domingo, 23 de março de 2014

Livro de Saviola "Para ti, Cacho!" (as palavras dedicadas aos adeptos do Benfica)

Saviola lançou recentemente uma autobiografia intitulada "Para ti, Cacho!", na qual conta-nos o seu percurso de vida, dedicando o livro ao seu pai.
Que Saviola é um jogador cheio de classe ninguém duvida.
Porém, poucos ousavam esperar que Saviola, depois de conviver tão de perto com adeptos como os de River Plate, Barcelona e Real Madrid, pudesse reservar aos adeptos benfiquistas tão simpáticas e gloriosas palavras:

 "Para ti, Cacho!"
"Ao longo da carreira encontrei vários tipos de adeptos. Dos fanáticos de Sevilha, aos low profile do Mónaco. Mas como também já referi, não encontrei nenhuns com a genuína paixão dos Benfiquistas. É quase inexplicável. Sente-se olhando fundo nos olhos das pessoas. Sente-se nas manifestações espontâneas nas ruas, nos restaurantes, no estádio.Sente-se nas cartas que recebemos (...).Quem já passou pelas mesmas situações - em países diferentes, com clubes diferentes e adeptos diferentes - sabe distinguir claramente os sentimentos. Aqui é distinto. Garanto!.""O Benfica é um clube muito especial. Não digo isto para ser politicamente correcto ou conquistar o coração de quem quer que seja. Aliás, antes de vir para Portugal, posso confessar que desconhecia em absoluto esta grandeza. O Benfica foi-me conquistando e convencendo com factos. É daqueles clubes que te surpreende dia após dia. Quando conto isto a alguns colegas de outros clubes eles estranham. Como é que alguém que passou pelo Real Madrid ou Barcelona se pode surpreender? A explicação é simples. O Real ou o Barça são como teatros gigantescos e nós, os jogadores, somos os actores principais de uma grandiosa encenação. No Benfica é outra coisa, mais ligada ao sentimento, ao povo, à paixão. Vem das raízes, é genuíno. Os adeptos conseguem transmitir-nos exactamente o que lhes vai na alma.Sentimos essa força na pele. (...) Cheguei a dizer ao Jorge Jesus:"Mister, isto nem no Madrid! "O mesmo já tinha acontecido no estágio da Suiça. No meio das montanhas, num local que nem vem no mapa, havia centenas de Benfiquistas a apoiar-nos. Após o primeiro treino liguei à minha mãe e disse: "Mãezita, este clube é impressionante!".

Sérgio Conceição: «Até contra o Casa Pia perdíamos»

Sérgio Conceição: «Até contra o Casa Pia perdíamos»
Treinador descontente com exibição na Luz
Sérgio Conceição mostrou-se muito desagradado com a prestação da Académica este domingo, na derrota frente ao Benfica, por 3-0

"Não estávamos à espera desta exibição, má e fraca. Os três golos do Benfica são inconcebíveis em alta competição e ainda oferecemos outras oportunidades. Mesmo que fosse com o Casa Pia perdíamos este jogo", referiu o técnico à Sport TV.

O treinador deu o exemplo dos outros jogos contra os grandes para contrastar com a exibição no Estádio da Luz.

"Nós conseguimos superar-nos contra o FC Porto e Sporting porque tivemos ambição, alma e fomos organizados. Hoje não tivemos nada disso", concluiu.

 Ricardo: «Golos na primeira parte foram fatais»
GUARDIÃO LAMENTA ENTRADA FORTE DO BENFICA
 O guarda-redes Ricardo, da Académica, lamentou a entrada menos boa diante do Benfica, admitindo que os dois golos na primeira meia hora acabaram por destruir a estratégia montada para esta partida, que terminou em 3-0.

"Sem dúvida que os golos a abrir foram fatais. Tínhamos uma estratégia de tentar adiar o golo do Benfica, mas defrontámos uma equipa que vem em grande forma. E sofrer cedo não ajuda... Obrigou-nos a ir atrás do resultado, abrimos e demos espaço", começou por lamentar, em declarações à BenficaTv.

"Não são jogos iguais [diante dos grandes]. Tínhamos apostado na nossa consistência defensiva, para depois sair em contra-ataque, mas apanhámos um Benfica mais forte", frisou.

Em relação ao sonho de ser convocado para a Seleção, o guardião da Briosa não se alongou em comentários: "O Ricardo vai continuar a fazer uma boa época para os adeptos da Académica, continuar a dar-lhes alegrias, que é isso que eles merecem".

«Apoio dos adeptos foi fundamental» - Lima

«Apoio dos adeptos foi fundamental» - Lima
Terminado o jogo do Estádio da Luz, o brasileiro Lima, autor de dois dos três golos do Benfica, analisou, na flash interview, as incidências da partida com a Académica (3-0).

«Foi uma vitória muito importante e, uma vez mais, o apoio dos adeptos foi fundamental. Estamos a praticar bom futebol mas ainda podemos melhorar», começou por afirmar o avançado, acrescentando em jeito de conclusão:

- A Académica está a fazer um bom campeonato mas hoje o Benfica foi mais forte. Agora, precisamos de descansar porque está a ser uma época muito cansativa.

«Temos sido uma equipa com muita qualidade de jogo» - Jorge Jesus

«Temos sido uma equipa com muita qualidade de jogo» - Jorge Jesus
O treinador do Benfica considerou que a sua equipa comprovou claramente os seus atributos diante da Académica, merecendo plenamente a vitória por 3-0.

«Foi um jogo dentro do que o Benfica tem feito ultimamente no seu estádio, principalmente nos jogos do campeonato. Temos sido uma equipa com muita qualidade de jogo, muito forte em termos ofensivos e defensivos», começou por dizer Jorge Jesus na flash interview.

«Jogámos contra uma equipa bem organizada, não foi fácil passar a primeira linha da Académica, mas a qualidade da nossa equipa, fruto da mobilidade e da qualidade individual, acabámos por fazer dois golos na primeira parte, mas merecíamos ter marcado mais», prosseguiu o treinador, que fez questão de agradecer o apoio do público:

«Parabéns aos jogadores, pela confiança que têm, assim como ao público. Estarem aqui 50 mil pessoas é sinal que estão connosco.»



 «Tem sido jogar, recuperar, jogar, recuperar...» - Jorge Jesus
  Fruto de estar ainda envolvido em todas as competições, o calendário do Benfica está a apertar. Jorge Jesus constata que tem sido jogar e recuperar, sem haver tempo para muito mais trabalho.

Depois de ter jogado na quinta-feira frente ao Tottenham, os encarnados defrontaram este domingo a Académica e têm na próxima quarta-feira encontro marcado com o FC Porto no Estádio do Draghão, para as meias-finais da Taça de Portugal.

«É outro jogo, vamos descansar e recuperar. Felizmente, por estarmos em todas as competições, tem sido assim: jogar, recuperar, jogar, recuperar... Tudo o que tínhamos de trabalhar já está, agora só podemos mudar em termos de estratégia», referiu o treinador do Benfica.

A propósito do encontro com o rival, Jorge Jesus lançou ainda um apelo à presença do público, lembrando: «Por ser um jogo da Taça de Portugal há possibilidade de o Benfica ter mais adeptos no Estádio do Dragão do que em jogos do Campeonato.»


Jesus: «Cardozo está ansioso para marcar»
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, em declarações após o jogo com a Académica, da jornada 24 da Liga 2013/14 e que terminou com um triunfo encarnado por 3-0. O técnico comentou o estado de espírito de Óscar Cardozo, que terminou o jogo a pontapear uma bola para longe:

«O ponta de lança moraliza-se com golos. O Cardozo teve um período de quase três meses sem jogar, uma lesão difícil que lhe tirou minutos e horas de treino. Face às características do Cardozo, ele se não estiver em competição perde agilidade e mobilidade. Está com ansiedade de marcar um golo. Depois do jogo, sentiu que podia ter tido uma outra hipótese para marcar.»

Destaques individuais: Dupla de luxo resolveu exame na Catedral

Destaques individuais: Dupla de luxo resolveu exame na Catedral
O Benfica não perde há 23 jogos consecutivos para o Campeonato Nacional. Este domingo, mais uma vitória, desta vez frente à Académica, por 3-0.

Oblak – Durante praticamente os 90 minutos, o eleito de Jorge Jesus para defender as redes da baliza benfiquista, foi um mero espectador.


Sílvio – O número 28 foi a novidade no 11 inicial para render o uruguaio, Maxi Pereira, depois de não ter jogado em casa, frente ao Tottenham, por castigo. Uma lufada de ar fresco no lado direito da defesa, esteve muito interventivo na manobra ofensiva da equipa.


Luisão – Sem grande oposição, o capitão do Benfica dedicou-se em grande parte à construção de ataques. Dos seus pés começaram a maioria das movimentações da equipa. Manteve, juntamente com Garay, a baliza “encarnada” a salvo das tentativas dos “estudantes”.

Garay – Manteve, tal como o capitão, a baliza “encarnada” protegida de possíveis ataques da Briosa. De salientar a excelente temporada que está a realizar e o entendimento perfeito com o colega de sector.


Siqueira - Esteve perto de voltar a fazer o “gosto ao pé”, na altura seria o terceiro golo do Benfica, aos 45’, mas Ricardo negou o golo a Siqueira. O lateral tabelou primeiro com Markovic e depois com Rodrigo. Uma exibição muito sólida do defesa-esquerdo.

Markovic – Imprimiu, juntamente com Gaitán, uma tremenda velocidade ao ataque benfiquista, e só recorrendo a falta é que os “estudantes” os conseguiam travar.


Enzo Perez – Um dos melhores em campo, um ídolo dos benfiquistas, um dos que mais trabalha dentro das quatro linhas, ajudou, aos 59’ a acordar as bancadas da Luz. O argentino tabelou com Rodrigo à entrada da área, aguentou e finalizou de pé esquerdo. O pêndulo do “miolo” continua a brilhar.

Fejsa – De regresso aos convocados do técnico Jorge Jesus, o sérvio Fejsa joga, por vezes, perto de Luisão e Garay mas pauta o jogo pelo bom sentido posicional. De salientar o último ataque do Benfica, onde o médio desmarcou Lima depois de uma grande iniciativa individual. Mais uma boa prestação do sérvio.


Gaitán – O argentino continua a espalhar a sua magia dentro das quatro linhas. Sempre que intervém no jogo é para desequilibrar e abanar as defesas adversárias. Consistência, técnica, rigor táctico e muita inteligência. Nota positiva para o médio atacante.

Rodrigo – Peça fundamental no encontro, criou desequilíbrios na defesa da Briosa. Mérito do hispano-brasileiro no lance do primeiro golo. Ultrapassou os adversários e rematou mas bateu no poste. Na sequência dessa jogada, o Benfica inaugurou o marcador. Esteve ainda envolvido no terceiro golo da partida e foi o homem do jogo. Tem sido fundamental nos triunfos benfiquistas. Saiu aos 73’, e foi alvo de uma grande ovação dos adeptos.


Lima – O primeiro golo surgiu aos 11 minutos pelos pés do avançado brasileiro. Lima reagiu mais rápido do que os defesas forasteiros e colocou a equipa em vantagem. Aos 27’, Lima voltou a facturar, somando mais um golo, o 11.º deste Campeonato.

Salvio - Entrou ao minuto 64 para cumprir o seu 100.º jogo ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. Depois da lesão que o obrigou a parar durante alguns meses, nota-se que está mais solto. Aos 90’ quase fez o quarto golo da partida.


Cardozo – Entrou aos 73 minutos para substituir o homem do jogo.


Ruben Amorim – Entrou à passagem do minuto 75 para render Enzo Perez e refrescar o meio-campo.

Farense – Benfica, 0-6: Liderança consolidada em Faro

9.ª ronda da Segunda Fase

Farense – Benfica, 0-6: Liderança consolidada em Faro

A equipa de Iniciados A do Sport Lisboa e Benfica foi, este domingo, a Faro, vencer o Farense por 0-6.

No estádio de São Luís, Gedson Fernandes (8' e 64'), José Gomes (33' e 58'), João Filipe (60') e Diogo Santos (68') foram os protagonistas dos golos que permitiram as “encarnados” cimentar a liderança no Campeonato Nacional da categoria, agora com 24 pontos.

O Benfica é líder e mantém-se também no topo da lista das equipas com maior número de golos marcados (35) e menos sofridos (5).

União – Benfica B, 2-1: Falta de sorte na deslocação à Madeira

35.ª ronda da Segunda Liga

União – Benfica B, 2-1: Falta de sorte na deslocação à Madeira

A equipa liderada por Hélder Cristóvão perdeu, este domingo, por 2-1, frente à União da Madeira, na 35.ª jornada da Segunda Liga, depois de ter estado a vencer por uma bola a zero.

Somar os três pontos era o claro objectivo do Benfica e até foram os “encarnados” que entraram melhor no relvado do estádio Municipal de Machico.

Após o “poker” no encontro com o Sporting da Covilhã, o argentino Funes Mori voltou a dar cartas, desta vez fora de casa. Aos 9’, o número 9 do Sport Lisboa e Benfica disparou para o fundo das redes da baliza de Trigueira, apontando o seu 13.º golo na competição.

A vantagem “encarnada” durou até aos 21’, quando Arthuro igualou o marcador no Funchal. Dez minutos depois (31’), o camisola 77 da turma madeirense voltou a chegar à baliza de Bruno Varela, fazendo a reviravolta no marcador. Estava feito o 2-1 ao intervalo.

De regresso dos balneários, mais uma oportunidade das “águias”. Aos 57’, mais uma vez Funes Mori, desta vez de cabeça, protagonizou mais um lance de perigo.

Aos 76’ mais uma oportunidade perigosa. Magnífica jogada de João Cancelo na direita a ultrapassar dois jogadores, a cruzar para Lolo que por pouco não empatou o encontro.

Hélder Cristóvão fez alinhar o seguinte onze inicial: Bruno Varela; João Cancelo, Rudinilson Silva, Lindelof, Bruno Gaspar (69’, Lolo), Ruben Pinto, Carlos Martins, Bernardo Silva, Hélder Costa, Ivan Cavaleiro e Funes Mori.

Na próxima jornada, o Benfica recebe, a 29 de Março, o Chaves, num encontro a realizar-se no Caixa Futebol Campus.

Benfica-Académica, 3-0: Triunfo brioso com lição bem estudada

Benfica-Académica, 3-0: 

Triunfo brioso com lição bem estudada

A equipa do Sport Lisboa e Benfica recebeu este domingo a Académica de Coimbra, na 24.ª jornada da Primeira Liga. Com uma exibição consistente, a equipa de Jorge Jesus venceu, por 3-0, com dois golos de Lima e um de Enzo Perez. A liderança continua firme!

Fim de tarde na capital de Portugal, Estádio da Luz com cerca de 50 mil espectadores, bem vestido (como tem vindo a ser seu habitué) para receber mais uma “final”… e agora já só faltam seis!

Benfica e Académica frente-a-frente, duas equipas com objectivos distintos, artistas no relvado e estavam reunidos os ingredientes para um desafio de futebol bem saboroso.

E se dúvidas existissem quanto à crença e vontade deste Benfica, os momentos iniciais dissiparam-nas, com a equipa de Jorge Jesus a entrar com tudo na partida.

Logo aos 6’, primeira acção ofensiva com perigo. Bola bem rasgadinha a sobrevoar toda a área da Briosa, com Halliche, autêntico bombeiro, a limpar. Estava dado o mote.

E os primeiros festejos na Catedral não demorariam… Onze minutos corridos, belíssima jogada de combinação dos dois homens mais avançados da equipa: Rodrigo acerta no ferro mas Lima acredita e, na recarga, remata com frieza para o golo inaugural.

O Benfica acabava de desbloquear a partida e, a partir daqui, a jogar em vantagem e como gosta, o domínio foi total.

Aos 24’, tempo ainda para uma grande penalidade cometida por Fernando Alexandre sobre Lima que ficou por assinalar pelo árbitro, Rui Costa.

Mas a tarde era de festa, o Benfica carregava e o segundo golo estava prestes a chegar!

Novamente o colectivo a funcionar, Sílvio recupera a bola no meio-campo e descobre Markovic. O sérvio dispara rumo à baliza, cruza para área e Lima, no sítio certo à hora certa, só teve de encostar, com classe, para fazer o segundo golo da partida e o segundo da sua conta pessoal.

Gerir com pragmatismo e qualidade
Reatar na Catedral, ritmo mais morno, com um Benfica inteligente a gerir, mas sempre muito perigoso.

Aos 59’, Rodrigo descobre Enzo Perez, o argentino aguenta a carga e, na cara de Ricardo, faz o 3-0. O hispano-brasileiro estava endiabrado, mas a bola teimava em não lhe fazer a vontade… aos 60’ é novamente o ferro a dizer não ao golo.

Até ao final só deu Benfica (que o diga o guardião Ricardo e os ferros da sua baliza!), com a equipa a mostrar-se firme, consistente e convicta quanto à conquista daquele que é o seu principal objectivo: o 33.º Campeonato Nacional.

O Glorioso continua sem perder de há 27 jogos para cá em todas as provas em que está inserido e é, neste momento, líder e a equipa mais concretizadora do Campeonato Nacional.

Na próxima quarta-feira as atenções da equipa focam-se no objectivo Taça de Portugal. O Sport Lisboa e Benfica desloca-se ao Estádio do Dragão, para defrontar o FC Porto, em partida relativa à 1.ª mão das meias-finais da prova Rainha.

O Campeonato Nacional regressa no fim-de-semana seguinte, com o Glorioso a viajar até à Cidade dos Arcebispos para defrontar o SC Braga, um desafio alusivo à 25.ª jornada da prova, com apito inicial agendado para as 17 horas.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze inicial: Oblak; Sílvio, Luisão, Garay, Siqueira; Markovic, Enzo (75’, Rubem Amorim), Fejsa, Gaitán (65’, Salvio); Rodrigo (73’, Cardozo) e Lima.

Castêlo da Maia–Benfica, 0-3: Liderança consolidada na Maia

Voleibol - Série dos Primeiros

Castêlo da Maia–Benfica, 0-3: Liderança consolidada na Maia

O Sport Lisboa e Benfica disputou este domingo à tarde a 5.ª jornada da Série dos Primeiros do Campeonato Nacional de Voleibol. Frente ao Castêlo da Maia, a equipa de José Jardim venceu por expressivos 0-3.

O técnico, José Jardim, tinha avisado para os argumentos do adversário, e o sábado veio mostrar que o professor tinha razão, com a eliminação da Taça de Portugal. Dois desafios exigentes, o mesmo adversário e duas histórias diferentes.

Avisados, e com “sede de vingança”, os Campeões Nacionais não deram hipótese e venceram, por 0-3, com os parciais de 25-21, 25-11 e 25-21, consolidando assim a liderança isolada, agora com 27 pontos.

No próximo fim-de-semana há jornada dupla no Pavilhão da Luz: sábado o Benfica defronta o SC Espinho, no domingo o adversário dá pelo nome de Vitória de Guimarães.

CAB Madeira – Benfica, 84-91: Liderança cimentada na Madeira

Campeonato de Basquetebol 19.ª jornada

CAB Madeira – Benfica, 84-91: Liderança cimentada na Madeira

O Benfica deslocou-se ao reduto do CAB Madeira, este domingo, para disputar a 19.ª jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol, onde acabou por vencer categoricamente por 84-91.

Com uma entrada fulminante, o conjunto orientado por Carlos Lisboa, impôs o seu bom basquetebol e a vantagem no placard ia-se dilatando com o passar dos minutos. Para confirmação dessa nítida superioridade era a vantagem que se verificava no final do primeiro período, contagem que transmitia a realidade do encontro (11-27).

No segundo período, a rotação do conjunto da Luz continuou elevada e, apesar da aproximação do conjunto da casa, o resultado era esclarecedor, 34-48.

No regresso dos balneários, o Benfica não deixou cair por terra toda a determinação demonstrada na primeira metade do encontro e continuou a trilhar o rumo do triunfo. No terceiro parcial, o conjunto da casa conseguiu mostrar a sua garra e assustar os líderes do Campeonato, encurtando a distância para apenas cinco pontos (61-66).

Depois do susto no 3.º período, a supremacia da Luz manteve-se até final e a qualidade dos nossos atletas ajudou a assegurar mais uma importante vitória na caminhada gloriosa benfiquista rumo à conquista do título.

Carlos Lisboa apostou no seguinte cinco inicial: Mário Fernandes, Jobey Thomas, Seth Doliboa, Betinho e David Weaver.

A equipa de Basquetebol do Benfica só voltará a entrar em campo dia 5 de Abril, onde vai receber o Ovarense, em encontro referente à 21.ª jornada do Campeonato Nacional.

André Almeida:"Temos mostrado competência dentro de campo"

Antes do Benfica - Académica

André Almeida:"Temos mostrado competência dentro de campo"

Benfica e Académica sobem ao relvado do Estádio da Luz daqui a pouco, pelas 18 horas, na 24.ª jornada da Primeira Liga. André Almeida ficou fora da lista de convocados mas está presente para apoiar a equipa.

“Os jogadores estão bem e motivados como sempre. Esperamos que corra tudo bem e que os adeptos possam ajudar-nos a conquistar mais uma vitória. É sempre bom sentir o apoio deste público maravilhoso que nos ajuda muito dentro das quatro linhas”, disse antes do apito inicial, à Benfica TV.

Com um calendário difícil até ao final do Campeonato Nacional, André Almeida garante: “Temos vindo a trabalhar bem e estamos confiantes. Temos mostrado competência dentro de campo e nos próximos jogos não nos vamos desviar dessa mentalidade.”

"Vecchia Signora" de olho em Gaitán e Oblak

"Vecchia Signora" de olho em Gaitán e Oblak

Numa fase em que a Juventus tem o título italiano praticamente assegurado, é natural que os responsáveis do clube transalpino já comecem a planear a próxima temporada, numa perspectiva de um forte ataque à Liga dos Campeões, adiantando o "Tuttosport" que o argentino Nico Gaitán está nos planos da "Vecchia Signora" para 2014/15.

Ainda assim, a acreditar nos números avançados pelo jornal italiano, é pouco provável que a "Juve" consiga assegurar o concurso do médio-ofensivo do Benfica, uma vez que se fala numa eventual proposta de 15 milhões de euros, valor muito abaixo da cláusula de rescisão do internacional argentino (45 milhões de euros) e, também, das naturais exigências da SAD encarnada.

Oblak também na mira

Para além de Gaitán, também Jan Oblak estará na mira da Juventus, lembrando o jornal "A Bola" que os observadores da "Vecchia Signora" estiveram no Estádio da Luz, no último Benfica-Tottenham, para elaborar mais um relatório sobre o internacional esloveno.

Essa análise "in loco", na verdade, já havia sucedido no Benfica-Sporting, para a Liga, e voltará a acontecer no próximo FC Porto-Benfica, para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, percebendo-se que Jan Oblak estará muito bem cotado entre os responsáveis da "Juve", que já estarão a planear a sucessão de Buffon (36 anos.)

Ainda assim, confrontado com este eventual interesse da Juventus no guarda-redes de 21 anos, Miha Mlakar preferiu jogar à defesa. "Nada tenho a dizer. O que importa referir é que Oblak está muito feliz e totalmente concentrado no Benfica. Só pensa em ajudar o clube a alcançar os vários objectivos que tem", atirou o empresário do esloveno, ao jornal "A Bola".

Óscar Romero na mira da águia

Óscar Romero na mira da águia

O mercado sul-americano costuma ser um local onde o Benfica vai buscar muitos dos seus reforços, adiantando agora o "tuttomercatoweb.com" que os encarnados estão a observar com muita atenção o médio-ofensivo Óscar Romero, do Cerro Porteño.

Originário do mesmo clube de onde o Benfica recrutou Jorge Rojas, actualmente emprestado ao Belenenses, Óscar Romero é considerado uma das grandes promessas do Cerro Porteño, onde se destaca a "dez", mas, também, nas funções de avançado de suporte.

Internacional paraguaio


Segundo o "tuttomercatoweb.com", os encarnados já enviaram inclusivamente observadores a Assunção para tirarem notas sobre um médio-ofensivo de 21 anos, que já soma três internacionalizações pela principal selecção do Paraguai.

Por fim, de salientar que, desde 2011, Óscar Romero já disputou 49 jogos pela equipa principal do Cerro Porteño, somando oito golos.

Onze inicial SL Benfica - Académica


Benfica recebe Académica empenhado a manter avanço para o Sporting


Benfica recebe Académica empenhado a manter avanço para o Sporting

 O Benfica procura hoje manter a vantagem de sete pontos para o Sporting na I Liga de futebol e para isso precisa de vencer em casa a Académica, em jogo da 24.ª jornada.

O triunfo do Sporting por 3-1 na visita ao Marítimo, onde Benfica e FC Porto “caíram”, reduziu a diferença a quatro e obriga os “encarnados” a não facilitar, até porque, ao contrário do rival, estão sujeito ao desgaste de competir ainda em todas as frentes: campeonato, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga.
O Benfica chega a este encontro três dias depois de ter eliminado o Tottenham nos oitavos de final da Liga Europa, sendo acompanhado pelo FC Porto, que afastou o Nápoles e que hoje recebe o Belenenses, tendo por objetivo de não deixar aumentar o fosso para os "leões".
Com este jogo por disputar, o tricampeão nacional está a oito pontos do segundo lugar, que garante acesso direto à Liga dos Campeões.
Na luta pela presença na Liga Europa, o Nacional, quinto classificado, visita o Olhanense, último classificado, e vai tentar distanciar-se dos concorrentes mais diretos - Sporting de Braga, Vitória de Guimarães e Marítimo - que perderam pontos nesta jornada.
Paços de Ferreira (14.º) e Arouca (15.º) disputam um jogo muito importante na luta pela fuga à despromoção, numa jornada que termina na segunda-feira, com o Estoril, confortável quarto classificado, a visitar o Vitória de Setúbal (9.º).

Lima gerido para manter o gás

Lima gerido para manter o gás

Lima é um avançado muito móvel e que costuma mostrar-se incansável no ataque, numa função que, obviamente, implica grande desgaste físico, sendo que Jorge Jesus terá percebido que o ponta de lança brasileiro estaria a ficar cansado e, como tal, começou a gerir melhor a sua utilização, dando lhe menos minutos desde Fevereiro, por forma a que o atleta de 30 anos esteja ao mais alto nível na fase final da época.

Recorrendo a dados estatísticos, o jornal "O Jogo" comprova essa maior gestão do brasileiro, lembrando que Lima apenas completou seis dos últimos 12 jogos que efectuou pelo Benfica, ou seja, apenas 50% das partidas, o que contrasta imenso com os 24 jogos anteriores, onde o brasileiro completou 17 partidas, o que se traduz em 71%.

Sem surpresa, os minutos de utilização por jogo também caíram, uma vez que, nas partidas que realizou até Janeiro, Lima somava 1866 minutos e uma média de 77,7 minutos/jogo, enquanto que, entre Fevereiro e Março, o tempo total de utilização foi de 766 minutos e a média de utilização desceu para 63,3 minutos/jogo.

Cohene percebe a gestão

Javier Cohene já defrontou Lima pelo Paços de Ferreira e pelo Vitória de Setúbal e conhece muito bem o avançado brasileiro, concordando que o seu perfil exige uma gestão. "É um avançado de luta, de muita corrida e que disputa todas as bolas. Aguenta os centrais, trabalha muito e nunca está parado. Por isso é que, quando não está tão bem fisicamente, isso depois se nota mais no seu rendimento em campo. É normal, pois ele não é do tipo de estar só à espera de uma bola para marcar", explicou, a "O Jogo".

Afinal, tal como lembra o defesa-central paraguaio, esse desgaste pode ter sido notado por Jorge Jesus logo nos treinos. "Um defesa corre menos quilómetros e consegue gerir tudo melhor ao longo da época. Ele, pelo tipo de avançado que é, corre muito. Com o acumular de partidas, ainda por cima sempre ao mais alto nível, é normal que surja cansaço e o treinador até o note logo em treino", finalizou.

Garay com instinto matador

Garay com instinto matador

Ezequiel Garay está a viver uma excelente temporada com a camisola do Benfica, destacando-se pela segurança que oferece ao eixo defensivo encarnado, mas, também, pela eficácia goleadora, uma vez que o internacional argentino já soma sete tentos, estando a apenas dois dos nove que apontou em 2006/07, pelo Racing Santander.

Esse recorde obtido no clube cantábrico, todavia, foi bastante potenciada pelo facto de Ezequiel Garay ter apontado sete desses nove tentos da marca de grande penalidade, podendo-se dizer que, em jogo corrido, esta já é a temporada mais goleadora da carreira do internacional argentino.

Afinal, para termos uma noção do impacto dos números actuais, há que lembrar que, no combinado das cinco temporadas anteriores, o defesa-central de 27 anos marcou exactamente os mesmos sete golos que soma em menos de uma época completa.

Muito cobiçado

Tal como lembra o jornal "O Jogo", este bom desempenho de Ezequiel Garay, tanto em termos defensivos como ofensivos, está a aguçar ainda mais a cobiça de inúmeros clubes europeus no seu concurso, sendo por demais conhecido o interesse do Zenit, ainda que Manchester United ou Mónaco também estejam a ser apontados ao internacional argentino.

Segundo o mesmo jornal desportivo, certa será a vontade de Garay em resolver o seu futuro antes da partida para o Mundial 2014, sendo que o jogador que apenas tem contrato com o Benfica até 2015 até já terá confidenciado isso mesmo junto dos seus circulos mais próximos, uma vez que pretenderá disputar o Campeonato do Mundo com a cabeça totalmente focada na selecção argentina.

Benfica: convocados para a Académica

Benfica: convocados para a Académica

Lista de convocados do Benfica para o jogo deste domingo à tarde, na Luz.

Guarda-redes: Artur e Oblak;

Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira, Jardel e Sílvio

Médios:
Salvio, Fejsa, Ruben Amorim, Enzo Perez e Nico Gaitán

Avançados: Sulejmani, Cardozo, Lima, Markovic e Rodrigo

 

Benfica-Acadêmica (antevisão): O Mestre e os Estudantes

Benfica-Acadêmica (antevisão): O mestre e os estudantes

Líder recebe equipa de Coimbra na Luz, às 18 horas deste domingo

Momento

Benfica 

Os encarnados levam 42 jogos seguidos sem perder na Luz, atravessam um período de grande fulgor, que lhes permitiu terminar a jornada anterior com o melhor ataque, a melhor defesa e uma liderança de sete pontos de diferença para o segundo classificado. Ainda assim, a Luz preocupou-se na quinta-feira. O jogo com o Tottenham terá de servir de aviso à equipa encarnada de que qualquer desconcentração pode ser fatal, numa partida em que o técnico Jorge Jesus reencontra o amigo Sérgio Conceição, o qual orientou quando o treinador dos estudantes era jogador


Académica

Os estudantes procuram o ansiado ponto 30 do campeonato. Há muito que o definiram como meta, para ficarem a salvo de uma qualquer surpresa que a luta pela permanência possa reservar. A Académica não perde há cinco jogos e foi quase grão a grão que descansou no campeonato. Desses cinco, venceu apenas um. E, atenção, sofreu um golo apenas.


Discurso
O treinador do Benfica, Jorge Jesus: «Às vezes os jogos que parecem mais fáceis são os mais difíceis, o campeonato é competitivo, as equipas conhecem-se bem e os treinadores portugueses são muito espertos, na minha opinião são os melhores do mundo a nível tático. Os treinadores portugueses conseguem fazer equilíbrios em função da tática da outra equipa, mas nós sabemos que somos uma equipa forte, que desmonta muitas estratégias defensivas bem concebidas, pela qualidade da equipa e individual. Amanhã [domingo] jogamos frente a um jovem treinador, que vai ser um excelente treinador.»
O treinador da Académica, Sérgio Conceição: «Se pontuarmos, atingimos o nosso objetivo dos 30 pontos. Queremos dar continuidade aos bons resultados. Temos de estar a um nível elevado, não só defensivamente. Quando atacarmos, temos de ser muito objetivos e pragmáticos, e ter atenção a esse momento, porque se o Benfica recupera a bola nessa altura, o contragolpe do mestre Jesus pode ser fatal.»

Ausências

Benfica: nada a assinalar

Académica: Ivanildo (lesionado)

Histórico de confrontos
O saldo é claramente aos encarnados. A Académica só venceu o Benfica na Luz em quatro ocasiões. Mas também é verdade que depois de ter quebrado um jejum de mais de 50 anos, conseguiu fazê-lo com alguma frequência.

Equipas prováveis


Benfica


Académica

Águias não desistem de Batshuayi

Águias não desistem de Batshuayi

Embora o jovem avançado belga Michy Batshuayi (Standard Liège) já tenha dito que prefere campeonatos mais competitivos, o Benfica não desiste de tentar assegurar o jogador, segundo confidenciou o presidente do clube, Roland Duchâtelet.

«Sim, o Benfica está muito interessado. Estamos a conversar há algum tempo», afirmou Duchâtelet, em declarações ao jornal A BOLA.

Para iniciar as negociações pelo passe do avançado, de 20 anos, são precisos cerca de oito milhões de euros, mas o Benfica não está sozinho e tem forte concorrência de clubes de Inglaterra, visto que o Arsenal, Tottenham e Everton também estão na corrida.

Garay seguido pelo Chelsea

Garay seguido pelo Chelsea
A Imprensa inglesa revela que o Chelsea estará a seguir as exibições do internacional argentino Ezequiel Garay (Benfica).

De acordo com o Daily Mirror, o treinador do Chelsea, José Mourinho, enviou um observador para assistir ao jogo entre o Benfica o Tottenham, para a Liga Europa, com o intuito de recolher informações sobre Garay.

Para além da equipa de Stamford Bridge, o Manchester United também ainda estará a seguir o defesa-central argentino.

Gaitán e Fejsa passam no teste

Gaitán e Fejsa passam no teste
 
Jorge Jesus colocou os jogadores em dúvida
 
Gaitán e Fejsa passaram no teste feito este sábado, no treino da tarde, mostrando que estão à disposição de Jorge Jesus para o embate com a Académica. Isto não significa, porém, que o treinador não possa apresentar alguma contenção, até pela proximidade de um clássico – quarta-feira há jogo no Estádio do Dragão, das meias-finais da Taça de Portugal.

Ogu e João Dias chamados para deslocação à Luz

Ogu e João Dias chamados para deslocação à Luz
Ivanildo continua a ser a única baixa
O treinador da Académica, Sérgio Conceição, reforçou a convocatória para a deslocação de domingo ao Estádio da Luz, chamando João Dias e John Ogu para o jogo com o Benfica, da 24.ª jornada da 1.ª Liga.

Para o embate com o líder, o técnico manteve os 18 jogadores da última convocatória e reforçou o lote de opções com a chamada do defesa e do médio. O avançado Ivanildo, lesionado, continua a ser a única baixa da equipa.

Lista de convocados

Guarda-redes: Peiser e Ricardo.

Defesas: João Dias, Aníbal Capela, Halliche, Djavan, João Real e Marcelo.

Médios: Makelele, Cleyton, Marcos Paulo, Nuno Piloto, John Ogu e Fernando Alexandre.

Avançados: Marinho, Rafael Lopes, Moussa, Diogo Valente, Salvador Agra e Magique.

 Briosa procura bater recorde
Estudantes em busca do 6.º jogo sem perder
É verdade que nas últimas cinco jornadas a Académica só conseguiu vencer por uma ocasião, em Arouca (por 3-0), mas também convém salientar que não perdeu nenhuma das restantes quatro. Isto porque empatou frente ao Belenenses, Nacional, Rio Ave (todos a zero) e Sp. Braga (1-1).

E nunca esta temporada os estudantes estiveram seis jogos sem perder na Liga. Será que os jogadores às ordens de Sérgio Conceição conseguirão estabelecer um novo recorde na Luz?

Além desse fator extra de motivação, os estudantes têm outro motivo estatístico para reforçar a sua confiança: nas últimas seis visitas à Luz para o campeonato, a Briosa derrotou o Benfica por três vezes.

 Sérgio Conceição: «Temos as nossas armas»
ambiciona bom resultado na Luz
O treinador da Académica, Sérgio Conceição, espera encontrar muitas dificuldades no jogo de domingo com o Benfica, da 24.ª jornada da Liga, mas ambiciona continuar a onda de bons resultados da equipa "estudantil".

"Este é mais um jogo em que queremos dar continuidade àquilo que tem sido o nível exibicional da equipa. Sabemos que vamos encontrar um adversário que é a melhor defesa, tem o melhor ataque e está num momento muito bom e muito confiante, mas também temos as nossas armas e vamos dificultar", disse o técnico, na antevisão à partida.

A Académica, que não perde há cinco jogos, em que somou uma vitória e quatro empates, ambiciona um resultado positivo, que a faça, pelo menos, atingir a meta dos 30 pontos. Sérgio Conceição considerou que, na véspera do encontro, é normal "pensar num resultado positivo", salientando que não preparou "a equipa para empatar, mas para ganhar".

"No final, um empate até pode ser curto para aquilo que fizemos, depende do decorrer do jogo", sublinhou o técnico da "Briosa", que prevê uma partida "muito difícil" para o seu conjunto. Para pontuar, o treinador dos "estudantes" reconhece que a sua equipa precisa de "estar a um nível elevado, não só na organização defensiva, mas depois quando atacar".

Segundo Sérgio Conceição, os jogadores da Académica têm de ser "muito objetivos e pragmáticos na maneira de atacar", tendo em atenção que, nesses momentos, "se o Benfica recuperar a bola é perigosíssimo no contragolpe".