sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Setúbal - Benfica: «À pergunta se é 9 ou 10, Talisca responde com golos »

À pergunta se é 9 ou 10, Talisca responde com golos 


Quando Eliseu travou Manu logo aos dez segundos e viu o cartão amarelo mais rápido da Primeira Liga após uma saída de bola estudada por parte do Vitória de Setúbal, pensou-se que o Benfica ia passar por muitas dificuldades para conseguir vencer no Estádio do Bonfim.
Samaris estreou-se como titular no Benfica 
Os minutos seguintes pautados pelo equilíbrio ajudaram na construção da tese mas contra grandes golos pouco ou nada há a fazer. Foi o que aconteceu aos dez minutos. Salvio recebeu a bola de Enzo Pérez, apercebeu-se da marcação demasiado passiva quedois defesas sadinos lhe estavam a fazer, puxou a bola para o pé esquerdo e executou um remate indefensável para Lukas Raeder. O ex-suplente de Manuel Neuer no Bayern Munchen bem voou para impedir o golo dos encarnados, mas não conseguiu.

Perante o genial golo de Salvio e que aconteceu quando nada o fazia prever, Domingos Paciência procurou dar ânimo à equipa e esta até reagiu bem. Além de explorar o lado direito do ataque, onde Eliseu mostrou dificuldades para parar os jogadores que lhe apareciam no caminho, o Vitória de Setúbal também aproveitou as dificuldades do Benfica na primeira zona de pressão. O estreante Samaris claramente ainda não está totalmente entrosado na forma de jogar dos campeões nacionais e conscientes disso os sadinos durante a primeira meia hora puderam sair a jogar e discutir o jogo de igual para igual.

Defesa dos encarnados tiveram uma noite tranquila em Setúbal
Foi durante esse período, mais precisamente aos 19 minutos, que os comandados de Domingos Paciência viram a equipa de arbitragem tirar um fora de jogo mal assinalado a Giovani Rosa. Na verdade, Luisão estava a colocar o ponta de lança em posição regular quando este aparecia sozinho na cara de Artur Moraes. Erro crasso de João Capela. Os sadinos, porém, mantendo uma grande intensidade no jogo procuraram continuar a ter a bola na sua posse e aproveitar a velocidade dos extremos Manu e Zequinha, mas a verdade é que Artur Moraes, à exceção do lance mal ajuizado pelo árbitro, nunca teve o perigo à espreita.

A jogar num ritmo elevado desde o primeiro minuto, a turma da casa acabou por quebrar fisicamente à passagem da meia hora e o Benfica não perdoou. Primeiro ameaçou através de duas jogadas construídas pelo lado esquerdo do ataque e à terceira pelo mesmo lado foi de vez, embora com alguma sorte à mistura. O cruzamento de Gaitán até nem foi bem feito, mas o corte de cabeça do defesa foi mau e a bola sobrou para Anderson Talisca, que aos 38 minutos rematou com sucesso para o fundo da baliza de Raeder.

Ainda não se percebeu bem se Talisca é um 9 ou um 10, mas a verdade é que no Bonfim mostrou estar no sítio certo para marcar e ajudar o Benfica a conquistar os três pontos, pois os adeptos encarnados ainda festejavam o segundo golo e já este bisava através de um livre cobrado à entrada da área. Os dois golos marcados pela equipa de Jorge Jesus em apenas cinco minutos resolveram o encontro e deitaram por terra qualquer aspiração que os sadinos ainda tivessem em pontuar.

Lima bem tentou, mas continua sem marcar esta temporada 
Pela forma como as duas equipas terminaram o primeiro tempo, ao intervalo dava a sensação de que a etapa complementar pouco ou nada ia trazer ao jogo. O Benfica, mesmo estando a ganhar por três golos de diferença, entrou melhor e cedo voltou a chegar ao golo, com Anderson Talisca a aproveitar uma defesa incompleta de Lukas Raeder a remate de Gaitán para assinar o hat-trick e ter uma noite para nunca mais esquecer.

O Vitória de Setúbal, fisicamente e psicologicamente esgotado, baixou claramente os braços e por isso a segunda parte foi um treino para os comandados de Jorge Jesus, que se instalaram no meio-campo defensivo do adversário e ainda aumentaram a vantagem para 0x5 por intermédio de Ola John. Na verdade, foram cinco mas podiam ter sido bem mais. Lukas Raeder fez o que pôde e por várias vezes evitou que Lima se estreasse a marcar esta temporada e que o resultado fosse ainda mais pesado.

Sem comentários:

Enviar um comentário