terça-feira, 19 de novembro de 2013

Allô Brasil? Ronaldo está a caminho!

Allô Brasil? Ronaldo está a caminho!

NÃO SE INTITULA MELHOR DO MUNDO MAS RECORDA...

«Não está ao alcance de qualquer um»

Satisfeito pelo apuramento para o Mundial'2014, Cristiano Ronaldo recusou intitular-se como melhor do Mundo, mas mesmo assim admitiu que os números que atinge ano após ano não estão ao alcance de um jogador qualquer.


"Não tenho de demonstrar nada. Nos últimos anos demonstrei o que sou. Não é fácil estar assim todas as épocas, fazer 40 ou 50 golos, isso não está ao alcance de qualquer um. Reflete o que sou, mas não vivo obcecado por isso. Trabalho aqui e no meu clube, respondo dentro de campo. Não respondo a ninguém. O que faço e bem é dentro de campo e nada mais tenho a dizer", frisou CR7, à RTP.


"Agora a equipa está de parabéns. Aquilo que queríamos era qualificarmo-nos. Agora temos de descansar e desfrutar. Voltar aos nossos clubes com a consciência tranquila, fazer uma grande época e o Mundial lá virá. Estamos todos de parabéns e agora só temos de formar uma grande seleção para o Mundial".

Cristiano Ronaldo era o rosto da felicidade portuguesa após o triunfo alcançado em Solna, com três golos na sua conta pessoal. Inicialmente ainda a pedir a bola de jogo, o craque português mostrou-se satisfeito pelo que foi alcançado em campo, mas

"Fiz o meu trabalho, como tenho vindo a fazer, na seleção ou no clube. Não tenho de responder a ninguém. Tento dar o meu melhor. Conseguimos o objetivo, estamos de parabéns pelo o que fizemos, depois de termos batalhado e sofrido", começou por dizer o jogador português, à RTP.

"Se calhar nao devíamos [ter sofrido tanto]... É complicado, deixámos a Suécia crescer depois do empate, mas isso faz parte do futebol. Nesta modalidade não se sabe quem ganha, por isso é tão brilhante. Fomos melhores aqui e na Luz, fomos justos vencedores", frisou.

Em relação ao facto de ter igualado o recorde de golos de Pauleta, Ronaldo admitiu que não vive a pensar nesse registo: "Como já disse, os recordes são para ser batidos. Não é prioridade bater o Pauleta. Sabia que ia acontecer naturalmente. O meu foco é ajudar a seleção. Sabia que Portugal precisava de mim e mostrei que estou presente."

Paulo Bento: "Vitória justíssima"

Paulo Bento: "Vitória justíssima"


Selecionador Nacional sublinhou a justiça no resultado, após a vitória na Suécia por 3-2

Exibição: "Demonstrámos que jogamos melhor quando estamos mais pressionados do que quando estamos em vantagem. Até ao 1-0 não tivemos problemas e na primeira parte dominámos, ainda que nos primeiros 30 minutos não tenhamos conseguido jogar no último terço do campo. Depois do golo, sofremos dois de bola parada mas conseguimos responder da melhor maneira. Vitória justíssima"

Cristiano Ronaldo: "Um jogador que faz um hat-trick num jogo destes, naturalmente que tem um efeito muito forte no que é o resultado final"

Qualificação: "Qualificação justa. Temos de desfrutar do momento e felicitar os jogadores que estiveram envolvidos no jogo e no processo para o Mundial"

Estratégia: "Não sofrer golos na Luz era grande parte da estratégia, passava muito por aí. Hoje, na primeira parte, não fomos tão fortes quanto poderíamos, apesar de termos dominado. No entanto, é bom não esquecer que os jogadores estavam numa grande pressão. É A 12ª presença de Portugal numa fase final, desde 2000 que não falhámos. Esta geração está de parabéns"


Cristiano Ronaldo "Ajudei mais uma vez a Seleção"


Cristiano Ronaldo marcou os três golos com que Portugal derrotou a Suécia (3-2). Estava naturalmente feliz e já pensa num grande Mundial no Brasil

Cristiano Ronaldo marcou três golos à Suécia e igualou Pauleta na lista dos melhores marcadores de Portugal, com 47 golos. "Sempre disse que os recordes são para serem batidos, mas não estava a pensar nisso, estava apenas focado em ganhar este jogo. Estamos agora igualados e vamos ver o que acontece no futuro".

Quanto ao jogo na Suécia, CR7 não tem dúvidas da justiça do vencedor. "Fomos melhores no primeiro e no segundo jogo. Estou feliz por mais uma vez ter ajudado a seleção a vencer".

A forma exuberante como festejou as finalizações poderia levar a pensar que se tratou de uma resposta a Blatter, presidente da FIFA. Nada disso, assegurou o craque nacional. "Não tenho de dar respostas a ninguém, as minhas respostas são dadas dentro de campo".

Questionado sobre o facto de ter mostrado que é o melhor do Mundo, o avançado do Real Madrid respondeu com estatísticas. "Não vivo obcecado com os títulos e não tenho de mostrar nada a ninguém, pois tenho mostrado o meu valor, tenho feito 40/50 golos por temporada e isso não está ao alcance de qualquer um. Sei o que sou", recordou.

Quanto ao sucedido em campo, Cristiano Ronaldo reconheceu alguma apreensão quando a Suécia virou o resultado. "Deixámos a Suécia crescer, recuámos e sofremos novo golo, mas isso faz parte do espetáculo do futebol. Reagimos e acabámos por vencer bem".

Benfiquista Markovic expulso num minuto na vitória sérvia

AVANÇADO ENCARNADO VIU DOIS AMARELOS SEGUIDOS

Benfiquista Markovic expulso num minuto na vitória sérvia

A seleção de Sub-21 da Sérvia conseguiu esta terça-feira uma importantíssima vitória na receção à Itália, por 1-0, em partida do Grupo 9 da qualificação para o Campeonato Europeu da categoria.

Com os benfiquistas Lazar Markovic e Filip Djuricic de início e muito ativos no jogo, os sérvios triunfaram graças ao golo de Goran Causic, apontado aos 60'. Depois, já bem perto do final, aos 87' e 88', veio o momento caricato da partida, com Lazar Markovic a ver dois cartões amarelos no espaço de um minuto, recebendo a consequente ordem de expulsão.

Contas feitas, a Sérvia soma 10 pontos, subindo ao segundo posto, a apenas 3 pontos da Bélgica, que ainda tem um jogo em atraso.


A 8.ª vez de Portugal numa grande competição internacional

RONALDO FOI A GRANDE FIGURA DO PLAYOFF

A 8.ª vez de Portugal numa grande competição internacional

Portugal apura-se pela oitava vez consecutiva para uma fase final de uma grande competição internacional depois de ganhar por 3-2 na Suécia com 3 golos de Cristiano Ronaldo. Na 1.ª mão, na Luz, CR7 marcara o único golo da partida.

O percurso de sucesso da última década correspondeu a uma mudança de paradigma desde que a designada "geração de ouro" atingiu a maioridade futebolística, pois antes disso, em 70 anos, limitou-se a quatro presenças nos grandes palcos do futebol mundial.

Desde o Mundial de 1930, para o qual não se inscreveu, e o Europeu de 1964, a equipa lusa viveu um prolongado "jejum", mas a estreia em fases finais fez-se em grande estilo, no Campeonato do Mundo de 1966, em que, liderados pelo génio de Eusébio, os "Magriços" conquistaram a medalha de bronze. Com nove golos, o "pantera negra" foi o melhor marcador e a grande revelação da prova, enquanto Portugal só não resistiu à anfitriã Inglaterra (que venceu na final a República Federal da Alemanha), impondo-se à Rússia no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.

O brilharete de Inglaterra não teve continuidade e foi necessário esperar mais 20 anos para que Portugal se apurasse para outra fase final, do Europeu de 1984, e, mais uma vez, o percurso foi meritório e só voltou a terminar nas meias-finais e de novo perante a equipa anfitriã, neste caso a França, que também se sagrou campeã.

Pela primeira vez, a equipa lusa conquistou dois apuramentos consecutivos, ao marcar presença no Mundial de 1986,depois do célebre golo de Carlos Manuel em Estugarda na vitória por 1-0 sobre a RFA, mas a presença no México limitou-se à primeira fase e ficou marcada pelo "caso Saltillo".

Após mais 10 anos de interregno, Portugal qualificou-se para o Europeu de 1996, onde atingiu os quartos de final, numa equipa que já tinha como base os campeões mundiais de juniores em 1989 e 1991, dos quais se destacavam o central Fernando Couto, os médios Luís Figo e Rui Costa e o avançado João Vieira Pinto.

Depois de ter falhado para o Campeonato do Mundo de 1998, a seleção portuguesa iniciou uma série de sete presenças ininterruptas em fases finais, a começar pelo Europeu de 2000, no qual, tal como aconteceu em 1984, voltou a ser batida nas meias-finais pela França.

O Mundial de 2002 não deixou muitas saudades, com a equipa lusa a ficar-se pela fase de grupos, mas o Euro2004, organizado em Portugal, reconciliou o país com a seleção, que sofreu uma das mais amargas derrotas da sua história, ao perder na final com a Grécia, por 1-0, num Estádio da Luz a rebentar pelas costuras.

A equipa das "quinas" obteve o seu segundo melhor resultado de sempre no Campeonato do Mundo de 2006, no qual foi, mais uma vez, afastada pela França nas meias-finais e perdeu depois com a anfitriã Alemanha na luta pela medalha de bronze. Portugal voltou a marcar presença no Campeonato da Europa de 2008, no qual foi afastado nos quartos de final, e no Mundial de 2010, em que se ficou pelos "oitavos", mas voltou a ficar muito perto da final no Europeu de 2012.

A equipa nacional apenas foi eliminada no desempate por grandes penalidades nas meias-finais por uma aparentemente imbatível seleção espanhola, campeã mundial em exercício e que estava a caminho de revalidar o título europeu, com uma goleada na final à Itália, por 4-0.

Pé esquerdo à Chalana e a magia de Rui Costa


BERNARDO SILVA É A NOVA PÉROLA DO SEIXAL

Pé esquerdo à Chalana e a magia de Rui Costa

Bernardo Silva começa aos poucos a tornar-se num caso sério do futebol encarnado mas também do português. O médio criativo das águias foi determinante para o triunfo de ontem dos Sub-21 portugueses em Israel por 4-3 e na memória, para além do golo marcado, ficou uma assistência soberba, num gesto técnico idêntico ao que Zidane imortalizou (roleta), para o segundo golo da equipa das quinas, da autoria de Ricardo.

Hoje é um dia sem derrotas



PORTUGAL NUNCA PERDEU A 19 DE NOVEMBRO

Números e estatísticas não passam disso mesmo e ao contrário do que alguns pensam, não ganham jogos, nem ajudam a marcar golos. Mas, num Mundo em que a superstição tem vindo a conquistar adeptos, é bom saber-se que, historicamente, hoje é um dia em que a Seleção Nacional nunca foi derrotada. É uma coincidência? Claro! Mas das boas. E para ficar ainda mais entusiasmado com estas coisas, convém recordar que a 15 deste mês, data do embate da 1.ª mão deste playoff de acesso ao Mundial do Brasil, Portugal também nunca perdeu. Em nove jogos... nem um desaire!

HÁ LIGEIRO FAVORITISMO NO JOGO, MAS NA ELIMINATÓRIA É DIFERENTE

Nem as casas de apostas acreditam no milagre sueco
A vantagem que a Seleção Nacional leva do jogo da Luz pode ser mínima (1-0), mas as casas de apostas não têm dúvidas: é Portugal a seleção (super)favorita para seguir para o Mundial'2014. É esta a linha de pensamento das odds observadas. A tendência só muda um pouco quando a questão passa para o vencedor da segunda mão...

Só em cinco jogos fora Seleção ficou em branco

Há a firme convicção de que Portugal marca um golo (pelo menos...) esta noite em Solna, no jogo da 2.ª mão do playoff. Essa certeza assenta no estilo de jogo português e nas circunstâncias desta partida decisiva.

PORQUE A PRESENÇA NO MUNDIAL'2014 PODE SER DECIDIDA NOS PENÁLTIS

Nas mãos de Rui Patrício
Apesar de Portugal partir em vantagem para o jogo desta noite, o apuramento para o Mundial de 2014 poderá ter de ser decidido no desempate por penáltis. E se Erik Hamrén admitiu ontem que a sua equipa passou os dois últimos dias a treinar os remates da marca de onze metros, Paulo Bento foi mais longe: desde a passada terça-feira, quando a Seleção Nacional fez o primeiro treino à sério em Óbidos, que esse trabalho específico tem feito parte do dia-a-dia da equipa portuguesa.

Jorge Jesus suspenso 30 dias

TREINADOR AINDA VOLTARÁ AO BANCO ANTES DO FINAL DE 2013

Jorge Jesus suspenso 30 dias

Jorge Jesus foi suspenso por 30 dias na consequência dos incidentes registados após o encontro com o V.Guimarães, da 5.ª jornada da Liga, realizado a 22 de setembro. Falha os jogos com Sp. Braga, Rio Ave, Arouca, Olhanense. Regressa frente ao V. Setúbal. Este castigo não tem qualquer influência nas partidas da Liga dos Campeões, com o Anderlecht e PSG.

Este cenário confirma que o CD entende ter existido gestos grosseiros e injúria e não agressão.

O técnico garantira em sede de inquérito que não agrediu ninguém, nem teve essa intenção, embora tenha admitido que tocou no polícia, na tentativa de defender o adepto que estava a ser agarrado no relvado, pelos seguranças e forças policiais.

Processo civil decorre no Minho

À parte deste processo, Jorge Jesus continua a julgado na justiça comum, num processo que decorre no tribunal de Guimarães. Segunda-feira foi ouvido no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa na qualidade de arguido.

Artur «Força Portugal! O Mundial no Brasil não será o mesmo sem ti»

Artur «Força Portugal! O Mundial no Brasil não será o mesmo sem ti» 

O guarda-redes Artur (Benfica) desejou boa sorte à Seleção Nacional na partida, desta terça-feira, frente à Suécia, referente à segunda mão do play off de acesso ao Mundial de 2014.

«Força Portugal! O Mundial no Brasil não será o mesmo sem ti. Belo futebol e belo país, que me tem proporcionado grandes alegrias. Estou torcendo pela vitória mais logo à noite», escreveu Artur, na rede social «Facebook».

Garay também na lista de Benítez

Garay também na lista de Benítez

Ezequiel Garay está na lista de reforços do Nápoles para janeiro. A garantia é dada esta terça-feira pelo jornal italiano Il Mattino, salientando que o central argentino do Benfica é o favorito do treinador Rafael Benítez.

Depois de ter sido noticiado o alegado interesse em Matic, surge agora o nome de outro jogador ligado ao Benfica cobiçado pelo Nápoles.

Garay, 27 anos, tem contrato com o Benfica até junho de 2015, com cláusula de rescisão fixada em 20 milhões de euros.
Conta a notícia do Il Mattino que o diretor desportivo do clube, Riccardo Bigon, já estará a trabalhar na tentativa de assegurar o concurso do defesa argentino. 

O dinamarquês Daniel Agger e o eslovaco Martin Skrtel (ambos do Liverpool) serão as alternativas.

Já são conhecidos os onzes que vão disputar a 2ª mão do playof no Friends Arena

Onze da Suécia

Onze de Portugal 

JÁ SÃO CONHECIDOS OS ONZES QUE DISPUTARAM A 2ª MÃO DO PLAYOF

A federação sueca divulgou esta manhã o onze com que a seleção nórdica vai entrar em campo mais logo (19h45), frente a Portugal. O Erik Hamrén repete a equipa inicial que perdeu o primeiro jogo, no Estádio da Luz.

Do lado português não se perspectiva também nenhuma alteração no onze, pelo que Portugal irá jogar com os mesmos jogadores que defrontaram a Suécia no Estádio da Luz

Portugal pede teto do Friends Arena aberto

SUECOS ESTRANHAM DECISÃO
Portugal pede teto do Friends Arena aberto
Na reunião técnica desta manhã de terça-feira, no Friends Arena, entre as delegações das duas seleções com o delegado da FIFA, o irlandês Dennis Cruise e o árbitro, o inglês Howard Webb, a FPF pediu que a cobertura amovível estivesse aberta durante o jogo, o que deixou os suecos um pouco baralhados, já que esperavam o contrário.

Curiosamente, quando a reunião terminou, a delegação portuguesa verificou que a cobertura estava fechada e os responsáveis da federação sueca disseram que ficaria assim até às 18 horas e nessa altura tomariam uma decisão final.

Ficou para o registo do delegado da FIFA o pequeno desentendimento entre as duas delegações neste capítulo.

Na verdade, as condições de jogo com a cobertura fechada ou aberta são praticamente as mesmas. A temperatura é apenas ligeiramente superior e como não se prevê chuva, o relvado não é afetado.

Imprensa sueca já se vê no Brasil

Imprensa sueca já se vê no Brasil

O jornal sueco «Express» está totalmente confiante na qualificação da seleção nórdica para o Mundial e já fez a capa para quarta-feira, onde aparece «Bem-vinda Suécia» ao Brasil.

A Imprensa sueca desta terça-feira reitera o aguardado embate entre duas das principais «estrelas» do futebol mundial, Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic.

É consensual que estes dois jogadores podem fazer a diferença na partida do play off e resta saber qual dos dois irá desequilibrar a balança.

Frio, sem chuva e teto do estádio aberto

Frio, sem chuva e teto do estádio aberto

O dia amanheceu nublado em Estocolmo, com a Seleção Nacional remetida à tranquilidade da unidade hoteleira onde se encontra instalada para o decisivo encontro desta noite frente à Suécia (19.45 horas).

Quando for dado o pontapé de saída são esperados 2 graus centígrados, mas sem chuva, deixando antever que o teto do Estádio Friends Arena estará aberto. Uma dificuldade extra para os comandados de Paulo Bento, que, no entanto, já garantiu que os jogadores estão habituados a jogar em quaisquer condições.

O grupo, de resto, está a passar manhã tranquila no hotel, só devendo sair da unidade cerca de duas horas antes do jogo. 

"De braços abertos à vossa espera"

"DE BRAÇOS ABERTOS À VOSSA ESPERA"

Scolari enviou uma mensagem de apoio à Selecção Nacional, que comandou no Euro 2004, Mundial 2006 e Euro 2008.

«Eu, o Murtosa e toda a nossa comissão técnica seguimos o jogo, porque o nosso homem da análise do vídeo conseguiu descobrir o vídeo», começou por contar em declarações ao Record. «Agora falta aguentar esse último jogo e cá os esperamos no Mundial (...). Vamos ficar a torcer por vocês, pois esperamos-vos de braços abertos no Mundial», frisou.

Scolari, que foi selecionador nacional, não percebe as razões das comparações entre Zlatan Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo.
«Não faz sentido. Como querem comparar o Cristiano com o Ibra? Um é bom jogador, sim, mas o outro é o melhor do Mundo. Como vão comparar? Na Luz, o Cristiano voltou a mostrar porque é o melhor do Mundo. Aquele golo de, oportunidade, prova que ele faz quase tudo no ataque da equipa», sublinhou.

Suspensão de Jesus é certa



PROCESSO DESPORTIVO PERTO DE CHEGAR AO FINAL

Suspensão de Jesus é certa


A decisão do Conselho Disciplina (CD) da FPF pode ser conhecida ainda hoje, sendo certo que Jesus ficará de fora do banco, pelo menos um mês. Mas a pena pode ser superior, se em vez de gestos grosseiros e injúrias (8 dias a três meses), o órgão disciplinar decidir pela agressão.Aí, a pena seria de três meses a três anos.Recorde-se que as sanções aos treinadores passam a metade, exceção feita à pena de agressão, que não sofre redução.Mas pode aumentar, já que JJ é reincidente. Em 2010/11 foi suspenso 11 dias, depois de se ter envolvido com Luís Alberto no final do jogo com o Nacional, e no início de 2012/13 foi punido com 15 dias por palavras para com os árbitros no final do Benfica-FC Porto da época anterior.

Carlos do Paulo lembra que a vertente desportiva é “completamente autónoma dos processos criminais”, e oCD não se deixa influenciar por uma eventual pena civil: “Só se existisse algo muito grave, mas não me parece que tenha relevância.”

Atlético Madrid nega Rodrigo

APONTADO COMO REFORÇO

Atlético Madrid nega Rodrigo


Rodrigo foi apontado pelo diário espanhol “AS” como possível reforço do Atlético Madrid já no mercado de janeiro mas fonte do clube espanhol negou ontem a Record que o dianteiro esteja nos planos do emblema da capital espanhola. Lembre-se que já no último fim de semana o jogador foi colocado na órbita do Atlético Mineiro, mas um possível negócio também foi descartado ao nosso jornal pelo diretor de futebol do Galo, Eduardo Maluf.

Apesar de não ter tido muitas oportunidades esta época, Rodrigo continua na mira de vários clubes europeus. Até esta altura, o espanhol contabiliza 346 minutos, divididos por 8 jogos, embora ainda não tenha conseguido assumir-se como titular da formação de Jorge Jesus. Aliás, o último jogo em que foi opção inicial teve lugar diante do Nacional.

Nápoles sempre atento a Matic

Nápoles sempre atento a Matic

Os responsáveis do Nápoles estão no terreno para contratar um defesa-central e um médio. O alvo para o meio-campo está definido. É Nemanja Matic, do Benfica, que está há muito referenciado pelo clube italiano.

Segundo o Calciomercato, o Nápoles fez uma primeira abordagem pelo jogador no verão, porém, os valores exigidos pelo Benfica arrefeceram o interesse. Os encarnados pediram 30 milhões de euros para negociar o internacional sérvio que tem contrato válido até 2018 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Matic continua, no entanto, bem referenciado no San Paolo, pelo que diretores e equipa técnica, liderada por Rafael Benítez, estão de acordo em lançar nova ofensiva pelo jogador a fim de garantir o gigante sérvio já na reabertura do mercado de transferências em janeiro.

Uma eventual proposta não incluirá, noticia a mesma fonte, Pablo Armero, lateral-esquerdo colombiano que tem sido muito associado ao clube da Luz.

Encarnados lançam vinho com coleção de cromos

Encarnados lançam vinho com coleção de cromos
O Benfica e o enólogo Paulo Laureano lançaram ontem um vinho alentejano ‘premium’ que é simultaneamente uma nova coleção de cromos que homenageia 35 grandes jogadores da história do clube. 

As caricaturas que surgem nos rótulos e em poster são da responsabilidade do cartoonista Ricardo Galvão, do jornal A BOLA. 

Cosme Damião, Eusébio, Coluna, Mário João, Shéu e Humberto Coelho são os primeiros cromos lançados num projeto que tem também cariz social: parte das receitas reverte para a Fundação Benfica.

De seis em seis meses, durante três anos, serão lançadas seis novas figuras, mas quem compra nunca sabe qual o cromo que lhe saiu, pois a garrafa e o poster vêm fechados num tubo que custa €13.99.

Fenerbahce prepara nova investida por Cardozo

Fenerbahce prepara nova investida por Cardozo

O clube turco ainda não desistiu de contratar o goleador paraguaio Óscar Cardozo (Benfica) e prepara nova ofensiva no mercado de inverno.

Cardozo foi novamente notícia na Turquia. A primeira página do jornal desportivo Fanatik deu ontem conta de novo interesse do Fenerbahçe no goleador (Cardozo nos planos do Fenerbahçe é o título) depois de goradas as negociações no verão.

O atual líder do campeonato local continua a seguir a carreira do paraguaio e o presidente, Aziz Yildirim, poderá tentar contratá-lo no mercado de inverno. Se o processo for tão complexo e cheio de avanços e recuos como foi no defeso, é caso para dizer que janeiro será um mês quente.

Capas dos jornais desportivos de terça-feira 19/11/2013


Capas dos jornais desportivos de terça-feira 19/11/2013