quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

«O Sporting acredita nos jovens» – Nélson Oliveira

«O Sporting acredita nos jovens» – Nélson Oliveira







O avançado português Nélson Oliveira, cedido pelo Benfica ao Rennes, defende que é mais valorizado na França do que era em Portugal e considera que a equipa encarnada deveria seguir o exemplo do Sporting na aposta nos jovens.

«Se aposta, se o clube acredita em ti, se acha que tens qualidade, tens de ser aposta de início. Temos o caso do Sporting, que tem jovens que chegaram muito cedo à equipa principal e conseguiram impor-se», afirmou Nélson Oliveira, em declarações à TSF.

O avançado reconheceu que está feliz a jogar no campeonato francês: «Sinto que sou mais valorizado, até pela imprensa. Sinto-me mais valorizado em França. Também por estar a jogar, a conseguir boas exibições. Em Portugal não consegui isso. No Benfica não joguei com muita regularidade, no Paços consegui uma época regular, e no Rio Ave ainda era júnior, fiz seis ou sete jogos. Não consegui o destaque que tenho em França. Sinto-me muito bem tratado. A continuar assim estou a conseguir deixar a minha marca, mas ainda há muito trabalho a fazer».

Cruzeiro perguntou por Luisão



ASSESSORIA DO DEFESA CONFIRMA ABORDAGEM
Cruzeiro perguntou por Luisão
O Cruzeiro aposta forte na próxima temporada, onde regressa à Copa Libertadores, e terá mesmo mostrado interesse em contar com o regresso do defesa central benfiquista Luisão, que em 2003 trocou a Raposa pelo Benfica, para pela Luz ficar até agora. Quem o diz é a própria assessoria do Girafa, em declarações ao portal "Superesportes".

"Houve apenas uma consulta. Perguntaram sobre a situação do Luisão. Ele tem mais dois anos e meio de contrato com o Benfica. Depois disso, não houve mais nada, nenhuma sondagem de valores, nenhuma negociação”, explicou Olivério Júnior, que falou em nome do emprésario Giuliano Bertolucci.

PSG e Monaco seguem promessas encarnadas



JOÃO NUNES E GONÇALO GUEDES NA MIRA FRANCESA
PSG e Monaco seguem promessas encarnadas

O portal francês Foot mercato avança esta quinta-feira que PSG e Monaco estão a seguir atentamente os passos dos jovens benfiquistas João Nunes e Gonçalo Guedes, futebolistas que atuam na equipa de juniores dos encarnados.

De acordo com a publicação, o duo benfiquista terá impressionado durante os jogos da Liga Jovem da UEFA - onde o PSG defrontou o Benfica -, estando a ser igualmente seguidos por outros clubes europeus.

Nelson Oliveira: «Sinto-me mais valorizado em França»



AVANÇADO DIZ QUE TEM TIDO MAIS OPORTUNIDADES NO RENNES E ELOGIA A APOSTA... DO SPORTING NOS JOVENS
Nelson Oliveira: «Sinto-me mais valorizado em França»
Nelson Oliveira encontra-se a realizar uma das melhores temporadas da carreira. Já com 7 golos nesta edição da Ligue 1, o avançado cedido pelo Benfica ao Rennes lembra que tem tido continuidade no emblema gaulês, algo que lhe faltou nos encarnados e noutros clubes.


"Sinto-me mais valorizado em França. Também por estar a jogar, a conseguir boas exibições. Em Portugal não consegui isso. No Benfica não joguei com muita regularidade, no Paços consegui uma época regular e no Rio Ave ainda era júnior. Não consegui o destaque que tenho em França. Estou a conseguir deixar a minha marca, mas ainda há muito trabalho a fazer", referiu o internacional português, em declarações à TSF.


O dianteiro elogiou ainda a política de aposta nas jovens pérolas protagonizada pelo Sporting. Nelson Oliveira considera que os leões estão a realizar um bom trabalho nesse departamento: "Se o clube acredita em ti, se acha que tens qualidade, tens de ser aposta de início. Temos o caso do Sporting, que tem jovens que chegaram muito cedo à equipa principal e conseguiram impor-se."

Nápoles avança por Matic

Nápoles avança por Matic




A imprensa italiana continua a insistir no interesse do Nápoles em Nemanja Matic, apontado agora o internacional sérvio do Benfica como primeiro objetivo do clube italiano para a janela de inverno do mercado de transferências.

Noticia a Sky italiana que presidente, Aurelio De Laurentiis, e treinador, Rafael Benítez, do Nápoles estão de acordo em fazer de Matic o prometido reforço sonante de janeiro.

O emblema italiano prepara-se para formalizar uma oferta junto do Benfica, sendo que De Laurentiis acredita que pode finalizar a operação por valores bem abaixo dos 50 milhões de euros fixados na cláusula de rescisão.

Recorde-se que, no início do ano, Matic prolongou até 2018 o contrato com o Benfica que lhe aumentou a cláusula de rescisão para 45 milhões de euros. Poucos meses depois, essa mesma cláusula subiu para os 50 milhões.

O médio de 25 anos, que chegou ao Benfica em 2011 proveniente do Chelsea, integrado no negócio que levou David Luiz a fazer o percurso inverso, tem sido um dos jogadores mais cobiçados do Benfica, falando-se ainda do interesse de clubes como Manchester United, Liverpool, Real Madrid, PSG, Mónaco e Dortmund.

Sulejmani pode estrear-se a titular

Sulejmani pode estrear-se a titular

O atacante sérvio Miralem Sulejmani, 25 anos, tem vindo a conquistar um papel cada vez mais relevante nas opções de Jorge Jesus, respondendo quase sempre bem às chamadas desde o banco de suplentes, e pode finalmente conquistar, segunda-feira, frente ao Nacional, para a Taça da Liga, aquilo que tanto tem procurado e até justificado mas que tem sido sucessivamente adiado pelas opções do treinador: a estreia a titular pelas águias.

Miki, nome pelo qual é tratado desde pequeno pelos amigos e companheiros de equipa (é o diminutivo utilizado na Sérvia para Miralem), tem sido, até aqui, a principal arma secreta de Jorge Jesus, ou seja, o jogador que mais vezes atuou na condição de suplente utilizado: dez. Precisamente o número de jogos que tem pelas águias, num total de 251 minutos apenas, já que esteve indisponível em vários compromissos devido a problemas físicos, nomeadamente fruto da lesão sofrida ao serviço da seleção, na sequência de uma aparatosa entrada do defesa croata Simunic, a 6 de setembro.

Sulejmani foi suplente utilizado nos últimos seis jogos da equipa, e em três dos últimos quatro entrou logo ao intervalo: Arouca, Olhanense e V. Setúbal, o que atesta a crescente confiança que tem vindo a ganhar junto de Jorge Jesus e também a aproximação consolidada ao onze, onde vai mostrando argumentos para lutar por um lugar numa das alas (Gaitán parece intocável, à esquerda ou à direita), face à ausência de Salvio, à perda de fulgor de Markovic, à intermitência de Ivan Cavaleiro, que tem vindo a ser lançado aos poucos, e ao eclipse de Ola John. Também Enzo Pérez é por vezes colocado nessa função, mas, como recentemente foi possível constatar em Setúbal, é no centro, com Matic, que o argentino mais rende.
Um dos argumentos mais fortes da candidatura do esquerdino ao onze prende-se com a capacidade para ajudar a decidir jogos, independentemente do tempo em campo. Como pode ver-se nesta página, fez as assistências para os golos das vitórias sobre Gil Vicente (2-1) e Anderlecht (3-2), ambas ao cair do pano, conquistou o penalty que valeu o empate com o Arouca (2-2) e apontou o tento que deu os três pontos contra o Olhanense (3-2).

Apesar de ser jovem (fez os 25 anos no dia 5), o camisola 8 é um jogador experiente e só a travessia do deserto no Ajax - primeiro devido à lesão num joelho, depois por recusar-se a renovar contrato - o impediu de se apresentar na Luz na plenitude das suas capacidades físicas, condição indispensável para que qualquer jogador renda ao máximo. Frente ao Nacional, prepara-se para subir mais um degrau.

Jornal O Benfica

Edição n.º 3635
Não perca mais um Jornal “O Benfica” nas bancas esta sexta-feira
Tempo de quadra festiva, tempo de alegria... e o nosso Benfica está de regresso ao topo da classificação do Campeonato Nacional, depois da vitória no Bonfim, frente ao Vitória de Setúbal.

Esta temporada não há tempo para grandes paragens e a nossa equipa não pára lutando nas várias frentes em disputa. Na próxima segunda-feira, o Benfica viaja até à Madeira para defrontar o Nacional, na 1.ª ronda da Taça da Liga para no dia 4 de Janeiro, frente ao Gil Vicente, lutar por um lugar na fase seguinte da Taça de Portugal. Carrega!

Num trabalho de investigação levado a cabo pelo nosso Jornal revive-se a História. Do Benfica em primeiro lugar, do Futebol português, em segundo. Ao longo de décadas, a Selecção Nacional esteve “pintada” de vermelho... Conheça os números, os rostos principais... as histórias por detrás da História!

A Fundação Benfica e os restantes departamentos do Clube uniram-se para tornar o Natal um pouco mais sorridente para crianças especiais.

Não perca tudo isto e muito mais em mais uma edição do seu Jornal “O Benfica”, nas bancas a partir desta sexta-feira, 26 de Dezembro.

Gaspar Ramos: «Sulejmani tem de ser menos individualista»

ANTIGO DIRIGENTE APONTA FALTA DE REGULARIDADE
Gaspar Ramos: «Sulejmani tem de ser menos individualista»


Gaspar Ramos sublinhou que Sulejmani ainda tem aspectos a melhorar na sua integração no Benfica. Para o antigo dirigente, o jogo de equipa é um deles.

"Sulejmani é um jogador que ainda aparece pouco no jogo, não é constante e isso também acontece com os outros sérvios, à exceção de Matic", disse Gaspar Ramos ao programa Bola Branca, da Rádio Renascença, afirmando ainda que o jogador "tem de ser menos individualista e entregar ao jogo aquilo que se exige de um jogador do Benfica".

O ex-vicepresidente do clube da Luz comentou ainda as recentes exibições encarnadas e realçou a necessidade de "mudar alguma coisa". "É necessário melhorar a qualidade do jogo para sermos mais consistentes. Temos tidos alguns resultados negativos em casa, que penalizam quem quer ser campeão."

Com o aproximar da reabertura do mercado de transferências, Gaspar Ramos não tem dúvidas de que o Benfica terá de vender alguém e Matic poderá ser o escolhido.

"O Benfica, como os outros clubes, tem uma situação financeira que exigirá a venda de um jogador e aquele que me parece ter mais valor no mercado é Matic. Não será fácil substituí-lo", concluiu.

Nélson Oliveira: «Sporting tem sido um exemplo»

Nélson Oliveira: «Sporting tem sido um
exemplo»
Avançado cedido pelo Benfica ao Rennes defende que «não há cedo ou tarde» para apostar num jovem

Nélson Oliveira entende que «não há cedo ou tarde» quando se trata de lançar um jovem na equipa principal, e nesse sentido lembra aquilo que o Sporting tem feito, e que esta época tem dados bons frutos.

«Se és aposta, se o clube acredita em ti, se acha que tens qualidade, tens de ser aposta de início. Temos o caso do Sporting, que tem jovens que chegaram muito cedo à equipa principal e conseguiram impor-se», começa por dizer o avançado português, que está cedido pelo Benfica ao Rennes.

«O Sporting está a fazer uma grande época. Tem sido um exemplo de aposta nos jovens. A equipa titular tem muitos jogadores jovens, muitos da minha geração. Defrontei-os nos clubes, e foram meus colegas de seleção. Alguns jogadores amadurecem mais cedo, outros mais tarde, mas não sei dizer se cheguei cedo ou tarde à equipa principal», acrescenta Nélson Oliveira, em declarações à TSF.

O internacional português assume, de resto, que o percurso leonino na Liga «tem surpreendido». «Acreditava que melhorassem, mas não pensei que fosse tão significativo, que nesta altura estivessem a discutir o título com Benfica e Porto. Acaba por ser uma surpresa, mas com todo o mérito. Tem provado ser uma grande equipa, e está a jogar muito bem. É bom para o campeonato», defende.

Prestes a despedir-se de 2013, Nélson Oliveira faz um balanço positivo de 2013, nomeadamente a segunda metade do ano, com o empréstimo ao Rennes. «Mas não serve de nada estar bem ao início e acabar mal», frisa o jogador, que quer marcar presença no Mundial2014.

Confrontado com as notícias que dão conta do interesse do Rennes em avançar para a compra do seu passe, Nélson Oliveira garante nada saber, mas diz sentir-se bem em França. 

«Sinto que sou mais valorizado, até pela imprensa. Sinto-me mais valorizado em França. Também por estar a jogar, a conseguir boas exibições. Em Portugal não consegui isso. No Benfica não joguei com muita regularidade, no Paços consegui uma época regular, e no Rio Ave ainda era júnior, fiz seis ou sete jogos. Não consegui o destaque que tenho em França. Sinto-me muito bem tratado. A continuar assim estou a conseguir deixar a minha marca, mas ainda há muito trabalho a fazer», afirma.

Nacional tenta "bater o pé" ao terceiro "grande"

TAÇA DA LIGA
Nacional tenta "bater o pé" ao terceiro "grande"


Bruno Basto, antigo defesa de Benfica e Nacional, alerta Jorge Jesus para as dificuldades que os encarnados vão sentir na Choupana. Águias defrontam os insulares no arranque da 3ª Fase da Taça da Liga.

Bruno Basto alerta Jorge Jesus para a motivação e confiança "extra" que os jogadores do Nacional sentirão quando defrontarem o Benfica, na próxima segunda-feira, para a Taça da Liga.

O antigo defesa, que representou ambas as equipas, recorda em Bola Branca que os insulares já lograram roubar pontos a Sporting e FC Porto, no campeonato e que o nível exibicional apresentado pela equipa de Manuel Machado não representa uma surpresa.

"Claro que o Nacional é uma equipa que gosta de bater sempre o pé aos 'grandes' e, este ano, isso está à vista, com os resultados. Em sua casa, vão querer demonstrar que são candidatos a lutar por um espaço o mais longe possível na Taça da Liga. O Nacional vai demonstrar o porquê de os resultados não serem só uma surpresa. É normal, quando se está do lado Nacional, que ninguém precise de motivação, porque todos os jogadores gostam de disputar estes jogos. Por si só, o adversário já dá motivação e confiança extra para que as coisas possam correr muito bem", afirma Bruno Basto.

Perante as vicissitudes próprias da quadra natalícia e ainda devido a algumas lesões que continuam a assolar o plantel encarnado, Bruno Basto admite que Jorge Jesus possa proceder a algumas alterações ao figurino inicial das águias, na Choupana. Contudo, o ex-jogador do Benfica defende a manutenção do núcleo duro da equipa.

"O Jesus tem feito a sua gestão dentro das possibilidades que tem tido, porque tem tido lesões que não tem esperado. Tem feito a rotatividade da equipa e acredito que estes jogos possam passar por isso. Acredito que estes jogos possam passar por isso, mas há muita coisa a jogar. Nos últimos tempos, os resultados não têm sido os mais simpáticos. Acredito que o Jesus possa dar algum descanso a alguns jogadores, mas os principais jogadores irão jogar", conclui.

O Nacional-Benfica, a contar para a primeira jornada da Taça da Liga, está marcado para as 20h45 de 30 de Dezembro.

Benfica regressa ao trabalho esta sexta-feira

Benfica regressa ao trabalho esta sexta-feira
Para preparar jogo da Taça da Liga com o Nacional

O Benfica regressa ao trabalho nesta sexta-feira, três dias antes do próximo desafio, a visita de segunda-feira ao Nacional (20h45) para a Taça da Liga. 

A equipa entrou de mini-férias de Natal na noite de sexta-feira, depois da vitória em Setúbal (2-0) para a 14ª jornada da Liga.

"Quero que o Benfica ganhe a Liga Europa"

RAMIRES EM ENTREVISTA A O JOGO
"Quero que o Benfica ganhe a Liga Europa"

O médio do Chelsea continua a ser um adepto ferrenho das águias
Esta época, Ramires vai estar a torcer para que o Benfica ganhe a Liga Europa. "Na temporada passada, não dava para torcer pelo Benfica [risos]. Estava a jogar contra eles e estava a defender o Chelsea, mas esta época quero muito que ganhe a Liga Europa", afirmou o ex-médio encarnado em entrevista a O JOGO, publicada esta quinta-feira. 

"Fiquei surpreendido [com eliminação do Benfica da Liga dos Campeões] porque tem uma equipa muito forte e estava a jogar muito bem. Mas a Liga dos Campeões é mesmo assim. Nós também ficámos de fora na época passada", afirmou.

Ramires aprova uma possível contratação de Matic pelo Chelsea. "Matic pode ajudar-nos bastante", defende.

«Markovic não vai jogar no Chelsea», garante empresário


«Markovic não vai jogar no Chelsea»,garante empresário
Lazar Markovic, representante de Lazar Markovic, veio a terreiro descartar as notícias que dão conta da possibilidade de uma transferência do médio sérvio do Benfica para o Chelsea.
«O Markovic está atualmente a jogar no Benfica, tem contrato por quatro anos e não intenção de ir para nenhum outro lugar. O que se disse sobre a ida dele para Londres não é verdade. Ele não vai para Londres, não vai jogar no Chelsea», disse citado pelo jornal Informer, onde explicou ainda a divisão de lucros numa futura venda:

«O que está em causa é a propriedade do jogador, que pertence 50 por cento ao Benfica e outros 50 por cento a um fundo de investimento de Pini Zahavi. No caso de vendas futuras, eles terão de dividir os lucros.»

Gottardi: «É um jogo que pode definir muita coisa»

DESTACA A IMPORTÂNCIA DE VENCER O BENFICA
Gottardi: «É um jogo que pode definir muita coisa»

A equipa de Manuel Machado estreia-se na fase de grupos da Taça da Liga frente ao Benfica, num jogo marcado para a próxima segunda-feira, na Choupana. Uma presença na meia-final, em 2010/11, é o melhor registo do Nacional na prova. Para esta temporada, os objetivos são estabelecidos por etapas. “A primeira ambição é passar esta fase para atingir as meias-finais e, depois, se possível, chegar à final”, revela Gottardi.

O calendário apresenta os dois primeiros jogos na Madeira – a equipa ainda vai receber o Gil Vicente –, pelo que o encontro com os encarnados pode deixar a qualificação bem orientada, em caso de vitória. O guarda-redes não nega, por isso, a importância que a receção ao Benfica encerra para as aspirações na competição. “Esse jogo pode definir muita coisa quanto à nossa passagem para a fase seguinte”, refere.

Esta será a segunda vez que os insulares defrontam os encarnados esta época. Depois da derrota na Luz (0-2), Gottardi acredita que este pode ser um jogo diferente. “O Benfica é uma equipa muito forte, mas temos mostrado a nossa qualidade contra os grandes e já conseguimos bons resultados. Jogamos em casa, com os adeptos do nosso lado, e temos possibilidades de vencer.”

O titular da baliza do Nacional não alinha nas críticas à qualidade do futebol da equipa de Jorge Jesus e aponta: “Era bom que todas as equipas que não jogam bem estivessem na classificação em que eles se encontram. Temos de ver que há qualidade nas outras equipas do campeonato. Veja-se o jogo que fizemos contra o Sporting, em que conseguimos mostrar o nosso futebol.”

Incómodo

Ainda sobre o jogo de Alvalade, o guardião admite algum descontentamento no balneário madeirense pelo empolamento do golo anulado a Slimani, que atirou para segundo plano a (boa) exibição da equipa. “Infelizmente, quando jogamos com um grande e o resultado é positivo para o nosso lado, acontece sempre alguma coisa, seja da arbitragem ou outra. A melhor oportunidade foi nossa e eles quase não tiveram uma ocasião real de golo. O que aconteceu é que tivemos muita competência”, nota.

Funes Mori continuará a ser aposta na Luz

SEGUNDO DIZ O REPRESENTANTE DO 9
Funes Mori continuará a ser aposta na Luz
É conhecido o interesse do Estudiantes nos serviços de Funes Mori, mas o Benfica não parece disposto a abrir mão do internacional argentino, de 22 anos. Quem o diz é o tio e empresário do avançado, que garante não ter conversado com ninguém do emblema de La Plata.

“O Benfica já fez saber que pretende que Funes Mori continue no clube.Sei do interesse do Estudiantes, mas a verdade é que a mim não chegou qualquer tipo de informação. Não existe nada de concreto”, atirou Walter Redondo, em declarações à Antena 1.

Recorde-se que o camisola 9 jogou apenas 118 minutos pela equipa principal, frente a Cinfães (90) e Arouca (28). No entanto, tem sido na equipa B que Funes Mori se tem destacado. No total, participou em seis encontros (469 minutos), tendo marcado por seis ocasiões.

Carlos Martins rejeitou proposta para rescindir contrato

Carlos Martins rejeitou proposta para rescindir contrato
Carlos Martins rejeitou a proposta de rescisão de contrato que o Benfica lhe ofereceu. A oferta pressupunha o pagamento parcial da verba correspondente aos salários que o jogador terá de receber até ao final do vínculo, válido até junho de 2016, mas o internacional português fez saber que não abdica da totalidade do dinheiro (2,25 milhões de euros, correspondentes a um vencimento anual líquido de €900 mil), mesmo que isso implique ficar no clube até essa data e sem se treinar com a equipa principal, a exemplo do que acontece atualmente. 

O médio ofensivo de 31 anos renovou por quatro épocas em agosto de 2012, na sequência de uma pré-época de grande nível. No entanto, foi passando para segunda escolha com o início da competição, graças à aposta de Jorge Jesus na dupla Matic/Enzo Pérez, a fórmula encontrada pelo técnico para colmatar as saídas de Javi García e Witsel. No total, Martins alinhou em 22 jogos em todas as provas da temporada passada, mas foi titular em apenas sete.

No defeso, recebeu ordens para se apresentar na equipa B, pois não entrava nas escolhas do treinador de 59 anos. Desde essa data que se tem treinado às ordens de Hélder Cristóvão, mas nunca jogou porque não foi inscrito.

Mercado de janeiro abre a porta de saída a Jardel

Mercado de janeiro abre a porta de saída a Jardel
Jardel poderá aproveitar o mercado de janeiro para sair. O central de 27 anos é um dos principais prejudicados pela permanente utilização da mesma dupla de centrais (Luisão/Garay) e pretenderá jogar com regularidade.

O brasileiro chegou a ter um pé fora da Luz no defeso, mas à última hora tanto ele como o clube decidiram pela continuidade. Uma continuidade a prazo, porém, já que o futuro imediato deverá passar por outro destino.

O empréstimo é a hipótese mais forte, mas não se exclui a saída em definitivo. Jardel tem contrato até 2018 (renovou em janeiro), mas não é um jogador cujo passe a SAD exige um valor muito elevado, porque a contratação dele e os salários entretanto pagos não implicaram custos elevados.

O camisola 33 continua a ter mercado nalguns países europeus. No passado recente foi noticiado o interesse do Celtic (Escócia), Lazio (Itália) e Lyon (França), ainda que também do Brasil poderão surgir alguns convites tentadores do ponto de vista financeiro.

Lima passa Yuran e Vata

Lima passa Yuran e Vata
Lima está em alta. O avançado de 30 anos, que até dezembro só tinha marcado duas vezes, tem aproveitado da melhor forma a ausência de Cardozo. 

O brasileiro vai numa sequência de cinco jogos consecutivos a marcar, num total de seis golos (bisou com o Rio Ave), o que significa que igualou a melhor série ao serviço das águias, obtida na época passada, a primeira na Luz - entre 17 de janeiro e 3 de fevereiro faturou também seis vezes em cinco compromissos consecutivos. Ou seja, se marcar ao Nacional, segunda-feira, para a Taça da Liga, conseguirá a melhor marca pessoal pelo clube da Luz.

A veia goleadora de Lima tem-lhe permitido também subir degraus na história encarnada, nomeadamente no que ao ranking dos melhores marcadores estrangeiros diz respeito. O tento frente ao V. Setúbal, 38.º com a camisola encarnada, permitiu-lhe ultrapassar o angolano Vata (37), já depois de ter deixado para trás, esta época, Mantorras (31), Yuran (35) e Luisão (35). O camisola 11, que na primeira temporada pelas águias fez 30 golos e que na presente campanha vai em oito, já ocupa o sétimo lugar da lista liderada por Cardozo (169). À frente de Lima seguem, entre outros, Saviola (39), Filipovic (41) ou Isaías (71).

O bom momento de forma de Lima parece ter despertado o interesse do Flamengo. Segundo o Globoesporte, o clube carioca, sem dinheiro para investir, estaria interessado no empréstimo. Um cenário que neste momento não faz qualquer sentido.

Reforços dos Bês não veem a Luz

CONTRATADOS PARA A EQUIPA SECUNDÁRIA POR ESTREAR
Reforços dos Bês não veem a Luz


A equipa B é um espaço para os jogadores da formação evoluírem mas também para alguns reforços confirmarem credenciais, podendo depois passar para o plantel principal. Esta é a política do Benfica em relação às contratações para a formação secundária mas até agora, nas duas épocas de existência da nova equipa B, nenhum dos reforços conseguiu dar o salto.

«Não aceitaria treinar Benfica ou Sporting»

Villas-Boas: «Não aceitaria treinar Benfica ou Sporting»
Em entrevista ao jornal «O Jogo», treinador diz que vai esperar pelo final da temporada para abraçar novo projeto

André Villas-Boas está inclinado a esperar pelo início da próxima temporada para abraçar um novo projeto depois da saída do Tottenham. Numa longa entrevista ao jornal «O Jogo», o treinador assume que continua «intimamente» ligado ao FC Porto e diz mesmo que será «impossível treinar Benfica ou Sporting». Pelo meio faz um balanço da sua passagem pela liga inglesa como uma «ótima experiência», mas não conta o que realmente falhou nos Spurs.

Atualmente desempregado, André Villas-Boas começa por dizer que, agora, está disposto a esperar. «O mais provável é esperar pela conclusão desta época desportiva antes de pensar em abraçar um novo projeto. Esta é uma altura de reflexão para mim e para a minha equipa técnica, e de reposicionamento da nossa carreira. Inglaterra foi, apesar de tudo, uma ótima experiência», começar por destacar.

O futuro poderá passar para um regresso a Portugal e à «cadeira de sonho», que continua a ser a mesma «para sempre», até porque os outros dois grandes estão fora dos objetivos do jovem técnico. «Isso é impossível. Da minha parte, é impossível, porque é esta a minha forma de estar. Quem me conhece sabe que não aceitaria»», comenta em relação a um eventual convite da parte do Benfica ou do Sporting.

Quanto ao Tottenham, Villas-Boas lamenta não ter tido mais tempo, sobretudo pelos adeptos. «Temos consciência de que poderíamos e deveríamos ter alcançado melhores resultados desportivos, mas infelizmente, tirando a época do recorde de pontual do Tottenham na Premier League, não nos permitiram concluir as outras duas», começa por dizer. «Gostava de ter retribuído a confiança dos adeptos com um troféu. Tínhamos grandes ambições de conquistar um troféu esta época», acrescentou, preferindo não entrar em detalhes sobre os motivos da sua abrupta saída. «Prefiro não falar sobre esse assunto», limitou-se a acrescentar.

O treinador fala ainda da sua relação com José Mourinho, referindo que «sempre existiu respeito mútuo», mas apesar de viverem e trabalharem os dois em Londres, nunca tiveram uma «oportunidade» para se encontrarem além dos jogos entre os emblemas que representaram.

André Villas-Boas mostra também que tem estado atento ao futebol português e fala sobre vários dos seus protagonistas. «O campeonato português está mais competitivo, sobretudo pelos resultados positivos do Sporting», refere.

Paulo Fonseca: «Passou-se com o FC Porto o mesmo que se passou com o Tottenham a determinada altura do campeonato. Domínio territorial, domínio da posse, mas uma ineficácia na finalização. (…) Espero que o Paulo consiga dar a volta à situação».

Fernando: «Um jogador da dimensão do Fernando era importante que renovasse, porque, ao longo desta épocas, ele tem sido um jogador fundamental – tem condições únicas».

Quintero: «É um jogador que tinha referenciado no Pescara, que seguimos, e acreditamos no potencial que tem. Tem que ser trabalhado porque tem condições para evoluir, como foi demonstrado nos primeiros jogos».

Iturbe: «Esperemos que neste período de empréstimo, ele se encontre com o seu futebol e depois seja capaz de ganhar o lugar no clube [FC Porto]».

Reyes e Herrera: «Impressionaram no Campeonato do Mundo de sub-20. Agora é preciso ver a posição que ocupam em campo».

Rui Patrício: «Tem condições para o fazer [jogar em Inglaterra]. Domina as trajetórias aéreas, sabe posicionar-se e antecipar a profundidade. Estaria sujeito a maior contato físico, mas penso que, pela morfologia que tem, isso não seria problema».

William Carvalho: «Não sei se é prematuro, mas talvez seja melhor ver como se desenvolve nos próximos anos antes de pensar em dar o salto tão cedo. É a grande surpresa deste ano, é um grande portento físico. Curiosamente, acho-o muito parecido com o Moussa Dembelé na forma como usa o corpo no duelo, no drible, no transporte e na recuperação de bola