champions, iniciada em 1993. Depois das emoções fortes de uns quartos-de-final apaixonantes, ficou claro que nenhum dos três rivais ainda em prova dará facilidades à equipa de Guardiola, nem sequer o sensacional At. Madrid que, 40 anos depois, com mérito absoluto de Simeone, Tiago, Diego Costa e companhia, atinge um patamar a que decididamente não estava habituado. 
Para José Mourinho, seja qual for o adversário do Chelsea designado pelo sorteio, a oitava presença nas meias-finais (saldo de dois apuramentos e cinco eliminações), recorde absoluto na competição, terá sempre sabor de desforra: seja com o Bayern do rival Guardiola, com quem perdeu a Supertaça Europeia; seja com o At. Madrid, para quem perdeu a última competição que disputou em Espanha; seja, especialmente, com o Real Madrid, que deixou há um ano, com desgaste indisfarçável. Para os merengues, porém, mais importante que a decisão do sorteio será o evoluir da situação clínica de Cristiano Ronaldo, pelo menos para a segunda mão da meia-final: como se viu em Dortmund, a equipa «merengue» vulgariza-se sem o seu jogador mais decisivo. E, nesta fase, a Liga dos Campeões não pactua com equipas vulgares. 
Benfica lidera contributo para o ranking Com os dois pontos da vitória desta quinta-feira sobre o AZ, a que se junta o ponto de bónus pelo apuramento, o Benfica reforçou o estatuto de equipa portuguesa com maior contributo nas provas europeias durante os últimos cinco anos. Os encarnados estão à frente do FC Porto, que terminou o seu desempenho na prova com a derrota em Sevilha. 
Na época em curso, o Benfica já somou 24 pontos (que valem 4,000 no ranking, visto que são a dividir por seis), contra 16 do FC Porto (2,666). Já fora de cena, Estoril, V. Guimarães, P. Ferreira e Sp. Braga são as outras equipas que contribuíram para o total de 9,083 que se regista depois dos jogos desta quinta-feira. 
No conjunto dos cinco anos, o contributo do Benfica corresponde agora a quase um terço do total (32,6%), contra 27,4% do FC Porto. Sporting e Sp. Braga vêm bastante mais atrás, seguindo-se mais seis equipas que em conjunto valem pouco mais de 10 por cento do total. 
O Benfica passou a ter o maior contributo de entre as equipas portuguesas no final da época passada, com a vitória sobre o Fenerbahçe que valeu a ida à final da Liga Europa. Foi a primeira vez, no século XXI, que o desempenho dos encarnados no conjunto de cinco épocas (critério usado pela UEFA para definir o ranking) superou o do FC Porto. Na altura, a diferença era tangencial (16,495 contra 16,451 dos dragões) mas acentuou-se de forma significativa na temporada em curso. 
Outro dado relevante é o facto de a fatia de Benfica e FC Porto ter um peso maior (60,0%) do que em temporadas recentes, por força dos eclipses europeus de Sp. Braga e Sporting nas últimas duas épocas.. 
Contributo nos últimos cinco anos: 
Total de pontos: 61,466 
Benfica: 20,066 (32,6%) 
F.C. Porto: 16,833 (27,4%) 
Sporting: 9,433 (15,3%) 
Sp. Braga: 8,167 (13,3%) 
Marítimo: 2,133 (3,5%) 
Nacional: 1,416 (2,3%) 
Estoril: 1,083 (1,7%) 
V. Guimarães: 0,917 (1,5%) 
P. Ferreira: 0,750 (1,3%) 
Académica: 0,667 (1,1%) 
2013/14* Total: 54,5 pontos a dividir por seis equipas (9.083) 
Benfica=24 (4,000) 
FC Porto=16 (2,667) 
Estoril=6,5 (1,083) 
V. Guimarães=4 (0,667) 
Paços de Ferreira=3 (0,500) 
Sp. Braga=1 (0,167) 
2012/13 
Total: 70,5 pontos a dividir por seis equipas (11.750) 
Benfica=26 (4,333) 
F.C. Porto=20 (3,333) 
Marítimo=8 (1,333) 
Sp. Braga=7 (1,167) 
Sporting=5,5 (0,917) 
Académica=4 (0,667) 
2011/12 
Total: 71 pontos a dividir por seis equipas (11.833) 
Benfica=24 (4,000) 
Sporting=21,5 (3,583) 
Sp. Braga=11 (1,833) 
F.C. Porto=10 (1,666) 
Nacional=3 (0,500) 
V. Guimarães=1,5 (0,250) 
2010/11 
Total: 94 pontos a dividir por 5 equipas (18.800) 
F.C. Porto=30 (6,000) 
Sp. Braga=25 (5,000) 
Benfica=22 (4,400) 
Sporting=13 (2,600) 
Marítimo=4 (0,800) 
2009/10 
Total: 60 pontos a dividir por 6 equipas (10.000) 
Benfica=20 (3,333) 
F.C. Porto=19 (3,167) 
Sporting=14 (2,333) 
Nacional=5,5 (0,916) 
P. Ferreira=1,5 (0,250) 
Sp. Braga=0 (0) 
Sistema de cálculo da UEFA: 
São consideradas as últimas cinco temporadas. Para cada uma, considera-se o total de pontos conseguidos pelas equipas (2 por vitória, 1 por empate, metade destes valores nas pré-eliminatórias), dividido pelo total de equipas desse país que participam nas competições europeias do ano em causa. 
A isto há que acrescentar cinco pontos de bónus por cada presença nos oitavos-de-final da Champions e, depois, nas duas provas, um ponto pelos quartos-de-final, meias-finais e outro ainda pela chegada à final. O acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões rende quatro pontos de bónus. 
O ranking actual determina a distribuição das equipas nas provas europeias em 2015/16. Em 2014/15, Portugal tem seis presenças: duas diretas na Liga dos Campeões, uma no play-off da Champions e três na Liga Europa.

Ranking UEFA: Portugal mantém distância para a Itália

Ranking UEFA: Portugal mantém distância para a Itália

França mais distante.

Portugal manteve a distância para a Itália no Ranking UEFA, e agora só Juventus, do lado dos transalpinos, e Benfica, do dos portugueses, continuam em prova. 
A distância para a França, sexta classificada, também aumentou, com a vantagem de os gauleses terem ficado sem representantes, uma vez que o PSG, na Liga dos Campeões, e Lyon, na Liga Europa, foram afastados.
* Ponto da situação:

*Este ranking vai sendo actualizado com os resultados da época 2013/14 e determina a distribuição nas provas europeias em 2015/16. 

Sistema de cálculo: São consideradas as últimas cinco temporadas. Para cada uma, o total de pontos conseguidos pelas equipas (2 por vitória, 1 por empate, metade destes valores nas pré-eliminatórias) é dividido pelo total de equipas desse país que participam nas competições europeias do ano em causa. A isto há que acrescentar cinco pontos de bónus por cada presença nos oitavos-de-final da Champions e, depois, nas duas provas, um ponto pelos quartos-de-final, meias-finais e outro ainda pela chegada à final. O acesso à ronda de grupos da Liga dos Campeões rende quatro pontos de bónus.

Benfica «q.b.» chega e sobra para quem não sabe construir

Benfica «q.b.» chega e sobra para quem não sabe construir

Centro de Estudos do Futebol da Universidade Lusófona analisa números do jogo com o AZ Alkmaar

O Benfica não precisou de jogar nos seus limites nem de fazer uso de todas as suas potencialidades para eliminar o AZ Alkmaar nestes quartos de final da Liga Europa. Aos encarnados bastou jogar quanto baste para marcar as diferenças entre uma equipa holandesa que não soube sair a jogar frente a um adversário bem mais poderoso e cujos números desta segunda mão em particular deixaram ainda mais evidente o carácter genérico desta eliminatória. 
O número de perdas de bola que separa as duas equipas na primeira metade de construção de jogo, que está registado na análise do Centro de Estudos do Futebol da Universidade Lusófonarealizado para o Maisfutebol, é elucidativo das diferenças do jogo conseguido por cada uma das equipas; e é, sobretudo, gritante quando tido em conta apenas na primeira metade do jogo desta quinta-feira, período em que os encarnados conseguiram desde logo afastar qualquer possibilidade que alguém equacionasse de que não fosse este o desfecho. 
Mesmo não precisando de fazer grande pressão perante um adversário que nunca se mostrou à altura de discutir resultado – e eliminatória –, os números das recuperações de bola (nas várias partes do campo) mostram também a natureza atacante – e dominante – que o Benficanão conseguiria deixar de ter frente à equipa holandesa. Ao mesmo tempo que os jogadores de Jorge Jesus confirmam a maior solidez defensiva que tem marcado as suas exibições. 
Perante as fragilidades confirmadas, o Benfica, já se disse, não precisou de fazer grande pressão. Malhando com Cardozo, acabou por chegar  por Rodrigo, com cruzamento de Salvio na direita. A ineficácia do AZ está espelhada no primeiro remate (de dois no total) que conseguiu acertar na baliza da equipa portuguesa: foi aos 65 minutos (!) de jogo. 
Pouco depois, o Benfica fez o segundo golo. Logo na primeira finalização que conseguiu no segundo tempo. As diferenças para os holandeses estavam mais definidas no marcador; as semelhanças da tranquilidade de processos também: novamente Salvio a cruzar da direita para Rodrigo marcar, novamente ao segundo poste. 
Os duelos individuais espelham bem a diferença entre as duas equipas e que de novo se foram evidenciando com o passar dos minutos; mas, sobretudo, a partir da meia hora de jogo. Até lá, houve o duelo entre Cardozo e Esteban, claramente ganho pelo guarda-redes do AZ – o que também não deixa de espelhar que, então, ao Benfica só faltava mesmo abrir o marcador. 
O paraguaio do Benfica rematou para golo aos 7 e aos 31 minutos. O guarda-redes da Costa Rica fez duas grandes defesas em ambos os lances. Está aqui a principal razão de Cardozo ter ficado sem marcar (somando alguma azelhice do benfiquista na segunda parte). Mas está também aqui a diferença entre Esteban e Artur. 
O guarda-redes do Benfica só fez duas defesas a remates. O costa-riquenho do AZ ainda somou mais três defesas do que as referidas e sofreu os dois golos. Tudo somado dão os sete remates (contra dois) às balizas que traduzem a superioridade encarnada exponenciada em mais do dobro dos ataques: 48-23. 
Olhando para os jogadores do Benfica que foram decisivos nos lances dos golos e comparando-os com os adversários nas mesmas posições, as diferenças voltam a mostrar um abismo. Salvio fez quatro remates (dois à baliza, um fora e outro blocado) e duas assistências; Berghuis fez um remate que nem passou a barreira defensiva. Rodrigo fez dois remates com dois golos; Jóhannsson não rematou. 

Siqueira: «Não quero pensar no meu futuro agora»

Siqueira: «Não quero pensar no meu futuro agora»
LATERAL SÓ PENSAR EM CONTINUAR A AJUDAR AS ÁGUIAS
Siqueira quer continuar a pensar "jogo a jogo", sem entrar em euforias premeditadas, relevando a importância de mais um "objetivo alcançado", num encontro em que lamenta a lesão do companheiro de posição, Sílvio.

"É um jogo de acordo com aquilo que vem sendo feito. É mais um jogo e mais uma vitoria e um objetivo alcançado. A mentalidade deste grupo é pensar treino a treino, jogo a jogo, com o máximo respeito perante o adversário", disse à Sport TV, no final do encontro que ditou a vitória dos encarnados frente ao AZ Alkmaar (2-0), na Luz. Siqueira não quer pensar no que irá acontecer depois de acabar o contrato de empréstimo que tem com os encarnados.

"O que a equipa pensa é o que eu penso também. Não quero pensar no meu futuro agora. Quero ajudar a equipa e crescer no Benfica. Estou num grande clube com grandes adeptos. Qualquer jogador sonha jogar com esta camisola".

David Luiz deixa mensagem de força a Sílvio
EX-DEFESA BENFIQUISTA DÁ CONFIANÇA AO LATERAL

Sempre atento à realidade benfiquista, o brasileiro David Luiz partilhou há momentos uma mensagem de força para o lateral encarnado Sílvio, que esta noite se lesionou com gravidade diante do AZ Alkmaar.

"Gostaria de deixar aqui o meu abraço de conforto ao nosso amigo @silviosapereira! Mano pode ter certeza que Deus te vai abençoar e você vai voltar ainda mais forte! Creia! #familiabenfiquista", publicou o brasileiro no Instagram.

Rodrigo: «Não é qualquer um que chega aqui»

Rodrigo: «Não é qualquer um que chega aqui»
AVANÇADO ESPANHOL DESTACA FEITO ENCARNADO
Satisfeito pela vitória por 2-0 diante do AZ Alkmaar, numa partida em que marcou dois golos, o espanhol Rodrigo mostrou-se satisfeito pelo que os encarnados têm conquistado nesta época. Por outro lado, o dianteiro hispano-brasileiro dedicou os dois tentos a Sílvio, que saiu lesionado.

"Mais uma meia-final da Taça da Liga, da Taça de Portugal e lideramos o campeonato... É isso que importa e é isso que mostra o valor e potencial deste plantel", começou por dizer, à SIC Notícias.

"Infelizmente não conseguimos ganhar no ano passado, mas quem dera estar sempre nas finais todas como nós no ano passado. É óbvio que ninguém quer chegar para perder, todos querem ganhar... Mas perdemos contra grandes equipas. Agora temos o campeonato no domingo e depois a segunda mão da Taça em casa", explicou.

Quanto a possíveis adversários na próxima ronda, Rodrigo não quer escolher: "Estamos nas meias-finais, onde todos os adversários são fortes Não é qualquer um que chega aqui. Qualquer adversário será forte."

Golos para Sílvio

"Infelizmente faz parte do futebol. Gostaria de lhe dedicar os meus dois golos. Infelizmente não tinha camisola dele na hora... Tem de ter força, apoiar-se na família e no plantel. Todos estão com ele. Se Deus quiser voltará e será o Sílviod e sempre."

Jesus: «Queremos dedicar a vitória ao Sílvio»

Jesus: «Queremos dedicar a vitória ao Sílvio»
LAMENTA QUE A LESÃO NÃO "ABRILHANTE" VITÓRIA
Jorge Jesus ficou feliz pelo triunfo no jogo da Luz e na eliminatória frente ao AZ Alkmaar, que terminou com um 3-0 no agregado. Contudo, o técnico encarnado refere que a lesão de Sílvio "não abrilhanta" o triunfo das águias, depois de se ter ficado a saber que o lateral direito se lesionou gravemente.

"Infelizmente a lesão do Sílvio não abrilhanta muito a nossa vitória. É uma lesão grave, com uma fratura. Não sei se é exposta. Terá de ser operado. Queriamos dedicar a vitória ao Silvio. É um jogador com muita qualidade e na sua carreira não conseguiu ter tido sorte. Nas outras vezes soube dar a volta às contrariedades e nesta vez também conseguirá. É um grande profissional que tem uma paixão benfiquista muito forte", disse, em declarações prestadas à Sport TV e SIC Notícias, no final da partida. Sobre Salvio, que esta quinta-feira fez as assistências para os golos de Rodrigo, Jesus salienta que está a "voltar ao seu nível".

"Foi ele o obreiro [da vitória], ao abrir a defesa do AZ. Podíamos ter feito mais golos. A equipa do AZ pareceu-me uma equipa muito disiciplinada taticamente. Jogámos também com a estratégia do jogo. Jogámos muita vez só em posição e sem pressão, de forma a ganhar algum 'ar', como se costuma dizer, para jogar sempre com ritmo".
Jesus: «Tenho mais um ano de contrato e ponto final»
TÉCNICO ENCARNADO GARANTE CONTINUIDADE NA LUZ
Jorge Jesus releva a satisfação encarnada por marcar mais uma vez presença nas meias-finais de uma competição europeia, repetindo o que fez a época passada na Liga Europa. O treinador português sublinha que "só as grandes equipas fazem o que o Benfica faz".

"O Benfica está muito confiante e os adeptos também estão. Estamos felizes por voltar às meias-finais. Penso que todos os adversários são fortes, mas há sempre uns mais que outros. A Juventus é uma equipa que todas as outras não gostavam de encontrar mas eu também acho que serão muito mais fortes em dois jogos que só num. Jogaremos com quem tiver de ser. Estamos nas meias-finais e isso não é para todos. Estamos felizes", começou por dizer em declarações à Sport TV, para depois congratular-se pelo trabalho realizado no Benfica, numa ligação que começou na temporada 2009/2010.

"Sinto orgulho nos cinco anos que aqui tenho feito. É normal que a paixão dos adeptos não faça reconhecer o que tenho feito no Benfica. Trabalho todos os todos os dias com o objetivo de aprender e melhorar. O meu trabalho nunca é realizado com o intuito de dar chapadas de luva branca", garantiu.

Futuro

Jorge Jesus foi instado relativamente às notícias sobre o seu futuro à frente da equipas da águias. O treinador, natural da Amadora, garante a continuidade na Luz, por mais uma temporada.

"Vamos acabar com essa novela. Tenho mais um de contrato e ponto final", rematou.

Sílvio fraturou a perna direita

Sílvio fraturou a perna direita
AVANÇA A SIC NOTÍCIAS
Sílvio fraturou a tíbia e o perónio da perna direita e não jogará mais esta temporada. O lateral chocou contra Luisão logo no início da partida e foi de imediato substituído - num lance arrepidante -, tendo sido retirado de campo de maca, saindo em lágrimas.

No boletim clínico publicado na página oficial dos encarnados, o clube da Luz informa que o lateral português será operado "nas próximas horas". Uma lesão que deixará o futebolista vários meses afastado dos relvados e que o impedirá de estar presente no Mundial'2014.

Destaques: Pulmão de Siqueira, magia de Salvio, Rodri…golos!

Destaques: Pulmão de Siqueira, magia de Salvio, 

Rodri…golos!

O Sport Lisboa e Benfica carimbou nesta noite de quinta-feira a presença nas meias-finais da Liga Europa, fruto da vitória (2-0) na Luz, 3-0 no cômputo das duas mãos frente ao AZ Alkmaar. Exibição positiva da equipa no seu todo, com Siqueira em evidência nas alas, Salvio em noite mágica, e Rodrigo ao sabor de ritmos quentes.

Artur Moraes – Tal como na Holanda, foi ele o dono das redes “encarnadas” em mais uma quinta-feira europeia. Primeira metade sem uma única intervenção; aos 65’ registou-se a sua primeira defesa de relevo numa noite de enorme tranquilidade. No total dos 90’, duas defesas!

Sílvio – Saiu aos três minutos, lesionado, depois de ter atingido acidentalmente o colega Luisão. Desta jogada resultou a lesão de Sílvio com fractura da tíbia.

Garay – É notável a sua visão de jogo, daí a excelência nas antecipações e consequente leitura dos lances. Exibição plena de confiança do central argentino.

Luisão – O capitão esteve ao seu nível habitual, ou seja, em grande. É a voz de comando, o rosto da ambição de um grupo que sabe cada vez mais aquilo que quer.

Siqueira – Cada vez mais confiante, sobe na ala com clareza tal flecha apontada, não descurando a sua zona de intervenção defensiva. Uma grande exibição, plena de raça e pulmão.

Fejsa – De regresso ao onze, começou a partida timidamente, com o decorrer dos minutos encontrou-se para mais uma exibição de talento. Saiu, aos 64’, para dar lugar a Enzo Perez.

André Gomes – Ele mesmo o disse, “joga onde for necessário para ajudar a equipa”, e mais uma vez o provou. Boa exibição a fechar espaços e a descobrir os colegas.

Sulejmani – Bem apoiado pelos companheiros “inventou” alguns lances de real perigo. Está em crescimento. Deu lugar, aos 69’, à entrada do compatriota Markovic.

Salvio – De regresso ao onze… e que regresso! Grande exibição do argentino, dominando por completo a sua área de intervenção. Em cima dos 40’, mais um lance de génio, com a assistência para o primeiro golo da noite; aos 70’ repetiu a “gracinha” e, depois de uma recepção ao alcance de muito poucos, ofereceu o segundo da noite a Rodrigo.

Rodrigo – É um poço de força, rapidez e jovialidade. Tentou, tentou… e aso 39’ marcou! Grande assistência de Salvio, Rodrigo só teve de encostar e carimbar o golo 65 do Benfica na Liga Europa. A 20 minutos do fim, mais um golo, tirado a papel químico do primeiro… que exibição!

Cardozo – Os dois golos da última ronda do Nacional deram-lhe confiança. Aos 8‘, foi o primeiro a estar perto do golo. Grande remate para grande defesa de Esteban, situação que se repetiu por mais duas vezes na primeira metade. Bem tentou, mas a sorte nada quis com ele.

André Almeida – Saltou do banco, aos 3’, para o lugar do infeliz Sílvio. Tomou conta do seu flanco e cumpriu com eficácia a missão. Privilegiou sempre o jogo colectivo.

Enzo Perez – Chamado, aos 64’, para o lugar de Fejsa, Jorge Jesus deu-lhe minutos para manter o ritmo para o que se segue numa época infernal.

Markovic – Aos 69’ entrou para o lugar do compatriota sérvio Sulejmani. Cerca de vinte minutos em campo para ganhar minutos e gerir esforços para as frentes em disputa.

Benfica – AZ Alkmaar, 2-0: As meias-finais fica-vos tão bem!

2.ª mão dos quartos-de-final

Benfica – AZ Alkmaar, 2-0: As meias-finais fica-vos tão bem!

O Estádio da Luz engalanou-se para receber mais uma noite europeia. À medida que a hora de jogo se aproximava, o corrupio de pessoas aumentou, visão típica de dia de jogo na Catedral. Equipados a rigor, os benfiquistas responderam “presente!”, deram um colorido bonito a umas bancadas bem compostas.

Tal dedicação não saiu defraudada, pois a superioridade benfiquista viu-se no relvado e no marcador, com um triunfo por 2-0, com golos de Rodrigo.

O Clube da casa começou a um bom ritmo e a explanar o seu futebol mais perto da área holandesa. À passagem do minuto oito, André Gomes “inventou” uma boa jogada individual, deixou para Cardozo que rematou de primeira, num misto de força e técnica, mas uma estirada de Esteban evitou o primeiro do jogo.

Com o decorrer dos minutos, o AZ Alkmaar equilibrou as contas no relvado, tentou levar perigo à baliza de Artur, mas de forma improfícua. Com espaço, os comandados por Jorge Jesus eram extremamente perigosos, como atentou o minuto 32. Triangulação entre Siqueira e Rodrigo, com o hispano-brasileiro a centrar para Cardozo, mas o remate do paraguaio voltou a esbarrar em Esteban.

Cheirava a golo na Luz e foi isso mesmo que aconteceu aos 39 minutos. Salvio arrancou um “slalom” pela direita, deixou três adversários pelo caminho num pleno de velocidade e técnica, assistiu Rodrigo com peso e medida para a primeira explosão de alegria nas bancadas da Catedral.

Animado pelo golo, o Benfica aumentou a velocidade da partida e Esteban voltou a estar em bom plano a um remate de Salvio a poucos minutos do descanso. Na etapa complementar veio a confirmação daquilo que tinha ficado como suspeita da primeira parte, o AZ Alkmaar fez muito pouco para dar a volta à eliminatória. Com pouco poder de fogo, os holandeses acabaram por ser presa fácil.

Perante tamanhas facilidades, o Benfica decidiu resolver a eliminatória. Decorria o minuto 71, Salvio teve uma recepção de bola fenomenal, foi à linha de fundo centrar para Rodrigo bisar. Dick Advocaat desistia do jogo e as “águias” poderiam ter chegado à goleada com facilidade não fosse a displicência de Salvio e de Cardozo na altura de serem felizes.

O Benfica confirmou a presença nas meias-finais que lhe assentam que nem uma luva. O sorteio é na sexta-feira, em Nyon.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Artur Moraes; Sílvio (André Almeida, 3’), Luisão, Garay, Siqueira; Fejsa (Enzo Perez, 64’), André Gomes, Sulejmani (Markovic, 69’), Salvio; Rodrigo e Cardozo.

Onze inicial


Rui Cunha: “É um convívio com grande sentido desportivo”

Almoço de Direcções

Rui Cunha: “É um convívio com grande sentido desportivo”

O Hotel Altis, em Lisboa, foi o palco escolhido para o almoço entre as Direcções do Sport Lisboa e Benfica e AZ Alkmaar, horas antes do confronto referente à 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa. O vice-presidente, Rui Cunha foi um dos elementos presentes.

“Esta reunião ou almoço é habitual nos jogos europeus e é uma homenagem ao delegado da UEFA, desta feita temos um cidadão alemão. Este é um convívio com a equipa adversária e funciona em reciprocidade, pois, a semana passada, tiveram a gentileza de nos oferecer uma recepção com muita dignidade. Este é um convívio salutar e com grande sentido desportivo”, começou por dizer em declarações à Benfica TV.

Para logo à noite, as expectativas são altas: “Tivemos sempre êxito com equipas holandesas. Marcámos um golo em Alkmaar e foi a primeira vez que o AZ sofreu golos em casa. Este poderá ser um prenúncio para o jogo e dá-nos a possibilidade de estarmos no sorteio de sexta-feira, em Nyon.”

Para além das Direcções dos dois clubes, esteve ainda presente a delegação da UEFA no almoço que antecedeu o encontro desta noite, agendado para as 20h05, no Estádio da Luz. 

Águias podem encaixar 15 milhões com os sub-19

Águias podem encaixar 15 milhões com os sub-19

O excelente desempenho da equipa de juniores do Benfica na UEFA Youth Cup, onde amanhã vão defrontar o Real Madrid para as meias-finais, está a suscitar o forte interesse de grandes clubes internacionais, assegurando o "Diário de Notícias" que, face ao actual cenário, a SAD encarnada poderia encaixar 15 milhões de euros só com a venda de alguns dos seus sub-19.

Segundo o "DN", o defesa-central João Nunes e o avançado Gonçalo Guedes serão pretendidos pelo Real Madrid eBarcelona, sendo que, em Inglaterra, a cobiça de clubes como o Liverpool, Arsenal ou Manchester City assenta essencialmente no guarda-redes Thierry Graça e no médio-ofensivo Rochinha.

Vieira não irá ceder facilmente aos milhões
É certo que, mediante os números já colocados em cima da mesa, o Benfica poderia fazer um encaixe muito avultado, contudo, Luís Filipe Vieira, mesmo perante a possibilidade de encaixar os tais 15 milhões de euros, não irá ceder facilmente aos desejos dos "tubarões", uma vez que existe o desejo de dotar futuramente a primeira equipa encarnada de jogadores da casa que possam oferecer a mística ao plantel.

Assim sendo, tal como acrescenta o jornal diário, será efectuada uma avaliação aos futebolistas pretendidos, sendo certo que o presidente do Benfica não irá ceder aos milhões caso os jogadores em questão recebam um aval que os coloque como mais-valias para o futuro.

Barcelona oferece dois ex-leões para levar João Nunes e Guedes

Ainda recentemente se falou do interesse do Mónaco e PSG no concurso de João Nunes e Gonçalo Guedes, contudo, muitos outros emblemas europeus seguem o defesa-central e o avançado dos juniores do Benfica com atenção, sendo que o interesse do Barcelona também será muito forte, adiantando o jornal catalão "Sport" que a dupla encarnada preencherá os requisitos que os "blaugrana" querem para o reforço dos seus escalões juvenis.

Segundo a mesma fonte, ambos os futebolistas estarão a ser observados pelo Barcelona há imenso tempo, sendo que o gigante catalão até já terá contactado a SAD do Benfica para saber em que condições podia recrutar o defesa-central de 18 anos e o avançado de 17 anos, procurando dessa forma antecipar-se à concorrência.

Agostinho Cá e Edgar Ié podem entrar na operação
Apesar deste desejo de superar o interesse de clubes como o Mónaco, PSG, Manchester City ou Real Madrid, o Barcelona não estará interessado em fazer uma proposta financeiramente exagerada, preferindo, doutra forma, acenar com alguns jogadores como contrapartida, sendo curiosamente dois ex-jogadores do Sporting a serem referenciados como moeda de troca.

De facto, o "Sport" sublinha que o defesa-central Edgar Ié (19 anos) e o médio-defensivo Agostinho Cá (20 anos) estão com dificuldades na adaptação à Catalunha e serão muito bem vistos pelo Benfica, podendo assim o Barcelona fazer uma proposta a envolver uma pequena quantia em dinheiro, mais a dupla de ex-leões, para recrutarJoão Nunes Gonçalo Guedes.

Belgas insistem em Batshuayi

Belgas insistem em Batshuayi

O Benfica já negou mas a imprensa belga insiste na existência de um pré-acordo com o Standard Liège com vista à transferência de Michy Batshuayi para o clube da Luz.

«Uma pessoa bem posicionada no clube garantiu-me que Benfica e Standard concluíram as negociações para a transferências, se Batshuayi aceitar ir», revela uma fonte próxima do processo à revista Sport/Foot Magazine.


Segundo a mesma fonte, o negócio, avaliado entre os 7 e 8 milhões de euros, será financiado pelo Doyen Group, fundo de investimento de Jorge Mendes.

Mais um pretendente italiano para Siqueira

Mais um pretendente italiano para Siqueira

Depois de Milan e Juventus, o Inter aparece como último pretendente italiano por Guilherme Siqueira, lateral brasileiro que atua no Benfica cedido pelo Granada.

Segundo o portal Tuttomercatoweb, os responsáveis do clube de Milão solicitaram uma reunião com os representantes do jogador para se inteirarem das condições de uma eventual transferência.

No final da semana passada, a imprensa espanhola noticiou que o Real Madrid já teria um pré-acordo para assegurar os serviços de Siqueira, informação que foi prontamente desmentida pelo presidente do Granada.

O Benfica tem uma opção de compra, avaliada em sete milhões de euros, pelo lateral de 27 anos que também já despertou o interesse de clubes ingleses como o Arsenal e o Liverpool.

Benfica – AZ Alkmaar: Carimbar o passaporte das “meias” às 20h05

2.ª mão da Liga Europa

Benfica – AZ Alkmaar: Carimbar o passaporte das “meias” às 20h05

É com uma vantagem de um golo que o Sport Lisboa e Benfica recebe, em sua casa, o AZ Alkmaar. O jogo da 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa vai mostrar uma formação holandesa crente na passagem às meias-finais, como já referiu o treinador, Dick Advocaat, na conferência de imprensa de antevisão.

No primeiro confronto entre os dois emblemas, o Benfica venceu mas o que se notou foi a maior superioridade da turma lusa que controlou a bel-prazer uma partida que nunca esteve em perigo. Esse cenário permitiu futurismos que vaticinaram, na altura, a presença do Benfica na meia-final. Ora bem! Festejos antecipados correm, por norma, mal e as “águias” sabem-no.

Dessa forma, Jorge Jesus na antecâmara do jogo alertou para o facto de nada estar garantido com a vitória trazida da Holanda. Com a rotatividade habitual em perspectiva, o onze que entrar em campo trará ao jogo a competitividade e competência normais na equipa do SL Benfica.

Do lado dos da casa pode esperar-se maior controlo de jogo e posse de bola, com os comandados por Jorge Jesus a gerirem os ritmos de jogo; por outro prisma, o conjunto holandês jogará aberto e a tentar aquilo em que é mais forte: transições defesa/ataque.

O Benfica – AZ Alkmaar inicia às 20h05 de quinta-feira, no Estádio da Luz.

Romário Baldé e o Real Madrid: “Espero uma partida equilibrada”

Meias-finais da UEFA Youth League

Romário Baldé e o Real Madrid: “Espero uma partida equilibrada”

Os Juniores do Benfica discutem, frente ao Real Madrid, esta sexta-feira, em Nyon, um lugar na final da UEFA Youth League. O avançado Romário Baldé faz parte da lista de convocados, apesar de estar impedido de jogar devido a castigo, e integrou a comitiva que viajou para a Suíça.

“Espero uma partida equilibrada entre duas boas equipas. O grupo mais concentrado e unido vai vencer”, começou por dizer o avançado à Benfica TV.

Os nervos vão estar á flor da pele, num jogo onde não vai poder dar o seu contributo. “Encarar o jogo como se estivesse lá dentro mas vou estar mais nervoso porque sei que não vou poder dar o meu contributo”, revelou.

Romário Baldé espera muitos benfiquistas em Nyon. “Há muitos emigrantes portugueses, especialmente benfiquistas”, concluiu.
O jogo com o Real Madrid está agendado para esta sexta-feira em Nyon, no Estádio Colovray, às 13 horas (12 horas em Lisboa).
O vencedor apura-se para a Final, a disputar na segunda-feira, na qual vai encontrar o vencedor da meia-final entre os alemães do Schalke 04 e os espanhóis do Barcelona.

João Pinto e o SL Olivais: “Encarar o jogo com a mesma atitude”

25.ª ronda do Campeonato

João Pinto e o SL Olivais: “Encarar o jogo com a mesma atitude”

Aproxima-se mais um fim-de-semana intenso para as modalidades. A equipa de Futsal visita o SL Olivais, na penúltima jornada do Campeonato Nacional.

“Encaramos todos os jogos da mesma forma e vamos encarar este próximo jogo com a mesma entrega, a mesma dinâmica, o mesmo crer, a mesma atitude e a mesma postura. Como se costuma dizer, ‘ano novo, vida nova’ e nós estamos agora a tirar partido de algum gozo que essa vida nova nos está a começar a dar”, disse em declarações á Benfica TV.

O encontro referente à 25.ª jornada do Campeonato Nacional, entre Benfica e SL Olivais está marcado para as 16 horas deste sábado, no pavilhão Municipal do Casal Vistoso.

Edição n.º 3650 do Jornal “O Benfica”

Semanário do Glorioso nas bancas esta sexta-feira!
Rodrigo, Gaitán e Cardozo coloriram mais uma grande exibição frente ao Rio Ave. Estamos a cinco pontos da conquista do 33.º Campeonato Nacional e Jorge Jesus não desiste de alcançar o principal objectivo da temporada.

Sabe mais sobre a edição n.º 3650 do Jornal “O Benfica”

«Não acredito que o Benfica seja campeão em Aveiro»

«Não acredito que o Benfica seja campeão em Aveiro»

Serginho está confiante de que o Arouca vai «conseguir um bom resultado»

O Benfica pode ser campeão no próximo fim de semana, mas essas são contas que não interessam a Serginho, do Arouca. O avançado concentra-se no objetivo de vencer os encarnados: «Sei que essa possibilidade existe, mas, francamente, nem me interessa muito o que se vai passar em Alvalade, porque essa luta não é nossa. O que me interessa é que o Arouca vai jogar com o Benfica e vai fazer o que costuma fazer todas as semanas. Vai lutar pela vitória. É com esse espírito que vamos encarar o jogo, não desconhecendo que vamos defrontar uma grande equipa, a melhor equipa do campeonato. Mas não acredito que o Benfica seja campeão em Aveiro, porque acredito que vamos conseguir um bom resultado.» 

Em declarações à sua assessoria, Serginho admite que o favoritismo está do lado do Benfica, mas lembra que não existem «vencedores antecipados»: «Se fosse assim nem valia a pena ir ao jogo. Claro que eles são melhores, são favoritos e ninguém se espantará se o Benfica ganhar. É o que quase toda a gente está à espera que aconteça. Mas que equipa seríamos nós se não acreditássemos que os podemos vencer? Que podemos obter um bom resultado? Temos o nosso talento, o nosso valor e sobretudo o nosso orgulho.» 

O Arouca terá pela frente a melhor defesa do campeonato. «Isso não me intimida, é até um desafio para a nossa equipa, fazer aquilo que poucos conseguem fazer, marcar golos ao Benfica», aponta Serginho, acrescentando: «Se eles ganharem será porque lutaram e se esforçaram por isso, porque vão defrontar uma equipa que não dá nada a ninguém. Muito menos de mão beijada.»