quarta-feira, 26 de março de 2014

Destaques: Voluntariedade de Sílvio e Ruben Amorim omnipresente

Destaques: Voluntariedade de Sílvio e Ruben Amorim omnipresente

O Benfica deslocou-se, esta quarta-feira, ao estádio do Dragão para defrontar a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. A vitória acabou por sorrir ao FC Porto (1-0), contudo ainda está tudo em aberto para a 2.ª mão, agendada para dia 16 de Abril, no Estádio da Luz.

Artur - O brasileiro voltou a ser o responsável pela baliza benfiquista e esteve muito seguro. No canto que originou o golo, o guardião, nada pôde fazer para evitar. Na primeira parte, destaque para uma grande defesa aos 36’, evitando o segundo do FC Porto.

Maxi Pereira – O uruguaio voltou aos eleitos de Jorge Jesus. O primeiro lance ofensivo do Benfica surgiu aos 22’, com um remate do defesa a ser travado por Reyes. Não teve o poder ofensivo que por norma lhe é atribuído, mas conseguiu travar Ricardo Quaresma inúmeras vezes.

Luisão – O patrão da linha recuada voltou a apresentar-se a grande nível, soube ler diversos lances e evitou situações de maior perigo para as redes benfiquistas. O capitão continua ser um pilar no centro da defesa.

Garay – Conseguiu travar Jackson Martínez na maioria das vezes, o argentino continua basear o seu jogo defensivo na inteligência com que se antecipa a cada disputa de bola. A capacidade de passe continua a ser crucial na construção de jogo benfiquista.

Sílvio – Permaneceu no 11 do Benfica, mas a defesa-esquerdo. O internacional português esteve muito rigoroso tacticamente e anulou por completo Silvestre Varela, que acabou por ser substituído. No ataque, tentou como sempre acompanhar as subidas da equipa e há que realçar uma grande incursão ofensiva aos 40’, com um cruzamento milimétrico para a cabeça de Rodrigo. Exibição muito conseguida.

Fejsa – O internacional sérvio voltou a ser peça importante na zona defensiva, tapando todas lacunas entre a linha recuada e a linha intermédia. Na sua área de acção foi irrepreensível, os portistas não conseguiram desequilibrar e ainda ajudou Ruben Amorim no transporte de bola.

Ruben Amorim – Entrou um pouco reticente, mas encontrou-se e voltou a utilizar o seu pensamento de mestre para fazer a ponte entre a defesa e o ataque. A dez minutos do apito final, o médio esteve muito perto de repor a igualdade no marcador, com um remate muito perigoso na zona de penálti aos 80’, correspondendo positivamente a canto rasteiro apontado por Gaitán, para grande defesa de Fabiano.

Salvio – O médio direito continua o seu processo de recuperação e já se exibiu em bom plano. Tentou variadíssimas vezes as suas características jogadas individuais junto à linha e procurou desequilibrar em combinações com os colegas. Nota positiva. Saiu desgastado aos 81’, para dar lugar a Markovic.

Sulejmani – Sempre muito disponível para auxiliar nas tarefas defensivas, o sérvio correu muito para mexer com a partida. A sua força de vontade continua a ser imagem de marca. Saiu aos 65’ para render Gaitán.

Rodrigo – A sua irreverência originou o primeiro lance ofensivo do Benfica, com uma grande arrancada pelo flanco direito, serviu Maxi Pereira, que viu Reyes negar a trajectória da bola para a baliza. O avançado não baixou os braços e, aos 40’, esteve perto de facturar, porém não cabeceou da melhor maneira a cruzamento de Sílvio. Saiu aos 67’ para dar lugar a Lima.

Cardozo – Titular e actuou os 90’. O paraguaio precisa de minutos para voltar à forma que habituou toda a família benfiquista. Muito esforço, muita vontade, mas inconsequentes nesta noite.

Gaitán – Entrou aos 65’ para substituir Sulejmani. Agitou muito com o encontro e arrancou uma série de faltas importantes a favor do Benfica. Com a presença do argentino a equipa ganhou nova vida e subiu as suas linhas na procura do tento do empate. Aos 80’ ia assistindo Ruben Amorim para a igualdade no marcador, com um canto rasteiro para a zona de penálti, contudo o tiro acabou por esbarrar no guardião portista, Fabiano.

Lima – O avançado entrou aos 67’ para render Rodrigo na manobra ofensiva. Sempre à procura da bola e a abrir espaços para os colegas nas defesas adversárias, Lima conseguiu abanar a linha mais recuada portista.

Markovic – Aos 81’ saltou para o relvado e aos 82’ ia fazendo estragos. Aproveitando a confusão na área contrária, o jovem virtuoso tentou um chapéu que passou pouco ao lado da baliza portista.

Ruben Amorim: “Está tudo em aberto para o jogo na Luz”

Ruben Amorim: “Está tudo em aberto para o jogo na Luz”

Esta noite, FC Porto e Sport Lisboa e Benfica defrontaram-se em mais um clássico, desta feita a contar para a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. O golo do colombiano, Jackson Martínez, coloca o adversário em vantagem, contudo, Ruben Amorim acredita na reviravolta na Luz.

“Foi um grande jogo, equilibrado, frente a uma grande equipa, a jogar em casa. É certo que estamos em desvantagem, mas há muito jogo ainda, está tudo em aberto para a 2.ª mão no Estádio da Luz”, analisou o polivalente médio benfiquista.

Jorge Jesus no flash interview: “O Benfica foi melhor na segunda parte”

Jorge Jesus: “O Benfica foi melhor na segunda parte”

Sport Lisboa e Benfica e FC Porto defrontaram-se esta noite de quarta-feira no Estádio do Dragão, em partida a contar para a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Jackson, aos 5’, marcou o único golo da partida, golo esse que coloca o adversário em vantagem na eliminatória, no entanto, ainda faltam 90’ e nada está decidido, como explicou Jorge Jesus no final do desafio.

“Esta noite o Benfica lidou com uma equipa de grande valor. O FC Porto entrou na partida com um processo ao qual alguns jogadores do Benfica não estavam habituados e, daí, não terem conseguido lidar bem”, começou por explicar, confrontado com o facto do golo adversário ter sido marcado logo aos 5 minutos.

Continuando a analisar a partida, Jorge Jesus destaca a competitividade da mesma: “Foi um desafio muito competitivo, com duas grandes equipas. O FC Porto esteve melhor na primeira parte, o SL Benfica foi melhor na segunda. Podíamos ter feito o empate, mas o adversário também podia ter dilatado a vantagem para o 2-0”.

Olhando em frente, o técnico do Sport Lisboa e Benfica garante que a eliminatória está em aberto e muito longe de estar decidida. “O FC Porto está em vantagem. Mas o 1-0 é um resultado que nos dá alguma tranquilidade, apesar de ser perigoso. O Benfica é uma equipa experiente e ainda falta a 2.ª mão, no Estádio da Luz. Sinceramente, a única surpresa foi não ter feito um golo hoje”, confessou.

A fechar, Jorge Jesus mantém o mote da época 2013/14. “A Taça de Portugal é uma grande competição, mas o nosso grande objectivo é o Campeonato Nacional, daí hoje ter feito algumas alterações na equipa”, concluiu.

FC Porto – Benfica, 1-0: Dar a volta à eliminatória na Luz

1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal

FC Porto – Benfica, 1-0: Dar a volta à eliminatória na Luz

A quarta-feira europeia deu lugar à não menos importante quarta-feira de clássico a contar para a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. No estádio do Dragão, o Sport Lisboa e Benfica perdeu por 1-0, mas deixa tudo em aberto para o jogo da 2.ª mão que terá lugar a 16 de Abril, no Estádio da Luz.

O Benfica entrou equilibrado e com uma disposição táctica inteligente no relvado, mas num lance de bola parada – pontapé de canto – a equipa da casa adiantou-se no marcador. Ricardo Quaresma colocou na área e Jackson Martínez cabeceou para o golo (5’). Os minutos seguintes foram de algum desnorte do Benfica, mas com o decorrer, o jogo assentou e a equipa conseguiu explanar o seu Futebol na Invicta.

Num jogo sem muitas e flagrantes oportunidades de golo, o Benfica (com menos posse de bola) foi acutilante e assertivo na hora de levar perigo à baliza de Fabiano. Aos 22 minutos, Rodrigo centrou e Maxi Pereira rematou. Reyes cortou o esférico quando este ia para a baliza. No lance do pontapé de canto viu-se a primeira aparição negativa do árbitro, Marco Ferreira, ao assinalar uma falta inexistente sobre Fabiano, na medida em que foi Mangala quem o derrubou.

Os primeiros 45 minutos foram bastante disputados a meio-campo, com o Benfica a tentar sair a jogar através das laterais, com Sulejmani a acabar por estar mais em jogo do que o seu companheiro, Salvio. Por sua vez, os “azuis-e-brancos” afunilavam mais o seu Futebol através do “tridente” do meio-campo que servia Jackson Martínez com passes a rasgar. Num destes passes, Varela apareceu isolado na cara de Artur aos 36’. O guardião fez uma excelente intervenção, mas destaca-se mais um momento negativo do juiz da partida, pois o lance é procedido de uma falta de Fernando que entrou de forma violenta sobre Fejsa.

Indiferente a esse facto, o Benfica preocupou-se em recuperar da desvantagem no marcador e aos 41 minutos, Sílvio centrou e Rodrigo, de cabeça, atirou ao lado. Ao intervalo, o marcador registava 1-0 e na segunda parte a toada manteve-se morna, com ambas as equipas a correrem poucos riscos, pois ainda há jogo no Estádio da Luz.

O jogo foi ganhando algum movimento em ambas as áreas com as substituições, após os 60 minutos, com o Benfica a incidir bem nos flancos. Aos 76 minutos, Jackson Martínez rematou ao poste com Luisão a afastar. O Benfica respondeu três minutos depois num pontapé de canto marcado de forma rasteira para Ruben Amorim que proporcionou a defesa a Fabiano. O conjunto lisboeta estava mais perigoso e aos 82 minutos, Markovic, num lance de ressaca, tentou surpreender com um “chapéu” que saiu um tudo-nada ao lado.

O desaire sabe a injustiça pelo que as “águias” fizeram na segunda parte. O empate seria, no mínimo, o resultado que mais se ajustava.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Sílvio; Fejsa, Ruben Amorim, Salvio (Markovic, 81’), Sulejmani (Gaitán, 65’); Rodrigo (Lima, 67’) e Cardozo.

Sporting – SL Benfica, 30-30: Dérbi lisboeta termina empatado

Fase Final

Sporting – SL Benfica, 30-30: Dérbi lisboeta termina empatado

Sporting e Sport Lisboa e Benfica defrontaram-se esta quarta-feira à noite, no Pavilhão Municipal de Mafra, em partida relativa à 4.ª jornada da Fase Final do Campeonato Nacional. Em mais um emocionante dérbi em Andebol as duas equipas terminaram o desafio empatadas a 30 golos.

Depois de uma entrada periclitante nesta Fase Final, com duas derrotas extra-portas, o Benfica regressou às vitórias na última jornada (frente ao SC Horta), a primeira na Luz nesta fase, e esta esta noite conseguiu mais dois pontos, fruto de um empate no dérbi lisboeta.

Nesta quarta-feira o Gloriosos viajou até Mafra, esta noite casa emprestada ao rival lisboeta, e mostrou que, quando faltam seis jornadas para o final desta Fase Final, tudo pode ainda acontecer no que toca à decisão de quem erguerá o ceptro de Campeão.

Com uma primeira metade muito equilibrada, decidida em pormenores, o Benfica foi mais forte ofensivamente, demonstrou eficácia defensiva q.b. e, ao intervalo, vencia por um golo de vantagem: 15-16.

Ciente de que era imprescindível pontuar para manter-se firme na luta pelo título, na segunda parte o Benfica entrou com tudo e rapidamente cavou uma preciosa vantagem de quatro golos.

Quando faltavam cinco minutos para o fim da partida o Sporting, depois de uma reacção fortíssima, conseguiu o empate a 29 golos. A partir daqui foi emoção até ao apito final, no entanto, nenhuma das equipas conseguiu a vitória, com um teimoso empate a 30 bolas a prevalecer.

O Glorioso conquistou mais dois pontos, está no 3.º lugar da geral (37 pontos) e na próxima ronda, a 5.ª, será altura do clássico, com o Sport Lisboa e Benfica a receber, no Pavilhão da Luz, o FC Porto.

FC Porto – Benfica, 1-0: Dar a volta à eliminatória na Luz

1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal

FC Porto – Benfica, 1-0: Dar a volta à eliminatória na Luz

A quarta-feira europeia deu lugar à não menos importante quarta-feira de clássico a contar para a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. No estádio do Dragão, o Sport Lisboa e Benfica perdeu por 1-0, mas deixa tudo em aberto para o jogo da 2.ª mão que terá lugar a 16 de Abril, no Estádio da Luz.

Benfiquistas fundamentais para triunfo dos Sub-17 lusosO Benfica entrou equilibrado e com uma disposição táctica inteligente no relvado, mas num lance de bola parada – pontapé de canto – a equipa da casa adiantou-se no marcador. Ricardo Quaresma colocou na área e Jackson Martínez cabeceou para o golo (5’). Os minutos seguintes foram de algum desnorte do Benfica, mas com o decorrer, o jogo assentou e a equipa conseguiu explanar o seu Futebol na Invicta.

Num jogo sem muitas e flagrantes oportunidades de golo, o Benfica (com menos posse de bola) foi acutilante e assertivo na hora de levar perigo à baliza de Fabiano. Aos 22 minutos, Rodrigo centrou e Maxi Pereira rematou. Reyes cortou o esférico quando este ia para a baliza. No lance do pontapé de canto viu-se a primeira aparição negativa do árbitro, Marco Ferreira, ao assinalar uma falta inexistente sobre Fabiano, na medida em que foi Mangala quem o derrubou.

Os primeiros 45 minutos foram bastante disputados a meio-campo, com o Benfica a tentar sair a jogar através das laterais, com Sulejmani a acabar por estar mais em jogo do que o seu companheiro, Salvio. Por sua vez, os “azuis-e-brancos” afunilavam mais o seu Futebol através do “tridente” do meio-campo que servia Jackson Martínez com passes a rasgar. Num destes passes, Varela apareceu isolado na cara de Artur aos 36’. O guardião fez uma excelente intervenção, mas destaca-se mais um momento negativo do juiz da partida, pois o lance é procedido de uma falta de Fernando que entrou de forma violenta sobre Fejsa.

Indiferente a esse facto, o Benfica preocupou-se em recuperar da desvantagem no marcador e aos 41 minutos, Sílvio centrou e Rodrigo, de cabeça, atirou ao lado. Ao intervalo, o marcador registava 1-0 e na segunda parte a toada manteve-se morna, com ambas as equipas a correrem poucos riscos, pois ainda há jogo no Estádio da Luz.

O jogo foi ganhando algum movimento em ambas as áreas com as substituições, após os 60 minutos, com o Benfica a incidir bem nos flancos. Aos 76 minutos, Jackson Martínez rematou ao poste com Luisão a afastar. O Benfica respondeu três minutos depois num pontapé de canto marcado de forma rasteira para Ruben Amorim que proporcionou a defesa a Fabiano. O conjunto lisboeta estava mais perigoso e aos 82 minutos, Markovic, num lance de ressaca, tentou surpreender com um “chapéu” que saiu um tudo-nada ao lado.

O desaire sabe a injustiça pelo que as “águias” fizeram na segunda parte. O empate seria, no mínimo, o resultado que mais se ajustava.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Sílvio; Fejsa, Ruben Amorim, Salvio (Markovic, 81’), Sulejmani (Gaitán, 65’); Rodrigo (Lima, 67’) e Cardozo.

Torneio de Elite

Benfiquistas fundamentais para triunfo dos Sub-17 lusos

A Selecção Nacional de Sub-17 começou da melhor forma o Torneio de Elite de acesso ao Campeonato da Europa, ao vencer a Letónia por 3-0.

Emílio Peixe deu a titularidade aos benfiquistas, Hugo Santos, Francisco Ferreira, Yuri Ribeiro, Rúben Dias, Aurélio Buta, Renato Sanches, Gonçalo Rodrigues e Diogo Gonçalves, sendo que os últimos três fizeram o “gosto ao pé”. No decorrer da partida ainda entraram os futebolistas do Sport Lisboa e Benfica, Pedro Rodrigues e João Carvalho.

Diogo Gonçalves abriu a contenda aos nove minutos, Gonçalo Rodrigues aumentou à passagem dos 39’ e Renato Sanches fechou a contagem aos 41 minutos.

Southampton aposta em Óscar Cardozo

Southampton aposta em Óscar Cardozo
ingleses querem tacuara para substituir osvaldo
O Southampton aponta a Oscar Cardozo para a próxima temporada. Segundo o The Sun, o Tacuara encaixa no perfil de atacante dos saints depois da saída "forçada" de Pablo Osvaldo em janeiro.

O avançado argentino envolveu-se numa altercação com o português José Fonte e acabou por sair para a Juventus, a título de empréstimo. A mesma fonte assegura que o dianteiro não voltará a atuar pelo clube quando acabar o período de cedência.

Cardozo leva 20 jogos realizados esta época e tem contrato com as águias até 2016.
 

Onze inicial FC Porto - SL Benfica


"Clássico? Não há favoritos"

"Clássico? Não há favoritos"
Selecionador da Grécia antevê um jogo equilibrado entre FC Porto e Benfica esta quarta-feira no Dragão.
Fernando Santos, selecionador da Grécia e antigo treinador de FC Porto e Benfica, anteviu esta segunda-feira um duelo equilibrado entre os dois conjuntos, na quarta-feira, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol.

"Não há favoritos. Ambas equipas têm condições para passar à final. De um lado temos uma equipa [FC Porto] que, neste momento estando melhor do que estava até há pouco tempo, aposta muito forte nestas três competições [Taça, Taça da Liga e Liga Europa] e quer chegar à final. Já o Benfica parece melhor há muito tempo, desde que eliminou o PAOK", começou por analisar o técnico.

Fernando Santos falava à margem do XI Gala 'O Melhor Treinador', organizada pelo jornal Gaiense, onde foi homenageado, analisando, aos jornalistas, o trabalho de Jorge Jesus no comando do Benfica, e entrada de Luís Castro para a orientação dos "dragões".

"O trabalho de Jesus é contínuo, ao contrário do FC Porto. O Luís Castro apareceu num momento difícil e conseguiu dar a estabilidade emocional aos jogadores e parece que tem sido correspondido. É uma equipa em crescendo. Se pensarmos no plantel do Benfica é mais bem servido atualmente. O Benfica é uma equipa que tem um nível quantidade/qualidade muito equilibrado", vincou o selecionador da Grécia.

Uma quarta-feira de clássico

Uma quarta-feira de clássico

FC Porto e Benfica começam a disputar a final do Jamor. Braga e Rio Ave como aperitivo 

O embate entre FC Porto e Benfica destaca-se esta quarta-feira no arranque das meias-finais da Taça de Portugal, jogo que se disputa a partir das 21:00 no Dragão. Esta é uma reedição das meias-finais de 2010/2011, em que os portistas saíram vencedores, ao baterem o Benfica no estádio da Luz (3-1), depois de terem perdido a primeira mão em casa (2-0). Tal como há três anos, o Dragão será o palco do primeiro encontro, mas agora as duas equipas enfrentam o jogo em condições muito diferentes.

Em 2010/2011, o FC Porto, orientado por André Villas-Boas, recebia o Benfica em primeiro no campeonato e com uma vantagem de 11 pontos sobre os comandados de Jorge Jesus, que eram segundos, mas com um jogo a menos, enquanto na presente edição da Liga, o Benfica lidera e detém 12 pontos sobre os azuis e brancos, que são terceiros a cinco pontos do Sporting, segundo.

Hoje, o FC Porto surge orientado por um treinador interino, Luís Castro (que substituiu Paulo Fonseca no início deste mês), e tem em Quaresma a sua figura em destaque, crucial nas últimas vitórias dos dragões, especialmente na eliminação do Nápoles nos oitavos de final da Liga Europa.

Já o Benfica chega ao Dragão numa série de 26 jogos sem perder para todas as competições. A última derrota foi em Atenas, a 5 de novembro, com o Olympiacos por 1-0 (para a Liga dos Campeões), sendo também a última vez em que não marcou golos ao adversário.

Na outra meia-final, o Braga recebe na primeira mão o Rio Ave, reeditando um duelo deste ano para a Taça da Liga. Em fevereiro, os homens de Vila do Conde afastaram o Braga (detentor do troféu) da final da Taça da Liga, ao baterem em casa os bracarenses por 2-1.


Fábio Coentrão aborda o clássico Porto-Benfica

Fábio Coentrão aborda o clássico 

"Quaresma dará trabalho mas..."

Fábio Coentrão continua, no seu jeito espontâneo, o mesmo "puto rebelde" criado entre os pescadores das Caxinas. E, segundo jurou mantém-se também "louco pelo Benfica", apesar de em julho se completarem três anos desde a sua saída para o Real Madrid. "Espero que o FC Porto continue assim, mais fraco, por muito tempo", atirou, entre risos, na antevisão do clássico 

Foi logo pela manhã de ontem, instantes antes de calçar as chuteiras e subir ao relvado do centro de treinos do Real Madrid, que Fábio Coentrão conversou com O JOGO, para a antevisão de um clássico que - lamenta muito - não poderá ver em direto, nem ao vivo nem pela TV.

FC Porto ou Benfica, quem ganhará o desafio no Dragão?

O Benfica, claro. A equipa está espetacular esta época. E, pelo contrário, o FC Porto não está tão forte. É óbvio que num jogo destes é preciso muita cautela. Como se costuma dizer, nos clássicos nunca há favoritos. Mas acredito que, se o Benfica jogar como tem jogado, vencerá no Estádio do Dragão.

Gaspar Freire: «Lima sente-se à vontade nos jogos grandes»

Gaspar Freire: «Lima sente-se à vontade nos jogos grandes»
Agente do brasileiro confiante para o clássico
O Benfica tem em Lima um verdadeiro "caça dragões" que na partida  da noite desta quarta-feira, da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, quer voltar a fazer mossa no FC Porto.

"Deverá estar igual a si próprio num jogo que é imprevisível. Ele é um jogador que se sente à vontade nos jogos grandes e trabalha diariamente para isso", afirmou Gaspar Freire, empresário do avançado brasileiro, em declarações à Antena 1, aludindo aos sete golos que o seu representado fez ao FC Porto desde que chegou a Portugal em 2009/10, para jogar no Belenenses.

Lima está em "crescendo de forma" e Gaspar Freire adianta que o avançado "adora o grupo de trabalho do Benfica, a cidade de lisboa e tem boa relação com Jorge Jesus", pelo que "não se equaciona neste momento o cenário de uma possível saída. Ele está feliz."

Dois meses de convivência intensiva entre Benfica e FC Porto

Dois meses de convivência intensiva entre Benfica e FC Porto

Meias-finais da Taça de Portugal inauguram série de quatro duelos entre os dois rivais no período de dois meses e é possível que o total da temporada ascenda aos sete jogos se houver confronto na Liga Europa.
Benfica e FC Porto voltam a encontrar-se nas meias-finais da Taça de Portugal, três anos depois da última ocasião em que tal sucedeu, naquele que será o primeiro de quatro clássicos que vão disputar-se até ao final da temporada. A visita que os “encarnados” farão na quarta-feira (21h, SP-TV1) ao Dragão será apenas o segundo encontro entre os dois rivais na época 2013-14 – na primeira volta do campeonato a equipa de Jorge Jesus recebeu e bateu os “dragões” por 2-0 –, mas o calendário ainda reserva outros três duelos. Um em Lisboa (a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, a 16 de Abril) e dois no Porto: a partida da última jornada da I Liga e a enguiçada meia-final da Taça da Liga, que continua sem data marcada. Tudo isto em menos de dois meses.
O total de clássicos entre Benfica e FC Porto em 2013-14 ainda pode ascender a sete, se os dois rivais avançarem para as meias-finais da Liga Europa e forem emparelhados pelo sorteio da competição. Caso tal venha a acontecer, a presente temporada igualará o que aconteceu em 1984-85, quando os dois rivais disputaram sete encontros. Mas isso só aconteceu devido às originalidades então previstas no regulamento da Supertaça: o título só ficou decidido após quatro jogos. O Benfica venceu 1-0 na primeira mão, mas os “dragões” responderam com uma vitória pelo mesmo resultado na segunda. No primeiro jogo do desempate, nas Antas, o FC Porto venceu por 3-0 e na segunda partida um golo de Futre selou a conquista dos “azuis e brancos”. Nessa época os dois rivais já se tinham defrontado duas vezes no campeonato (dois triunfos portistas) e ainda disputaram a final da Taça de Portugal (3-1 para o Benfica).
Para já, é garantido que vai igualar-se o registo de 2010-11, com cinco confrontos: um na Supertaça, dois no campeonato e dois na Taça de Portugal. Estes surgiram precisamente nas meias-finais, com o FC Porto de Villas-Boas a seguir em frente após perder 0-2 na primeira mão, em casa — na visita à Luz os “dragões” impuseram-se por 3-1.
Essa eliminatória só confirmou uma verdade dos confrontos entre os dois rivais – é que os golos estão garantidos. Nas provas a eliminar (Taça de Portugal, Taça da Liga ou Supertaça) não há lugar para calculismo e o marcador costuma funcionar sempre, com excepção de um par de empates 0-0 na Supertaça. Mas, com duas equipas cuja média de golos nesta época anda acima dos 1,8 golos/jogo, é praticamente garantido que haverá motivos para festejos nas bancadas. Ainda que, em 23 jogos no Dragão em provas a eliminar, o Benfica não tenha marcado golos em 11.
Contudo, há diferenças assinaláveis no estado de espírito com que os dois rivais enfrentam a partida de quarta-feira. O Benfica lidera a I Liga com sete pontos de vantagem sobre o Sporting e 12 face aos “dragões” (em 2010-11 era o FC Porto que seguia na frente, com 11 pontos de avanço sobre os “encarnados”, segundos mas com um jogo a menos). Jorge Jesus está empenhado em não repetir o final trágico da época passada, quando num curto lapso de tempo a equipa perdeu campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal. Já os “dragões” viveram uma mudança técnica – Luís Castro rendeu Paulo Fonseca – e, tendo em conta o atraso acumulado na I Liga, irão certamente “agarrar-se” aos restantes troféus ainda em disputa.
A preparação para o duelo começou a meio-gás de ambos os lados, com os titulares nos jogos de domingo a serem poupados. Nos “dragões”, o defesa Maicon trabalhou condicionado, tendo Luís Castro chamado ao treino quatro elementos da equipa B. O avançado espanhol Lolo, da equipa secundária do Benfica, foi a novidade no treino dos “encarnados”.

O estádio é do FC Porto, a melhor forma é do Benfica

O estádio é do FC Porto, a melhor forma é do Benfica

Rivais defrontam-se esta noite no Dragão, mas os treinadores Luís Castro e Jorge Jesus acreditam que a meia-final da Taça de Portugal só ficará decidida na segunda mão, na Luz.

Três anos depois, FC Porto e Benfica voltam hoje a defrontar-se na Taça de Portugal. Tal como em 2011, a primeira mão das meias-finais realiza-se no Estádio do Dragão. Mas se então foram os “dragões” que chegaram ao início da eliminatória na mó de cima, agora são as “águias” que se sentem superiores.
O dado mais palpável é o fosso entre os clubes no campeonato. Quando receberam no seu estádio os “encarnados”, no início de Fevereiro de 2011, os “azuis e brancos”, ainda que com mais uma partida disputada, tinham uma vantagem confortável de 11 pontos sobre o rival na Liga. Actualmente, é o Benfica, numa série de 26 jogos sem perder em todas as provas, que está próximo de chegar ao título e soma mais 12 pontos do que o adversário (e mais sete do que o Sporting).
O discurso dos dois treinadores mostrou respeito pelo adversário e a ideia em comum de que o duelo só terá um vencedor definido no segundo jogo, no Estádio da Luz, em Lisboa. Luís Castro sabe que os clássicos são jogos em que predominam as emoções, mas desejou que a sua equipa revele frieza no encontro desta noite. “É um clássico que é importante, porque encerra também um apuramento para a final da Taça de Portugal, mas não podemos levar isto para muito mais do que um jogo, porque podemos perder alguma racionalidade, que é fundamental para o abordar. Temos de ser uma equipa muito inteligente na abordagem do mesmo”, afirmou, ao Porto Canal, o homem que substituiu Paulo Fonseca no banco portista.
Luís Castro quer os seus atletas com os olhos postos na baliza benfiquista, mas que actuem “de forma equilibrada ao longo do jogo”. “Queremos vencê-lo, vamos estar muito determinados em vencê-lo, mas também temos de ter a consciência que a eliminatória se vai decidir em duas mãos”, acrescentou o técnico, que espera “levar algum conforto” para o o jogo da Luz.
Pela frente, a sua equipa terá uma Benfica “competente”. “À imagem das equipas lideradas pelo seu treinador, Jorge Jesus, com uma intensidade forte de jogo”.
O FC Porto deve apresentar uma equipa muito semelhante à versão que Castro considera a mais forte, mas que, já se sabe, não poderá contar com os lesionados Helton e Maicon. Do lado do Benfica, por outro lado, é normal que aconteçam algumas alterações, espelhando o que Jorge Jesus tem feito ao longo da temporada. “A competição número um é o campeonato, é a mais importante e nada farei para que a equipa possa sair prejudicada no campeonato”, sublinhou o treinador “encarnado”, que também só falou ao canal televisivo do clube, a Benfica TV.
O Benfica está melhor, já derrotou o FC Porto nesta época (2-0 na Luz para a Liga), mas Jesus não espera facilidades no terreno do rival. “Benfica, Porto e Sporting são grandes equipas, com muito valor, e durante a época é normal atravessarem fases, umas vezes estão melhor, outras estão pior. Espero encontrar um adversário com qualidade. Para além disso, neste género de jogos, os jogadores chamam a si todo o seu potencial”, analisou. De qualquer modo, revelou que os seus jogadores, neste momento, “estão supermotivados para qualquer jogo”.
A segunda mão será disputada a 16 de Abril.

"Mais tarde ou mais cedo, Djuricic ganhará o seu espaço"

"Mais tarde ou mais cedo, Djuricic ganhará o seu espaço"

Actual seleccionador da Sérvia, e ex-jogador de FC Porto e Benfica, desvaloriza o facto de Djuricic ter voltado a ficar de fora da lista de convocados de Jorge Jesus. "Empréstimo? Depende do que ele quiser", diz Drulovic. Drulovic, seleccionador interino da Sérvia, desvaloriza a ausência do compatriota Djuricic da lista de convocados do Benfica, para a deslocação ao Estádio do Dragão, esta quarta-feira. O médio de ataque dos encarnados foi preterido por Jorge Jesus, para o embate da Taça de Portugal frente ao FC Porto, mas o antigo jogador de águias e dragões desvaloriza tal facto. E encontra explicação para a (repetição da) decisão do técnico benfiquista. "Existe, neste momento, uma grande concorrência na equipa do Benfica e de certeza que o Djuricic não foi convocado por causa disso. Há jogadores, que jogam na posição dele, que estão num excelente momento de forma, seja Rodrigo ou outro... Mas, de certeza que, com o talento dele vai conseguir o seu espaço no Benfica", refere Drulovic, em entrevista a Bola Branca. "Um empréstimo no final da época? Depende do que ele quiser. Jogar em Portugal não é fácil, mas mais tarde ou mais cedo vai mostrar-se e ganhar o seu espaço. E, se não for ainda esta, na próxima época jogará com mais regularidade", conclui Drulovic. 

Árbitro lisboeta assumiu ser adepto do Benfica em entrevista.

Árbitro lisboeta assumiu ser adepto do Benfica em entrevista 

O árbitro internacional, Pedro Proença, admitiu que o erro da sua equipa de arbitragem no jogo entre Benfica e FC Porto da época 2011/2012, que terminou 2-3, poderá ter marcado o título de campeão dos dragões.

Em entrevista à SIC, Pedro Proença admitiu ser adepto do Benfica, mas que a sua inclinação clubística não interfere na sua actividade enquanto árbitro profissional pois acredita que tal facto nunca o poderia condicionar para apitar jogos.

"Eu sou benfiquista assim como tive uma educação para a esquerda. Soube que correria o risco de as pessoas me ligaram sempre que cometesse um erro a favor ou contra o Benfica. Se alguma vez tivesse uma atitude condicionada por isso, não seria profissional de futebol. Há momentos em que nós temos a perceção que vamos ter uma semana difícil a seguir a um jogo. O árbitro de futebol quando entra num sítio público sabe que as pessoas lhe apontam o dedo e não lhe pedem autógrafos", revelou Pedro Proença, para depois lembrar o célebre golo de Maicon em pleno Estádio da Luz que acabou por dar o título ao FC Porto.

"Não foi o assistente que assinalou aquele fora-de-jogo. Foi o Pedro, como chefe de equipa, que validou um golo e assumo a responsabilidade. O meu erro marcou, eventualmente, o título nacional", assumiu.

 

Águias dominam dragões na Taça

Águias dominam dragões na Taça

Benfica e FC Porto já disputaram 33 clássicos para a contar para a Taça de Portugal e, tal como lembra hoje o jornal "O Jogo", a vantagem encarnada é clara, uma vez que o Benfica ganhou 20 dessas partidas, empatou cinco e só perdeu oito, isto com um fantástico saldo de golos de 71-39.

Mais equilibrados, todavia, são os duelos entre encarnados e azuis-e-brancos, isto quando contabilizados apenas os dez jogos referentes às semi-finais da prova rainha do futebol português, sendo que, aí, o Benfica venceu cinco encontros, empatou um e perdeu quatro.

Quatro apuramentos em sete para o Benfica

Ao longo desses dez jogos, Benfica e FC Porto disputaram sete "bilhetes" para a final da Taça de Portugal, sendo que os encarnados superam, à justa, os azuis-e-brancos nesse capítulo, uma vez que se apuraram quatro vezes para o jogo decisivo, contra os três dos dragões.

Ainda assim, analisando as três vezes em que as semi-finais entre os dois arqui-rivais foram disputadas a duas mãos, a superioridade é azul-e-branca, uma vez que conseguiram o apuramento em 1967/68 (3-0 e 2-2) e 2010/11 (0-2 e 3-1), enquanto os encarnados só se qualificaram em 1938/39 (1-6 e 6-0).

João Castro: “Temos de ser uma equipa de combate”

João Castro: “Temos de ser uma equipa de combate”

O treinador-adjunto da equipa de Andebol do Sport Lisboa e Benfica, João Castro, anteviu o dérbi da 4.ª jornada da Fase Final do Campeonato Nacional, não deixando de referir a postura a ter na quadra.

“A equipa tem de mostrar a sua alma, dar tudo o que tem e ter velocidade nas acções de jogo. Tem de ser uma equipa de combate”, considerou à Benfica TV.

O Benfica ainda não venceu o Sporting e João Castro explicou que os dois jogos anteriores nada tiveram de parecido. “Foram dois jogos completamente diferentes. Na casa do Sporting decidiu-se por detalhes, mas na nossa casa, o Sporting acabou por ter uma vantagem grande que geriu”, esclareceu.

Não haverá surpresas entre as duas formações, mas cada jogo tem as suas particularidades: “As equipas conhecem-se bem, mas há sempre aspectos estratégicos que traz algo de novo. Preparámo-nos para os pontos fortes do Sporting, vamos explorar as suas debilidades para darmos uma resposta cabal.”

Jorge Jesus: “Estamos focados em discutir jogo a jogo”

Em conferência de imprensa

Jorge Jesus e o clássico: "Espero um adversário com qualidade"

É já hoje, quarta-feira, pelas 21 horas, que Sport Lisboa e Benfica e FC Porto se defrontam, no Estádio da Dragão, em partida a contar para a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Na antecâmara da partida, Jorge Jesus traçou as expectativas para mais um clássico.

Numa conferência de imprensa onde apenas marcaram presença os meios internos do Clube, Jorge Jesus começou por analisar a actual fase da época, nomeadamente, um ciclo de jogos autenticamente infernal.

“É verdade que nesta altura da época é jogar, recuperar e jogar! Não dá para preparar. Temos de ir buscar as bases do trabalho que já fizemos. Neste momento, pode-se jogar com a estratégia do próprio jogo, mas de uma forma mais teórica. No fundo, tem de se desenvolver aquilo que já foi trabalhado e desenvolvido ao longo da temporada e aplica-lo agora”, começou por explicar Jorge Jesus.

Numa outra análise, e olhando muito concretamente para o adversário, e apesar da época realizada até aqui, o técnico não espera facilidades. “Benfica, Porto e Sporting são grandes equipas, com muito valor, e durante a época é normal atravessarem fases, umas vezes estão melhor, outras estão pior. Espero encontrar um adversário com qualidade. Para além disso, neste género de jogos os jogadores chamam a si todo o seu potencial”, analisou.

A finalizar, Jorge Jesus é taxativo: “Amanhã será apenas o primeiro de dois jogos e nada vai ficar decidido.”

Jorge Jesus: “Estamos focados em discutir jogo a jogo”

Em véspera de clássico, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Jesus voltou a sublinhar o principal objectivo do Benfica para esta temporada.

“Temos vindo a fazer algumas alterações de jogo para jogo, mas não por acharmos que uma competição é mais importante do que a outra. O Campeonato Nacional é a nossa prioridade e nada farei que possa prejudicar a equipa nessa competição”, começou por dizer à Benfica TV.

Com os dois guarda-redes na lista de convocados para o FC Porto – Benfica, desta quarta-feira, o técnico fez questão de realçar a importância que Artur tem tido na evolução de Oblak, não revelando, no entanto, qual deles será titular. “O Artur tem sido uma ajuda forte para o Oblak, é um guarda-redes muito experiente e o Oblak tem aprendido muito com ele. Estão os dois convocados e amanhã [quarta-feira] vou decidir qual dos dois vai jogar”, afirmou.

Inseridos ainda em quatro frentes, os “encarnados” têm sabido gerir as emoções e permanecer motivados e com os pés bem assentes na terra. “Quando temos uma equipa que pensa numa só ideia, as coisas tornam-se fáceis e neste momento os jogadores estão motivados para qualquer jogo em qualquer competição onde estejamos inseridos. A equipa está focada para discutir jogo a jogo”, concluiu.

O clássico referente à 1.ª mão dos quartos-de-final da Taça de Portugal está agendado às 21 horas desta quarta-feira, no estádio do Dragão.

Equipa incentivada na chegada ao hotel

Equipa já está em Gaia
A comitiva do Benfica já está em Vila Nova de Gaia, onde vai ficar instalada até à hora do jogo com o FC Porto.

Os jogadores foram muito saudados pelos cerca de 20 adeptos que esperavam a equipa junto ao hotel.

No local também se encontravam alguns adeptos do FC Porto e muitos agentes da polícia, que mantém ambiente calmo nas imediações no hotel.
 

Equipa incentivada na chegada ao hotel
A comitiva do Benfica foi recebida com palavras de incentivo por cerca de duas dezenas de adeptos na unidade hoteleira em Vila Nova de Gaia que vai servir de "quartel-general" até à saída para o Estádio do Dragão, onde as águias vão defrontar o FC Porto na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

«Sempre sonhei em jogar num grande clube como o Benfica» - Fejsa

Ljubomir Fejsa (foto ASF)
«Sempre sonhei em jogar num grande clube como o Benfica» - Fejsa
Ljubomir Fejsa, contratado ao Olympiakos no início da época, mostra-se encantado com a experiência no Benfica.

«O dia em que soube que me queriam foi muito especial. Quando era miúdo sonhei sempre jogar num grande clube como o Benfica», confidenciou o médio sérvio, no programa Alta Fidelidade da Benfica TV.

Dúvidas no miolo e também na frente

Dúvidas no miolo e também na frente
Rubem Amorim e Cardozo podem ganhar lugar
Dúvidas e mais dúvidas. Segundo se sabe nem os próprios jogadores do Benfica sabem nesta altura quem vai compor ao certo o onze titular na partida de hoje com o FC Porto. Jorge Jesus preferiu não dar grandes pistas sobre as opções que vai tomar e nesta altura as principais incógnitas residem no meio-campo e também no ataque. 

De ajoelhado a favorito

De ajoelhado a favorito
BENFICA REGRESSA em SUPERIORIDADE AO DRAGÃO
Quase um ano depois de ali ter ajoelhado,o Benfica regressa ao Dragão com o moral em alta e seguro de que o dramático desfecho do último campeonato não se repetirá. É um jogo de Taça de Portugal e com a condicionante de a meia-final comportar ida e volta, permitindo qualquer eventual recuperação no próprio Estádio da Luz.

Alan Kardec no Palmeiras por 4 milhões

Alan Kardec no Palmeiras por 4 milhões
Acordo muito próximo de ser fechado 
O acordo entre Benfica e Palmeiras para a cedência definitiva de Alan Kardec está muito próximo de ser fechado por 4 milhões de euros.

Aliás, nesta altura, o avançado já discute questões salariais com o clube de São Paulo e o contrato deverá ser válido para as próximas cinco temporadas. Em 43 jogos ao serviço do Verdão, o avançado marcou 22 golos.
 

A história é outra e não tem Matic

A história é outra e não tem Matic
Sérvio esteve no último duelo
A equipa do Benfica que hoje estará no Dragão até poderá ser semelhante à que jogou no único clássico da época entre os dois rivais – no Estádio da Luz, a 12 de janeiro –, mas há duas garantias: a história será outra, pois estamos a falar de um embate para a Taça de Portugal, e Matic não será um dos intervenientes.

O encontro em Lisboa, a contar para a 15.ª jornada do campeonato, foi o último que o médio sérvio disputou com a camisola encarnada antes de se transferir para o Chelsea. Quem aproveitou foi Fejsa, que saltou para o lugar do compatriota ao lado de Enzo Pérez. E até Ruben Amorim tem jogado mais, aproveitando a política de rotatividade levada a cabo por Jorge Jesus.

Capas do Dia

Março 26 / 2014