sábado, 2 de novembro de 2013

Análise aos negócios recentes dos encarnados


Contas do Benfica: meio Markovic e a polémica Reina BBVA

Análise aos negócios recentes dos encarnados

O Benfica apresentou o seu Relatório & Contas relativo à temporada 2012/13. No extenso documento, é possível descortinar alguns contornos relacionados com renovações de contractos, compra e venda de jogadores. Nem tudo, ainda assim.

Após 30 de junho de 2013, data limite no período em análise, o emblema encarnado adquiriu ainda os passes de Pizzi, Fejsa, Funes Mori e Lisandro López, entre outros. O internacional português, foi explicado entretanto, assinou pelo Benfica por troca com Roberto, que viu os seus direitos económicos serem transferidos para o At. Madrid. Um foi para o Espanhol e outro para o Olympiakos.

«Durante este período, a Benfica SAD assumiu compromissos financeiros para a aquisição de direitos desportivos no montante global de 24,2 milhões de euros, sendo de destacar os atletas Pizzi, Fejsa, Funes Mori e Lisandro Lopez».

O Benfica comunicou à CMVM ter pago 6 milhões de euros por 50 por cento do passe de Pizzi. Os restantes 18,2 milhões, como tal, dirão respeito aos outros atletas contratados após o final de Junho.

Nos últimos meses, o emblema encarnado vendeu ainda Melgarejo ao Kuban Krasnodar (5 milhões de euros) e Rodrigo Mora ao River Plate (3,5 milhões).

«Ao contrário do que tem sucedido nos últimos períodos, a Benfica SAD optou por manter os principais atletas no plantel, com o objectivo de garantir uma equipa com mais argumentos para atingir os resultados que na última época não conseguiu obter. Esta decisão não significa que a empresa tenha abandonado o seu modelo estratégico, no qual a alienação de direitos desportivos de determinados atletas garante importantes ganhos para a Benfica SAD, os quais continuam a ser fundamentais para o seu equilíbrio económico e financeiro», explicam os encarnados, justificando: «Contudo, a empresa considera que tem capacidade para adiar a realização desses ganhos e que uma equipa vencedora vai permitir alavancar esses resultados.»

Quanto custaram os restantes reforços?
Sem mais pormenores sobre os negócios realizados após 30 de junho de 2013, o foco vai para as operações enquadradas no período em análise, iniciado a 1 de julho de 2012.

Desde logo, soube-se que Salvio e Lima, contratados no início da época passada, motivaram um «investimento global de 16,5 milhões de euros»
«Ainda na presente época (ndr. 2012/13), foram adquiridos os direitos desportivos dos atletas Djuricic, Markovic, Sulejmani, Mitrovic, Steven Vitória e Rojas, o que representou no conjunto um investimento próximo dos 25,1 milhões de euros com vista à preparação da época 2013/2014», salientam os encarnados no Relatório.

Ora então quanto custaram os sérvios, o português e o paraguaio? O emblema da Luz não esclarece por completo mas é possível tirar algumas conclusões.
A primeira resposta é a mais fácil e já tinha sido dada. O Benfica devia 6 milhões de euros ao Herenveen, antigo clube de Djuricic. A 28 de junho de 2013, a SAD venceu 20 por cento do passe do jogador ao Benfica Stars Fund a por 2 milhões de euros. Tem então 80 por cento, nesta altura.
Sulejmani e Steven Vitória chegaram ao clube na lógica do «custo zero». Em ambos os casos, o Benfica ficou com 100 por cento dos passes. Porém, transferiu 20 por cento dos direitos de Sulejmani para o seu fundo de jogadores, em julho, por 1,250 milhões de euros.

Stefan Mitrovic permite outra conclusão acessível. O Benfica assumiu uma dívida de 900 mil euros para com o Kortrijk, clube belga que o central representava. Jorge Rojas, por seu turno, terá representado um investimento mais avultado. A SAD encarnada apresenta o nome do Cerro Porteño, antigo emblema do avançado, em duas rubricas: são 598 mil mais 2,104 milhões de euros.

Surge agora a questão mais complexa: quando custou Lazar Markovic e quem ficou com 50 por cento dos direitos sobre o jogador? Quando o sérvio chegou, o Benfica divulgou apenas a assinatura de um contrato por cinco anos.
Agora, explica que tem metade dos direitos sobre o jogador, enquanto a restante percentagem é detida por outra entidade não revelada. Há outro dado novo: uma dívida, a 30 de junho, de 6,250 milhões de euros ao Partizan de Belgrado, antigo clube de Lazar Markovic e do seu irmão Filip.

Quatro milhões para a Reina BBVA na renovação de Matic
Durante este exercício, o Benfica reforçou ainda a sua posição em relação a alguns jogadores. Matic representou um dos principais investimentos. O médio sérvio começou por renovar contrato em janeiro de 2013, com a cláusula de rescisão a subir de 15 para 40 milhões de euros.

Nessa altura, a SAD encarnada adquiriu mais 15 por cento dos direitos económicos de Matic, passando a deter a totalidade de passe. Porém, em março de 2013, «foi efetuado um novo acordo com o atleta», com a cláusula de rescisão a subir para os atuais 50 milhões.

O Benfica revela agora que teve encargos de 4 milhões de euros na operação, montante esse que é devido a uma sociedade chamada Reina BBVA. Para além disso, a sociedade surge em outra rubrica «credores – não corrente», com um valor associado de 400 mil euros.

Curiosamente, em março de 2012, António Pragal Colaço escrevia sobre a Reina BBVA no jornal O Benfica. Na altura, levantou dúvidas sobre a entidade que esteve envolvida na transferência de Bruno Alves do F.C. Porto para o Zenit de S. Petersburgo.
«Mas o pior é saber quem é a Reina BBVA! Cada vez mais se fazem negócios sobre a capa do anonimato e não há ninguém que os queira explorar. Uma das oficinas BBVA fica em Madrid na Avenida Reina Victoria 66. Quem intermediou a constituição da empresa foi um utilizador do BBVA de Madrid, que constituiu uma empresa para o efeito», escreveu.

O advogado foi mais longe: «Quanto rendeu este negócio (ndr. de Bruno Alves) só Deus sabe. Mas quem o intermediou também intermedeia negócios do Benfica e não só, além de Deus sabemos nós, mas aí com facturação de empresas portuguesas.»

Para além da Reina BBVA, o Relatório&Contas do Benfica refere ainda outras sociedades: uma dívida de 4.250 milhões de euros à Top Pro Sport Investments SA (empresa sediada no Luxemburgo), outra de 1 milhão de euros à Rider Corporation, uma de 1,750 milhões de euros à Line Action, «essencialmente no âmbito da transferência do atleta Javi Garcia para o Manchester City», e outra de 1,6 milhões à sociedade Griwer, relacionada «com a aquisição dos direitos económicos do atleta Enzo Pérez»

Futsal - Antevisão à 9.ª ronda

Futsal - Antevisão à 9.ª ronda

João Pinto e o Belenenses: “Conseguir um bom jogo”

A equipa de Futsal do Sport Lisboa e Benfica recebe o Belenenses, este domingo, no Pavilhão n.º 2 da Luz, na 9.ª jornada do Campeonato Nacional. Um encontro que, para o técnico João Freitas Pinto, só tem um objectivo.

“É imperativo voltar a ganhar. Ganhar faz parte da matriz deste Clube, da essência deste Clube, não o conseguimos na última jornada e agora estamos desejosos para começar o próximo jogo para mostrarmos o que valemos. Conseguir um bom jogo e uma boa vitória”, começou por dizer à Benfica TV.

O treinador não esqueceu os adeptos e conta, como sempre, com um Pavilhão cheio. “Os adeptos são muito importantes, esta equipa necessita do apoio dos adeptos, fazem toda a diferença. Adoramos jogar para os nossos adeptos”, concluiu. 

O Benfica – Belenenses está marcado para as 17 horas de domingo, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Hélder Cristóvão e o SC Covilhã: “Procuramos sempre a vitória”

2ª Liga - Antevisão à 13.ª jornada da Segunda Liga

Hélder Cristóvão e o SC Covilhã: “Procuramos sempre a vitória”

O treinador da equipa B do Sport Lisboa e Benfica anteviu, este sábado, a partida a contar para a 13.ª ronda da Segunda Liga ante o SC Covilhã. Em declarações à Benfica TV, o técnico espera dificuldades.

“O SC Covilhã está moralizado depois de eliminar uma equipa da primeira divisão e está a fazer uma grande campanha na Segunda Liga. É uma equipa bem organizada, bem orientada por um técnico experiente que conseguiu construir uma equipa coesa que vale pelo seu todo e que tem umas transições muito rápidas e perigosas”, analisou.

Apesar das valências do adversário, a atitude dos “bês” da Luz vai ser só uma: “Nós procuramos sempre a vitória, procuramos sempre os três pontos. Vamos para este jogo na Covilhã em busca de recuperar os pontos perdidos frente ao Tondela, e realçar a atitude dos jogadores que foi positiva depois do último jogo”, realçou.

O Benfica B está em 6.º lugar com 20 pontos e o rescaldo feito por Hélder Cristóvão é positivo. “O balanço é positivo, estou muito contente com a evolução dos jogadores, com o processo, com as condições que tenho recebido por parte do Clube e estamos dentro daquilo que nos foi proposto”, caracterizou.

O SC Covilhã – Benfica está marcado para as 11h15 de domingo, no estádio Municipal José Santos Pinto.

Campeonato Nacional: Juniores regressam aos triunfos no Estoril

Estoril – Benfica, 1-3

Campeonato Nacional: Juniores regressam aos triunfos no Estoril

Os Juniores do Sport Lisboa e Benfica venceram, este sábado, o Estoril-Praia, por 1-3, num encontro a contar para a 13.ª jornada do Campeonato Nacional da categoria.

A perderem por uma bola a zero, os “encarnados” foram para o intervalo em desvantagem.

Depois do descanso, os Juniores do Benfica brilharam e fizeram a reviravolta, com três golos no espaço de 10 minutos. João Gomes, através de uma grande penalidade, Gonçalo Guedes e Romário Baldé foram os protagonistas dos tentos.

Com este triunfo, os Juniores somam, agora, 27 pontos na classificação, e na próxima jornada, recebem a União de Coimbra. O desafio está agendado para o dia 24 de Novembro.

Rui Fonte para a recuperação

ATACANTE TRAÍDO POR LESÃO NO MESMO JOELHO

Rui Fonte para a recuperação

Rui Fonte continua a recuperar de grave lesão no joelho direito, mas, sabe Record, o jovem avançado da equipa B está a evoluir favoravelmente.

Em fevereiro deste ano, Fonte, de 23 anos, estreou-se a titular numa partida da equipa B, na Luz, diante do União da Madeira, mas contraiu uma rotura no ligamento lateral do joelho direito. O atacante voltou, entretanto, a lesionar-se no mesmo joelho, sofrendo mazela idêntica à primeira e enfrentando nova longa paragem.

Nesta travessia, o ex-jogador doEspanyol tem contado com a ajuda de Salvio, que também recupera de uma lesão nos ligamentos do joelho direito. Os dois futebolistas são presença assídua no centro de estágios doSeixal, onde decorre a recuperação, sob supervisão do fisioterapeuta Telmo Firmino.

Fonte foi contratado pelo Benfica ao Espanyol durante o mercado de inverno de 2012/13. Pela equipa B dos encarnados, o atacante realizou apenas 45 minutos, na receção ao União da Madeira.

SAD pagou €6,25 milhões por metade do passe de Markovic

SAD pagou €6,25 milhões por metade do passe de Markovic

A SAD pagou 6,25 milhões de euros ao Partizan de Belgrado, da Sérvia, por metade do passe de Lazar Markovic. Este é um dos dados importantes a retirar do relatório e contas da sociedade desportiva enviado à Comissão de Mercado de Valores Imobiliários, que apresenta um aumento do passivo consolidado: de €426 milhões de 2012 passou para €440 milhões.

Apesar de ter sido o ano em que os encarnados apresentaram um recorde de receitas no que diz respeito à venda do passe de jogadores (Witsel e Javi García renderam €60 milhões), ainda assim a SAD teve um prejuízo de €10,4 milhões, num aumento de 14,4 por cento face ao período homólogo.

Os ativos aumentaram para €416 milhões mas os capitais próprios mantêm-se negativos (€23,8 milhões), com a SAD a garantir que está a «estudar medidas» para «melhorar» esta situação, de modo a «cumprir o disposto no artigo 35.º do Código das Sociedades Comerciais», que prevê a insolvência de uma empresa.

Os encarnados apresentam, no entanto, um resultado operacional consolidado positivo, no valor de 7,1 milhões de euros. Insuficiente, porém, para amortizar os juros da dívida contraída junto da banca. Parte dessa dívida não é a curto prazo. Exemplo: o estádio só ficará pago em 2024.

Dragões e leões a ver águias

Dragões e leões a ver águias

Em Coimbra estiveram ainda olheiros de Man. United, Sevilha, Olympiakos, Ajax e Feyenoord.

Noite de muita espionagem em Coimbra. Desde logo com a presença de emissários do FC Porto e do Sporting, rivais encarnados. Os dragões terão estado com mais atenção à Briosa (jogo para a Liga a 1 de dezembro), mas sem perderem a oportunidade de tirar notas sobre as águias; os leões deslocam-se à Luz no dia 9, para a Taça de Portugal. Quem também não faltou foi o Olympiakos, que na terça-feira recebe o Benfica em Atenas, para a Champions. 

Nota ainda para os restantes clubes estrangeiros acreditados: Man. United, Everton, Sevilha, Elche, Ajax, Feyenoord, Celtic, Doxa e Wisla Cracóvia. De Portugal estiveram V. Guimarães, SC Braga, Arouca, Olhanense, Penafiel e Beira-Mar.

«O Benfica não se moraliza para Champions por vencer a Académica» – Jorge Jesus

«O Benfica não se moraliza para Champions por vencer a Académica» – Jorge Jesus

O treinador Jorge Jesus não considera que a vitória frente à Académica (3-0) serve para moralizar a equipa para a decisiva partida, de terça-feira, frente ao Olympiakos, para a Liga dos Campeões.

«O Benfica ficou moralizado neste jogo, com esta vitória. Uma equipa como a do Benfica não se moraliza para a Liga dos Campeões por vencer a Académica», afirmou Jorge Jesus.

O treinador defendeu que os jogadores não defrontaram a Académica a pensar na Champions: «O campeonato é uma competição muito importante para nós, mas não diferenciamos as provas em que participamos. A atitude é sempre a mesma, porque queremos ganhar todas as competições».

Capas dos jornais desportivos de sábado 02/11/2013


Capas dos jornais desportivos de Sábado 02/11/2013