sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ACAPO e APS assinam protocolo com o Benfica na segunda-feira

No Museu Benfica – Cosme Damião
ACAPO e APS assinam protocolo com o Benfica na segunda-feira
Esta segunda-feira, dia 16 de Dezembro, pelas 16 horas, no Auditório Museu Benfica Cosme Damião, decorrerá a assinatura do protocolo de cooperação entre o SL Benfica e ACAPO (Associação dos Cegos e Ambliopes de Portugal) e entre o SL Benfica e a APS (Associação Portuguesa de Surdos).

Estes protocolos são celebrados no âmbito do projeto de acessibilidade do Museu Benfica – Cosme Damião.

Organização do Bigger´s Better King visitou Museu Benfica – Cosme Damião



Agradados com a história do Benfica
Organização do Bigger´s Better King visitou Museu Benfica – Cosme Damião

Acabados de chegar ao Estádio da Luz, lutadores e restante equipa técnica, trataram de conhecer o Clube que mais uma vez organiza a prova. E que melhor forma para saber mais sobre o passado e o presente do Benfica do que fazer uma visita ao Museu Benfica – Cosme Damião.

Entre os visitantes estavam o atleta, Sergej Maslobojev, o 1.º árbitro, Steve Smogger, e o 2.º árbitro, Klaus Haggerman. A estes juntaram-se Stephane Cabrera, presidente WKN, que elogiou o espaço repleto de história do Benfica e do Mundo. “Os atletas vieram ver o Museu do Benfica que é algo extraordinário. Todos gostam muito de Futebol, estão muito excitados e contentes com esta possibilidade”, considerou, em declarações à Benfica TV.

Por sua vez, Jean Christophe Correge, presidente do Bigger’s Better, revelou: “Quando era pequeno o meu jogador preferido era o Eusébio e vi tudo sobre ele. Sei tudo sobre a história do Benfica, porque quando era mais novo eram uma das melhores equipas do Mundo.”

O grupo acompanhou com entusiasmo a visita. Entre troféus e imagens de vitória, não houve quem ficasse indiferente à história do Clube.

Tacuara de olho no FC Porto

Tacuara de olho no FC Porto
É esta, por agora, a grande meta do jogador e dos médicos/fisioterapeutas do clube. Jorge Jesus quer Óscar Cardozo em campo no dia 12 de janeiro.

Quem tinha ainda esperança de ver Óscar Cardozo a jogar em 2013, desengane-se. Tacuara só vai regressar em 2014. E o departamento médico dos encarnados tudo está a fazer para que o ponta de lança paraguaio - que sofre há mais de um mês de uma lombalgia aguda, de acordo com a informação do Benfica - possa voltar aos golos frente ao FC Porto, naquele que será o primeiro clássico da época entre os dois maiores adversários do futebol português.

No calendário tanto do jogador como dos médicos e fisioterapeutas está assinalado com uma cruz o dia 12 de janeiro, o domingo em que (salvo alteração) os atuais campeões nacionais se deslocarão ao Estádio da Luz para a disputa da 15ª jornada da I Liga.

João Rodrigues e o Vendrell: “Fazer um bom jogo para trazer a vitória”

Antevisão à Liga Europeia
João Rodrigues e o Vendrell: “Fazer um bom jogo para trazer a vitória”
A equipa de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica desloca-se, de novo, ao reduto do Vendrell para disputar uma partida, neste caso referente à 3.ª jornada da Liga Europeia e João Rodrigues, em jeito de antevisão, recordou o jogo para a Taça Continental.

“Foram dois jogos muito competitivos. Em Espanha fizemos um jogo muito bom e por isso conseguimos a vitória. A receita terá de ser a mesma. Teremos de fazer um jogo muito bom como fizemos na Taça Continental para trazer a vitória da Catalunha”, admitiu à Benfica TV.

Instado a comentar o que mudou na turma espanhola desde os últimos embates, o avançado referiu: “O Vendrell mudou um pouco desde a última vez que jogou connosco. Aqueles eram os primeiros jogos, têm cinco jogadores novos. Têm feito uma campanha muito boa no Campeonato, estão em 2.º lugar.”

Para o internacional português, as próximas rondas da Liga Europeia vão decidir muito do futuro destes emblemas na competição. “É um jogo muito para definir o primeiro lugar no Grupo e o apuramento. O nosso objectivo é ficar em 1.º lugar e os dois jogos com o Vendrell serão decisivos”, afirmou.

O Vendrell – Benfica está agendado para as 19 horas de sábado, no pavilhão do Vendrell, em Espanha.

Bruno Pinto: “Transferir a intensidade do treino para o jogo”

Antevisão ao Benfica - Fundão
Bruno Pinto: “Transferir a intensidade do treino para o jogo”
Bruno Pinto, futsalista do Sport Lisboa e Benfica, esteve no programa da Benfica TV, “Em Linha”, onde anteviu o jogo com o Fundão a contar para a 15.ª jornada do Campeonato.

“Esperamos uma vitória, porque trabalhamos diariamente para conquistar os três pontos em cada fim-de-semana. O Fundão vem com uma motivação acrescida porque perdeu pela margem mínima com o Sporting e tem estado regular”, lembrou.

Apesar das qualidades do adversário, o ala adverte para o facto de o desafio ser na Luz. “O jogo é na casa do Benfica e temos de mostrar a nossa identidade, quem somos e se transferirmos a intensidade do treino para o jogo sairemos com um triunfo”, realçou.

O Benfica está em 1.º lugar na classificação e assim se quer manter: “O objectivo da equipa é conquistar o primeiro lugar e ficar lá, pois é esse o nosso lugar. Trabalhamos bem, temos muitos jogadores novos, mas estamos a fazer um Campeonato regular.”

O Benfica – Fundão está marcado para as 17h30 de sábado, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

João Freitas Pinto ao “O Benfica”: “Quero uma equipa dominadora”

Entrevista do treinador de Futsal
João Freitas Pinto ao “O Benfica”: “Quero uma equipa dominadora”
Aos 44 anos, João Freitas Pinto garante estar a viver o grande sonho da sua carreira. Para o treinador da equipa de Futsal do Benfica, a proposta de regressar ao Clube foi “irrecusável” e o trabalho diário tem como objectivo criar uma equipa dominadora e forte, física e psicologicamente. Na primeira pessoa, o técnico confessou-se numa entrevista concedida ao Jornal “O Benfica”.

Esteve no Benfica como treinador da Formação e adjunto de Alípio Matos nos primeiros anos desta Secção. Acabou por sair e regressou na época passada, nove anos depois. Encontrou uma Secção de Futsal muito diferente?
Sim, uma diferença abismal, nada comparável. Hoje em dia, a realidade e exigência são outras e nestas maravilhosas infra-estruturas temos tudo o que é necessário para fazer um excelente trabalho.

Porque decidiu aceitar o convite do Benfica, sabendo que teria de “agarrar” uma equipa que já tinha alguns meses de trabalho?
Há convites que são irrecusáveis, independentemente de todas as circunstâncias envolventes. A vontade das duas partes era muita e esta é daquelas oportunidades que uma pessoa sonha durante toda a vida.

Qual o grande objectivo para esta Secção nos próximos anos? O que vos pediu o Clube a si e a Alípio Matos quando vos fez o convite para regressarem?
O desafio desta Secção é transversal a todo o Clube. Queremos formar jogadores com qualidade, que um dia venham a integrar a equipa de seniores. O Futsal, como todas as outras secções do Clube, tem de viver dos bons atletas portugueses que são formados nesta casa. No Benfica também é preciso ganhar, por isso, uma das principais “exigências” da Direcção é que lutemos por todos os títulos. Estamos a seguir o lema “formar ganhando” para que, daqui a uns anos, a base da equipa sénior seja jogadores vindos das camadas jovens, isto porque esses jogadores quando chegam à equipa principal já sentem o Clube, sabem como o Benfica funciona e o que representa, sabem os valores que estão inerentes ao Clube e à Secção e isso é muito importante numa equipa sénior.

Olhando para a equipa sénior deste ano: um plantel com muitas caras novas e sobretudo rejuvenescido. Porque sentiu a necessidade de operar estas mudanças?
Tínhamos de renovar a equipa, porque tínhamos muitos jogadores acima dos 30 anos de idade. Jogadores fantásticos, sem dúvida alguma, e que deram muito ao Clube. Mas tudo na vida é um ciclo e, na nossa opinião, aquele ciclo tinha terminado e partimos para um novo, com jogadores mais novos. Tenho uma ideia de jogo diferente daquela que tinha o treinador que estava cá o ano passado, não querendo isso dizer que a minha é melhor, é simplesmente diferente. E, por isso, preciso de atletas com outro perfil para atingir essa matriz e forma de jogar.

Falou na matriz de jogo que orienta o trabalho. Que modelo de jogo quer implementar na equipa?
O Benfica que pretendemos é um Benfica dominador, que tenha muita posse de bola. Estamos a preparar uma equipa dominadora, com capacidade para gerir o jogo nos seus momentos melhores e piores. Uma equipa que tenha a capacidade de saber estar por baixo”, porque o jogo é feito de desequilíbrios e é difícil estar bem durante todos os minutos de uma partida. Mas, quando a equipa estiver menos bem, se se mantiver sólida e equilibrada a nível emocional, não vai abaixo… e é nesse sentido que trabalhamos. Queremos um Futsal bonito e positivo, com muitas finalizações. Isso tem acontecido nos últimos jogos, temos estado mais consolidados.

Esta é uma Secção com cerca de uma década. Podemos esperar que a próxima seja tão boa ou ainda melhor?
Nesta Secção todos trabalhamos para que os próximos 10 anos possam ser ainda melhores. No entanto, sabemos que é difícil porque o Benfica na última década ganhou muitos campeonatos, uma UEFA Futsal Cup, muitas Taças e Supertaças e é complicado conseguir copiar o percurso grandioso que os excelentes jogadores que por aqui passaram conseguiram. Mas o que nos move é a ideia de tentar fazer melhor. E isso só se consegue com muito trabalho, com a “raça, crer e ambição” que nos pedem os adeptos.

Zuculini, alvo das águias na rota do City

Zuculini, alvo das águias na rota do City
O médio argentino Bruno Zuculini (20 anos), do Racing Club Avellaneda, apontado no último defeso como possível reforço do Benfica, foi, sem dúvida, uma das principais figuras do Torneio Inicial, titular em 13 das 16 jornadas disputadas, tendo assinado quatro golos. 

Trinco moderno ou médio completo (número oito), rigoroso taticamente, com elevada capacidade de desarme que alia à excelente visão de jogo, é um alvo extremamente apetecível porque face às dificuldades financeiras do seu clube, não custará mais que dois milhões de euros.

Nascido e criado no emblema de Avellaneda, arredores de Buenos Aires, Bruno Zuculini estreou-se pelo Racing com apenas 17 anos, evidenciando tratar-se de um predestinado, com imenso futuro pela frente. Nas épocas seguintes o talento argentino conseguiu impor-se no Racing, acumulando muitos jogos ao mais alto nível, o que contribuiu para a sua evolução meteórica, destacando-se também pelas jovens seleções do país das pampas.

A fama de Bruno Zuculini não demorou muito a chegar à Europa, aguçando o apetite de diversos clubes de topo, entre os quais Barcelona, Manchester United, Manchester City, Juventus e Inter de Milão. Segundo os mais recentes rumores, os milionários do City, pela mão do diretor desportivo Aitor Begiristain, terão mesmo conseguido ultrapassar a concorrência e assegurar o médio.

Curiosamente, Bruno é irmão de Franco Zuculini, também médio, a atuar nos espanhóis do Saragoça. Franco tem 23 anos, uma internacionalização pela Argentina, e chegou à Europa intitulado de «novo Simeone», há três épocas, para representar os alemães do Hoffenheim. Contudo o mais velho dos irmãos Zuculini tem estado longe de corresponder às expetativas. Já Bruno dá indicações de possuir um potencial muitíssimo superior e dentro em breve terá a possibilidade de o demonstrar no Velho Continente.
B.I.

NOME COMPLETO:
Bruno Zuculini

DATA DE NASCIMENTO:
1 de abril de 1993 (20 anos)

NATURALIDADE:
Belén de Escobar (Argentina)

PESO:
72 quilos

ALTURA:
1,78 metros

POSIÇÃO:
Médio-ofensivo

PERCURSO:
Racing Club Avellaneda (ARG)

Flamengo quer Kardec

Flamengo quer Kardec
Cedido pelo Benfica ao Palmeiras até junho de 2014, Alan Kardec figura na lista de potenciais reforços do Flamengo para a próxima época.

De acordo com a Imprensa brasileira, as boas exibições do avançado, de 24 anos, ao serviço da equipa de São Paulo, e os 14 golos com que contribuiu para o título na Série B e consequente regresso ao Brasileirão fizeram despertar o interesse do emblema do Rio de Janeiro no jogador. 

À SAD do Benfica poderá chegar, assim, uma proposta do Flamengo pelo concurso de Kardec – o empréstimo será a solução pretendida pelo rubro negro -, que está sob contrato com as águias até 2016.

Águias não querem voltar a bater no fundo

NOVO DUELO FRENTE A UM DOS ÚLTIMOS DA TABELA
Águias não querem voltar a bater no fundo
O início de temporada do Benfica tem sido constantemente classificado como “irregular”. Entre exibições cinzentas e outras a fazer lembrar o futebol entusiasmante das últimas épocas, a formação de Jorge Jesus segue no 2.º posto da 1.ª Liga (em igualdade com o FC Porto), mas poderia liderar isoladamente não fossem os quatro pontos perdidos diante de duas equipas que se encontravam no último lugar da tabela classificativa na altura em que defrontaram os encarnados. Domingo, as águias voltam a ser testadas por um emblema do fundo da tabela: o Olhanense (14.º classificado).

SC Olhanense x SL Benfica 
Estádio Algarve 
Domingo 18.15

Paulo Alves «O Benfica é sempre o Benfica»

ALERTA PARA OS PERIGOS DOS ENCARNADOS
Paulo Alves «O Benfica é sempre o Benfica»
O treinador do Olhanense disse esta sexta-feira que espera um Benfica "muito motivado" no jogo de domingo, da 13.ª jornada da 1.ª Liga de futebol, para reagir ao empate com o Arouca e à saída da Liga dos Campeões.

"O Benfica é sempre o Benfica e temos de ter todas as cautelas. Pelo jogo que é, isso acarreta um fator motivacional diferente dos outros jogos e é isso que temos de aproveitar", disse Paulo Alves, na conferência de imprensa de antevisão da partida, realizada no Estádio Algarve.

O técnico espera "um Benfica muito motivado e que quer reagir" ao empate com o Arouca (2-2), na última jornada da Liga, e à saída da Liga dos Campeões, apesar de "um grande jogo e de uma belíssima exibição" contra o PSG (2-1), o que tornará o jogo "complicado e difícil" para os algarvios.

Fazendo uma comparação com o Sporting, Paulo Alves sustentou que os leões são, neste momento, uma equipa "muito consistente" e "mais equilibrada", mas que o Benfica "é temível no aspeto ofensivo".

Para ganhar ao Benfica, o treinador do Olhanense espera uma equipa com "atitude e determinação fortes", lembrando o exemplo recente do Arouca para sustentar que "não é difícil" tirar pontos aos "encarnados".

Paulo Alves destacou que todas as suas equipas "lutam sempre para ganhar", ressalvando: "Temos de ter a noção de quem somos, de quem vamos defrontar e dos adversários que temos pela frente."

"Adotando uma estratégia de mais contenção, equilíbrio e consistência, se isso for bem feito não vou dizer que vamos ter 20 oportunidades de golo, porque seria uma exagero e até petulância da minha parte, mas acredito que podemos ter três ou quatro oportunidades. Se formos rigorosos, concentrados e incisivos nesses momentos, aí temos hipóteses de ganhar", garantiu.

Questionado se comprava já um ponto, Paulo Alves brincou: "Comprava, desde que não fosse muito caro..." Apesar da série de três derrotas consecutivas e de se seguir uma visita ao terreno do FC Porto, Paulo Alves disse não ter dúvidas de que o Olhanense "vai ficar na Liga", desde que supra, "tão cedo quanto possível", as atuais lacunas.

"Trauma da época passada já devia estar debelado"

ANTÓNIO PACHECO 


"Trauma da época passada já devia estar debelado"
António Pacheco, antigo jogaador do Benfica, espera que os encarnados encarem o Olhanense com atitude para "evitarem sustos". Liga Europa será mais fácil do que a Liga dos Campeões.

António Pacheco confia que a deslocação do Benfica ao Algarve, onde domingo defronta o Olhanense, será fácil, caso a equipa de Jorge Jesus encare o confronto com seriedade.

"O que me deixa admirado e perplexo e acho incrível é como o Benfica pode demorar tanto a encaixar o jogo, uma vez que tem os jogadores todos da época passada", acrescenta o antigo jogador dos encarnados. Pacheco diz entender que a parte final da época "foi bastante dolorosa e deixou bastantes traumas na equipa", mas concluiu que "seis meses depois esse trauma já devia estar completamente debelado". O antigo benfiquista acrescenta que esta temporada tem "sido o individual a salvar o conjunto, quando devia ser ao contrário".

Domingo, no Estádio do Algarve, o Benfica defronta o Olhanense e Pacheco adianta que se a equipa "imprimir um ritmo aceitável para a qualidade que tem e com a diferença entre o Benfica e o Olhanense, é mais do que suficiente para não ter que passar por sustos". 

"No futebol existem muitas surpresas, mas a maioria tem a ver com a forma como as equipas abordam os jogos, uma vez que se sentem superiores aos outros e depois a abordagem não é a melhor", conclui António Pacheco.

Liga Europa será mais fácil para o Benfica
Afastado da Liga dos Campeões os encarnados regressam esta temporada a uma prova onde, na época passada, foram finalistas vencidos. António Pacheco acredita que "agora será mais fácil a preparação dos jogos". O antigo jogador das águias explica a sua tese, destacando que sendo "jogos a eliminar, há mais possibilidades do que num torneio onde existem equipas fortes". 

"O Benfica tem plantel suficiente para ombrear com qualquer equipa que lhe surja pela frente", remata António Pacheco.

Vítor Paneira "Jogo de Olhão não é de alto risco"

Vítor Paneira "Jogo de Olhão não é de alto risco"
Vítor Paneira identifica uma dúvida táctica nos encarnados. O Olhanense-Benfica realiza-se este domingo, às 18h15, no Estádio Algarve.

Depois do empate, em casa, com o Arouca, o Benfica desloca-se ao Algarve para defrontar o Olhanense. A equipa de Jorge Jesus não quer perder o comboio dos primeiros, mas em eventual desaire, na opinião de Vítor Paneira, não será decisivo.

"Este jogo de Olhão não me parece que seja de alto risco. O Benfica tem tudo para voltar às vitórias, depois de empatar em casa com o Arouca e de ter sido eliminado da Liga dos Campeões", disse o antigo jogador encarnado, em entrevista a Bola Branca.

O ex-técnico do Tondela analisa a temporada que o Benfica tem realizado e refere que a equipa vive "uma dúvida táctica". "Alguns jogadores não sabem qual a posição que devem fazer", acrescentou.

O Olhanense-Benfica realiza-se, este domingo, às 18h15, no Estádio Algarve.

Onze provável do Benfica para o jogo da jornada 13 Olhanense x Benfica


Onze provável para o jogo com o Olhanense


Artur Castela: “Temos treinado para vencer este jogo”

Antevisão ao Benfica – CAB Madeira
Artur Castela: “Temos treinado para vencer este jogo”
O poste da equipa de Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica, Artur Castela, anteviu a partida referente à 8.ª jornada do Campeonato Nacional, alertando para as qualidades do adversário.

“O CAB Madeira tem um jogo muito agressivo na defesa, os lançadores de três pontos são muito bons e nós vamos fazer o nosso melhor para jogar com isso, porque também temos muito bons defesas e atacantes”, considerou, em declarações à Benfica TV.

Apesar da valia do oponente, os comandados por Carlos Lisboa só têm um objectivo em mente. “É uma boa equipa e de certeza que nos vai trazer dificuldades, mas nós temos treinado para vencer este jogo e isso é o mais importante”, garantiu.

O Benfica – CAB Madeira está marcado para as 15 horas de sábado, no Pavilhão Fidelidade.

João Freitas Pinto e o Fundão: “Impor a nossa estratégia e ganhar”

Antevisão à 15.ª ronda
João Freitas Pinto e o Fundão: “Impor a nossa estratégia e ganhar”
O treinador da equipa de Futsal do SL Benfica, João Freitas Pinto, em declarações proferidas à Benfica TV, lançou a partida com o Fundão com quem espera ter um desafio complicado de ultrapassar.

“O Fundão é uma boa equipa, tem bons jogadores e uma boa dinâmica de jogo. A nossa vitória por 2-3, na primeira volta, apareceu numa altura precoce do Campeonato e agora estamos noutra fase. O Fundão parece que está a crescer, nós também estamos melhores e por isso vai ser um jogo diferente. Vai ser na nossa casa, e nós vamos tentar combater isso com a nossa qualidade de jogo com entrega, com dedicação e vamos jogar, obviamente, para ganhar”, apontou.

O técnico revelou, ainda, como está a decorrer a preparação para este encontro: “Neste momento estamos todos focados em dar o nosso melhor e que nos apresentemos a um nível superior ao do último fim-de-semana. É com esse intuito que estamos a trabalhar diariamente e agora no jogo é tentar impor a nossa estratégia e ganhar.”

O facto de estar na liderança da classificação coloca ainda maior responsabilidade em cima da equipa. “O primeiro lugar nunca é confortável, porque nós não queremos que seja confortável. Nós queremos estar sempre com os níveis de estimulação no máximo, queremos estar focados sempre no nosso objectivo. Temos objectivos concretos, queremos cumpri-los e é para aí que estamos direccionados”, frisou.

O Benfica – Fundão está marcado para as 17h30 de sábado, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Ambos vão precisar de campanhas muito boas na Liga Europa

Ranking UEFA: FC Porto e Benfica perdem posições
Ambos vão precisar de campanhas muito boas na Liga Europa


A má campanha de FC Porto e Benfica teve como consequência imediata a queda para a Liga Europa e a perda de lugares no Ranking UEFA, o que poderá ter reflexos no sorteio europeu da próxima época.

O facto de não terem somado os pontos de bónus de quem segue para os oitavos de final da Liga dos Campeões levaram a que Benfica e FC Porto tivessem sido ultrapassados, respetivamente, por Arsenal e Milan. No caso do campeão nacional, também o Valência passou a estar à frente.

A situação atual é esta

Barcelona, 149.685 pontos
Bayern Munique, 145.899
Real Madrid, 144.685
Chelsea, 132.464
Manchester United, 124.464
Arsenal, 111.464
BENFICA, 110.593
Atlético Madrid, 104.685
Valência, 100.685
Milan, 97.621
FC PORTO, 96.593
Schalke, 94.899
Inter, 94.621*
Lyon, 90.866
Shakhtar Donetsk, 77.026
Borussia Dortmund, 76.899
PSG, 72.866
Manchester City, 72.464
Tottenham, 72.464
Zenit, 71.66

O facto de a Liga Europa ter mais dois jogos pode equilibrar o facto de as equipas que passam de eliminatória na Champions receberam pontos de bónus.

O Benfica ainda poderá recuperar a sexta posição, mas também deve levar a sério a ameaça de Atlético Madrid, Valência e até Milan.

O FC Porto ainda pode aspirar ao oitavo lugar, mas o cenário é pouco provável, uma vez que teria de fazer uma grande campanha na Liga Europa e esperar que as três equipas acima, mais o Schalke, são eliminadas cedo.

As equipas mais pontuadas esta época são Real Madrid, Atlético Madrid, Manchester City, Manchester United e Bayern Munique.

* O Inter não está em competição, mas beneficia dos pontos gerados por Itália. Uma vez que continuam em prova cinco equipas daqueles país, poderá ser uma ameaça.

Carlos Carneiro lesionado

DISTRIBUIDOR DO BENFICA ANDA DE CANADIANAS
Carlos Carneiro lesionado
O distribuidor Carlos Carneiro, que também fez uma boa exibição no dérbi frente ao Sporting, ao marcar 5 golos (83% de eficácia) e contabilizar 9 assistências, lesionou-se na partida entre os velhos rivais, tendo ontem de recorrer ao uso de canadianas para a sua mobilidade. A limitação não deverá ser, no entanto, grave, pois o central terminou a partida sem problemas aparentes, muito embora possa ser obrigado a parar para recuperação.

Já o lateral direito Cláudio Pedroso lamentou à Benfica TV a derrota frente ao rival:“Temos a responsabilidade desta derrota, porque entrámos muito relaxados. Mas são coisas que acontecem. Infelizmente perdemos. Agora temos é de pensar em vencer os restantes jogos até ao fim do Campeonato.”

Rúben Amorim apto e a apontar ao Algarve

NÃO É OPÇÃO DESDE O DÉRBI MAS JÁ SE TREINA SEM LIMITAÇÕES
Rúben Amorim apto e a apontar ao Algarve
Boas notícias para Jorge Jesus. O médio Rúben Amorim, que se lesionou com alguma gravidade no passado mês de novembro, no encontro da Taça de Portugal frente ao Sporting, tem-se treinado sem limitações nos últimos dias e poderá mesmo ser opção dos técnicos encarnados no jogo de domingo com o Olhanense.

Debelada o problema nos ligamentos do joelho direito, JJ ganha mais uma opção para o centro do terreno, seja no esquema de 4x4x2 seja numa vertente de 4x3x3, testada no encontro que fechou a participação das águias na edição 2013/14 da Liga dos Campeões, diante do Paris SG.

Com dez jogos disputados esta época ao serviço do Benfica (cinco como titular), o timoneiro dos lisboetas vê em Amorim um jogador polivalente, equilibrado e taticamente irrepreensível. Alguém que pode libertar Nemanja Matic de algumas funções mais defensivas e ser, como é habitual, um dos obreiros da primeira zona de construção da equipa em termos ofensivos. E face ao castigo do argentino Enzo Pérez, depois do gesto injurioso para com o árbitro Rui Costa nos minutos finais da partida com o Arouca, a possibilidade de o camisola 6 entrar direto no onze ganha outros contornos.

Resta saber que Benfica se vai apresentar no Algarve: uma águia de asas bem abertas, com apenas dois elementos no centro do terreno, ou mais vertical, com um “miolo” que contará com um elemento extra.

Equipas portuguesas rubricam pior fase de grupos da história

APENAS 5 VITÓRIAS EM 30 JOGOS
Equipas portuguesas rubricam pior fase de grupos da história
As equipas portuguesas concluíram quinta-feira a pior prestação conjunta de sempre na fase de grupos das competições europeias , com cinco equipas a não conseguirem um único apuramento e a somarem apenas cinco triunfos, em 30 jogos.

A "queda" de Benfica e FC Porto da Liga dos Campeões para a Liga Europa é o único dado positivo, mas não salva um balanço muito negativo, até porque os dois representantes lusos na "Champions", que tem final marcada para o Estádio da Luz, a 24 de maio, partiram do "alto" do Pote 1.

Mais do que o Estoril, na primeira época europeia, o Paços de Ferreira, em estreia numa fase de grupos, e o Vitória de Guimarães, apenas nono na última edição da 1.ª Liga, os dois "grandes" lusos tinham obrigação de fazer bem mais e evitar que se quebrasse um ciclo de 10 anos consecutivos de apuramentos.

Desde 2004/2005, quando a Taça UEFA, entretanto "transformada" em Liga Europa, passou também a ter fase de grupos - o que já tinha acontecido à prova rainha a partir de 1991/1992 -, que Portugal conseguia sempre qualificar pelo menos uma equipa.

Em termos matemáticos, o Benfica, que somou três triunfos -- mais de metade das cinco de todas as equipas portuguesas --, pode lamentar-se, ainda assim, de os 10 pontos não terem chegado, quando, habitualmente, são mais do que os suficientes.

Em 2005/2006, os encarnados apuraram-se com oito pontos e, em 2006/2007 e 2007/2008, ficaram em terceiro com sete, atrás de um Celtic apurado com nove. Em 2010/2011 e na época passada, o segundo do grupo dos "encarnados" passou com 10 pontos.

Por seu lado, os dragões, que não foram capazes de vencer nenhum dos últimos cinco jogos, ficaram-se pelos cinco pontos e ter-se-iam apurado com sete, já que o Zenit passou com seis.

No século XXI, o FC Porto só havia feito pior em 2001/2002, e numa segunda fase de grupos, com uma vitória, um empate e quatro derrotas, num trajeto que começou com Otávio Machado (um ponto, em dois jogos) e prosseguiu com José Mourinho (três, em quatro).

Os azuis e brancos, que rubricaram a sua pior prestação de sempre em casa (um ponto), também se haviam ficado pelos quatro pontos em 1997/98, com António Oliveira, e somado os mesmos cinco da presente temporada em 2005/2006.

Estes três registos, que custaram outros tantos quartos lugares, foram, no entanto, conseguidos numa altura em que os dragões não eram cabeças de série: em 1997/98 e 2001/2002, os grupos foram ganhos pelo Real Madrid, e em 2005/2006, pelo Inter.

No que respeita aos cinco triunfos lusos na fase de grupos, três foram conseguidos pelo Benfica, que venceu por duas vezes o Anderlecht (2-0 em casa e 3-2 fora) e ainda ganhou, a terminar, na receção ao já apurado Paris Saint-Germain (2-1).

Por seu lado, os portistas só conseguiram vencer o Áustria de Viena (1-0 em reduto alheio, a abrir), sendo que, na Liga Europa, e em 18 jogos, apenas se registou um triunfo, selado pelo Vitória de Guimarães, que goleou no D. Afonso Henriques o Rijeka por 4-0.

No total, as equipas lusas somaram cinco vitórias, a pior marca desde 2005/2006 (três, em apenas 16 jogos), 11 empates e 14 derrotas, em 30 jogos, e rubricaram a pior relação de sempre (12 golos "negativos") entre golos marcados (24) e sofridos (36).

Quanto à Liga dos Campeões, prova da qual Portugal se despede, repete-se o que aconteceu há três anos, quando Benfica e Sporting de Braga caíram para a Liga Europa.

Viriam a defrontar-se nas "meias", com os "arsenalistas" a passarem, para perderem a final com o FC Porto, de André Villas-Boas.

Desde que os "dragões" conquistaram a "Champions", em 2004, a época 2010/2011 era a única em que o futebol luso não tinha colocado qualquer representante nos "oitavos".

Quanto ao "ranking" da UEFA, e apesar de ser apenas 14.º na presente temporada, Portugal mantém o quinto lugar, a cinco anos (decide os representantes para 2015/2016), e ainda com uma boa vantagem sobre a França, que também já só tem dois representantes (Paris SG na Liga dos Campeões e Lyon na Liga Europa).

Cotação de Matic continua em alta

NOMEADO PARA MELHOR JOGADOR DO ANO NA SÉRVIA

Cotação de Matic continua em alta


Nemanja Matic continua em alta. Cobiçado por grandes clubes do futebol europeu, que prometem atacar em força já na reabertura de mercado, em janeiro, o médio, de 25 anos, vê, agora, a federação da Sérvia nomeá-lo para melhor futebolista do ano. E é o grande candidato a vencer este prémio, cujo resultado será conhecido na próxima semana, com a data de entrega do galardão prevista para dia 27. O benfiquista concorre com Ivanovic, do Chelsea, e com Stojkovic, guarda-redes do Partizan, que representou o Sporting entre 2007 e 2011. Note-se que também há nomeados para melhor treinador, e Drulovic encabeça a lista de favoritos.

Bernardo Silva, de apanha-bolas a joia da formação

Bernardo Silva, de apanha-bolas a joia da formação
Quinta-feira, 2 de outubro de outubro de 2008. O Benfica recebe o Nápoles para a segunda mão do play-off da Taça UEFA e vence por 2-0. Na celebração do segundo golo, marcado por Nuno Gomes, dois apanha bolas pulam de alegria. São eles Ricardo Horta, hoje no V. Setúbal, e Bernardo Silva.

Cinco anos depois, o jogador da equipa B faz pular outros apanha bolas. E já começa a ter o devido reconhecimento da cúpula encarnada - ontem renovou contrato até 2019, com a devida melhoria salarial, tendo Luís Filipe Vieira ao lado dele.

Não foi um trajeto fácil. No caso de Bernardo Silva, foi mesmo muito difícil. Porque ao contrário da maioria dos casos do género, o médio ofensivo só explodiu há um ano. Até lá, via os outros passarem-lhe à frente, porque mais altos e mais fortes fisicamente. Como André Gomes, Diego Lopes (Rio Ave), Luciano Teixeira (Metz), Cafu (V. Guimarães , Paulo Teles (Corunha) e Marcos Lopes (Man. City).

Diz a A BOLA fonte do clube que conhece a fundo o processo de desenvolvimento do jogador: «Ele é o caso típico de quem sempre foi bom mas obrigado a esperar, estando na sombra. Mas nunca perdendo a esperança porque é persistente e psicologicamente muito forte.»

Mourinho vai à luta por Matic


Mourinho vai à luta por Matic

Quando José Mourinho mete uma ideia na cabeça, já se sabe, não é fácil convencê-lo a desistir. É o que acontece relativamente a Nemanja Matic, médio sérvio de 25 anos do Benfica. Há muito que o técnico português do Chelsea anda perdido de amores pelo 21 da Luz, e está apostado em lutar até ao fim pela sua contratação, mesmo que a batalha não se afigure fácil...

A imprensa inglesa, nomeadamente o Daily Mail, noticiou ontem que o empresário do jogador é esperado este fim de semana em Londres, para falar com os blues sobre uma eventual transferência. Uma informação que, segundo o nosso jornal apurou, não corresponde à realidade.

O problema de agora é o mesmo de sempre e já esteve na base da primeira tentativa falhada de Mourinho para contratar Matic, no verão. Como convencer o patrão Roman Abramovich a pagar qualquer coisa como 30 milhões de euros (a cláusula de rescisão está fixada nos 50, valor considerado irrealista por todos os clubes interessados), por um jogador que em janeiro de 2011 foi avaliado em cinco milhões e envolvido como moeda de troca no negócio de David Luiz?

A verdade é que, também segundo apurámos, Mourinho tem insistido com Abramovich, por entender que Matic ajudaria a corrigir, em janeiro ou no verão, os desequilíbrios de um plantel que não tem o seu cunho e do qual já se queixou publicamente.

Jornais desportivos do dia

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE SEXTA-FEIRA 13/12/2013