terça-feira, 10 de junho de 2014

O tio de Ricardo que quis desviá-lo para o Benfica

O tio de Ricardo que quis desviá-lo para o Benfica

Antigo guarda-redes do Benfica nos anos 80 orgulhoso do sobrinho

Ricardo, recém-contratado pelo FC Porto, faz parte de uma linhagem de jogadores de futebol. Além de primo de Neto, é sobrinho de Dias Graça, antigo guarda-redes do Benfica nos anos 80, e o próprio pai também jogou muito anos no Varzim, o elo comum a toda a família.

O recente reforço portista parece ter herdado algumas caraterísticas do tio, que sente um misto de emoções quando fala do guardião. «Penso que sim, que ele quis seguir as minhas pisadas», começa por admitir o ex-atleta dos encarnados, «localizado» pelo Maisfutebol na Normandia, França, onde trabalha numa central nuclear.

«No início, chegou a ir comigo ao Estádio da Luz, aos treinos, ele e o meu filho», prossegue o irmão do pai de Ricardo. «Naquela altura tinha apenas seis anos, ainda não dava para perceber se ia ser bom», confessa, de peito inchado:
«É um orgulho, mas se tivesse ido para o Glorioso, ficava mais contente [risos]... mas no Porto vai ter mais hipóteses de jogar, porque o Oblak é um dos melhores do mundo. Além disso, vai para o clube do coração, por isso, é compreensível. Não fiquei chateado com ele, fiquei foi chateado com o meu clube [mais risos]!»

Dias Graça conhece bem o caráter de Ricardo. «Tem uma mentalidade muito boa, aguentou bastante e, quando a oportunidade surgiu, soube agarrá-la, num momento de grande pressão na Académica», relembra, recordando quando o sobrinho substituiu Peiser, a duas jornadas do final do campeonato de 2011/12, e numa altura em que a equipa estudantil somava 16 jogos seguidos sem ganhar na prova.

«Fazer 62 jogos seguidos não é para qualquer um, por isso, acho que o Paulo Bento deveria ter dado valor a isso. Se o Mundial fosse daqui a uns meses, com esta transferência, acredito que ele passaria a ser olhado de outra forma», desabafa o antigo guarda-redes, inconformado com a facto de o familiar não estar no Brasil.

«Vai ser titular do FC Porto, de caras»

A confiança de Dias Graça no ex-Académica é tão grande que não tem papas na língua quando lhe perguntamos quem poderá ser o dono da baliza azul e branca na próxima época.

«Desejo-lhe muita sorte e que só pense em trabalhar para ser titular porque há de ter uma hipótese para jogar e, depois, só tem de a aproveitar. Para mim, vai ser titular do FC Porto, de caras. Claro que vai ter de aplicar-se ainda mais, mas não tenho dúvidas. Não é por ser tio dele, mas por que sei do ofício», afiança, revelando ainda que o treinou nos infantis e iniciados no Varzim.

Outro aspeto que pode favorecer o sobrinho é o facto de Lopetegui ter sido guarda-redes quando jogava. «Penso que será a pessoa ideal para melhor o avaliar», acredita, perspetivando ainda algumas boas épocas para o guardião, apesar dos 32 anos.

Washington: «Para continuar a ter o meu respeito, tem obrigação de ser titular»

Nas camadas jovens do Varzim, Ricardo foi treinado por Washington, o pai de Bruno Alves, Geraldo e Júlio Alves, que lhe detetou o talento para jogar entre os postes, numa fase em que não sabia ainda muito bem onde queria jogar.

«Era um jogador ainda de tenra idade, na formação, que andou a saltar de posição em posição. Foi ponta-de-lança, médio, e eu ainda estava a ver qual a melhor forma de tirar o máximo partido das suas qualidades», conta a velha glória.

«Via-se, todavia, pelas caraterísticas, como a envergadura, que iria ser um atleta muito bom. Além disso, vinha de uma família de jogadores e isso dava-lhe como que uma herança genética para o desporto. Também mostrava frieza e agilidade», prossegue.

Ponderados todos os aspetos, Washington resolveu começar a treiná-lo como guarda-redes. Deu-se bem. «O Ricardo soube aproveitar bem o facto de ter andado por outros terrenos e, por isso, joga muito bem com os pés, o que é excelente hoje em dia», sublinha.

O FC Porto contratou um ótimo guarda-redes na opinião do seu (in)suspeito antigo treinador. «Penso que foi uma boa escolha. O Helton é, para mim, o modelo do guardião moderno e ele não foge a essas caraterísticas», analisa.

A rebeldia que o tirou da relva e o atirou para a areia e o pelado

Os excessos da juventude, muito comuns, levaram Ricardo a ser obrigado pelos pais a deixar o futebol. Passou, então, a jogar na praia. «Penso que também com essa modalidade ele acabou por aprender, foi então que o fui buscar para o Fradelos, da distrital, já que estava sem clube. Jogou num pelado, sem luz, mas sempre com toda a disponibilidade. Sei que por onde passe, será sempre eficiente, porque tem humildade e grande vontade de trabalhar», advoga.

O «namoro» dos dragões era antigo, mas só agora foi possível marcar a data do casamento. «Da primeira vez, teve uma rotura muscular, e a transferência gorou-se. Recuperou, esteve outra vez para ir para lá e, novamente, uma lesão acabou por estragar-lhe o sonho», recorda.

Quando regressou ao Varzim, depois do ano sabático, Washington avisou logo que o «seu» guarda-redes não voltaria para ser a terceira opção, atrás de Cândido e Litos, mas seria sim mais um para disputar o lugar, de igual para igual. Por isso, está convencido que o mesmo acontecerá no Dragão.

«O Ricardo vai para o FC Porto não para fazer número, mas sim para ser titular. É quase uma obrigação que ele sente depois de ter sido contratado. Além disso, o FC Porto só contrata jogadores para serem os melhores e não para fazerem número. Aliás, se ele quiser continuar a ter o meu respeito, tem a obrigação de ganhar a titularidade.»



Espanhol interessado em Mitrovic

Espanhol interessado em Mitrovic

O defesa central Stefan Mitrovic, emprestado na última época ao Valladolid, está na agenda do Espanhol, noticia o jornal catalão Mundo Deportivo.

O clube da cidade condal procura opções defensivas no mercado e Mitrovic estará a ser encarado como uma boa opção, depois de ter atuado em 16 partidas pelo Valladolid na última época (chegou ao clube em janeiro).


A compor a informação é referido que o Espanhol tem boas relações com o Benfica, comprovadas pelos empréstimos de Sidnei e Pizzi.

César também é pretendido pelo Fluminense

César também é pretendido pelo Fluminense


Central do Ponte Preta "agita" o mercado. Já foi associado também a vários clubes italianos, entre os quais Inter, Hellas Verona e Milan

"O negócio ainda não está certo. Há muitos clubes interessados e o Benfica tem de chegar ainda a acordo com o clube e o jogador" - foi com estas declarações, feitas a O JOGO no último sábado, que o agente FIFA Hugo Garcia deu voz ao interesse do campeão português em César, jovem central (21 anos) do Ponte Preta. 

Debatendo-se com problemas financeiros de urgente resolução, o clube brasileiro procura vender aquele que é visto como um dos seus mais promissores e valiosos ativos, motivo pelo qual o nome do jogador já foi associado também a vários clubes italianos, entre os quais Inter de Milão, Hellas Verona e AC Milan, sempre atentos a oportunidades de negócio. O último clube que entrou na corrida, garantem no Brasil, foi o Fluminense. 

Valência quer fechar Enzo Pérez nos próximos dias

Valência quer fechar Enzo Pérez nos próximos dias

O Valência está decidido a acelerar as negociações com o Benfica para a transferência de Enzo Pérez para o Mestalla.
Têm decorrido negociações entre o Valencia e o Benfica com vista à mudança de vários atletas da Luz para o Mestalla, já que, para além do argentino, também João Cancelo e Ivan Cavaleiro são desejos de Peter Lim, novo proprietário do clube.

O jornal A Bola refere que a probabilidade de sucesso nos três casos é elevado e especifica que, no particular com Enzo Pérez, os dois emblemas se têm aproximado na mesa das negociações.

O médio argentino tem uma cláusula de rescisão relativamente acessível (30 milhões de euros) e duração do contrato até 2018, só que o negócio até pode ser feito por um valor inferior, já que o mesmo órgão fala de 25 milhões de euros.

Enzo Pérez está nos eleitos de Alejandro Sabella para o Mundial do Brasil, onde vai envergar a camisola 8 da Argentina. O médio do Benfica fez duas temporadas de grande nível no meio campo e tem também o Tottenham e o Manchester United como interessados, se bem que o Valencia é claramente quem está na frente para garantir o seu concurso.

Vieira quer "exportar" Carlos Martins

Vieira quer "exportar" Carlos Martins

Presidente das águias sugeriu o médio ao Orlando City, clube com o qual assinou um protocolo. Sem resposta, colocou o jogador na rota... de Djaló
Carlos Martins não faz parte dos planos de Jorge Jesus  para a próxima temporada e, de acordo com o jornal "A Bola", uma das possibilidades para o seu futuro poderá passar pelos Estados Unidos, mais concretamente pelo San Jose Earthquakes, clube onde milita o seu ex-companheiro, Yannick Djaló.

Lembre-se que o internacional português já não fez parte da equipa principal encarnada em 2012/13, tendo treinado à parte durante grande parte da época, apenas sendo inscrito no Benfica B, e no fim da campanha, tendo somado nove jogos pelos comandados de Hélder Cristóvão.

Carlos Martins renitente a sair

Esta seria uma operação que o Benfica veria com muito bons olhos, uma vez que o médio-ofensivo de 32 anos  aufere um elevado ordenado na Luz, contudo, uma eventual mudança para os Estados Unidos passará sempre pela vontade do próprio Carlos Martins e essa poderá ser outra.


Afinal, recentemente, o internacional português assumiu que ainda tem mais dois anos de contrato com o Benfica e assumiu que só uma proposta verdadeiramente tentadora o faria sair da Luz. Veremos, portanto, se os argumentos do San Jose Earthquakes são suficientes para tal.

Valencia quer Cancelo para aprender com João Pereira

Valencia quer Cancelo para aprender com João Pereira
JOVEM LATERAL GANHA FORÇA JUNTO DE PETER LIM
O interesse do Valencia na contratação de João Cancelo tem ganho força nos últimos dias. O clube espanhol, comprado pelo milionário Peter Lim, vê no jogador dos encarnados uma boa solução para fazer concorrência a João Pereira na lateral direita.

Mas, mais do que concorrência, o objetivo do clube valenciano é que Cancelo aprenda e desenvolva o seu futebol com a ajuda da experiência do compatriota, segundo informa esta terça-feira o jornal "Super Deporte".

A mesma publicação informa que o lateral não é o único alvo juntos das jovens pérolas das águias, dado que Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro também interessam e o trio podia chegar a troco de 30 milhões de euros, sendo o negócio firmado pelo mesmo fundo que comprou Rodrigo e André Gomes.

Águias enviam jogadores para os Estados Unidos

Águias enviam jogadores para os Estados Unidos
UM DOS PONTOS DO PROTOCOLO ASSINADO COM O ORLANDO CITY
O Benfica vai “exportar” jogadores para os Estados Unidos, sendo esse um dos pontos do protocolo – dez anos de duração – assinado ontem à tarde com o Orlando City, clube que começará a disputar a MLS em março de 2015.

“Nos próximos 30 dias vamos definir quais são os jogadores contratados. Estamos a conversar, mas os alvos ainda não estão definidos. Existe a hipótese de alguns deles irem já para lá, por forma a adaptarem-se ao país, enquanto outros só estarão disponíveis na próxima época. Estamos a falar de jogadores do plantel principal, equipa B e até dos escalões inferiores”, avança Flávio Augusto, que adquiriu o Orlando City em 2013, tendo investido 80 milhões de euros na franquia que lhe permite aceder à principal liga de futebol dos EUA.

O documento envolve três áreas [ver quadro] e prevê, entre outras coisas, que o Benfica empreste ou venda jogadores ao Orlando City, ficando com o direito de preferência sobre os futebolistas do clube da Florida. “O Benfica é um dos maiores formadores de jogadores do planeta. Não hesitámos!”, frisa o investidor brasileiro.

Mercado gigante

Trezentos milhões de habitantes, dos quais 24,5 milhões praticam futebol. É este o mundo que o Benfica quer atacar através do protocolo de cooperação estratégica com o Orlando City. “Vamos colaborar com o Benfica no desbravamento do mercado dos Estados Unidos. OBenfica tem muitas chances de realizar grandes negócios naquele país”, explica Flávio Augusto.

Embaixador para a vertente social da parceria, Nuno Gomes promete empenhar-se a fundo. “Os dois clubes vão beneficiar com a aliança. Aqui estaremos para ajudar, será um sucesso”, vinca o assessor de Filipe Vieira para as relações internacionais.

Molino é o craque do novo parceiro

Natural de Trindade e Tobago, o médio Kevin Molino, de 23 anos, é o “craque” do Orlando City, um clube cuja alcunha é Lions, pois o seu símbolo é um leão. Fundado em 2010, o emblema disputa a USL Pro, espécie de 2.ª Liga norte-americana, tendo-a conquistado em 2011 e 2013. Oequipamento é roxo, vermelho, dourado e branco.

AS TRÊS ÁREAS DE PARCERIA

1.ª - Desportiva (futebol)

Intercâmbio de jogadores profissionais, preferencialmente de futebolistas que o Benfica possa emprestar ou vender ao Orlando. Clube da Luz fica com o direito de preferência sobre os jogadores do Orlando. Protocolo estende-se à formação e equipas técnicas, envolvendo ainda a realização de jogos particulares e de estágios no Caixa Futebol Campus.

2.ª - Gestão global dos clubes

Partilha de conhecimentos em termos comerciais, marketing, televisão, multimédia, infraestruturas e tecnologias.

3.ª - Social

Acesso a bolsas de estudo em colégios e universidades nos Estados Unidos, para jogadores de futebol e atletas de alta competição. Nuno Gomes é o embaixador, sendo concedidas 1.500 bolsas (integrais ou parciais) por ano.