segunda-feira, 18 de agosto de 2014

«Jesus disse-me em 2012 que ia vender o Cardozo» - Kardec

«Jesus disse-me em 2012 que ia vender o Cardozo» - Kardec

Alan Kardec, antigo avançado do Benfica, afirmou que quando regressou à Luz do empréstimo ao Santos, em 2012, Jorge Jesus lhe disse que Óscar Cardozo seria vendido, algo que, no entanto, acabaria por acontecer apenas dois anos depois.

A revelação foi feita por Kardec, que agora atua no São Paulo, depois do golo que apontou ao Palmeiras, clube que resgatou o avançado em 2013, quando este estava na equipa B encarnada.

«Dizerem que o Palmeiras me tirou do ostracismo foi algo que me chateou muito, porque as pessoas têm de saber para poderem falar. Eu estava no Brasil e era titular com Ganso e Neymar no Santos, eles tinham acabado de ganhar a Libertadores. Quando voltei ao Benfica, o treinador disse que venderia o Cardozo, mas ele não saiu. Se eu estivesse no ostracismo, o Palmeiras não me teria contratado. Quem tem boca fala o que quer e, às vezes, escuta o que não quer. A minha vida está tranquila, eu agi corretamente, embora muitos não aceitem isso», disse o jogador, citado pelo Globoesporte.

Luís Filipe Vieira em contacto com empresário de Luisão

Luís Filipe Vieira em contacto com 
empresário de Luisão
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, esteve em contacto com o empresário de Luisão a fim de saber qual o montante que a Juventus está disposta a pagar para contratar o defesa brasileiro, noticia a ‘Sky Sport Italia’.

Recorde-se que, de acordo com a imprensa transalpina, os dirigentes encarnados terão ameaçado a Juventus com uma queixa à FIFA caso insistam em negociar com Luisão sem antes fazer chegar à Luz uma proposta concreta.

Moutinho elogia as qualidades de Bernardo Silva

Moutinho elogia as qualidades de Bernardo Silva

O médio internacional considera que o jovem emprestado pelo Benfica "é uma grande esperança de Portugal".

João Moutinho, jogador do Mónaco, falou sobre Bernardo Silva, dizendo que o jovem médio é uma promessa do futebol português.

"Bernardo Silva é um excelente jogador, que na última época esteve na equipa do Benfica B. É uma grande esperança de Portugal. Já treinei com ele algumas vezes, é inteligente, tem qualidade e aqui vai ganhar mais experiência. Espero que nos ajude a alcançar os nossos objectivos", afirmou Moutinho, quando respondia a questões dos adeptos do Mónaco, na rede social Twitter.

Bernardo Silva, de 20 anos, chegou aos monegascos este Verão por empréstimo do Benfica.

Fomos conhecer o relvado sintético que espera o Benfica no Bessa

Fomos conhecer o relvado sintético 
que espera o Benfica no Bessa
O relvado sintético do Boavista está devidamente certificado e o clube torna-se na primeira equipa a jogar num relvado não natural em jogos da Primeira Liga. O Benfica será o adversário, no próximo domingo, e Jorge Jesus já veio a público lamentar a solução que espera as águias na visita ao Estádio do Bessa. Ozerozero.pt procurou perceber junto do responsável pela empresa que colocou o tapete sintético do Bessa que relvado vão encontrar os campeões nacionais. Que tipo de risco de lesão? Há maior benefício ou nem por isso? E a qualidade do jogo? 
Jorge Jesus lamentou o relvado que espera as águias no Bessa.
«Nem percebo como é que há campos sintéticos porque aqui não há muita chuva. Nos países nórdicos é que há neve. É um campo diferente. O ritmo de jogo é diferente. É tudo pior num jogo sintético. No pelado, na relva, num sintético ou em alcatrão, nós temos de nos preparar para lá jogar», frisou em declarações proferidas à Benfica TV.
Luís Botas, responsável pela Global Stadium (empresa que colocou e faz a manutenção do relvado do Estádio do Bessa), conversou com o zerozero.pt num momento de pausa no Estádio do Bessa, enquanto se vão ultimando detalhes para receber os encarnados.
Jesus queixou-se do relvado do Bessa 
«Não vou comentar as declarações do Jorge Jesus. Respeito o pensamento de um treinador como ele. Quem somos nós para colocar em causa a opinião do Jesus? Espero é que no final do encontro com o Boavista ele possa mudar de opinião», começou por dizer ao zerozero.pt Luís Botas, que diz entender as palavras de Jesus mas espera que no final do jogo o técnico possa pensar de forma diferente.
«Eu acho natural que o Jesus, ou outro treinador, falem que gostam de sentir o cheiro a relva, que é mais agradável. Temos que respeitar. Eu defendo a minha área pois acredito.»
Luís Botas garantiu ainda que o relvado estará «ótimo» para o duelo.
«O relvado é ótimo, tem boas condições, é muito melhor que muitos outros em Portugal. É verdade que nesta altura os relvados estão todos em boas condições mas quando chegar o inverno é que ser verá a grande diferença. Desde que existe este relvado no Bessa ando atento aos jogos que são cancelados ou adiados ou interrompidos por causa das condições climatéricas e posso dizer que me recordo de vários. Em Alvalade, um Sporting x Videoton, um duelo do FC Porto em Oliveira de Azeméis. Recordo-me de um jogo do Benfica em Guimarães em que os responsáveis do Benfica se queixaram. Em Portugal chove e chove muito. O relvado do Bessa estará agora igual aos melhores e no inverno estará muito melhor. Talvez só o relvado do Dragão, que é um caso muito específico, e o tapete da Luz, que tem estado muito bem, podem estar melhores durante todo o ano.»

«A bola vai rolar normalmente. Isso não será um problema para equipas como o Benfica. Eu costumo é referir a questão das lesões. Um relvado deste tipo não coloca problemas de lesões. Não podemos culpar o relvado sintético pelas lesões. Nesse caso também teríamos que culpar os relvados naturais pela lesão do Enzo [Pérez] no jogo com o Paços de Ferreira e outras lesões que os jogadores sofrem em tapetes naturais. O relvado sintético está sujeito aos mesmos riscos que os outros.»
O "fantasma" das lesões costuma ser muito associado a este tipo de relvados. Luís Botas prefere não entrar por esse aspeto. 
Luís Botas, segundo da direita para a esquerda, numa das visitas ao Estádio do Bessa 
«Isto para ser aprovado tem que passar por uma bateria de testes, coisa que os relvados naturais nem sempre são sujeitos. O certificado da FIFA diz que dentro dos parâmetros de ensaios que são feitos ao relvado sintético, ele cumpre na perfeição os limites máximos de qualidade. Isto tem que ver com a tração, rolamento da bola, etc. Se cumpre todos esses requisitos, não há motivos para falar em lesões ou vantagem para a equipa que joga nele», acrescentou.
Ao zerozero.pt, Luís Botas explicou ainda que o relvado do Estádio do Bessa foi certificado por todas as entidades responsáveis do futebol (desde a Liga portuguesa à FIFA). 
«A FIFA mede os relvados sintéticos tendo por base um grande relvado nacional. Não sei qual foi ou quais foram. Sei é que o relvado do Bessa foi aprovado e certificado pela FIFA e por todas as entidades do futebol», sublinhou o responsável pela Global Stadium, que assumiu que a única vantagem que o Boavista terá no jogo em relação ao relvado tem que ver com o facto de treinar mais vezes, como normalmente as equipas que jogam em casa tiram benefício desse aspeto.
«A única vantagem que o Boavista terá é por jogar no seu estádio, como o Benfica tem vantagem de jogar na Luz ou o FC Porto no Dragão. Isso é fruto de treinar mais vezes e jogar no seu tapete.»
Luís Botas explicou ainda que a aplicação de tapetes sintéticos será uma solução para o futuro.
«A questão financeira também é muito importante. Não há clubes que estão a 'nadar em dinheiro'. O relvado sintético tem um maior custo no começo mas depois fica mais barato que um natural. As contas ao custo/hora de utilização é importante. Somar o valor da instalação e manutenção e depois dividir pelas horas de utilização veremos que num relvado sintético os clubes podem treinar e jogar e ficará mais barato.»
Além do relvado do Estádio do Bessa, a Global Stadium já colocou tapetes sintéticos em Angola, na Rússia, em França, nos Estados Unidos da América e terá pela frente a colocação de 55 relvados sintéticos no Brasil nos próximos 18 meses.

Por que não pode o Benfica perder Gaitán

Por que não pode o Benfica perder Gaitán


Os jogadores nucleares que o Benfica mantém

Gaitán voltou a explicar no domingo ( Paços de Ferreira, 2-0) por que é um jogador nuclear no Benfica e não apenas um jogador importante como alguns do que saíram.

Na minha lista de jogadores nucleares da época passada constavam quatro argentinos: Garay, Enzo, Gaitán e Sálvio. E um brasileiro, Luisão.

Destes, o Benfica até agora perdeu um, o central que assinou pelo Zenit.

Este domingo, frente ao Paços de Ferreira, Gaitán foi decisivo, ao assinar as duas assistências que colocaram Maxi e Sálvio de frente para a baliza, em ótima condição para marcar.

Há três aspetos que tornam Gaitán imperdível, no Benfica atual:

1. É o mais criativo do plantel. Na época passada dividia esse estatuto com Markovic. Para mim um jogador criativo é aquele nos torna incapzes de prever o que vai fazer. Com Gaitán nunca é claro em que zona do terreno aparece e, sobretudo, qual a solução que vai dar à bola. Procurem mais alguém assim na Liga.

2. Além da qualidade que possui, Gaitan vai para a quinta época na Luz. Conhece todas as ideias de Jorge Jesus, mais a reação dos adeptos e a estrutura do clube. Além dos adversários.

3. Acresce que Gaitán melhorou muito, sobretudo na última época, a qualidade sem bola. Agora com 26 anos, percebeu a importância de oferecer trabalho quando é o adversário a tentar atacar.

Por tudo isto, Gaitán é um jogador que o Benfica não pode perder.

Na minha lista de jogadores nuclares não consta o nome de Maxi Pereira. É difícil dar esse estatuto a um lateral, a não ser que ele se chame Lahm. Mas o uruguaio tem qualidades que podem ser fundamentais neste momento que o Benfica atravessa. É sem dúvida um líder e um exemplo no balneário e empresta à equipa uma energia que no arranque da temporada pode fazer a diferença. Frente ao Paços de Ferreira foi um dos melhores. O futuro dir-nos-á a exata importância daquele golo e da alma de Maxi.

NOTA 1: com apenas cinco dias de trabalho, Leonardo Jardim chamou Bernardo Silva e deu-lhe minutos. Catorze, para ser mais preciso. Na Liga portuguesa jogou até agora nove minutos, num FC Porto-Benfica que não entrou na história. Nunca conseguirei perceber isto.

NOTA 2: muito interessante a sugestão de Jesus sobre Pizzi. Fazer do português um número 8 seria fantástico para o Benfica e para a seleção nacional. Nunca tinha pensado nessa hipótese, mas é também por isso que Jesus se senta no banco da Luz. Refletindo sobre as qualidades de Pizzi, acredito que poderá funcionar desde que melhore as noções defensivas e aprenda a dosear o esforço. Um extremo está habituado a uma intensidade muito diferente de um médio, utiliza o corpo de uma forma completamente distinta e pode desgastar-se muito depressa no meio do terreno.

Juve admite viagem a Lisboa por Luisão

Juve admite viagem a Lisboa por Luisão

Clube de Turim estará disposto a apresentar uma proposta de um milhão de euros pelo capitão encarnado

A Juventus não desiste ainda da contratação de Luisão e admite viajar até Lisboa para negociar com o Benfica, colocando em cima da mesa uma oferta de um milhão de euros. Segundo a Imprensa transalpina, Giuseppe Marotta, diretor-desportivo do clube de Turim, está disposto a deslocar-se à capital portuguesa para reunir-se com Luís Filipe Vieira e discutir a transferência de Luisão, até para reforçar a relação, para já instável, com as águias, que, incomodadas com os alegados contactos diretos da Juve com o central, ameaçaram o campeão italiano com uma queixa na FIFA, tal como O JOGO adiantou.

Apesar de disposta a avançar com uma oferta formal pelo defesa, a equipa transalpina alegou, segundo revelou uma fonte da Vecchia Signora ao diário "La Gazzetta dello Sport", que terá sido o próprio Luisão a contactar a Juventus, expressando o seu desejo de encerrar a carreira neste clube.

Redknapp confirma que Júlio César está perto da Luz

Redknapp confirma que Júlio César está perto da Luz

Harry Redknapp, treinador do Queens Park Rangers, confirmou que o guarda-redes brasileiro Júlio César está a um passo de assinar pelo Benfica.

«Supostamente o Benfica está interessado nele. Em princípio ele já estará em Lisboa. Espero que assim seja», afirmou o técnico inglês, que apostou em Robert Green para a baliza no primeiro desafio oficial do QPR, frente ao Hull City (derrota por 0-1).

De acordo com a imprensa inglesa, o jogador de 34 anos deverá ser emprestado ao Benfica, sendo que os dois clubes deverão repartir as despesas ligadas ao salário do guarda-redes, que ganha cerca de 6 milhões de euros por ano.

«Enzo Pérez pode dar muito ao Valência» - Rodrigo

«Enzo Pérez pode dar muito ao Valência» - Rodrigo

O avançado Rodrigo falou sobre a possível contratação de Enzo Pérez ao Benfica.

«Enzo é um jogador consagrado. Fez um ano espetacular e esteve muito bem no Mundial. Pode dar muito ao Valência. Cabe ao clube tomar essas decisões, mas se chegar será bem-vindo», disse o hispano-brasileiro, que foi companheiro de equipa de Enzo Pérez no Benfica nas últimas temporadas.

Juventus responde a “ameaça” no caso Luisão

Juventus responde a “ameaça” no caso Luisão

A Juventus reagiu à possibilidade, avançada pela imprensa, de o Benfica recorrer à FIFA depois de o clube italiano ter sondado o defesa-central Luisão sobre uma possível transferência para Turim.

O jornal Gazzetta dello Sport escreve na edição desta segunda-feira que a Juventus recebeu um aviso do Benfica: antes de negociar com o jogador, os dirigentes italianos têm de apresentar uma proposta concreta ao clube da Luz. 

Segundo a mesma fonte, a Juventus terá explicado que terá sido Luisão a contactar os responsáveis da vecchia signora, manifestando o desejo de se mudar para Itália. 

«O Benfica precisa de austeridade» - Bruno Carvalho

«O Benfica precisa de austeridade» - Bruno Carvalho

Bruno Carvalho, antigo candidato à presidência do Benfica, criticou o modelo de gestão levado a cabo pela SAD liderada por Luís Filipe Vieira.

«Coloca-se a questão é da sobrevivência do clube. Quando um clube tem um passivo acima dos 500 milhoes de euros, com o tipo de receitas que o futebol português consegue gerar, é um endividamento preocupante», alertou Bruno Carvalho em entrevista à TSF.

«Mesmo que vendam todo o plantel, não dá para pagar tudo. O Benfica precisa de austeridade, mas não de desinvestimento. Não faz é sentido contratar jogadores para dispensar logo a seguir, não percebo porque se desperdiça tanto dinheiro», criticou.

Valdo: «Júlio César vai ser o comandante junto com Luisão»

Valdo: «Júlio César vai ser o comandante junto com Luisão»
EX-JOGADOR APROVA CONTRATAÇÃO DO GUARDA-REDES
Valdo, antigo jogador do Benfica, considera que o guarda-redes Júlio César vai ser uma mais-valia para o clube da Luz.

"O Júlio César tem o estatuto que todos conhecem. É um internacional experiente e chega para assumir a baliza do Benfica. Não vejo outra maneira do Benfica fazer uma aposta num jogador deste calibre, que não deve ser barato, para ser suplente. Acredito que é uma mais-valia e a sua experiência vai ajudar bastante o Benfica", disse à Rádio Renascença.

Valdo acredita que Júlio César será outra voz de comando no sector mais recuado encarnado. "Não é que o Artur seja mau guarda-redes até porque já deu provas contrárias, mas o nome do Júlio César fala por si. Logicamente vai ser o comandante, junto com o Luisão, na defesa do Benfica".

Valdo: «O Benfica é a equipa mais experiente»
EX-JOGADOR ACREDITA QUE O TÍTULO VAI CONTINUAR NA LUZ
Valdo, antigo jogador do Benfica, acredita que os encarnados têm tudo para se tornarem bicampeões nacionais.

Em entrevista à Rádio Renascença, o brasileiro falou primeiro dos reforços encarnados para esta época, em especial de Talisca. "Se o Talisca tivesse chegado o ano passado, era mais fácil adaptar-se e encaixava perfeitamente. Hoje ele chega numa situação diferente. O Benfica está a fazer uma remodelação, depois de saídas significativas, mas o Talisca é um bom jogador e já provou que podem contar com ele".

Em seguida, falou das contas do campeonato, prevendo um triunfo benfiquista no final. "O FC Porto está muito forte. Está a jogar bem e tem um treinador jovem mas muito seguro. O Sporting tem praticamente a mesma equipa do ano passado, mas está mais experiente e ganhou um grande reforço chamado Marco Silva. Apesar de tudo isto, penso que o Benfica é a equipa mais experiente e tem tudo para fazer a diferença".

“Motivação” foi a palavra de ordem na apresentação dos Juvenis B

Esta manhã, no Caixa Futebol Campus

“Motivação” foi a palavra de ordem na apresentação dos Juvenis B

O auditório do Caixa Futebol Campus foi, mais uma vez, o palco de mais uma apresentação de um dos escalões de Formação de Futebol do Sport Lisboa e Benfica. Esta segunda-feira foi a vez dos Juvenis B.

“Esta altura é sempre uma altura de expectativa, de vontade, de motivação e acho que as expectativas para esta época são positivas. Mais uma época ao serviço do Benfica e mais um ano a trabalhar com jovens de grande valor, e muito motivado para esta época”, começou por dizer o técnico dos Juvenis B, Luís Araújo, em declarações à BTV.


O treinador acredita no potencial dos jovens jogadores que têm pela frente mais uma etapa fulcral para a sua evolução. “O maior nível de maturidade dos adversários é maior, vai ser um jogo mais rápido, mais físico mas os nossos jogadores estão preparados para isso. É mais uma etapa do seu crescimento que vão ter de perceber e com o trabalho diário vão atingir de certeza esses patamares”, explicou.

Segue-se mais uma época em que honrar o emblema que trazem ao peito é o principal objectivo. “Neste Clube só faz sentido trabalhar para a vitória, na vitória semanal do jogo, do campeonato mas na vitória diária do treino, da ambição, do objectivo. Ganhar faz parte do ADN de quem representa o Benfica e vai ser mais uma época dessa forma”, garantiu.

O título nacional está na mira dos “encarnados”: “Neste Clube só faz sentido competir ganhando e não se ganhou no ano passado nem nos três anos anteriores. Portanto este ano vamos ter de trabalhar para o atingir e vamos procurar esse título.”

Jesus iguala Trapattoni no regresso aos golos de Maxi e Salvio

Jesus iguala Trapattoni no regresso aos golos de 

Maxi e Salvio

Antes da vitória deste domingo frente ao Paços de Ferreira, o Benfica não sabia o que era ganhar na primeira jornada há dez anos, desde que a 29 de agosto de 2004 tinha vencido o Beira-Mar por 2x3, na ronda inaugural desse campeonato que iria consagrar os encarnados como campeões nacionais sob o comando de Giovanni Trapattoni.

Desde então as águias nunca mais conseguiram iniciar um campeonato com a conquista dos três pontos. Em 2005, sob o comando de Ronald Koeman, empatou a zero com a Académica, em 2006, com Fernando Santos ao leme, perdeu com o Boavista por 3x0, em 2007, novamente com Fernando Santos como treinador, empatou 1x1 com o Leixões, e em 2008, sob o comando de Quique Flores,empatou a um golo com o Rio Ave.

Em 2009 chegou Jorge Jesus mas os resultados continuaram a não ser brilhantes na primeira jornada. Nesse ano o Benfica empatou a uma bola com o Marítimo, em 2010 perdeu com a Académica por 1x2, em 2011 empatou com o Gil Vicente a dois golos, em 2012 verificou-se o mesmo resultado contra o SC Braga e em 2013 as águias perderam com o Marítimo por 2x1.
Jorge Jesus voltou a fazer com que o Benfica ganhasse na primeira jornada, algo que não acontecia há dez anos 
Assim, dez anos depois, Jorge Jesus conseguiu que o Benfica voltasse a ganhar na ronda inaugural do campeonato, algo que aconteceu com o contributo de dois jogadores que na época passada pela primeira vez não marcaram qualquer golo, embora em contextos diferentes.

Maxi Pereira volta a marcar após época em branco

Maxi Pereira, que chegou à Luz em 2007, nunca tinha ficado sem marcar durante uma temporada inteira em todas as competições, algo que aconteceu pela primeira vez naépoca transata. O internacional uruguaio na sua primeira época apontou três golos (dois no campeonato e um na Liga dos Campeões), em 2008/2009 marcou por duas vezes (uma no campeonato e outra na Taça de Portugal), em 2009/2010 teve a época mais produtiva com quatro golos (dois no campeonato e dois na Liga Europa), em2010/2011 faturou por uma vez (Liga Europa), em2011/2012 por três vezes (dois na Liga dos Campeões e um na Taça da Liga) e em 2012/2013 festejou por três ocasiões (três no campeonato).

Assim, frente ao Paços de Ferreira, o lateral-direito de 30 anos voltou a festejar um golo pelo Benfica, algo que não acontecia há mais de um ano, mais precisamente desde 6 de maio de 2013, quando os encarnados empataram em casa com o Estoril.

Maxi Pereira e Salvio tiveram razões que sorrir frente ao Paços de Ferreira 
Salvio nunca tinha passado um campeonato sem faturar
Por sua vez, Eduardo Salvio ajudou o Benfica a vencer o Paços de Ferreira ao apontar o segundo golo frente aos pacenses, tento que lhe permitiu voltar a festejar em jogos para o campeonato português, depois de pela primeira vez na época passada não ter conseguido colocar o nome entre os marcadores dos encarnados na prova.

O internacional argentino está na sua quarta época ao serviço do Benfica e só em 2013/2014ficou sem marcar qualquer golo no campeonato, embora tenha faturado por uma ocasião na Liga Europa e por outra na Taça de Portugal. Para essa ausência de golos contribuiu a grave lesão que sofreu logo no começo da época, situação que o fez ficar vários meses de fora. Ainda assim, Salviodisputou 12 jogos mas não conseguiu marcar, ao contrário do que aconteceu em 2010/2011(quatro golos no campeonato) e 2012/2013 (dez golos no campeonato).

Com o tento assinado aos 72 minutos, Salvio pôs um ponto final numa ausência de golos para o campeonato que durava desde 21 de abril de 2013, quando o argentino contribuiu para a vitória do Benfica sobre o Sporting por 2x0.

SL Benfica - Paços de Ferreira - Golo de Salvio


Jogada ao ritmo do Tango! Toda a jogada é realizada por três argentinos. Bom trabalho de Franco Jara no meio efectua um passe a abrir na esquerda para Gaitan, que com toda a classe que se lhe reconhece fez um cruzamento de régua e esquadro para Salvio que vinha lançado de trás fazer um bonito golo de cabeça. De salientar também o trabalho de Lima que sozinho arrasta todos os centrais deixando Salvio sozinho para facturar.

Maxi Pereira - Man of the Match -SL Benfica X Paços de Ferreira



Defesa uruguaio

Maxi Pereira eleito “Man of the Match” do Benfica – P. Ferreira

Maxi Pereira foi considerado "Man of the Match" no jogo de abertura do Campeonato Nacional entre Benfica e Paços de Ferreira, que terminou com o triunfo da equipa orientada por Jorge Jesus por 2-0.

Franco Jara regressa três anos depois

Franco Jara regressa três anos depois

Três anos depois, Franco Jara voltou a disputar um jogo oficial pelo Benfica, tendo alinhado 47 minutos na vitória dos campeões nacionais sobre o Paços de Ferreira, depois de ter entrado antes do intervalo para o lugar de Enzo Pérez, compatriota que teve que sair lesionado no seu jogo 100 com a camisola dos encarnados.

O avançado de 26 anos não era utilizado por Jorge Jesus desde a primeira jornada da temporada 2011/2012, quando foi titular no empate a dois
golos com o Gil Vicente, em Barcelos. Desde aí apenas foi suplente não utilizado na jornada seguinte e seguiram-se três empréstimos consecutivos.

Primeiro mudou-se para o futebol espanhol para representar o Granada, clube pelo qual marcou três golos em 31 jogos na Liga espanhola. No entanto, em 2012/2013 regressou à Argentina para vestir a camisola do San Lorenzo e disputou 25 partidas, tendo marcado dois golos. Na época seguinte manteve-se no futebol argentino mas ao serviço do Estudiantes, apontando quatro golos em 23 jogos.

Agora, três épocas depois, Franco Jara, aos 26 anos, parece ter ganho uma nova vida na Luz ao regressar às apostas de Jorge Jesus, tendo sido o primeiro jogador lançado pelo treinador do Benfica quando teve que mexer na equipa neste campeonto.

Nuno: «Enzo e Cancelo estão nas nossas contas»

Nuno: «Enzo e Cancelo estão nas nossas contas»
TREINADOR DO VALENCIA CONFIRMA INTERESSE NOS DOIS JOGADORES DO BENFICA
Nuno Espírito Santo confirmou, esta segunda-feira, o interesse do Valencia em Enzo Pérez e João Cancelo, do Benfica.

"São nomes [Enzo e Cancdelo] que estão nas nossas contas [Enzo e João Cancelo], entre outros. Temos vagas para preencher no plantel e vamos trabalhar nisso até ao fecho do mercado", disse o treinador do Valencia.

Enzo fez domingo, frente à Académica, o jogo 100 com a camisola do Benfica. O argentino acabaria por sair em dificuldades antes do intervalo (42') e no momento da substituição foi muito aplaudido pelos adeptos, que já tinham gritado pelo seu nome no momento em que o "speaker" o anunciou como titular.

Adepto 12 milhões surpreendido na Catedral

Em noite de jogo da Liga

Adepto 12 milhões surpreendido na Catedral

Foi o adepto 12 milhões a entrar no estádio da Luz. Em noite de vitória no arranque do Campeonato Nacional, José Pires não podia estar mais satisfeito.

“Nunca imagine que já tivessem entrado aqui 12 milhões de pessoas. Estava sentado no meu lugar e disseram-me que tinha sido o número 12 milhões a entrar no Estádio da Luz. Ofereceram-me uma camisola oficial e o Red Pass”, disse em declarações à BTV.

Fan Zone recebeu “aquecimento” para arranque da Liga

Antes do Benfica – P. Ferreira

Fan Zone recebeu “aquecimento” para arranque da Liga 

Ainda agora começou e já é um sucesso. A noite de Futebol começou mais cedo para centenas de pessoas que não quiseram perder o dia da inauguração da Fan Zone, um espaço de alimentação, bebidas e entretenimento, nas imediações do Estádio da Luz.

Junto às piscinas e pavilhões a animação foi garantida e as actividades começaram cedo. Desde música, a passatempos com atribuição de prémios, pouco foi o tempo para descansar. Grito do Adepto, Pinturas Faciais, Toques de Bola, Remate Mais Forte, Ecrã Gigante com transmissão BTV, animação pelo comediante/apresentador António Raminhos e a apresentadora de televisão Rita Camarneiro foram algumas das atracções para todos aqueles para quem a Fan Zone foi passagem obrigatória.

No aquecimento para o arranque do Campeonato Nacional, centenas de pessoas pararam junto ao ecrã gigante para assistir à emissão da BTV. Para além das actividades regulares previstas, estiveram ainda presentes as Cheerleaders Sagres no palco principal.

Uma nova área de acesso público que estará aberta em todos os jogos na Luz.

«No Benfica a visibilidade é imensa» - Siqueira

«No Benfica a visibilidade é imensa» - 

Siqueira

Uma temporada de águia ao peito foi quanto bastou para Guilherme Siqueira ficar rendido à grandeza do Benfica.

«O Benfica é um dos maiores clubes do Mundo e a visibilidade é imensa. Fui muito feliz lá e tive a felicidade de entrar para a história do clube, ganhando todos os títulos de Portugal numa só temporada», afirmou o lateral, em entrevista ao Esporte Interativo

O jogador brasileiro não tem dúvidas de que a experiência e os ensinamentos que acumulou na Luz foram decisivos para o seu ingresso no Atlético Madrid.

«Só tenho a agradecer ao Benfica porque, com certeza, se hoje estou aqui é porque a aprendizagem que tive lá foi muito importante», notou.

Samaris interessa a Jorge Jesus

Samaris interessa a Jorge Jesus

Numa fase em que os encarnados já viram goradas inúmeras alternativas, o novo alvo do Benfica para o reforço do meio-campo será o internacional grego Andreas Samaris, isto, pelo menos, segundo o que adianta hoje o jornal "O Jogo".

Aliás, o médio do Olympiakos, de 25 anos, tem o perfil idealizado por Jorge Jesus para a posição "seis", uma vez que é alto (1,89 metros), posicionalmente inteligente, tem boa capacidade de passe e é evoluído tecnicamente, sendo ainda importante ressalvar que também pode actuar sem problemas na posição "oito", o que lhe permite oferecer mais soluções tácticas ao experiente técnico.

Posição fulcral para reforçar

Inegável é a necessidade do Benfica recrutar rapidamente um reforço para a função de médio-ofensivo, algo que, lembre-se, foi ressalvado pelo próprio Luís Filipe Vieira na entrevista que deu recentemente à "BTV", sendo então lógico que este dossier referente ao médio grego possa ser acelerado de forma a que Jorge Jesus possa contar o quanto antes com Samaris.

No Olympiakos desde a temporada passada, chegando oriundo do Panionios, Andreas Samaris somou 38 jogos e quatro golos pelo emblema do Pireu em 2013/14, tendo sido uma das peças fundamentais do conjunto que se sagrou tetracampeão grego. Para recrutá-lo ao Olympiakos, sublinha "O Jogo", os encarnados terão de pagar cerca de cinco milhões de euros.

Karnezis assina hoje

Karnezis assina hoje
ESTEVE NA GRÉCIA A TRATAR DE ASSUNTOS PESSOAIS
Depois de Júlio César estar aparentemente fechado como novo jogador das águias para as próximas duas temporadas, o Benfica também terá resolvido o outro dossier pendente em relação ao reforço da sua baliza, uma vez que o jornal "A Bola" garante hoje que Orestis Karnezis já fez exames médicos e assinou por uma temporada, por empréstimo da Udinese, ainda que esteja estipulado no mesmo acordo uma opção para prolongar o vínculo por mais três temporadas, mas estas em definitivo.

Aliás, o internacional grego de 29 anos terá-se deslocado entrentanto a Itália e à sua Grécia natal, mas deverá regressar a Lisboa entre hoje e amanhã, sendo previsível que, aí, integre imediatamente os trabalhos junto do plantel comandado por Jorge Jesus.

Confirmadas estas duas contratações (Júlio César e Orestis Karnezis), o mesmo jornal desportivo sublinha que a saída de Artur Moraes será agora um cenário inevitável, podendo o duelo de ontem, em que o brasileiro ajudou o Benfica a vencer o Paços de Ferreira (2-0), ter sido o último do "keeper" de 33 anos com a camisola encarnada.

Quando ter 4 guarda-redes não é demasiado

Quando ter 4 guarda-redes não é demasiado
ANTEVÊ UMA BOA LUTA ENTRE JÚLIO CÉSAR, KARNEZIS,ARTUR E PAULO LOPES
Artur, Paulo Lopes... Júlio César e Karnezis. Este é o lote de guarda-redes com que o Benfica vai ficar nas próximas horas, face à iminente contratação do internacional canarinho e do grego. Confirmando tacitamente a aquisição destes dois guardiões, Jorge Jesus não sente que este quarteto se torne numa multidão e prejudique o desenrolar dos trabalhos de uma equipa que se encontra envolvida em múltiplas competições. Pelo contrário, o técnico dá a entender que a corrida interna a um lugar ao sol pode ter o condão de elevar a fasquia para patamares de excelência.

“Se saiu um guarda-redes do plantel [Oblak transferiu-se para o Atlético Madrid neste defeso], o Benfica tem de pensar em contratar outro guardião, se calhar dois... Qual é o problema de um grupo de trabalho ter quatro guarda-redes e o treinador ser obrigado a escolher três? No fundo, os guarda-redes vão ter de trabalhar como, por exemplo, os centrais”, afirma o treinador das águias.

Total confiança em Artur

Como não conta ainda com Júlio César e Karnezis, cujas contratações devem ficar fechadas nas próximas horas, Jorge Jesus tem vindo a apostar no mal-amado Artur, que ontem voltou a ser decisivo, detendo uma grande penalidade quando o jogo se encontrava empatado a zero.

O desempenho do camisola 1 não surpreendeu minimamente o treinador, de 60 anos, que fez sempre a questão de o moralizar. “Agora é fácil falar sobre Artur. Provavelmente, a maioria das pessoas considerava, antes da Supertaça, que não devia ser ele a ocupar a baliza do Benfica, que não devia ser ele a jogar. Senti até alguma pressão por parte da comunicação social, a qual considerava que ele já não era a melhor opção. Todavia, mantive a minha posição, ou seja, nunca deixei de confiar nele. Confio nele! É preciso não nos esquecermos que os jogadores atravessam períodos melhores e piores. Ao treinador compete nunca perder de vista as qualidades de cada jogador. Quando isso sucede, há mais probabilidades de acertar no momento da decisão. Ao invés, quando um treinador coloca em dúvida o valor de um jogador, é quase certo que se baralha na hora de decidir e isso resulta num prejuízo para a equipa.”

Ovação da noite a Enzo

Ovação da noite a Enzo
LESÃO NO QUE PODE TER SIDO O ÚLTIMO JOGO NA LUZ
Ainda não é totalmente certo que Enzo Pérez vai deixar o Benfica rumo ao Valencia, mas a verdade é que os adeptos continuam a tentar demover o argentino de se mudar para Espanha. No duelo de ontem, o 100.º oficial com a camisola encarnada, o internacional argentino, de 28 anos, foi mesmo o elemento mais ovacionado pelos adeptos, que fizeram questão de mostrar, antes e durante a partida, a importância que o futebolista teve, em particular, na última temporada.

No entanto, Enzo Pérez acabaria mesmo por sair em dificuldades ainda antes do intervalo (42’), com dores na perna esquerda, dando lugar a Jara. O momento da substituição foi regado de aplausos e vénias por parte dos benfiquistas – já tinham gritado pelo nome do médio quando o “speaker” o anunciou a titular.

Certo é que Enzo é dúvida para o embate com o Boavista, na 2.ª jornada. Não apenas por se ter lesionado, mas também porque pode estar perto de se transferir para oValencia.