sábado, 7 de dezembro de 2013

Recuperar do desaire no Algarve no dérbi de quarta-feira

Farense – Benfica B, 3-1

Recuperar do desaire no Algarve no dérbi de quarta-feira
A equipa B do Sport Lisboa e Benfica deslocou-se a Faro para disputar, frente ao Farense, a 19.ª ronda da Segunda Liga, onde perdeu por 3-1, com Urreta a apontar o tento “encarnado”.
 O Benfica B entrou algo desconcentrado e a dar demasiado espaço aos jogadores algarvios. Aos dois minutos, Ibukun, na área, rematou para boa intervenção de Bruno Varela. Num jogo em que só dava Farense, Rambé disparou, de cabeça, muito perto do poste.
 Cinco minutos depois, Ibukun inaugurou o marcador para os da casa. O Benfica B poderia ter sentido o golo, mas a resposta que deu foi um remate e perigoso de Lolo à baliza de Ivo Gonçalves.
O que podia ser um bom prenúncio, acabou por ditar o 2-0 no minuto seguinte. Alguma passividade dos atletas da Luz e Rambé aproveitou para aumentar a vantagem.
 O resultado ao intervalo (2-0) para os da casa deixava o alerta para a segunda metade. Tal como tinha acontecido nos minutos finais da primeira parte, também na etapa complementar houve bastante equilíbrio, com o jogo a ser discutido no “miolo”.
 Com o passar dos minutos denotou-se a subida no terreno das linhas do Benfica B e o golo surgiu com naturalidade. Urreta, na área, de cabeça, reduziu à passagem do minuto 65. Quando se esperava que os “bês” da Luz carregassem em busca do tento do empate, o Farense, sem ter feito nada para isso no segundo tempo, fez o 3-1 quatro minutos volvidos.
 Aos 76’, a equipa de arbitragem cometeu um erro grosseiro ao anular mal um golo de Mitrovic, assinalando, erradamente, um fora-de-jogo. Até final, o Benfica B ainda teve, nos pés de Filip Markovic, uma oportunidade soberana para o 3-2, mas Ivo Rodrigues fez uma bela intervenção e negou que o sérvio fosse feliz.

Na quarta-feira, o Benfica B recebe o Sporting B em jogo da 20.ª ronda da Segunda Liga.

O Benfica B alinhou com o seguinte onze inicial: Bruno Varela; Bruno Gaspar, Rudinilson, Mitrovic, Gianni Rodriguez; Victor Lindelöf, Rúben Pinto, Hélder Costa, Bernardo Silva, Urreta e Lolo.

Valter Neves: “Vamos com ambição e vontade de vencer”

Antevisão ao Paço de Arcos – Benfica

Valter Neves: “Vamos com ambição e vontade de vencer”

O capitão da equipa de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica, Valter Neves, formado na equipa da linha de Cascais, anteviu a partida referente à 7.ª jornada do Campeonato Nacional.

“É sempre especial. Tenho um carinho muito especial pelo Clube, pelas pessoas do Paço de Arcos, pois foi lá que me formei como jogador e tenho esse reconhecimento”, lembrou, em declarações à Benfica TV.

Todavia, o camisola 2 está no outro lado da barricada e quer vencer. “Encontramo-nos como adversário, algo que tem sido hábito como hoquista do Benfica, mas o respeito mantém-se”, elevou.

Instado a analisar o oponente, Valter Neves disse: “Considero que o Paço de Arcos continua com uma equipa forte, se calhar não estando a fazer os mesmos resultados, mas é sempre forte em casa. Será um jogo complicado, mas o Benfica vai com toda a ambição e vontade de vencer.”

O Paço de Arcos – Benfica está marcado para as 15 horas de domingo, no pavilhão Gimnodesportivo de Paço de Arcos.

Benfica – SC Espinho, 3-1: Boa vitória apesar do susto

14.ª jornada do Campeonato Voleibol

Benfica – SC Espinho, 3-1: Boa vitória apesar do susto


A equipa de Voleibol do Sport Lisboa e Benfica disputou, este sábado, ante o SC Espinho, a 14.ª ronda da Primeira Fase do Campeonato Nacional, onde triunfou por 3-1.

Com alguns erros ao nível do serviço e da recepção, o Benfica começou a perder e no primeiro tempo técnico já perdia por 4-8. Ao assentar o seu Voleibol, com boas acções ao nível da rede, o Benfica recuperou da desvantagem e no segundo tempo técnico estava na frente por 16-14, algo que manteve até final do “set” (25-19).

O segundo parcial da partida foi tirado a papel químico e aquando do primeiro tempo técnico, os espinhenses venciam por 6-8. Uma vez mais, o Benfica deu a volta ao marcador e no segundo descanso ganhava por um ponto (16-15). Naturalmente, os Campeões Nacionais mostraram maior eficácia nas acções ofensivas e defensivas e terminaram o parcial por 25-18.

À entrada para terceiro “set”, o SC Espinho sabia que teria de vencer para adiar a festa “encarnada” e foi isso mesmo que sucedeu. Sempre na frente do parcial (7-8 e 11-16), os “tigres” reduziram ao fecharem por 19-25.

Depois do susto e de forma a evitar a “negra”, a equipa da Luz entrou forte e no primeiro tempo técnico estava na frente por um ponto (8-7), condição em que se manteve no segundo tempo técnico, pois, na altura, ganhava por 16-14. O SC Espinho sentiu sempre algumas dificuldades neste “set”, o Benfica atacava de forte através da zona 4 e do oposto e acabou por fechar o parcial por 25-20 e encerrar o encontro em 3-1.

Desta forma, o Voleibol do Sport Lisboa e Benfica passa a somar 30 pontos na tabela classificativa.

Basquete Barcelos – Benfica, 64-77: Obrigação cumprida no Minho

7.ª jornada da Liga Portuguesa Bsaquetebol

Basquete Barcelos – Benfica, 64-77: Obrigação cumprida no Minho


A equipa de Basquetebol do SL Benfica somou, este sábado, mais uma vitória na Liga. No terreno do Barcelos, o Benfica venceu a equipa local por 64-77.

O jogo até começou mal para a equipa “encarnada” que teve de se esforçar para sair em vantagem no final do primeiro tempo de jogo. O parcial de 19-20 espelha o equilíbrio entre as duas equipas.

Até ao intervalo, o Benfica controlou e começou a acelerar o ritmo de jogo. Apesar do mau início, o técnico, Carlos Lisboa decidiu manter o cinco inicial dentro de campo durante largos minutos e isso acabou por dar frutos no final da primeira parte: 23-43.

O início da segunda parte teve algumas semelhanças com o primeiro tempo, já que o Basquete Barcelos voltou a entrar melhor que a turma “encarnada”. A vantagem de 20 pontos deu algum conforto e a liderança no marcador acabou por não fugir ao Benfica até ao final da partida. Nesta partida, há a destacar mais uma boa exibição de Seth Doliboa, com 15 pontos em todo o encontro.

O Benfica iniciou o jogo com o seguinte cinco inicial: Jobey Thomas, Seth Doliboa, Frederick Gentry, Betinho e Tomás Barroso.

Os marcadores do Benfica neste encontro foram Frederick Gentry (7), Tomás Barroso (4), Seth Doliboa (15), David Weaver (7), Mário Fernandes (14), Betinho Gomes (6), Carlos Andrade (5), Jobey Thomas (8) e Cláudio Fonseca (11).

Na próxima jornada, o Benfica recebe o CAB Madeira, num jogo da 8.ª ronda da Liga Portuguesa de Basquetebol.

«Tenho muita lenha para queimar» - Kardec

«Tenho muita lenha para queimar» - Kardec
Cedido pelo Benfica ao Palmeiras, Alan Kardec foi decisivo (14 golos) para o título da equipa na Série B e para o regresso do conjunto de São Paulo ao escalão principal do futebol brasileiro. Sem espaço na equipa principal do Benfica – chegou a jogar na equipa B - o avançado manifesta o desejo de continuar no Brasil e garante que tem muito mais para dar.

«Felizmente, as coisas aconteceram muito rápido aqui. Tive outras oportunidades mas era mais jovem, talvez não tivesse a maturidade nem a experiência que eu tenho hoje. Preparei-me para isso e, em 2014, tentarei manter esta regularidade. Não adianta viver um grande momento como este e depois cair de rendimento. Quero ser importante com golos e assistências. Tenho muita lenha para queimar e quero continuar a fazer história no Palmeiras», disse em declarações ao Lancenet.

Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, reuniu com o homólogo do Benfica em março para negociar a continuidade de Kardec, intenção que o avançado só ficou a conhecer quatro meses depois:

«O presidente do Benfica avisou-me pessoalmente da primeira visita do Paulo Nobre. Naquele momento, porém, o clube não abriria mão de mim. Era uma fase final de várias competições e tínhamos, contando comigo, apenas quatro atacantes no elenco. No futuro, no entanto, ele prometeu-me que ia pensar na minha situação e foi isso que aconteceu. Encarei como uma oportunidade, até pelo carinho que aconteceu por parte do presidente.»

Zlatan Ibrahimovic não joga na Luz

Zlatan Ibrahimovic não joga na Luz

Zlatan Ibrahimovic vai ser ausência de vulto no Paris Saint-Germain no encontro de terça-feira com o Benfica, no Estádio da Luz, referente à 6.ª e última jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

«Ibrahimovic vai descansar», anunciou Laurent Blanc, este sábado, no final do jogo com o Sochaux, que os parisienses venceram por 5-0, com dois golos e três assistências do avançado sueco.

Marco Verratti e Van der Wiel, ambos castigados, também não serão opções em Lisboa. 

O central brasileiro Alex, substituído por precaução durante a segunda parte do jogo com o Sochaux, poderá igualmente falhar a deslocação à Luz.

O PSG, recorde-se, já garantiu o apuramento para os oitavos de final da Champions como líder do Grupo C. O Benfica terá de fazer melhor que o Olympiakos (recebe o Anderlecht) para lograr a passagem à próxima fase.

«Queremos ser uma referência na formação» - Luís Filipe Vieira

«Queremos ser uma referência na formação» - Luís Filipe Vieira
O presidente do Benfica destaca o trabalho que tem vindo a ser feito no clube em termos de formação. «Formar para ganhar» é o lema do líder dos encarnados.

«Acho que todos os benfiquistas deviam estar felizes por aquilo que estamos a fazer no Benfica. As pessoas devem lembrar-se de como estava o clube em 2000 e como está hoje, em 2013, tanto em termos de infra estruturas como em termos de capital humano. O Benfica de hoje já domina as Seleções Nacionais e acho que isso é um motivo de orgulho para qualquer benfiquista. Nós queremos ser uma referência do Mundo em termos de Formação, é esse o nosso objetivo e vamos consegui-lo de certeza absoluta porque hoje o Benfica tem condições ímpares para fazer o trabalho que está a fazer: formar a ganhar mas principalmente formar jogadores para nós», disse em declarações à Benfica TV, num dia em que nove juvenis assinaram contrato profissional com o clube.

«É o culminar do muito trabalho que tem existido na formação do Sport Lisboa e Benfica e o acreditar daquilo a que sempre nos propusemos a fazer. Estão reunidas as condições de trabalho daquilo a que nós chamamos de "formar a ganhar" e é importante que estes jovens continuem a crescer como têm vindo a fazer. O Benfica vai dar as condições de crescimento e abrir-lhes a porta, de certeza, à equipa Sénior do Benfica. Para isso, tem que ter o seu próprio percurso primeiro em Juvenis, depois em Juniores, Equipa B e depois então a equipa principal. O mais importante de tudo é o que o Benfica está a fazer, que é precisamente preparar o futuro do Clube, preparar um Clube com identidade própria, isso é bastante importante.»

Chelsea e Inter também seguem Garay


Chelsea e Inter também seguem Garay
Tem sido, a par de Nemanja Matic, um dos jogadores mais assediados do plantel do Benfica. Ezequiel Garay tem um novo pretendente em Itália, onde já foi associado ao Nápoles, de Rafael Benítez.

É o caso do Inter, onde é desejado pelo treinador Walter Mazzarri que está no mercado à procura de um reforço para o centro da defesa, conforme avança o Calcio News. O mesmo portal faz igualmente referências às notícias avançadas em Inglaterra, onde o internacional argentino surge como alvo de José Mourinho, treinador do Chelsea.

Real Madrid, Barcelona, Manchester United e Manchester City também já foram clubes apontados como potenciais interessados em Garay.

Armando Jorge Carneiro: “Que outros cheguem a estes patamares”

Armando Jorge Carneiro: “Que outros cheguem a estes patamares”
Nove atletas Juvenis do Sport Lisboa e Benfica, Yuri Ribeiro, Ruben Dias, Francisco Ferreira, Gonçalo Rodrigues, Pedro Rodrigues, João Carvalho, Diogo Gonçalves, Aurélio Buta e Renato Sanches, assinaram contratos profissionais com o Clube e o director-geral do Caixa Futebol Campus, Armando Jorge Carneiro, mostrou satisfação e deseja mais.

“Acho que a fábrica está a carburar em pleno. Neste momento, da Formação, estão 14 atletas na equipa B, nos Juniores, com contrato profissional estão dez e agora esta geração, nascida em 1997, que tem nove contratos profissionais e espero que não fique por aqui”, enumerou, em declarações à Benfica TV.

Para o futuro que se avizinha, Armando Jorge Carneiro deixa um desafio aos jovens que vão despontando no Seixal. “O desafio que lanço à estrutura e a estes atletas é que todos eles participem, para que outros colegas, muitos deles com muita qualidade, cheguem a estes patamares para poderem chegar à equipa principal do Benfica”, solicitou.

Este é uma clara aposta do Sport Lisboa e Benfica no Futebol Formação.

Renato Paiva: “Este momento tem tanto de raro como de assinalável”

Renato Paiva: “Este momento tem tanto de raro como de assinalável”
O treinador dos Juvenis A do Sport Lisboa e Benfica, Renato Paiva, em declarações proferidas à Benfica TV, era um homem orgulhoso pelo feito alcançado pelos nove jovens que orienta.

“Já estou há vários anos nesta casa e não me lembro de nove jogadores, de uma vez, assinarem contratos profissionais. Este momento tem tanto de raro como de assinalável e é um orgulho para o Clube, para os adeptos e para os profissionais”, destacou.

O facto de trabalhar com uma geração que já é apelidada de Ouro não o modifica na sua forma de trabalhar e de estar no Futebol. “Como treinador do Benfica, e já passei por várias gerações, a minha maneira de trabalhar é sempre igual. Obviamente, tenho de me adaptar as características de cada grupo e de cada jogador. O aliciante de ser treinador de Futebol é que temos uma equipa nova todos os anos e isso faz-nos crescer como pessoa e profissional”, considerou.

E a finalizar, deixou um sentido elogio ao SL Benfica: “Estou num grande Clube que me obriga a trabalhar acima dos meus limites e eu gosto disso.”

Yuri Ribeiro, Ruben Dias, Francisco Ferreira, Gonçalo Rodrigues, Pedro Rodrigues, João Carvalho, Diogo Gonçalves, Aurélio Buta e Renato Sanches foram os talentos que rubricaram contrato profissional.

João Freitas Pinto e o Modicus: “Entrar e impor o nosso Futsal”

14.ª jornada do Campeonato de Futsal

João Freitas Pinto e o Modicus: “Entrar e impor o nosso Futsal”


O treinador da equipa de Futsal do Sport Lisboa e Benfica, João Freitas Pinto, em declarações à Benfica TV, perspectivou o jogo com o Modicus a quem deixou elogios.

“O Modicus fez um grande jogo contra o Sporting, na última jornada. É uma equipa aguerrida que joga um Futsal muito intenso, mas nós estamos preparados para este tipo de adversário e vamos disputar este jogo como todos os outros. Este será mais um jogo que queremos vencer como todos os outros”, começou por analisar.

O Benfica está na liderança da competição, mas para o técnico há outros aspectos a realçar: “O Campeonato está muito renhido, com resultados muito invulgares. Mas sabemos que isso não significa nada, todos os jogos são para ganhar. Queremos entrar no jogo para o dominar, impor o nosso Futsal como gostamos tanto de fazer, estamos muito concentrados não estamos deslumbrados nem distraídos. Estamos, acima de tudo, a cimentar processos.”

Desde o início de temporada que as metas estão traçadas, mas o importante é vencer jogo a jogo. “Nós trabalhamos com seriedade, os objectivos estão bem definidos. O grupo está unido e está todo vocacionado para o objectivo de vencer jogo a jogo, criar uma dinâmica de vitórias. Queremos ir consolidando o primeiro lugar e vencer os jogos todas as semanas”, sustentou.

À entrada para a segunda volta, João Freitas Pinto aponta ao futuro: “A primeira volta já passou e o nosso principal objectivo é melhorar todas as semanas para chegarmos aos play-offs no melhor Benfica possível.”

O Benfica – Modicus está agendado para as 15h30 de domingo, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Cardozo e Bernardo Silva entre os melhores do mês Outubro/Novembro

Primeira e Segunda Ligas
Cardozo e Bernardo Silva entre os melhores do mês Outubro/Novembro

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional já divulgou os atletas que venceram os prémios de Melhor Jogador do mês Outubro/Novembro, nas Primeira e Segunda Ligas.

O avançado paraguaio, Óscar Cardozo ficou em segundo lugar recolhendo 9,79% das preferências; na Segunda Liga, o médio criativo, Bernardo Silva também ocupa o segundo posto com 8,33% dos votos.

Recordar que a eleição dos atletas é feita através da votação feita pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, pelos treinadores das respectivas competições e pelos adeptos registados no site da LPFP.

Benfica assustado pelo “fantasma” do Porto

Benfica assustado pelo “fantasma” do Porto
Depois de recuperar e ultrapassar o FC Porto, as águias voltaram a ceder à pressão. Em partida realizada no Estádio da Luz, levantam-se as dúvidas: o Benfica perdeu pontos contra o Arouca… ou contra o Porto?

As últimas duas décadas foram cronicamente marcadas pelo domínio portista. A instituição Benfica e seus envolventes tentam mostrar argumentos que sustentem a teoria de serem o maior clube nacional, o mais ganhador… o “Glorioso”. Com a “avalanche” azul e branca, torna-se difícil resistir e contrariar aqueles que nomeiam o FC Porto como o representante mais popular do futebol português, ainda por cima quando, oficialmente, os dragões já reúnem mais títulos que os encarnados.

Este é o grande dilema com que Benfica e benfiquistas se debatem há largos anos. O estofo de campeão já não mora na Luz, mas no Dragão. O prestígio, a glória que apelida o clube e as memoráveis conquistas do passado do Benfica ainda pertencem à génese encarnada, mas com menos relevância a cada época que passa. Acima de tudo, está a pressão de tudo e todos que rodeiam o Benfica, a sede insaciável – mas também insatisfeita – de vitórias e a luta sem fim para que o Benfica volte a ser o do passado. A mística vai-se perdendo com cada desafio “que se tinha de ganhar”, mas não se ganhou porque exigiram demais e porque o medo de perder e deixar o Porto superiorizar-se é maior que a descontração de ganhar e de “ser Benfica”.

Esta é a explicação mais credível para ilustrar o que aconteceu ontem com o Arouca, independentemente de se ter rodado a equipa ou das opções técnico-táticas não terem sido as melhores. Se o Benfica não estivesse à frente do Porto, provavelmente o resultado teria sido outro, talvez até dilatado para benefício das hostes encarnadas. Independentemente até de ser o Sporting CP o líder do campeonato e não o Porto, porque todos sabemos que, se há “grande” que tem menos história e um passado recente menos positivo que Benfica e Porto, esse clube é o intermitente e imprevisível Sporting.

Enquanto o Benfica não se curar deste complexo de inferioridade relativamente ao Porto, nunca será o mesmo. É necessário “lavar a cara” e isso consegue-se com tempo e, quiçá, com a mudança das suas maiores figuras diretivas – Jesus e Vieira. O primeiro já teve tempo e espaço suficiente para provar que merece treinar o Benfica e o segundo, pese embora as boas intenções e a criação de vários órgãos que fortaleceram a estrutura (Centro de Estágio do Seixal, Benfica TV, Fundação Benfica e o recente Museu Cosme Damião, por exemplo), o que é certo é que o seu plano falhou. A prioridade de um clube é o seu êxito desportivo e Vieira conseguiu desenvolver tudo, menos isto. Nem o aumento do passivo para a contratação de grandes jogadores e o consequente plantel mais forte lhe valeram. Neste caso, não é a tática, a técnica ou a frescura física que contam, mas sim a força mental que pode trazer o Benfica verdadeiramente “Glorioso”.

O Benfica só será Benfica quando ganhar traquejo, força mental e estofo de campeão. No entanto, o mais importante no perder e quando digo isto refiro-me ao medo do Porto.

Benfica-Arouca: pior assistência da época na Luz

Benfica-Arouca: pior assistência da época na Luz

Menos de 30 mil espectadores

O Benfica-Arouca desta sexta-feira foi o jogo com menos espectadores na Luz, esta época: 28.848, números oficiais da Liga.
Até esta partida, o mínimo estava fixado em 29.398, número registado no jogo com o Anderlecht para a Liga dos Campeões. Uma partida transmitida em sinal aberto pela TVI.
Em jogos da Liga, o anterior mínimo na Luz tinha sido obtido no jogo com o Belenenses, onde estiveram 31.635 espectadores.
Esta época, o jogo do Benfica com mais público foi o dérbi para a Taça de Portugal. Mesmo assim, só 47.156 pessoas, muito distante dos 65 mil de lotação.
Segundo os números da Liga para o campeonato, o Benfica é o clube com mais espectadores (203.722 em seis jogos), seguido do Sporting (184.247, também em seis jogos) e do FC Porto (184.247 em cinco desafios). O campeão recebe esta noite o Sporting de Braga e deverá passar para a frente desta tabela.
O Benfica tem, em média, 33.953 espectadores em casa, nos jogos da Liga. Uma taxa de ocupação pouco superior a 50 por cento.
Na época passada, e tendo em conta todas as competições, o Benfica registou a média de 42.365 espectadores. Um valor que colocou o clube no top25 europeu.

Pagar demasiado caro para ser um líder frágil

Pagar demasiado caro para ser um líder frágil


Como está caro ser líder nesta Liga. O Benfica pagou com um empate ter-se isolado na frente do campeonato, um empate que lhe pode custar o lugar, menos de uma semana depois de ter conseguido estar na frente pela primeira vez. Demasiados equívocos, demasiadas ocasiões perdidas e problemas antigos. Como Cortez, como as bolas paradas defensivas. Como Markovic continuar a ser um corpo estranho ao resto do ataque, como Jesus passar demasiado tempo na bancada. O Arouca vinha de uma reunião de emergência, mas foi a Luz que ficou em estado de choque! 

A estrada e o autocarro

Se uma imagem vale mais que mil palavras vá-se buscar um frame de um ataque do Benfica, por volta dos 36 minutos. Bola corrida e Roberto um homem só. Era o único do Arouca que não estava dentro da área, a defender um ataque encarnado que iria terminar num canto. Os arouquenses nem sempre defenderam com dez unidades na área, é verdade, mas fica-se com um quadro do que foi muito do primeiro tempo na Luz. Muito porque não foi todo. Porque o Arouca esteve em vantagem, a aproveitar duas de três exibições de nível baixo na Luz: a de Cortez e a de Artur. O guarda-redes tem outras no currículo para equilibrar a balança. O brasileiro não. 

A estrada para Arouca é difícil. Seja ela qual for. Seja a que vai do litoral para o meio da serra, seja de uma serra para outra. Mais difícil fica quando se tem um autocarro à frente. Por isso, na Luz, o Benfica fez o caminho para o golo de foma pensada. Enfim, contornar o problema parecia uma boa solução. Os encarnados trocaram a bola, jogaram-na para os flancos e Rodrigo recebeu-a muitas vezes entre linhas para a distribuir, com Enzo Pérez ao volante. Com calma, o Benfica construiu logo uma ocasião aos quatro minutos. Rodrigo para Lima, Lima para fora, de cabeça. No fundo, a noite parecia que ia ser tranquila para os da Luz, ainda para mais quando Pedro Emanuel teve de substituir um central e recuar Nuno Coelho para a posição. 

Um primeiro erro de Cortez e um segundo de Artur mudaram o cenário por completo. O brasileiro foi chamado à primeira ação defensiva sobre Pintassilgo, falhou a entrada e fez falta. David Simão cobrou o livre e Artur foi mal batido pelo ex-benfiquista, que juntou as mãos em sinal de perdão. Frente ao penúltimo, o Benfica estava a tombar com meio remate.

Mas não mudou de ideias. Continuou a fazer o mesmo jogo porque esse era a ideia indicada antes do encontro. Seguiram-se duas cabeçadas de Lima, uma com grande defesa de Cássio, um alívio de Nuno Coelho quando o golo estava iminente e um cabeceamento de Rodrigo ao lado, após canto. O Benfica estava tão perto do empate que ele chegou mesmo. Pelo incansável hispano-brasileiro que meteu o pé à bola após cruzamento de Maxi Pereira. O Benfica tinha 50 minutos para consumar a ultrapassagem ao Arouca.

A ideia de Pedro Emanuel

Não havia muitas dúvidas, antes do jogo, do que o Arouca ia fazer na Luz. Bastava ver o passado das equipas de Pedro Emanuel na Luz. Era ele o treinador da Académica quando, na época passada, uma grande penalidade de Lima, nos descontos deu triunfo ao Benfica. Nesse dia, foram 90 minutos a defender. Antes do jogo, o técnico falou no «sufoco» que ia passar na Luz. Com 1-1 ao intervalo, portanto, previa-se o mesmo. E assim foi. O Arouca fechou-se ainda mais, Luisão e Garay jogaram por vezes a meio do meio-campo contrário, mas, aí, depois do erro individual, o erro coletivo: mais uma bola parada defensiva (um lançamento lateral!), falhas na marcação e o golo de Serginho, o suplente de ouro.

Por essa altura, já o Benfica tinha alargado o jogo. Cortez nem regressou do intervalo, Jesus preferiu ter Gaitán como lateral. Sulejmani vinha para o jogo e seguir-se-ia Funes Mori, um estreante. Faltava uma coisa ao Benfica, porém, para que a estratégia desse nalguma coisa. Mais velocidade. Não é fácil imprimi-la quando se tem tanta defesa pela frente. Mas é obrigação para quem quer chegar ao fim em primeiro. E antes morrer pela tentativa, antes arrependimento pelo que se tentou. As oportunidades não surgiam, mas aquilo que parecia ser questão de tempo deixou de o ser quando Serginho fez o 2-1, no tal lance.

Com o coração nas mãos, o Benfica agarrou-se à vida. Por fim percebeu a montanha em que estava metido e chegou ao empate num penálti apitado sobre Sulejmani. Lima empatou, mas Luisão já não foi a tempo de resgatar os dois pontos com uma oportunidade escandalosa. 

A ideia de Pedro Emanuel na Luz algum dia ia dar certo. Mas o treinador do Arouca pode dar muito desse mérito ao adversário, que continua desligado e sem assumir problemas. Talvez da bancada Jesus os tenha percebido melhor.

Hélder Cristóvão: «Somos equipa alegre e com boa dinâmica»

ELOGIA FARENSE MAS ACREDITA NA VITÓRIA
Hélder Cristóvão: «Somos equipa alegre e com boa dinâmica»
O Benfica B desloca-se hoje ao Algarve, onde irá defrontar o Farense, que vem de uma boa série de resultados. O treinador do conjunto secundário das águias, Hélder Cristóvão, assume que está preparado para um duelo difícil.

“O Farense é uma equipa em recuperação que já não perde há nove jornadas. Com muitos golos marcados e poucos sofridos, é um registo fantástico nesta 2.ª Liga. Preparámos os jogadores para isso mesmo. É um jogo que vamos disputar de igual para igual”, avisou o técnico.

Na antevisão do desafio, Hélder Cristóvão mostrou conhecer bem o adversário e realçou o poderio ofensivo do conjunto algarvio. “É uma equipa que funciona com o seu todo, mas tem duas referências muito bem vincadas lá na frente, e faz poderio disso, principalmente em jogos disputados em casa”, sublinhou.

Contudo, o técnico, de 42 anos, afirmou ter trabalhado os seus jogadores para contrariar as armas do conjunto de Jorge Paixão. “Preparámos a equipa ao longo da semana para esse tipo de futebol que vamos encontrar. É uma equipa que marca muitos golos, mas nós também temos corrigido esse aspeto e penso que temos estado mais compactos e muito mais seguros nas transições defensivas”, sublinhou.

Contra-ataque

No futebol é bem conhecida a máxima de que a melhor defesa é o ataque. Por isso, o técnico do conjunto da Luz elogia as qualidades ofensivas da equipa que lidera, as quais podem contrariar os argumentos do Farense. “O nosso poderio ofensivo deriva da qualidade dos jogadores e da vontade que têm a jogar. É uma equipa alegre e com dinâmicas próprias que nos deixam satisfeitos”, defende, acreditando que vai haver golos.

“Espero que surjam mais para o nosso lado e que, acima de tudo, seja um bom espetáculo de futebol”, finalizou Hélder Cristóvão.

Quase meia equipa desposicionada

JESUS VIU JOGO DE FORA MAS NÃO DEIXOU DE SER ARROJADO NA HORA DE "MEXER"

Quase meia equipa desposicionada


Uma autêntica revolução! Assim se pode caracterizar aquilo que sucedeu ontem à noite ao Benfica, durante o encontro com o Arouca. Quase metade dos jogadores foram obrigados a cumprir funções a que não estão habituados, naquela que constituiu a terceira e penúltima etapa do castigo de Jorge Jesus.

Rogério Pipi faz hoje 91 anos

Rogério Pipi faz hoje 91 anos
Rogério Pipi comemora hoje 91 anos, ele que chegou ao Benfica na temporada de 1942/43 e só de lá saiu em 1953/54, para o Oriental.

Conquistou com a camisola da águia três Campeonatos e seis Taças de Portugal; destacando-se por jogar a extremo - à direita e também à esquerda - mas com enorme capacidade goleadora: é o sexto melhor da história do Benfica, com 205 golos.

Cortez contestado e vaia no final

Cortez contestado e vaia no final
Os adeptos do Benfica perderam a paciência com Cortez, lateral-esquerdo brasileiro que saiu ao intervalo, depois de mais um jogo em que cometeu erros e ouviu o que não quis das bancadas da Luz, já sem paciência para um jogador que tem a saída anunciada - vai regressar em janeiro ao São Paulo, clube que o tinha emprestado às águias até ao verão. 

No final do jogo, porém, também se ouviram muitos assobios na direção da equipa e de Raul José, adjunto de Jesus que voltou a tomar conta do conjunto, enquanto o treinador, castigado, se encontrava num camarote do Estádio da Luz. Luisão, capitão das águias, e Raul José estavam visivelmente inconformados com o surpreendente empate caseiro com o Arouca e dirigiram algumas palavras ao árbitro Rui Costa, embora Shéu Han e Lourenço Pereira Coelho procurassem serenar os ânimos. 

Enzo Pérez, muito irritado, entrou no túnel a correr, chamando a atenção das forças da autoridade, que imediatamente se concentraram no que se passava naquela zona, longe dos olhares do público.

Acrescente-se ainda que muitos adeptos não esperaram pelo apito final para abandonarem o estádio, incrédulos e profundamente desiludidos com a exibição das águias e com a iminência de um resultado comprometedor, que acabaria mesmo por confirmar-se no fim da partida.

Capas dos jornais desportivos de sábado 07/12/2013

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE SÁBADO 07/12/2013