segunda-feira, 14 de abril de 2014

Benfica tenta virar tendência no clássico 21 anos depois

Benfica tenta virar tendência no clássico 21 anos depois

Encarnados não vencem o FC Porto duas vezes no mesmo ano desde 1993. Na quarta-feira têm a hipótese de virar a página e repetir o feito. Há duas décadas a equipa orientada por Toni tinha Isaías, Vítor Paneira, João Vieira Pinto e Rui Águas

Há 21 anos que o Benfica não vence o FC Porto duas vezes no mesmo ano civil. A última vez que isso aconteceu foi em 1993, quando os dragões mudaram de treinador, Carlos Alberto Silva para Ivic, e Toni procurava o sucesso na Luz. Agora, a equipa de Jorge Jesus tem a oportunidade de repetir o feito, caso vença a formação de Luís Castro esta quarta-feira, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
E foi curiosamente num jogo da Taça que essa dupla vitória começou. Mais concretamente em janeiro de 1993, no mesmo dia em que Paulo Futre foi apresentado aos adeptos como reforço encarnado. Desviado por Jorge de Brito ao Sporting, o avançado trocou o Atlético de Madrid pelo Benfica, num negócio que ficou marcado pelo polémico apoio da RTP na contratação por 600 mil contos.
Há dois anos, no programa «Futrebol», da TVI24, Paulo Futre contou na primeira pessoa o que se passou naqueles dias e como ainda continua à espera de Sousa Cintra no aeroporto. 
Naquela tarde de janeiro Futre viu o jogo da bancada e parece ter dado sorte, uma vez que a sua nova equipa venceu o campeão FC Porto por 2-0. Um dia de grande inspiração do brasileiro Isaías, que marcou um dos golos, viu-se envolvido na expulsão de Aloísio (um dos raros cartões vermelhos diretos do defesa, que deu uma cabeçada no compatriota) e ainda sofreu o penálti que viria a dar o segundo golo, apontado por Yuran, já nos últimos minutos da partida.
 Na equipa de Toni figuravam jogadores tão importantes como Mozer, Veloso, Kulkov, Vítor Paneira, João Vieira Pinto, Rui Águas, Isaías, Schwarz e Paulo Sousa. Do outro lado estavam Vítor Baía, João Pinto, Fernando Couto, Aloísio, Timofte, Kostadinov, Jorge Costa e Domingos. 
Ultrapassado o FC Porto nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, curiosamente os encarnados viriam a receber o Amora, treinado por Jorge Jesus, que golearam por 5-0. O troféu seria conquistado na final perante o Boavista, num jogo fantástico de Paulo Futre, o melhor que fez pelo Benfica, em que apontou dois golos na vitória por 5-2. 
Já no início da época seguinte, os dois clubes encontraram-se na primeira mão da Supertaça, novamente na Luz, e o Benfica voltou a vencer, mas pela vantagem mínima (1-0). O autor do golo foi Rui Águas, aos 84 minutos, num cabeceamento fantástico após cruzamento da direita de Vítor Paneira. Os dragões apareceram na Luz com três centrais e foram massacrados, salvando-lhes a exibição segura de Vítor Baía. Tomislav Ivic começava com o pé esquerdo uma temporada em que viria a ser substituído por Bobby Robson.
Os encarnados, ainda orientados por Toni, viriam a conquistar o título, e arrancavam para uma época fulgurante, contando basicamente com os nomes do ano anterior, menos Paulo Futre, que tinha sido vendido ao Marselha.
É este o legado que o atual plantel do Benfica vai procurar seguir, sendo certo que há dois registos positivos mais recentes, mas que não foram conseguidos no mesmo ano. Em 2005/06 Ronald Koeman conseguiu vencer dois jogos a Co Adriaanse (ambos na Liga: 1-0 na Luz e 2-0 no Dragão), mas de pouco lhe valeu, porque não venceu qualquer troféu.
Mais recentemente, já com Jorge Jesus, dois triunfos na época de 2009/10, primeiro no campeonato, por 1-0 (dezembro de 2009), e posteriormente na final da Taça da Liga (março de 2010), com triunfo por 3-0. Este foi um dos cinco triunfos do atual técnico do Benfica sobre o FC Porto, sabendo-se que o registo que possui perante os dragões é negativo. 

Desde que é treinador da equipa da Luz, Jesus venceu cinco vezes o FC Porto, empatou em duas ocasiões e somou sete derrotas (a última na primeira mão da meia-final). Depois do trauma da época passada, em 2014 já conseguiu triunfar no jogo da Liga realizado na Luz e tem agora a oportunidade de fechar um ciclo, afastando um dos papões pessoais. Quando chegou ao Benfica venceu os dois primeiros jogos aos rivais da Invicta e a partir daí somou muitos desgostos, mas este ano pode mudar a tendência.
Ainda assim, no total da carreira, em 31 desafios disputados antes os dragões, Jesus venceu cinco (sempre pelo Benfica), empatou sete e perdeu 19. Quanto aos embates entre FC Porto e encarnados já se sabe que têm sempre dimensões épicas e este dá entrada direta na final da Taça de Portugal. 

SL Benfica 2014 - We stand, we rise

Um vídeo com personalidade muito bem trabalhado tecnicamente, um estilo urbano, grunge, global que tão bem veste o Benfica de 2014, autor Pedro Martins.
Um trabalho que devia passar no próximo domingo na Luz, no balneário dos nossos jogadores, instantes antes de subirem ao relvado, de pisarem o sagrado chão da Catedral, frente ao Olhanense. No jogo que pode ser o do Título, do 33º... num Domingo de Páscoa... o Benfica é a nossa religião...
Depois de cairmos bem de pé, voltamos orgulhosamente erguidos, grandes vitórias nos esperam...

Pedro Rebocho: «Estivemos a um passo da glória»

Pedro Rebocho: «Estivemos a um passo da glória»
LAMENTA DERROTA NA FINAL FRENTE AO BARCELONA
Pedro Rebocho é um dos rostos do desânimo encarnado. O lateral esquerdo do Benfica foi titular na derrota encarnada frente ao Barcelona, final da Liga Jovem da UEFA, mas sublinha que agora é preciso pensar no resto que falta do campeonato nacional de juniores.

"Estivemos a um passo da glória mas valeu pela campanha que fizemos! Agora o foco é o campeonato, queremos conquistá-lo novamente", afirmou em declarações proferidas na conta pessoal de Instagram, esta segunda-feira.

João Nunes: “Caímos com honra e orgulhosos do que fizemos”

Final da UEFA Youth League

João Nunes: “Caímos com honra e orgulhosos do que fizemos”

Os Juniores do Benfica perderam com o Barcelona por 0-3 na Final da UEFA Youth League e o capitão, João Nunes, em declarações à Benfica TV, elogiou a postura do grupo no jogo e na competição.

“Perdemos por 0-3, mas caímos com honra e orgulhosos do que fizemos. O resultado não espelha o que se passou no relvado. Fizemos uma segunda parte fantástica, o Barcelona marcou nas ocasiões que teve. Vamos continuar com esta força no Campeonato”, garantiu.

Final da UEFA Youth League

Nuno Santos: “Chegámos aqui com o nosso valor”

O camisola 11 dos Juniores do Benfica, Nuno Santos, à Benfica TV, lamentou o facto de ter ganho a equipa mais eficaz, mas não a melhor.

“Chegámos aqui com o nosso valor, ultrapassámos adversários muito fortes, mas as finais não se jogam, ganham-se. Nós jogámos, eles tiveram três oportunidades e marcaram”, considerou.

Nuno Gaioso: “Recuperámos a Formação e temos resultados para dar”

Trabalho desenvolvido no Seixal

Nuno Gaioso: “Recuperámos a Formação e temos resultados para dar”

O vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Nuno Gaioso, no final da derrota com o Barcelona por 0-3 falou com a Benfica TV a quem enalteceu a exibição dos Juniores em Nyon, bem como o trabalho já realizado no Caixa Futebol Campus.

“Somos finalistas da 1.ª edição da Youth League; em segundo lugar dar os parabéns ao Barcelona. Fomos uma excelente equipa. Dar os parabéns a todos os jogadores e à equipa técnica chefiada por João Tralhão. Depois dizer que há um projecto de desenvolvimento no Seixal onde recuperámos a Formação do Clube e temos resultados para dar. Perdemos mas fizemos uma excelente prova e estão todos de parabéns”, apontou.

João Tralhão: “Estou muito orgulhoso dos meus jogadores”

SL Benfica é vice-campeão Europeu

João Tralhão: “Estou muito orgulhoso dos meus jogadores”

A Formação do Sport Lisboa e Benfica viveu esta segunda-feira, dia 14 de Abril, um dos momentos mais altos da sua História. Depois de uma caminhada imaculada na prova, os nossos Juniores disputaram a Final da UEFA Youth League frente à equipa do FC Barcelona e, nem a derrota, tira o brilho ao momento vivido… o Benfica é vice-campeão Europeu.

E é precisamente nesse sentido que apontam as palavras do treinador, João Tralhão, no final de uma partida ingrata, onde o Benfica se viu derrotado, fruto da eficácia dos catalães e de alguma falta sorte e mais coração do que cabeça do Glorioso.

“Uma palavra para os jogadores que foram brilhantes durante a competição, fizeram um trajecto fantástico. Na Final tivemos uma excelente prestação, lutámos e fizemos tudo dentro de campo. Fomos infelizes depois de o controlar e dominar. O Barcelona foi mais feliz e está de parabéns”, analisou João Tralhão.

 Esta foi a primeira época em que se disputou a prova, prova essa que trouxe maior maturidade e contacto com os grandes palcos europeus aos jovens atletas: “A experiência foi enriquecedora. Queríamos fechar com chave de ouro, levar o troféu. Este jogo, na minha opinião, se tivesse sido mais justo teríamos ficado com o troféu. Estou muito orgulhoso dos meus jogadores e vamos continuar a trabalhar”.

 A fechar, e depois de a “onda vermelha” se ter sentido também em Nyon num apoio fervoroso e apaixonante à equipa, João Tralhão elogiou esse facto e quis deixar uma palavra de reconhecimento a todos os que, de uma forma ou de outra, apoiaram a equipa nesta caminhada.

“Quero deixar uma palavra de grande agradecimento a estes adeptos que vivem o Benfica com uma paixão enorme, inesgotável. Deram-nos um apoio fantástico desde o primeiro dia. Agradecer aos adeptos, aos amigos, à família e a todos os que nos ajudaram a chegar até aqui”, concluiu o técnico do Sport Lisboa e Benfica.

Luís Filipe Vieira: “Encheram de orgulho o Benfica e os benfiquistas”

Presidente subiu ao relvado do Colovray

Luís Filipe Vieira: “Encheram de orgulho o Benfica e os benfiquistas”

O presidente do Benfica fez questão de subir ao relvado do estádio Colovray, em Nyon, no final do encontro desta tarde, para dar uma palavra aos Juniores que fizeram um trajecto irrepreensível na UEFA Youth League, deixando a sua marca na primeira edição da competição.

“Vocês estão tristes mas quero que saibam que encheram de orgulho o Benfica e os benfiquistas. A Europa ficou a conhecer a nossa qualidade. Têm um futuro cheio de vitórias pela frente”, disse Luís Filipe Vieira, orgulhoso da prestação da equipa orientada por João Tralhão, finalista vencido na primeira edição da UEFA Youth League, frente ao FC Barcelona.

Esta terça-feira

Vice-campeões europeus chegam às 12h45 ao Aeroporto da Portela

A equipa de Juniores do Sport Lisboa e Benfica chega, esta terça-feira, pelas 12h45, ao Aeroporto da Portela, em Lisboa, após ter realizado uma campanha fantástica na 1.ª edição da UEFA Youth League onde se sagrou vice-campeão europeu após derrota na Final ante o FC Barcelona.

Recorde-se que os Juniores fizeram um trajecto imaculado até à Final não sofrendo qualquer derrota na Fase de Grupos ou nas eliminatórias onde deixaram pelo caminho formações como Áustria de Viena, Manchester City ou Real Madrid.

Depois de uma campanha que deve deixar todos os benfiquistas orgulhosos, estes jovens merecem a presença em massa dos adeptos para lhes transmitirem o orgulho que sentem por terem sido tão bem representados por talentosas promessas do Futebol português.

Luisão felicitou finalistas da Youth League

Luisão felicitou finalistas da Youth League


Capitão do Benfica deixou uma mensagem de ânimo à equipa do Benfica que foi derrotada pelo Barcelona na final da UEFA Youth League.
"Parabéns a essa garotada, excelente trabalho e com certeza todos os benfiquistas estão orgulhosos de vocês...", escreveu Luisão no Twitter, depois da derrota, por 3-0, do Benfica frente ao Barcelona, na final, em Nyon (Suíça), da UEFA Youth League.

O capitão do Benfica não faltou com palavras de ânimo aos jovens do clube que fizeram uma carreira brilhante naquela competição.

Vieira consolou jovens encarnados no relvado

Vieira consolou jovens encarnados no relvado
PRESIDENTE DAS ÁGUIAS FALOU COM OS JOGADORES

Depois da derrota do Benfica na final da Liga Jovem da UEFA, Luís Filipe Vieira tratou ele próprio de motivar e consolar o plantel encarnado. Primeiro, cumprimentou cada jogador das águias individualmente quando a equipa foi à tribuna receber a medalha de vice-campeão.

O presidente do Benfica desceu, depois, ao relvado, acompanhado de Nuno Gomes, para poder passar uma mensagem a todo o grupo. Vieira juntou a equipa numa roda e falou a todos, antes de terminarem com um grito de guerra.

Ainda assim, foi notório o desalento de muitas das jovens águias, que fizeram o caminho para o balneário em lágrimas, naturalmente triste com a derrota diante do Barcelona.

Juvenis do Benfica já estão em Abu Dhabi

Torneio Internacional de Al Ain

Juvenis do Benfica já estão em Abu Dhabi

Os Juvenis do Benfica já estão em Abu Dhabi para disputar o Torneio Internacional de Al Ain. O primeiro jogo da competição acontece já esta segunda-feira, com o Kashiwa Reysol, do Japão.

Além do emblema japonês, o Benfica está no grupo A com Hamburgo e Al Ain. Já o grupo B é composto por Manchester City (Inglaterra), Selecção Nacional Sub-17 (E.A.U.) e Pohang Steelers (Coreia do Sul).

A final está marcada para o próximo sábado, às 17 horas de Portugal, no Estádio Qattara.

Benfica – Barcelona, 0-3: Injustiça ditou o resultado da Final

UEFA Youth League

Benfica – Barcelona, 0-3: Injustiça ditou o resultado da Final

A equipa de Juniores do Sport Lisboa e Benfica disputou, esta segunda-feira, a Final da UEFA Youth League. Diante do Barcelona, no estádio Colovray, em Nyon, derrota por 0-3, onde fica o “sabor” a injustiça perante o futebol apresentado pelo conjunto luso.

O Benfica começou a partida com maior pressão sobre a bola e capacidade ofensiva. Os catalães, por sua vez, optaram por uma postura de contenção com desdobramentos ofensivos em contra-ataques conduzidos por extremos velozes e tecnicamente evoluídos.

Apesar de ter entrado melhor, o pragmatismo do Barcelona fez a diferença nos primeiros 45 minutos. Aos sete minutos, El Haddadi trabalhou na esquerda e entregou a Rodrigo Tarín para o primeiro da partida. Ficam muitas dúvidas se a bola não sai no lance conduzido por El Haddadi.

O Benfica não se atemorizou, foi atrás do empate que poderia ter acontecido aos 13’. Gonçalo Guedes foi carregado na área, mas, na grande penalidade, Romário Baldé rematou forte à barra. Com maior posse e a jogar em transições rápidas, as “águias” tentavam abrir brechas na defensiva “culé”.

O Barcelona não desmobilizava na sua estratégia e em novo ataque rápido aumentou para 0-2. Adama Traoré foi mais forte e veloz no corredor direito e assistiu El Haddadi para o golo. Mais acutilante, o Benfica tentou remar contra a maré e aos 43’, Nuno Santos quase aproveitou um deslize do guarda-redes, Ondoa.

Ao intervalo, o resultado era pena demasiado injusta para o futebol conseguido pelos da Luz. Na etapa complementar, a turma portuguesa fez o suficiente para dar a volta ou pelo menos empatar. Sempre mais perigoso através dos flancos, os momentos de maior “frisson” foram aos 53 minutos quando Valdomiro Lameira, de cabeça, colocou a bola muito perto do poste após excelente passe de Nuno Santos. À passagem do minuto 67, de novo de cabeça, João Nunes disparou a roçar o poste quando Ondoa estava batido.

O Barcelona remetia-se à sua defesa perante tamanha pressão benfiquista e aos 75’, Gonçalo Guedes trabalhou bem na área, rematou, mas o guardião “culé” opôs-se bem. Aliás, Ondoa acabou por ser o protagonista da segunda parte ao evitar, por instinto, o golo a Romário Baldé (81’).

A injustiça agudizou-se aos 87 minutos quando El Haddadi fez um golo olímpico com um remate antes do meio-campo que deixou Thierry Graça desamparado.

O Barcelona conquista a 1.ª edição da UEFA Youth League.

Rafa Benítez quer ajudar Juventus a eliminar o Benfica

LIGA EUROPA

Rafa Benítez quer ajudar Juventus a eliminar o Benfica

O treinador do Nápoles mostrou-se ontem disponível para ajudar Antonio Conte, treinador da Juve, porque diz conhecer bem os encarnados.

O espanhol Rafael Benítez é treinador do Nápoles, mas ontem mostrou-se disponível para ajudar a Juventus para eliminar o Benfica da Liga Europa.
"Conheço bem o Benfica. Se Antonio Conte quiser, conto-lhe tudo sobre o Benfica", disse o técnico que venceu as águias na final da Liga Europa do ano passado quando orientava o Chelsea.
"Vai ser um jogo importante para a Juventus e também para o futebol italiano", acrescentou o espanhol, cujas declarações não devem ter agradado aos adeptos napolitanos, pois não só são rivais da Vecchia Signora como também estão descontentes com o trabalho de Benítez esta época, pois já falharam a conquista do título italiano e da Liga Europa, onde foram eliminados pelo FC Porto.

Pedro Proença no Benfica-FC Porto

Pedro Proença no Benfica-FC Porto

A outra meia-final opõe o Rio Ave ao Sporting de Braga.

O árbitro Pedro Proença foi o escolhido pela Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o Benfica - FC Porto da Taça de Portugal.
Nas duas últimas épocas, Pedro Proença dirigiu dois clássicos entre o Benfica e o FC Porto, ambos ganhos pelos portistas, e com implicação direta na atribuição do título de campeão.
A 02 de março de 2012, Proença apitou o Benfica-FC Porto (2-3) e a 11 de maio do ano passado dirigiu o FC Porto-Benfica (2-1).
Esta época, Pedro Proença já apitou o Sporting-FC Porto e o SC Braga-Benfica, ambos para o campeonato.
O FC Porto chega à Luz em vantagem por 1-0 para o jogo da segunda-mão da meia-final da Taça de Portugal. O Benfica-FC Porto joga-se quarta-feira, às 20h45. 
Para o outro encontro da segunda mão das meias-finais, o Rio Ave-Sporting de Braga, foi nomeado o portuense Artur Soares Dias.
Artur Soares Dias vai estrear-se a dirigir jogos do Rio Ave esta época e cruza-se pela segunda vez com os “arsenalistas”, depois de ter apitado a visita do Sporting de Braga a Alvalade, que terminou com a vitória do Sporting por 2-1.
A final da Taça de Portugal está agendada para 18 de maio. 

RUI ÁGUAS "Benfica tem o campeonato resolvido"

RUI ÁGUAS

"Benfica tem o campeonato resolvido"

Rui Águas, antigo avançado dos encarnados, entrega o título à equipa da Luz e considera que Jorge Jesus pode fazer a melhor gestão do plantel para atacar as outras três provas em disputa.
Rui Águas considera que o "Benfica tem o campeonato resolvido", sendo "menos um problema para Jorge Jesus". Com o título quase resolvido, os encarnados podem abordar de "outra forma a Liga Europa, a Taça de Portugal e a Taça da Liga".

O antigo jogador do clube da Luz diz que "a rotação do plantel tem sido feita com sucesso". Rui Águas considera que a "qualidade do plantel do Benfica é grande", por isso "quando há mexidas na equipa os resultados positivos mantêm-se", o que tem permitido "deixar de fora Cardozo, que foi o melhor marcador das últimas épocas".
A dois dias do clássico entre águias e dragões para a Taça de Portugal, Rui Águas acha que "o Benfica está melhor", mas recorda que "o Porto entra em campo em vantagem na eliminatória".

Quarta-feira, às 20h45 no Estádio da Luz, Benfica e Porto jogam a 2ª mão da meia-final da Taça de Portugal. Na 1ª mão o Porto venceu por 1-0. Rui Águas que representou os dois emblemas "aposta num jogo interessante, onde as equipas têm o mesmo objectivo, chegar à final da prova".

Nesta entrevista a Bola Branca, o agora treinador, diz que o "Porto quer limpar a imagem de uma época negativa", e que certamente "será um Porto menos confiante do que em anos anteriores". No entanto, Rui Águas recorda que o "Benfica precisa de uma vitória para esquecer os traumas de perder na Luz com os dragões".
Ausência de OblakO guarda-redes esloveno lesionou-se no jogo frente ao Arouca e deve falhar o jogo com o FC Porto. Na opinião de Rui Águas "isso não será um problema para o Benfica", porque "apesar de na época passada Artur Moraes não ter estado bem, esta época tem correspondido cada vez que foi chamado à baliza"

Continuidade de Jorge JesusNa passada semana Jorge Jesus anunciou a continuidade por mais uma época. O treinador tem contrato e colocou um ponto final sobre as dúvidas que se levantaram em relação à permanência para a nova época. Rui Águas acha que "o anúncio não é relevante mas contribui para a estabilidade do grupo".

Final Youth League entre o Benfica-Barcelona: «Tudo a postos»

FINAL UEFA Youth League

SL Benfica já está em contagem decrescente para a Final

Está tudo a postos e os balneários espelham-no! Falta cerca de uma hora para o apito inicial da Final da UEFA Youth League. Sport Lisboa e Benfica e FC Barcelona têm encontro marcado para as 15h30 de Portugal Continental, no Estádio Colovray, na Suíça. O vencedor será o primeiro Clube a erguer o título de Campeão da Europa de Juniores, um momento inolvidável.

O melhor Rodrigo de sempre embala o Benfica

O melhor Rodrigo de sempre embala o Benfica


Melhor registo do 19 da Luz, que inverteu o destino em Bruxelas

Naquela noite fria passou quase todo o encontro a olhar para dentro de campo. Viu a equipa a perder e Matic a empatar. Ainda pela linha lateral, observou um pormenor de Gaitán desviar num defesa e terminar na baliza contrária. Sofreu ainda com o 2-2.

Mas naquela noite fria, Rodrigo ainda tinha uma corrida louca para fazer, ainda tinha de cair com a emoção e levar as mãos à cara. O camisola 19 teve pouco tempo em campo para tudo aquilo que se passou de seguida. Pisou o relvado aos 87 minutos e, aos 90, deu uma vitória frente ao Anderlecht, na Bélgica.

Para o Benfica, aquele golo podia ter significado apenas a continuação nas provas europeias. Mas não. Naquele gesto, de um finalmente demasiado sofrido, Rodrigo acabou com todas as dúvidas, incluindo as que ele próprio tinha, e seguiu para a melhor época de sempre.  Neste domingo, frente ao Arouca, chegou aos 17 golos numa época. Nunca o tinha conseguido. Pelo meio, espante-se, assumiu-se como homem de área (ver gráfico interativo) e levou o Benfica com ele…

Contratado ao Real Madrid na mesma altura em que o Benfica vendeu Di María ao colosso espanhol, Rodrigo, um miúdo com 19 anos, deu boas indicações no primeiro treino aberto, no Seixal. Poucos dias depois, ficou perto de grandes clubes da Premier League, uma vez que rumou para a Grande Manchester. O nome do emblema é que era o do modesto Bolton, onde passou uma temporada e apontou um golo.

A história foi diferente na época 2011/12. Até Aveiro, neste domingo, essa tinha sido a melhor temporada de Rodrigo. No total, 16 golos assim divididos: nove na Liga, dois na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Champions. Ótimo para quem tinha a concorrência de Óscar Cardozo e de Javier Saviola.

Rodrigo tinha chegado à Luz como um 9. Jorge Jesus começou a moldá-lo para ser mais 9,5. É no meio caminho entre o 10 e o 9 que Rodrigo tem jogado, mas um olhar atento aos golos do internacional sub-21 espanhol fazem dele muito mais ponta de lança do que um avançado que joga no apoio a outro.

Antes disso, recordemos aquele gesto em Bruxelas. Contrastante com outro na Liga dos Campeões. Dessa vez, Rodrigo caiu no relvado também. Mas tombado sobre o lado esquerdo, com a mão direita no ar e uma expressão de enorme dor. Um lance com Bruno Alves, num Zenit-Benfica, lesionou-o. E durante muito tempo o Benfica suspirou por aquele Rodrigo que entre 14 de outubro e 15 de fevereiro de 2012 tinha apontado 14 golos.

Esse Rodrigo só em 2014 voltou. O verão quente de 2013 na Luz podia ter sido o fator de mudança na história de Rodrigo no Benfica. Óscar Cardozo foi tema escaldante que se prolongou para lá do fecho de mercado em Portugal. Se o paraguaio ficasse, depois da época anterior, Rodrigo seria sempre a terceira opção.

A primeira jornada mostrou-nos que era pior do que isso. Na Madeira, sem Cardozo, foi Djuricic quem saltou para o onze ao lado de Lima. Rodrigo começava como quarta opção. Nesse jogo, porém, entrou ao intervalo e fez o primeiro golo da época encarnada. Um ponto para o hispano-brasileiro, nenhum para os encarnados que perderam na Liga como nunca mais aconteceu até então. Era 18 de agosto, próximo golo apenas a 27 de novembro: o tal de Bruxelas…

Cruzamento, bola na pequena área, má intervenção defensiva e golo de Rodrigo, na pequena área. Podia ser o golo deste domingo em Arouca, ou aquele que marcou em Vila do Conde. Num só jogo: cruzamento da direita para o segundo poste, de Salvio, e Rodrigo encosta de pé esquerdo, na pequena área - o 1-0 ou o 2-0 ao AZ?Rodrigo lançado em velocidade, com terreno à frente. Entra na área e remata perante o guarda-redes. Bruxelas ou Londres?

Rodrigo já marcou vários golos «iguais» nesta época. Fez dois de cabeça e somente um de pé direito. Apontou um golo num remate de longe. Não tem nenhum de penálti [Lima tem 18 golos, quatro de grande penalidade]. Ou seja, é na área que ele decide. Com uma versatilidade maior do que qualquer outro avançado do plantel, o 19 da Luz evoluiu no jogo entre linhas adversárias. O suor gasto na pressão equilibrou a equipa também, mas é a quantidade de festejos que definem quem joga ali: por isso alguém pagou 30 milhões por ele.

Ao todo, são agora 17 golos: 11 na Liga, dois na Taça de Portugal, um na Champions e um bis na Liga Europa.

Em Bruxelas, Rodrigo respirou a confiança que lhe tinha ficado no relvado do Petrovsky, como ficou a de Cardozo num problema lombar depois de três golos ao Sporting. Aquela corrida louca foi poucos dias depois desse dérbi e, parecendo à primeira vista que não, embalou o Benfica para um título que está cada vez mais perto, como cada vez mais perto anda Rodrigo do golo…

Markovic estupefacto com mar vermelho em Aveiro

Markovic estupefacto com mar vermelho em Aveiro

A receção apoteótica em Aveiro deixou Lazar Markovic de boca aberta...literalmente.

Na parte frontal do autocarro, o jovem sérvio aproveitou para filmar – tal como outros jogadores - a moldura humana que aguardava pela chegada do autocarro do Benfica, não disfarçando o espanto por tão grande entusiasmo.

A festa mudou-se, depois, para o interior do Municipal de Aveiro e terminou com a vitória, por 2-0, dos comandados por Jorge Jesus.

Fernando Mendes: «Estão a menosprezar o valor do FC Porto»

Fernando Mendes: «Estão a menosprezar o valor do FC Porto»
FAVORITISMO PARA O BENFICA MAS...
O ex-futebolista Fernando Mendes diz que o Benfica é favorito a atingir a final da Taça de Portugal, embora gostasse que o FC Porto vencesse na Luz na quarta-feira, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal (20H45).

"O Benfica [é favorito], apesar de ter perdido o primeiro jogo [por 1-0], acho que parte em vantagem, porque no jogo do Dragão jogou com uma equipa que não era a mais adequada para defrontar o FC Porto. E depois com a forma que atravessa é difícil as equipas adversárias ganharem. Mas o FC Porto tem uma palavra a dizer, acho que estão a menosprezar um pouco o valor do FC Porto. O Benfica parte com alguma vantagem", considerou.

Em declarações à agência Lusa, o antigo lateral, que esteve três temporadas em cada um dos clubes, admitiu, contudo, que preferia um triunfo do FC Porto. "Gostava que fosse o FC Porto. Estive três anos fantásticos no FC Porto e ganhei um carinho especial por aquele clube. É o meu preferido, apesar de também ter representado o Benfica, mas as coisas não me correram tão bem, mas não é por isso que prefiro o FC Porto. Sou sportinguista, o meu segundo clube é o FC Porto e o Benfica fica um bocado para trás nessas contas", confessou.

Apesar da época menos positiva do FC Porto, Fernando Mendes garante que no tricampeão nacional "não há tábua de salvação", pois o clube portuense "joga sempre para vencer".

O antigo lateral considera que o Benfica "está bem encaminhado" para vencer várias competições e que, na última temporada, "apesar de não ter conseguido nenhum título, fez uma época extraordinária".

"No final da época, consegue estar em todas as decisões e perdê-las todas. Este ano está a conseguir o mesmo, mas tem uma vantagem, pois tem jogadores com mais qualidade. O Jesus tem conseguido rodar a equipa e tem corrido bem e nos jogos importantes tem conseguido ter a equipa fresca para dar outra resposta", afirmou.

Para Fernando Mendes, "no FC Porto vive-se de forma diferente" um clássico como este, pois considera que "há um ódio de 'morte' entre os adeptos do FC Porto e o Benfica".

"O antes do jogo é vivido de outra forma. As próprias pessoas andam 15 dias antes, um mês antes, a dizer: tens de ir lá abaixo ganhar, tens de os comer, de os 'matar'. As coisas são vividas com outra intensidade. Aqui em Lisboa é diferente, mais pela forma de estar das pessoas, porque na motivação [dos jogadores] é a mesma dos dois lados", concluiu.

Futre: «FC Porto joga muito mais neste clássico»

Futre: «FC Porto joga muito mais neste clássico»
ÚNICA PROVA QUE "RESTA" AOS DRAGÕES

O antigo futebolista Paulo Futre considera que o FC Porto joga "muito mais" no clássico de quarta-feira com o Benfica, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal (20H45), para o qual não vê favoritos.

"Não há favoritos. Há três anos, o Benfica ganhou 2-0 no Dragão e depois é eliminado em casa. Não há favoritos. Normalmente, quando é uma eliminatória a duas mãos, são duas finais. A primeira mão já foi jogada e está o FC Porto a ganhar 1-0, agora falta a segunda, que é aqui no Estádio da Luz, onde tudo pode acontecer", referiu.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Futre lembra que o Benfica tem o campeonato praticamente na mão e está ainda em prova em outras competições, como a Liga Europa, enquanto ao FC Porto resta a Taça de Portugal como grande prova que pode ganhar.

"Por isso, talvez o FC Porto jogue muito mais neste jogo da segunda mão do que o Benfica. Mas, como é óbvio, o Benfica também quer ganhar a Taça, que é um troféu que qualquer jogador quer ganhar", disse.

Para o antigo futebolista, que jogou nos dois clubes, o Benfica "já no ano passado tinha" equipa para ganhar tudo e que "teve um mérito tremendo chegar onde chegou: a duas finais e a três jornadas do fim estar com quatro pontos à frente do FC Porto". "Depois, faltou-lhe a estrelinha para ganhar qualquer competição. Acho que este ano o Jesus está a fazer mais rotações do que no ano passado, está praticamente a utilizar o plantel todo. O Benfica tem um plantel de grande qualidade. Está praticamente no mesmo nível do ano passado, mas tem de ganhar. O campeonato está quase na mão e depois está nas outras competições, que também pode ganhar", referiu.

Lembrando os clássicos que jogou dos dois lados do campo, Futre diz que é um jogo que se vive da mesma maneira nos dois balneários, embora no FC Porto o ambiente que rodeia estes jogos é diferente.

"Não nos podemos esquecer que um jogador do FC Porto é como um rei na cidade. A cidade do Porto vive muito para o clube, enquanto em Lisboa está mais dividido. Talvez o jogador do FC Porto sinta mais pressão do que o do Benfica, pois, quando sai à rua, está a levar com o clássico, não dois ou três dias, mas uma semana, 10 dias antes já está a ouvir tens de ganhar ao Benfica, enquanto no Benfica não é tanto tempo antes", recordou.

Questionado sobre quem preferia que ganhasse na quarta-feira, Futre preferiu dar uma resposta "politicamente correta", lembrando que o FC Porto, no qual jogou entre 1984 e 1987, "foi muito importante" na sua vida, pois aprendeu "tudo o que há para aprender". "Cheguei lá adolescente e saí de lá um homem, fui campeão da Europa. Tive a sorte de o Pinto da Costa estar muito perto de mim, porque eu era muito miúdo e era uma aposta dele e não podia falhar. Foi muito importante para o que viria a ser a minha vida lá fora", referiu.

Futre, que jogou na Luz na segunda metade da temporada 1992/93, diz que "foi um orgulho tremendo ter jogado nesse grande clube", ao serviço do qual nunca perdeu, lembrando a final da Taça de Portugal dessa temporada. "Penso que o jogo mais completo que fiz foi com a camisola do Benfica, naquela final da Taça com o Boavista. Ganhámos 5-2, marquei dois golos, ganhei um penálti, fiz uma assistência. Foi aquele jogo que sonhas na véspera. Foram cinco, seis meses maravilhosos", afirmou.

Luisão é apenas mera gestão

Luisão é apenas mera gestão
CASO DE FEJSA A REAVALIAR
Jorge Jesus já tinha deixado em aberto a possibilidade de ter dois jogadores em dúvida para este jogo em Aveiro, e por isso é que convocou 21 elementos. O treinador registou até um teste físico, a realizar naturalmente antes do confronto com o Arouca, e percebeu-se que os casos eram de Luisão e Fejsa.

No que concerne à situação do capitão, trata-se apenas de fadiga muscular, algo natural para quem é um dos jogadores mais utilizados do plantel. Recorde-se que Luisão perdeu o estatuto de totalista no campeonato, precisamente no último confronto, no Estádio da Luz, quando foi substituído perto do fim ante o Rio Ave, mas não está em causa a participação do defesa-central no jogo de 4.ª feira, frente ao FC Porto, na 2.ª mão da meia-final da Taça de Portugal. Tratou-se apenas de uma mera gestão física.

Já no que concerne a Fejsa, fica aberta a dúvida para o confronto com os dragões. O sérvio sofreu uma lesão num tendão de Aquiles, voltou na última quinta-feira, na Liga Europa e ressentiu-se.