quinta-feira, 15 de maio de 2014

Jesualdo Ferreira "Faltou eficácia ao Benfica"



Jesualdo Ferreira "Faltou eficácia ao Benfica"
 
O experiente técnico Jesualdo Ferreira explicou a Bola Branca os motivos da derrota do Benfica e fez uma antevisão da partida com o Rio Ave a contar para a final da Taça.
Jesualdo Ferreira admite que o Sevilha "bateu-se bem", mas o Benfica deveria ter aproveitado "os muitos erros defensivos" cometidos pela equipa espanhola. Na opinião do técnico, o Sevilha "desorganiza-se com facilidade". "Faltou eficácia ao Benfica", disse.

Após a derrota em Turim, os encarnados preparam-se já para outra final, no domingo, frente ao Rio Ave. Jesualdo refere que a equipa "sofreu um tremedo desgaste físico e emocional", mas ressalva que "é um jogo completamente diferente".

Na opinião do treinador de 67 anos, o Benfica estará condicionado, mas o Rio Ave também vai estar limitado psicologicamente, uma vez que perdeu a primeira final frente aos encarnados (2-0 na Taça da Liga) e isso vai estar na mente dos jogadores.

Cinco do Benfica no onze da final

Cinco do Benfica no onze da final
 Os utilizadores do site da UEFA elegeram o onze da final da Liga Europa, no qual estão cinco jogadores do Benfica: Luisão, Garay, Maxi Pereira, André Gomes e Gaitán.

Beto, guarda-redes português do Sevilha, foi decisivo no título da equipa espanhola ao defender duas grandes penalidades e também está na equipa, tal como o colega de equipa Daniel Carriço.

Onze ideal da final da Liga Europa:
Guarda-redes: Beto (Sevilha)
Defesas: Garay, Luisão, Maxi Pereira (Benfica) e Carriço (Sevilha).
Médios: Gaitán, André Gomes (Benfica), M´Bia, Machin e Rakitic (Sevilha)
Avançados: Bacca (Sevilha).

Reina de saída do Nápoles abre a porta Artur Moraes

 Reina de saída do Nápoles abre a porta Artur Moraes

O guarda-redes espanhol Pepe Reina está mesmo de saída do Nápoles o que reabre a possibilidade de Artur Moraes regressar ao futebol italiano.

O guardião brasileiro tem mais um ano de contrato com o Benfica, mas a perda da titularidade para Oblak e o desejo de jogar mais tem aumentado o cenário de saída de Moraes do clube da Luz.

Entre os pontos que pesam a favor de Artur estão o facto de já ter passado pelo futebol de Itália – passou pelo Siena, Cesena e Roma - e ter passaporte italiano.

«Estamos tristes, mas domingo temos outra final» - Jorge Jesus



«Estamos tristes, mas domingo temos outra final» - Jorge Jesus

No dia do regresso a Lisboa, o treinador do Benfica, Jorge Jesus, assumiu a tristeza pela derrota na final da Liga Europa, mas mostrou que o pensamento está já virado para a final da Taça de Portugal.

«Estamos tristes, mas domingo temos outra final no Jamor e é nisso que já estamos a pensar», afirmou o treinador dos encarnados, numa curta declaração à Sport TV.

Quem também falou foi Rui Costa, administrador da SAD, manifestando a mesma ideia: «Temos feito uma grande temporada e a derrota na Liga Europa não apaga aquilo que temos feito. No domingo há outra final e uma equipa ganhadora sabe aceitar a derrota e preparar-se da melhor forma para o próximo jogo.»

Centenas de adeptos à chegada da equipa ao Estádio da Luz

Centenas de adeptos à chegada da equipa ao Estádio da Luz
Centenas de adeptos deslocaram-se, esta quinta-feira, ao Estádio da Luz, onde receberam a comitiva do Benfica com aplausos e gritos de apoio, mesmo após a derrota na final da Liga Europa, contra o Sevilha, em Turim.

Havia a expectativa de a equipa seguir para o Centro de Estágios, no Seixal, mas o autocarro acabou por seguir para o Estádio da Luz, onde os jogadores tinham os seus veículos pessoais.

O plantel encarnado deveria ter chegado a Lisboa esta manhã, mas uma greve de controladores aéreos acabou por atrasar a chegada a Portugal em várias horas.

O avião aterrou às 15.15 horas no aeroporto de Figo Maduro, onde algumas dezenas de adeptos também esperavam a equipa.

Sulejmani pode falhar Jamor


Sulejmani pode falhar Jamor

Sulejmani poderá falhar a final da Taça de Portugal, contra o Rio Ave, domingo, no Jamor, na sequência da lesão sofrida no decorrer da final da Liga Europa, que o Benfica perdeu nos penalties, contra o Sevilha.

O sérvio abandonou o jogo aos 24 minutos, substituído por André Almeida devido a uma lesão no ombro direito, sofrida ao cair, quando foi travado em falta por Moreno.

No final do encontro, Sulejmani apareceu de braço ao peito e com queixas na cabeça, não sendo certa a sua utilização na final no Jamor.

Jornal “O Benfica” - Edição n.º 3655


«Derrota injusta e dolorosa» - Fernando Gomes

«Derrota injusta e dolorosa» - Fernando Gomes 
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol considerou injusta e dolorosa a derrota do Benfica diante do Sevilha na final da Liga Europa. Ainda assim, Fernando Gomes enalteceu o percurso dos encarnados na competição.

«Apesar do resultado, a qualidade de jogo nesta final e o percurso sem derrotas na Liga Europa valorizam a prestação do Benfica e do futebol português a nível internacional. A toda a equipa, à direção do clube, aos sócios e simpatizantes, transmito, em nome da FPF, uma mensagem de solidariedade, após uma derrota injusta e dolorosa no cruel desempate através de grandes penalidades», afirmou Fernando Gomes.

O líder da FPF não deixou, no entanto, de felicitar os jogadores portugueses que atuam no Sevilha: «Não posso deixar se felicitar os jogadores portugueses Beto, Daniel Carriço e Diogo Figueiras, que ajudaram o seu clube a conquistar o troféu.»

Luisão «orgulhoso pelo apoio de cada benfiquista»

Luisão «orgulhoso pelo apoio de cada benfiquista»
O capitão do Benfica, Luisão, não deixou de lamentar, esta quinta-feira, a derrota na final da Liga Europa, mas deixou uma mensagem especial aos adeptos encarnados, pelo apoio dado à equipa.

«Infelizmente não foi o que queríamos, mas orgulhoso pelo apoio de cada benfiquista, somos uma família e domingo juntos somos mais fortes», escreveu Luisão na sua conta na rede social Twitter.

O Benfica perdeu a final da Liga Europa contra o Sevilha nos penalties, por 2-4.

"Beto Guttmann" em destaque na imprensa espanhola

"Beto Guttmann" em destaque na imprensa espanhola
 
Papel do guarda-redes associado à maldição
O papel decisivo do guarda-redes português do Sevilha na final da Liga Europa, ajudando "a cumprir a maldição de Guttman", é um dos principais destaques da cobertura da imprensa espanhola desta quinta-feira.

"Beto Guttmann" é um dos títulos do diário desportivo espanhol mais vendido ("Marca"), acompanhado por uma foto do guarda-redes português a beijar a taça conquistada após a vitória sobre o Benfica (4-2, na marcação de grandes penalidades) na quarta-feira, em Turim.

"Beto, guarda-redes português do Sevilha prolongou por mais uma final a maldição de Bela Guttman sobre o Benfica, convertendo-se no protagonista indiscutível dos penáltis que deram a Liga da Europa ao Sevilha", escreve o jornal.

A chamada "maldição de Bela Guttman" diz respeito a um alegado prognóstico do ex-treinador húngaro do Benfica de que, após a sua saída do comando técnico, o clube não voltaria a ser campeão europeu durante 100 anos.

O jornal "As" destaca, numa cobertura especial, o facto de o Sevilha se ter sagrado tricampeão desta competição, com uma primeira página exclusivamente dedicada à conquista do troféu. A final da Liga Europa é, porém, remetida para chamadas de primeira página nos dois jornais desportivos catalães, "Sport" e Mundo Deportivo, cujas primeiras páginas destacam uma foto de Xavi.

Na imprensa generalista, o título conquistado pelo Sevilha também merece referências, apesar de os destaques serem, quase sempre, centrados noutras notícias, nomeadamente o assassínio da líder do PP em Léon, Isabel Carrasco.

Exceção feita para o Diário de Sevilha, o qual dedica toda a primeira página à final da Liga Europa. "Sevilha, Sevilha e Sevilha" é o título do diário andaluz cuja primeira página é totalmente dominada por uma foto dos jogadores com o troféu.

"O melhor português em campo foi Beto, o guarda-redes do Sevilha", relatou a RTVE na sua cobertura do encontro, que incluiu as celebrações na noite de quarta-feira e na madrugada de hoje naquela cidade andaluza e a antecipação das cerimónias de hoje. O assunto deverá continuar a marcar os noticiários com a chegada da equipa do Sevilha a casa e um passeio previsto, em barco e em autocarro pela cidade capital da Andaluzia.
 

De semblantes carregados a caminho de Lisboa

De semblantes carregados a caminho de Lisboa
 
Rodrigo coxeou até ao autocarro
A comitiva do Benfica está a caminho do aeroporto de Turim, de onde iniciará a viagem de regresso a Lisboa, depois da disputa da final da Liga Europa, onde a equipa encarnada perdeu diante do Sevilha, na quarta-feira.

De semblantes carregados, os futebolistas foram entrando no autocarro, destacando-se Rodrigo, que, à semelhança de Cardozo, falhou uma grande penalidade, por estar a coxear da perna direita - também Siqueira apresentava mazelas na perna direita, com os gémeos ligados.

O avião que transportará a comitiva do Benfica deverá aterrar no aeroporto de Lisboa perto do meio-dia.
 

Final deixou marcas em três

Final deixou marcas em três
 
Sulejmani e Siqueira lesionados, Garay em dificuldades
Miralem Sulejmani foi o azarado da noite. O sérvio entrou no onze para suprir as ausências de Markovic e Salvio mas acabou por ser alvo de duas entradas muito duras que o deixaram fora do jogo. Na primeira foi travado por Fazio. Recuperou, mas pouco depois sofreu uma falta dura de Moreno e lesionou-se no ombro direito.

O departamento médico das águias ainda tentou recuperar o jogador mas o sérvio não aguentou as dores e acabou mesmo por pedir a substituição, o que aconteceu apenas 12 minutos depois de ter sofrido a falta. Ficou em campo com visíveis dificuldades, quase sem mexer o braço, mas não aguentou e teve mesmo de sair. Jesus colocou primeiro Ivan Cavaleiro e Cardozo a aquecer mas depois chamou o extremo e substitui-o por André Almeida. E foi mesmo o internacional português a entrar para a lateral direita, avançado Maxi Pereira para o meio-campo. Após o final do jogo, o sérvio regressou ao relvado com o braço imobilizado e ao peito.

Já no prolongamento, foi Siqueira a pedir a substituição. O lateral-esquerdo deu o lugar a Cardozo aos 99’, numa troca que Jesus acabou por lamentar, até porque tinha pensado no brasileiro para bater um dos penáltis do desempate. Por fim, Garay também acabou a partida em visíveis dificuldades físicas e a coxear – foi dos últimos a recolher ao balneário.

As próximas horas deverão esclarecer se os três futebolistas são recuperáveis a tempo da final da Taça de Portugal, no próximo domingo, diante do Rio Ave.
 

Afinal, houve 7 mil lugares por preencher

Afinal, houve 7 mil lugares por preencher
 
Estiveram 33 mil nas bancadas do estádio Juventus

Os avisos nas bilheteiras do Juventus Stadium antes do jogo eram claros: esgotado. Mas à hora do apito inicial havia várias cadeiras vazias. Quando, a meio da segunda parte, foi anunciado o número de espectadores ouviu-se um coro de assobios de todo o estádio: 33.120, bem longe dos cerca de 40 mil da lotação oficial. Com tanta gente de fora e desesperada para ver o jogo ao vivo, ninguém percebeu como ficaram quase 7 mil lugares por ocupar.

Uma das explicações foi a regra dos bilhetes intransmissíveis, que impediu vários adeptos de entrar por não terem os ingressos em seu nome. Mais tarde, houve ordens da UEFA para que quem tivesse comprado através de agências parceiras do organismo pudesse entrar, o que acabou por permitir que o recinto ficasse um pouco mais composto. Mas também houve muita gente que comprou as entradas na primeira fase, bem antes de serem conhecidos os finalistas (muito provavelmente, adeptos da Juventus) e que acabaram por não ocupar o lugar a que tinham direito.

Javi García critica árbitro

Javi García critica árbitro
 
Ex-Benfica reclama por causa dos penáltis
Javi García, médio do Manchester City, criticou a equipa de arbitragem. “Ânimo a toda a equipa e a todos os benfiquistas! Ainda somos os melhores! PS: O guarda-redes tem de se manter na linha de baliza nos penáltis”, escreveu no Twitter. Capel, médio do Sporting, congratulou o ex-clube. “Grande Sevilha e grandes adeptos. Os grandes nunca morrem. A história engrandece. Esta também é para ti, Antonio. Felicidades!”, expressou no Twitter.

Miguel Veloso, médio do Dínamo Kiev, comentou no Facebook. “Quero dar os parabéns ao Benfica por representar tão bem Portugal e pelo jogo fantástico que fez. Infelizmente, não concretizou as oportunidades que teve para ganhar! Dou também os parabéns a Carriço, Beto e Diogo Figueiras”, escreveu. Antunes, lateral do Málaga, também recorreu ao Facebook. “Parabéns aos portugueses do Sevilha, Beto, Carriço e Figueiras. Diogo estás em grande, desfruta!”, frisou.
 

Capas do Dia - Maio 15 2014