sábado, 19 de outubro de 2013

«Apuramento vai ser decidido entre Benfica e Olympiakos» – Jorge Jesus

«Apuramento vai ser decidido entre Benfica e Olympiakos» – Jorge Jesus

O treinador do Benfica assumiu que o jogo, de quarta-feira, frente ao Olympiakos é decisivo para as aspirações da equipa na Liga dos Campeões, isto porque é frente a um concorrente direto.
«É uma possibilidade de convocar alguns destes jogadores. O jogo vai ser importante porque continuo convencido que o apuramento se vai decidir entre o Benfica e o Olympiakos», afirmou Jorge Jesus.

O Benfica leva uma vitória, frente ao Anderlecht (2-0), e uma derrota PSG (0-3), na fase de grupos da Liga dos Campeões.

«O árbitro auxiliar deve ter algum satélite» – Jorge Jesus

«O árbitro auxiliar deve ter algum satélite» – Jorge Jesus

O técnico do Benfica criticou o árbitro auxiliar por ter anulado um golo a Steven Vitória frente ao Cinfães (1-0), que Jorge Jesus considera ser limpo.

«Ganhámos 1-0, mas o resultado deveria ter sido outro e o jogo poderia ter-se tornado mais fácil se não fosse o golo do Steven Vitória em que só o árbitro auxiliar é que viu uma falta, que mais ninguém viu. Deve ter algum satélite para ver alguns lances», afirmou Jorge Jesus.

Frente ao Cinfães o treinador encarnado arriscou em vários jogadores da equipa B: «Na Taça de Portugal há sempre surpresas e sabíamos que isso pode acontecer. Mas arrisquei porque confio nos jogadores e na qualidade que têm. Este é o caminho que o Benfica quer».

Jorge Jesus "Estou muito feliz com os jovens do Benfica"

"Estou muito feliz com os jovens do Benfica"

Treinador do Benfica mostrou-se muito satisfeito com os jogadores que lançou na equipa principal, este sábado, frente ao Cinfães

Exibição: "Hoje foi demonstrado que a festa da taça é a maior festa do futebol português. Foi uma jornada bonita, a região do douro, particularmente Cinfães, foi uma boa semana. Procurámos lançar no jogo os jovens valores, temos de os por a jogar, não basta falar. Acreditamos muito nos jovens, assumimos as responsabilidades e fico muito feliz pela exibição que fizeram."

Funes Mori e Ivan Cavaleiro em destaque: "Houve dois jogadores que demonstraram hoje que tenho de contar com eles no futuro: Funes Mori, grande ponta de lança, e Ivan Cavaleiro, que podia ter marcado e merecia. É um jogador com futuro no Benfica. Ficou tudo bem, passámos, estou muito feliz com o comportamento dos meus jogadores"

Riscos assumidos pelos jogadores da equipa B: "Sim, estávamos conscientes dos riscos. Na Taça de Portugal há sempre surpresas, o Benfica já as teve no passado, como com o Gondomar, e são coisas que podem acontecer no futebol. Mas quando confias nos teus jogadores e no teu trabalho, tens de arriscar. Eu nem considero um risco, acredito muito nos jovens que o Benfica quer."

Caminho que o presidente traçou: "A aposta nos jovens é para continuar, o presidente assim quer, é este o caminho do Benfica e eu, dentro da estrutura, também".

Hóquei: Benfica vence primeira mão da Taça Continental

Hóquei: Benfica vence primeira mão da Taça Continental

Triunfo no reduto do CE Vendrell por 5-3

O Benfica, campeão europeu em título, ganhou este sábado vantagem na Taça Continental de hóquei em patins, ao vencer no reduto dos espanhóis do CE Vendrell, vencedor da Taça CERS, por 5-3, em encontro da primeira mão.

João Rodrigues, que conseguiu um hat-trick, Diogo Rafael e o argentino Tuco apontaram os golos dos encarnados. 

A segunda mão disputa-se a 2 de novembro, na Luz, em Lisboa.

Carlos Lisboa e a Supertaça: “Ganhámos com justiça”

Benfica – V. Guimarães, 86-82

Carlos Lisboa e a Supertaça: “Ganhámos com justiça”

A equipa de Basquetebol do Benfica conquistou a sua 11.ª Supertaça após ter ganho ao V. Guimarães por 86-82. Em ambiente de festa, o treinador, Carlos Lisboa, considerou que a formação que orienta foi uma justa vencedora.

“Quem gosta de Basquetebol e de vencer também tem de saber sofrer. Poderíamos ter resolvido o jogo mais cedo. Relaxámos um pouco em relação à estratégia em termos defensivos. A equipa do V. Guimarães tem excelentes lançadores. Foi um bom espectáculo, ganhámos com justiça e merecemos por tudo o que fizemos”, elevou.

Para o timoneiro, o mérito desta conquista é dos atletas pela atitude colocada em campo. “Os jogadores tiveram um grande comportamento, foram grandes profissionais, deram tudo. A vitória é para o Fred Gentry que não nos pôde ajudar”, revelou.

Esta é a primeira conquista do Basquetebol benfiquista em 2013/14.

Benfica – V. Guimarães, 86-82

Basquetebol conquista a sua 11.ª Supertaça do palmarés

A equipa de Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica conquistou a sua 11.ª Supertaça do palmarés ao vencer, no pavilhão Desportivo de Albufeira, o V. Guimarães por 86-82.

Nos minutos iniciais da partida viu-se uma turma vimaranense forte e eficaz nos lançamentos. Com o decorrer do 1.º período, o maior poderio físico dos atletas Campeões Nacionais veio ao de cima, nomeadamente na luta nas tabelas e isso foi-se espelhando no marcador.

No final dos primeiros dez minutos, o Benfica já vencia por 26-20 e no 2.º período venceu por 17-14, aumentando o resultado global, ao intervalo, para 43-34.

Na etapa complementar nada mudou com o Benfica a ser mais forte em todos os quadrantes do jogo. Com mais ressaltos defensivos e ofensivos e com melhor percentagem de aproveitamento nos lançamentos, sejam eles de curta ou de longa distância, o agudizar da vantagem pontual acabou por ser algo natural em Albufeira.

No final do 3.º período, os Campeões Nacionais já venciam por 69-50. À entrada para o derradeiro período já pouco poderia fazer o V. Guimarães que foi, diga-se, um oponente de respeito neste importante encontro.

Porém, os minhotos encetaram uma recuperação que foi, todavia, insuficiente para lograr a conquista da Supertaça que vai ocupar as vitrinas do Museu Cosme Damião.

Os marcadores do Benfica foram David Weaver (20), Betinho Gomes (14), Carlos Andrade (18), Jobey Thomas (12), Tomás Barroso (5), Mário Fernandes (13) e Cláudio Fonseca (4).

Voleibol: resultados da 3ª jornada

Voleibol: resultados da 3ª jornada

Benfica, Madalena e Fonte Bastardo venceram.

Benfica, Madalena e Fonte Bastardo mantiveram este domingo o pleno de vitórias ao fim de três jornadas do Nacional de voleibol. As três equipas comandam com nove pontos conquistados. No plano oposto estão Marítimo e Clube K, que ainda não venceram.

Resultados da 3ª jornada:

Vilacondense-Caldas, 1-3 (16-25, 25-22, 21-25, 20-25)
Académica de Espinho-Marítimo, 3-0 (25-21, 25-16, 25-20)
Esmoriz-Fonte Bastardo, 1-3 (25-23, 15-25, 18-25, 11-25)
Castêlo da Maia-Clube K, 3-0 (25-15, 25-15, 26-14)
Madalena-Sporting de Espinho, 3-1 (25-20, 25-23, 13-25, 25-19)
Benfica-Vitória de Guimarães, 3-1 (25-22, 25-21, 21-25, 25-23)

João Freitas Pinto: “Os jogadores podem dar mais”

Benfica – Vila Verde, 5-3

João Freitas Pinto: “Os jogadores podem dar mais”

O Futsal do Benfica venceu o Vila Verde por 5-3, mas no final, o treinador, João Freitas Pinto, mostrou-se descontente com a exibição rubricada.

“Os jogadores podem dar mais do que o que deram. Tiveram lances precipitados, com movimentações rápidas mas sem sentido e jogámos de forma desconectada. Mesmo assim poderíamos não ter sofrido as situações que sofremos. Fica o alerta”, avisou, em declarações à Benfica TV.

Para João Freitas Pinto, a posição na tabela classificativa não interessa: “O Vila Verde é o último classificado, mas não deixa de ser 1.ª Divisão e não podemos facilitar. A primeira parte foi má.”

Gonçalo Alves: “Não entrámos bem e facilitámos”

O Benfica derrotou, na Luz, o Vila Verde por 5-3, em jogo da 7.ª jornada do Nacional de Futsal, mas Gonçalo Alves, à Benfica TV, deixou críticas à equipa pela forma como entrou no encontro.

“Este jogo exigia processos simples e não os utilizámos. A pontuação das equipas não conta e temos de estar preparados para os jogos. Não entrámos bem e facilitámos. Eles entraram com querer”, destacou.

Juniores - Benfica e Sporting empatam no dérbi (3-3)

JUNIORES - JOGO EMOCIONANTE NO SEIXAL

Benfica e Sporting empatam no dérbi (3-3)

O Benfica e o Sporting empataram este sábado (3-3) em partida a contar para a 11.ª jornada do campeonato nacional de juniores (Zona Sul), depois de um encontro emocionante e incerto até final no Caixa Futebol Campus, no Seixal. O empate leonino só chegou aos 89', depois de uma reviravolta encarnada.

Os visitantes entraram melhor e viram Daniel Podence abrir o ativo aos 21' com o único golo da 1.ª parte. No entanto, Francisco Geraldes acabaria por ampliar a vantagem no início da 2.ª metade, à passagem dos 49'.

Com as costas encostadas à parede, o conjunto encarnado subiu de rendimento e deu uma cambalhota no marcador, com golos de Hildeberto Pereira (56'), Gonçalo Guedes (75') e Diogo Rocha (76'). A questão é que, quando ninguém o previa, Mama Baldé voltou a igualar o encontro já perto do apito final (89').

Com o empate, tanto as águias como os leões seguem na liderança com 23 pontos em 11 jogos, sendo que o Oeiras e o Vitória de Setúbal podem ascender ao 1.ª lugar caso vençam os respetivos embates marcados para domingo, diante do Nacional e do Estoril, respetivamente.

Jorge Jesus: «O Ivan mostrou que tem um grande futuro»

TÉCNICO SATISFEITO COM A ESTREIA DO JOVEM

Jorge Jesus: «O Ivan mostrou que tem um grande futuro»

No rescaldo do triunfo magro do Benfica sobre o Cinfães (1-0), Jorge Jesus teceu rasgados elogios à exibição de Ivan Cavaleiro, num jogo em que aproveitou para apostar em jogadores que habitualmente não são chamados.

"Quisemos lançar alguns jogadores jovens, nos quais acreditamos. Numa competição de grande responsabilidade, assumi essa responsabilidade. O Ivan mostrou que tem um grande futuro", afirmou o técnico dos encarnados.

Jorge Jesus falou ainda de Funes Mori, jogador que também destacou, embora não tenha conseguido qualquer remate certeiro: "O Funes Mori demonstrou que é um grande avançado e que está a crescer", sublinhou.

Quanto à exibição coletiva dos encarnados, o técnico das águias mostrou-se muito satisfeito e voltou a destacar os jovens valores da Luz.

"Fizemos um jogo competitivo e estou muito feliz com esta jornada da juventude e da equipa do Benfica. Estava a assumir alguns riscos porque há sempres surpresas na Taça. Sabemos que isso pode acontecer, mas se se confia nos jogadores é preciso arriscar. Eu acredito na qualidade destes jovens do Benfica, que vão ser o futuro. Este é o caminho", rematou.

Ivan Cavaleiro: «Foi uma boa estreia»

EXTREMO FEZ O PRIMEIRO JOGO PELA EQUIPA PRINCIPAL

Ivan Cavaleiro: «Foi uma boa estreia»

Ivan Cavaleiro esteve em destaque na sua estreia pela equipa principal do Benfica. O extremo dispôs de duas excelentes ocasiões para marcar na vitória das águias frente ao Cinfães (0-1) mas acabou por não conseguir concretizá-las, o que, ainda assim, não lhe retirou a felicidade pelo primeiro encontro na formação orientada por Jorge Jesus.

"Foi um bom jogo, apesar de complicado perante uma equipa do Campeonato Nacional de Seniores, que soube responder à qualidade do Benfica e está bem orientada", começou por dizer o jovem extremo à Sport TV, acrescentando: "senti-me muito bem, fo uma boa estreia. Acolheram-me bem e não me senti estranho. Agora é continuar assim e não deslumbrar-me, de forma a ser chamado novamente."

«Se não tivesse corrido bem sei que já estavam a falar» – Jorge Jesus

«Se não tivesse corrido bem sei que já estavam a falar» – Jorge Jesus

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, reconheceu que arriscou muito frente ao Cinfães, do Campeonato Nacional de Séniores, ao apostar em muitos jogadores da equipa B. 

Ainda assim, não se arrependeu e gostou particularmente das exibições do avançado argentino Funes Mori e o extremo Ivan Cavaleiro.

«Foi demonstrado aqui a festa da Taça e foi uma jornada bonita. Tivemos aqui em Cinfães a festa da Taça de Portugal. Nós quisemos lançar jovens jogadores e demonstrar que acreditamos neles, mas temos de os colocar a jogar. Sei perfeitamente bem que caso as coisas não corressem bem já estavam a falar...», afirmou Jorge Jesus, na flash interview.

O treinador do Benfica destacou a exibição de dois jogadores: «Funes Mori é um excelente ponta-de-lança, cresceu e está mais maduro. Ivan Cavaleiro merecia um golo e é um produto das escolas do Benfica».

«O Benfica não nos respeitou tanto quanto devia»

«O Benfica não nos respeitou tanto quanto devia»

Desabafo do capitão do Cinfães

Miguel Moreira, capitão do Cinfães, considera que os responsáveis do Benfica não respeitaram o seu adversário como deviam, face à colocação em campo de suplentes e alguns jovens da equipa B.

O Benfica não nos respeitou como nos devia respeitar, facilitou um bocadinho. Pensávamos que vinham outros jogadores», começou por dizer o médio, ao Maisfutebol.

O experiente jogador considera que o Benfica foi ligeiramente superior à sua equipa. «Demonstrámos que temos jogadores de grande qualidade e podíamos ter chegado ao empate. Foi um jogo bastante equilibrado. Sabíamos que podíamos ter feito uma surpresa.»

«O Benfica foi superior, não muito, mas foi superior. Foi mais a capacidade física a fazer a diferença, porque o Benfica tem outro andamento», salienta Miguel Moreira, concluindo: «Acho que foi uma festa bonita, as pessoas deram-nos os parabéns no final. Isso motiva-nos ainda mais, dignificámos a terra. De resto, provámos que há qualidade aqui. Não sei como se olha tanto para os estrangeiros quando há talentos de grande qualidade aqui em Portugal.»

João Manuel Pinto: «Acreditámos até ao fim no empate»

João Manuel Pinto: «Acreditámos até ao fim no empate»

Cinfães-Benfica, 0-1 

João Manuel Pinto, treinador do Cinfães, comentou desta forma a derrota da sua equipa frente ao Benfica, na terceira eliminatória da Taça de Portugal:

«Era possível chegar ao empate mas não podia pedir mais a estes jogadores. Pedi-lhes um futebol ofensivo, mesmo sabendo a qualidade dos jogadores do Benfica. É um orgulho trabalhar com estes jogadores. Do outro lado estava uma equipa com jovens talentos mas foi um bom jogo de futebol, acima de tudo. O Benfica entrou bem na segunda parte e marcou. Tentámos contrariar, tivemos oportunidades para chegar ao empate, sabendo que o Benfica teve mais. De qualquer forma, acreditámos até ao fim.»

O que disse aos jogadores no final?: «Disse-lhes que a missão foi cumprida. Disse-lhes que se divertiram, que isso era o mais importante, e demonstraram atitude perante um adversário que quer ganhar a Taça de Portugal. Mais não podia fazer. Há talento aqui, há boas equipas e bons jogadores. Estamos mais escondidos. Hoje ficou demonstrado o que é a realidade deste Campeonato Nacional de Seniores, que tem bons valores.»

Benfica regressa de autocarro mas «o Douro é lindo»

Benfica regressa de autocarro mas «o Douro é lindo»

Jorge Jesus fala de uma viagem «sempre aos esses»

Boa disposição de Jorge Jesus após a vitória do Benfica frente ao Cinfães, na terceira eliminatória da Taça de Portugal. O técnico encarnado foi questionado sobre o embate para a Liga dos Campeões frente ao Olympiakos.

Ao poupar jogadores na Taça, terá a equipa fresca para a Champions? «A equipa não está fresquinha, houve vários jogadores nas seleções, quatro deles só regressaram na sexta-feira.»

«Ainda por cima, são cinco horas de viagem e sempre aos esses. Viemos de comboio e a viagem é linda, o Douro é lindo. Mas agora vamos de autocarro para Lisboa», explicou Jorge Jesus.

Os jogadores não convocados para a viagem a Cinfães defrontaram a equipa B neste sábado, para manter o ritmo de jogo. «Uns jogaram aqui, outros jogaram lá contra a equipa B. Vai ser um jogo importante. Em minha opinião, como já tinha dito, o apuramento será decidido entre o Olympiakos e o Benfica», concluiu o técnico encarnado.

Resumo Vídeo: Cinfães 0-1 Benfica

Vídeo: Cinfães 0-1 Benfica (Resumo)

Benfica inicia corrida à Taça Continental

Hóquei em Patins Benfica

DEFRONTAM A EQUIPA ESPANHOLA DO VENDRELL

Benfica inicia corrida à Taça Continental

O Benfica inicia hoje, em Vendrell (Espanha), a corrida rumo à tentativa de conquistar a sua segunda Taça Continental. O campeão europeu em título procura ganhar vantagem para o jogo da segunda mão, que se realiza a 2 de novembro, no Pavilhão da Luz.

Frente ao conjunto espanhol detentor da Taça CERS, o Benfica tenta, desde logo, um resultado que garanta alguma tranquilidade para o encontro de Lisboa, conforme adiantou o capitão Valter Neves. “Sentimos que somos capazes de atingir este objetivo de conquistar a Supertaça Europeia. Um bom resultado seria vencer. É para isso que vamos e não para perder por poucos ou empatar”, disse à agência Lusa.

O Benfica está nesta final depois de ter conquistado, pela primeira vez, o título europeu, após vencer na final o FC Porto, por 6-5, com um golo de ouro no prolongamento. O Vendrell também alcançou a primeira vitória numa competição europeia, ao derrotar na final da Taça CERS o Vic, por 3-2. Valter Neves considera o Vendrell uma equipa forte. “É bastante organizada, tipicamente com um jogo espanhol. Muito pautado, taticamente rigorosos e com algumas boas individualidades. Esperamos um jogo muito competitivo”, disse o capitão das águias.

Pedro Nunes, o novo treinador dos campeões nacionais, faz também a sua estreia europeia à frente do Benfica, assim como os dois reforços para esta época: Guillem Trabal e Miguel Rocha.

Apreensivo

A qualidade do plantel do Benfica preocupa o técnico do Vendrell, Guillem Cabestany. “O Benfica é campeão europeu, tem seis jogadores da Seleção Nacional e ainda Traball e Marc Coy. São uma grande equipa e estão habituados a este nível. Nós jogamos a nossa primeira Supertaça Europeia e estamos ansiosos”, disse o treinador, que conta, esta época, com seis reforços.

Ardiles elogia Garay



Ardiles elogia Garay

Osvaldo Ardiles foi um dos homenageados, conjuntamente com Carlos Valderrama e Jean Pierre Papin, na edição de 2013 do Golden Foot. O antigo internacional argentino juntou-se à elite do futebol mundial e já tem o nome e os pés que o tornaram famoso à escala planetária imortalizados no passeio dos campeões, no coração do Mónaco, junto à paradisíaca e luxuosa marina banhada pelo Mediterrâneo.

Ossie Ardiles, assim ficou conhecido em Inglaterra, onde fez grande parte da carreira, continua apaixonado por futebol. Especialmente pela sua Argentina, pela qual se sagrou campeão do mundo em 1978, no país natal. Poderá a festa repetir-se agora no vizinho Brasil? 

«A Argentina tem uma seleção muito forte, como o demonstrou na qualificação», diz, admitindo, contudo, algumas fraquezas. Uma das mais sublinhadas é o setor defensivo... «No ataque, a Argentina tem tudo. Uma qualidade impressionante. Messi, Di María, Aguero, Higuaín, Lavezzi. Uff... Não falta nada, nada!... Nos outros setores já não é assim, mas também há muita qualidade», refere, elogiando o benfiquista Garay:

«Para mim, é o jogador que faz a diferença na defesa da seleção. Gosto muito dele. É o responsável pelo equilíbrio da defesa da Argentina», elogia, ao mesmo tempo que diz não conhecer bem o sportinguista Marcos Rojo, não querendo assim pronunciar-se. Tal como pede desculpa por não querer intrometer-se na venda de Garay ao Benfica por parte do Real Madrid. «Se foi um erro? Não posso responder... Sabe, sou treinador e não comento esse tipo de decisões...»

Benfica apenas suficiente para continuar na Taça

Benfica apenas suficiente para continuar na Taça

“Encarnados” bateram o Cinfães com um golo de Ola John.

O Benfica garantiu neste sábado um lugar na quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer (0-1) no terreno do Cinfães. Ola John marcou o golo da equipa orientada por Jorge Jesus, que apresentou um “onze” constituído por jogadores menos utilizados e alguns elementos da equipa B. Foram seis os futebolistas que se estrearam como titulares na formação principal do Benfica: Oblak, Sílvio, Steven Vitória, Lindelof, Ivan Cavaleiro e Funes Mori.

O primeiro sinal de perigo pertenceu ao Benfica, logo no segundo minuto da partida, com um lançamento para Ivan Cavaleiro. O jovem internacional sub-21 português rematou de pé direito para defesa do guarda-redes do Cinfães. Dois minutos depois, de canto, Jardel cabeceou ao lado da baliza da equipa do distrito de Viseu.

E o Cinfães não desperdiçou as oportunidades de que dispôs para ameaçar a baliza do Benfica. Aos 37’ Vieirinha rematou de fora da área, para defesa fácil de Oblak.

Ainda antes do intervalo, Steven Vitória introduziu a bola na baliza dos anfitriões, mas o lance foi invalidado por falta do defesa “encarnado”, que se apoiou num adversário quando saltou para cabecear a bola.

A exibição da equipa do Benfica continuou descolorida e desinspirada no início da segunda parte, altura em que o Cinfães protagonizou os lances de maior perigo. Após uma jogada rápida pelo lado direito, um remate forte de Mário Pereira proporcionou uma boa defesa a Oblak (49’).

Na resposta, a equipa de Jorge Jesus chegou ao golo: Ivan Cavaleiro avançou pelo lado direito e colocou a bola no coração da área, onde Funes Mori falhou o desvio. A bola sobrou para Ola John, que não desperdiçou. O holandês ganhou confiança e, aos 56’, voltou a ameaçar a baliza do Cinfães – mas, dessa vez, Pedro Miguel defendeu.

A oportunidade mais flagrante do Cinfães surgiu aos 66’, quando, na sequência de um pontapé de canto, Hélio ficou sozinho com a bola à sua disposição. Mas o remate do defesa saiu demasiado alto.

Ivan Cavaleiro, que tem estado em destaque na equipa B do Benfica e na selecção sub-21, ainda teve uma oportunidade para marcar. O jovem futebolista tirou um adversário do caminho e ficou isolado frente ao guarda-redes, mas depois picou a bola por cima de Pedro Miguel falhando a baliza.

O Benfica evitou uma surpresa na Taça, mas deixou uma imagem demasiado pálida em Cinfães. O “onze” apresentado por Jorge Jesus pode explicar alguma coisa, mas não justifica as dificuldades que os “encarnados” por vezes sentiram.

Ficha de jogo Cinfães, 0 Benfica, 1

Jogo no Estádio Municipal Prof. Cerveira Pinto, em Cinfães.

Cinfães Pedro Miguel, Carlitos, Miguel Mendes, Hélio, Eduardo, Miguel Moreira (Clodoaldo, 84’), Mário Pereira, Gomes (Daniel Luíz, 89’), Joel (Ruizinho, 73’), Vieirinha e Bruno Teixeira. Treinador João Manuel Pinto.

Benfica Oblak, Sílvio, Jardel, Steven Vitória, Cortez, Victor Lindolf, Rúben Amorim, Djuricic (Bernardo Silva, 79’), Ola John, Funes Mori e Ivan Cavaleiro.Treinador Jorge Jesus.

Golo 0-1, por Ola John, aos 52’.

Árbitro Rui Costa (AF Porto). Amarelos Ivan Cavaleiro (20’), Hélio (54’), Djuricic (56’), Jardel (64’) e Miguel Mendes (70’).

Jorge e Paulo contra os encarnados em dois jogos

Cerco ao Benfica: um bairro atrás dos irmãos Machado


Jorge e Paulo contra os encarnados em dois jogos

Jorge e Paulo Machado. Dois irmãos, cinco dias, duas oportunidades para bater o Benfica. O primeiro, conhecido como Gomes, é o maestro do Cinfães. Entra em campo já neste sábado, para a Taça de Portugal.

O segundo representa o Olympiakos, que irá visitar o Estádio da Luz na próxima quarta-feira, para a Liga dos Campeões. Atrás deles estará o bairro do Cerco do Porto, algumas dezenas de portugueses (e portistas) a torcer por outras cores.

«Bom, bom, era ganharmos os dois. Claro que lá no bairro, como são todos portistas, vão torcer a dobrar», admite Paulo Machado, internacional português, ao Maisfutebol.

O bairro não ficará completamente deserto mas uma boa parte irá sair de casa. Neste sábado, o destino é Cinfães. A meio da semana, segue para o Estádio da Luz.

«Eu já arranjei muitos bilhetes para o nosso grupo lá do Cerco e o Paulo vai fazer o mesmo, é sempre assim. Gastei algum dinheiro, mas o Paulo vai gastar mais. Também ganha mais, portanto faz sentido», brinca Gomes.

Os dois jogadores cresceram naquele bairro e não esquecem as origens. Paulo Machado apoia uma creche, é padrinho de um torneio de futebol local e pretende lançar uma fundação.

O internacional português despontou nas camadas jovens do F.C. Porto, o irmão adotou a alcunha em homanagem a um goleador azul e branco. «Eu sou portista e morava lá no bairro, perto das antas. Andava sempre com uma camisola do Porto com o 9 e marcava muitos golos, então começaram-me a chamar Gomes, de Fernando Gomes. Até hoje.»

«Claro que amanhã só penso é no nosso jogo. Mas mais à noite, quando puder, vou ver o resumo do jogo do FC Porto, tem de ser», diz Gomes, ao Maisfutebol.

«Pode ser que enjoem pelo caminho»

Paulo Machado já foi a Cinfães ver um jogo do irmão. Neste sábado não o poderá fazer mas sabe que o Benfica terá vida difícil. Antes de mais, pelo percurso.

«Já lá fui e não é nada fácil. São 30 minutos de curvas. Pode ser que os jogadores do Benfica enjoem pelo caminho», diz o jogador do Olympiakos, secundado por quem faz diariamente aquela viagem. «Mesmo nós que estamos habituados, temos de parar cinco/dez minutos para recuperarmos quando lá chegamos.»

Gomes partirá do Porto às 8h30 da manhã, juntamente com alguns colegas de equipa. «Nós vamos comer lá, às 10h30. Não convém fazer a viagem de estômago cheio, dá para enjoar sim. Eles devem comer à mesma hora e depois fazem o caminho, mas vão ficar bem mais perto.»

«Espero que meu irmão canse o Benfica»

Paulo Machado fala do mano mais velho com carinho. E não fala em vão. Quem acompanhou os primeiros passos de Gomes sabe que este tinha um potencial tremendo. Aos 33 anos, de qualquer forma, ainda promete dar dores de cabeça aos jogadores do Benfica.

«A mesma qualidade que eu? Não, ele tem mais! É um jogador muito forte, gosta de ter a bola nos pés. Vou ficar a torcer por ele e já temos falado sobre isso: espero que o meu irmão canse o Benfica. Que os leve a prolongamento e penálties se for preciso», brinca o internacional português.

O jogador do Cinfães aceita o desafio, salientando sempre que o mais importante é ajudar o seu clube. «Claro que dizemos isso em tom de brincadeira. Já não é fácil segurar o Benfica durante 90 minutos, quando mais em 120. Mas o sonho comanda a vida, vamos tentar.»

«É uma grande oportunidade para os nossos jogadores, às vezes um jogo destes muda uma carreira. O Lima, há cinco anos, estava no Vizela, na 2ª Divisão B. Temos uma equipa forte, um treinador (João Manuel Pinto) que sabe tudo sobre estes jogos e vamos tentar surpreender», diz Gomes.

«Ganhava 300 contos quando tinha 17 anos»

Paulo Machado garante que o irmão tinha condições para jogar a um nível alto. O que falhou então na carreira de Gomes? «Fui pai com 16 anos, com 17 jogava nos seniores do Senhora da Hora e fui ganhar 300 contos para o Leça. Se calhar cometi erros mas isso acabou por ajudar o Paulo a chegar onde chegou, a ter outro tipo de apoio, a tomar outras decisões.»

«Podia ter dado outro rumo à carreira mas gosto do percurso que fiz. Eram outros tempos. Não tive tanto apoio, saí das camadas jovens do Boavista por malandrice, porque faltava a treinos, etc. Uma pessoa que me ajudou muito foi o mister Sérgio Cunha, foi como um segundo pai para mim. Foi na altura dele que fui à seleção sub-18. Não me esqueço disso», faz questão de frisar.

Gomes tem 33 anos e muito futebol nos pés. Era um goleador. Agora, joga como número 10. «Dantes corria mais que a bola. Agora digo: ‘dá cá a bola e vai andando que ela já vai lá ter’», remata o médio ofensivo do Cinfães.

«Se calhar apareço de bigode no Estádio da Luz»

Paulo Machado está na Grécia, onde contraiu a primeira lesão preocupante da carreira. Ainda assim, não descarta a possibilidade de jogar no Estádio da Luz. «Não vou jogar neste sábado mas pode ser que consiga ser chamado para o Benfica, acredito que sim.»

«Se for, pode ser que apareça outra vez de bigode». Ele explica. Certo dia, o médio decidiu partilhar uma imagem sua com bigode. Uma brincadeira, apenas. Mas os adeptos do Olympiakos adoraram e começaram a associá-lo a Nikos Anastopoulos, uma figura histórica do clube e da seleção grega.

O médio português ficou surpreendido e promete recuperar o bigode um dia destes. Mais importante, de qualquer forma, é voltar a jogar. «Ia a chutar e levei uma pancada forte. Podia ter sido muito mais grave, acabei por ter sorte. Foi um hematoma, mas muito forte. Agora estou recuperado e espero voltar a jogar. Já no Estádio da Luz, se possível», remata.

Benfica de segunda linha procura lugar na 4.ª eliminatória

Benfica de segunda linha procura lugar na 4.ª eliminatória

Jorge Jesus convocou muitos jogadores da equipa B para defrontar o Cinfães este sábado na Taça de Portugal. Em Cinfães, já se prepara o cabrito em caso de derrota do Benfica.
Benfica de segunda linha procura lugar na 4.ª eliminatória
A equipa do Benfica volta este sábado a competir na Taça de Portugal depois de na época passada ter perdido a final do Jamor com o Vitória de Guimarães. O adversário dos encarnados é o Cinfães, um clube a disputar o Campeonato Nacional de Seniores, e a quem saiu a “sorte grande” de receber um dos clubes portugueses que mais adeptos arrasta consigo, dentro e fora de Portugal.
Depois de eliminar o Estarreja na 2.ª eliminatória da Taça de Portugal com um concludente 5-1, o Cinfães defronta hoje um adversário, teoricamente e historicamente, de outro gabarito. Mas a Taça de Portugal está repleta de histórias decalcadas do confronto entre “Davids” e “Golias” com as previsões teóricas de goleadas a terminarem em alvoradas de glória para os mais pequenos clubes.
E na Vila de Cinfães há uma crença, uma esperança, e uma quase certeza de que é possível derrubar um “gigante” chamado Benfica. Em 2008, a equipa do distrito de Viseu com sotaque minhoto ia conseguindo bater o pé ao FC Porto nos oitavos de final da Taça de Portugal. Jesualdo Ferreira, na altura treinador dos portistas, viu-se obrigado a lançar em jogo alguns dos pesos pesados dos campeões nacionais quando o Cinfães fez o 1-1 aos 75’ minutos. Já com Hulk e Farías em campo, o FC Porto acabaria por cimentar a reviravolta para um 1-4, mas ficava a imagem de uma equipa do Cinfães aguerrida e determinada em acreditar no sonho.
Este ano, o sonho do Cinfães chama-se Benfica. O clube da Luz visita pela primeira vez o Estádio Municipal Cerveira Pinto com apenas nove jogadores da equipa principal e muitos atletas da formação B. Com um encontro decisivo na próxima semana para a Liga dos Campeões já seria expectável que Jorge Jesus apostasse na juventude da equipa B do Benfica para enfrentar um Cinfães que procura surpreender, com as suas armas, um adversário de outra galáxia mas sem as suas principais estrelas.
E talvez por isso, na Vila de Cinfães acredita-se que é possível “matar”(não o borrego, mas sim) o “cabrito” logo à primeira e seguir em frente na Taça de Portugal. Curiosamente, a expressão “matar o borrego” veio de um jogo entre o Sporting e o Olhanense da época de 1974/1975 em que um adepto algarvio prometeu “matar um borrego” no caso da primeira vitória, em 34 anos, do emblema de Olhão sobre o clube de Alvalade. O Sporting acabou por perder o jogo por 1-0 e assim nasceu a expressão no futebol português de “matar o borrego”. Jorge Jesus, atual treinador do Benfica, jogava na equipa leonina derrotada com um golo do argentino de Lo Bello.

Casos de arbitragem - Assim vai a Liga Portuguesa

Neste Blog pretende-se DETERMINAR OBJETIVAMENTE OS PONTOS CONQUISTADOS pelas equipas ANTES DUMA EXPULSÃO E SEM INFLUÊNCIA DE UM ÚLTIMO GOLO DE PENALTI.

Penaltis - Porto, Benfica, Braga e Sporting (Comparação estatística)


  Queres saber quantos penaltis o teu clube já beneficiou nos últimos 6 anos
E sabes quantos pontos já foram conquistados diretamente com esse penalti?

                    Queres saber quantos penaltis o teu clube já sofreu nos últimos 6 anos?

                    E sabes quantos pontos foram perdidos diretamente com esse penalti sofrido?


Algumas Curiosidades:
* Dos 10 penaltis sofridos quando estava em igualdade, o Benfica acabou mesmo perdendo em 3 desses jogos, nos restantes ainda conseguiu marcar um golo diminuindo os pontos perdidos mas apenas num jogo conseguiu mesmo conquistar os 3 pontos em disputa, foi contra o V. Setúbal na época 2010-11, aproveitando precisamente o facto do V. Setúbal ter desperdiçado essa grande penalidade.
*No único jogo em que o Benfica estava a vencer por um golo e sofreu um penalti, esse encontro acabou mesmo empatado, 1-1 com o F.C. Porto no Dragão. Mais tarde a comissão de arbitragem acabou instaurando um sumaríssimo, castigando o Lisandro Lopez por simulação de penalti, no lance que fez com que o Pedro Proença assinalasse indevidamente um penalti que veio a ter influência direta nos pontos atribuídos ao 1º e o 2º classificado que estavam separados por apenas 1 ponto à 17 jornada e assim, se manteve a classificação após essa decisão arbitral aos 73min. desse clássico. Mais uma prova de que por vezes uma única decisão arbitral incorreta pode ser deverás relevante no rendimento pontual e na classificação das equipas.

* Desses 6 penaltis assinalados contra o F.C. Porto, em que estavam pontos em disputa, 2 deles não foram convertidos em golo, não sofrendo assim o golo do empate, sendo que o penalti desperdiçado pelo V. Setúbal aos 90min. na época 2010-11 inicialmente foi convertido a primeira,  mas foi invalidado pelo arbitro e repetido/falhado na 2ª tentativa, mantendo assim, o F.C. Porto a vantagem de 1-0 obtida pelo penalti convertido pelo Hulk aos 43minutos. Logo, somente teve 4 situações em todos os jogos analisados nos últimos 6 anos em que de facto um golo sofrido de penalti  poderia  diretamente diminuir os pontos que o F.C. Porto tinha antes da decisão arbitral nos 157 jogos analisados.  Nos 2 jogos em que estava empatado no momento em que sofreu um penalti, o F.C. Porto num dos jogos beneficiou depois aos 12min., também de um penalti a favor, anulando assim o efeito do golo anteriormente sofrido e nesse jogo acabou conseguindo acumular os 3 pontos em disputa.


Concentrando a nossa atenção essencialmente nos penaltis que potencialmente podem alterar diretamente a repartição dos pontos, verificamos que, o F. C. Porto na competição tem um 
saldo favorável de 23 penaltis com os quais diretamente pode melhorar o seu desempenho 
pontual na partida enquanto que o Benfica obteve um saldo favorável de apenas 12 penaltis 
que potencialmente podem influenciar diretamente o seu desempenho pontual. 


Somente quando a equipa está empatado ou a ganhar por um golo de diferença é que o penalti 
sofrido poderá se transformar numa decisão arbitral que influencie diretamente a repartição dos pontos. Assim sendo, O F.C. PORTO SE TODOS OS PENALTIS QUE BENEFICIOU SE 
TRANSFORMASSEM NO SEU ÚLTIMO GOLO NA PARTIDA TERIA HIPOTESE DE ACRESCENTAR MAIS 52 PONTOS (23*2pontos+6*1ponto) DIRETAMENTE COM ESSES PENALTIS A FAVOR  enquanto que OBENFICA SE TODOS ESSES PENALTIS  SE TRANSFORMASSEM NO SEU ÚLTIMO GOLO DA PARTIDATERIA HIPÓTESE DE ACRESCENTAR MAIS 41 PONTOS(18*2pontos+5*1ponto) 
DIRETAMENTE COM ESSES PENALTIS A FAVOR


Analisando principalmente as decisões arbitrais desfavoráveis com potencial para alterar diretamente a distribuição dos pontos em disputa, que foram os 6 PENALTIS DESFAVORÁVEIS AO F.C. PORTO, SE TODOS SE TRANSFORMASSEM NO SEU ÚLTIMO GOLO SOFRIDO NESSAS PARTIDAS SEM QUE MARCASSE MAIS  NENHUM, POTENCIALMENTE ESSAS DECISÕES ARBITRAIS LHE  PROVOCARIAM DIRETAMENTE A PERDA DE  10 PONTOS (4*2pontos+2*1ponto), de notar que 
apenas por 2 ocasiões correu o risco de não pontuar diretamente por ter sofrido um penalti e os11 PENALTIS DESFAVORÁVEIS AO BENFICA, SE TODOS SE TRANSFORMASSEM NO SEU 
ÚLTIMO GOLO SOFRIDO NA PARTIDA SEM QUE MARCASSE MAIS NEHUM, POTENCIALMENTE 
ESSAS DECISÕES ARBITRAIS LHE PROVOCARIAM DIRETAMENTE A PERDA DE  12 PONTOS(1*2pontos+10*1ponto).  É de notar que o Benfica nestas últimas épocas já teve de enfrentar 10 oportunidades concedidas diretamente pelos árbitros de sofrer um golo quando 
o jogo estava empatado, ou seja correu o risco de não pontuar por 10 ocasiões, mas ao 
marcar posteriormente pelo menos um golo em 7 desses jogos conseguiu amenizar os pontos perdidos e somente nas restantes 3 partidas acabou perdendo mesmo o jogo.




Esta época 2013/14 nas 7 primeiras jornadas o F.C. Porto já beneficiou de 3 grandes penalidades favoráveis e o Benfica de 1 penalti, sendo que ambas as equipas já foram penalizados com um penalti contra nesta época, coincidentemente não conseguiram vencer esses jogos com penalti desfavorável.

BENFICA - Total de 39 Penaltis a favor nos últimos 157 jogos, discriminados no quadro que se 
segue:

BENFICA - Total de 18 Penaltis Contra nos últimos 157 jogos,  discriminados no quadro que 
se segue:

Curiosidades:

Dos 108 pontos possíveis nos 36 jogos a equipa conquistou 95 pontos, logo nas partidas em que beneficia de um penalti a favor, o Benfica teve um aproveitamento de 88% dos pontos em disputa.

Nos últimos 157 jogos do campeonato o Benfica beneficiou de 39 penaltis, em 36 jogos, sendo que em 2 deles também sofreu um penalti contra e noutro sofreu mesmo 2 penaltis contra, ou seja podemos considerar que teve uma arbitragem favorável em 33 desses jogos, dos quais em 4 deles não conseguiu vencer.
As decisões arbitrais sem grande importância são os 17 penaltis a favor que aconteceram quando a equipa já estava a vencer e um que aconteceu quando já perdia por 2 golos de diferença, assim ocorreram decisões arbitrais que objetivamente favoreceram  o desempenho desportivo do Benfica em 19 partidas das 156 jogos disputados.

Nestes últimos 156 jogos do campeonato, o Benfica tendo sido penalizado com 18 penaltis contra, em 8 desses jogos o clube acabou por perdeu 14 dos pontos em consequência direta desse último golo sofrido de penalti nesses jogos.

Dos 51 pontos em disputa nesses 17 jogos conquistou 27 pontos, ou seja apenas 52,9% de aproveitamento dos pontos em disputa nos jogos em que sofreu um penalti, sendo que a percentagem de aproveitamento dos pontos em disputa é de 85% nos jogos em que não existe nenhuma decisão arbitral relevante.

Foram 17 os jogos em que ocorreram penaltis contra, sendo que em 3 deles o saldo de penaltis  é nulo, pois também beneficiou de penaltis a favor nesses jogos, ou seja teve efetivamente 14 partidas influenciadas negativamente por decisões arbitrais desfavoráveis (penalti contra).

Nos 157 jogos acumulados o Benfica acabou por conseguir acrescentar 13 pontos por último golo de penalti a favor e perder 14 pontos em consequência direta de um último golo de penalti contra, ou seja, por haver decisões arbitrais com influencia direta no desempenho das equipas perdeu um ponto, ao contrario do que seria expectável acontecer com um candidato ao titulo num acumulado de 5 campeonatos. Este ponto negativo contrasta com os 15 pontos positivos acrescentados pelo F. C. Porto em consequência direta da influência de um último golo de penalti, sendo que não teve nenhum último golo de penalti sofrido que tenha tido influência na repartição dos pontos.
                                                                         arbitragens - Benfica (150 jogos);                     
Poderá lhe interessar também estes incríveis dados comparativos desde 1982 no Blog EM DEFESA DO BENFICA

F.C. Porto - Total de 48 Penaltis a favor nos últimos 157 jogos, discriminados no quadro que se segue:
F.C. Porto - Total de 12 Penaltis Contra nos últimos 157 jogos,  discriminados no quadro que 
se segue:



Dos 135 pontos possíveis nos 45 jogos a equipa conquistou 111 pontos, ou seja nas partidas em que ocorre um penalti a favor o F. C. Porto teve um aproveitamento de 90,9% dos pontos em disputa.

Nos últimos 157 jogos do campeonato o F. C. Porto beneficiou de 48 penaltis, em 45 jogos, sendo que em 4 deles também sofreu um penalti contra, ou seja podemos considerar que teve uma arbitragem favorável em 41 desses jogos, dos quais somente em 7 deles não conseguiu vencer.

As decisões arbitrais sem grande importância são os 14 penaltis a favor que aconteceram quando a equipa já estava a vencer, ou seja ocorreram decisões arbitrais que objetivamente melhoraram o desempenho desportivo do F. C. Porto em 27 partidas das 157 jogos disputados.

Nestes últimos 157 jogos, o F. C. Porto tendo sido penalizado com 12 penaltis contra, em 4 dos jogos beneficiou também de um penalti a favor, ou seja teve 8 jogos com decisões arbitrais desfavoráveis. Não perdeu qualquer ponto por consequência direta de um último golo sofrido de penalti nesses jogos. Em 4 desses jogos já estava a vencer por mais de 1 golo e noutro já estava a perder por 1, aliás esse foi o único desses 10 jogos que acabou por não vencer. Nos 8 jogos com desvantagem nos penaltis assinalados nos últimos 157 jogos somente em 4 desses penaltis contra, essa decisão desfavorável poderia ter influencia no marcador ao ponto de alterar a pontuação final do F.C. Porto nesses jogos.

 Dos 36 pontos em disputa nesses 12 jogos em que teve um penalti contra acumulou 31 pontos, ou seja teve 86,1% de aproveitamento dos pontos em disputa nos jogos em que sofreu um penalti, pois claramente quase não sofreu penaltis potencialmente prejudiciais ao seu desempenho pontual. Nos 150 jogos das últimas 5 épocas o F. C. Porto teve um aproveitamento oficial final de 83,3% dos pontos possíveis, ou seja acumulou 375 pontos em 450 possíveis.
Nos 157 jogos acumulados o F. C. Porto acabou por acrescentar 17 pontos por influência direta de penaltis a favor e não perdeu nenhum ponto por consequência direta de um penaltis contra, ou seja beneficiou de 17 pontos por haver decisões arbitrais com influencia direta no desempenho das equipas.






Será que a Liga Portuguesa decorre num campo assim...


DADOS ACUMULADOS DAS ÚLTIMAS 5 ÉPOCAS (TOTAL DE PENALTIS E EXPULSÕES POR EQUIPAS NOS 150 JOGOS E SUA INFLUÊNCIA NA PONTUAÇÃO FINAL)



Para uma análise objetiva da real influência das decisões arbitrais relevantes (Expulsões e Penaltis), agregamos todas as intervenções arbitrais, classificando-as de:

  • Favoráveis - os penaltis e expulsões de que uma equipa beneficia.
  • Desfavoráveis - os penaltis e as expulsões com que o arbitro penaliza uma equipa.

Por pretender utilizar somente dados objetivos, nesta análise não são levados em conta os penaltis ou expulsões que ficaram por marcar, nem há a pretensão de catalogar como boas ou más as decisões arbitrais relevantes efetivamente tomadas, afastando essa subjetividade deste trabalho.

Com base nesse critério, determinamos objetivamente os pontos acumulados antes duma expulsão e sem considerar o efeito pontual de nenhum último golo de penalti, obtemos assim os - PONTOS GANHOS SEM INFLUÊNCIA ARBITRAL.

Os pontos acrescentados/perdidos após uma expulsão ou penalti decisivo são considerados PONTOS ACRESCENTADOS/PERDIDOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL, pois estão intimamente dependentes dessa intervenção arbitral relevante (penalti ou expulsão). Nestes 150 jogos os 4 candidatos ao titulo acrescentaram em média 18 pontos após uma expulsão ou em consequência direta de um último golo de penalti.




CURIOSIDADES SOBRE A INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA:
AS DECISÕES ARBITRAIS (PENALTI OU EXPULSÃO) SÃO MESMO FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO DESPORTIVO. Em todas as 5 épocas analisadas a equipa que teve um maior saldo favorável de decisões arbitrais acabou sendo no final desse  campeonato a equipa campeã.

Apenas numa das 5 épocas analisadas a equipa que fez mais pontos onze contra onze e sem os pontos acrescentados pelo último golo de penalti não foi aquela que conquistou o campeonato, tal factosomente aconteceu em 2011-12 em que a equipa campeã (F.C. Porto, conquistou apenas 59 pontos sem influência arbitral) não foi aquela que demonstrou mais capacidade de conquistar pontos sem interferência arbitral (essa equipa foi o Benfica, que conquistou com 66 pontos sem influência arbitral).

Das 5 épocas, o campeonato que o F.C. Ponto mais beneficiou das decisões arbitrais favoráveis, foi na época 2011-12, tendo acrescentado 16 pontos diretamente com influência arbitral aos 59 pontos conquistados sem nenhum último golo de penalti ou após expulsão. Foi o ano em que teve pior desempenho pontual sem influência arbitral mas com os pontos acrescentados diretamente com penaltis ou expulsões, em vez de 2º classificado, transformou-se oficialmente no campeão dessa época, foi mesmo a sua 3ª maior pontuação final dos 5 anos analisados.

Das 5 épocas, o campeonato que o Benfica mais beneficiou das decisões arbitrais favoráveis, foi naépoca 2012-13, tendo acrescentado 10 pontos diretamente com influência arbitral aos 67 pontos conquistados sem nenhum último golo de penalti ou após expulsão. Foi um ano em que esteve a apenas uma decisão favorável de igualar o F.C. Porto como o clube com o maior saldo favorável de decisões arbitrais (penalti ou expulsão). Em virtude disso, apesar de ser o seu 3º melhor ano no desempenho pontual sem influência arbitral transformou-se na classificação final oficial na sua maior pontuação acumulada numa só época entre os 5 anos analisados. 

Das 5 épocas, o campeonato que o Braga mais beneficiou das decisões arbitrais favoráveis, foi naépoca 2009-10, em que excecionalmente acrescentou 15 pontos diretamente com influência arbitral aos 56 pontos conquistados sem nenhum último golo de penalti ou após expulsão. Em virtude disso foi o ano do sua maior pontuação acumulada numa época, transformando-se até na sua melhor classificação final de sempre. Ano, excecionalmente bom para o Braga em termos de decisões arbitrais, foi o único ano em que foi o 2º clube com melhor saldo favorável de decisões arbitrais.

Das 5 épocas, o campeonato que o Sporting mais beneficiou das decisões arbitrais favoráveis, foi naépoca 2011-12, tendo acrescentado 8 pontos com influência arbitral aos 51 pontos conquistados sem nenhum último golo de penalti ou após expulsão. Em virtude disso foi o 2º ano com maior pontuação acumulada do Sporting dos 5 campeonatos analisados. 

F. C. Porto com 32 pontos acrescentados é a equipa que mais beneficia de pontos acrescentados por influência direta de um último golo de penalti ou após uma expulsão do adversário, sendo que em  média os 4 candidatos ao titulo acrescentaram 18 pontos cada, mas as restantes 3 equipas estão abaixo desta média de 18 pontos acrescentados diretamente com influência arbitral.

O Benfica com um acumulado de 10 pontos acrescentados nos últimos 5 anos é dos candidatos ao título a equipa que menos pontos conseguiu acrescentar diretamente com as decisões arbitrais relevantes, ou seja após expulsão ou em consequência direta de um último golo de penalti.
  
F. C. Porto é a equipa com maior saldo de decisões arbitrais favoráveis, 56 no total, quando em média os restantes 3 candidatos registaram um saldo de 23 decisões favoráveis, com esta discrepância arbitral claramente estes clubes não podem disputar os mesmos objetivos, a média dos 4 candidatos juntos é de 31. F.C. Porto é também a equipa menos penalizada com decisões arbitrais desfavoráveis (apenas 23 no total), quando os restantes 3 candidatos ao titulo acumularam em média 41 decisões arbitrais desfavoráveis nos últimos 5 campeonatos! Enormeeeeeee diferença!

Benfica, dos 4 candidatos ao título é a que tem acumulado maior numero de decisões arbitrais desfavoráveis, (-45 no total), quando em média os outros 3 candidatos sofreram somente (-31) decisões desfavoráveis acumuladas nos últimos 5 anos. Em consequência é também a equipa que mais pontos perdeu por golos sofridos após ter ficado em inferioridade numérica, (-8 pontos perdidos no total dos 607min. jogados em inferioridade). Nos 17 penaltis com que foi penalizado em 8 desses jogos, esse penalti teve influência nos pontos acumulados, provocando-lhe a perda de (-14) pontos que não sucederiam sem esse último golo sofrido de penalti!

Grande parte da diferença pontual oficial entre o F.C. Porto e Benfica nos 150 jogos das últimas 5 épocas se deve aos 14 pontos perdidos pelo Benfica através de um último golo sofrido de penalti, juntamente com os 8 pontos perdidos pelo Benfica após ter ficado em inferioridade numérica, ou sejasão 22 pontos perdidos diretamente por influência arbitral enquanto que o F.C. Porto inacreditavelmente não perdeu nenhum ponto diretamente por um último golo sofrido de penalti ou após uma expulsão sofrida nos últimos 150 jogos!  Deve ser record mundial, em 150 jogos não ter nenhum ponto perdido diretamente relacionado com um último golo sofrido de penalti ou após sofrer uma expulsão!

ANÁLISE ESTATÍSTICA DA INFLUÊNCIA DO SALDO TOTAL DECISÕES ARBITRAIS FAVORÁVEIS  NO RENDIMENTO  DESPORTIVO EM CADA TERÇO DO CAMPEONATO.  

Detalhe dos pontos obtidos nos primeiros 10 jogos de cada época (1º TERÇO), acumulado de pontos nos jogos entre a 11ª e 20ª jornada (2º TERÇO) e nos jogos entre a 21ª e 30ª jornada de cada época (3ºTERÇO).


Curiosidades:
Os pontos acrescentados com influência arbitral pelo F.C. Porto foram 7, 15 e 10 pontos no 1º, 2º e 3º terço respetivamente, enquanto que no Benfica foram acrescentados com influência arbitral 2 pontos no 1º terço, 13 pontos no 2º terço e foram perdidos (-5) pontos no 3º terço!  

Analisando o rendimento após decisão arbitral relevante por cada terço dos campeonatos constata-se que em média cada candidato acrescentou 4, 8 e 7 pontos no 1º, 2º e 3º terço respetivamente por influência arbitral, sendo que em qualquer dos terços o F. C. Porto é o único que acrescenta sempre mais pontos que a média!

Entre F.C. Porto e Benfica houve uma diferença de 15 pontos favoráveis ao F. C. Porto após intervenção arbitral relevante nos 50 jogos dos 3ºs terços dos últimos 5 campeonatos. Com 15 pontos de diferença no último terço, constata-se assim, que grande parte dos 22 pontos de diferença geral nos pontos acrescentados por influência arbitral entre o F.C. Porto e Benfica ocorreram nos jogos dos 3ºs terços dos campeonatos. Analisando o último terço das últimas 5 épocas, verifica-se que o Sporting nesse período acrescentou mais 12 pontos aos pontos conquistados sem influência arbitral, o F.C. Porto acrescentou 10 pontos, o Braga também acrescentou mais 10 pontos neste período decisivo para a atribuição das classificações finais mas a contrariar essa tendência positiva revelada dos candidatos ao titulo o Benfica foi o único candidatos que nos 50 jogos dos 3ºs terços perdeu (-5) pontos por consequência direta de um último golo de penalti ou após uma expulsão!


_________________________________________________________________________________________

Análise dos dados acumulados de 150 jogos agrupados (dados oficiais a laranja), discriminando e separando os jogos com decisões arbitrais favoráveis (dados a preto), dos jogos com decisões desfavoráveis (dados a branco) e dos jogos sem decisões arbitrais relevantes (dados a amarelo).



fontes: Liga Portuguesa de Futebol Profissional     e       Football-Lineups
http://www.ligaportugal.pt/              

Curiosidades: 
EM MÉDIA OS 4 CANDIDATOS CONQUISTARAM 70% DOS PONTOS EM DISPUTA NOS 600 JOGOS OFICIAIS ANALISADOS (ÚLTIMOS 5 CAMPENATOS). 

EM MÉDIA OS 4 CANDIDATOS CONQUISTARAM 71% DOS PONTOS EM DISPUTA  NOS 330 JOGOS envolvendo pelo menos um dos candidatos em que não houve nenhuma decisão arbitral relevante (penalti ou expulsão)O rendimento percentual dos pontos em disputa nos jogos com arbitragens neutras (ver dados a amarelo no quadro) representa a capacidade das equipas para conquistar os pontos em disputa nos jogos em que não ocorreu nenhuma expulsão ou penalti. Assim dos 150 jogos analisados de cada uma das equipas, constata-se que não houve nenhuma decisão arbitral relevante (penalti ou expulsão) em 81 dos jogos do F.C. Porto, em 71 dos jogos do Benfica, em 92 jogos do Braga e em 86 jogos do Sporting sendo que estas equipas conquistaram respetivamente 84%, 85%, 63% e 52% dos pontos em disputa nesses jogos do campeonato sem nenhuma interferência arbitral relevante na partida. 

EM MÉDIA OS 4 CANDIDATOS CONQUISTARAM 81% DOS PONTOS EM DISPUTA  NOS 178 JOGOS COM DECISÕES ARBITRAIS FAVORÁVEIS, a percentagem é obviamente superior a dos jogos sem nenhum penalti ou expulsões. Nos jogos com decisões arbitrais favoráveis (ver dados a preto no quadro), 54 jogos do F. C. Porto, 50 jogos do Benfica, 35 jogos do Braga e 39 jogos do Sporting, estas equipas obtiveram respetivamente 86%, 82%, 77% e 77% dos pontos em disputa nesses jogos em que usufruíram de um saldo favorável de decisões arbitrais.


EM MÉDIA OS 4 CANDIDATOS CONQUISTARAM APENAS 53% DOS PONTOS EM DISPUTA NOS 92 JOGOS COM DECISÕES ARBITRAIS DESFAVORÁVEIS. Existe uma grande diferença entre o numero de jogos com decisões desfavoráveis ao F. C. Porto, que foram 15 dos últimos 150 jogos analisados (ver dados com a cor branca no quadro) e os restantes 3 candidatos, pois o Benfica teve 29 desses jogos,  Braga jogou 23 e o Sporting jogou 25 em que teve um saldo desfavorável de decisões arbitrais relevantes (penalti ou expulsão). A percentagem de aproveitamento dos pontos em disputa nesses jogos com decisões arbitrais desfavoráveis foram de 73%, 47%, 38% e 52% para o F. C. Porto,  Benfica, o Braga e o Sporting respetivamente. Logicamente, percentualmente são nestes jogos com decisões arbitrais desfavoráveis que os clubes tem a sua mais baixa taxa de aproveitamento de pontos, pois mesmo para os candidatos ao título as decisões arbitrais desfavoráveis têm uma clara influência negativa no seu desempenho desportivo e nos pontos por eles acumulados. 

Será que a Liga Portuguesa decorre num campo assim...

DADOS ACUMULADOS A 7ª JORNADA DA ÉPOCA 2013/14


DADO ESTATÍSTICO A TER SEMPRE PRESENTE: Nos últimos 5 anos analisados A EQUIPA COM MAIOR SALDO DE DECISÕES ARBITRAIS FAVORÁVEIS (PENALTI OU EXPULSÃO) ACABOU SENDO SEMPRE O 1º CLASSIFICADO NO FINAL DESSA ÉPOCA. COMO SERÁ EM 2013/2014?

Será que a tendência destes números à 7ª jornada se manterá no final do 1º terço?

Pelo amostra destas 7 jornadas, tendo em conta o número de penaltis e expulsões qual será o clube favorito para ser o 1º classificado no final da época?

E qual dos 4 candidatos ao titulo é o principal candidato a ficar em 4º lugar?

ESTÁ ÉPOCA ALÉM DE CONTINUARMOS A AGREGAR TODOS OS DADOS OBJETIVOS RELEVANTES (PENALTI OU EXPULSÃO)  QUE PODEM DIRETAMENTE INFLUENCIAR O RENDIMENTO PONTUAL DAS EQUIPAS COMO CONSTA NOS QUADROS EM CIMA, publicaremos também imagens relevantes de lances na área (ERROS ARBITRAIS QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NUM GOLO). 

Pretende-se assim, tentar perceber quantas decisões relevantes no jogo poderiam ser corrigidas por um 4ª arbitro/observador independente com acesso as imagens televisivas (Caso fosse possível aos clubes contestar/solicitar o recurso às imagens em lances de golo ou penalti) no sentido de melhor preservar a verdade desportiva e expurgar a influência dos erros grosseiros no resultado final. Como não é expectável ocorrer no mesmo jogo mais do que 4 golos duvidosos, limitava-se à 4 as decisões arbitrais passiveis de serem contestadas em cada jogo de modo a salvaguardar o jogo de demasiadas interrupções. Acreditamos que estes lances selecionados servirão de complemento à análise estatística dos pontos conquistados diretamente com  influência arbitral , uma vez que, vão PERMITIR IDENTIFICAR O PENALTI NÃO ASSINALADO POR ERRO DO ARBITRO, DETERMINANDO-SE AS DECISÕES ARBITRAIS  COM POTENCIAL PARA INTERFERIREM DIRETAMENTE NOS PONTOS CONQUISTADOS e TAMBÉM IDENTIFICAR TODOS OS ERROS ARBITRAIS NA AVALIAÇÃO DE LANCES DE GOLO, ERROS ARBITRAIS QUE PROVAVELMENTE TIVERAM INFLUÊNCIA NO RENDIMENTO PONTUAL DOS 4 CANDIDATOS AO TITULO DURANTE ESTÁ ÉPOCA.

LANCES NA AREA, ERROS ARBITRAIS COM POTENCIAL INFLUÊNCIA NOS PONTOS CONQUISTADOS EM 2013/14 PELOS 4 CANDIDATOS AO TÍTULO

 

Na 1ª jornada 
Lima é carregado pelas costas na área aos 93min. no Marítimo 2 - Benfica 1.
 Jorge Sousa além de anteriormente já ter marcado um penalti a favor do Marítimo toma neste lance mais uma decisão arbitral desfavorável ao Benfica que lhe retira a possibilidade de acrescentar 1 ponto na classificação.

Na 2ª Jornada
Penalti mal assinalado pelo árbitro Hugo Miguel que permitiu a F.C. Porto fazer o 3-0 contra o Marítimo.

Também na 2ª jornada, este remate é amortecido pelo Montero e o Rojo fez o 2-0 em fora de jogo, Artur Soares Dias fica mal na fotografia ao não descortinar este golo irregular, jogo em que o Sporting beneficiou de 2 penaltis e o resultado final foi ACADEMICA-SPORTING: 0-4

Na 3ª jornada
Sporting 1 - Benfica 1, aos 83min. Cardozo é agarrado na área do Sporting, mas o árbitro Hugo Miguel não assinala penalti. Adeptos ferrenhos ou simplesmente simpatizantes, jornalistas, todos viram como se falseou mais um resultado, no final do campeonato seguramente os dois pontos retirados ao Benfica serão muito mais relevantes para se determinar o campeão que o ponto acrescentado ao Sporting. Estatisticamente, não é o Sporting quem mais beneficia das decisões arbitrais (penalti ou expulsão), conforme se pode constatar em DADOS ACUMULADOS ENTRE 2008-2013 (150JOGOS).

Antes o lance do golo do Sporting deveria ter sido invalidado por fora-de-jogo.
São dois erros do Árbitro Hugo Miguel com influência direta na repartição dos pontos.
O Sporting acrescentou 1 ponto e o Benfica acabou por perder dois pontos com essas decisões arbitrais desfavoráveis. Este árbitro ainda não está entre os principais árbitros cujo numero de penaltis e expulsões efetivamente assinaladas a favor e contra estão evidenciadas na base de dados dos últimos 5 anos desses árbitros.

Também nesta 3ª Jornada o F.C. Porto acrescenta 2 pontos com o golo irregular do Jackson, que fixa o 0-1 final em Paços Ferreira. (Erro do árbitro Rui Costa ao não sancionar o empurrão ao Gregori).
Ver as imagens em http://www.youtube.com/watch?
v=KI0cORlkvAE&feature=player_embedded


Na 4ª Jornada
O Sporting abre o marcador aos 51min. frente ao Olhanense, no final ficou 0-2 no Olhanense-Sporting. A imagem do lance do golo do Montero é a que se segue:
Ainda nesta 4 jornada, no BRAGA-ESTORIL: 3-2, o João Capela apitou dois penalti, um para cada lado por faltas cometidas fora da área.  Também expulsou 2 jogadores do Estoril e um do Braga.
http://www.youtube.com/watch?v=2PWF4l_oDMw&feature=player_embedded

Na 5ª Jornada
No Sporting:1 - Rio Ave: 1, aos 74 minutos Carlos Xistra não viu o corte com a mão do defesa do Rio Ave. Penalti a favor do Sporting que ficou por marcar.

No Estoril 2 - F.C.Porto 2, aos 33 minutos, o Rui Silva transforma mão na bola fora da área em Penalti a favor do Estoril. O Estoril beneficia de uma decisão incorreta do árbitro.

No Guimarães 0 - Benfica 1, aos 69min., ainda com o nulo no marcador Lima é rasteirado na área mas Bruno Esteves nada assinala, ficou por marcar penalti a favor do Benfica.

Na 6ª Jornada

No Benfica 1 - Belenenses 1, o Arbitro Jorge Tavares não invalida o golo do Belenenses em claro fora de jogo do Fredy que ao tentar cabecear a bola engana o Artur.
Neste jogo ficou também por assinalar um penalti a favor ao Benfica por agarrão ao Cardozo.

Também nesta 6ª jornada, o Pedro Proença inventou um penalti a favor do Porto, permitindo-lhe acrescentar mais 2 pontos com influência arbitral direta, no F.C. Porto 1 - Guimarães 0.http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=B7qD_zA0wFU


Mais um golo validado a Jackson em nítida falta atacante!!!


Mais um penalti em que a falta é claramente fora da àrea e o Porto mais uma vez foi beneficiado com um penalti.

FC Porto 3-0 Marítimo (Jorge Ferreira)
- Penalty bem assinalado a favor do FC Porto: é o lance do 3-0 (51') e a falta sobre Otamendi é clara.

Mais uma vez, para variar, tudo foi permitido ao FC Porto em casa do FC Arouca. 
A equipa de arbitragem portuense liderada por Vasco Santos, não assinala uma 
mão clara na grande área portista. Já é habitual as meninas das risquinhas 
poderem jogar de bracinho aberto.

Vasco Santos perdoou ainda, a expulsão por duplo amarelo a Mangala (também 
para variar), perdoou a expulsão de Josué por cuspir no adversário, não sanciona 
nem marca falta a Helton, quando este saiu da sua área de baliza, para efectuar 
um corte faltoso, num perigoso ataque do Arouca, estes alguns exemplos do que 
foi mais uma arbitragem a empurrar o fc porto para a vitória. Num jogo miserável 
dos dragões em Arouca, clube satélite e amigo liderado por portistas.

Pedro Emanuel treinador do Arouca, no segundo tempo, ainda fez o favor de retirar 
de campo uma das melhores exibições que estava a ser a de Ceballos até então, 
jogador emprestado pelo Tottenham de Villas-Boas (provavelmente +1 favor do 
amigo fcp) numa altura que só dava mesmo FC Arouca.
A expulsão de mais um Pedro vendido, este o treinador do Arouca, foi certamente 
para manter as aparências, o homem até queria conquistar os 3 pontos ao dono!

Infelizmente a nossa Liga está cada vez mais uma liga descaracterizada e falseada com erros grosseiros de arbitragem que em nada favorecem o nosso futebol. Enquanto não acabarem de vez com o principal problema que é o Pinto da Costa pois é ele que está sempre metido em polémicas com a arbitragem e como já dizia a minha Avó quando muito se fala ou onde há fumo há fogo...