domingo, 4 de maio de 2014

Luz despediu-se dos Campeões

Luz despediu-se dos Campeões

Tarde de festa no Estádio da Luz, no derradeiro desafio da equipa na Catedral na época 2013/14. Na 29.ª jornada da I Liga, o Sport Lisboa e Benfica recebeu o Vitória de Setúbal, numa partida sem pressão, jogada em ritmo de gestão do Campeão. Resultados práticos? Empate a uma bola!

Já com tudo resolvido, as duas equipas subiram ao relvado com o intuito de cumprir calendário e jogar pela camisola. O espectáculo, esse começou bem cedo na capital de Portugal, com o sol a brilhar e a aquecer uma tarde repleta de emoções.

Milhares de adeptos nas imediações do Estádio, com o recinto a registar uma moldura humana de relevo para saudar o Campeão. Antes do apito inicial de Duarte Gomes, cumprido um minuto de silêncio, ouviu-se o hino do Glorioso e nas bancadas uma coreografia de arrepiar até os menos emotivos. Sinergia total entre adeptos e equipa!

Sem nada a perder, a equipa de José Couceiro apresentou-se com brio e a olhar o Glorioso nos olhos. Paulatinamente o Benfica foi começando a mandar no jogo, mas sem consequências de maior, ou seja, nada de golos.

Ao intervalo o nulo mantinha-se e justificava-se.

A festa dos golos para 52 mil aplaudirem
No reatar, o Benfica aumentou o ritmo e os frutos não tardariam em surgir. Aos 60’, grande jogada de André Gomes, a inventar o lance e a concretizá-lo. Estava feito o 1-0 na Catedral.

Aos 73’, Duarte Gomes assinala grande penalidade cometida por Maxi Pereira, com Rafael Martins a repor a igualdade, resultado com que se atingiu o final do encontro.

Na derradeira jornada do Campeonato Nacional (30.ª), a disputar no próximo fim-de-semana, o Sport Lisboa e Benfica viaja até ao Dragão para defrontar o FC Porto. Entretanto, pelo meio, já na próxima quarta-feira, o Glorioso disputa a Final da Taça da Liga, em Leiria, frente ao Rio Ave.

A fechar a época, mais duas Finais: a da Liga Europa, frente ao Sevilha, em Turim (14 Maio); a da Taça de Portugal, frente ao Rio Ave, no Jamor, dia 18 de Maio.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze inicial: Paulo Lopes, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Siqueira (62’, Enzo Perez); André Almeida, André Gomes, Salvio, Sulejmani (68’, Enzo Perez) e Djuric (45’, Lima); Cardozo.

Paulo Lopes já é campeão

Paulo Lopes já é campeão

SÓ FALTA STEVEN VITÓRIA CONSEGUIR FAIXA

Paulo Lopes foi titular diante do Vitória, conquistando o direito a exibir a faixa de campeão. Só havia alinhado, até ontem, na Taça da Liga (Gil Vicente). Não jogava no campeonato desde 12 de maio de 2012, no jogo entre o Feirense e o Gil Vicente. Castigado pela expulsão frente o FC Porto, Steven Vitória passou a ser o único jogador do plantel que não atuou na Liga.

Mais de um milhão na Luz

Mais de um milhão na Luz

ASSISTÊNCIA BATEU NÚMEROS REGISTADOS EM 12/13

Com os 52.325 espectadores que entraram ontem no Estádio da Luz para assistirem ao jogo, o Benfica ultrapassou a barreira de um milhão na presente temporada.

No total, o recinto desportivo recebeu 1.026.233 adeptos em 26 jogos, o que resulta numa média de 39.470 espectadores por partida. Convém registar que o Benfica não jogou com o Gil Vicente no seu reduto, numa partida referente à Taça da Liga. Na altura, para pouparem o novo relvado do Estádio da Luz que foi plantado no final de 2013, os encarnados disputaram esse jogo no Restelo. A assistência nesse desafio foi de 6.664 espectadores.

Com este valor o Benfica ultrapassa os números alcançados em 2012/13, onde recebeu 999.660 espectadores. Contudo, estes dados não permitem à direção do clube encarnado repetir os registos de 2011/12. Nessa época, em 26 jogos, a Luz acolheu 1.047.376 adeptos, o que equivale a uma média de 40.283 espectadores.

Vermelhos de orgulho

Vermelhos de orgulho
COREOGRAFIAS, PINTURAS, TARJAS E MUITA ANIMAÇÃO
Sob o signo do 33. Foi este o mote da festa registada no Estádio da Luz, onde jogadores e adeptos partilharam a alegria pela conquista do título e da presença na décima final europeia. Ontem, pela primeira vez esta temporada, o resultado não foi o mais importante.

O convívio no interior do recinto desportivo começou quando a equipa subiu ao relvado para os exercícios de aquecimento. Jogadores, equipa técnica e staff responderam ao desafio dos responsáveis e pintaram o cabelo de vermelho, uma opção também seguida pelos adeptos, sobretudo os mais novos. Seguiu-se a habitual dança das animadoras do clube, que acabaram por deixar o relvado ao mesmo tempo dos jogadores, abrindo espaço à primeira coreografia: no terreno de jogo, dezenas de jovens deitaram-se de forma a desenharem o número 33.

Madeixas de Jesus

A entrada das equipas em campo possibilitou vislumbrar Jorge Jesus. O técnico, ao contrário da maioria dos jogadores, optou por manter o tom natural do seu cabelo, aparecendo apenas com umas madeixas vermelhas. Na cara, porém, exibiu um 32 e um 33, alusivos aos dois títulos conquistado de águia ao peito.

Este espírito de festa rapidamente foi passado para as bancadas, onde o speaker começou a pedir a colaboração do público para a realização da maior coreografia da tarde. Com a ajuda de cartolinas vermelhas e brancas, os benfiquistas levantaram-se de forma a formarem as palavras “BENFICA CAMPEÃO” na central, uma frase que foi completada com o 33 nos dois topos da Luz. Até o presidente Luís Filipe Vieira participou na festa, exibindo a cartolina. Mais tarde juntou-se à mulher, Vanda Vieira, que fez questão de estar no estádio.


Nas bancadas foram mostradas enormes tarjas, uma com o troféu relativo ao 33.º título e outra com a figura de Cosme Damião. Seguiu-se o jogo, várias ondas, e os cânticos da bancada. “Em cada lampião há um campeão”, gritou-se.


Garay com penso na face

Garay com penso na face

DEVE ESTAR APTO PARA A FINAL DA TAÇA DA LIGA

Garay surgiu ontem com um penso na face, a cobrir o golpe sofrido na sequência de um pontapé involuntário de Pogba, por ocasião da segunda mão das meias-finais da Liga Europa. Ainda a recuperar da mazela – que até o impediu de se expressar normalmente –, o argentino falhou o embate com o Vitória de Setúbal, o último disputado na Luz esta temporada, mas deve estar apto para o duelo com o Rio Ave, agendado para quarta-feira, na cidade de Leiria, e respeitante à final da Taça da Liga. El Negro foi ontem rendido por Jardel e só desceu ao tapete verde para a festa da consagração. Aparentava boa disposição e não deixou de celebrar com os companheiros. Chegou até a brincar com o filhote de Enzo Pérez.

Sílvio e Fejsa


Operado em abril à tíbia e ao perónio da perna direita, Sílvio só regressa à competição na próxima época, não se sabendo se ao serviço do Benfica, por se encontrar emprestado pelo Atlético Madrid. O lateral também compareceu no terreno de jogo no final, recorrendo a um par de muletas para se deslocar. Fora de combate devido a uma lesão no tendão de Aquiles, Fejsa também não faltou à festa, aparentando estar praticamente recuperado.

Capas do Dia

Maio 05 / 2014

Benfica-V. Setúbal, 1-1 (destaques)

Benfica-V. Setúbal, 1-1 (destaques)
André Gomes e voilá: um golo em português

Figura: André Gomes
Quase todas as bolas do Benfica passava pelos pés dele, o que é uma prova cabal de como André Gomes influenciou o jogo. Nem todas as deciões foram precisas, mas a melhor parte delas foram boas. Estava por isso a fazer uma exibição agradável, sempre no centro do jogo, quando combinou com Cardozo, entrou na área e rematou para o primeiro golo português deste novo campeão.

Positivo: Pedro Tiba
Uma exibição de encher o olho de um médio que esta época tem dado muito nas vistas: ainda por cima uma exibição de encher o olho no Estádio da Luz. Segurou a bola, serviu os colegas, soube sair para o ataque, recuperou bolas, enfim, deu nas vistas no meio campo. Depois disso ainda cruzou de letra para um remate de Paulo Tavares à trave e sofreu a grande penalidade do empate.

Negativo: Djuricic
Deve ser um exemplo de como o cerébro humano pode ser tramado: quando chegou da Holanda era só elogios a um talento entusiasmante, num ano de Benfica nunca conseguiu provar o que vale. Parece hesitante, temeroso e pouco confiante. Faltam-lhe enfim jogos: jogos bons e moralizantes. Até porque bons pés, ele tem. Esta tarde saiu ao intervalo e o Benfica melhorou bastante sem ele.

OUTROS DESTAQUES:

Salvio
Deu o toque de extravância ao jogo, quase sempre através de velocidade e sobretudo pela ala direita. Atirou às malhas laterais depois de boa jogada individual, cruzou para Luisão cabecear com perigo e sobretudo deu profundidade ao futebol: uma coisa que este domingo ele teve muito pouco.

Luisão
Aos 33 anos parece um miúdo de 17 deslumbrado: para ele não há jogos menos importantes. Por isso, e para sintetizar tudo numa frase, foi o que sempre é: um líder, atento e esforçado. Ocupou os espaços, deu ordens, pressionou adversários. Pelo meio ainda ameaçou marcar de cabeça.

Paulo Lopes
O Benfica tem mais um campeão: Paulo Lopes estreou-se e já pode juntar um título nacional no currículo. Se calhar por isso, logo no primeiro minuto, quando recebeu uma bola fácil, o estádio lhe tributou um forte aplauso. Sem culpas no golo de penálti, defendeu o que era para defender.

Zequinha

Foi o mais rematador do V. Setúbal, o que já é alguma coisa mas não é tudo: sobretudo porque nem sempre os remates provocaram ocasiões de perigo. Irrequieto e tranquina, notou-se que queria mostrar-se, aqui e ali abusou de algum individualismo, mas pelo menos agitou o ataque sadino.

Luisão: “A todos muito obrigado e estão de parabéns”

Benfica é Campeão Nacional

Luisão: “A todos muito obrigado e estão de parabéns”

No final do jogo com o V. Setúbal, ao microfone do Estádio da Luz, o capitão da equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, Luisão, agradeceu a todos quantos foram fundamentais para a conquista do 33.º título do palmarés.

“Em nome do grupo de trabalho, que é humilde e que vestiu esta camisola, quero agradecer a todos os que nos ajudaram, aos adeptos que nos carregaram no colo, aos familiares e ao presidente, Luís Filipe Vieira. A todos muito obrigado e estão de parabéns”, disse.

André Gomes: «Foi mérito de todos»

André Gomes: «Foi mérito de todos»
FALA DO GOLO APONTADO NA LUZ
Autor do golo no empate a um diante do V. Setúbal,  o médio André Gomes destacou o empenho da equipa, apesar de considerar que a primeira parte foi menos bem conseguida.

"Não era bem o resultado que queríamos. Fizemos tudo pra ganhar. Não tem um sabor o resultado de hoje, mas demos boa resposta, depois de uma primeira parte um pouco apática. Comportamo-nos bem, criámos oportunidades e foi pena não termos marcado mais golos", começou por dizer, à BenficaTV.


"Foi um bom momento, de qualidade da equipa. Não foi só mérito meu, foi mérito de todos. Foi um bonito golo e estou muito feliz. É bom sinal, temos de atacar mais para aquela baliza", acrescentou o médio.

Conferência de imprensa de Jorge Jesus após o jogo com o V.Setúbal

Jorge Jesus: «Festa desconcentrou os jogadores»
TÉCNICO ADMITE UMA CERTA DESCOMPRESSÃO
Jorge Jesus admite que o Benfica entrou em campo, diante do V. Setúbal, bastante descomprimido depois de uma série de encontros de enorme importância e intensidade. Assim sendo, o técnico encarou como natural o empate caseiro frente aos sadinos.

"A festa desconcentrou os jogadores mas o importante era não só ganahr mas também disto uma festa para os que não têm jogado, já que eles também nos ajudaram imenso na caminhada. Queríamos que fosse uma festa também para os que jogaram pouco", referiu Jesus à "Benfica TV", numa entrevista bem rápida...

«Turim vai ficar na memória de todos»
REALÇA IMPORTÂNCIA PARA A "IDENTIDADE" DO CLUBE
A passagem do Benfica à final da Liga Europa ainda mexe na cabeça de Jorge Jesus. O treinador do Benfica não têm dúvidas: aquele foi um jogo memorável.

"A jornada de Turim vai ficar na memória de todos, não só por chegarmos mais uma vez à final mas por termos jogado contra a equipa da cidade e do país da final, que apostava tudo lá chegar. Só uma equipa com muita classe e disciplina de jogo total fez frente a uma equipa poderosa", disse o técnico à Benfica TV.

O treinador sublinhou a importância de jogos como esse para reforçar a "identidade do Benfica" no mundo do futebol: "Foi uma jornada brilhante para a identidade do Benfica ser conhecida pelo Mundo. O segredo é trabalho. Como disse Conte, o Benfica era o 6.º classificado do ranking e a Juventus 17.ª. Isso deriva de muitas vitórias nestes cinco anos".
«Estádio de Leiria vai estar pintado de vermelho»
TÉCNICO JÁ PENSA NA TAÇA DA LIGA
Jorge Jesus fez a antevisão do jogo da próxima quarta-feira frente ao Rio Ave, onde está em disputa a Taça da Liga. O técnico encarnado admitiu que fez poupanças frente ao V. Setúbal.

"É a primeira final e queremos vencer. Hoje já pensámos nesse jogo. Lançámos no jogo muitos dos jogadores que não jogaram na quinta-feira para que a equipa possa recuperar. Vai estar novamente o estádio pintado de vermelho, esperemos que a contribuir para podermos vencer esta final", relatou Jesus à Benfica TV.

O treinador prometeu "humildade e respeito" para medir forças com a equipa de Nuno Espírito Santo: "O trabalho do Rio Ave é de qualidade, está em duas finais. Os jogos a eliminar dão mais possibilidades às equipas "menos grandes". O Rio Ave soube jogar com esse fator".
«Presidente é o grande vencedor»
SALIENTA IMPORTÂNCIA DE VIEIRA NO TÍTULO
Jorge Jesus fez algumas dedicatórias sobre o 33.º campeonato e destacou o papel de Luís Filipe Vieira na conquista do título.

"Dedico o campeonato a todos os jogadores e a todo o staff. Não foi fácil. Só a autoconfiança e a convicção nunca nos fizeram desviar do percurso. Ao presidente também. Ele não joga mas foi o mentor das decisões e é o grande vencedor", disse o treinador à Benfica TV.


O técnico também não esqueceu os adeptos encarnados que, nas palavras de Jesus, acompanharam sempre a equipa do Benfica: "Agradeço a todos a forma como durante o campeonato não nos deixaram caminhar sozinhos. Partilharam sempre a felicidade e o sacrifício que tivemos em determinados jogos. Corremos uma estrada todos juntos e todos juntos fomos campeões. É uma vitória de todos os benfiquistas".

Sporting B-Benfica B, 1-1: Jogo com pouca inspiração

Sporting B-Benfica B, 1-1: Jogo com pouca inspiração
IURI E HÉLDER COSTA MARCARAM OS GOLOS
As equipas B de Sporting e Benfica empataram este domingo, 1-1, em jogo da 41ª jornada da 2.ª Liga marcado pela desinspiração de ambas.

O Sporting B marcou primeiro, aos 8 minutos, por Iúri Medeiros, mas o Benfica conseguiu chegar ao empate aos 25 minutos por Hélder Costa, numa partida mal jogada, em especial na segunda parte.

Numa tarde quente na Academia em Alcochete e com muito público nas bancadas, o Sporting B entrou melhor e inaugurou o marcador logo aos 08 minutos.

Rúben Pinto perdeu a bola a meio campo, Kikas serviu de imediato Iúri Medeiros e o médio entrou pela direita, puxou para o pé esquerdo e rematou em arco, para um golo de belo efeito.

Motivados com o golo, os "leões" estiveram perto de ampliar a vantagem três minutos depois, mas Bruno Varela defendeu com dificuldade o remate de Dramé.

Os "encarnados", que perderam Urreta por lesão muito cedo, tinham dificuldade em incomodar Mickael Meira, chamado a intervir pela primeira vez aos 20 minutos, opondo-se a um remate perigoso de Hélder Costa.

Na resposta, o avançado Dramé, na sequência de um livre, enviou a bola à barra da baliza de Bruno Varela. Depois do aviso, Hélder Costa acabou mesmo por fazer o empate aos 25 minutos. Bernardo Silva ganhou a bola na direita e isolou Hélder Costa, que surgiu do lado contrário frente a Mickael Meira, para rematar de pé esquerdo de forma certeira.

Após o golo, o Benfica B equilibrou o jogo e até ao intervalo não se registaram mais lances de perigo junto de ambas as balizas. Na segunda parte, o primeiro lance de perigo foi para o Benfica B, aos 48 minutos. Hélder Costa ganhou na velocidade a Riquicho e surgiu na cara de Mickael Meira, mas o remate saiu ligeiramente ao lado.

O Sporting B respondeu à boa entrada do Benfica B e aos 53 minutos esteve perto do golo. Na sequência de um canto, Wallyson domina com o peito na área "encarnada" e remata de forma acrobática para uma grande defesa de Bruno Varela. A equipa de Hélder Cristóvão sofreu nova contrariedade aos 67 minutos, quando Filip Markovic, que tinha entrado um minuto antes, saiu devido a uma lesão muscular, numa segunda parte muito mal jogada.

Aos 87 minutos o Benfica B teve uma dupla oportunidade para chegar ao golo. Na sequência de um canto, a bola sobra para Bernardo Silva que cabeceia, com um defesa contrário a cortar em cima da linha de golo, surgindo na recarga Rui Fonte a rematar para grande intervenção de Mickael Meira.

Jogo na Academia de Alcochete.

 Ao intervalo: 1-1

Marcadores: 1-0, Iúri Medeiros, 08 minutos. 1-1, Hélder Costa, 25.

Sporting B:
Mickael Meira, Riquicho (Luka, 57), Samba, Matias Perez, King, Kikas, Wallyson, Chaby (Enoh, 80), Ricardo Esgaio, Iúri Medeiros (Manafá, 87) e Dramé.
Suplentes: Luís Ribeiro, Edelino Ié, Luka, Manafá, Yan Zihao, Bruno Wilson e Enoh.
Treinador: Abel Ferreira.

Benfica B:
Bruno Varela, João Cancelo, Lindelof, Gianni Rodriguez, Rúben Pinto, João Teixeira, João Amorim (Filip Markovic, 65, Lolo, 67), Bernardo Silva, Urreta (Rui Fonte, 18) e Hélder Costa.
Suplentes: André Ferreira, Filip Markovic, Lolo, Rui Fonte, Rudinilson Silva, Nélson Semedo e Wei Huang.
Treinador: Hélder Cristóvão. Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rúben Pinto (37), Luka (70) e Rui Fonte (90+1).


Assistência: cerca de 1.000 espetadores.

Antonio Conte: «Juventus merecia mais frente ao Benfica»

Antonio Conte: «Juventus merecia mais frente ao Benfica»
TREINADOR DIZ QUE A EXPERIÊNCIA FOI DECISIVA
O treinador da Juventus, Antonio Conte, continua com dificuldades para digerir a eliminação frente ao Benfica. Conte reafirma que a sua equipa merecia mais, mas num discurso mais comedido.

"Chegámos a uma meia-final de uma competição europeia. É sempre uma experiência importante e muitos tiveram a oportunidade de respirar um ambiente que os fará evoluir", começou por dizer o técnico na conferência de imprensa antes do jogo com a Atalanta, segunda-feira (20 horas).

"No época passada, fomos eliminados pelo Bayern, que depois conquistou a Liga dos Campeões. Este ano demonstrámos que temos capacidade para lutar pela vitória diante de qualquer adversário. Depois, na Liga Europa, acho que merecíamos mais nos jogos com o Benfica. A experiência deles foi decisiva para se qualificarem para a final", concluiu Conte.

Manuel Sérgio - A grande revolução de Jesus ou o mundo que o desporto não tem

Manuel Sérgio - A grande revolução de Jesus ou o mundo que o desporto não tem
Se nem só de pão vive o homem, também não se pode viver sem pão. Sem um certo ter, não se pode ser. Os bens materiais só são desprezíveis quando se erguem como obstáculo a uma ordem social, económica, espiritual, onde todos nos sintamos irmãos, ou melhor: onde todos nos sintamos com iguais oportunidades.

Podemos por isso afirmar, sem receio, que pode construir-se uma sociedade moldada nos princípios do Evangelho. Que o mesmo é dizer: não se transforma uma sociedade unicamente por meio de decretos e de leis, ou pelo carisma de líderes incontestados. De uma revolução política, fundamentada nas melhores intenções, podem nascer invejas, ódios incontidos, ambições insatisfeitas. A grande revolução de Jesus transforma o social e o político, porque antes nos transformou a cada um de nós. Interrogam-se os fariseus sobre o reino de Deus e Jesus responde: “O reino de Deus não chega de uma maneira que impressiona a vista. O reino de Deus está dentro de vós”.

Porque desejava fazer um mundo novo, Ele trabalhou e ofereceu a sua própria vida para que nascesse também um ser humano novo. Quando os discípulos lhe perguntaram: Mestre, de nós qual será o primeiro no reino dos céus? Jesus sentou-se, reuniu os doze à sua volta e disse-lhes: “Se algum quiser ser o primeiro, que seja agora o último e esteja ao serviço de todos”. E, chamando uma criancinha, envolveu-a carinhosamente num abraço e ensinou: “Em verdade vos digo que, se não vos tornardes como esta criança, não entrareis no reino dos céus”. Jesus é fator de progresso material, natural, porque é também fator de progresso moral, espiritual. De muitas revoluções surgiram (como o micróbio do fruto apodrecido) figuras hediondas, como Hitler, como Estaline, como Pol Pot e tantos mais.

Jesus é bem explícito, a este respeito: Ele chamou aos discípulos pescadores de homens e não pescadores de almas. E, quando reza ao Pai, suplica: “Não Vos peço que os retireis do mundo, mas que os preserveis do mal”. Por isso, recomenda que se pague o tributo a César, sacia multidões esfomeadas, vai às núpcias de Caná, manifesta um carinho especial por Maria Madalena, etc., etc. Trata-se, de facto, de um cidadão exemplar, mas porque se fundamenta em princípios perfeitamente revolucionários: Bem-aventurados os pobres de espírito (ou seja, os modestos, os humildes) porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados os que choram, porque serão consolados; bem-aventurados os que pacificam, porque serão chamados filhos de Deus; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados; bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão a misericórdia; bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus; bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus. E chega mesmo a dizer: “ Se trouxerdes a vossa oferta ao altar e aí vos lembrardes que o vosso irmão tem qualquer coisa contra vós, deixai ali a oferta, ide reconciliar-vos primeiro com o vosso irmão e depois voltai e oferecei a vossa oferta”. Em Jesus, há uma seiva espiritual que alimenta e percorre todo o Seu comportamento, onde brilham a solidariedade e a justiça. São um logro as revoluções sociais e políticas lideradas por ditadores, por violentos, por hipócritas, mesmo que pronunciem palavras encantadoras, ou se afirmem enviados por Deus. Jesus avisa: “Nem todo o que diz Senhor! Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai”.

A grande revolução de Jesus é esta: não há na sua doutrina qualquer dualismo (razão-fé, ciência-religião, natureza-cultura, imanência-transcendência, espiritualismo-materialismo, rico-pobre, branco-preto, senhor-servo, indivíduo-pessoa, sagrado-profano): Ele dá sentido à evolução, ao processo histórico – o amor de Deus confunde-se com o amor do próximo! E, porque vês Deus, no teu próximo, sê então um revolucionário. Ocorre-me, neste passo, a frase célebre de Agostinho de Hipona: “Ama e faz o que quiseres”. Com Jesus, nasce um mundo novo e um homem novo. Jesus tudo adotou, retificou, uniu, completou, Ele corresponde aos postulados mais universais e profundos que animam o ser humano. N’Ele, a dimensão social e a dimensão espiritual confundem-se na complexidade humana! A grande revolução de Jesus é esta: a vida tem sentido, sempre que se ama a Deus no próximo, sempre que se descobre a transcendência na imanência. Com isto, não nego a necessidade da meditação e da oração. Digo tão-só que, sem obras, a fé é morta. Foi das primeiras coisas que aprendi, na disciplina de História da Cultura Clássica, na Faculdade de Letras de Lisboa: a cultura ocidental radica na filosofia grega, no espírito jurídico latino e na mensagem judaico-cristã (eu gosto de acrescentar-lhes o criticismo de Kant e ainda o dos grandes nomes do Iluminismo).

Mas, no lugar da religião do indivíduo, é preciso apostar na religião da comunidade, que não subalterniza a realidade e o valor do indivíduo, mas o considera essencialmente relativo aos outros e à sociedade. No plano dos valores, portanto, requer-se a passagem de uma ética individualista a uma ética comunitária, onde todos são corresponsáveis. Em Jesus, não há só o proximus, o amigo, o familiar, mas principalmente o socius, na criação de instituições mais solidárias, mais justas. Jesus não lutou por uma religião dos espíritos, mas por uma religião dos homens, sabendo que, se uma revolução social não chega para criar o “homem novo”, pode criar condições ao seu nascimento. A religião de Jesus não sofre de absentismo e conformismo. Ele escolheu a religião do afrontamento contra os privilégios, contra a violência dos poderosos, contra as injustiças do sistema dominante. Por isso, foi crucificado. Por isso, aqui deixo um resumo das minhas meditações, em muitos momentos da minha vida. Jesus continua (continuará) um grande contemporâneo. Estou a ouvir alguns dos meus habituais leitores a levantarem, perplexos, uma interrogação: “Mas que tem tudo isto a ver com o Desporto?”. É indubitável que a mensagem de Jesus tem em vista um mundo novo – o mundo que eu desejo ao desporto, hoje e sempre! Aliás, permitam-me a pergunta: se este meu artigo nada tem a ver com Desporto, concorre a um melhor desporto um clubismo faccioso e o racismo que ainda enodoa os grandes estádios da alta competição desportiva?

Não esqueçamos que o Desporto tem como objetivo primeiro a concretização de valores que a cultura ocidental proclama como seus – aqueles valores por que Jesus deu a própria vida. Um dos primeiros criadores do desporto moderno foi o cónego inglês Thomas Arnold, que viveu na primeira metade do século XIX. Aos que, entre paroxismos e crispações, caluniam os árbitros, detestam os clubes adversários e só encontram defeitos e limitações... nos outros – seria bom que, uma vez por outra, estudassem a História do Desporto. E peço licença para aconselhar a leitura do livro “de la GYMNASTIQUE aux SPORTS MODERNES” (Vrin, Paris). É a melhor História do Desporto que eu conheço.


Manuel Sérgio é Professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto

Benfica-V. Setúbal (antevisão): futebol apenas por prazer?

Benfica-V. Setúbal (antevisão): futebol apenas por prazer?

Encarnados vão aproveitar jogo para gerir, sadinos já não têm objetivos grandes para lutar e parece ser um jogo sem sal: mas não será esse um bom prenúncio?

MOMENTO
Benfica
O tempo é de festa no Estádio da Luz: a equipa é campeã nacional, está na final da Liga Europa e pode somar mais um título na próxima quarta-feira. A Taça da Liga. Por isso, e três dias após o jogo de Turim, com essa final marcada para meio da próxima semana, é provável que Jorge Jesus faça descansar os jogadores mais utilizados. O Benfica soma porém dez vitórias seguidas nos jogos do campeonato, por isso há também uma sequência luxuosa a manter.

V. Setúbal
A época deixou de ter objetivos concretos para o V. Setúbal: a manutenção está garantida há muito, a Europa já não é possível e não há mais nenhuma competição a disputar. Há apenas aquele desejo de manter um lugar nos oito primeiros classificados, colocando o histórico emblema sadino na primeira metade da tabela classificativa. O V. Setúbal vem, de resto, de dois empates e não ganha fora desde 16 de março: a Académica está a ameaçar o oitavo lugar...

AUSÊNCIAS
Benfica
Silvio (lesionado); Fejsa e Garay (em dúvida)

V. Setúbal
Rámon Cardozo, Diogo Rosado e Jorginho (lesionados)

DISCURSO
Jorge Jesus
Não falou.

José Couceiro
«Este jogo, para nós, é um teste muito a sério. O Benfica está muito bem e não é por acaso que equipas como o Paris Saint-Germain, a Juventus, o FC Porto e o Sporting não conseguiram nem sequer empatar, perderam. Eu disse que queríamos ficar nos oito primeiros e isso não está assegurado. O jogo para nós tem interesse competitivo, enquanto que para o Benfica não tem.»

CONFRONTO DIRETO
É um jogo de fortes tradições no futebol português: Benfica e V. Setúbal já jogaram por 167 vezes em jogos oficiais. O balanço é francamente favorável ao Benfica, claro, sobretudo nos jogos em casa: 70 vitórias, oito empates e seis derrotas. Os encarnados venceram as quatro últimas receções ao V. Setúbal e melhor do que isso: não perdem em casa com os sadinos desde 30 de agosto de 1987: há 26 anos, portanto.

EQUIPAS PROVÁVEIS
Benfica

V. Setúbal


Outros convocados: Sérvin; Javier Cohene, Marcos Acosta, Paulo Tavares, Ney Santos, Tiago Terroso, Betinho, Miguel Pedro e Pedro Coronas.

Vieira quer mais sócios

Vieira quer mais sócios

CLUBE VAI DISTRIBUIR 4,5 MILHÕES DE INSCRIÇÕES

Luís Filipe Vieira não esquece a meta dos 300 mil sócios. E é a pensar nisso que o clube arranca amanhã com a campanha sócio zero euros, com o presidente doBenfica a “invadir” a vida dos portugueses. O clube vai distribuir nas caixas de correio a nível nacional 4,5 milhões de panfletos para a inscrição, mas a campanha, com o rosto de Vieira, será extensiva a anúncios na televisão, imprensa e outdoors.

A filiação do emblema encarnado está, neste momento, nos 250 mil sócios, sendo este um número a ser atualizado depois da campanha “zero euros”. O clube promete fazer uma recontagem dos existentes, e nos últimos dias enviou cartas a associados que tinham quotas por pagar, falando da recontagem.

A campanha é agressiva e o clube acredita que não deixará nenhum adepto indiferente. O clube promete a oferta de três meses de quotas e dois bilhetes gratuitos (exceto jogos com oSporting, FC Porto e última jornada). Vieira passou várias horas a filmar e fotografar aquelas que serão as imagens distribuídas pelo país, acompanhadas de uma frase elogiosa para o grupo de trabalho, mas também para quem apoia a equipa. “Os jogadores não são campeões sem um bom treinador; o treinador não ganha campeonatos sem o suporte da direção; a direção não garante títulos sem o apoio do Benfica. E o clube?O clube não é nada sem os sócios”, diz o presidente das águias.

15 milhões anuais


Note-se que o clube recebe à volta de 15 milhões de euros anuais em quotização, dos quais 25% são para a SAD, sendo o restante para o clube. Esta é uma fatia importante nas contas do emblema benfiquista, mas, acima de tudo, o aumento dos sócios um objetivo de Vieira.

Paulo Lopes pode ser campeão nacional hoje

Paulo Lopes pode ser campeão nacional hoje

VETERANO GUARDA-REDES ESPREITA PRIMEIRO TÍTULO

O dia de hoje pode ser de festa especial para Paulo Lopes. Aos 35 anos, o guarda-redes natural de Mirandela pode fazer o primeiro jogo no campeonato pelo Benfica, clube onde fez quase toda a sua formação, ainda na década de 90. E, se isso acontecer, juntar-se-á aos 26 jogadores que já se sagraram campeões nesta temporada.

Do lote de futebolistas que trabalham sempre com o plantel principal, há apenas dois que não foram utilizados na Liga durante a época e que, por isso, ainda não são campeões. São eles Paulo Lopes e Steven Vitória. O central contratado no ano passado a custo zero ao Estoril viu um vermelho no último jogo da Taça da Liga, em casa do FC Porto, e não entra nas contas para hoje. Por isso, terá de esperar pela última jornada, também no Dragão, para o conseguir. Já o habitual terceiro guarda-redes deverá ter hoje a sua oportunidade, até porque as finais serão, tudo indica, entregues a Jan Oblak.


Paulo Lopes, cujo contrato com o Benfica termina no final desta época, foi dos jogadores mais efusivos nos festejos do título nacional após o jogo com o Olhanense. Hoje, também deverá tornar-se campeão... oficialmente.

Adepto do Nápoles agradece ao... Benfica

O Facebook "Ultra Style" mostra uma caricata imagem de um adepto do Nápoles com uma tarja a agradecer ao Benfica, durante a final da Taça de Itália diante da Fiorentina.

Título de campeão vale três milhões

Título de campeão vale três milhões

São já 26 os jogadores que podem contar com acrescento monetário, pela conquista do objetivo prioritário definido por Luís Filipe Vieira

O objetivo foi definido e sublinhado repetidas vezes ao longo da temporada. Luís Filipe Vieira estipulou que a ambição encarnada para 2013/14 passaria, à frente de tudo o resto, pela conquista do título de campeão nacional, que escapou por entre os dedos na ponta final da época passada. E, para dar alguma motivação extra ao plantel, ficou definido, apurou O JOGO, um prémio pelo triunfo no campeonato, que ascende a três milhões de euros, um montante substancialmente superior ao da Liga Europa, justificando a prioridade presidencial.

.Capas do Dia Maio 04 2014