terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Marcel Gil: “Vamos ter dois jogos difíceis”

Antevisão à jornada dupla

Marcel Gil: “Vamos ter dois jogos difíceis”

O central da equipa de Voleibol do Benfica, Marcel Gil, em declarações à Benfica TV, perspectivou a jornada dupla deste fim-de-semana, no Pavilhão n.º 2.

“Enfrentamos cada equipa da mesma maneira, vamos para cada jogo de forma séria e queremos ganhar todos os jogos e o mais rapidamente possível”, frisou.

Em relação à jornada dupla, Marcel Gil tem noção das dificuldades inerentes. “Vamos ter dois jogos difíceis, nomeadamente diante do Vilacondense que costuma ser uma equipa chata”, recordou.

O Benfica recebe o Vilacondense no sábado e o Marítimo no domingo. Ambos os jogos são às 18 horas.

Pedro Henriques e o HC Braga: “Vamos querer ganhar os três pontos”

Antevisão à 15.ª jornada

Pedro Henriques e o HC Braga: “Vamos querer ganhar os três pontos”

O guarda-redes da equipa de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica, Pedro Henriques, esteve na Benfica TV onde anteviu a partida com o HC Braga, garantindo que vão estar prontos.  

“O plantel vai estar a cem por cento, foi feita uma boa gestão na Suíça. O jogo com o HC Braga é para uma competição diferente, o Campeonato Nacional e a equipa está pronta para lutar e vencer o título”, considerou.

 A revolta do que se passou em Valongo está presente no plantel que quer responder em pista nos próximos embates. “Neste jogo vai ser demonstrado que o que aconteceu em Valongo vai ter uma resposta nossa de inconformismo em todos os jogos daqui para a frente. Vamos querer ganhar os três pontos neste e nos próximos jogos”, atentou.

 Sobre o adversário, o guardião mostrou todo o respeito: “O HC Braga tem uma equipa experiente, tem um guarda-redes experiente e vai tentar roubar pontos, mas já os conhecemos.”

O Benfica – HC Braga está marcado para as 21 horas de quarta-feira, no Pavilhão Fidelidade.

O dérbi andou à velocidade de Enzo, o melhor em campo

O dérbi andou à velocidade de Enzo, o melhor em campo
A análise ao Benfica-Sporting

O jogo de domingo trazia novidades apenas no onze do Sporting. Benfica mantinha-se igual ao dos últimos jogos: Cardozo tinha de esperar. Já Leonardo Jardim surpreendia, ao fazer alinhar um onze inédito. Os problemas com a cobertura do estádio não deixaram ver se a ideia resultava, e se de alguma forma o Benfica seria surpreendido.
Esperámos 48 horas e, nesta, terça, as equipas apresentaram se da mesma forma. E foi possível verificar que a ideia de jogo de Jardim não resultou. Houve muito Benfica para pouco Sporting, nomeadamente na primeira parte.
O técnico do Sporting dizia no final que a derrota se deveu principalmente aos primeiros 30 minutos: incapacidade da sua equipa para ter posse de bola e para a fazer circular. Incapacidade para pressionar. Tem razão Jardim, mas não foram só 30 minutos a explicar o jogo. Faltou tudo isso, é certo, mas o principal problema esteve do outro lado.
O Benfica apresentou-se como uma equipa que soube exactamente o que tinha de fazer no jogo. E como isso foi determinante! Foi forte desde o início, e o segredo esteve na capacidade para pressionar num primeiro momento. Esteve também na paciência que demonstrou quando era preciso. Na circulação de bola, sempre à procura do momento certo para criar perigo. Foi rápido como é costume nas transições e sempre com o controle e domínio do jogo. A dinâmica e mobilidade do seu meio campo e ataque foram fonte de problemas constantes para a equipa do Sporting.
O jogo andou à velocidade do melhor jogador em campo: Enzo Perez. Já era um dos mais importantes na estrutura da equipa mas a saída de Matic acentua ainda mais essa posição. Tem agressividade na conquista da bola, e inteligência quando a tem em seu poder. Sempre bem posicionado, é o equilíbrio da equipa. Recupera, assiste, controla, gere e ainda teve tempo para um momento brilhante, no lance do 2-0.
Outro momento chave do jogo é, para mim, o lance do primeiro golo: recuperação de bola, rapidez de execução, com um excelente cruzamento de Maxi Pereira e uma finalização à altura, de Gaitán. Tudo bem feito. Mas será que falhou algo na equipa do Sporting? Sim. Perda de bola, equipa desequilibrada, mau posicionamento defensivo: foram demasiados erros.
E o Sporting nunca conseguiu ser a equipa consistente, junta e agrupada, que tem sido ao longo da época. O jogo do Benfica obrigou-o a entrar num jogo direto e foram poucas as vezes em que houve posse de bola continuada. A responsabilidade é de Jardim? É certo que enquanto líder a responsabilidade é dele. Mas, para mim, o que fica é a incapacidade demonstrada pela equipa para fazer o que tinha feito até aqui, independentemente dos nomes e do sistema utilizado.
Algumas notas individuais: Cédric e Piris viveram sempre em sobressalto. Intranquilos, por vezes mal posicionados tiveram dificuldade para resolver os seus problemas. A estreia de Slimani a titular também não foi feliz. Esforçado, jogou em apoio frontal e procurou o espaço, mas nunca contou com o devido apoio colectivo.
Heldon estreou-se com a camisola do Sporting. Usou a velocidade para criar desequilibrios mas não foi suficiente. Fica na retina o bom lance que assinou aos 63 minutos.
Rui Patrício foi mais uma vez o melhor do Sporting, com presença na baliza e umas boas defesas, a evitar outro resultado. Do lado oposto, Oblak mostrou-se confiante e seguro.

Por último uma nota positiva para Marco Ferreira: apresentou-se tranquilo, seguro e fez uma boa arbitragem.

Os números comprovam: Benfica-Sporting de sentido único

Os números comprovam: Benfica-Sporting de sentido único

Análise do Centro de Estudos do Futebol da Universidade Lusófona

Leonardo Jardim foi o primeiro a reconhecer: «Não concordo que o Sporting tenha pressionado alto. Tentou estar próximo da primeira fase de construção, mas sem uma pressão efetiva. Não tivemos muitas recuperações de bola nessa zona, e isso limitou-nos. Fizemos uns péssimos primeiros trinta minutos. Houve falta de circulação e também de atitude coletiva.»
O comentário do treinador do Sporting é comprovado empiricamente pelos dados recolhidos pelo 
Centro de Estudos de Futebol da Universidade Lusófona para o Maisfutebol.
Os leões perderam muitas bolas na primeira etapa de construção, nomeadamente durante a primeira parte do jogo, ainda que no segundo tempo também se tenha registado essa tendência. O Benfica, por seu lado, raramente perdeu bolas na primeira etapa de construção e concentrou muitos dos seus esforços na finalização.
As duas grandes diferenças no jogo das duas equipas assentam precisamente no número de bolas perdidas e nas situações de perigo junto às balizas. A equipa de Jorge Jesus sai por cima em todos os aspetos e na segunda parte até conseguiu não perder qualquer bola na primeira etapa de construção, baseando o seu futebol num sentido mais prático.
Olhando para os gráficos é impressionante a diferença de número de remates. Enquanto o Benfica tem várias ocasiões, inclusivamente obrigando Rui Patrício a fazer defesas importantes, o Sporting praticamente não existiu neste capítulo e o maior perigo acabou por surgir dos pés do reforço Heldon.
Na primeira parte os encarnados remataram dez vezes e marcaram um golo, enquanto os leões conseguiram apenas um e com boa vontade de quem recolheu os dados, reconhecendo a «rosca» de Heldon que saiu ao lado. A constância do Benfica prolongou-se no segundo tempo, com oito remates e outro golo, enquanto o Sporting fez um esforço maior para criar perigo, rematando por cinco vezes, quase sempre sem acertar na baliza.
Num jogo praticamente de sentido único não houve grandes hipóteses para a diferença através das bolas paradas. Mas também aqui a equipa de Jesus foi superior, com 15 situações contra apenas seis dos leões, sendo que só os encarnados conseguiram rematar e não houve qualquer registo de contragolpe.
No fundo, tem mesmo de se dar razão ao treinador do Benfica, que no final do jogo tinha razões para estar satisfeito com o resultado e a exibição: «A equipa está a transpirar confiança. A primeira parte foi irrepreensível. Podíamos ter marcado dois ou três golos. Na segunda parte não fomos tão agressivos defensivamente, porque também é difícil pressionar em todo o campo durante noventa minutos. É preciso muita qualidade tática para fazer isso. A dada altura já não dava e entrámos noutras ideias de jogo, mas fomos sempre a equipa dominadora. Os jogadores do Sporting sabem o que estão a fazer em campo, mas hoje não demos hipóteses».

«Estamos no bom caminho» - Maxi Pereira

«Estamos no bom caminho» - Maxi Pereira

Maxi Pereira, autor do cruzamento para o golo de Gaitán, congratula-se pelo triunfo no derby, lembra que candeia que vai à frente alumia duas vezes mas avisa que nada está ganho.

«O Benfica foi superior. Lutámos sempre pela vitória e pelos três pontos. Fizemos um grande jogo, contra um grande rival que está a fazer um bom campeonato e há que dar-lhes mérito por isso», salientou o lateral uruguaio.

«Melhorámos muito desde o início da época. Estamos no bom caminho. Temos de manter a humildade e seguir em frente porque ainda não vencemos nada. Falta muito mas é importante estar em primeiro e somar o máximo de pontos possível», sublinhou.

Maxi diz ter ficado «feliz» pela assistência para o golo do «amigo» Gaitán: «É sempre bom fazer assistências para golo, hoje coube-me fazê-lo».

O defesa falou ainda sobre a possível saída de Garay: «É um grande jogador, já o demonstrou. É muito importante para nós, mas nada podemos fazer. Oxalá ele possa ficar».

«Rodrigo fica nervoso quando não concretiza» - Jorge Jesus

«Rodrigo fica nervoso quando não concretiza» - Jorge Jesus

Jorge Jesus dirigiu-se a Rodrigo no final do derby para tranquilizar o avançado pelas ocasiões de golo que desperdiçou.

«O Rodrigo cobra muito a si próprio. Teve duas ou três oportunidades de golo e quando não concretiza fica nervoso. Disse-lhe para estar tranquilo. Não fez hoje mas apareceu. Disse-lhe que no último lance poderia ter driblado o guarda-redes», contou Jesus, em declarações à Benfica TV.

«Rodrigo fez um grande jogo. Tanto ele como o Lima estão muito fortes, toda a equipa está muito forte», realçou.

«Agora temos outro Matic» - Jorge Jesus

«Agora temos outro Matic» - Jorge Jesus

Jorge Jesus aplaudiu a exibição de Fejsa no derby com o Sporting e disse não ter dúvidas de que o sérvio é um digno sucessor de Matic no meio campo do Benfica.

«Fejsa estava um pouco na sombra de Matic mas, mesmo assim, fez muitos jogos. Quando o contratámos víamos qualidade nele, por isso jogaram os dois muitas vezes. Está a adaptar-se aos poucos às ideias da equipa e ao que pretendemos para aquela posição», comentou o treinador das águias, em conferência de Imprensa, destacando a «leitura correta» do número 5 às movimentações de Montero e André Martins. 

«Também com bola foi um jogador construtivo», salientou, concluindo o raciocínio: «Tem uma forma de jogar diferente da de Matic. Agora temos outro Matic».

«Hoje podemos descansar felizes» - Salvio

«Hoje podemos descansar felizes» - Salvio

Impedido de dar o seu contributo à equipa por questões de ordem física, Eduardo Salvio vibrou com o triunfo do Benfica no derby e fez questão de partilhar nas redes sociais a alegria pelo desfecho do jogo com o Sporting. 

«Boas noites a todos. Hoje podemos descansar felizes. Felicíssimo pela equipa e sempre agradecido pelo apoio que nos dão», escreveu o argentino no Twitter.

SL Benfica vs. Sporting CP - Golo de Enzo Perez

SL Benfica vs. Sporting CP - Golo de Gaitán

Luís Filipe Vieira: «Afinal o estádio tinha muita segurança»

Luís Filipe Vieira: «Afinal o estádio tinha muita segurança»
ELOGIA A ESTRUTURA E A EXIBIÇÃO DOS ENCARNADOS

Luís Filipe Vieira ficou naturalmente satisfeito com o triunfo do Benfica no dérbi com o Sporting, aproveitando ainda para elogiar a deixar bem claro que o Estádio da Luz reunia todas as condições para receber o jogo, depois da tempestade "Stephanie" ter destruído parte da cobertura do recinto no domingo, motivando o adiamento da partida para hoje e muitas críticas no que respeita ao estado do palco.

"Acabou tudo bem. Afinal o estádio tinha muita segurança e orgulhamo-nos de receber a final da Liga dos Campeões", sintetizou o presidente das águias, em declarações à Benfica TV.

A formação orientada por Jorge Jesus abriu um fosso de quatro pontos para o segundo lugar, agora na posse do FC Porto, mas Vieira, apesar de ter gostado da exibição do Benfica, não embandeira em arco. "Fizemos um grande jogo e estivemos à altura dos pergaminhos do Benfica. Agora é continuar jogo a jogo. Continuamos a trabalhar para o sonho de todos nós", frisou.

Depois do adiamento ter motivado alguns constrangimentos de ordem logística a vários adeptos, Vieira veio a terreiro manifestar a sua solidariedade: "Gostaria de agradecer a todos os adeptos do Benfica e aos que estiveram no domingo pedir desculpas."


Jesus: «Ainda há muito potencial para melhorar»
TREINADOR DAS ÁGUIAS DEIXA O AVISO
Depois de ver a sua equipa receber e vencer o Sporting por 2-0, em partida que encerrou a 18.ª jornada da Liga, Jorge Jesus surgiu satisfeito no "flash interview" da Benfica Tv.

"Foi um bom jogo das duas equipas, embora o Benfica fosse melhor durante todo o encontro. Na primeira parte fizemos um golo, mas podíamos ter conseguido 2 ou 3, já que fomos sempre disciplinados taticamente e conseguimos construir várias ocaisões. O Sporting pretendeu jogar o jogo pelo jogo connosco, mostraram que tinham uma ideia para tentar a vitória, mas o Benfica foi melhor hoje e mereceu vencer", disse.

"Temos que trabalhar dia-a-dia, em cada treino, para ir andando para a frente. Se se ganha mais vezes é porque se está melhor, mas é verdade que temos vindo a evoluir. Estamos a chegar ao segundo terço da prova num plano bom, mas ainda há muito potencial para melhorar", finalizou Jorge Jesus que, agora, vê a sua equipa com 4 pontos de vantagem em relação ao FC Porto e 5 sobre o Sporting.

"Fomos muito fortes mentalmente, estamos confiantes e a ajuda dos adeptos é determinante. Estamos a pressionar os adversários como ninguém, mas também não conseguimos estar 90 minutos em cima dos adversários. Ainda assim, em determinados momentos, parecemos estar a quebrar, mas depois aproveitamos para sair em contra-ataque".

Enzo Perez: “Somos o Benfica e a nossa obrigação é sempre vencer”

Enzo Perez: “Somos o Benfica e a nossa obrigação é sempre vencer”

O Benfica recebeu e venceu o Sporting, por 2-0, em jogo a contar para a 18.ª jornada do Campeonato Nacional. Enzo Perez, autor de uma verdadeira obra de arte que originou o segundo golo dos “encarnados”, comentou o lance na primeira pessoa.

“Recuperei a bola por força da pressão alta que costumamos exercer e tive a felicidade de acertar na baliza. Permitiu, também, acalmar a nossa ansiedade pela busca do segundo golo e deu-nos mais tranquilidade pois o Sporting poderia empatar a qualquer momento”, analisou, em declarações à Benfica TV.

O argentino aproveitou o momento para destacar também a excelente exibição do conjunto da casa, garantindo que foi a equipa mais forte que saiu vitoriosa. “Estamos num bom momento, somos o Benfica e a nossa obrigação é sempre vencer, independentemente, do adversário que tenhamos pela frente o objectivo é sempre conquistar os três pontos. Hoje fizemo-lo com grande Futebol mas temos que nos manter cientes de que ainda falta muito campeonato, tudo pode acontecer, mas estamos num bom caminho”, afirmou.

Luís Filipe Vieira: “Continuamos a trabalhar para o sonho de todos”

Luís Filipe Vieira: “Continuamos a trabalhar para o sonho de todos”

O Benfica venceu, esta terça-feira, o Sporting, por 2-0, no jogo que encerrou a 18.ª jornada da Liga. Um triunfo que valeu a liderança no Campeonato Nacional e que muito orgulhou o presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira.

“Primeiro que tudo, quero agradecer aos sócios, adeptos e a todos aqueles que no domingo estiveram cá. Esta vitória é dedicada a todos eles. Fizemos um grande jogo, a nossa equipa esteve ao nível daquilo que é o Sport Lisboa e Benfica. Um obrigado muito grande a todos os benfiquistas e continuamos a trabalhar para o sonho de todos nós”, disse à Benfica TV, no final do encontro.

O presidente deixou ainda uma garantia: "O Estádio da Luz está preparado para receber a Final da Liga dos Campeões."

Jorge Jesus: “Fomos melhores durante os 90 minutos”

Jorge Jesus: “Fomos melhores durante os 90 minutos”

No final do dérbi que o Benfica venceu por 2-0, Jorge Jesus, à Benfica TV, falou do triunfo face a um rival candidato ao título.

“Foi um bom jogo das duas equipas. O Benfica foi melhor durante os 90 minutos. Vencemos um adversário forte, uma boa equipa. Os jogadores do Benfica estão de parabéns”, analisou.

Apesar da vitória, o Benfica não quer embandeirar em arco e sabe que ainda há um caminho a percorrer. “No Futebol temos que trabalhar e pensar dia-a-dia e treino após treino. O Benfica tem vindo, jornada a jornada, a evoluir e está a chegar ao segundo terço do Campeonato num bom plano. Ainda tem muito potencial para poder melhorar”, recordou.


Destaques: Enzo Perez e Fejsa mandaram no “miolo” e no jogo

Destaques: Enzo Perez e Fejsa mandaram no “miolo” e no jogo

Numa exibição colectiva bastante acertada por parte dos pupilos às ordens de Jorge Jesus, Enzo Perez e Fejsa foram sublimes na forma como mandaram no meio-campo e, consequentemente, do encontro.

Oblak – Teve uma primeira parte tranquila, mas quando foi preciso estava lá. Mostrou segurança na resposta ao pouco trabalho que teve.

Maxi Pereira – Não se atreveu a subir muito pelo corredor, mas quando o fez descobriu Gaitán para o golo. Heldon sentiu sérias dificuldades para o ultrapassar.

Luisão – Intransponível como sempre, o capitão marcou e bem Slimani e ganhou a maior parte dos duelos, seja pelo ar ou no relvado. Surgiu sempre na área nos lances de bola parada.

Garay – Com Luisão preocupado com Slimani, o argentino foi o defesa que saiu a jogar e fê-lo com a elegância que se lhe reconhece. Dominou o sector mais recuado.

Siqueira – Que jogo do brasileiro! Subiu muito pelo flanco, deu espectáculo com pormenores interessantes e combinou bem com Gaitán ou Markovic. Foi um perigo à solta.

Fejsa – É um recuperador de bolas nato e provou-o neste jogo. “Encheu o campo” e lançou o ataque em alternância com Enzo Perez. Não permitiu que Montero jogasse entre linhas. Atreveu-se a aparecer mais perto da área adversária.

Enzo Perez – Foi o primeiro a dar nas vistas na partida ao pautar o jogo “encarnado”. Verticalizou o ataque, deu-lhe profundidade e discernimento. Foi o grande transportador do jogo ofensivo da equipa. Coroou a exibição com um tento de bandeira.

Markovic – Apareceu em ambos os corredores e no meio. Tentou desequilibrar com a sua velocidade, técnica e leitura de jogo. Cresceu tacticamente.

Gaitán – Jogou muito para além do golo que marcou. Deu “água pela barba” a Cédric que teve dificuldade em acompanhar as suas deambulações. No final da primeira parte esteve perto de bisar.

Rodrigo – Quis entrar na partida, mas fê-lo, por vezes, com demasiada ansiedade. Lançou vários contra-ataques do Benfica. Na segunda parte esteve perto do golo em várias ocasiões.

Lima – Muito lutador como habitualmente, o camisola 11 segurou a bola de costas para a baliza deixando a equipa subir e respirar com bola. Tentou a sua sorte aos 61 minutos. Muito importante.

Ruben Amorim – Entrou para refrescar o meio-campo numa altura em que era preciso segurar a bola.

Cardozo – Poucos minutos em campo para mostrar o seu “killer instinct”.

Dérbi da Luz dançou o Tango

Benfica – Sporting, 2-0: 

Dérbi da Luz dançou o Tango

A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica recebeu, esta terça-feira, o Sporting em jogo da 18.ª ronda da Liga portuguesa, sobre quem venceu por 2-0, com tentos de Gaitán e Enzo Perez.

Depois das condições climatéricas terem obrigado a adiar o dérbi, o público respondeu “Presente!”, coloriu as bancadas e criou um ambiente típico de um jogo deste calibre, um jogo diferente, um jogo único para os benfiquistas, os sportinguistas… os lisboetas.

Num início avassalador, a turma da casa entrou dominadora, conquistou o meio-campo e partiu à invasão do “miolo” contrário. Com 30 minutos absolutamente sublimes, o Benfica desnorteou o Sporting, pôs a nu as suas fragilidades, não os deixando sair a jogar para “alimentarem” Montero ou Slimani.

Tanta avalanche ofensiva teria de resultar em golo, mas antes vieram os ameaços. Aos cinco minutos, Rodrigo recebeu na área e rematou às malhas laterais. À passagem do minuto 21 foi a vez de Markovic desperdiçar ao permitir a defesa de Rui Patrício após contra-ataque conduzido por Rodrigo.

Os comandados por Leonardo Jardim não se encontravam e os da Luz aproveitavam para “furar” em direcção à área contrária. Aos 24’ num pontapé de canto, Luisão, sozinho, atirou um tudo-nada por cima e no minuto seguinte foi o camisola 19 a atirar para defesa do guardião leonino.

Cheirava a golo na Luz e Gaitán fez a vontade aos benfiquistas. Aos 27’, Maxi Pereira assistiu Gaitán na área e este, de cabeça, respondeu afirmativamente com o esférico a passar por entre as pernas do guarda-redes.

Com a Luz revestida a “Tango”, Garay e Gaitán protagonizaram nova jogada de perigo aos 39 minutos quando o defesa, num passe magistral de 30 metros, isolou o camisola 20, este “picou” a bola que, caprichosamente, saiu ao lado.

Ao intervalo, o 1-0 sabia a pouco com tanto Futebol ofensivo. À entrada para a segunda parte foi mais do mesmo. Mais Benfica com as transições rápidas a deixarem Leonardo Jardim preocupado. Aos 49’, Markovic inventou uma jogada no meio, descobriu Rodrigo na área, mas este, com tudo para ser feliz, atirou perto do poste direito da baliza “leonina”.

Golo de bandeira a fechar
Mesmo não sendo tão vertiginoso, a verdade é que o Benfica continuou a sentir-se confortável perante um rival que não conseguia construir da forma como tanto gosta (William Carvalho fez falta). A excepção foi aos 63’ quando Heldon finalmente deixou Maxi Pereira para trás e na área rematou por cima.

Cinco minutos depois, Enzo Perez transportou a bola num lance de ataque excepcional, deixou para Rodrigo e este disparou para intervenção de Rui Patrício. O minuto 76 foi minuto de magia na Luz. Enzo Perez recuperou a bola, a entrada da área “bailou” diante de Eric e atirou sem hipóteses para Rui Patrício.

Até final, o Benfica manteve a toada, saiu vencedor de forma merecida e lidera, agora, com 43 pontos.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira; Fejsa, Enzo Perez Cardozo, 86’), Markovic, Gaitán; Rodrigo (Ruben Amorim, 76’) e Lima.


Djuricic cortado da lista de convocados

Djuricic cortado da lista de convocados

O treinador Jorge Jesus decidiu fazer uma alteração na lista de convocados para o derby, com a saída do sérvio Djuricic e a entrada de Ivan Cavaleiro.

Djuricic tinha sido escolhido na anterior convocatória, mas depois o técnico decidiu que o sérvio iria para a bancada. 

Agora, ficou em definitivo de fora e entrou Ivan Cavaleiro.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Artur Moraes e Oblak;

Defesas: Jardel, Luisão, Garay, Siqueira, Maxi Pereira e Sílvio;

Médios: Ivan Cavaleiro, Sulejmani, Fejsa, Enzo Perez, Ruben Amorim, Gaitán e André Gomes;

Avançados: Cardozo, Rodrigo, Lima e Markovic.

Jornal de Negócios diz ter visto cair placas, Benfica nega

Dérbi: Jornal diz ter visto cair placas, Benfica nega

Clube encarnado explica que as placas não caíram, foram lançadas da cobertura para o relvado para serem retiradas do estádio

O Jornal de Negócios está a noticiar que esta terça-feira, por volta do meio dia, caíram cinco placas da cobertura do Estádio da Luz. O jornal escreve que as placas tinham entre três a quatro metros de comprimento, quatro delas caíram numa bancada e uma caiu no relvado.

Ao mesmo Negócios, o diretor de comunicação João Gabriel garantiu que, como não há uma grua no local para retirar as placas, as mesmas foram lançadas diretamente da cobertura para o relvado, tendo algumas caído na bancada.

Tratou-se por isso de uma ação prevista e programada, não havendo qualquer desprendimento de placas. De resto, acrescenta João Gabriel, os funcionários foram nessa altura avisados para recolherem aos túneis do estádio, para não serem surpreendidos pelas placas, tendo depois sido chamados para reecolher as mesmas.

Contactada pelo Maisfutebol, fonte do Benfica já tinha garantido que os esclarecimentos tinham sido dados no comunicado que garante a realização do jogo.

O comunicado, recorde-se, dá conta de uma inspeção realizada esta terça-feira, na qual participaram a Câmara Municipal de Lisboa, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o Regimento dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa, o Projectista do Estádio da Luz, Tiago Abecasis, a Martifer e o Instituto Soldadura e Qualidade. Todas estas entidades consideraram estarem reunidas todas as condições de segurança para a realização do jogo.

A mesma fonte do Benfica acrescentou que a hora em que a notícia indica terem caído as placas coincide exatamente com hora da inspeção de todas estas autoridades ao local, pelo que seria impossível pensar que essas mesmas autoridades iriam autorizar um jogo estando nessa altura a voar placas para as bancadas e para o relvado.

Segundo João Gabriel, o que o Jornal de Negócios viu foi uma ação para retirar as placas da cobertura, num trabalho que nesta altura ainda decorre.

Proteção Civil seguiu obras de reparação

Proteção Civil seguiu obras de reparação

ESTIVERAM AINDA ELEMENTOS DA LIGA E DA CÂMARA

O presidente da Liga, Mário Figueiredo, garantiu ontem à noite à RTP que as obras de reparação feitas no Estádio da Luz pela Martifer foram acompanhadas de forma atenta por responsáveis da Proteção Civil, da Câmara Municipal de Lisboa e também por elementos da segurança da Liga. A reparação da bancada ficará concluída hoje de manhã, segundo apurou Record, e só depois será efetuada uma vistoria que dará o parecer final para a realização do encontro. Essa vistoria será feita pelo delegado da Liga responsável pelo jogo, por ocasião de uma reunião que ocorre sempre nos dias de jogos e onde estarão presentes elementos dos dois clubes. Mário Figueiredo acredita mesmo que haverá jogo, mas a decisão final será tomada por volta das 11h00.


Isto depois de o Sporting ter emitido um comunicado no seu site oficial, onde exigiu que fosse feita “uma vistoria adicional a toda a cobertura do estádio por uma entidade independente, idónea e competente para o efeito e que garantisse a segurança do jogo”. Na mesma nota, os leões diziam-se “surpreendidos” pelo facto de o Benfica ter emitido um comunicado onde garantia que o jogo teria lugar à hora prevista, sem que “tivesse havido a tal vistoria solicitada”.


Esta posição leonina é um pouco diferente daquela que tinha sido manifestada na véspera, aquando da reunião que decidiu que o jogo não se realizaria. Segundo apurou o nosso jornal junto de fonte da Liga, nessa conversa esteve presente o delegado da LPFP, bem como os presidentes dos dois clubes, que acordaram que o jogo seria realizado hoje ou amanhã, caso a Martifer garantisse que as obras estariam concluídas e as condições de segurança totalmente reunidas. Algo que deverá mesmo acontecer, uma vez que os trabalhos de reparação decorreram no dia de ontem e com aparente normalidade. Além disso, a vistoria de hoje terá a participação de outras entidades, de forma a que haja a garantia que todos os requisitos de segurança estão cumpridos e que o dérbi pode decorrer com toda a normalidade, quer para os jogadores mas principalmente para os espectadores.


Martifer garante


Uma fonte da Martifer garantiu que a empresa é certificada e que, por isso, dispõe de todas as condições para assegurar as obras, assumindo total responsabilidade pelas reparações realizadas.


Esta empresa está também encarregue da manutenção de vários estádios de emblemas 1.ª Liga, entre eles o José Alvalade e o Dragão. Mesmo assim, o Sporting mantém a convicção de que será necessário realizar uma vistoria adicional que não seja feita pela Martifer, de forma a assegurar que tudo será cumprido de forma rigorosa.

Ivan Cavaleiro em estágio

Ivan Cavaleiro em estágio
NÃO FAZIA PARTE DA LISTA PARA O DÉRBI ADIADO
A segunda lista de convocados do Benfica será praticamente igual à divulgada anteontem, horas antes de o dérbi com o Sporting ter sido adiado, devido ao problema surgido na cobertura da Estádio da Luz. A única diferença deverá ser a inclusão de Ivan Cavaleiro, chamado por Jorge Jesus para o estágio que antecede o encontro.


O extremo formado no Benfica não será, no entanto, titular no desafio com o Sporting (pode até não fazer parte da ficha de jogo), a menos que surja qualquer lesão na derradeira sessão de trabalho que terá lugar a meio da manhã, no Seixal.


O jovem, de 20 anos, só chegou nesta temporada ao plantel principal, mas já tem no currículo um dérbi ao mais alto nível. A 9 de novembro, Ivan Cavaleiro foi um dos jogadores a quem Jorge Jesus recorreu para bater o Sporting, por 4-3, na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Ocamisola 90 entrou em campo aos 70 minutos, rendendo Ruben Amorim. OBenfica ganhava, por 3-2, mas o golo de Slimani, aos 90’+2, levaria o jogo para prolongamento. Oapuramento do Benfica ficaria a dever-se a um golo de Luisão faturado “a meias” com Rui Patrício.


Djuricic


Só ao final da manhã se ficará a saber se Jorge Jesus convoca ou não Djuricic para o duelo com o arquirrival. A razão é simples, o camisola 10 fez parte da lista de 19 convocados divulgada anteontem, mas à hora do dérbi não constava sequer na ficha de jogo. Foi, então, possível vislumbrá-lo no camarote destinado aos jogadores e respetivas famílias.

Vieira recusa 10 milhões e Neto por Garay

Vieira recusa 10 milhões e Neto por Garay
ZENIT DEVERÁ FAZER CONTRAPROPOSTA QUARTA-FEIRA
O Benfica rejeitou a proposta do Zenit por Ezequiel Garay, a qual previa o pagamento de 10 milhões de euros e a cedência do passe de Luís Neto, revela o site russo "sportbox.ru".


A notícia salienta que a recusa transmitida pelo presidente Luís Filipe Vieira não fechou as portas às negociações, que vão prosseguir na quarta-feira, após o Benfica-Sporting, que, tudo indica, deverá disputar-se na noite desta terça-feira.

Jesus preparado para as surpresas de Jardim

Jesus preparado para as surpresas de Jardim
TRABALHOU A EQUIPA PARA A NOVA FÓRMULA LEONINA

Quando tomou conhecimento da equipa leonina para o encontro do último domingo, Jorge Jesus não escondeu a surpresa ao ver os nomes de Slimani e Heldon na ficha de jogo. O técnico não esperava que Leonardo Jardim apresentasse uma nova fórmula atacante e ontem aproveitou a sessão de trabalho matinal realizada no Seixal para preparar a equipa encarnada para a forma de jogar dos leões, caso Heldon e Slimani se mantenham no onze, como é previsível.



Cardozo vai ser a arma secreta


AVANÇADO PARAGUAIO COMEÇA NO BANCO
Cardozo entra nos planos de Jorge Jesus para o dérbi mas, ao que tudo indica, não vai integrar o onze inicial. Ainda sem ritmo competitivo devido à longa paragem a que esteve sujeito devido uma lesão na região lombar, o avançado, de 30 anos, deve começar a partida no banco de suplentes, como já aconteceu anteontem, quando o seu nome constava como suplente na ficha de jogo. Como é natural, JJ também não quer prescindir de um importante trunfo psicológico pois, recorde-se, o Tacuara já marcou 11 golos ao Sporting.

Águia estabiliza o onze

Águia estabiliza o onze

EQUIPA DEVE SER IGUAL À DAS ÚLTIMAS 2 JORNADAS

A estabilidade é meio caminho andado para o sucesso. Esta é uma das ideias-chave de Jorge Jesus que deve apresentar hoje, no dérbi com o Sporting, um onze igual ao utilizado nas últimas duas jornadas da Liga. A confirmar-se este cenário, será o terceiro jogo com a mesma formação inicial, algo inédito nesta competição, em 2013/14. O técnico parece, assim, ter encontrado uma equipa-base para a prova cuja conquista considera ser altamente prioritária, prometendo continuar a repeti-la, a menos que surjam lesões ou castigos.

Cobertura pronta a ir a jogo

Cobertura pronta a ir a jogo

O Benfica confirmou, ontem ao início da tarde, que o derby com o Sporting vai realizar-se esta noite , depois de a Martifer, a empresa encarregue da manutenção da cobertura do estádio, ter garantido todas as condições de segurança para a realização da partida entre águias e leões. De acordo com as águias, «o parecer favorável da Martifer garante de forma expressa e incondicional as condições de segurança» para o clássico.

O dia de ontem foi de trabalho em contrarrelógio. Fonte da Martifer disse apenas a A BOLA que os trabalhos de reparação começaram logo às 8 horas e que foram realizados por uma equipa de dez elementos, numa altura em que era limpo o exterior do Estádio da Luz. De resto, remeteu todas as informações para o Benfica.

Ao que A BOLA apurou, a equipa da Martifer começou por vistoriar toda a cobertura do estádio durante a manhã para se certificar de que não existiam mais falhas.

A zona junto à porta sete do estádio esteve vedada ao público durante todo o dia e os trabalhos de reparação na bancada Sul da Luz começaram a meio da manhã. É provável que só estejam concluídos hoje. 

Toda a cobertura danificada será reparada, com a colocação de placas novas. A realização do jogo não parece estar em causa e a Martifer comprometeu-se em deixar o estádio pronto para o Benfica-Sporting marcado para esta noite.

Os técnicos da empresa de Oliveira de Frades analisaram a zona afetada pelo temporal que afetou Lisboa e que levou ao adiamento do derby. A equipa da Martifer retirou algumas partes deterioradas pela tempestade de anteontem, mas que não voaram para o relvado, como aconteceu com algumas chapas metálicas e com a lã de rocha, o material térmico isolante colocado na cobertura.

Na origem do problema estiveram as fortes rajadas de vento - algumas atingiram mesmo os 108 km/h - que provocaram danos numa das placas de cobertura. A entrada do vento naquela zona provocou o voo de mais pedaços de cobertura, como se fosse um efeito dominó, numa altura em que grande parte do público já estava fora das bancadas. Ontem de manhã, foi visível a ausência de algumas placas da cobertura na bancada Sul.

Jesus confirma três estreias

Jesus confirma três estreias

O esquema estava afinado e não deve sofrer alterações. Apesar do adiamento do derby em 48 horas, os planos de Jorge Jesus para receber o Sporting são os mesmos, não sendo de prever mudanças no onze que o treinador afinou durante os últimos dias (ver pág. 3). 

Confirmam-se assim três estreias absolutas em derbies na equipa orientada pelo treinador português de 59 anos. A começar logo pela baliza, que agora pertence a Jan Oblak, de 21 anos, e que se prepara para viver pela primeira vez as emoções fortes de um Benfica-Sporting na Luz. O guardião esloveno, que assistiu no banco de suplentes ao último confronto, em novembro para a Taça de Portugal, até já jogou várias vezes contra o Sporting mas nunca com o emblema do Benfica. Na época passada, então em representação do Rio Ave, encontrou os leões em três ocasiões e venceu em todas: dois jogos na Liga e outro na Taça da Liga. Sofreu apenas um golo. A mesma sorte não teve quando representava o U. Leiria, em 2011/12, em que sofreu um golo e não evitou a derrota.

Siqueira, de 27 anos, ainda não tinha chegado à Luz quando Benfica e Sporting se encontraram pela primeira vez esta temporada. O lateral emprestado pelo Granada, chegou no último dia do mercado de transferências de verão (2 de setembro) e o derby de Alvalade disputou-se a 31 de agosto. Para o jogo da Taça de Portugal, na Luz, estava lesionado. 

Prova de fogo também para Ljubomir Fejsa. O sérvio de 25 anos, sucessor natural do conterrâneo Nemanja Matic, nunca jogou contra Sporting ou FC Porto apesar de já ter contabilizado 16 jogos pelas águias em todas as provas, tendo chegado à titularidade em 14 deles. É, de resto, no médio mais recuado do meio-campo que se centram maiores atenções em virtude das diferentes características em relação a Matic. Ainda assim experiência neste tipo de jogos é coisa que não falta a Fejsa: quando jogava no Partizan participou em três derbies contra o Estrela Vermelha, e na Grécia, ao serviço do Olympiakos, jogou uma vez contra o Panathinaikos, no grande derby de Atenas. 

Cobertura ainda alvo de trabalhos

Cobertura ainda alvo de trabalhos

Pelo menos 10 técnicos estão esta manhã a trabalhar na cobertura do Estádio da Luz, certamente para confirmar se tudo estará dentro da conformidade para que o recinto receba esta noite (20.15 horas) o derby entre Benfica e Sporting.

Para as 11 horas está marcada uma reunião entre Proteção Civil, Liga de Clubes e Câmara Municipal de Lisboa para aferir as condições para a realização do jogo, mas a presença de técnicos na cobertura não deixa de causar certa estranheza e expectativa.

Nas últimas horas tem chovido muito em Lisboa, deixando certamente os responsáveis pela manutenção do Estádio da Luz em alerta, para mais depois do que aconteceu na noite do passado domingo.

Capas do Dia


Fevereiro 11 2014