quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Anderlecht – Benfica, 3-6: Juniores espalham magia na Bélgica


5.ª jornada da Youth League

Anderlecht – Benfica, 3-6: Juniores espalham magia na Bélgica

A equipa de Juniores do Sport Lisboa e Benfica disputou, esta quinta-feira, na Bélgica, ante o Anderlecht, a 5.ª ronda da Fase de Grupos da Youth League e triunfou por 3-6, com um “hat-trick” de Diogo Rocha, um “bis” de Romário Baldé e um tento de Hildeberto Pereira.

Desde quarta-feira que os Juniores do Benfica, fruto do empate entre o Paris Saint-Germain e o Olympiacos, sabiam que tinham garantido a passagem para a fase seguinte da competição. Talvez esse facto justifique algum relaxamento dos jogadores que acabaram por ser surpreendidos pela entrada forte da equipa da casa.

Kawaya aos três minutos e Bourard à passagem do minuto 11 colocaram o Anderlecht a vencer por 2-0, sem que os comandados por João Tralhão tivessem tido a oportunidade de criar qualquer jogada de perigo.

Após o impacto inicial, a equipa lusa reencontrou-se, reorganizou-se e equilibrou a batalha a meio-campo. Juntou-se a esse aspecto, o “pé quente” de Diogo Rocha. No espaço de cinco minutos, o extremo conseguiu a reviravolta no marcador. Aos 23’ marcou o primeiro após assistência de Gonçalo Guedes; dois minutos volvidos, empata a partida e aos 28’ termina da melhor forma um passe de Alexandre Alfaiate.

O Benfica estava na frente e, tal como no início, também aqui a outra formação ficou atarantada com a “cambalhota” fulminante no marcador.

Até ao intervalo, a partida esteve equilibrada e o resultado não sofreu mais alterações. A etapa complementar começou numa toada equilibrada e longe das respectivas balizas. Perto dos 60 minutos viu-se lances de perigo por parte de ambas as equipas e cheirava a golo, algo que aconteceu aos 66’, por Hildeberto Pereira. O atacante tinha entrado em jogo três minutos antes e após receber o esférico de Romário Baldé fez o 2-4.

A perder por dois tentos, os belgas subiram no terreno, abriram espaço entre linhas e aproveitou Romário Baldé para fazer o “gosto ao pé” à passagem do minuto 76. A partida estava animada e o Anderlecht reduziu por Leya Iseka dois minutos depois.

Esse golo teve o condão de galvanizar o Anderlecht e André Ferreira foi obrigado a aplicar-se entre os postes, mas foi o Benfica que ainda foi a tempo de marcar mais um, neste caso por Romário Baldé aos 90’+4, fechando a contagem.

Os Juniores do Benfica recebem, agora, o Paris Saint-Germain em jogo da 6.ª jornada da Fase de Grupos da Youth League. A partida está marcada para as 16 horas do dia 10 de Dezembro, no campo n.º 1 do Caixa Futebol Campus, no Seixal.

Boletim clínico: Cinco futebolistas indisponíveis para Jesus


Equipa principal

Boletim clínico: Cinco futebolistas indisponíveis para Jesus


O Sport Lisboa e Benfica informa que o boletim clínico da equipa principal conta com a presença de cinco atletas.

O boletim clínico é o seguinte:
Siqueira – Estiramento do adutor esquerdo. O atleta efectua tratamento e trabalho específico de ginásio.

Sílvio – Traumatismo da face posterior da perna direita. O atleta efectua tratamento e trabalho específico de ginásio.

Salvio – Status pós-cirurgia ao joelho direito. O atleta efectua tratamento e trabalho específico de ginásio.

Cardozo – Lombalgia aguda. O atleta efectua tratamento e trabalho específico de ginásio.

Ruben Amorim – Rotura parcial do joelho direito. O atleta efectua tratamento e trabalho específico de ginásio.

Hélder Cristóvão: “Não protegemos os nossos talentos”

Sobre a expulsão de Bernardo Silva

Hélder Cristóvão: “Não protegemos os nossos talentos”

O Benfica B empatou, em Santa Maria da Feira, com o Feirense a uma bola e no final da partida, Hélder Cristóvão disse que a vitória benfiquista seria o resultado mais justo.

“O Benfica B, como se apresentou e apresentou-se com uma equipa muito jovem, merecia ter ganho”, começou por referir.

De seguida, criticou a prestação do árbitro, Carlos Espadinha por ter expulsado Bernardo Silva depois de este ter sido carregado em falta pelos adversários. “Não protegemos os nossos talentos. O talento que mais temos a emergir no nosso Futebol sofreu, neste jogo, inúmeras faltas e temos de reflectir sobre isso”, sustentou.

Ilídio Vale chama seis benfiquistas aos Sub-20


Para estágio de preparação

Ilídio Vale chama seis benfiquistas aos Sub-20

O treinador nacional dos Sub-20, Ilídio Vale, revelou, esta quinta-feira, a lista de convocados para o estágio de preparação a realizar em Rio Maior nos dias 3 e 4 de Dezembro.

Dos 24 eleitos, seis são do Sport Lisboa e Benfica. Bruno Varela, Fábio Cardoso, João Cancelo, Rudinilson, Hélder Costa e Sancidino foram os escolhidos.

João Freitas Pinto e a Académica: “Colocar no jogo a nossa matriz”

13.ª jornada do Campeonato

João Freitas Pinto e a Académica: “Colocar no jogo a nossa matriz”

O treinador da equipa Sénior de Futsal do Sport Lisboa e Benfica, João Freitas Pinto, lançou a partida com a Académica a quem deixou elogios, mas confia no triunfo.

“A Académica é uma equipa que tem uma organização forte, joga muitas vezes em ‘cinco-para-quatro’, mas já fizemos a observação e estamos a preparar o jogo. Queremos colocar na quadra a nossa matriz para ganhar”, afirmou, em declarações à Benfica TV.

O Benfica está na liderança e o técnico assim pretende continuar. O balanço é positivo, mas há trabalho a realizar. “Queremos acabar a primeira volta no 1.º lugar da classificação. O balanço é positivo, com um empate e uma derrota. Temos feito bons jogos tendo em conta que temos vários jogadores novos. Temos processos consolidados que queremos manter e olhar para a frente”, apontou.

Para a 2.ª volta, as tarefas já estão definidas: “Isto é um trabalho de superação contínua, em crescendo e trabalhamos dia-a-dia para melhorarmos, pois é esse o objectivo.”

O Académica – Benfica está marcado para as 16 horas de sábado, no pavilhão Eng. Jorge Anjinho.

Jornal “O Benfica” celebra 71 anos esta quinta-feira

Semanário Oficial do Clube

Jornal “O Benfica” celebra 71 anos esta quinta-feira

71 Anos de história, de dedicação, lealdade, imparcialidade … 71 anos de Mística e de missão…a missão de fazer chegar até si toda a informação do Clube. Parabéns ao Jornal “O Benfica”! Parabéns aos nossos leitores, porque é por eles que existimos há mais de sete décadas.

Falar do jornal “O Benfica” é falar de textos, de pessoas, de fotografias, de imagens que marcam. Falar do Jornal “O Benfica” é falar, também e obrigatoriamente, de Roland, o homem, o fotógrafo, que durante mais de 60 anos captou “ os bonecos do seu Benfica”.

A história deste Jornal escreve-se pelas mãos de todos os colaboradores que ao longo de sete décadas foram por aqui passando. Homens e mulheres que diariamente escreveram e escrevem com dedicação cada palavra que versa nas páginas de todas as edições. Roland de Oliveira foi um desses homens, através de muitos negativos, fotografias e lentes construiu os momentos que, hoje, fazem parte do álbum de memórias deste Jornal. Dos milhares de fotografias “à Benfica” que encheram as páginas do nosso semanário, muitas são fotografias “à Roland”.

A paixão pela fotografia
Com um trabalho de mais de 60 anos sempre ligado ao Benfica, teve a oportunidade de acompanhar e captar os momentos mais brilhantes e decisivos do “Glorioso”. Foram milhares os negativos conseguidos, entre 1942 e 2003, com imagens de grandes atletas e glórias, como o Eusébio, o Coluna, Nené, Chalana e tantos outros. Fotografou grandes golos, troféus e adversários poderosos. Conheceu o mundo sempre com o Clube da Luz em mente. Em cada disparo da máquina fotográfica existiam magia e Mística. Roland procurava sempre o enquadramento perfeito, a iluminação certa, o equilíbrio harmonioso para que cada fotografia fosse única.

Este ano, pelo seu aniversário, a redacção de “O Benfica” decidiu – e bem – homenagear o homem que através da sua máquina contava histórias e estórias, que deixou imortalizado vários momentos do Clube, das suas modalidades, dos seus atletas, das pessoas que fizeram do Benfica, o Clube que ele é hoje.

Nas bancas esta sexta-feira

Não perca uma edição muito especial do Jornal “O Benfica”


O regresso do Campeonato saldou-se por uma jornada esclarecedora - a nossa equipa continua a somar vitórias e a aproximar-se do 1.º lugar. Apesar do incrível castigo aplicado a Jorge Jesus, todo o grupo de trabalho deu uma resposta ‘à Benfica’, batendo o SC Braga. Matic foi o principal protagonista de uma orquestra cada vez mais afinada e que na Liga dos Campeões mantém o objectivo de atingir os 1/8 de final da prova europeia. Domingo, jogamos com o Rio Ave.

O nosso Jornal completou 71 anos de vida. Recorde os grandes momentos da publicação oficial do Sport Lisboa e Benfica, os seus protagonistas e os princípios sagrados que permitem transmitir a Mística do Clube. Nesta edição, leia uma homenagem a um dos nossos heróis – o fotógrafo, Roland de Oliveira.

As nossas equipas de Atletismo foram apresentadas e os objectivos estão traçados - superar a época passada. Ana Oliveira mantém a mesma exigência de sempre e deu mais uma prova de inovação ao reforçar-se no... Benfica. João Silva, João Pereira e Vanessa Fernandes vêm do Triatlo e juntam-se aos Campeões.

Nesta edição pode ainda acompanhar o trabalho que se tem feito ao nível do Futebol Formação através das antevisões aos próximos embates. As modalidades também não foram esquecidas.

Tudo isto e muito mais nesta edição do Jornal “O Benfica”.

Os Juniores do Sport Lisboa e Benfica defrontam hoje o Anderlecht.


UEFA Youth League

Os Juniores do Sport Lisboa e Benfica defrontam hoje o Anderlecht.

O encontro tem inicio às 18h00 e conta para a fase de grupos da UEFA Youth League. As águias já estão apuradas para a próxima fase.

Anderlecht vs Benfica (análise de opinião)

Anderlecht vs Benfica (análise de opinião)
Nunca uma equipa Portuguesa conseguiu ganhar na Bélgica ao Anderlecht até ontem. O Benfica conseguiu, o Rodrigo no final marcou um golo e ganhámos 2-3 garantindo a Liga Europa.

Mais uma derrota moral que nos valeu 3 pontos e que dá para pagar 1/4 do salário anual ao Jesus. Com 4 vitórias na Champions pagamos o salário de 1 ano ao Jesus, falta uma.

A probabilidade de continuarmos na Champions é quase igual à de ganhar o Euromilhões. Temos de fazer melhor que o Olympiacos que vai jogar em casa contra a pior equipa do grupo que não vai estar a lutar por nada, provavelmente jogará com suplentes... e se os titulares são tão maus, nem quero imaginar os suplentes.

Nós jogamos em casa contra um PSG que deverá também ele jogar com suplentes, suplentes esses que provavelmente seriam titulares no nosso Benfica.

Não se iludam, a nossa estrelinha na Champions esgotou-se ontem e olhando para o que esta equipa produz, o nosso lugar é na Liga Europa.

Jogo:

O Jesus é um idiota... Voltar ao 442 suicida num jogo fora, encostar a alma da equipa na linha, ter o Lima em campo o tempo todo, tirar o Gaitán... às tantas parecia que estava a fazer de propósito "que posso fazer eu para f* isto tudo?". Não tem nível nem estaleca para esta Champions, há equipa fortíssimas e penso que o melhor para o Ego de todos é mesmo a Liga Europa, o que seria apanhar um Bayern ou o Real com esta equipa neste estado...

- Sílvio de vidro, mais um no estaleiro.
- Acho que o Luisão não tem culpa no 1º golo, ele ganha o espaço e a bola ressalta-lhe no peito e vai parar ao pé do pedófilo... foi um azar dos tomates...
- Não suporto o Freitas Lobo.
- Vendam a p* do "melhor plantel de sempre" porque não passar aos Oitavos por não ter ganho UM JOGO aos Gregos... não é de melhor plantel de sempre...
- O Lima falhava TUDO o que tentava fazer... TUDO! Passes, antecipações, remates, TUDO! Este gajo nem um Kardec tem sido...
- Enzo, Matic, Gaitán e Tacuara são sem dúvida os génios desta equipa toda... Sem algum deles isto treme tudo.
- O Matic é um dos melhores 6 da Europa e ontem mais avançado no terreno fez um jogo enorme na mesma ao contrário do que tenho lido por aí.
- No fim o jogo deu para tudo, até para o Rodrigo marcar e o Jesus de Ego inchado vir dizer que a "culpa" foi dele... Pena é que quando perdemos, empatamos e saímos de competições cedo demais, a culpa nunca seja dele...

Enorme jornada de Champions com uma média de 4,5 golos / jogo..

Fernando Guerra: Jesus está esgotado mas Paulo Fonseca vai ser capaz de erguer a empreitada

Fernando Guerra: Jesus está esgotado mas Paulo Fonseca vai ser capaz de erguer a empreitada


Em concreto, sobre Jorge Jesus julgo ter-se esgotado o que havia a dizer. Chegou ao Benfica sem currículo, sem nada de relevante para exibir. Competia-lhe estender uma passadeira a Luís Filipe Vieira e expressar-lhe eterno agradecimento por ter feito dele o que nem ele alguma vez sonhou ser. 

Em vez disso, apesar de ser dono do pior registo na história da águia, na relação contrato/títulos conquistados, insiste em abusar da sua megalomania para contradizer o presidente, colocar-se acima da instituição Benfica e ludibriar o tribunal público. Até ver, é uma questão de tempo...

No que se refere a Paulo Fonseca, o problema é diametralmente oposto, na medida em que em cada frase dita apenas consigo enxergar sinceridade. E acentuada ingenuidade, reflexo de quem acusa as naturais dificuldades suscitadas por promoção tão espontânea e surpreendente quanto gigantesca. 

Acredito que será capaz de erguer a empreitada, mas a herança é ingrata. Talvez precise de rever a sua lógica de discurso, emprestando-lhe firmeza, e de alertar as memórias débeis que uma coisa é dispor de João Moutinho, Hulk ou James Rodriguez, outra, incomensuravelmente diferente, de Licá, Josué, Carlos Eduardo ou Ghilas... Paulo Fonseca jamais podia ter recusado o convite do dragão, mas os riscos são imensos e perigosos...

-Fernando Guerra, jornal A Bola, 26 de Novembro de 2013

Jesus perdoa "benjamim" Markovic


REAÇÃO INTEMPESTIVA CONTRA O BRAGA

Jesus perdoa "benjamim" Markovic


Sérvio não cumprimentou Raul José quando foi substituído

Jorge Jesus garante que o incidente entre Markovic e Raul José, aquando da substituição do jogador no útlimo jogo com o Braga, não terá qualquer repercussão.

Enquanto se encaminhava para o banco, o sérvio não só não cumprimentou o treinador-adjunto, como ainda reagiu de forma intempestiva perante a aproximação do mesmo. Jesus recorda, porém, que também era assim quando jogava.

"Zero. Nunca prejudico a equipa se sentir que o jogador é importante e esta não foi uma situação de indisciplina. O que ele fez, fiz eu tantas vezes quando jogava... Às vezes, falava era para dentro. Nenhum jogador gosta de sair, mas isso não lhe dá o direito de se manifestar, O Markovic tem 19 anos, vai aprender e já conversámos. É o benjamin da equipa e vai aprender com os erros", atirou o treinador das águias, em declarações à TVI.

Bernardo Silva o pequeno grande génio da equipa B do Benfica B falha receção ao FC Porto B


Bernardo Silva o pequeno grande génio da equipa B do Benfica B falha receção ao FC Porto B
Médio foi expulso em Santa Maria da Feira no jogo em que o Benfica B empatou a um golo. Hélder Cristóvão, treinador da equipa B encarnada, defendeu que "os talentos devem ser protegidos".

Bernardo Silva não vai poder defrontar o FC Porto B no próximo domingo, no Seixal, a contar para a 18ª jornada da II Liga. O médio ofensivo foi expulso, por acumulação de amarelos, aos 88', do jogo desta tarde com o Feirense, no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira e que terminou com uma igualdade a um golo.

O Benfica B entrou melhor no jogo e aos 16' Funes Mori, com um remate de fora da área após assistência de Bernardo Silva, inaugurou o marcador. O Feirense melhorou depois do intervalo, com Jorge Gonçalves a materializar o ascendente da equipa de Pedro Miguel no princípo da segunda parte, dando o melhor seguimento a uma iniciativa de Tiago Jogo.

No final da partida, Hélder Cristóvão, treinador do Benfica B, lamentou o que aconteceu com Bernardo Silva. "O Benfica merecia ter ganho. Os talentos têm que se protegidos e hoje isso não aconetceu porque o Bernardo Silva, o nosso maior talento, passou o jogo a sofrer faltas e acabou por eser expulso", defendeu.

Pedro Miguel, treinador do Feirense, fez esta leitura do jogo: "Demos 45 minutos ao adversário, ao intervalo alertamos os jogadores que teria de ser diferente e tivemos outra atitude, empatámos e estivemos muito perto de vencer o jogo".

Van den Brom: «Vamos a Atenas para ganhar»

TÉCNICO DO ANDERLECHT QUER VINGAR-SE DO OLYMPIACOS

Van den Brom: «Vamos a Atenas para ganhar»

John van den Brom era um homem desolado no final do encontro ante o Benfica. Rodrigo marcou o golo decisivo em Bruxelas que eliminou os belgas das competições europeias mas o técnico do Anderlecht assume que irá jogar para ganhar frente ao Olympiacos, com algum sentimento de "vingança".

"Até ao último minuto jogámos para ganhar o jogo, era do que precisávamos para continuar e foi para isso que jogámos, demos tudo para ganhar este jogo, mas no fim acabamos sem nada e é pena para a equipa. Hoje vimos duas equipas a jogar para ganhar. Marcámos o 3-2, foi fora-de-jogo, continuámos à procura do golo, mas não tivemos sucesso. Vamos a Atenas para o último jogo e vamos para ganhar, vamos lá para ganhar o jogo, até porque o sentimento de vingança do 0-3 que sofremos aqui é muito forte no seio da equipa", referiu o técnico do Anderlecht, no final da partida, após a vitória das águias por 3-2.

Tornar difícil o fácil


NOITE HISTÓRICA COM GOLO NO MINUTO 90

Tornar difícil o fácil


A primeira vitória do Benfica em Bruxelas frente ao Anderlecht aconteceu ontem. E só podia ter sido esse o resultado, tal a diferença de qualidade e recursos das equipas. Apesar de tudo, os portugueses podiam ter passado na Bélgica uma noite mais descansada. Sofreram para virar um resultado negativo e no fim entraram num contrarrelógio para garantir 3 pontos que tinham sido perdidos depois de bem “conquistados”.

Adeptos fizeram-se ouvir


PRESENÇA PORTUGUESA EM BRUXELAS

Adeptos fizeram-se ouvir


A presença doBenfica em palcos estrangeiros é sempre sinónimo de muito apoio nas bancadas, particularmente em países como França, Alemanha e... Bélgica. Diante doAnderlecht, foram perto de 2 mil os benfiquistas presentes nas bancadas do Constant Vanden Stock.

E a verdade é que o apoio foi constante ao longo dos 90 minutos, sendo que, por vezes, os únicos adeptos que se faziam ouvir eram mesmo os portugueses, que encheram por completo um sector do recinto do campeão belga e que ainda mostraram uma tarja de homenagem a Alex Marques, jogador do Tourizense, de apenas 20 anos, que faleceu em campo no último dia 17.

Refira-se que no final, e como forma de agradecimento, Jorge Jesus “obrigou” todos os jogadores a permanecerem no relvado, de forma a festejar o importante triunfo com os adeptos.

Honra

Certo é que, apesar de terem sido derrotados em casa pelo Benfica, os jogadores do Anderlecht não deixaram de cumprir a habitual volta ao relvado do Constant Vanden Stock. Sector a sector, a equipa belga, já sem hipóteses de se apurar para a Liga Europa, cumprimentou os adeptos e agradeceu o apoio.

Jorge Jesus sempre igual a si próprio


TÉCNICO MATOU SAUDADES DO BANCO

Jorge Jesus sempre igual a si próprio


Desde o jogo com o Sporting, que Jorge Jesus não se sentava no banco de suplentes do Benfica. Depois da paragem das seleções, entrou em cumprimento do castigo que lhe foi imposto e na partida com o Sp. Braga foi obrigado a ver o encontro na bancada. Ontem Jesus matou saudades do seu local de eleição e o que se pode dizer é que... se mostrou igual a si próprio. Muito interventivo na partida, o técnico viveu intensamente cada momento do jogo. Repreendeu por várias vezes os seus jogadores, em especial Lima e Markovic, que o deixaram em muitas ocasiões à beira de um ataque de nervos. E nem a convivência com o quarto árbitro foi diferente. Jesus foi avisado ao minuto 52, não gostou e teve de ser Raul José primeiro e depois Lourenço Coelho a acalmar o “conflito”.

A Champions League para o Benfica passa por ajuda do Anderlecht


ÁGUIA CONTINUA A SONHAR NA CHAMPIONS

Champions passa por ajuda do Anderlecht

O Benfica continua a sonhar com o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Para atingir o objetivo, o clube da Luz necessita de fazer um resultado melhor do que o Olympiacos, com o qual está empatado na segunda posição do Grupo C.

Receção ao PSG sem castigados


ENZO PEREZ E NICO GAITÁN "LIMPOS" APÓS BRUXELAS

Receção ao PSG sem castigados


Antes do início da partida com o Anderlecht, o Benfica tinha dois jogadores em risco de falhar o derradeiro duelo da fase de grupos da Liga dos Campeões: Enzo Pérez e Gaitán. Como os dois jogadores não sofreram qualquer sanção disciplinar na Bélgica, a formação de Jorge Jesus não tem atletas suspensos para a receção ao PSG. Ontem, os únicos benfiquistas que viram cartão amarelo foram André Almeida (78’) e Artur (90’+2), que não estavam em perigo de exclusão.

O derradeiro jogo dos encarnados no Grupo C da prova está agendado para o próximo dia 10 de dezembro, a partir das 19h45 no Estádio da Luz.

Fábio Faria: «Rodrigo pode marcar uma posição»


ANTIGO CENTRAL APLAUDE JOGO EM BRUXELAS

Fábio Faria: «Rodrigo pode marcar uma posição»

Afastado dos relvados devido a um problema de saúde, Fábio Faria continua a seguir de perto o Benfica e não perdeu a vitória de quarta-feira frente ao Anderlecht para a Liga Europa.

O antigo central não poupou elogios à prestação de Rodrigo, mas assumiu não ter ficado surpreendido com a prestação do internacional Sub-21 espanhol.

"O Rodrigo tem muita qualidade. Desde que chegou ao Benfica que eu vi que mais cedo ou mais tarde ia singrar no clube. As coisas não lhe têm corrido tão bem porque o Cardozo e o Lima têm estado bem. Ele aproveitou a oportunidade que o mister lhe deu e isso é bom para ele: daqui para a frente, pode marcar uma posição", afirmou à Rádio Renascença.

E prosseguiu com os elogios, desta feita a Enzo Pérez que, segundo Fábio Faria, chegou como "extremo", mas agora a "posição dele é no meio-campo, é um jogador com raça, que dá tudo em campo e que tem muita qualidade, é acima da média".

"Quando o Enzo joga o Benfica torna-se mais forte e é uma equipa mais agressiva", conclui.

Uma arma secreta que tarda em se afirmar


RODRIGO VOLTA A RECLAMAR OPORTUNIDADE
Uma arma secreta que tarda em se afirmar


O Benfica continua a alimentar o sonho de se qualificar para os oitavos-de-final da Champions e bem pode agradecer a Rodrigo. O avançado hispano-brasileiro apontou o golo do triunfo (3-2) frente ao Anderlecht aos 90 minutos, depois de ter sido lançado em campo três minutos antes.

Vamos lutar até final pelo apuramento» - Gaitán


Vamos lutar até final pelo apuramento» - Gaitán

Nico Gaitán considera que tanto o Benfica como o Anderlecht jogaram para ganhar e, quanto ao apuramento para os oitavos de final da Champions, promete luta até ao fim.

«Era muito importante vencer. As duas equipas jogaram para ganhar. Felizmente o Rodrigo fez golo no final. Não dependemos de nós mas enquanto houver possibilidades vamos lutar até ao fim. Se é melhor ter o treinador no banco? Os jogadores já sabem o que fazer dentro de campo», afirmou o argentino em declarações à Sport TV.

Jorge Jesus com pouca fé no Anderlecht para jogo frente ao Olympiakos


Jorge Jesus com pouca fé no Anderlecht para jogo frente ao Olympiakos

Ganhando ao PSG, o Benfica precisa de um empate ou de uma vitória do Anderlecht na Grécia, frente ao Olympiakos. Jorge Jesus perspetiva da seguinte forma a última jornada do grupo C da Champions.

«Se acredito numa vitória do Anderlecht na Grécia? Gostava de acreditar mais. O Olympiakos não é uma equipa muito melhor do que o Anderlecht, mas na Grécia transforma-se completamente. Nós temos de fazer o nosso trabalho, vamos defrontar uma das melhores equipas da Europa atualmente, que é o PSG, e vamos esperar para ver o que acontece na Grécia», afirmou o técnico em declarações à Sport TV.

«Continuamos a acreditar» - Luisão


«Continuamos a acreditar» - Luisão

No seu 98.º jogo com a camisola do Benfica nas competições europeias, Luisão destacou a força da equipa para obter uma vitória suada, que mantém as águias na luta pelo apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

«Fizemos excelentes jogos, mas tivemos a infelicidade do jogo com o Olympiakos, no qual o Roberto foi muito feliz. No entanto, continuamos a acreditar. Foi uma vitória suada, difícil, que leva tudo para a última jornada», referiu Luisão, agora o jogador com mais partidas nas competições europeias com a camisola de um clube português.

O jogo com o Anderlecht marcou o regresso de Jorge Jesus, impedido de sentar-se no banco nas competições nacionais. Luisão refere que é melhor ter o treinador no banco, mas deixou a garantia: «Quando um jogador fica de fora tentamos suprir a sua ausência, por isso quando o treinador não está temos também de fazer um pouco mais para isso não se notar.»

Cardozo em dúvida para o Rio Ave

Cardozo em dúvida para o Rio Ave

No final da partida, Jorge Jesus referiu-se também a Cardozo, que ficou em Lisboa por estar lesionado, dando a entender que o paraguaio está também em dúvida para o jogo de domingo em casa do Rio Ave. 

«Acredito que sim [que pode jogar] mas as dores lombares que tem não são fáceis. Tenho de ver o estado clínico dele quando chegar a Lisboa. A equipa precisa do Cardozo, do Rúben Amorim, do Siqueira e do Salvio, todos jogadores nucleares, mas a verdade é que todos os outros têm dado excelente resposta e hoje [ontem] fizemos três golos sem o Cardozo. Se isso não tivesse acontecido, todos iam falar da ausência dele, mas assim... Seja como for, é um goleador e faz-nos muita falta», vincou, admitindo que, em Vila do Conde, pode fazer algumas alterações: «Se calhar temos de lançar gente mais fresca para não perdemos intensidade.»

O técnico defendeu ainda Markovic. «Não acho que tenha feito exibição abaixo das qualidades que tem. É o benjamim da equipa, é até mais novo que o Ivan [Cavaleiro]. Não pode jogar sempre como o fez com o Sporting [na Liga], mas parece que essa é sempre a referência. Era bom que jogasse sempre assim...», atirou.

Jesus: «Olympiakos não é muito melhor que o Anderlecht»

Jesus: «Olympiakos não é muito melhor que o Anderlecht»

Técnico elogia estrututa defensiva dos belgas, que podem dar uma ajuda na jornada decisiva

Jorge Jesus, treinador do Benfica, em declarações à Sport TV, analisa a vitória sobre o Anderlecht, em Bruxelas (2-3):

[Foi a primeira vitória do Benfica em Bruxelas, a Liga Europa está garantida e a Liga dos Campeões ainda em aberto. Objetivos cumpridos?] «Os objetivos não foram totalmente cumpridos, pois ainda falta um jogo e queremos passar. Esta noite sim. Garantimos já a Liga Europa, e vamos ter uma réstia de esperança até à última jornada.»

[Acredita que o Anderlecht pode roubar pontos ao Olympiakos na última jornada?] «Gostava mais de acreditar. O Olympiakos não é muito melhor do que o Anderlecht, mas uma equipa naquele ambiente grego transforma-se completamente. O Anderlecht tem qualidade e uma estrutura defensiva para suportar o Olympiakos. Nós temos de fazer o nosso trabalho, e vamos defrontar uma das melhores equipas da Europa.»

[sobre o regresso de Fejsa à titularidade] «Gostei muito do jogo do Fejsa. A pouco e pouco vão entendo-se [com Matic]. Nesta altura é também a dupla da seleção da Sérvia, Fazem um bloco muito forte no corredor central, e com qualidade ofensiva. Foi um grande jogo, de Champions. Passámos por algumas dificuldades em alguns momentos, que é normal.»

[esteve para lançar Ivan Cavaleiro mas optou por apostar em Rodrigo, que marcou o golo da vitória...] «O 2-2 dava a garantia da Europa mas pensei meter um avançado. Podia estar a arriscar mais o 2-2, mas face ao posicionamento do Anderlecht sabia que o Rodrigo podia resolver, com a sua rapidez. Tive aquela ideia. Era para entrar o Ivan e entrou o Rodrigo.»

[sobre a ausência de Sílvio, que chegou a ser anunciado como titular mas ficou na bancada] «O Sílvio queixou-se ontem no treino. O André Almeida fez o aquecimento enquanto o Sílvio fez o teste e queixou-se da lesão, uma pancada sofrida frente ao Braga.»

[vai contar com Cardozo no próximo jogo?] «Não sei. Estou há três dias fora de Lisboa. Acredito que sim. Não é um diagnóstico fácil, não sei como estão as dores lombares. Vamos ver quando voltarmos. A equipa precisa do Cardozo, do Rúben, do Siqueira, do Salvio. Sem Cardozo marcou três golos.»

[já tinha saudades de ir para o banco?] «Já. Não sofro tanto.»

Luisão: «Fizemos excelentes jogos»

Luisão: «Fizemos excelentes jogos»

Capitão do Benfica analisa vitória sobre o Anderlecht


Luisão, capitão do Benfica, analisa a vitória sobre o Anderlecht (2-3), na quinta jornada da Liga dos Campeões:

[como se sente por ter igualado Vítor Baía no recorde de mais jogos europeus por uma equipa portuguesa (98)] «Soube pelo meu pai, que estava no Brasil, muito feliz. Significava muito. É motivo de grande felicidade, pois não é fácil. Mas a maior felicidade é jogar num clube que proporciona isso, um clube competitivo, que me possa satisfazer jogando competições europeias.»

[sobre as contas do grupo] «Fizemos excelentes jogos. Tivemos a infelicidade de jogar 45 minutos frente ao Olympiakos com muita chuva, que não permitiu fazer mais. Depois no segundo jogo o Roberto foi feliz. Mas acreditamos, continuamos a trabalhar. Foi uma vitória suada, difícil, que leva tudo para a última jornada»

[sobre a importância de não ter Jesus no banco, em jogos da Liga, devido a castigo] «Gostamos quando o treinador está no banco, mas acontece. Assim como o jogador fica de fora por lesão ou castigo, tentamos colmatar a ausência. Com o treinador também tentamos que a ausência não se note»

Jesus: «Golo vai dar mais confiança a Rodrigo

Jesus: «Golo vai dar mais confiança a Rodrigo 

Treinador do Benfica fala ainda de Markovic, dizendo que as pessoas «andam um pouco arrastadas» pelo que o sérvio fez em Alvalade

Jorge Jesus, treinador do Benfica, em conferência de imprensa após a vitória no reduto do Anderlecht (2-3), citado pela agência Lusa:

«Se me disser que foi uma dupla vitória, porque garantiu já o apuramento para a Liga Europa e dá-nos a chance de podermos ainda passar a fase de grupos, porque vai ser decidido no último jogo, nós com o Paris Saint-Germain e o Olympiakos com o Anderlecht, porque estamos dependentes desse resultado, por aí sim, foi dois em um.»

«Foi um jogo muito emotivo, com períodos de jogo, na minha opinião, de muita qualidade de ambas as equipas, cinco golos é sempre sinónimo de emoção e espetacularidade, penso que foi um jogo bem conseguido do Benfica, com uma vitória que nos garantiu pelo menos o apuramento para a Liga Europa.»

«O Rodrigo, nos poucos minutos que jogou, deu a vitória à equipa, num momento em que o jogo também estava propício para ele entrar, portanto, acho que o golo vai-lhe dar mais confiança para os próximos jogos.»

«A entrada do Cavaleiro era porque o Markovic já estava com alguma dificuldade física, o Maxi estava com alguma dificuldade se segurar aquele jogador que tinha entrado para o lado esquerdo e pensei que o Ivan seria uma ajuda não só defensivamente mas também com a sua velocidade, porque já tinha posto o Sulejmani do outro lado, a equipa poderia surpreender com saídas pelos flancos rápidas.»

«Em todas as vezes que o Benfica esteve em desvantagem reagiu sempre bem e isso na minha opinião é mais um sinal positivo do que negativo, uma equipa que esteja a perder e mantém uma identidade e uma forma de jogar que consegue ultrapassar as dificuldades do marcador isso é sempre de elogiar.»

«Não tenho a opinião de que o Markovic tenha tido um rendimento abaixo das qualidades dele, o Markovic é o benjamim da equipa, é um jogador mais jovem do que o Ivan, portanto é um jogador com alguma inexperiência, como é normal, que fez meia parte de um jogo, com o Sporting, em que esteve muito bem e nós andamos um bocadinho todos, nós não, quem escreve, anda um bocadinho arrastado por esses 45 minutos.»

Treinador do Anderlecht quer vingar derrota caseira com o Olympiakos


Van den Brom: «Vamos a Atenas para ganhar»

Treinador do Anderlecht quer vingar derrota caseira com o Olympiakos


John van den Brom, treinador do Anderlecht, analisa derrota caseira com o Benfica (2-3), citado pela agência Lusa:

«Até ao último minuto jogámos para ganhar o jogo, era do que precisávamos para continuar e foi para isso que jogámos. Demos tudo para ganhar este jogo, mas no fim acabámos sem nada e é pena para a equipa.»

«Hoje vimos duas equipas a jogar para ganhar. Marcámos o 3-2, foi fora de jogo, continuámos à procura do golo mas não tivemos sucesso.»

«Vamos a Atenas para o último jogo e vamos para ganhar, vamos lá para ganhar o jogo, até porque o sentimento de vingança do 0-3 que sofremos aqui é muito forte no seio da equipa.»

O Benfica venceu a noite passada o Anderlecht, em Bruxelas, por 3-2, em encontro da Liga dos Campeões.

O Benfica venceu a noite passada o Anderlecht, em Bruxelas, por 3-2, em encontro da Liga dos Campeões. 

Com este resultado, as águias continuam na luta por um lugar nos oitavos de final da prova e garantem pelo menos a ida à Liga Europa.

Mbemba marcou o primeiro golo da noite, aos 18 minutos, com os encarnados a chegarem ao empate aos 34, por Matic. 

No segundo tempo, um lance de Gaitán foi desviado por Mbemba para a própria baliza, aos 52 minutos.

Aos 77 minutos, Massimo Bruno empatou a partida a dois golos, mas Rodrigo salvou o Benfica com o 3-2 final, aos 90 minutos, para assegurar a primeira vitória do clube no terreno do Anderlecht.

Os belgas estão eliminados das provas europeias.

Anderlecht-Benfica, 2-3 (crónica)

Rodrigo ressuscitou-os ao fim de sete minutos mortais

Anderlecht-Benfica, 2-3 (crónica)
Por sete minutos, o coração do Benfica parou de bater na Liga dos Campeões. Por sete minutos, as águias estiveram «mortas» na Champions, graças a um golo de Manolas em Paris e uma exibição aflitiva em Bruxelas, com muitos equívocos pelo meio. Havia 2-2 na Bélgica, havia 1-1 em França, não havia Benfica na prova. Rodrigo redimiu-se de Barcelona e salvou a noite. Os encarnados continuam na corrida por um lugar na fase seguinte. Não dependem de si, é verdade. Mas pelo que se viu em Bruxelas, a continuar assim, mais vale mesmo confiar na sorte. Para já, objetivo mínimo: a Liga Europa está garantida.

Jorge Jesus voltou ao banco. E voltou a baralhar. Fejsa reapareceu no onze para desfazer a dupla Enzo/Matic. O argentino foi jogar para a direita, com Gaitán no flanco oposto. Markovic acompanhou Lima na frente. Dois avançados para esquecer apenas um: Cardozo. Impossível a tarefa por aquilo que jogaram o sérvio e o brasileiro.

O início de jogo deu indícios do que seria o Benfica em Bruxelas. Uma equipa sem ligação, equivocada desde o início. Matic tentou levá-la para a frente, Enzo Pérez teve de ir para espaços interiores para a bola girar. Fejsa esteve bem, mas pareceu a mais. Markovic e Lima foram de menos, certamente.

Até ao 1-0, nada de grande realce aconteceu. Um remate de André Almeida, que substituiu Sílvio à última hora, um remate de Mitrovic que Artur defendeu. O Benfica não estava bem. Não se sentia confortável com a bola, dava espaços quando não a tinha. Um lance de bola parada deu origem ao 0-1. Luisão não conseguiu afastar da área e Mbemba bateu Artur.

Com o Benfica a dar uma imagem demasiado colada à exibição com o Sp. Braga, Matic foi o primeiro a perceber que era preciso fazer alguma coisa. O sérvio começou a ganhar alguns lances no meio-campo contrário, mas faltava quem o ajudasse a unir uma coisa à outra: o momento de recuperação ao de definir o ataque à baliza de Proto. Faltava-lhe Enzo por ali, porque o argentino tem uma verticalidade que não se vê em Fejsa, mais dedicado a proteger o compatriota do número 21.

E Gaitán? A espaços surgia, e num desses momentos ganhou a falta que ia resultar no empate. Enzo Pérez assistiu, Matic marcou. Fora de jogo? Do sérvio é difícil ver, mas Lima está e bloqueia um defesa. O jogo ia para intervalo empatado, com mais um canto a causar perigo junto da baliza de Artur.

Uma pausa no jogo, uma pausa para um pensamento: o Anderlecht sofreu cinco golos em casa com o PSG e três de Mitroglou com o Olympiakos. Agora que se sabe o resultado final, percebe-se que aquilo que o Benfica fez em números nem foi assim tão especial quanto isso. Os belgas não são equipa para esta liga e saem do jogo sem futebol europeu no horizonte.

Mas voltemos ao encontro. Enzo Pérez começou a surgir em zonas interiores e a bola começou a girar melhor pelo Benfica. Como girou Gaitán a passe do compatriota para o autogolo de Mbemba, aos 52 minutos. O Anderlecht dava mais um tiro nas aspirações europeias que ainda tinha, com o central a trabalhar por Markovic e Lima.

Por esta altura, o Benfica fazia história. Nunca tinha vencido o Anderlecht em Bruxelas e estava a fazê-lo. Eram os belgas que tinham agora de se lançar no ataque e abrir mais espaços atrás. Noutras alturas, os encarnados ficariam confortáveis nesse papel. Terá sido por isso que Jorge Jesus não tirou Markovic do jogo. Apostou no sérvio mais veloz do que Gaitán, que nem precisou de fazer muito para estar uns furos acima. O camisola 50 nunca rendeu o devido, nunca fez o que um compatriota mais esclarecido e mais maduro conseguiu junto ao apito final. 

E eis que surgiu outro problema do Benfica. Não soube controlar a partida e deixou o Anderlecht acreditar. Um passe de Vanden Borre para Bruno e um remate cruzado de primeira voltaram a empatar o jogo. E confirmaram que Garay ainda não está ao nível que o lançou para os rumores de uma transferência para o Manchester United. 

O Benfica via-se em apuros na Bélgica e levava uma facada com o golo de Manolas no Parque dos Princípes. Durante sete minutos esteve eliminado. A Liga dos Campeões perdia o anfitrião da final. Jesus foi ao banco buscar um milagre. Meteu Rodrigo em campo e o avançado espanhol alcançou a redenção. Há pouco menos de um ano, em Camp Nou, falhou na cara do guarda-redes do Barça um golo que poderia ter deixado os encarnados nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Nesta noite, Rodrigo não falhou. Isolado pelo suplente sérvio Sulejmani (o tal mais esclarecido que Markovic) bateu Proto. O 3-2 foi o choque elétrico que ressuscitou as contas da Champions, com Cavani a dar a ajuda possível em Paris.

O Benfica fez história nesta noite ao vencer o Anderlecht em Bruxelas pela primeira vez. Mas abusou da sorte e do coração. Maltratou-o, mesmo. Tem de mudar de hábitos, se não, a Liga dos Campeões, e não só, podem não ter cura. 

As contas continuam abertas: é preciso fazer melhor que o Olympiakos na última jornada. Para isso, poderá ser preciso bater o PSG em casa. Impossível de fazer se repetir a exibição de Bruxelas. Ou alguém tem dúvidas?

Benfica: as contas para a última jornada

Benfica: as contas para a última jornada

Encarnados têm de fazer mais pontos do que o Olympiakos.


O Benfica parte para a última jornada da Liga dos Campeões com apenas uma certeza: se correr mal continua nas competições da UEFA, mas na Liga Europa.

Com o empate na Luz (1-1) e a derrota na Grécia (1-0) - no tal encontro em que o seu ex-guarda-redes Roberto defendeu tudo e mais alguma coisa - os encarnados têm desvantagem no confronto direto com o Olympiakos.

Isso significa que se perderem frente ao Paris Saint-Germain estão automaticamente eliminados da Liga dos Campeões, uma vez que partem para a última ronda em igualdade pontual com os gregos. O mesmo acontecerá se o Olympiakos ganhar, mesmo que o Benfica também consiga os três pontos.

O único cenário que garante a qualificação é fazer mais pontos que o rival direto: ganhar e o Olympiakos empatar ou perder, no Pireu, frente ao Anderlecht; ou empatar e os gregos saírem derrotados.

Simples, mas muito complicado, como se previa.

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE QIUNTA-FEIRA 28/11/2013

CAPAS DOS DIÁRIOS DESPORTIVOS