sábado, 28 de dezembro de 2013

Hélder Cristóvão sobre o Atlético: “Conquistar os três pontos”

Antevisão à 29.ª ronda da Segunda Liga
Hélder Cristóvão sobre o Atlético: “Conquistar os três pontos”
A turma liderada por Hélder Cristóvão defronta, este domingo, o Atlético, na 29.ª jornada da Segunda Liga, num encontro que o técnico prevê complicado.

“É um jogo complicado contra uma equipa que precisa de pontos, que não tem conseguido ganhá-los nos últimos jogos. Joga em casa perante um Benfica B que joga bom Futebol e que marca muitos golos. Estamos à espera de encontrar um Atlético com o bloco baixo, uma equipa muito fechada e que fará da transição rápida a sua estratégia de jogo”, começou por analisar à Benfica TV.

Quanto aos “encarnados”, Hélder Cristóvão garante que entrarão em campo, como sempre para ganhar. “Temos treinado e estamos preparados para este jogo sabendo que o interregno das festas nem sempre é benéfico, porém tivemos o cuidado de preparar os jogadores para a importância de conquistar estes três pontos. O objectivo nesta segunda volta é conquistar os pontos que não conseguimos na primeira volta, já o conseguimos diante do Trofense, agora segue-se o Atlético, e o objectivo é com toda a certeza conquistar os três pontos”, disse.

Para domingo a meta é clara e está bem definida: “As goleadas dizem-nos pouco, nós queremos principalmente conquistar os três pontos e aliá-los a uma boa exibição. A goleada vem na sequência daquilo que tem sido feito semanalmente e penso que nos últimos meses os jogadores têm conseguido assimilar tudo o que lhes é pedido. Estamos muito contentes com o que andamos a produzir nos jogos em casa.”

À entrada para 2014, o técnico fez o balanço do ano que agora termina. “Temos qualidade e temos jogadores para podermos estar mais acima na tabela classificativa. Estou contente por alguns resultados que temos conseguido, pelos golos que temos marcado, pela evolução dos jogadores. Amanhã vamos apresentar uma equipa muito próxima daquilo que queremos para o futuro do Benfica.”

Recorde-se que o desafio está agendado para as 11h15 deste domingo, às 11h15.


Dulce Félix vence São Silvestre de Lisboa

Atletismo: 

Dulce Félix vence São Silvestre de

 Lisboa

A atleta do Sport Lisboa e Benfica, Ana Dulce Félix, venceu, este sábado, a São Silvestre de Lisboa, desempatando a “Guerra dos Sexos”.

Dulce Félix, a correr pela primeira vez a São Silvestre de Lisboa pelo Sport Lisboa e Benfica, foi a primeira a cortar a meta, com 32m20s, à frente de Rui Silva, o vencedor da competição masculina.

Já o atleta benfiquista, Ricardo Ribas, foi o segundo homem a cortar a meta na competição masculino, com 29m47s, mais dois segundos do que Rui Silva, enquanto o benfiquista João Pereira foi o terceiro, a quase um minuto do vencedor, com 30m44s.

Recorde-se que esta foi a quinta vez que se realizou esta “Guerra dos Sexos” na capital. As mulheres têm três vitórias contra duas dos homens.

Cristiano Ronaldo: «O momento de Portugal vai chegar»

CRISTIANO RONALDO LEVOU UM PAÍS INTEIRO ÀS
 COSTAS
«Eu estou aqui»
O ano de 2013 ficará para sempre na memória coletiva como aquele em que Cristiano Ronaldo deu expressão total ao seu talento em representação de Portugal. Se no Euro’2012 respondeu de vez às críticas pela disparidade de rendimento no Real Madrid e na Seleção, com exibições de gala e golos fundamentais, na reta final do apuramento para o Mundial’2014 o avançado atingiu um patamar, no mínimo, sobrenatural. Performances monstruosas, golos em catadupa e uma determinação inigualável, pilotando o avião pelo Atlântico rumo ao Brasil.
ASTRO DOS MERENGUES QUER MARCAR MAIS EM 2014

Cristiano Ronaldo: «O momento de Portugal vai chegar»

Cristiano Ronaldo já tem mais um galardão para juntar ao museu. Desta feita, CR7 arrebatou o prémio Globe Soccer de melhor jogador do ano, prémio esse que foi entregue ao português no Dubai. Na receção do troféu, o astro do Real Madrid disse acreditar que a Seleção Nacional poderá ter o sucesso que Espanha tem tido nos últimos anos.


"Espanha merece tudo o que tem ganho. Foram os melhores. O futebol é assim. Mas o momento de Portugal vai chegar tal como, num dia, já chegou o momento de Espanha", comentou o capitão da equipa das quinas.


Ronaldo confessou ainda que a pressão não o afeta. Aliás, até pode ter um efeito positivo: "Gosto de sentir pressão. Às vezes até pode ser positivo", adiantou o madeirense, que garantiu querer melhorar a marca de 69 golos que alcançou este ano.


"Trabalhei muito. Sempre tive 100 por cento de dedicação. Esforcei-me muito. Agora vou tentar marcar mais golos. Se não tentar algo, não chego lá. Marcar golos é a minha paixão", sublinhou.

CR7 provocou ainda a gargalhada geral na sala quando respondeu à pergunta sobre quem era o seu jogador preferido: "Jogador preferido? Sem ser eu?", brincou o português, antes de explicar. "Não tenho um jogador favorito. Em todo o Mundo há jogadores fantásticos. Gosto de jogar ao lado de grandes jogadores, como os meus companheiros no Real Madrid", rematou.

Arda Turan: «Ir contra Ronaldo é como ir contra uma parede»



MÉDIO COLCHONERO BRINCA COM SITUAÇÃO
Arda Turan: «Ir contra Ronaldo é como ir contra uma parede»

As semelhanças entre Cristiano Ronaldo e uma parede? Ao que parece, são idênticos. Quem o diz é Arda Turan, médio do Atlético Madrid, que não teve problemas em fazer a comparação quando teceu comentários sobre o astro português no programa "TV8", de uma cadeia de televisões espanhola.

"Ir contra o Cristiano Ronaldo é como ir contra uma parede", brincou o turco, que contou um episódio num dérbi de Madrid. O médio afirmou que, a certa altura, teve de travar o internacional português com uma falta e, quando chocou com CR7, sentiu que tinha ido contra uma parede.

Ainda assim, Arda Turan falou de Cristiano Ronaldo como "um grande e especial jogador" e confessou que se dão bem: "Vivemos perto um do outro e cumprimentamo-nos sempre que nos encontramos", explicou.

Cristiano Ronaldo: «Todos os anos são um desafio para mim»

CRAQUE PORTUGUÊS TEM CRESCIDO EM VÁRIOS
 PARÂMETROS E QUER CONTINUAR A MELHORAR
Cristiano Ronaldo: «Todos os anos são um desafio para mim»
Cristiano Ronaldo foi congratulado com o Globe Soccer Award para o melhor jogador do ano desvendou o "segredo" para conseguir ser sempre produtivo, ano após ano:


"Época após época, tento melhorar os meus registos seja no número de jogos, golos e assistências para a ajudar a minha equipa. Nos últimos sete anos estive sempre melhor e melhor", disse à margem da cerimónia de entrega do galardão, no Dubai, este sábado, acrescentando ainda que é uma "paixão" fazer golos.


"Tento aprender e melhorar a toda a hora. Como disse, todos os anos é sempre um desafio para mim. Tento jogar da melhor forma possível é o que continuo a fazer. Amo o que faço e marcar golos é a minha paixão", concluiu.


ARREBATA PRÉMIO DE MELHOR JOGADOR DO ANO

Cristiano Ronaldo vence Globe Soccer Award pela terceira vez

Cristiano Ronaldo conquistou este sábado o Globe Soccer Award para o melhor jogador do ano, pela terceira vez em quatro anos, depois de ter vencido também em 2011 e 2013. Este é um galardão atribuído num evento, realizado no Dubai, que reúne grande parte dos maiores intervenientes no futebol que se destacaram durante um ano.

Na conta pessoal do Twitter, o internacional português confessou estar "feliz" por ganhar tal troféu e agradeceu a quem votou nele para levar o prémio para casa.

SAD incentiva esloveno, mas Jesus pensa em Artur para o clássico

 SAD incentiva esloveno, mas Jesus pensa em Artur para o clássico
Vaga de fundo na luz por Jan Oblak
Jovem defrontará o Nacional na segunda-feira, para a Taça da Liga, mas titularidade está em aberto nos embates com Gil Vicente e FC Porto

A SAD do Benfica está desejosa de ver Jesus apostar na continuidade de Jan Oblak na baliza dos encarnados, mas o treinador parece decidido a optar por Artur no clássico com o FC Porto no fim de semana de 12 de janeiro. O CM sabe que os dirigentes encarnados consideram não haver mais margem de manobra para aquilo que entendem ser uma "irregularidade sistemática" do guarda-redes brasileiro, de 32 anos, e acham que chegou a hora de testar o esloveno, que fez a sua estreia como titular na última jornada, com o Vitória de Setúbal (2-0). Oblak tem apenas 20 anos, mas já defendeu as balizas de Beira-Mar, Olhanense, U. Leiria e Rio Ave, sempre emprestado pelas águias. 

Neste momento, o grande obstáculo para Oblak chegar à titularidade é a confiança que Jesus mantém no habitual guarda-redes. O técnico, apurou o CM, quer apostar nas qualidades de Oblak, mas de forma gradual. E hesita em lançá-lo num jogo de capital importância para as aspirações da equipa, como é o clássico com os dragões. Até agora, embora subtilmente, Jesus tem dado a entender que será Artur o eleito para esse jogo.

O próprio Artur, sabe o CM, não deu qualquer significado especial à sua ausência no jogo com os sadinos, atribuindo-a antes ao facto de o técnico querer protegê-lo de uma recaída da lesão no ombro direito, contraída uma semana antes, na deslocação ao reduto do Olhanense (vitória por 3-2). O guarda-redes brasileiro espera, sem reservas, estar no escaldante Benfica--FC Porto para a Liga.

Entrevista a Bernardo Silva no CM

Entrevista a Bernardo Silva: 

"Jorge Jesus é um treinador exigente"

Nova estrela em ascensão no Benfica em entrevista exclusiva ao CM.

Bernardo Silva (19 anos) é a nova estrela em ascensão no Benfica. Apesar de estar na equipa B, o médio criativo - a quem já apelidam de novo ‘Maestro' - sonha seguir as pisadas de Rui Costa, a sua principal referência no clube.

Correio Sport - Com que idade começou no Benfica? 


Bernardo Silva - Tinha sete anos e nunca tinha jogado em mais lado nenhum. O meu avô inscreveu-me nas escolas do Benfica nos Olivais, que eram pagas. Passadas duas ou três semanas fui para a competição. Estou a fazer o 12º ano no Benfica.

- Ser de baixa estatura quando era mais jovem foi um obstáculo?

- A partir dos iniciados, sim. Perdi uma certa preponderância nas equipas onde jogava. Só voltei a ganhar peso no ano passado, no último ano de júnior.

- O que o levou a não deixar o futebol? 


- Foi o apoio familiar e de certas pessoas no Benfica. Mas as coisas nem sempre correram bem. Estava chateado e queria sair para jogar e no Benfica não me davam isso. Mas, felizmente, as coisas correram pelo melhor. 

- Alcunha de ‘Messizinho do Seixal' é real? 

- Foi a comunicação social... há um certo exagero. Tenho uma que não gosto muito, ‘Cabeças'. 

- A sua forma de jogar é parecida com a de Messi? 

- Acho que não. Talvez seja parecido com David Silva [Man. City]. E Pablo Aimar era também uma referência. Tive o prazer de treinar algumas vezes com ele. Tem uma enorme alegria no treino, a forma como toca na bola e a inteligência com que joga impressionam-me. 

- Foi apanha-bolas na equipa principal. Tinha algum ídolo na altura? 

- No ano em que o míster Chalana foi treinador principal ficava sempre ao lado do banco de suplentes. Adorava o Mantorras pela mística. Só por entrar ou ir aquecer levantava o estádio e levava alegria às pessoas. 

- Mais tarde foi Rui Costa? 

- É uma referência. Era um dos meus jogadores preferidos, até porque fez a formação no Benfica igual a todos nós. Está sempre presente e no fim dos jogos fala muito connosco e diz-nos o que devíamos ter feito de forma diferente e aquilo que fizemos bem. Tento absorver toda essa experiência.

- Como foi a estreia na Taça com a equipa principal? 


- Era um dos meus sonhos jogar pela equipa principal do Benfica e quando fui convocado não estava mesmo à espera de encontrar numa terrinha tão pequena [Cinfães] tantos benfiquistas à nossa espera. Aí percebi a importância e a dimensão do Benfica para as pessoas.

- O que é que Jorge Jesus lhe disse antes de entrar?


- Para desfrutar, estar tranquilo e fazer aquilo que habitualmente faço na equipa B. E para aproveitar os dez minutos.

- Não há nenhum português, formado no clube, na equipa A, que seja titular indiscutível. Não sente pressão quando alcançar o próximo patamar?

- As coisas estão a mudar. Atualmente já vejo o André Almeida regularmente como titular, o Sílvio que veio do Atl. Madrid, o Ruben Amorim que infelizmente se lesionou, mas que há pouco tempo estava a ter um papel importante. Não sinto nenhuma pressão porque não estou lá. Quando chegar lá tenho a certeza de que as coisas vão acontecer naturalmente.

- Jesus costuma falar consigo?


- Não temos muito contacto, mas sei que acompanha os nossos jogos regularmente. Espero que o faça [risos]. Ele transmite algumas ideias ao míster Hélder Cristóvão, tanto aspetos mentais, como a nível tático, e isso é positivo, é sinal de que ele está atento aos nossos jogos, até porque quer que nós joguemos da mesma maneira que a equipa A.

- Vê-se a ser treinado nos próximos anos na equipa principal por Jorge Jesus? 
- Claro que gostava. Sinceramente, não posso dizer grande coisa sobre o treinador Jorge Jesus. Não o conheço muito bem a não ser aquilo que os benfiquistas conhecem.

- Jesus tem a fama de ser muito duro com os jogadores...
- É um treinador exigente, mas isso é uma coisa boa. Não sei até que ponto é duro com os jogadores mas eu gosto de exigência e de técnicos que exigem o máximo.


- A cláusula de 30 milhões pesa?
- É para o Benfica me manter seguro. Se algum dia um clube me quiser vir buscar, a última palavra é do Benfica. Não são as cláusulas que põem mais pressão em cima dos jogadores.

- O próximo Europeu [2016] é um objetivo?


- É um sonho, espero que sim. Com 21 anos acho que já é possível chegar a um Europeu.

- E jogar ao lado de Cristiano Ronaldo...

- Merece a Bola de Ouro. É um dos melhores jogadores de sempre ao nível de Eusébio. Seria um sonho, mas não vivo em função disso. Primeiro tenho de fazer o meu trabalho e o futuro logo dirá o que me vai acontecer.

- Quais os seus ídolos? 

- Cristiano Ronaldo e Rui Costa, por ser benfiquista e pelo seu trajeto. A nível internacional, Zidane e Maradona. Admiro muito Maradona, porque é o melhor de todos os tempos, e o Zidane, por ter jogado na minha posição. É uma referência.
- Há algum campeonato que o fascine? 

- Adoro a Liga inglesa, pela paixão que envolve. 


PERFIL
Bernardo Mota Veiga de Carvalho e Silva nasceu em Lisboa no dia 10/08/1994 (19 anos). Tem 1,73 m e 62kg. Começou nas escolinhas do Benfica nos Olivais, mas rapidamente chamou a atenção dos técnicos, sendo integrado na equipa de infantis do clube. Conta no seu palmarés com três títulos nacionais nos escalões de formação: 2008/2009, 2010/2011 e 2012/2013.

Durante o seu percurso como futebolista nas camadas jovens foi apanha-bolas nos jogos da equipa principal no Estádio da Luz. Um dos seus grandes amigos é o extremo Ricardo Horta, jogador do Vitória de Setúbal, mas que fez toda a formação no clube encarnado. Gosta de passar os tempos livres com a família (visita muito os avós em Sesimbra) e com os amigos. Além do futebol, gosta de jogar ténis com o pai.

Jorge Jesus: «Nacional é uma das melhores equipas do campeonato»

LEMBRA QUE TIROU PONTOS A FC PORTO E 
SPORTING
Jorge Jesus: «Nacional é uma das melhores equipas do campeonato»
Jorge Jesus alertou para o poderio do Nacional, equipa que o Benfica defrontará na 2.ª feira, na sua estreia nesta edição da Taça da Liga, prova que já conquistou por quatro vezes.


"É mais um jogo da Taça da Liga, no qual temos responsabilidades. Os jogadores apresentaram-se bem, apesar dos sete dias sem treinar. Foi bom para aliviar a carga emocional do campeonato. Será um jogo difícil, pois o Nacional já tirou pontos a Sporting e FC Porto. E na Madeira ainda é mais forte mas nós queremos ganhar para continuar em prova. O Nacional é uma das melhores equipas do campeonato", recordou o técnico, na conferência de imprensa de antevisão à partida.


Jesus abordou ainda a luta pela baliza encarnada, acabando por não abrir o jogo: "Artur ainda não está recuperado, por isso Oblak e Paulo Lopes vão a jogo. Ainda falta um treino mas um deles jogará."


JORGE JESUS ESPERA QUE NÃO HAJA SAÍDAS


«Este plantel pode acabar a época com os mesmos jogadores»



Com a reabertura do mercado a poucos dias de ser uma realidade, Jorge Jesus admite que gostaria de continuar a ter às suas ordens os mesmos elementos, apesar de a janela de transferências acarretar alguns perigos.


"Estou extremamente contente com o plantel que tenho. Tenho muitas soluções para cada posição e se tudo correr dentro do normal, este plantel, na minha opinião, começou e pode acabar [a temporada] com os mesmos jogadores", referiu o técnico, durante a conferência de imprensa de antevisão à partida com o Nacional, para a Taça da Liga.


Dessa forma, é com naturalidade que Jesus encara o próximo mês: "Todas as equipas do Mundo estão sujeitas a alterações no mercado de inverno. Convivemos com isso naturalmente, não é novidade, principalmente para as equipas portuguesas."


DIZ QUE O TACUARA ESTÁ EM DÚVIDA PARA O 
CLÁSSICO
Jorge Jesus: «Cardozo não tem recuperado tão depressa quanto desejaríamos»

Jorge Jesus admitiu que a recuperação de Oscar Cardozo, a contas com uma lombalgia, tem sido mais complicada do que o previsto. Os responsáveis encarnados apontam para que o regresso aconteça frente ao FC Porto, a 12 de janeiro, mas não existem ainda certezas.

"Não tenho certeza se estará no clássico. Tem vindo a recuperar, não tão depresa quanto desejaríamos mas ainda faltam dois jogos até lá", afirmou o timoneiro das águias, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Nacional.


TÉCNICO E AS CRÍTICAS DE BRUNO DE CARVALHO

À ARBITRAGEM

«Não respondo a presidentes»

Jorge Jesus recusou-se a comentar as críticas de Bruno de Carvalho à arbitragem, na sequência do empate do Sporting em casa com o Nacional, quando o presidente dos leões sugeriu que os líderes de Benfica e FC Porto controlariam os árbitros.

"Não respondo a presidentes e muito menos a situação indiretas, que não têm nada a ver comigo. É uma opiniao e vivemos num país livre, onde cada um tem a sua opinião. Não tenha nada a relatar ou a contradizer", referiu o técnico encarnado.


LEMBRA OS 10 PONTOS CONQUISTADOS

«Fizemos uma boa Liga dos Campeões»

Jorge Jesus defendeu que, apesar da queda para a Liga Europa, o Benfica realizou uma boa fase de grupos da Liga dos Campeões, onde terminou em 3.º lugar de um grupo com Paris SG, Olympiacos e Anderlecht.

"O Benfica está na frente do campeonato, encontra-se em todas as provas em Portugal e saiu da Liga dos Campeões com 10 pontos. Fizemos uma boa Champions, embora não tenha sido a ideal, pois se assim fosse teríamos sido apurados", referiu o treinador, durante a conferência de imprensa de antevisão à partida com o Nacional, para a Taça da Liga.

Cronica de Leonor Pinhão

Mais uma excelente cronica de Leonor Pinhão 

Então não são três os tenores?

Depois de ter declarado que tinha vergonha de pertencer ao mundo do futebol, o presidente do Sporting deu os parabéns «aos dois presidentes dos dois clubes» com quem passou a partilhar a liderança do campeonato.
Francamente já não sei bem se Bruno Carvalho deu primeiro os parabéns aos outros dois presidentes e se só depois é que declarou ter vergonha de pertencer ao mundo do futebol ou se, pelo contrário, foi pela ordem inversa que falou.
E, na verdade, tanto faz. Já foi há muito tempo, foi há cinco dias.
Devo dizer que quando escrevo estas linhas ainda só se passaram dois dias sobre as declarações produzidas por Bruno Carvalho logo a seguir ao jogo com o Nacional, em Alvalade. Até este momento, nenhum dos dois presidentes citados pelo presidente do Sporting se deu ao trabalho de lhe responder, com ou sem a ironia do costume, à vontade dos fregueses que têm estilos distintos.
Duvido que o venham a fazer, isto se menosprezo da minha parte por Bruno Carvalho que é presidente de um dos grandes de Portugal e, assim sendo, por inerência de cargo, sempre que fala é obrigatório que seja ouvido com a maior atenção nas sedes dos rivais, o que não parece ter sucedido, pelo menos desta feita.
Pressinto ainda que se alguma vez lhe responderem o farão de modo telegráfico. E sem STOPS, como antigamente.
Se queremos manter vivas as mitologias e o folclore do nosso futebol temos de velar pelo cumprir dos preceitos. E, por isso, considero uma grande falta de educação dos dois presidentes não responderem com a mesma abundância ao outro presidente.
Nós cá temos três grandes, é ponto assente. E estes trios sempre funcionaram muito bem em todas as áreas do espectáculo. Lembram-se dos Três Tenores? Eram três, Plácido Domingo, José Carreras e Luciano Pavarotti, certo?
Podiam não cantar sempre todos ao mesmo tempo, havia momentos em que cantava mais um do que os outros mas, entre aqueles três, ninguém ficava sem resposta por muito tempo. E o público adorava.
Esta coisa de deixar Bruno de Carvalho a cantar sozinho não é, portanto, de bom-tom mesmo admitindo, contrariada, que os dois presidentes mudos tenham, muito simplesmente, outras coisas em que pensar e mais com que entreter do que ter de responder a um Rigoletto, que até barítono e não tenor. É desprezo, é classismo? É e sou contra.
Pinto da Costa tem andado atarefado a lançar o seu último livro. Esteve recentemente em Lisboa a fazê-lo e afirmou-se, na ocasião, como «anti-nada» e «de Portugal». Isto quando falava sobre a sua relação com a Capital a propósito da famosa guerra norte-sul que alguns o acusam de ter patrocinado.
Para Pinto da Costa Lisboa já não é Lismá. É Lisóptima.
O importante não é rescrever o nome da cidade, o importante, se entendem, será rescrever a História.
Assim sendo, como é que o presidente do FC Porto pode ter tempo e paciência para responder ao presidente do Sporting se está a começar a ficar francamente preocupado com a sua lenda na posteridade?
No que diz respeito ao presidente do Benfica está ausente do país. Dizem os jornais que Luís Filipe Vieira foi passar o Natal com a família a uma antiga colónia. Nem esteve em Setúbal a ver o jogo da última jornada. A propósito dessa mais do que legítima ausência do presidente, escutei lamentos sinceros de muitos benfiquistas acusando-o de não estar com a equipa em mais uma ocasião.
E lamentos, para quê? Pois se, mesmo nos trópicos, o presidente do Benfica conseguiu sonegar 2 pontinhos ao Sporting enquanto abria uma papaia. É pelo menos esta a opinião do presidente do Sporting. Já o presidente do FC Porto tem uma opinião diferente. Noblesse oblige.

Ao Vitória de Setúbal-Benfica assisti sentada à mesa de uma cervejaria numa simpática vila do extremo sul do país. Fazia um frio de rachar lá fora e a rua a principal, tão animada nos meses quentes, apresentava-se desolada. Janelas fechadas em todos os lares, nem uma portada entreaberta que deixasse adivinhar uma luz acesa, nada, só escuridão. Na rua não se via vivalma. É o destino do Inverno dos destinos de Verão.
Na cervejaria estávamos cinco. Eu, sentada, à mesa, como já vos disse. Os demais eram três clientes encostados ao balcão e o patrão, atrás do balcão como lhe competia.
Como normalmente transporto sempre comigo uma esferográfica de pouco valor bastou-me o recurso a um guardanapo de papel, que tinha ali mesmo à mão,para ficar profissionalmente apta a tirar notas. Ou seja, a recolher impressões sobre o jogo, meras gatafunhadas com o propósito de não me vir a esquecer de qualquer coisa de interessante dando-se o caso de acontecer e dando-se também eventualmente o caso de, mais tarde, me apetecer escrever sobre o Vitória de Setúbal-Benfica.
E é esse guardanapo de papel que tenho agora à minha frente quando me preparo para escrever sobre o assunto, tal como previ que viesse a suceder na noite gelada de sexta-feira da semana passada.
A primeira nota reza «1.ª parte» ao alto do guardanapo. E todo esse lado do guardanapo ficou reservado para as ocorrências dos primeiros 45 minutos. Sou metódica, incrivelmente metódica.
A segunda nota, já com o jogo a decorrer, reza «5 chaveiros» e, na verdade, a sua génese nada tem a ver com futebol. Trata-se somente do registo de uma curiosidade. É que, frequentando há tanto tempo aquele local, nunca tinha dado conta de que a sua decoração constava de cinco gigantescos painéis forrados a pano verde onde se alinhavam milhares de porta-chaves, provavelmente oferecidos pelos clientes. Ou isso ou trata-se de um triunfal espólio emoldurado de um coleccionador persistente.
A terceira reza «cachecol» e foi apressadamente redigida já bem perto do intervalo.
Sinto o dever de ter de me explicar. Porque, à primeira vista, uma coisa destas soa de todo inexplicável e até muito pouco profissional. Poderão alguma vez as notas tiradas no decorrer de uma parte inteira de um jogo de futebol resumir-se a supostos criptogramas como «5 chaveiros» e «cachecol»?
Poderão, sim.
A nota «5 chaveiros» explica-se facilmente visto que não me lembro de ter alguma vez passado quarenta e cinco minutos de um jogo de futebol, e era a minha equipa que jogava, a olhar para as paredes em vez de olhar para o aparelho de televisão, tal foi o desapontamento face ao espectáculo proporcionado.
Quanto à nota «cachecol», escrevi-a de jacto no já mencionado guardanapo quando reparei que me tinha esquecido do cachecol no restaurante onde previamente jantara. E, fazendo um frio dos diabos, como comecei por afirmar, seria da maior conveniência passar por lá no fim do jogo a recuperar o abafo. Escrevi «cachecol», portanto, para não esquecer de o ir buscar.
Na segunda parte, tomei mais notas porque aconteceram mais coisas, nada de especialmente extraordinário, é verdade, mas aconteceram. Resumem-se a isto que todos vocês já sabem: o Benfica marcou dois golos e ganhou o jogo. Houve uma nota que gostei de gatafunhar. Cá vai: «bola para um lado guarda-redes para o outro.» Era para não me esquecer do modo como Lima converteu em golo uma grande penalidade.
À saída, com o sobretudo abotoado até cima à falta de cachecol, quando passei diante do balcão ainda ouvi um cliente dizer para outro:
- A única coisa boa foi não termos sofrido golos a ver se o treinador não tira o Oblak.
Benfiquista que se preze preocupa-se com tudo."

Este seria o meu 11 inicial para o jogo com o Nacional para a Taça da Liga!


Este seria o meu 11 inicial para o jogo com o Nacional para a Taça da Liga!


De recordar que temos obrigatoriamente de jogar com 3 jogadores nacionais no 11 inicial (devia ser aplicado a todas as competições). Este até tem 7.

Garay compara Jesus a Mourinho

Garay compara Jesus a Mourinho
Ezequiel Garay confessa-se imune aos rumores na imprensa internacional, que têm dado conta o interesse de vários clubes, especialmente o Manchester United e o Nápoles, em contratá-lo. Afinal, diz que não podia sentir-se melhor na Luz, onde voltou a jogar com regularidade e tem um treinador parecido com José Mourinho, timoneiro do Chelsea.

O defesa-central argentino de 27 anos está reconhecido aos encarnados por tudo o que aconteceu desde o verão de 2011, quando trocou os merengues pelo Benfica. «No Real Madrid, com Pellegrini joguei quase sempre, depois com Mourinho joguei toda a pré-época mas tive a infelicidade de me lesionar. Estive quatro meses parado e depois foi complicado entrar numa equipa que estava rotinada e com a confiança do treinador. É um dos melhores treinadores do mundo e aprendi muito com ele», comparando o atual treinador do Chelsea com outro técnico que bem conhece, Jorge Jesus: «São parecidos na forma de trabalhar e viver o futebol», disse em entrevista à revista QuatroQuatroDois, explicando que a vinda para a Luz foi a «decisão mais acertada», porque «foi graças ao Benfica» que voltou a jogar na seleção argentina. 

A possibilidade de deixar o Benfica não lhe passa pela cabeça: «Continuaria feliz no Benfica, porque é um clube que me dá a possibilidade de fazer o que mais gosto, que é jogar futebol. Tenho contrato e estou muito feliz aqui. Penso apenas no Benfica.»

Derlis em Lisboa a 3 de janeiro

PSV PRETENDE O AVANÇADO
Derlis em Lisboa a 3 de janeiro
Derlis González é esperado em Lisboa no dia três de janeiro (próxima sexta-feira) para definir o seu futuro. O avançado, de 19 anos, termina o empréstimo que o liga ao Guarani no final do mês, e tem ordens para se apresentar no Estádio da Luz.

Com poucas possibilidades de começar a jogar no clube encarnado com regularidade, Derlis González vem com o seu empresário que vai apresentar à SAD uma oferta do PSV para a compra do seu passe. Outra proposta que está em cima da mesa passa uma nova cedência ao Gurarani, até junho de 2014. Desta forma Derlis González teria a possibilidade de disputar a Taça Libertadores.

Com contrato ao Benfica até 30 de junho de 2018, o desejo de Derlis é permanecer no Paraguai por mais seis meses, e ganhar experiência para integrar o plantel encarnado em 2014/15.

Taça das oportunidades

NACIONAL PODE PERMITIR O REGRESSO DE AMORIM E ALMEIDA
Taça das oportunidades


O primeiro jogo do Benfica na presente edição da Taça da Liga vai permitir que Jorge Jesus dê mais uma oportunidade a alguns jogadores que têm sido menos utilizados no campeonato e Champions. Condicionado pelos regulamentos específicos desta competição, o treinador das águias pode assim apostar em Ruben Amorim e André Almeida de forma a dar ritmo competitivo a estes jogadores.

PISADELA A GAITÁN NO V. SETÚBAL-BENFICA

PISADELA A GAITÁN NO V. SETÚBAL-BENFICA
Nélson Pedroso punido com um jogo
O conselho de disciplina da FPF puniu Nélson Pedroso (V. Setúbal), com um jogo de suspensão, pela pisadela intencional a Gaitán (vista nas imagens televisivas), no último jogo com o Benfica. O defesa sadino vai, assim, ficar impedido de dar o seu contributo à equipa no próximo jogo, dia 4, frente ao Rio Ave, para a Taça de Portugal.

Também punidos com um jogo de castigo (viram o vermelho na 14.ª jornada da 1.ª Liga), João Meira (Belenenses) e Derley (Marítimo) vão falhar os encontros da Taça da Liga. Halliche (Académica) e Luís Martins (Gil Vicente), por seu lado, ficam de fora nos oitavos de final da Taça de Portugal (o próximo compromisso das suas equipas).

Os restantes oito jogadores castigados com um jogo pelo CD da FPF cumprem a sanção na 15.ª jornada do campeonato, agendada para 12 de janeiro, pois a punição é relativa à primeira série de cinco amarelos. Estão incluídos neste caso: Jefferson (Sporting), Dani (V. Setúbal), Diego Lopes (Rio Ave), Luís Tinoco e Serginho (Arouca), Aníbal Capela (Académica), João Pedro Galvão (Estoril) e Zainadine (Nacional).

Paulo Oliveira entre FC Porto e Benfica!

PAULO OLIVEIRA CENTRAL DO V. GUIMARÃES SUSTENTA GUERRA ENTRE PORTO E BENFICA PELA SUA CONTRATAÇÃO
Entre FC Porto e Benfica!


Encarnados dispostos a pagar três milhões pelo internacional português, que entrou nas contas dos dragões desde que avançaram para Tiago Rodrigues e Ricardo

O Benfica apresentou ao V. Guimarães uma proposta por Paulo Oliveira, central de 21 anos que está igualmente na lista do FC Porto, e o negócio para um ou outro clube pode (ou deve) fazer-se já na janela de inverno, mas, em qualquer dos casos, o futebolista vai manter-se na Cidade-Berço até ao final da temporada. É uma luta aberta pelo jovem internacional português - 34 internacionalizações e quatro golos em todos os escalões jovens -, apontado em concreto pelos benfiquistas como o homem certo para o lugar de Luisão num futuro próximo.

Saídas de Yannick e Carlos Martins

FUTURO AINDA INDEFINIDO
Yannick vai sair até ao final de janeiro
Yannick também vai deixar o Benfica no mercado de inverno, mas o processo do internacional português, de 27 anos, está mais atrasado. O jogador tem sido alvo de algumas sondagens e está disposto a ouvir todas as propostas pois não pretende continuar sem jogar até ao final da temporada.


Vinculado às águias até 30 de junho de 2016, a solução mais provável para Yannick passa por uma saída para o estrangeiro pois, em Portugal, não há muitos clubes com a capacidade para suportar o vencimento que aufere na Luz. Recorde-se que na época passada o futebolista alinhou no Toulouse, por empréstimo.

Outra possibilidade que está a ser estudada por ambas as partes é a desvinculação. Neste caso Yannick poderia escolher livremente o seu destino.



AL WAHDA ESTÁ INTERESSADO
José Peseiro quer reencontrar Carlos Martins
Está muito perto de chegar ao fim a ligação entre Carlos Martins e o Benfica. Desde o início da época que o internacional português se treina à parte do plantel principal e a saída da Luz é um cenário que será oficial nos próximos dias.

Djuricic preocupado em manter a forma

TREINOU-SE EM BELGRADO DURANTE AS MINIFÉRIAS
Djuricic preocupado em manter a forma
A aventura na Luz não está a correr da forma como Filip Djuricic esperava no momento em que escolheu o Benfica. O próprio jogador deixou isso bem claro quando, em setembro, pediu mais minutos ao treinador. No entanto, apesar de, até ao momento, ter realizado apenas oito encontros com a camisola encarnada, o internacional sérvio, de 21 anos, não esconde o empenho e a vontade de agarrar um lugar na equipa orientada por Jorge Jesus.

Luisão regressa mais tarde



Luisão regressa mais tarde
Jorge Jesus reuniu ontem à tarde o plantel no centro de treinos do Seixal, dando por concluída a pausa para as festividades natalícias. 

Depois de terem gozado um curto período de férias, os jogadores do Benfica regressaram ontem aos treinos no centro de estágios do Seixal. Ou melhor, quase todos, já que Luisão não marcou presença no início da preparação para o embate de segunda-feira, diante do Nacional, na Madeira, a contar para a Taça da Liga, daí que o treinador encarnado tenha três treinos, antes da viagem para a Madeira, para queimar as calorias e afinar a estratégia. 

Luisão, capitão da equipa, chegará mais tarde, devidamente autorizado pela SAD benfiquista. O central de 32 anos, que nas últimas horas tem sido colocado na órbita de um regresso ao Cruzeiro, campeão brasileiro, deve juntar-se apenas hoje aos trabalhos da equipa benfiquista. Ou seja, provavelmente nem sequer viajará amanhã com o restante plantel para a Madeira, abrindo também uma vaga para o setor, que poderá ser ocupada ou por Jardel ou por Steven Vitória, ambos com um jogo esta época na equipa principal.

Refira-se que a equipa orientada por Jorge Jesus volta a treinar-se esta manhã, pelas 10 horas, sendo que o técnico, de 59 anos, faz a antevisão ao embate da Taça da Liga a partir das 13h30.

A recuperar de lesões continuam Cardozo, Siqueira, Artur e Salvio, sendo que a situação do internacional argentino (rotura dos ligamentos do joelho direito) é a mais demorada. O avançado paraguaio, esse, já se treina no relvado, ainda que com algumas limitações. A contas com uma hérnia discal, o Tacuara ainda não tem regresso previsto à competição. Quanto a Siqueira (adutor) e Artur (ombro direito), estarão aptos para a receção ao FCPorto, a contar para a 15.ª jornada da Liga, tal como Record noticiou.

Jornais desportivos do dia

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS SÁBADO 28/12/2013