quinta-feira, 24 de abril de 2014

Jorge Jesus: “Fomos justos vencedores, em jogo de Champions”

Jorge Jesus: “Fomos justos vencedores, em jogo de 

Champions”

O Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu esta noite, na Luz, a formação da Juventus, por 2-1, na 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa. No final da partida, Jorge Jesus enalteceu a qualidade do desafio e a justiça da vitória benfiquista.

“É importante ganhar, óbvio que era melhor ter sido por 2-0 do que por 2-1. A Juventus é uma excelente equipa que, normalmente, faz golos. Sabíamos que tínhamos de ser perfeitos defensivamente, fomos quase. O golo é uma grande jogada individual do Tévez… mas esta é a primeira derrota da Juventus na Liga Europa”, começou por analisar o técnico benfiquista.

Olhando ainda para a partida desta noite na Luz, Jorge Jesus realça a importância do reposicionamento da sua equipa na obtenção do golo da vitória.

“Na 1.ª parte conseguimos anular a Juventus; na 2.ª parte já não conseguimos tão bem, porque eles tiveram maior profundidade. Aos poucos fomos repondo o posicionamento da equipa, o cansaço de alguns jogadores também interferiu e com a saída do André Gomes voltámos à ideia com que tínhamos começado o jogo. Fomos uns justos vencedores, foi um grande jogo, um jogo de Champions… e podíamos ter feito mais golos. O árbitro tirou-nos uma grande penalidade clara”, afirmou Jorge Jesus.

Olhando em frente, já para Turim, o técnico português acredita que a 2.ª mão será, novamente, mais um grande espectáculo.

“Antes deste jogo disse que nada ia ficar decidido e assim é. Nada está decidido, a eliminatória está em aberto. Óbvio que vamos melhor para Turim com uma vitória… Em 99% dos jogos marcamos fora. Acredito que vai ser mais um jogo de grande qualidade entre duas grandes equipas”, concluiu o técnico.

Artur, Garay e Lima no flax interviu: «Fizemos um grande esforço»

Garay: «Fizemos um grande esforço»
LEMBRA CANSAÇO APÓS JOGO DE DOMINGO
Garay foi um dos obreiros da vitória do Benfica na 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa. O central abriu o marcador na Luz, que deixou as águias cedo em vantagem mas nem por isso descansadas, pois a Juventus pressionou e chegou mesmo a empatar a dada altura.

O argentino, à SIC Notícias, admitiu dificuldades, até pelo cansaço acumulado depois do encontro com o Olhanense, no domingo. "A equipa fez um grande jogo e um grande esforço depois de ganhar o campeonato. Conseguimos marcar, o que era importante. Eles também o fizeram pois são uma boa equipa", referiu, resumindo que "fica tudo por decidir na 2.ª mão."

Confrontado com a quebra dos encarnados no segundo tempo, Garay frisou que "a equipa tentou jogar sempre da mesma maneira". A fechar, o defesa mostrou confiança no futuro: "se continuarmos a fazer o nosso trabalho podem acontecer muitas coisas."


Lima: «Vitória é importante mas não garante nada»
GARANTIU O TRIUNFO COM UM GRANDE REMATE
Lima deixou o Estádio da Luz em erupção, depois de assinar o golo da vitória diante da Juventus (2-1), com um grande remate aos 84'. Ainda assim, mesmo com o Benfica a levantagem para Turim, nestas meias-finais da Liga Europa, o avançado diz que é preciso calma.

"A vitória é importante mas não garante nada. É a primeira parte da eliminatória. O importante foi vencer, mas não queríamos sofrer nenhum golo. Só que não jogámos com qualquer equipa... Foi mais uma vitória e o mais importante é ir para Itália com a confiança de ter vencido o jogo", sublinhou, no final do encontro.

Já a pensar na 2.ª mão, Lima dá a receita: "Temos marcado sempre fora mas vamos com calma e a pensar que não há nada ganho. Há que aproveitar os contra-ataques em Turim", afirmou, antes de fazer um retrato do encontro.

"A Juventus quando sofreu o golo procurou sair mais no ataque. Na 1.ª parte controlámos completamente o jogo. Depois começaram a pressionar e a atacar mais, mas prevalece o facto de termos vencido", rematou.
Artur: «Na época passada nada ganhámos mas o nosso valor estava lá»

Artur Moraes, aposta de Jorge Jesus para o onze do Benfica no jogo com a Juventus, destacou a importância da coesão defensiva das águias para levar de vencida a equipa italiana.

«Tinha de me manter calmo. Sabíamos que íamos defrontar uma boa equipa, com jogadores de qualidade e avançados impressionantes, mas permanecemos unidos na defesa. Neste clube só queremos ganhar. Na época passada deixámos fugir os nossos objetivos, mas o valor do grupo estava lá», disse o guarda-redes brasileiro, em declarações à SkySport.

Jorge Jesus: «Fomos quase perfeitos defensivamente»

Jorge Jesus no flax interviu
«Fomos quase perfeitos defensivamente»
LAMENTA "GRANDE JOGADA" DE TÉVEZ
Jorge Jesus admitiu que a vitória por 2-1 é um resultado perigoso mas lembra que o Benfica está na frente e, por isso, em melhor posição para chegar à final da Liga Europa. O técnico gostou da exibição mas lamentou o golo de Carlos Tévez.

"Era importante ganhar, embora tivesse sido melhor o 1-0 do que o 2-1. Sabíamos que íamos jogar contra uma grande equipa e que mesmo defendo bem que eles normalmente marcam. Tínhamos de ser perfeitos defensivamente. Fomos quase... Foi uma grande jogada individual do Tévez. Foi a primeira derrota deles na Liga Europa, mostraram aqui o poder deles e o Benfica também. Sabia que não ia ficar nada decidio. Está tudo em aberto mas vamos melhor para Turim", analisou o treinador das águias, em declarações à SIC Notícias.

Jesus comentou em seguida a quebra da sua equipa na 2.ª parte, optando por elogiar o papel da Juventus no menor rendimento dos encarnados. "Têm um sistema muito difícil de travar e conseguimos anulá-lo na 1.º parte. Na segunda não correu tão bem. Eles deram mais profundidade aos corredores nessa fase. O cansaço esteve presente em alguns jogadores. Com a saida do André Gomes ficámos novamente dentro daquela ideia com que começámos. Fomos um justo vencedor e podíamos ter marcado mais. O árbitro também nos tirou um penálti sobre Enzo. Mas foi um jogo de Champions", resumiu.

Destaques: Garay e Lima iluminaram vantagem até Itália

Liga Europa Benfica – Juventus, 2-1

SL Benfica – Juventus, 2-1: Confirmar Turim, na desejada Turim!

Mais uma quinta-feira europeia, mais uma noite de emoção e entusiasmo na Catedral do Futebol Português. Sport Lisboa e Benfica e Juventus encontraram-se na 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa, com o Glorioso a vencer, por 2-1. Garay e Lima fizeram os golos de uma vantagem que pode ser crucial para a decisão da eliminatória.

A romaria, como tem sido habitual, começou cedo (apesar de ser um dia de semana e do tempo frio e ventoso na capital) e o Estádio da Luz vestiu-se com perto de 60 mil adeptos nas bancadas em apoio ao Glorioso.

Em jogo, nada mais nada menos que a 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa, com o Sport Lisboa e Benfica a receber a Velha Senhora de Itália, a Juventus.

Com mais uma Final à vista, o Campeão Nacional entrou com tudo – repita-se, mesmo com tudo! – e não podia ter sonhado um começo melhor.

Dois minutos decorridos, canto na esquerda, Sulejmani cruza e, no coração da área, surge o “goleador” Garay que, nas alturas, não deu hipóteses a Buffon. Estava feito o primeiro golo, o Benfica entrava na partida a vencer, e primeira grande explosão de alegria na Catedral.

Em vantagem, e a jogar como tanto gosta, o Benfica partiu para cima do adversário, adversário esse completamente surpreendido e assoberbado pela pressão e qualidade do futebol “encarnado”.

Só em cima da meia hora, e através de contra-ataques extemporâneos, a Juventus pareceu acordar, com Tévez, o mais inconformado neste período, contudo, sem consequências de maior.

Ao intervalo, 1-0 para o Benfica, com o Glorioso a ser sempre mais perigoso, a ter mais oportunidade… a ser mais equipa!

Manter o foco nas Finais
Reatar e desafio mais equilibrado, com as duas equipas a olharem-se nos olhos. Aos 55’, nota para uma grande defesa de Artur, a cabeceamento de Pogba.

No mesmo minuto lance polémico na Catedral: grande penalidade, sem sombra para qualquer dúvida, sobre Enzo Perez. O árbitro não marcou… porque não quis marcar!

A precisar de povoar o meio-campo, face ao atrevimento dos italianos e ao desgaste dos seus pupilos, Jorge Jesus colocou André Almeida no terreno, em detrimento de Sulejmani; para refrescar o ataque, entrou Lima para o lugar de Cardozo.

As alterações não surtiram o efeito desejado e com a Juventus a crescer o golo acabou por surgir: minuto 72 e Tévez fez o empate a uma bola.

O Benfica foi buscar forças à camisola que veste e Lima, com um remate poderosíssimo, faz o 2-1 e coloca o Glorioso novamente em vantagem.

Até final, destaque para um par de preciosas intervenções de Artur a fechar todos os caminhos para a sua baliza.

Nota para uma Arbitragem má, muito má, sem critério ou identidade, no fundo, sem qualidade, e em claro prejuízo do Benfica.

Dentro de uma semana, na próxima quinta-feira, dia 1 de Maio, o Sport Lisboa e Benfica viaja até Turim, onde vai disputar a 2.ª mão destas meias-finais. Está tudo em aberto e há ainda 90 minutos para disputar.

Entretanto, já no Domingo, pelas 18h15, o chip muda, com o Glorioso a deslocar-se até ao Estádio do Dragão, onde, em partida a contar para as meias-finais da Taça da Liga, irá defrontar o FC Porto.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze inicial: Artur Moraes; Maxi Pereira, Garay, Luisão e Siqueira; André Gomes (Ivan Cavaleiro, 82’), Enzo Perez, Sulejmani (André Almeida, 60’) e Markovic; Cardozo (Lima, 62’) e Rodrigo.

Destaques: Garay e Lima iluminaram vantagem até Itália

A equipa do Benfica vai na frente até Turim, fruto da vitória por 2-1 ante a Juventus. Garay e Lima acabaram por ser os melhores.

Artur Moraes – Teve pouco trabalho na primeira parte, mas não deixou de ter estar atento, pois a formação transalpina andou sempre a rondar a sua baliza. Na segunda parte, o guardião fez um punhado de defesas.

Maxi Pereira – Sentiu dificuldades com Asamoah que tirou-lhe linhas de passe com a pressão que exerceu. Não perdeu lances defensivos, mas esteve contido nas subidas. Foi preponderante num lance ao cortá-lo quando um jogador adversário já estava pronto para o golo.

Garay – O jogo começou e dois minutos depois marcou. Pedir melhor era difícil. Esteve sempre ao mais alto nível na partida. Ganhou todos os lances e colocou no bolso quem lhe apareceu pela frente. Exibição de luxo do defesa central.

Luisão – Esteve, uma vez, mais irrepreensível. O seu sentido posicional permitiu cortar uma série de passes de rotura que Pirlo tentava fazer entrar na defesa benfiquista.

Siqueira – Grande exibição do brasileiro. Defendeu bem, atacou ainda melhor, com constantes correrias pelo corredor e combinações com Sulejmani.

André Gomes – Nos primeiros minutos esteve muito bem na partida, mas quando a Juventus subiu as linhas sentiu dificuldades em ultrapassar a pressão e perdeu uma série de bolas desnecessárias. Saiu pois tinha um cartão amarelo.

Enzo Perez – Ao contrário de André Gomes, o argentino foi subindo de rendimento com o decorrer dos minutos. No início da segunda parte sofreu uma grande penalidade que não foi assinalada. Marcou Pirlo de forma impiedosa.

Sulejmani – Teve a oportunidade de fazer o 2-0. A esta oportunidade juntam-se muito voluntarismo tanto a defender como a atacar. Saiu numa altura em que o Benfica parecia estar a perder o meio-campo.

Markovic – Foi um autêntico quebra-cabeças para a defesa italiana. A sua velocidade, capacidade de deambular e furar com a bola dominada colocou a “vechia signora” em sentido. Esteve perto do golo no segundo tempo.

Cardozo – Lutou muito sem bola e deu trabalho ao tridente defensivo. Não teve oportunidades para rematar, mas tentou dar espaços para os colegas virem de trás. Saiu esgotado.

Rodrigo – A jogar entre linhas não encontrou espaços, pois Pirlo e Marchisio estiveram disciplinados. Não esteve nos seus melhores dias, mas não deixou de tentar.

André Almeida – Importante para o Benfica recuperar o meio-campo nos derradeiros minutos.

Lima – Entrou, fez o golo e levou a Luz à explosão. Minutos depois, assistiu Markovic que esteve perto do golo.

Ivan Cavaleiro – Entrou bem na partida, pois a sua velocidade e irreverência causou estragos. A sua simulação foi preponderante no golo de Lima.

Oblak mostra-se a quem o deseja

Oblak mostra-se a quem o deseja

Jan Oblak poderá ser titular hoje, diante da Juventus, naquilo que dará ao internacional esloveno a possibilidade de provar as suas qualidades diante de um clube que tem se mostrado muito interessado no seu concurso, ou não tivesse a "Vecchia Signora" observado o guarda-redes por várias vezes esta temporada.

Tal como lembra o jornal "A Bola", um dos encontros que mereceram a análise "in loco" dos responsáveis italianos a Jan Oblak foi o último Benfica-Sporting, que terminou com o triunfo encarnado por 2-0 e que, curiosamente, não permitiu grande brilhantismo ao internacional esloveno, em função da menor produção ofensiva dos verde-e-brancos nesse duelo.

Margem de progressão elevada agrada
Na verdade, algo que seduz bastante a Juventus é o facto de Jan Oblak ter apenas 21 anos e já revelar qualidades suficientes para ser a principal referência da baliza encarnada, o que deixa antever que o guarda-redes ainda poderá evoluir para um patamar de enorme excelência na sua posição.

Agora, todavia, num confronto directo, os responsáveis do emblema de Turim poderão tirar as últimas ilações quanto às capacidades do internacional esloveno, sendo que uma grande exibição de Oblak num dos jogos desta eliminatória europeia poderá ser decisiva para que a Juventus avance em definitivo para um guarda-redes que, neste momento, soma 21 jogos pelo Benfica.

«Vamos tentar dar um passo importante» - Rui Cunha

«Vamos tentar dar um passo importante» - Rui Cunha

Rui Cunha, vice-presidente do Benfica, faz votos para que a equipa de Jorge Jesus consiga dar «um passo importante» rumo à final da Liga Europa no jogo desta noite com a Juventus, no Estádio da Luz.

«Nas meias-finais estão quatro equipas de referência, particularmente a Juventus, equipa que já defrontamos em duas ocasiões. Tentaremos dar um passo importante para termos a eliminatória do nosso lado», afirmou o dirigente, em declarações prestadas à Benfica TV à margem do almoço entre as Direções dos dois clubes, numa unidade hoteleira de Lisboa.

Encarnados já chegaram à Luz

Encarnados já chegaram à Luz

O autocarro que transportou a comitiva do Benfica desde o Seixal já chegou ao Estádio da Luz.

Vermelhão deu entrada nas garagens às 18.12 horas, cerca de 25 minutos depois de ter deixado o centro de treinos na margem sul do Tejo.

A comitiva foi saudada por algumas dezenas de adeptos à chegada ao Estádio da Luz.

O jogo com a Juventus tem pontapé de saída aprazado para as 20.05 horas.

Oliver Cabrera: «Djuricic não quer atirar o trabalho pela janela»

Oliver Cabrera: «Djuricic não quer atirar o trabalho pela janela»
EMPRESÁRIO GARANTE CONTINUIDADE DO SÉRVIO

Djuricic está de pedra e cal no Benfica. Quem o garante é o empresário do sérvio, Oliver Cabrera, que não esconde que a vontade do camisola 10 das águias é "demonstrar o seu valor".


"Falo muitas vezes com o Djuricic e nunca senti desânimo na sua voz. Pelo contrário, ele está satisfeito por jogar em Portugal e num clube de grande reputação mundial. Teve de trabalhar imenso para chegar até aqui, até um clube de dimensão mundial e não quer atirar pela janela fora todo esse esforço e trabalho", considerou o agente FIFA.


E prosseguiu: "Ele não desiste de triunfar no Benfica. Se o contrataram é porque lhe reconhecem o valor. O Benfica sabe o que faz quando contrata um jogador e são vários os exemplos de jogadores que não triunfam na sua primeira temporada. Há uma coisa que posso garantir: o Djuricic confia imenso no trabalho que está a ser feito com ele, pelo treinador e pelo clube. Sempre me elogiou a capacidade de trabalho de Jorge Jesus e de toda a estrutura que o envolve. Não vai desistir e sobretudo está muito focado no Benfica, onde acha que ainda será, no futuro, um jogador importante da equipa".


Cabrera reconhece que "há sempre contactos" de outros clubes. "É natural, porque o Djuricic é, de facto, um grande talento. Mas o que eu digo a toda a gente que me procura é que ele é jogador do Benfica e se depender do jogador vai continuar a sê-lo. Ele gosta imenso do Benfica e eu percebo porquê. É um grande, grande clube mundial. Ainda agora, quando a equipa festejou a conquista do título, se viu a grandeza do clube. O Djuricic está muito bem no Benfica", concluiu.

Semanário do Glorioso com edição especial!



Semanário do Glorioso com edição especial!
#SLBenfica foi Campeão Nacional pela 33.ª vez na sua história. Não percas, esta semana, a edição especial do Jornal “O Benfica” sobre a conquista de mais um título!

Benfica – Juventus: Deitar a mão à Liga Europa a partir das 20h05

1.ª mão das meias-finais

Benfica – Juventus: Deitar a mão à Liga Europa a partir das 20h05

 A equipa principal do Sport Lisboa e Benfica arranca, no Estádio da Luz, as meias-finais da Liga Europa. Diante da Juventus, os mais recentes Campeões Nacionais têm um verdadeiro teste de fogo.

Conhecida pela “Vechia Signora”, a turma “biancanera” tem sido um colosso interno nas últimas temporadas e é sempre favorita na Europa apesar de ter estado aquém das expectativas nas últimas duas edições da Liga dos Campeões.

Com 29 Campeonatos e nove Taças de Itália, a Juventus é uma equipa sempre a ter em conta e mais ainda se atentarmos no onze que por norma entra em campo. O técnico, António Conte, aposta num 3-5-2 muito em voga em Itália que adensa o meio-campo e dá maior profundidade aos laterais que tomam conta do corredor.

Bufffon na baliza é uma referência dentro e fora do clube pela sua qualidade e experiência; os três centrais são internacionais por Itália o que só por si atesta a capacidade. Chiellini, Bonucci e Barzagli são o esteio de um sector que não está habituado a ir buscar muitas bolas ao fundo das redes.

Ao meio-campo teremos de incluir Lichtsteiner e Asamoah, apesar de, repito, fazerem todo o corredor. No “miolo” pontificam nomes fortíssimos: Andrea Pirlo é o farol por quem passa todo o futebol da Juventus. Hoje mais recuado do que no início de carreira, Pirlo não perdeu o protagonismo; o francês, Pogba é um esteio e uma força da natureza. Um dos mais fortes jovens valores do Futebol mundial; já Arturo Vidal é o homem que dá outra largura ao futebol praticado pela turma transalpina. Defende bem, ataca ainda melhor, mas como está em dúvida pode ser substituído por Marchisio que não joga à mesma rotação.

A frente de ataque é preenchida por Carlos Tevez e por Llorente. O argentino joga mais recuado e muitas vezes entre linhas baralhando as marcações. O espanhol é uma torre e a referência ofensiva. O trabalho deste sem bola abre espaços para aparecerem Tevez e Vidal vindos mais de trás.

Jogando em bloco, basculando de forma cirúrgica de trás para a frente e vice-versa, os “alvi-negros” dão pouco espaço ao adversário para jogar e pensar futebol.

O que pode fazer o Benfica?

Como ponto prévio dizer que o Sport Lisboa e Benfica, tal como as equipas portuguesas, não se dão bem com formações italianas. O “catenaccio” não dá espaço e o Benfica entende-se melhor quando tem espaço para as transições defesa-ataque em velocidade que tanto gosta.

Oscilar entre o 4-4-2 normalmente utilizado ou 4-3-3 para ganhar a guerra do meio-campo deverá ser a dúvida de Jorge Jesus. Numa eliminatória que será resolvida em Turim, o Benfica vai querer não sofrer golos e tentar marcar. Dessa forma, o 4-4-2 pode ser mais interessante. Explorar os corredores através da velocidade e técnica de Gaitán e Markovic é uma solução para alimentar um Lima mais posicional e um Rodrigo a funcionar, tal como Tevez, entre linhas. Esta disposição táctica poderá obrigar André Gomes e Enzo Perez a um esforço superlativo nos 90 minutos.

Por outro lado, o 4-3-3 permite ao Benfica dar minutos a Ruben Amorim (seria mais um na luta do “miolo”), mas a equipa ficaria curta em termos ofensivos. A este facto junta-se a identidade, pois as “águias” há alguns jogos que não optam por este sistema. Iniciar em 4-4-2 e derivar para outro sistema ao longo da partida poderá ser a solução mais acertada.

Tudo está a postos. O Benfica – Juventus inicia às 20h05, no Estádio da Luz.

Judo: Telma Monteiro conquista medalha de bronze no Europeu

Em Montpellier, França

Judo: Telma Monteiro conquista medalha de bronze no Europeu

A judoca do Sport Lisboa e Benfica, Telma Monteiro, conquistou, esta quinta-feira, a medalha de bronze, na categoria de -57 kg, no Campeonato da Europa, que está a ter lugar em Montpellier, França.

O início da conquista da décima medalha em outros tantos Europeus arrancou com o triunfo sobre a suíça, Emile Amaron por ippon. Seguiu-se a austríaca, Sabrina Filzmoser e, aí, a portuguesa foi derrotada, também por ippon, mas foi repescada ganhando a possibilidade de discutir a medalha de bronze.

Na repescagem, Telma Monteiro derrotou Hedvig Karakas, por Yuko, e Carina Caprioriu, por ippon.

Águia quer segurar Thierry Graça

Águia quer segurar Thierry Graça

Apesar de só ter chegado aos comandados de João Tralhão  a meio da actual temporada, a verdade é que o jovemThierry Graça, de 19 anos, rapidamente ganhou destaque nos juniores do Benfica, isto ao ponto de ter ganho inclusivamente o interesse do Manchester City, fruto da grande exibição que fez precisamente diante dos "citizens", em jogo da UEFA Youth League.

Consciente do assédio, a SAD encarnada pretenderá, portanto, precaver-se em relação ao guarda-redes caboverdiano, adiantando o jornal "Record" que Thierry Graça estará prestes a assinar contrato profissional com o Benfica.

Adquirido ao Batuque
De acordo com o mesmo jornal desportivo, Thierry Graça foi contratado pelos encarnados ao Batuque, de Cabo Verde, logo no Verão passado, ainda que tenha sido colocado a rodar no Oeiras na primeira metade da temporada, onde a sua boa resposta lhe valeu, inclusivamente, a possibilidade de fazer um jogo pela equipa principal, diante doMurteirense (3-1).

Satisfeitos com o desempenho o jovem africano, os responsáveis das águias não perderam tempo e rapidamente o recuperaram no Inverno, sendo que o guarda-redes ganhou rapidamente a titularidade a André Ferreira na equipa de juniores.


Manchester City interessado em Thierry Graça

Um dos grandes responsáveis pela vitória do Benfica sobre o Manchester City (2-1), em jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões de Juniores, foi Thierry Graça, jovem guarda-redes caboverdiano que fez uma fantástica exibição com os "citizens", salvando inúmeras vezes os encarnados na fase de maior domínio inglês

Ora, de acordo com o jornal "A Bola", essa magnífica actuação não terá passado despercebida aos responsáveis do Manchester City, que se terão informado detalhadamente sobre o jovem guarda-redes de 19 anos, que é o habitual titular da equipa comandada por João Tralhão.

Apenas chegou ao Benfica em Janeiro
Thierry Graça, lembre-se, actuava nos juniores do Oeiras até Janeiro último, tendo, inclusivamente, vestido a camisola da equipa sénior por uma ocasião, numa vitória diante do Murteirense (3-1), em jogo da Divisão de Honra da AF Lisboa.

Desde o início do ano, todavia, é no Benfica que o promissor "keeper" tem evoluído, sendo que a sua grandequalidade e margem de progressão permitiu-lhe ganhar rapidamente a titularidade nos juniores encarnados e, agora, também o interesse internacional.

Fortaleza encarnada para receber a Juve

Fortaleza encarnada para receber a Juve

Desde que a Liga Europa foi criada em 2009/10, o Benfica já participou em quatro edições (2009/10, 2010/11, 2012/13 e 2013/14), sendo que as suas excelentes campanhas, bem compreensíveis pelo facto das águias já terem estado presentes numa final e duas meias-finais, têm como um dos principais segredos as boas prestações caseiras.

Afinal, tal como lembra o "Record", o Benfica já disputou 18 jogos no Estádio da Luz para a segunda competição mais importante de clubes da UEFA e o saldo dificilmente poderia ser mais positivo: 16 vitórias e dois empates, sendo que as duas igualdades: diante do Marselha (1-1), em 2009/10; e diante do Tottenham (2-2), já esta temporada, não invalidaram o apuramento dos encarnados para a ronda seguinte.

Mais vitórias e mais golos 
Esta Liga Europa, na verdade, parece ser uma competição talhada para os encarnados, que, neste momento, são a equipa com mais vitórias na prova (24) e, também, a mais concretizadora (66 golos apontados), em registos que provam o bom desempenho dos comandados de Jorge Jesus.

Ainda assim, no jogo de hoje, diante da Juventus, o Benfica irá defrontar uma equipa italiana que se especializou a vencer precisamente fora de casa, ou não tivesse ganho como visitante ao Trabzonspor (2-0), Fiorentina (1-0) eLyon (1-0). Ainda assim, neste confronto antagónico, espera-se que a fortaleza encarnada prevaleça, isto, obviamente, para o bem do futebol luso.

«A Juventus vai encontrar um inferno» - Galderisi

«A Juventus vai encontrar um inferno» - Galderisi


O treinador do Olhanense, Giuseppe Galderisi, alertou a Juventus para o que a espera esta noite no Estádio da Luz, diante do Benfica.


«Este primeiro jogo será decisivo para a Juventus, pois vai encontrar um inferno no bom sentido, com as bancadas cheias preparadas para uma grande festa», afirmou o treinador italiano, em declarações prestadas ao site tuttojuve.com.


Galderisi, que enquanto jogador chegou a jogar pelos bianconeri disse ainda que espera um jogo fantástico entre duas grandes equipas,, que bem poderiam estar nas meias-finais da Liga dos Campeões.


E avançou mais avisos sobre o Benfica: «A Juventus deve temer um grande coletivo. O Benfica assume sempre grande iniciativa e constrói oportunidades de golo com facilidade. Concede alguns espaços ao adversário e a Juventus pode aproveitar essa lacuna em contra-ataque.»
«O jogador mais temível será, provavelmente, Gaitán, mas não poderá jogar, mas também Markovic, juntamente com Enzo Perez e André Gomes no meio-campo», alertou.

PSV e Newcastle na pista de Djuricic

PSV e Newcastle na pista de Djuricic
A Imprensa inglesa noticia esta quinta-feira que o Newcastle está a lutar com o PSV pela contratação de Filip Djuricic.

Já em janeiro se falou da possibilidade de o Newcastle avançar para a contratação do jogador, que terá agora também o PSV interessado nos seus serviços.

Recorde-se que Djuricic chegou ao Benfica no verão passado, contratado ao Heerenveen por cerca de seis milhões de euros, tendo contrato válido até 2018.

ANTÓNIO VELOSO "Benfica pode eliminar a Juventus"

ANTÓNIO VELOSO
"Benfica pode eliminar a Juventus"
O antigo capitão do Benfica, António Veloso, acredita que é possível eliminar a Juventus, ao contrário do que aconteceu em Março de 1993, quando os italianos foram mais fortes que os encarnados, nuns quartos-de-final da então denominada Taça UEFA.

António Veloso esteve em campo na última vez que Benfica e Juventus se defrontaram para as competições europeias. Foi em Março de 1993. O Benfica venceu em casa por 2-1 mas depois perdeu fora por 3-0, tendo sido eliminado.
O antigo capitão dos encarnados recorda "dois jogos intensos e difíceis" onde o Benfica mostrou "ter equipa" para eliminar os italianos, o que acabou por não acontecer. 
Em declarações a Bola Branca, António Veloso mostra "confiança" na equipa orientada por Jorge Jesus, por estar "estável, confiante e motivada", depois da recente conquista do campeonato nacional. 
Liberto de "compromissos" com exigência competitiva no campeonato, o plantel encarnado pode "concentrar-se" em pleno nas outras 3 provas, a Liga Europa, a Taça da Liga e a Taça de Portugal. António Veloso considera "ser possível" ao Benfica a conquista de todas as provas em que participa na presente temporada.

Benfica e Juventus ao detalhe.Gigantes de Lisboa e Turim nos palcos das finais

Gigantes de Lisboa e Turim nos palcos das finais

Benfica e Juventus acumulam vinte finais nas duas maiores competições da UEFA e vão lutar por mais uma

Duelo de titãs esta quinta-feira entre o Benfica, campeão de Portugal, e a Juventus, mais do que provável campeão de Itália, numa primeira mão no Estádio da Luz, o palco da final da Liga dos Campeões, e um segundo jogo em Turim, no palco da final da Liga Europa. Com cinco vitórias e um empate para cada lado, são as únicas equipas que ainda não perderam na atual edição da Liga Europa. O Benfica procura a sua décima final , entre as duas maiores competições da UEFA, enquanto a Juventus quer jogar a sua 12ª final em casa. 
O MOMENTO: 
Benfica: grande final de temporada da equipa comandada por Jorge Jesus, com o 33º título já garantido, e ainda com a perspetiva de três finais pela frente uma vez que além da Liga Europa, a equipa da Luz está qualificada para a final da Taça de Portugal e vai jogar a meia-final da Taça da Liga com o FC Porto já no próximo domingo. A equipa da Luz vem de sete vitórias consecutivas e, nesta sequência, além da qualificação para a Liga Europa, garantiu a qualificação para o Jamor e a conquista do título festejado no passado domingo. Na Europa, o Benfica não perde em casa há doze jogos (10 vitórias e dois empates) e no último, frente aos holandeses do AZ Alkmaar, bateu dois recordes na renovada competição, passando a destacar-se como a equipa com mais vitórias (24) e com mais golos (66). 
Juventus: desafio tático para Jesus, à volta de Pirlo 
Juventus: a equipa de Turim está muito perto de conseguir o seu terceiro «scudetto» consecutivo, destacando-se, nesta altura, no primeiro lugar da Série A com mais oito pontos do que a Roma quando faltam apenas quatro jornadas para o final. Nos últimos dez jogos, a equipa de Antonio Conte somou nove triunfos e perdeu apenas na visita a San Paolo diante do Nápoles (0-2). Na Europa, a equipa de Turim já não perde fora de casa há oito jogos (cinco vitórias e três empates). Na Liga Europa também já perde há doze jogos e se vencer o troféu poderá igualar a melhor sequência na competição conseguida há dois anos pelo Atlético Madrid. 
AUSÊNCIAS: 
Benfica: Sílvio e Salvio, com fraturas, já terminaram a temporada, mas Fejsa e Nico Gaitán também se ressentiram de problemas musculares e ficaram de fora das opções para este jogo. Uma oportunidade para Sulejmani chegar à marca dos 50 jogos nas competições da UEFA. André Gomes, o herói na meia-final da Taça de Portugal, frente ao FC Porto, também deverá ter nova oportunidade para jogar de início. 
Juventus: Arturo Vidal não recuperou de uma lesão no joelho esquerdo e é a grande baixa da Juventus. Carlos Tévez também esteve em dúvida, mas deverá ser titular no ataque ao lado de Lllorente, mas Antonio Conte anunciou que ainda vai fazer um último teste com o argentino antes do início do jogo. A alternativa poderá passar por Giovinco. Dúvidas também na defesa em relação a Barzagli. O defesa está recuperado da lesão que ao afastou dos últimos jogos, mas não estará ainda na sua melhor forma física e, neste caso, Cáceres deverá manter a titularidade. 

DISCURSO DIRETO: 
Jorge Jesus: «A Juventus é uma equipa, como são todas as equipas italianas, que tem uma vertente muito forte a nível tático. Normalmente pensam muito bem esta área do jogo. Em Itália jogam muitas equipas assim, mas na Europa nem jogam assim tantas. É um sistema que conheço bem e que já experimentei no inicio da carreira. Vai ser um duelo interessante entre duas das melhores equipas da Liga Europa. Será um jogo que à partida não vai resolver nada, estamos preparados para um duelo complicado, mas só o segundo jogo é que será decisivo». 
Antonio Conte: «Será prematuro estar já a definir um adjetivo para uma eventual vitória na Liga Europa. Ainda estamos na luta pelo título no scudetto e na Liga Europa, estamos a meio caminho, ainda faltam 180 minutos para a final. Além disso, vamos jogar contra o Benfica que o ano passado perdeu a final frente ao Chelsea que este ano pode ser um dos finalistas da Liga dos Campeões. Além disso, no ranking UEFA o Benfica é sexto e nós estamos em 17º». 


HISTÓRICO: Será a terceira vez que os dois emblemas se cruzam na Europa, numa eliminatória que servirá de tira-teimas, depois da equipa da Luz ter levado a melhor sobre os italianos na temporada de 1967/68 e a equipa de Turim ter eliminado o Benfica em 1992/93. 
No primeiro embate, o Benfica de Otto Glória, também numa meia-final, seguiu em frente com duas vitórias, a caminho da sua quinta final na Taça dos Campeões Europeus. Venceu na Luz por 2-0, com golos de Eusébio (63m) e Torres (69m) e matou a eliminatória em Turim com mais um golo do Pantera Negra (68m). Na final, em Wembley, o Benfica caiu no prolongamento diante do Manchester United (1-4) depois de Jaime Graça ainda ter conseguido anular o primeiro golo de Bobby Charlton. 
O segundo embate foi na antecessora da Liga Europa, a Taça UEFA, nos quartos de final. Tal como agora, o Benfica de Toni jogou primeiro em casa e venceu a equipa comanda por Giovanni Trapattoni por 2-1. Vítor Paneira abriu o marcador, Vialli empatou no início da segunda parte, de penálti, antes de Paneira voltar a marcar a dez minutos do fim. No segundo jogo, em Turim, os italianos levaram a melhor com golos de Kohler, Dino Baggio e Ravanelli. Antonio Conte, atual treinador da Vecchia Signora foi titular nestes dois jogos. 
EQUIPAS PROVÁVEIS: 
BENFICA: 

JUVENTUS: 
Além dos quatro jogos a com a Juventus, o Benfica tem um longo historial de duelos com equipas italianas, com um total de 27 jogos, incluindo três finais, duas com o Milan (1963 e 1990) e outra com o Inter (1965), mas com um saldo negativo de quinze derrotas, contra oito vitórias e 4 empates. A Juventus, além dos quatro jogos com o Benfica, soma mais mais cinco jogos com clubes portugueses, incluindo a final da Taça das Taças, em Basileia, com o FC Porto em 1984 (2-1). No total dos nove jogos, a equipa de Turim soma cinco vitórias, três derrotas (todas com o Benfica) e apenas um empate. 
Em caso de vitória do Benfica na final de Turim, o Estádio da Luz poderá vir a ter em exibição os dois maiores troféus da UEFA por alguns dias, uma vez que a final da Liga Europa está marcada para 14 de maio e a final da Liga dos Campeões para 24 do mesmo mês.

Título das águias em destaque na FIFA

Título das águias em destaque na FIFA

A vitória de domingo sobre o Olhanense confirmou o 33.º título do Benfica mas é com o 27 que os encarnados aparecem em destaque na rubrica “A Semana em Números” no site da FIFA.

São 27 jogos consecutivos sem perder no campeonato. A última derrota do Benfica, e única esta temporada, na Liga foi há oito meses quando a equipa orientada por Jorge Jesus escorregou (1-2) nos Barreiros na ronda inaugural da época. A vitória da consagração, frente ao Olhanense, foi a 11.ª consecutiva.

Só depois o site da FIFA destaca o 33.º título das águias, lembrando que na Europa só há um clube mais vitorioso que o Benfica no campeonato: o Olympiakos (Grécia), com 41.

Fabrizio Miccoli "Rodrigo é rápido e decide"


"Rodrigo é rápido e decide"

Miccoli aposta em Rodrigo

Fabrizio Miccoli é ex-jogador de Juventus e Benfica e, hoje, estará atento do duelo da 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa, voltando a reafirmar, inequivocamente, a sua preferência pelo apuramento encarnado. "Preferia que o Benfica e a Juventus se encontrassem apenas na final. Quis a sorte que fosse nas meias-finais e, assim sendo, irei torcer pelo Benfica porque foi o clube que me recuperou quando a Juventus não me quis", atirou, ao jornal "O Jogo".

Ainda assim, o avançado italiano tem consciência das dificuldades que os encarnados vão encontrar com a Juventus, lembrando que será necessário que o Benfica seja ainda mais intenso que a "Vecchia Signora". "A Juventus é uma equipa muito agressiva, muito rápida e perigosa com bola. Não tem pontos fracos. Em Itália, não há nenhuma equipa que consiga jogar com tanta intensidade como eles e por isso estão como estão. O Benfica tem de tentar jogar com a mesma intensidade que a Juve para ter mais possibilidades de chegar à final", explicou.

Rodrigo pode desequilibrar
Quando questionado sobre que jogadores poderão desequilibrar a eliminatória a favor das águias, o avançado lembrou Rodrigo e Cardozo, ainda que se focasse essencialmente no hispano-brasileiro. "Há nas duas equipas muitos jogadores acima da média. Diria, no entanto, que, no Benfica, o Rodrigo ou o Cardozo podem ter uma influência muito grande no resultado. O Rodrigo é muito perigoso, rápido, muito veloz e tecnicamente evoluído, o que faz dele um jogador perigoso. Tem tudo para decidir um jogo. A sua capacidade de explosão normalmente faz estragos", sublinhou.

Por fim, o atacante que representa agora o modesto Lecce falou também um pouco de Jorge Jesus, deixando muitos elogios ao técnico do Benfica. "Acho que estava no União de Leiria quando eu estive no Benfica. Nota-se que é bom treinador, pôs a equipa a jogar um bom futebol, a jogar ao ataque. Percebe-se que estão sólidos, soltos e têm sentido de baliza. O Benfica está muito forte", finalizou, ao jornal "O Jogo".

Perspetiva de casa cheia

Perspetiva de casa cheia
AINDA SOBRAM BILHETES
O Estádio da Luz deve registar casa praticamente cheia esta noite, tendo em conta a forma como tem decorrido a venda de bilhetes para este jogo da 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa. Apesar da boa afluência, ainda existem ingressos à venda, pelo que dificilmente a lotação vai esgotar, malgrado o entusiasmo com que os adeptos encarnados estão a encarar esta participação da equipa no jogo da UEFA.

De qualquer forma, e apesar de ser esperada a melhor casa europeia desta temporada, o recinto da formação encarnada vai ficar longe dos 63.982 adeptos que estiveram nas bancadas no passado domingo, dia em que oBenfica venceu o Olhanense e conquistou o título de campeão.