quarta-feira, 2 de abril de 2014

«Agora é que chega a parte mais importante da temporada» - Siqueira

«Agora é que chega a parte mais importante da temporada» - Siqueira

Guilherme Siqueira concedeu uma entrevista a um jornalista brasileiro, mostrando-se muito feliz com a experiência que está a passar no Benfica.

«Tem sido espetacular. Desde que cheguei ao Benfica, até ao momento, tanto a nível coletivo como pessoal, está a correr tudo bem. Estou bastante feliz. Agora é que chega a parte mais importante da temporada e é o que vai valer, mas até aqui está a correr tudo bem, vamos ver como termina. Espero que termine tudo bem», afirmou o jogador, em conversa com o jornalista brasileiro Polidoro Júnior.

Siqueira está no Benfica por empréstimo do Granada, com o clube da Luz a ter o direito de opção no final da época.

«O meu lance com o Benfica era um namoro antigo. Estivemos dois anos a tentar e só no último verão conseguimos concretizar. Estou muito feliz aqui», referiu, deixando o futuro em aberto:

«Vamos deixar para o final da temporada. Primeiro vamos pensar em terminar bem a época e depois iremos conversar.»

Pedro Rebocho e a UEFA Youth League: “Estamos muito confiantes”

Juniores

Pedro Rebocho e a UEFA Youth League: “Estamos muito confiantes”

Os Juniores do Sport Lisboa e Benfica realizam uma época de sonho. Pedro Rebocho esteve no “105x68” de terça-feira à noite, programa da Benfica TV, onde revelou toda a ambição do conjunto benfiquista para a recta final da época.

Com os pés bem assentes na terra, Pedro Rebocho garantiu que a motivação do conjunto na Youth League desenvolveu-se de jogo para jogo e que agora a ambição é muito superior.

“Estávamos muito expectantes por ser uma nova prova de carácter europeu. Com o decorrer dos jogos e a conquistarmos vitórias começámos a acreditar. Só tivemos dois empates e ainda não consentimos nenhuma derrota. Estamos muito confiantes e é claro que tudo isto nos faz sonhar alto. Já pensamos que a conquista da Youth League é possível”, revelou.

Olhando para a meia-final com o Real Madrid, no dia 11 de Abril, em Nyon, o defesa assegurou que a vontade dos benfiquistas pode sobrepor-se, afirmando que daqui em diante não haverá favoritos: “Vamos abordar o jogo com o Real Madrid como uma final, e as finais não se jogam, ganham-se. Sabemos que vai ser um adversário complicado, mas se conseguimos chegar até aqui, porque não podemos ir mais longe? É uma questão de darmos tudo em campo, sermos jogadores “à Benfica” e tudo pode acontecer”.


No panorama nacional, o Benfica lidera com 19 pontos e Rebocho, que já contribuiu com dois tentos, comentou a caminhada da formação. “A primeira fase não nos correu da melhor maneira, mas a nível europeu estávamos a exceder as expectativas com grandes vitórias. As pessoas questionavam a nossa qualidade, mas agora com o decorrer dos jogos já comprovámos o nosso valor. O objectivo passa pela revalidação do título de Campeão”, indicou.

Arranca esta quinta-feira um Rally de Portugal... “à Benfica”

Entre 3 e 6 de Abril

Arranca esta quinta-feira um Rally de Portugal... “à Benfica”

Entre os próximos dias 3 e 6 de Abril decorrerá mais uma edição do Rally de Portugal, em 2014 com duas particularidades muito especiais: um piloto do Sport Lisboa e Benfica, outro patrocinado pela Benfica TV.

 É longa e rica a história do Rally de Portugal, remontando a 1967, na altura denominado Rally TAP, sendo que só em 1975 passou a ter a designação actual e a ser organizado pelo ACP.

Uma história vasta e que em 2014 conhece novos desenvolvimentos… “à Benfica”!

Bernardo Sousa, de 27 anos, é piloto e é também o mais recente atleta do Sport Lisboa e Benfica, tendo sido oficializada a sua contratação na última semana. Incluído na WRC 2, a segunda categoria mais prestigiada do Rally mundial, o piloto tem a ambição de conquistar o título em WRC 2 e subir à categoria WRC 1.

Considerado um dos melhores pilotos de Rallys nacional, iniciou o seu percurso em 2005 e em 2010 sagrou-se Campeão Nacional. Em declarações à Benfica TV, Bernardo Sousa explicou quais os seus objectivos.

 “Estou inserido na categoria na WRC 2, o meu carro é competitivo. O Mundial é composto por sete provas, sendo uma delas o Rally de Portugal. O objectivo é lutar pelo título e, no mínimo, segurar o Top-3 para estar ainda mais forte no próximo ano.”

Jardel: «Só penso no Benfica»

Jardel: «Só penso no Benfica»
CENTRAL QUER PERMANECER NA LUZ
Jardel deixou claro que a sua vontade é continuar no Benfica. Numa entrevista concedida ao jornalista brasileiro Polidoro Júnior, o central que tem contrato com os encarnados até 2018 sublinha a sua felicidade em atuar nas águias.

"Renovei há pouco tempo e por isso só penso no Benfica. Enquando estiver a ser utilizado a minha preferência será permanecer aqui muito tempo", disse o defesa, elogiando a estrutura do clube: "Graças a deus temos tudo, de forma a chegar ao relvado e jogar bem. Queremos o titulo nacional."

Jardel admitiu que não esperava alcançar um nível tão elevado na sua carreira. "Claro que tinha como objetivo chegar ao topo do futebol mundial mas não esperava. Fui galgando pouco a pouco e cheguei a uma equipa como o Benfica. Temos sempre muitos adeptos em qualquer estádio da Europa", lembrou.

Lesão

O central recordou ainda o choque contra um jogador do V. Guimarães, que lhe provocou um profundo corte na face. "Foi uma lesão considerada grave, levei 19 pontos mas estou a recuperar bem. Em breve vou deixar de usar a máscara, que é só para proteção", adiantou.

Jardel elogiou ainda o compatriota Luisão: "levo três anos de Benfica e aprendi muito a jogar ao lado dele. É um prazer jogar ao lado de um central da seleção brasileira."

Ex-leão Miguel Garcia antevê Benfica na final

Ex-leão Miguel Garcia antevê Benfica na final

O ex-defesa do Sporting recorda a "emoção indescritível" que sentiu em Alkmaar, onde quinta-feira jogam as águias, ao marcar o golo que levou os leões à final da Taça UEFA em 2005

"Acho que o Benfica é favorito a vencer a Liga Europa. Pelo que já efetuou nos últimos anos, é sempre um favorito. O AZ Alkmaar pode complicar de uma maneira ou de outra, mas o Benfica vai ultrapassá-lo", sustentou o ex-jogador leonino, em declarações à agência Lusa.
Miguel Garcia admitiu que a equipa holandesa "é sempre um adversário a temer", porque "tem alguma experiência em termos internos e na Liga Europa", mas o Benfica "vai seguir em frente", porque "tem mais qualidade".
Quanto a possíveis adversários para os "encarnados" na corrida ao troféu, Miguel Garcia apontou a Juventus, o Valência ou até mesmo o FC Porto.
O ex-jogador do Sporting, marcador do golo que deu a passagem do Sporting à final da Liga Europa na época 2004/05, lembrou que "as equipas holandesas trocam muito bem a bola" e "valem sobretudo como coletivo".
De qualquer modo, Miguel Garcia defendeu que o "Benfica está forte" e "basta fazer o seu jogo" para, "com mais ou menos dificuldade", passar a eliminatória.

“Os jogadores do AZ sabem bem quem é o Benfica”

“Os jogadores do AZ sabem bem quem é o Benfica”

Encarnados visitam AZ Alkmaar pela primeira vez. David Mendes da Silva relembra passagem pelo clube holandês com Dick Advocaat.

O internacional holandês de origem cabo-verdiana, David Mendes da Silva jogou quatro épocas no AZ Alkmaar e conquistou o título de campeão da Holanda. Em 2006 participou no segundo jogo do AZ frente a equipas portuguesas depois do apuramento leonino para a Taça UEFA em 2005. 

Atualmente, o  internacional holandês de 31 anos joga no Panathinaikos da Grécia, mas não esquecerá a sua passagem pelo clube que amanhã defronta o Benfica.

“O AZ Alkmaar é um histórico do futebol holandês que tem feito boas prestações na UEFA. Há oito anos, contra o Sporting, quase conseguiu ir à final se não tivesse sido aquele golo no último minuto”, começa por dizer David Mendes da Silva sobre as prestações europeias do clube holandês.

“Nos últimos oito anos o AZ tem estado bem na liga holandesa e é um clube que tenta sempre ir longe nas competições europeias. Este ano têm uma nova equipa com jovens jogadores porque há dois anos tiveram problemas antes de eu sair, assim como outros jogadores, mas conseguiram construir uma nova equipa com a mesma filosofia de um futebol de ataque com muita pressão”, relembrou ao SAPO Desporto.

“Na Europa tiveram alguma sorte em não encontrar grandes clubes europeus, mas agora vão jogar contra o Benfica", acrescenta o médio holandês de origem cabo-verdiana.

David Mendes da Silva sobre Dick Advocaat :“Basta preparar bem o jogo taticamente e seja o que Deus quiser”

Em 2007, Dick Advocaat, atual treinador do AZ Alkmaar, chegou ao clube holandês pela primeira vez para substituir Ronaldo Koeman, ex-treinador do Benfica. No final da época, Dick Advocaat vai sair do clube e para David Mendes da Silva, dada a situação do AZ no panorama interno holandês, o treinador vai querer sair a vencer.

“Conheço o Dick Advocaat, já trabalhei com ele no AZ Alkmaar. Ele tem aquela mentalidade de vencedor, e como eles já não podem vencer nada na Holanda, pois estão em sétimo lugar e foram afastados da Taça e só lhes resta a Liga Europa, por isso vão fazer tudo para vencer o que é difícil, mas sei como o Advocaat pensa e sei que é “dois jogos e uma bola”, referiu David Mendes da Silva que trabalhou com o técnico de 66 anos no clube holandês.

“Ele é muito competente taticamente e tenta colocar os jogadores de mente vazia durante os jogos para os libertar da pressão de vencer, o que por vezes é a receita indicada porque se alcança resultados. Acho que os jogadores sabem bem quem é o Benfica, pois é uma equipa que perdeu a final da época passada. Acho que o treinador não precisa de dizer muita coisa, basta preparar bem o jogo taticamente e seja o que Deus quiser”, acrescentou ao testemunho sobre Dick Advocaat.

Sobre o jogo em si, David Mendes da Silva espera um "jogo aberto" mas com alguma "contenção" e "respeito" pelo Benfica por parte do AZ Alkmaar.

“Estou à espera de um jogo aberto, mas creio que o AZ Alkmaar vai jogar muito compacto porque respeitam muito o Benfica. Não vão dar muito espaço para um jogo aberto como normalmente fazem, mas creio que vão tentar sempre que puderem ir lá à frente para marcar golos, pois essa é a sua filosofia de jogo, assim como o Benfica, por isso perspectivo um jogo muito agradável. Claro que o Benfica é favorito, têm muita experiência na Europa com jogadores de muita qualidade e jovens. Mas o AZ Alkmaar sabe disso e não tem nada a perder por isso a pressão está do lado do Benfica", sentenciou David Mendes da Silva ao SAPO Desporto.

Cardozo pode estar de saída


Cardozo pode estar de saída

O internacional paraguaio, Óscar Cardozo, que esteve muito perto de se transferir para os turcos do Fenerbahçe no último defeso de Verão e na sequência do incidente que protagonizou com Jorge Jesus, na final da Taça de Portugal, em que empurrou o técnico encarnado, poderá ter adiado a saída apenas por uma temporada, isto segundo adiantou hoje o seu empresário.

Afinal, Pedro Aldave, em declarações à "Rádio Cardinal", do Paraguai, pareceu abrir totalmente a porta da saída ao avançado. "Penso que em Junho será um bom momento para transferi-lo, se possível. Há sondagens", atirou o agente.

Pouco utilizado em 2013/14
Lembre-se que Óscar Cardozo se lesionou após a vitória do Benfica, sobre o Sporting (4-3), a contar para a Taça de Portugal, tendo ficado quase três meses sem jogar e jamais conseguindo garantir a titularidade em absoluto ou a marcar, desde o seu regresso, em Fevereiro.

Afinal, o internacional paraguaio soma apenas 21 jogos e nove golos pelo Benfica esta temporada, o que é um magro pecúlio para aquilo que tem sido o seu desempenho na Luz e que parece precipitar a sua saída no final da época, sendo que Pedro Aldave terá salientado que existem sondagens do Qatar, Inglaterra, Itália e Turquia.

Ola John acredita que ainda vai vingar no Benfica

Ola John acredita que ainda vai vingar no Benfica

Numa fase em que não está nas escolhas de Mirko Slomka no Hamburgo, clube alemão ao qual está emprestado pelas águias, Ola John não perde a confiança em vingar no Benfica, tendo sublinhado isso mesmo, em entrevista ao jornal "O Jogo". "Claro que sim. A minha primeira época no Benfica foi muito boa, joguei 42 partidas, nem esperava tanto. A segunda época já não estava a correr tão bem, pois chegaram excelentes jogadores, como Markovic, havia muita concorrência na minha posição e não estava a jogar tanto quanto gostaria. Fui eu que quis sair do Benfica para ter mais minutos. E com o treinador Bert van Marwijk no Hamburgo tinha essa expectativa. Infelizmente foi despedido. Mas acredito que ainda posso triunfar no Benfica. Quem sabe já na próxima época. O futebol é assim mesmo. Nunca sabemos o que vai acontecer amanhã", atirou.

Para justificar este optimismo, Ola John relembra casos recentes e sublinha que, neste momento, é complicado tirar a titularidade a Nico Gaitán. "Então o Matic também não teve uma primeira época no Benfica mais ou menos e depois tornou-se um jogador de topo, de tal modo que agora já está no Chelsea? É como o caso de Sulejmani: conheço-o bem, porque jogou na Holanda, e sei que pode dar muito mais ao Benfica. Mas, além de ser o seu primeiro ano no clube – para cada jogador é diferente a adaptação –, é difícil também, neste momento, qualquer jogador chegar e tirar o lugar a Gaitán. E isso serve também para mim: é difícil superar Gaitán", salientou.

Entende que não precisa de mudar muito
Não se mostrando arrependido por ter pedido para ir para o Hamburgo, Ola John parece ter uma receita simples para vingar no Benfica. "Penso que não preciso de mudar muito. Só trabalhar mais. Conhece aquele ditado que diz: 'hard work beats talent?' [tradução livre: trabalho intenso supera o talento]", atirou, antes de falar de Jorge Jesus. "É um técnico de topo, jogou quase todas as provas. Era simpático, não só para mim mas para todos os jogadores. Com ele, se um jogador trabalhar muito e jogar bem, merece uma oportunidade. Não sei mais o que posso dizer sobre ele", disse.

Mas terá Ola John não trabalhado o suficiente no Benfica? O internacional holandês discorda e justifica o insucesso desta temporada pelo excesso de concorrência. "Na primeira época fui muitas vezes chamado pelo míster Jorge Jesus. Por isso, sei que ele gosta e confia nas minhas qualidades. Posso jogar bem. Mas há tantos bons jogadores no plantel nesta altura! Posso dar o exemplo de Cardozo: o que se passou comigo é o que se está a passar com ele agora. Porque é que o Cardozo não está a jogar tanto e a marcar? Porque há melhores do que ele neste momento", atirou.

Favoritismo das águias para o jogo com o AZ
Como holandês, é natural que Ola John conheça bem o AZ Alkmaar, próximo adversário do Benfica na Liga Europa, sendo que o extremo dá o favoritismo total aos encarnados. "O Benfica está muito difícil de bater e, para mim, é favorito, mesmo jogando fora. Está 75% para 25%", sublinhou.
O extremo internacional holandês emprestado pelo Benfica ao Hamburgo garante que gostaria de vir a Portugal festejar o título de campeão dos encarnados, que parece estar perto. Ola John ficou impressionado com o que viu em 2009/2010, nos festejos do último título ganho pelo Benfica.
«Vi aquela loucura toda no Marquês de Pombal. Fiquei tão impressionado. Se gostava de ir lá festejar esta época? É óbvia a resposta: claro que sim. Seria um momento memorável», assegurou o extremo holandês em declarações prestadas ao jornal O Jogo. A época de Ola John no Hamburgo não está a correr bem, pois a equipa não está a render o esperado nem o jogador está a ser utilizado com regularidade.
O Benfica poderá festejar o título de campeão em breve, uma vez que detém uma vantagem de sete pontos para o segundo classificado, o Sporting, com apenas cinco jornadas por se disputar. Se ambos os clubes vencerem todos os jogos, a formação da Luz poderá festejar o título em casa frente ao Olhanense, na 28ª jornada."Tenho acompanhado todos os jogos do Benfica. Continua a ser a minha equipa. Rodrigo e Lima estão superpotentes, num grande pico de forma, a marcar muitos golos. Espero que consigamos chegar ao título nacional. Estou empolgado", finalizou, ao jornal "O Jogo".

Sub-17: Benfica domina equipa de elite

Sub-17: Benfica domina equipa de elite
DOZE DOS 20 CONVOCADOS SÃO DOS ENCARNADOS

Portugal chega à fase final do Europeu sub-17 com um trajeto imaculado. Três vitórias, 9 golos marcados e zero sofridos – diante de Ucrânia, Islândia e Letónia – expressam bem o valor da Seleção orientada por Emílio Peixe, que encontrou na Luz a fonte da sua força e talento. A importância do Benfica na equipa nacional é de tal ordem que, para a Ronda de Elite, o selecionador levou 12 águias, entre os 20 convocados. Desse lote, 8 costumam ser titulares, isto de acordo com as equipas utilizadas na Ronda de Elite.

André Gomes: «Queremos demonstrar o nosso valor»

André Gomes: «Queremos demonstrar o nosso valor»
MÉDIO PROMETE ATITUDE FRENTE AO AZ ALKMAAR
André Gomes abordou com cautela o jogo de quinta-feira com o AZ Alkmaar, na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa. O médio português prometeu atitude.

"Respeitamos o AZ Alkmaar. Somos uma grande equipa tal como eles, apesar de não estarem tão bem no campeonato. Vamos dar o nosso máximo como tem sido habitual e tentar fazer um bom resultado para a segunda mão. Queremos aproveitar este jogo para demonstrar o nosso valor"

Questionado sobre o favoritismo dos encarnados na competição, André Gomes preferiu estendê-lo aos outros adversários: "As restantes equipas são todas favoritas a vencer. O nosso principal objetivo é o campeonato mas o Benfica quer vencer qualquer competição em que esteja envolvido. Todas as equipas têm o sonho de vencer a Liga Europa".

Face ao castigo de Enzo Pérez, o jogador português pode ser opção para o miolo, mas André Gomes deixou claro que quem decide é Jorge Jesus.

"O treinador é que tomas as decisões e todos temos de estar preparados para o que ele decidir. Seja o jogador A ou B, tem de estar focado e dar o máximo", concuiu.

O AZ Alkmaar-Benfica está agendado para as 20H05 de quinta-feira.

Jorge Jesus: «Estamos aqui e os outros vão ver-nos em casa»

Jorge Jesus: «Estamos aqui
e os outros vão ver-nos em casa»
TREINADOR DIZ QUE BENFICA JOGA O MELHOR FUTEBOL EM PORTUGAL
Jorge Jesus, técnico do Benfica, respondeu esta quarta-feira de forma clara a quem afirma que os encarnados ocupam injustamente a primeira posição do campeonato português.

"Contra factos não há argumentos. Quando o Benfica está em todas as frentes e a lutar por todas as competições, acho que não há muito a dizer. Amanhã cá estaremos a lutar por mais uma eliminatória, enquanto outros vão ver-nos em casa", afirmou em conferência de imprensa de antevisão da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, diante do AZ Alkmaar.

Jesus não tem dúvidas de que o Benfica é a equipa que joga melhor futebol em Portugal: "Cada um opina conforme as suas estratégias e opiniões. Quem vê a equipa do Benfica jogar não tem duvidas de que é a melhor equipa de Portugal. Não jogamos sempre bem, mas jogamos um futebol de uma qualidade superior ao dos outros rivais".
Jorge Jesus: «Viemos à Holanda contratar dois jogadores»
DJURICIC E SULEJMANI PARA COMPROVAR QUALIDADE HOLANDESA
Jorge Jesus destacou a qualidade das equipas holandesas, recordando que o Benfica, no princípio da época, veio a este país às compras, para adquirir os passes de Djuricic e Sulejmani, a Herenveen e Ajax (neste caso o extremo havia terminado contrato).

"Temos a consciência de que vamos jogar com uma equipa do campeonato holandês, que tem jogadores com qualidade. Tanto assim é que contratámos dois jogadores aqui. Estas equipas têm excelentes jogadores, logo boas equipas. O AZ não tem tanto prestígio como o Ajax, mas é uma das melhores equipas da Holanda. Tem jogadores rápidos na frernte e que são tecnicamente evoluídos", descreveu Jesus, em conferência de imprensa.
Jorge Jesus: «Todos valorizam o Benfica»
TÉCNICO LEMBRA A IMPORTÂNCIA DE O CLUBE TER CHEGADO À FINAL DA LIGA EUROPA A ÉPOCA PASSADA
Jorge Jesus destacou a importância que a final da Liga Europa, alcançada a época passada, teve para o Benfica, nomeadamente no que respeita ao prestígio e respeito que a mesma granjeou aos encarnados.

"Numa prova europeia, quando estamos nos quartos-de-final, meias-finais ou final isso é valorizado em todo o Mundo. Queremos continuar a sonhar que podemos chegar à final. Todos valorizam o Benfica, porque o ano passado chegámos à final. Isso é um traço da nossa qualidade", referiu o técnico encarnado, na conferência de imprensa de antevisão à partida com o AZ Alkmaar, para a 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa.

Confrontado com o facto de nas últimas épocas apenas Benfica e Barcelona terem estado sempre presentes nos "quartos" das provas europeias, sejam elas Liga dos Campeões ou Liga Europa, Jesus mostrou-se orgulhoso: "É sinónimo da qualidade do Benfica. O Benfica recuperou todo o prestígio que tinha na Europa e é um cabeça-de-série em todos os sorteios. É bom para os jogadores, mas mais importante é a identidade do clube."

AZ Alkmaar: mais contras do que prós na atração pelo desequilíbrio

AZ Alkmaar: mais contras do que prós na atração pelo desequilíbrio

Ter o jogo partido é bom para atacar, mas péssimo para defender

Ponto forte: pragmatismo do tridente ofensivo O setor mais forte do AZ Alkmaar é, indiscutivelmente, o ofensivo. Beerens, Berghuis, Jóhannsson ou mesmo Gudmundsson combinam muito bem, e encaixam no mesmo estilo: velocidade e pragmatismo no ataque à baliza contrária. São unidades muito móveis, difíceis de encaixar na marcação, e que exploram muito bem os espaços, sobretudo quando o jogo está partido. Beerens e Berghuis saíram tocados do último jogo, mas devem recuperar. 

Ponto fraco: transição defensiva Mas é quando o jogo está partido que o AZ mostra a sua pior faceta. A equipa de Dick Advocaat é muito pouco competente a recuperar no terreno, a reagir à perda de bola. Tanto demora a reorganizar-se como é incapaz de pressionar assim que a bola cai nos pés do adversário. Falta claramente agressividade e equilíbrio neste momento importante do jogo. A goleada sofrida com o Heerenveen, em dezembro, é elucidativa das dificuldades defensivas do AZ, sobretudo em transição

Principal ameaça: Aron Jóhannsson Não atravessa um bom momento, e Dick Advocaat não só o deixou no banco, no passado fim de semana, como ainda o criticou publicamente, por falta de empenho. Em todo o caso é a grande figura da equipa holandesa, já com 25 golos apontados na presente temporada (nenhum colega chegou sequer à dezena de golos). Internacional americano de ascendência islandesa, é um avançado muito móvel, que responde muito bem a passes de rutura entre os centrais e os laterais. Finaliza com frieza e mostra também apurada capacidade técnica na forma como se desembaraça dos marcadores diretos na área, em situações de 1x1.


Esteban Alvarado: o guarda-redes da Costa Rica não tem sido sinónimo de segurança na baliza do AZ. Para além das dificuldades evidentes a jogar com os pés, mostra também muita tendência para largar as bolas em resposta a remates mais fortes, nomeadamente de fora da área, tanto junto à relva como mais altos. Uma mão cheia de erros desse tipo. 

Mattias Johansson: o lateral direito sueco ataca bastante, e por isso tem quatro golos já marcados esta época, mas depois está quase sempre desposicionado, algo que não é notório apenas em transição defensiva. Mesmo quando está em zonas mais recuadas o antigo jogador do Kalmar tem tendência para perder as referências posicionais. 

Gouweleeuw: contratado no início da época ao Heerenveen, acaba por ser muitas vezes chamado a «dobrar» Johansson no lado direito, e mostra dificuldades nos duelos de um contra um. Se jogar, Rodrigo pode explorar o espaço entre o central e o lateral, como tanto gosta. 

Viergever: fez a primeira metade da época quase sempre como lateral esquerdo, mas após a contratação de Poulsen tem sido mais regular a sua utilização no eixo defensivo. Jogador perigoso nas bolas paradas ofensivas, já com cinco golos apontados esta época (e quatro assistências). 

Poulsen: contratado à Sampdoria no mercado de inverno, parece ainda estar a adaptar-se aos colegas e ao futebol holandês. Tem estado inibido e algo inseguro. 

Ortiz: elemento mais recuado do meio-campo, o paraguaio acaba, contudo, por deixar muitas vezes a zona à frente da defesa. É um jogador com qualidade técnica, que procura a bola, mas que não impõe a sua presença naquele terreno. 

Elm: médio interior que habitualmente aparece ligeiramente descaído à esquerda, destaca-se pela estatura, mas raramente participa na construção de jogo. 

Gudelj: estreou-se pela seleção sérvia no início do mês, pela mão de Drulovic, e é o elemento mais influente do meio-campo. Embora não seja um «playmaker», é ele que acaba quase sempre por pegar no jogo. Fez já oito passes para golo. 

Berghuis: jovem esquerdino que atua habitualmente pelo flanco direito, com tendência para aparecer em posição central, à procura da bola, ou então para a conduzir para essa zona, na perspetiva de um remate ou de um passe de rutura para Jóhannsson. É o segundo melhor marcador da equipa, mas a larga distância do ponta de lança, com nove tentos. 

Beerens: joga habitualmente pelo flanco esquerdo, embora o pé preferencial seja o direito. Tecnicamente evoluído, procura mais os duelos individuais e a velocidade. Cinco golos e cinco assistências esta época. 

Outras opções: 

Gudmundsson é a principal alternativa para os flancos do ataque, e no fundo é um resumo dos habituais titulares: um esquerdino que gosta de jogar pela direita, como Berghuis, mas rápido e com tendência para o 1x1, como Beerens. 
Wuytens tem sido suplente nos últimos tempo, após a contratação de Poulsen (Viegever passou para central), mas durante a primeira metade da época foi presença regular no eixo defensivo. Está, contudo, castigado para a primeira mão. A outra alternativa defensiva é Reijnen, que tanto pode jogar a central como a lateral direito. Durante algum tempo roubou, de resto, a titularidade a Johansson. 
Henriksen, jovem internacional norueguês, pode colmatar a ausência de qualquer um dos médios, embora o seu «concorrente direto» seja Ortiz. Gorter e Van Overeem são outras possibilidades, mas menos utilizadas por Dick Advocaat. 
No ataque, para além de Gudmundsson, referência mais concreta a Avdic, internacional sueco contratato ao Werder Bremen, que está na «sombra» de Jóhannsson, apenas com dois golos marcados. 

Análise detalhada: 


A teoria conta pouco no futebol, mas esta diz-nos que o AZ Alkmaar é mesmo o melhor adversário que podia ter calhado ao Benfica nos quartos de final da Liga Europa. Até pelo mau momento que a equipa holandesa atravessa, com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, e problemas entre o melhor jogador e o treinador, que já anunciou que sai no final da época. 
Com um «onze» que oscila pouco, a equipa de Dick Advocaat apresenta-se normalmente em 4x3x3, embora com recursos pontual a três centrais, como se verificou na visita ao Anzhi[imagem A]. Uma possibilidade para a Luz, caso alcance um bom resultado em casa. 
Pertencente a um futebol que vive de desequílibrios, o AZ é uma equipa que tem na transição defensiva o seu maior problema, conforme já referido. A equipa reage com lentidão à perda de bola, quer a pressionar o adversário quer a regressar à posição defensiva. 
Quando está recuado o AZ é bem mais competente a defender, mesmo longe de ser uma verdadeira muralha. O ponta de lança Jóhannsson trabalha pouco na primeira linha defensiva, na qual limita-se quase a cortar a ligação entre os centrais, e mesmo assim sem grande convicção. Logo a seguir forma-se uma linha de cinco elementos, mas sobretudo na zona central nota-se uma tendência para acompanhar mais os adversários do que para definir referências posicionais. Isso faz com que estejam sempre a aparecer espaços, e que muitas vezes o médio mais defensivo (normalmente Ortiz) abandone a zona à frente dos centrais, que assim ficam desprotegidos
Fiel ao estilo holandês, o AZ é uma equipa que procura sempre sair em ataque apoiado, mesmo que a qualidade técnica não seja, globalmente, nada exorbitante. Sente dificuldades, no entanto, frente a adversários defensivamente coesos, sobretudo pela falta de um elemento capaz de alimentar o tridente ofensivo. Basta ter em conta que Martens, transferido para o PAOK no mercado de inverno, continua a ser o «rei das assistências» (dez). Gudelj tem menos duas e procura colmatar esta lacuna, mas não é propriamente o seu perfil. 
Merece destaque ainda o peso das bolas paradas nos golos do AZ. Nas bolas paradas é de 30 por cento (24 de 80 tentos assim), com destaque para os cantos (onze). A nível defensivo as bolas paradas têm um peso ligeiramente superior (32 por cento, correspondentes a 19 golos em 59), mas com a «tipologia» mais distribuída. 

Gudelj: «Ausência de Fejsa não vai diminuir o prazer de ganhar»

Gudelj: «Ausência de Fejsa não vai diminuir o prazer de ganhar»

Jogador sérvio tem pena de não rever o compatriota, que ficou fora dos convocados de Jorge Jesus

Nemanja Gudelj está preparado para receber a comitiva sérvia do Benfica em sua casa. E nem a ausência de um elemento – Ljubomir Fejsa, que não viajou para a Holanda – retira ao médio de 22 anos a vontade de derrotar os compatriotas, já assumido na véspera ao MAISFUTEBOL.

«Não sabia que o Fejsa não tinha vindo. É pena, mas ainda há muitos outros que eu conheço», explicou Gudelj em conferência de imprensa. «Isso não vai diminuir o prazer de ganhar»

Gudelj é o único jogador ainda em prova que jogou todos os minutos desde o início da fase de grupos. No entanto, um toque no tornozelo (sofrido no jogo do último fim-de-semana, com o Cambuur) chegou a deixá-lo em dúvida para o desafio desta quinta-feira. Entretanto tudo está resolvido e Gudelj jogará mesmo contra o Benfica. 

Penáltis são para Gudelj. Ou talvez não

O mau momento de forma de Aron Jóhannsson, o melhor marcador da equipa, com 25 golos, levou Dick Advocaat a relegar o avançado para o banco no último jogo. Isto depois de Jóhannsson ter falhado dois penáltis em jogos consecutivos (Zwolle e Ajax).

Por agora, parece que o responsável passa a ser Gudelj. «Tinha sido eu frente ao Cambuur e espero ser novamente agora», reconheceu o jogador. Ao que Advocaat respondeu: «Isso é o que vamos ver amanhã!»

David Luiz recorda estreia nas competições europeias no Benfica

David Luiz recorda estreia nas competições europeias no Benfica

Jogador regressa ao Parque dos Príncipes, desta vez ao serviço do Chelsea

No dia em que o Chelsea vai jogar com o PSG em Paris, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, David Luiz recorda que foi precisamente no Parque dos Príncipes que se estreou nas competições europeias. 

«Em 2007 fiz minha estreia na Europa pelo Benfica no Parque dos Príncipes. Hoje, 7 anos depois volto a Paris a serviço do Chelsea Football Club!», escreveu o defesa dos Blues no Facebook. 

O jogo, da primeira mão dos oitavos de final da Taça UEFA, realizou-se no dia 8 Março 2007, com os franceses a vencerem por 2-1, com golos de Pauleta, Pierre-Alain Frau, e Simão Sabrosa a marcar para os encarnados. David Luiz estava no banco e entrou aos 33 minutos para o lugar de Luisão. 

Apesar da derrota em Paris, os encarnados seguiram em frente, com uma vitória por 3-1 em Lisboa. Certamente que o brasileiro ficará satisfeito por voltar a eliminar os franceses, desta vez ao serviço do Chelsea. 

Benfica joga com o equipamento principal em Alkmaar

Benfica joga com o equipamento principal em Alkmaar

Mangas do equipamento secundário podia confundir-se com o equipamento principal do AZ

O Benfica vai apresentar o seu equipamento principal no duelo desta quinta-feira com o AZ, em Alkmaar, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa.

A informação foi adiantada pela equipa holandesa, que explica que o equipamento secundário das «águias», branco e preto, podia confundir-se com as mangas do equipamento principal do AZ, que é branco e vermelho (muito parecido com o do Sp. Braga).

Como tal, a formação orientada por Dick Advocaat vai jogar de azul escuro. 

Encarnados já estão na Holanda

Encarnados já estão na Holanda
NUNO GOMES VIAJOU COM A EQUIPA
O Benfica chegou à Holanda ao meio-dia onde, na quinta-feira, pelas 20H05, irá defrontar o AZ Alkmaar na 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa.

A comitiva, que seguiu com 21 jogadores, foi chefiada por Rui Costa. Nuno Gomes viajou também com a equipa, naquela que é a sua primeira viagem com os encarnados no cargo de assessor do clube para a área internacional. 

Jorge Jesus e um jogador farão a habitual antevisão do encontro esta tarde, pelas 17 horas, seguindo-se o treino no Estádio AFAS, palco do encontro de amanhã.

Dick Advocaat: «Não temos hipóteses frente ao Benfica»

Dick Advocaat: «Não temos hipóteses frente ao Benfica»
TÉCNICO DO AZ ALKMAAR ESPERA DIFICULDADES
O treinador holandês Dick Advocaat, do AZ Alkmaar, definiu esta quarta-feira o Benfica como uma "superpotência" do futebol, mas deu o exemplo da vitória do Ajax frente ao Barcelona para mostrar que tudo é possível.

"Se o Ajax ganhou ao Barcelona [2-1 na fase de grupos da Liga dos Campeões, a 26 de novembro], o AZ pode ganhar em casa ao Benfica", considerou o treinador holandês, com vasto currículo no mundo do futebol.

Advocaat falava após o treino matinal e na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Benfica, da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, a disputar na quinta-feira (20H05), em Alkmaar.

Para o treinador, o jogo com a equipa portuguesa é de extrema dificuldade. "Não temos hipóteses com o Benfica. Se passarmos será um grande feito".

O técnico, que já venceu a Liga Europa, ao serviço do Zenit, lembrou que o Benfica foi finalista vencido no último ano - derrota com o Chelsea (2-1) - e está muito à frente do FC Porto no campeonato. "Isso diz algo sobre a sua força", justificou o treinador.

A sua saída do AZ no final da época está definida, mas Advocaat optou por dizer que está "concentrado no Benfica" e sem ideias para o futuro.

O técnico continuou a fazer muitos elogios às águias, justificando que ter o Benfica em Alkmaar num jogo particular custa muito dinheiro e que o sorteio lhes deu a oportunidade de o ter agora, por isso espera que os adeptos se divirtam.

"Vamos ter de jogar um futebol muito inteligente, caso contrário a viagem até Lisboa pode não fazer sentido", considerou o técnico, acrescentando que o AZ, sétimo no campeonato, tem o dever de terminar bem a época.

Ainda em relação ao jogo europeu, o médio sérvio Gudelj disse ter tido a oportunidade de falar com o "amigo Djuricic" e que o seu compatriota do Benfica fez algumas piadas: "vamos ver amanhã [quinta-feira]", respondeu o jogador do AZ.

"Não sei como o AZ é visto em Portugal, mas podemos mostrar na quinta-feira, a equipa e o futebol holandês", justificou Gudelj.

Fejsa falha viagem a Alkmaar

Fejsa falha viagem a Alkmaar
SÉRVIO ESTÁ LESIONADO E NÃO SEGUE COM A COMITIVA
Depois de dois jogos em que aparentou estar em dificuldades físicas, o médio sérvio Fejsa terá alguns dias de descanso, já que não seguirá viagem esta quinta-feira para a Holanda, onde na quinta-feira o Benfica defronta o AZ Alkmaar em partida da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa.

Com esta situação, aliada à suspensão de Enzo Pérez, Jorge Jesus deverá voltar a apostar no meio-campo que rendeu o empate a dois golos em casa diante do Tottenham, na 2.ª mão dos "oitavos", com os portugueses Ruben Amorim e André Gomes.

De referir que a comitiva encarnada segue viagem para a Holanda num voo fretado às 9.10

Cardozo é candidato ao onze na Holanda

Cardozo é candidato ao onze na Holanda
FOI SEMPRE TITULAR QUANDO ESTEVE APTO NA UEFA
Cardozo é forte candidato à titularidade amanhã, por ocasião do duelo com o AZ Alkmaar, a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Jorge Jesus mantém total confiança no paraguaio, apesar do jejum de golos, tendo-lhe concedido sempre a titularidade nas provas da UEFA esta época. Até ao momento, o camisola 7 só não alinhou... quando esteve lesionado.

O futebolista, de 30 anos, fez parte do onze inicial nos primeiros quatro jogos da Champions, ou seja, diante de Anderlecht (casa), PSG (fora) e Olympiacos (casa e fora). Lesionou-se no dérbi com o Sporting, respeitante à Taça, falhando por essa razão os últimos dois desafios da Liga dos Campeões, Anderlecht (fora) e PSG (casa). Por esse mesmo motivo também não participou na estreia na Liga Europa, diante do PAOK (fora). Recuperou e foi titular nos restantes três, frente a PAOK (casa) e Tottenham (fora e casa). Poupado no domingo, por ocasião da visita ao Sp. Braga, Cardozo quer acabar na Holanda a longa seca de golos – não marca desde 9 de novembro, dia do hat trick ao Sporting, na Taça de Portugal.
Jesus implacável
NUNCA PERDEU UMA ELIMINATÓRIA COM 2.ª MÃO NA LUZ
Uma regra sem qualquer exceção até ao momento. Jorge Jesus conseguiu apurar sempre o Benfica nas eliminatórias em que a segunda mão se realizou no Estádio da Luz, situação que abre boas perspetivas para o duelo com o AZ, que se inicia amanhã, em Alkmaar, e termina no dia 10, em Lisboa.
Um queijinho apetitoso para águia devoradora
NOVO ADVERSÁRIO EM CRISE NO CAMINHO DO BENFICA
Campeão holandês em 2008/09, sob a orientação de Louis van Gaal, o AZ parecia ter atingindo o corolário de um trajeto ascensional que começara a ser esboçado por Co Adriaanse, antigo treinador do FC Porto. A ambição de ser grande, mesmo sem a base social de apoio de Ajax, Feyenoord e PSV, atraiçoou os Kaaskoppen (em português, cabeças de queijo). À saída de Van Gaal, persuadido por uma proposta do Bayern de Munique, sucedeu-se a bancarrota do DSB Bank, principal patrocinador, e a necessidade premente de vender o passe dos melhores jogadores, o que se prolonga até à atualidade, como é percetível pelas saídas dos nucleares Maher (PSV), Altidore (Sunderland) e Martens (PAOK).