domingo, 13 de outubro de 2013

MARKOVIC ENTRE OS 40 MELHORES JOVENS EUROPEUS



MARKOVIC ENTRE OS 40 MELHORES JOVENS EUROPEUS

Lazar Markovic, atacante sérvio de 19 anos que chegou ao Benfica este verão, integra uma lista de 40 nomes elaborada pelo jornal Tuttosport, que elegeu os 40 melhores jovens do futebol europeu.

Muitas nacionalidades, que não só do velho continente, e clubes representados, mas apenas um futebolista que pisa relvados nacionais, precisamente o do jovem internacional sérvio, que se destacou logo no início da temporada na Luz, com belos golos e exibições, como é exemplo o derby de Alvalade com o Sporting (1-1), no qual fez o golo do empate através de um lance individual de grande qualidade.

A lista, apresentada por posições no terreno, contém nomes tão sonantes como os defesas Marquinhos, do PSG, e Varane, do Real Madrid, os médios Draxler, do Schalke 04, e Paul Pogba, da Juventus, ou os avançados Victor Fischer, do Ajax, e Jesé Rodriguez, do Real Madrid.

Matic para reavaliar em Janeiro


Matic para reavaliar em Janeiro

É a pérola mais valiosa da coroa encarnada. Nemanja Matic, 25 anos, foi um dos nomes mais badalados na última janela de transferências, mas nem o encerramento do mercado, há pouco mais de um mês, parece ter arrefecido o interesse dos grandes clubes europeus na contratação do médio sérvio.

De tal forma é assim que alguns tubarões do velho continente começam desde já a fazer contas à vida e a posicionar-se com vista à reabertura do mercado, em janeiro, quando ainda faltam quase três meses. É o caso de Liverpool, Chelsea e Real Madrid, apesar de, segundo o nosso jornal apurou, não existir ainda algo concreto.

No caso do Chelsea, Matic é um amor antigo de José Mourinho. O técnico pediu a Roman Abramovich a contratação do jogador, no verão, mas o milionário russo optou por não investir 40 ou 50 milhões num jogador que há dois anos e meio tinha sido negociado com o Benfica por 5 milhões, na sequência da transferência de David Luiz para os blues. Abramovich continua sem saber como descalçar a bota, Mourinho continua a desejar Matic...

Quanto ao Liverpool, o técnico Brendan Rodgers é um grande apreciador das qualidades do camisola 21 da Luz, e quer aproveitar o bom arranque de temporada no campeonato inglês para convencer os responsáveis dos reds a reforçarem o meio-campo, uma vez que Lucas Leiva teima em não ser um valor consensual entre adeptos e críticos, o que suscita a necessidade de contratação de um concorrente ou até mesmo substituto. Segundo a Imprensa inglesa, o clube de Anfield estaria disposto a chegar aos 35 milhões de euros, valor muito sedutor mas que ainda fica aquém da cláusula de rescisão do sérvio: 50 milhões.

Matic tinha ficado fora da órbita do Real Madrid com a contratação de Asier Illarramendi à Real Sociedad, por quase 40 milhões, mas volta a ser falado na casa blanca face à possibilidade de Xabi Alonso deixar os merengues em janeiro, uma vez que termina contrato no fim da época e para já não chegou a acordo para renovar.

Há mais clubes atentos, casos de Arsenal, Mónaco e PSG, mas só em janeiro a SAD do Benfica vai reavaliar o caso de Matic, já que a saída ou não do médio dependerá de dois fatores: o valor das ofertas que possam surgir e o momento desportivo da equipa encarnada.

Voleibol - Benfica vence o Sporting de Espinho



O Benfica venceu o Sporting de Espinho por 3-1, na Nave Desportiva de Espinho, e somou a segunda vitória em duas jornadas disputadas no campeonato nacional de voleibol.

Resultados da 2.ª jornada:
Sp. Espinho – Benfica, 1-3 (25-20, 17-25, 15-25, 14-25)
Castelo da Maia – Marítimo, 3-0 (25-06, 25-10, 25-12)
Madalena – Clube K, 3-0 (25-11, 25-13, 25-12)
Esmoriz - Vilacondense, 0-3 (15-25, 20-25, 26-28)
V. Guimarães - Fonte Bastardo, 1-3 (25-22, 27-29, 17-25, 20-25)
SC Caldas - Ac. Espinho, 2-3 (25-21, 25-27, 25-23, 21-25, 09-15)

"Bernardo Silva" - Craque protegido pelo presidente



Craque protegido pelo presidente

O médio assinou contrato profissional válido até 2018, numa altura em que as sondagens começam a subir
O talento de Bernardo Silva é reconhecido não apenas na Luz, mas também já pela Europa. O médio de 19 anos já começou a suscitar diversas abordagens, sobretudo a partir das boas exibições que realizou no recente Campeonato da Europa de sub-19, no qual Portugal chegou às meias-finais, ainda que de momento não tenha surgido uma oferta concreta para o Benfica. 

Atento à situação de Bernardo Silva, Luís Filipe Vieira, que rejeitou as indicações de diversos elementos do clube quanto à dispensa do jogador, optou por segurá-lo já em novembro de 2012, oferecendo-lhe um contrato profissional, válido até 2018.

Adepto ferrenho do Benfica, a ponto de sofrer bastante pelos maus resultados do clube, Bernardo Silva sonha em fazer carreira de águia ao peito.

Nem Vieira escapa à onda de azar das lesões


Nem Vieira escapa à onda de azar das lesões

O presidente está com sérios problemas na coluna e continua a preferir pernoitar no centro de estágio do Seixal, onde tem um quarto exclusivo e a equipa médica do clube sempre à sua disposição. A mesma que trata os seis jogadores atualmente lesionados
Luís Filipe Vieira tem passado "noites terríveis" com dores na coluna cervical e os médicos já lhe colocaram em cima da mesa a possibilidade de vir a ser operado a curto prazo. Ao que O JOGO apurou, o líder encarnado continua a pernoitar algumas noites por semana no centro de estágio do Seixal, onde está a ser seguido atentamente pelos médicos e fisioterapeutas do clube.

O presidente tem outra posição e estatuto, mas a verdade é que está a ser tratado pelo mesmo departamento médico que acompanha o plantel às ordens de Jorge Jesus, que, nesta altura, lembre-se, se debate com uma série de problemas: Salvio e Sílvio recuperam de cirurgia ao joelho - ainda que este último já esteja praticamente recuperado -; Lazar Markovic e Ljubomir Fejsa estão a tratar lesões musculares; e Rodrigo uma mazela no joelho esquerdo sofrida no jogo com o Estoril. E entretanto também André Gomes acabou de chegar da seleção sub-21, de onde foi dispensado devido a um estiramento muscular na coxa esquerda. Isto já sem contar com Sulejmani - que está na seleção sérvia e até pode vir a jogar na partida frente à Macedónia -, Rúben Amorim, Nicolás Gaitán e Bruno Cortez, que também já passaram algumas horas esta época com os fisioterapeutas do clube.

«Final da Champions na Luz é desejo de todos os portistas»


PRESENÇA NO DERRADEIRO JOGO SERÁ "DIFÍCIL

«Final da Champions na Luz é desejo de todos os portistas»

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, reconheceu este sábado que será "difícil" a presença na final da Liga dos Campeões em futebol, que vai disputar-se no Estádio da Luz, mas que é um "desejo" de todos os portistas. "Naturalmente que é o desejo não só dos portistas de Toronto, mas de todos. Agora vamos vivendo jogo a jogo porque sabemos que não é só para nós, é para qualquer clube muito difícil chegar lá e só dois chegam lá', disse esta tarde o líder dos azuis e brancos durante a inauguração da sede do FC Porto de Toronto, perante mais de uma centena de portistas. Quando questionado se uma final entre portistas e benfiquistas seria uma "guerra norte e sul", ou uma apenas uma final portuguesa, Pinto da Costa foi perentório:

"Seria uma honra para Portugal. Já aconteceu uma final portuguesa há dois anos em Dublin [entre FC Porto e Sporting de Braga, na Liga Europa], seria sobretudo uma festa do futebol português". Também questionado sobre a profissionalização da arbitragem, o presidente do FC Porto diz que é "um defensor" dessa medida para que os juízes se possam "preparar condignamente" como em qualquer profissão.

Benfica prepara-se para reforçar a presença em África - Escolas sociais aumentam em África



ANGOLA, GABÃO E CABO VERDE

Escolas sociais aumentam em África

O Benfica prepara-se para reforçar a presença em África, através da inauguração de novas escolas sociais. Até final do mês, será inaugurada a de Kwanza-Sul, para 400 alunos e que, como sublinha Armando Jorge Carneiro, “terá o alto patrocínio” do governo daquela província de Angola.

As escolas sociais resultam do projeto Geração Benfica, mas, neste caso, os encarnados cedem, gratuitamente, meios técnicos e humanos, já que se tratam de zonas carenciadas. Além disso, é ministrada formação aos treinadores locais.

Esta estratégia de internacionalização passa, também, por outra escola já projetada para a capital do Gabão, Libreville. Neste caso, o núcleo vai envolver 100 jovens futebolistas.

Centro de estágios do Benfica no Seixal



CENTRO DE ESTÁGIOS SERVE DE CASA A SUB-18 DAQUELE PAÍS

Gabão encontrou oásis no Seixal

Até 30 de julho de 2014, pelo menos, o Seixal vai servir de casa a 21 jogadores Sub-18 do Gabão. Com este projeto, incentivado pela empresa Thaidama Sport Consulting e que pode ser prolongado por mais três anos, as águias vão encaixar um valor ligeiramente abaixo dos 3 milhões de euros.

Parabéns aos miúdos da selecção nacional de hóquei em patins sub 20



PARABENS AOS MIÚDOS DA SELEÇÃO DE HÓQUEI EM PATINS (SUB 20) 

Mundial sub-20: Portugal bate Espanha e é campeão

A seleção nacional de hóquei em patins em sub-20 sagrou-se esta madrugada campeã do mundo na categoria ao derrotar por 4-1 a Espanha na final, numa competição que decorreu na Colômbia.

Portugal já vencia por 2-0 ao intervalo e ganhava por 4-0 a dois minutos do fim.

Para o terceiro lugar, a Argentina bateu a França por 5-3.

Melhorar o rendimento dos jogadores


MELHORAR O RENDIMENTO DOS JOGADORES

Analisados à lupa

A lesão sofrida por Salvio no jogo com o Sporting abala o sucesso de 100 por cento no trabalho do Benfica Lab e departamento médico no que a prevenção de roturas do ligamento cruzado anterior diz respeito, sabendo-se que esta é uma das lesões que os futebolistas mais temem, até pelo tempo de inatividade a que ficam sujeitos. O lance sofrido a 31 de agosto em Alvalade, e que levou o internacional argentino à mesa de operações e a uma paragem prevista de 6 meses, baixa a estatística, mas pouco mais para os profissionais que diariamente trabalham minuciosamente na análise individual dos jogadores mas também na dos adversários.

A maioria das lesões musculares que se abateram sobre o plantel do Benfica incidiu sobre jogadores que chegaram (ou voltaram) ao clube esta temporada, sendo Gaitán e André Gomes as exceções a esta regra [o último lesionou-se na Seleção].

Jesus acompanha percurso da equipa B de perto



Jesus acompanha percurso da equipa B de perto

Jorge Jesus tem acompanhado de perto o crescimento dos jogadores da equipa B e Cancelo não foge à regra.

Esta época, e à semelhança de anos anteriores, o treinador tem assistido aos compromissos da formação secundária e promovido treinos de conjunto entre as duas equipas, como aconteceu na manhã de ontem. Ganhou (2-1) o conjunto principal.

André Almeida passa da equipa B do Benfica para a selecção nacional



NA SELEÇÃO UM MÊS E MEIO DEPOIS DE ALINHAR NO... BENFICA B

André Almeida já tem o diploma

André Almeida é o 12.º jogador do Benfica a ter alcançado o estatuto de internacional A, durante o consulado de Jorge Jesus. Agora que já tem o “diploma” na mão, o polivalente jogador das águias quer consolidar o lugar que muito lhe tem custado a conquistar no lado direito do sector defensivo. Jorge Jesus pode desde já, contar com mais um internacional A na equipa.

Rúben Amorim pronto para a Taça de Portugal


Rúben Amorim pronto para a Taça 

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, recebeu sinais positivos de alguns jogadores menos utilizados nos últimos tempos, que aquecem já a pensar no compromisso que se avizinha, respeitante à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. 

As águias visitarão no próximo fim de semana o Cinfães, partida em que o conjunto encarnado deve sofrer modificações profundas, até porque na terça-feira seguinte (dia 23) haverá a receção ao Olympiakos, em partida respeitante à 3.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

Rúben Amorim, que sofreu uma lesão muscular ao minuto 35 do jogo do campeonato com o Paços de Ferreira (3-1), realizado no Estádio da Luz a 14 de setembro, só regressou a 6 deste mês, diante do Estoril (2-1), com dois minutos em campo, pelo que luta agora para reconquistar lugar no onze inicial.

O médio português não perdeu, pois, a oportunidade de mostrar que está pronto para assumir a titularidade na Taça de Portugal, apontando inclusivamente um dos golos da vitória da equipa principal sobre a equipa B, em jogo-treino realizado ontem de manhã no Caixa Futebol Campus, no Seixal.

O jogador, que falhou esta convocatória de Paulo Bento para representar a Seleção Nacional, poderá estar entre as escolhas do treinador das águias, assim como o central brasileiro Jardel, que marcou o outro golo da equipa A.

Para o grupo dirigido por Hélder Cristóvão marcou Lolo, atacante espanhol de 20 anos contratado ao Valladolid, mas os bês encarnados até tiveram direito a reforço, no caso o lateral-esquerdo brasileiro Cortez, uma das contratações do Benfica para a presente temporada, que não tem sido muito utilizado pelo treinador (exceção feita ao jogo do campeonato com o Belenenses, na Luz, que terminou empatado a um golo), sobretudo depois da chegada de Siqueira.

Capas dos jornais desportivos de Domingo 13/10/2013

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE DOMINGO 13/10/2013