terça-feira, 22 de abril de 2014

Luisão partilha «foto especial» nas redes sociais

Luisão partilha «foto especial» nas redes sociais

Nem só de jogadores, treinadores e dirigentes se fez o 33.º título de campeão nacional do Benfica.

Há onze anos de águia ao peito, Luisão não se esqueceu de quem leva já cinco décadas de dedicação ao clube.

«Eu e meu amigo Zé Luis, nosso roupeiro. Esta foto é especial para mim! Ele só tem 50 anos vivendo a mística do Benfica», escreveu no Twitter o capitão dos encarnados, a acompanhar a imagem reproduzida em cima.

«O alívio foi enorme» - Enzo Pérez

«O alívio foi enorme» - Enzo Pérez
O médio argentino do Benfica admite que a conquista do título abateu toda a pressão que existia em relação ao que aconteceu na época passada.

«O alívio foi enorme por tudo o que vivemos. Já não falo do passado, há que olhar em frente. Ser campeão pelo Benfica e ficar na história de um grande clube da Europa é muito importante para todos os que compõem o plantel», disse em declarações ao jornal Ovacion, antes de desvendar o segredo para o sucesso da equipa esta temporada:

«O segredo é a mentalidade da equipa, que pensa jogo a jogo. O Benfica tem um grupo de pessoas que rumam para o mesmo lado. E com trabalho e humildade, conseguimos o nosso objetivo este ano. Todos são responsáveis, o título é de todos: corpo técnico, jogadores, presidente, equipa médica...»

As comemorações surpreenderam: «Toda a Lisboa estava em festa. Era impressionante ver tanta gente festejar.» E estenderam-se além-fronteiras: «A minha família que está em Mendoza (Argentina) festejou muito. O meu Pai lançou alguns foguetes, está um pouco louco.»

Alcançado o primeiro objetivo da época, é hora de pensar nas restantes frentes. Segue-se o duelo com a Juventus para a Liga Europa: «A Juventus é uma grande equipa, tem grandes jogadores mas sabemos o que podemos fazer e confinamos na nossa equipa.»

A fechar, uma palavra sobre o compatriota Salvio, que voltou a lesionar-se no embate com o Olhanense e não voltará a jogar mais esta temporada: «Infelizmente, voltou a lesionar-se mas é forte, um grande profissional e vai recuperar rápido e regressar aos relvados.»

Miguel Rocha: “A Taça de Portugal é mais um objectivo da época”

Hoquei Patins: Antevisão ao Benfica - Oliveirense

Miguel Rocha: “A Taça de Portugal é mais um objectivo da época”

O atleta do Sport Lisboa e Benfica, Miguel Rocha, anteviu o jogo de Hóquei em Patins com a Oliveirense a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Em declarações à Benfica TV, o hoquista referiu que só uma coisa passa pela cabeça do grupo.  

“Vencer na Luz é sempre importante. Não perdemos muitas vezes em nossa casa. O jogo é a eliminar. A Taça de Portugal é mais um objectivo da época, não queremos ficar pelo caminho e vamos jogar para ganhar”, apontou.

 Instado a analisar o adversário, o universal destacou as individualidades: “A Oliveirense tem uma grande equipa, está em 4.º lugar e na luta pelo Campeonato. Tem bons jogadores como o Gonçalo Alves, o André Azevedo ou o Tó Silva. Estamos atentos aos perigos que podem trazer.”

O Benfica – Oliveirense joga-se às 21 horas de quarta-feira, no Pavilhão Fidelidade.

Luís Filipe Vieira: «Não caímos na tentação de ser suicidas e colocar tudo em causa»

Luís Filipe Vieira: «Não caímos na tentação de ser suicidas e colocar tudo em causa»
PRESIDENTE LEMBRA FRACASSO DE 2012/2013
Luís Filipe Vieira discurso esta terça-feira perante vários deputados benfiquistas da Assembleia da República e recordou várias figuras encarnadas que desapareceram em 2014, como Eusébio, Mário Coluna ou Manuel Seabra. Face à sua perda, o presidente das águias refere que o clube "ganhou o direito de ser feliz".

No passado domingo, reescrevemos a história do ano passado. Não temos medo de falhar. Temos a ambição de estar ao nível da história do clube. O Benfica tem uma dimensão global e ultrapassa as dimensões de Portugal. É uma bandeira de um país a precisar de razões para celebrar", começou por dizer, durante o evento no Museu Cosme Damião. 

"Este título não foi festejado contra ninguém. Foi um título para quem gosta de futebol e para todos os benfiquistas. Não caímos na tentação de ser suicidas e colocar tudo em causa. É por isso que estamos a aqui a celebrar. É uma lição para quem só aparece nas horas más e quem não ajuda a construir. Tivemos o mérito de não desistir. Quando caímos, tivemos a coragem de nos levantar com muita mais força", rematou, por fim.

Os novos campeões!

Os novos campeões!

Será esta época, que o Benfica vai ter a grande época com que todos os benfiquistas sonham? Com dublete, triplete, ou quadrapelete? 

Lembrar que ainda está em jogo a Taça de Portugal, Taça da Liga e  Liga Europa. E o Benfica tem muitas probabilidades de ganhar tudo. Já tem uma final assegurada (Taça de Portugal). Quinta-feira joga a 1ª mão das meias-finais da Liga Europa com a Juventus que eu penso que vai ser o grande teste a este Benfica e depois vais disputar a outra meia-final da Taça da Liga com o FC Porto.

Ora para quem acabou a última época como acabou, não há dúvida que o Benfica consegue superar-se e de que maneira, senão vejamos. No inicio da época este Benfica estava completamente moribundo. O diagnóstico era conclusivo: este Benfica padecia de síndrome pós-traumática. E não era para menos: qualquer equipa teria dificuldade em reerguer-se depois de uma hecatombe daquelas que os jogadores tiveram na temporada passada. Em apenas duas semanas, a máquina trituradora, a equipa avassaladora, de nota artística, tornou-se numa criança assustada, órfã de pai, de mãe. Órfã de si mesma. Das suas ideias. Do seu futebol.

Os primeiros meses desta temporada foram sofríveis. Confrangedores, até. Depois de uma entrada em falso, com uma derrota na Madeira e uma vitória milagrosa mas de muito querer (lembrar que Lima marcou aos 92m) ,na Luz, diante do Gil Vicente, o Benfica foi caminhando devagarinho, aos tropeções, como uma criança nos seus primeiros meses de vida.

Fora e dentro do clube, pedia-se a cabeça de Jorge Jesus. Mas Vieira disse que não. Por fé ou por teimosia ou apenas para evitar assinar um cheque com muitos zeros e um atestado de incompetência de liderança a si mesmo? Vá-se lá saber a razão. Mas ainda bem que apostou pois está a começar a tirar dividendos dessa aposta. Contra tudo e contra todos.
O Benfica aparenta ser hoje a antítese daquela equipa que se arrastou em campo nos primeiros três meses desta temporada. As feridas estão saradas há muito e o exército está pronto para outros combates. Com 11 ou com 10 jogadores. Com Luisão ou com Jardel. Com Matic ou com Manel.

Este Benfica é, indiscutivelmente, a melhor equipa portuguesa. Tem-no mostrado dentro de campo, com futebol de primeiríssima água e com os melhores golos que se tem visto nesta liga.. Markovic, Gaitan, Rodrigo um infindável número de jogadores que tem subido de forma duma maneira quase abismal e com um Luisão também a fazer a melhor temporada que eu me lembro de ver no Benfica. Por isso nesta altura o Benfica tem a melhor defesa e o melhor ataque mesmo com Cardozo lesionado grande parte da época. Na Luz, vulgarizou o Sporting mais coeso da década e fez o mesmo diante de um FC Porto moribundo.

À data a que escrevo este texto, o título nacional está ganho e nem o rival da Segunda Circular que já foi esmagado este ano, com um jogo fabuloso do novo menino prodígio da Luz, foi suficiente para fazer mossa, apesar de ter mostrado o melhor futebol que há muito tempo não se via para os lados de Alvalade. Mas nem isso assustou os jogadores de Jorge Jesus, que jogo após jogo, iam levando a água ao seu moinho, com o melhor futebol jogado em terras de Portugal. Os traumas de um passado recente aconselham prudência, mas, não há dúvida que foram completamente superados. 


Agora a época não terminou no domingo. Afinal, quem se contenta apenas com o campeonato quando, a um mês do final da temporada, a equipa está em todas as frentes? Este Benfica pode (mesmo) ser a antítese da última temporada.  O Benfica pode realmente fazer uma época dourada a começar já na quinta-feira com a Juventus no estádio da Luz e com o apoio desta magnífica massa associativa que para mim é sem dúvida alguma a melhor e maior de Portugal quiçá das maiores do mundo e a prova cabal disso mesmo, está nos festejos das milhares de pessoas que vieram para a rua festejar o título de campeão que foi falado e noticiado em todo o planeta. Foi realmente uma festa de arromba de norte a sul do país e também um pouco por todos os continentes deste planeta. 

Deixo aqui as maiores felicidades para o que resta jogar esta época para todo o staff (jogadores, treinador,e direção) do SL Benfica e que a sorte que lhes faltou a época passada venha agora em dose tripla ou quadrupla. Força Glorioso

PS: De referir que eu concordo com o treinador da equipa B do Benfica Hélder Cristóvão, quando diz que o Benfica tem um dos cinco melhores planteis do mundo e por isso não podemos ter medo de Juventus nem de ninguém.

«Benfica tem um dos cinco melhores plantéis do Mundo» - Hélder Cristóvão

«Benfica tem um dos cinco melhores plantéis do Mundo» - Hélder Cristóvão
Hélder Cristóvão diz não ter dúvidas de que o plantel principal do Benfica está entre os «cinco melhores do Mundo» da atualidade.

«O plantel é fantástico, é um dos cinco melhores do Mundo neste momento», catalogou o treinador da formação secundária dos encarnados, justificando as dificuldades sentidas pelos seus pupilos para conquistar um lugar no grupo de Jorge Jesus: 

«A exigência é diferente. Não podemos pedir a um jogador de 19 anos que esteja já ao nível de um jogador da equipa principal».

«Sabemos que dando ferramentas e potenciando a qualidade deles poderão estar mais próximos, mas não marcamos uma meta ou um tempo para que eles subam. A equipa principal é o espelho e nós gostamos de olhar ao espelho e ver a nossa imagem refletida. Os jogadores tentam-se incorporar nesse espelho», explicou Hélder Cristóvão, que falava à margem da apresentação da Taça Coca-Cola.

O caminho é longo e exigente, mas no final, acredita, os jovens valores do Benfica vão singrar de águia ao peito.

«Têm trabalhado e aprendido muito e crescido muito como jogadores e seres humanos, por isso, estão muito mais próximos desse objetivo», referiu o treinador, regozijando-se com a conquista do 33.º título de campeão nacional do clube:

«É uma alegria imensa. Acho que o título é de todos. Não vivemos o Benfica por partes, vivemos o Benfica como um todo».

Juventus: Vidal está pronto, Tévez ainda não se sabe

Juventus: Arturo Vidal está pronto

Teste decisivo no treino de amanhã, antes da viagem para Lisboa

Carlitos Tévez treinou esta terça-feira com os restantes colegas de equipa, mas a Juventus continua a ser prudente em dá-lo como apto para a meia-final da Liga Europa desta quinta-feira contra o Benfica. Devido a problemas musculares, o avançado argentino falhou dois jogos e fará amanhã um teste físico decisivo. Já o chileno Vidal está totalmente recuperado e será opção para Antonio Conte. A Juventus ainda treina amanhã de manhã em Itália e segue depois viagem para Lisboa. Os italianos dispensaram o treino no Estádio da Luz e seguem diretamente para a conferência de imprensa de antevisão da partida. 

Festa do título custa quase 16 mil euros em multas

Festa do título custa quase 16 mil euros em multas
Benfica sancionado em 15.939 euros pela FPF
O Benfica vai ter que pagar cerca de 16 mil euros em multas na sequência do jogo frente ao Olhanense, no qual se sagrou campeão nacional, revelou o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

O organismo puniu os «encarnados» com multas devido ao arremesso perigoso de objetos para o relvado (7.650 euros), ao comportamento incorreto do público (5.738) e à utilização da aparelhagem sonora durante o encontro com os algarvios (2.551), no Estádio da Luz.  No total, o Benfica vai ter que pagar 15.939 euros.

Nessa partida, o clube da Luz bateu o Olhanense, por 2-0, e garantiu o 33.º título nacional da sua história. 

A análise ao Benfica campeão

Análise feita aos jogadores deste grande Benfica

A duas jornadas do fim já temos campeão. O Benfica venceu bem. É a equipa que mais soluções de qualidade tem e aquela que foi a melhor ao longo de toda a prova. 
Um mau início da Liga fez pensar que as coisas iam seguir o curso das outras épocas mas a equipa encontrou se, estabilizou e cresceu e termina bem. Com presença ainda noutras competições e títulos por disputar, pode ter uma época de sonho. 
Jorge Jesus é quem lidera, mas no final da época passada a duvida era se ficava ou não. Após muita discussão sobre a sua continuidade, acabou por ser Luís Filipe Vieira a assumir a decisão e a acreditar em Jesus. Correndo todos os riscos e consequências, que a meu ver não seriam apenas para Jesus, LFV acabou por sair vencedor em toda a linha pela aposta, pela confiança em Jesus e no reforço da equipa. 
Em 80 anos de história, Jesus é o único treinador a liderar a equipa em 5 épocas consecutivas. Segundo título em cinco anos e com mais um ano de contrato para cumprir. Já se falou sobre se fica ou não mas Jesus respondeu e bem afirmando que tinha mais um ano de contrato e isso não era tema. Para mim também não é e ficaria surpreendido se Jesus não estivesse no banco do Benfica. 
Já aqui neste espaço fui crítico de várias acções de Jorge Jesus, mas a verdade é que após uma época passada marcante para todos os adeptos do Benfica, Jesus soube dar a volta, aprender com os erros e acaba a sair por cima, sabendo gerir a equipa e colocá-la no rumo certo, vencendo aquele que é o objectivo principal: a Liga Portuguesa. 
Os adeptos esperam vitórias e foi isso que Jesus e a equipa fizeram. Enquanto líder máximo da equipa, Jesus foi um dos grandes responsáveis pela conquista. É certo que tem o melhor plantel e soluções de qualidade para vencer mas não é possível dissociar este Benfica de Jesus.
Além de Jesus importa destacar outros elementos que a meu ver foram também importantes. 
Oblak - Com 21 anos, assumiu a baliza a 15 de Dezembro 2013 e nunca mais saiu. Transmitiu segurança e tranquilidade e respondeu sempre de uma forma positiva, sempre que foi chamado. Tem qualidades que lhe permitem ser o futuro da baliza do Benfica por vários anos. 
Luisão e Garay - Formam a dupla de centrais e garantem solidez, consistência e o seu entendimento faz com que a equipa confie e sinta segurança. São muito importantes nas bolas paradas, defensivamente e ofensivamente, e Garay a ser determinante com os 6 golos já marcados. 
Siqueira - Chegou e fez esquecer os investimentos e várias opções falhadas. O lugar de defesa esquerdo parece ter sido encontrado mas o brasileiro está apenas por empréstimo. Haverá capacidade para a compra ou teremos um nova aposta ?
No meio campo é impossível não falar de 
Matic e na importância que assumiu mas saiu após 14 jogos e a 12 de janeiro de 2014. Ao seu lado esteve sempre Enzo Perez, que durou a época toda e quem define o jogo do Benfica. Para mim o melhor elemento do Benfica, sempre com grande rendimento. 
Gaitan é hoje em dia outro jogador. O potencial e a qualidade esteve sempre lá mas esta época conseguiu a meu ver, colocar tudo ao serviço da equipa, havendo espaço para as suas situações individuais. Rápido, criativo, por vezes desconcertante soube sempre ser um elemento ao serviço da equipa e claramente ganhou outra dimensão como jogador. É o ano de maior utilização na Liga com 2051 minutos e ainda faltam 2 jogos.
Na frente 
Rodrigo Lima foram a dupla de serviço. É estranho não vermos Cardozo (tem 589 minutos de utilização e 7 golos marcados 11 no total das competições) aqui, visto ter sido o goleador das ultimas épocas mas acabou vitima de si próprio e do rendimento apresentado por Rodrigo e Lima. Rodrigo e Lima souberam aproveitar e afirmaram-se enquanto dupla e são responsáveis até ao momento, por 25 dos 56 golos marcados.
Rodrigo está a fazer a época de maior utilização e também de maior rendimento e a prova são os 11 golos marcados na Liga (18 no total das competições). Com jogos para disputar, os números ainda podem subir e a questão nesta altura é se teremos Rodrigo na próxima época ?
Lima chegou a época passada e afirmou-se. Foram 2309 minutos de utilização na Liga e 20 golos (30 no total das competições). Este ano já vai com 2301 minutos e 14 golos (20 no total) e a provar que foi uma grande aposta.
Por ultimo, algumas notas para 5 jogadores.As lesões são sempre um situação complicada para qualquer jogador e 
Sálvio vive infelizmente pela segunda vez esta época mais um momento desses. Tem muita qualidade mas uma lesão grave em Agosto, afastou-o dos relvados. O regresso fez-se a 20 de Fevereiro deste ano e foi progressivamente recuperando a sua posição. Uma lesão no jogo de domingo afasta-o mais uma vez dos relvados e das decisões. Perda importante para o Benfica em momento chave. 
Sílvio é outro jogador, que apesar de não ter a utilização esperada (mas sempre que o fez apresentou rendimento), lesionou-se gravemente há duas semanas e assiste de fora à celebração do titulo e ao que falta do resto da época. 
Markovic com 20 anos chegou e para época de estreia está muito bem. Muita qualidade e margem de progressão, aproveitou a grave lesão de Sálvio e tem já 43 jogos e 7 golos marcados. Na Liga leva 25 jogos (com 19 a titular e 5 golos). 
Por ultimo dois jogadores portugueses que apresentando situações diferentes, podem a meu ver fazer parte dos 23 de Paulo Bento. 
André Gomes a ser ultimamente utilizado, demonstra a sua qualidade sempre que é chamado. Uma equipa que tem como reserva jogadores deste nível, está sempre bem preparada para os desafios. 
Ruben Amorim tem mais utilização (32 jogos no total – 16 a titular) e não fosse uma lesão, os números seriam outros. Jogador de equipa, que cumpre a sua função, com grande entrega e dedicação e acima de tudo com rendimento.

Tevez em dúvida para o jogo com o Benfica

Tevez em dúvida para o jogo com o Benfica

O plantel da Juventus já começou a preparar o encontro com o Benfica, na quinta-feira, a contar para a primeira “mão” das meias-finais da Liga Europa. 

A maior preocupação para Antonio Conte continua a ser Carlos Tevez. O treinador não sabe se poderá, ou não, contar com o melhor marcador da equipa (leva 18 golos no campeonato), que falhou os últimos dois jogos devido a um problema no adutor. Uma dúvida para desfazer quarta-feira quando Conte anunciar os convocados. 

Já Arturo Vidal parece definitivamente recuperado de uma lesão no joelho e deverá regressar às opções.

«Quero vencer o campeonato e Liga Europa» – Pogba

«Quero vencer o campeonato e Liga Europa» – Pogba

O médio Paul Pogba garantiu que todos na Juventus estão a trabalhar arduamente para vencerem o campeonato e a Liga Europa e assim entrarem na história do clube.

«Quero entrar na história do clube e vencer o campeonato e a Liga Europa. Nós sabemos que será difícil, mas é algo que todos queremos», afirmou Pogba, em declarações à Gazzetta dello Sport.

O médio francês também abordou a questão do seu futuro, isto numa altura em que tem sido associado aos principais gigantes europeus.

«É sempre agradável ver o meu nome associado a grandes clubes, mas não falei com ninguém. Apenas penso em jogar e não existiram conversas sobre o mercado ou contrato com os dirigentes. Os cânticos dos adeptos? Gostei muito, porque isso faz com que ainda tenha mais força.» 

Conte dispensa treino na Luz

Conte dispensa treino na Luz

O plantel da Juventus não vai realizar o habitual treino de adaptação ao Estádio da Luz na véspera do jogo com o Benfica.

Segundo o programa divulgado pelo clube de Turim, a derradeira sessão de trabalho antes da viagem para Lisboa vai ter lugar na quarta-feira de manhã, no centro de treinos da Vecchia Signora em Vinovo.
«O Benfica vai fazer-nos suar» - Conte

As conferências de Imprensa de Antonio Conte e de um jogador do plantel estão marcadas para as 17.45 horas, no Estádio da Luz.

A Juventus venceu este sábado o Bolonha e está cada vez mais perto de revalidar o título de campeã italiana. O treinador Antonio Conte, porém, não quer festas antecipadas, até porque pelo meio prevê que a eliminatória com o Benfica nas meias-finais da Liga Europa será muito difícil.

«Foi importante ganhar, estamos a fazer coisas extraordinárias, mas o objetivo ainda não foi alcançado», afirmou Antonio Conte, realçando as dificuldades que a sua equipa tem pela frente:

«Não foi um jogo fácil, porque nesta altura as equipas que jogam connosco só pensam em defender. Temos de saber marcar. Além disso, vamos defrontar o Benfica, uma equipa forte, num ambiente quente. Vão fazer-nos suar.»

Nápoles entra em cena por André Gomes

Nápoles entra em cena por André Gomes

«É o novo Matic.» É assim que o agente FIFA Gianfranco Cichetti se refere a André Gomes ao mesmo tempo que desvenda o interesse do Nápoles no jovem médio do Benfica.

Em declarações Il Sussidiario.net, o empresário italiano revela que Rafael Benítez tem seguido atentamente as exibições do internacional português nos últimos dois meses e que foi o poder físico de André Gomes que «mais impressionou» o treinador do Nápoles.

Visto tratar-se de «um grande talento», Cichetti alerta para a concorrência apertada já que André Gomes está igualmente a ser seguido pelo Liverpool e pelo Mónaco, antecipando uma transferência na ordem dos 10 milhões de euros.

Recorde-se que, em final de janeiro, o Benfica vendeu por 15 milhões de euros a totalidade dos direitos económicos de André Gomes ao fundo Mariton Capital Limited, negócio que foi intermediado pelo empresário Jorge Mendes.

Marchisio: «Pensar no Benfica como se fosse a final»

Marchisio: «Pensar no Benfica como se fosse a final»
ITALIANO REALÇA HISTÓRICO RECENTE DAS 'ÁGUIAS'
O médio Claudio Marchisio considera que a Juventus terá uma missão complicada, esta quinta-feira no Estádio da Luz, na primeira mão das meias-finais, frente a um Benfica muito experiente nas competições europeias.

"Vamos defrontar uma equipa que, nos últimos anos, não apenas no seu campeonato, mas também em provas como a Liga Europa, tem estado muito bem, apesar de ter perdido algumas finais", justificou o jogador.

Para o futebolista, o Benfica tem "experiência e jogadores com as qualidades necessárias" para causar problemas à Juve. "Temos de pensar neles e no jogo como se de uma final se tratasse", avisou. 

"Quando não nos apurámos [na Liga dos Campeões] e viemos para as rondas a eliminar da Liga Europa, o facto de a final ser em nossa casa deu-nos uma motivação extra", justificou o jogador em declarações à página oficial da UEFA na internet.

Marchisio, encontra-se na Juventus desde 2005, é um dos habituais titulares do técnico Antonio Conte e entende também que é tempo de acabar com um jejum de 17 anos.

O médio de 28 anos considera que a Vecchia Signora tem uma "motivação extra" frente ao Benfica na meia-final da Liga Europa, pelo facto de Turim receber a final e o clube não vencer um título europeu há 17 anos.

"Muitos jogadores desta equipa nunca ganharam uma competição europeia e a Juventus não vence um troféu europeu há muitos anos", lembrou o centrocampista, cujas últimas conquistas continentais foram a Liga dos Campeões de 1995/96 e a Supertaça Europeia relativa a essa época, disputada em fevereiro de 1997.

"São duas equipas de qualidade que vão tentar dar espetáculo nos dois encontros. Do nosso lado, esperamos ter a crença necessária para atingir o nosso objetivo, que é jogar a final em Turim", finalizou.

Marco Ferreira nomeado para FC Porto-Benfica

Marco Ferreira nomeado para FC Porto-Benfica
SOMA O SEU 2.º CLÁSSICO ENTRE AS DUAS EQUIPAS
O árbitro Marco Ferreira, da Madeira, foi designado para dirigir no domingo o FC Porto-Benfica (18H15), da meia-final da Taça da Liga, anunciou esta terça-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Marco Ferreira soma o seu segundo clássico entre as duas equipas, depois de ter arbitrado a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, igualmente no Dragão, que terminou com otriunfo dos portistas, por 1-0.

O árbitro madeirense já dirigiu o dérbi entre Benfica e Sporting por duas vezes, ambas favoráveis aos encarnados, na 11.ª jornada do campeonato 2012/2013 (3-1), no Estádio José Alvalade, e na 18.ª ronda da Liga desta época (2-0), na Luz.

No FC Porto-Benfica de domingo, em atraso devido à polémica instalada em torno do atraso verificado no FC Porto-Marítimo, este bancário madeirense, de 36 anos, soma ao seu currículo de árbitro a quarta presença em clássicos entre os três grandes.

Telma Monteiro: “Dar o meu melhor e ganhar mais uma medalha”

Campeonato da Europa

Telma Monteiro: “Dar o meu melhor e ganhar mais uma medalha”

A judoca do Sport Lisboa e Benfica estará, entre os dias 24 e 27 de Abril, em Montepellier, a disputar o Campeonato da Europa de Seniores 2014. As metas de Telma Monteiro estão bem definidas.

“Vai ser o meu décimo Europeu, quero dar o meu melhor e que isso me dê a oportunidade de vencer mais uma medalha, pois seria a décima consecutiva em Europeus, um feito enorme na minha carreira”, começou por dizer à Benfica TV.

Telma Monteiro confessa que espera dificuldades mas não baixa os braços. “Tenho de entrar concentrada. Vai ser um dos Europeus mais difíceis devido à adaptação às novas regras. Tenho treinado bastante para me adaptar ao estilo das minhas adversárias directas e se fizer na prova o que tenho feito nos treinos, as coisas podem correr bem”, analisou, acrescentando: 
“A Europa, na minha categoria, tem das melhores judocas do Mundo e vai ser complicado. Há atletas que estão há pouco no circuito Sénior e que vão entrar com garra e depois há as habituais candidatas. Tenho de ter atenção a todas.”

Hóquei Patins: Barcelona recebe "final four" da Liga Europeia

Barcelona recebe "final four" da Liga Europeia
FC PORTO E BENFICA DISPUTARÃO TROFÉU EM ESPANHA
O Barcelona vai ser o anfitrião da "final four" da Liga Europeia, que terá a presença de Benfica e FC Porto, respetivamente campeão europeu e finalista vencido, e de outra equipa espanhola, o Vendrell.

O Pavilhão Blau Grana, casa do Barcelona, foi o local anunciado esta terça-feira pelo Comité Europeu de Hóquei em Patins (CERH) para suceder ao Dragão Caixa, que acolheu a edição de 2012/13, ganha pelo Benfica, na final disputada com o FC Porto.

Águias e dragões apuraram-se para a "final four" ao afastar nos quartos de final as equipas espanholas do Réus, no prolongamento, e do Liceo da Corunha, na marcação das grandes penalidades, respetivamente.

A "final four" decorre a 3 e 4 de maio com o Benfica a iniciar a defesa do título frente ao Barcelona e o FC Porto a procurar repetir o acesso à final tendo como opositor o Vendrell.

João Moutinho: «Benfica foi um justo campeão»

João Moutinho: «Benfica foi um justo campeão»
JOGADOR DO MONACO APLAUDE REGULARIDADE
Ex-jogador de Sporting e FC Porto, João Moutinho deu os parabéns ao Benfica pela conquista do campeonato nacional. Em entrevista à Rádio Renascença, o jogador do Monaco sublinhou a regularidade das águias como factor essencial para o sucesso da equipa de Jorge Jesus.

"Campeões justos são os que tiveram uma época mais regular e por isso temos de dizer que o Benfica foi um campeão justo", afirmou o internacional português.

E prosseguiu: "Ninguém está acostumado a ver o FC Porto ficar em 3.º lugar, mas são coisas que acontecem. O FC Porto sempre deu a volta por cima e com certeza que vai voltar a dar. No próximo ano estará mais forte e atingirá os seus objetivos".

Supreendente foi também a época do Sporting. Para João Moutinho, o "feito" deve-se "aos excelentes jogadores e ao treinador". "Conseguir apurar-se para a Champions é um feito".

Gaitán em dúvida para jogo com a Juventus

Gaitán em dúvida para jogo com a Juventus
PLANTEL DO BENFICA TEM TIDO UM ABRIL PARA ESQUECER NO QUE DIZ RESPEITO A LESÕES
A dois dias do jogo com a Juventus, Jorge Jesus ainda não sabe se vai poder contar com Gaitán.  De acordo com a Antena 1, o jogador argentino tem limitações físicas que o colocam em dúvida para a partida da 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa, quinta-feira às 20h05 no Estádio da Luz

O plantel do Benfica tem tido um abril para esquecer, no que diz respeito a problemas físicos: cinco já ficaram no estaleiro (Oblak, Sílvio, Luisão, Ruben Amorim e Salvio).

O Benfica fez segunda-feira à tarde um treino de recuperação. Às 17 horas volta a trabalhar à porta fechada no Seixal.

Sete campeões têm aberta a porta da saída

Sete campeões têm aberta a porta da saída

O próximo mercado de transferências promete ser muito movimentado para os lados da Luz, principalmente face ao provável êxodo de jogadores campeões. Logo à cabeça são sete os jogadores do plantel que vêem no horizonte a saída o seu adeus à águia. A começar pela baliza segundo tudo leva a crer Artur está já a tratar da sua saída no final da época, apesar de ainda ter um ano de contrato. Consciente de que será muito complicado agarrar a titularidade, na presença de Oblak o brasileiro quer ir para outras paragens.
Nas laterais Siqueira e Sílvio terminam as cedências. O Benfica tem opção de compre por Siqueira o mesmo não acontecendo com Sílvio que tem que voltar ao Atlético de Madrid.

No centro da defesa Garay, continua a ser assediado por meia Europa, sendo este a par de Gaitan um dos elementos que a SAD encarnada está preparada para ver partir. Ambos os argentinos são os mais fortes jogadores a sair do plantel para deixarem cheios os cofres do Glorioso. Depois existem Rodrigo e André Gomes. Ambos estão já vendidos a um fundo de investimento e a saída é praticamente certa mas com uma pequena hipótese de ambos poderem ainda ficar na Luz.

Um título de gente que soube aprender

Um título de gente que soube aprender

O 33.º título de campeão nacional do Benfica é resultado de uma verdadeira aprendizagem.

De Luís Filipe Vieira, que percebeu que a solução para vencer não passava por despedir um treinador debaixo de fogo por causa de um final de época traumático. E que manteve esta ideia já esta época, depois de um início de campeonato titubeante, que contou com apenas quatro triunfos nos primeiros oito jogos da temporada. Vieira resistiu às muitas opiniões que apontavam ao técnico a porta de saída e segurou Jesus contra quase todos.

E de Jorge Jesus, que entendeu a necessidade de realizar uma verdadeira gestão do plantel, não sobrecarregando sempre os mesmos jogadores como sucedeu o ano anterior. Esta tomada de consciência do treinador permitiu ao Benfica suportar uma temporada em que até foram várias as lesões de jogadores importantes (Salvio ou Cardozo, por exemplo) para não falar da saída de um jogador tão influente como era Matic.

Uma nota final para a quase ausência de referências a Eusébio. Não digo que ninguém tenha referido o nome do maior símbolo do clube, falecido em Janeiro. Mas nas inúmeras horas de transmissões televisivas e de reportagens em directo que os diversos canais emitiram na noite de ontem, contaram-se pelos dedos de uma só mão aqueles que lembraram Eusébio. E mais do que em estátuas, é na memória dos homens que os ídolos perduram.

P.S. Já depois de a edição em papel do jornal PÚBLICO ter fechado, Luís Filipe Vieira, no Marquês de Pombal, dedicou o título a Eusébio e Coluna. Aqui fica a merecida referência, que o distinguiu da maioria dos que ontem falaram aos microfones.

Ações do Benfica caem 0,42% após um início de sessão em alta

Ações do Benfica caem 0,42% após um início de sessão em alta

As ações da Benfica SAD abriram hoje em alta de 0,74% para 2,72 euros, depois de, no domingo, o clube ter assegurado o 33.º título de campeão português de futebol, mas entretanto inverteram para terreno negativo.
Pelas 10:40, as ações da Benfica SAD seguiam a cair 0,42% para 2,658 euros, tendo nestas primeiras horas de negociação sido transacionados mais de 50 mil papéis.
As ações da Sporting SAD e do Futebol Clube do Porto SAD, por sua vez, estão sem negociar desde quinta-feira, tendo fechado nos 0,88 e 0,54 euros, respetivamente.
No domingo, o Benfica assegurou o 33.º título de campeão português de futebol, ao vencer o Olhanense, por 2-0, no Estádio da Luz. O último triunfo dos 'encarnados' tinha ocorrido em 2009/10.
No sábado, o Sporting garantiu a presença na fase de grupos da edição de 2014/15 da Liga dos Campeões, cinco anos depois da última presença dos 'leões' na principal competição europeia de clubes, ao derrotar o Belenenses, por 1-0, no Estádio do Restelo.
O FC Porto, que tinha vencido as três últimas edições da competição e não terminava um campeonato no terceiro lugar desde 2009/10, assegurou na segunda-feira o último lugar no pódio e a presença no ‘playoff’ da liga dos campeões na próxima época.

Benfica sonha com a décima final europeia

Benfica sonha com a décima final europeia

Os encarnados querem regressar à decisão do título depois de terem perdido o troféu em 2013 para o Chelsea.

O Benfica recebe na quinta-feira a Juventus, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa de futebol, estando obrigado a obter um bom resultado para uma semana mais tarde, em Turim, poder lutar pela final.

Dias depois de ter garantido o seu 33.º título nacional, o clube da Luz começa a discutir a passagem à que poderá ser a décima final europeia da sua história, num embate entre duas equipas que foram esta época relegadas da Liga dos Campeões e que ainda não sofreram qualquer desaire na competição.

Além do estatuto de imbatível esta época na Liga Europa, o Benfica é o clube que mais vitórias (24) alcançou na prova desde que foi criada em 2009 e também o detentor do recorde de golos, com 66 marcados.

Na última época, os “encarnados” chegaram mesmo à final da Liga Europa, mas acabaram derrotados pelo Chelsea, por 2-1, em Amesterdão, na Holanda.

Apesar dos números, a Juventus, bicampeã italiana, acaba por juntar algum favoritismo nesta eliminatória, não só pela temporada dominante que está a realizar na Serie A, em que lidera confortavelmente com oito pontos de vantagem sobre a AS Roma, mas também pelo facto de a final deste ano se realizar no seu estádio, em Turim.

As duas equipas defrontaram-se pela última vez em 1993, nos quartos de final da extinta Taça UEFA, na altura com os italianos a venceram a eliminatória com a ajuda do médio António Conte, atualmente treinador da “vecchia signora”, e comandados por Giovanni Trapattoni, que, anos mais tarde, em 2004/05, levou o clube da Luz ao título nacional.

No primeiro jogo, no Estádio da Luz, o Benfica até venceu por 2-1, mas acabou derrotado em Turim, por 3-0.

Em 1968, naquele que foi o primeiro duelo entre os dois históricos emblemas, a vitória sorriu ao Benfica nas meias-finais da Taça dos Campeões Europeus, com triunfos por 2-0 em Lisboa e por 1-0 em Itália, numa eliminatória em que Eusébio esteve em destaque com dois golos.

Nesse ano, os “encarnados” garantiram a presença na final da Wembley frente ao Manchester United, mas acabaram derrotados por 4-1.

Com a Espanha a ter já presença assegurada na final de 14 de maio, Sevilha e Valência começam a disputar na Andaluzia o acesso a Turim, num duelo que acaba por ter um “toque” português.

Do lado dos sevilhanos, que, para chegarem a esta fase, eliminaram o FC Porto e também o Estoril-Praia, alinham o lusos Beto, Daniel Carriço e Diogo Figueiras, enquanto o Valência conta com João Pereira, Ricardo Costa e Ruben Vezo.

Nas duas vezes que se defrontaram esta temporada para o campeonato espanhol, registou-se uma vitória do Valência em casa, por 3-1, e um empate a zero em Sevilha.

Jorge Jesus não sai

Jorge Jesus não sai

Luís Filipe Vieira já transmitiu ao treinador que ele fica até 2015 e a próxima época está a ser preparada há semanas.
Selada a conquista do principal objetivo da época, na Luz há para já uma garantia: Jorge Jesus será o treinador do Benfica na próxima época. À margem da especulação de mercado, que tem apontado o treinador a vários destinos - do Mónaco ao Tottenham, passando por emblemas turcos -, Luís Filipe Vieira já transmitiu a Jesus que o plano passa pela sua continuidade, e tanto assim é que a campanha 2014/15 está a ser planeada há largas semanas contando com o dedo e a opinião do técnico, embora esta seja uma decisão que tem ligação direta com a conquista do campeonato, meta que, caso não fosse alcançada, deixaria o lugar de Jesus em risco.

Benfica campeão nos sites internacionais e nas redes sociais

Após conquista do 33.º título

Campeão nos meios internacionais e redes sociais!


A Cision, líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media, realizou uma pesquisa de forma a apurar os países em que foram produzidos mais conteúdos noticiosos sobre a vitória do Sport Lisboa e Benfica na Liga Portuguesa de Futebol profissional.

Em apenas 16 horas de pesquisa (entre as 20.00 horas do dia 20 de Abril e as 12.00 horas do dia 21 Abril) foram registados 2964 conteúdos noticiosos pelo sistema de monitorização global da Cision, que monitoriza mais de 85.000 sites de informação online em todo o mundo, num total de 2 milhões de artigos pesquisados por dia.

Do total de 2964 artigos online, 1093 foram registados em Portugal e os restantes, 1871, em 69 países diferentes. Entre estes destaca-se a Itália (país do próximo adversário do Benfica nas meias-finais da Liga Europa, Juventus), com 418 conteúdos noticiosos apurados.

A Espanha, o Brasil e a Alemanha registaram também um elevado volume de informação relativa à conquista do título pela equipa encarnada. Uma vitória destacada ainda em países menos prováveis, como o Paquistão, o Panamá e o Nepal.

Em relação às redes sociais, o triunfo do Benfica foi detectado em mais de 95 mil interacções e em diversas línguas, maioritariamente o português, o inglês, o espanhol, o francês, o alemão e o italiano. Foram igualmente detectadas interacções em línguas menos expectáveis, como o russo, o dinamarquês, o finlandês, o polaco ou o japonês.

A pesquisa foi efectuada através do sistema de monitorização de Social Media da Cision (que recolhe informação relativa a comentários nas redes sociais) e que está ligado às principais plataformas de social media, nomeadamente Facebook, Twitter, Google , Youtube, Fóruns e blogosfera.

António Simões: «Quem defender melhor vai passar»

António Simões: «Quem defender melhor vai passar»
ABORDAGEM AO JOGO COM A JUVENTUS
António Simões lembrou, esta terça-feira, a extraordinária eliminatória de 1968 contra a Juventus e acredita que o Benfica tem possibilidades para passar à final da Liga Europa.

António Simões, que representou o Benfica entre 1959 e 1975, esteve presente nos dois jogos contra a Juventus das meias-finais da Taça dos Campeões Europeus em 1967/68, em que a equipa "encarnada" venceu por 3-0 no conjunto das duas mãos e passou à final de Wembley, na qual viria a perder por 4-1 contra o Manchester United, após prolongamento.

O antigo extremo esquerdo tem "pequenos registos" sobre a eliminatória, da qual lembra uma "noite extraordinária" da equipa na primeira mão disputada na Luz, em que o Benfica venceu uma "Juventus forte" com golos de Torres e Eusébio.

No jogo da segunda mão, António Simões frisou que a equipa "teve qualidade defensiva e uma organização que impediu a Juventus de marcar", salientando o "rasgo extraordinário" do golo de Eusébio, que deixou os "tiffosi" da equipa de Turim "entre o silêncio e a estupefação".

"Uma grande memória para o Benfica e para o futebol português, que nos levou a mais uma final europeia. É uma eliminatória para recordar", frisou António Simões. Sobre as meias-finais da Liga Europa, a antiga glória das "águias" afirma que o Benfica tem "uma missão difícil" por ter "obstáculos acrescidos", nomeadamente a motivação extra da Juventus por ter a final da Liga Europa no seu estádio. "

Vai ser uma eliminatória extremamente dividida, não haverá muitos golos e eu aposto que quem melhor defender passará a eliminatória", acrescentou o antigo extremo.

António Simões diz que o Benfica "pode gerir melhor os dois jogos, por já ter sido campeão". "Vamos esperar que os jogadores tenham inspiração, momentos felizes e que joguem bem. Se o conseguirem, têm a possibilidade de passar esta eliminatória complicada. [O Benfica] neste momento, tem um estatuto de qualidade que permite ter esperança em passar a eliminatória", concluiu.