domingo, 3 de agosto de 2014

Arsenal avança para Guilavogui e afeta Sporting e Benfica

Arsenal avança para Guilavogui e afeta Sporting e Benfica
ESTRAGA NEGÓCIO DAS ÁGUIAS E VENDA DE WILLIAM

O Arsenal está a um pequeno passo de tomar uma decisão que afetará Sporting e Benfica, segundo notícias na comunicação social britânica.

Os gunners preparam uma proposta para apresentar ao Atlético Madrid para a contratação de Joshua Guilavogui, médio defensivo pretendido pelos encarnados e que representa uma alternativa mais barata do que William Carvalho, internacional português dos leões.

Na base da decisão está o forte investimento já realizado em reforços pelos londrinos para a próxima temporada, o qual supera os 77 milhões de euros, para apenas quatros futebolistas: Alexis Sánchez, Calum Chambers, Mathieu Debuchy e David Ospina.

A pagar o que o Sporting pretende por William Carvalho, este valor iria superar a barreira dos 100 milhões - os leões estarão dispostos a aceitar apenas um pouco menos do que os 45 milhões de euros inscritos na cláusula de rescisão.

As notícias apontam que a proposta dos gunners por Guilavogui ascenderá a 11,5 milhões de libras (14,4 milhões de euros), um valor que satisfaz o Atlético Madrid.

O médio francês está ainda na lista do Wolsfburgo, clube que também apresentou uma proposta de igual valor, de acordo com a comunicação social alemã.

Declarações de Jorge Jesus após o jogo com o Valência

Jorge Jesus: «Espero não perder mais nenhum jogador»
BRINCOU DIZENDO QUE TAMBÉM SAI SE SAIR MAIS ALGUÉM
Jorge Jesus nem quer ouvir falar na possibilidade de Enzo Pérez abandonar o Benfica para reforçar o Valencia, advesário das águias este domingo na Emirates Cup.

"Não queria falar desse assunto, mas o Enzo é jogador do Benfica e não acredito que ele saia. Conto com ele e penso que dentro de uma semana vai jogar na Supertaça", afirmou em conferência de imprensa no final do encontro.

O técnico brincou mesmo sobre a eventual saída de mais jogadores e confessou que espera manter o atual grupo: "Espero não perder mais nenhum jogador, senão também vou eu, vai tudo", deixou escapar entre gargalhadas.

Jorge Jesus: «Eu sou Jesus, mas...»
CONFESSA DIFICULDADES APÓS PERDA DE JOGADORES
Jorge Jesus admitiu este domingo que está a ter muitas dificuldades para contrariar em pouco tempo as várias saídas de jogadores importantes no plantel encarnado.

"Não podemos dizer que perder 8 titulares não tem influência. Nenhuma equipa do Mundo consegue montar uma equipa em três ou quatro semanas depois disto. Eu sou Jesus, mas...", desabafou em conferência de imprensa.

O técnico admitiu que esta é a época mais complicada de preparar desde que chegou à Luz: "É o trabalho mais difícil desde que cheguei aqui. Nunca saíram tantos jogadores. A equipa do Benfica no ano passado foi trabalhada de há muitos anos e jogava de olhos fechados, mas agora temos de arranjar matéria de modo a fazer uma equipa que cumpra a exigências. Acreditamos no nosso trabalho."

Jesus justificou ainda a dispensa de Djavan. "Com a contratação do Eliseu que surgiu num momento em que pensámos já não ser possível tinhamos 4 defesas esquerdos e tivemos de libertar alguém. O Djavan lesionou-se, o Benito e o Eliseu ficaram e o Djavan perdeu um pouco o comboio. Mas acredito no valor dele."

Jesus quer mais três reforços
UM GUARDA-REDES, UM MÉDIO E UM PONTA-DE-LANÇA
Jorge Jesus admitiu que a adaptação dos muitos reforços do Benfica tem sido mais demorada do que o esperado e que, por isso, a equipa encarnada tem estado abaixo do exigível, como ficou comprovado com as duas derrotas (e oito golos sofridos) na Emirates Cup.

"A equipa fisicamente tem trabalhado bem e está melhor neste capítulo. Já no capítulo técnico-tático não está tão bem. Os novos jogadores ainda não perceberam bem as ideias da equipa. Mas integrando os jogadores antigos será mais fácil apresentar uma ideia de jogo", disse o treinador das águias, na conferência de imprensa que se seguiu ao desaire com o Valencia, por 3-1, desvalorizando as últimas três derrotas: "Foram diante de três equipas fortes e concluímos que, para além dos jogadores que ficaram em Portugal, a adaptação dos novos jogadores ainda está difícil. Têm trabalhado sob uma carga física muito alta, o que faz com que não transportem para o jogo o seu potencial individual."

Embora sublinhe que ninguém gosta de perder nem a feijões, Jesus garante que foi possível retirar ilações muito claras, tendo em vista a disputa da Supertaça, com o Rio Ave. "O que conta são as ideias. Foi uma semana muito importante para a partir de segunda-feirar tirarmos conclusões para atacar os jogos oficiais que aí vêm", referiu o treinador.

Mais reforços

O timoneiro das águias pediu ainda três reforços à direção encarnada, mais concretamente um guarda-redes, um médio-defensivo e um ponta-de-lança: "Os alvos já estavam identificados antes da pré-época. Sabemos que temos de contratar um guarda-redes. Desde que o Fejsa se lesionou sabemos que precisamos de um médio defensivo. Sabemos que com a saída do Cardozo precisamos de um novo avançado."

José Giménez pressiona para sair do Atlético Madrid

José Giménez pressiona para sair do Atlético Madrid
"AS" ESCREVE QUE AS ÁGUIAS ESTÃO NA EXPETATIVA
O Atlético Madrid recusa prescindir de José Giménez, que a comunicação social espanhola aponta ao Benfica, mas o defesa-central está a pressionar para sair, de forma a poder jogar com mais assiduidade, escreve o jornal espanhol "As".

Na notícia publicada este domingo, o diário desportivo adianta que o internacional uruguaio é um dos defesas com que Diego Simeone pretende contar em 2014/15, resistindo à vontade do futebolista e à pressão que os encarnados estarão a exercer para garantir o empréstimo.

O principal concorrente do Benfica, ainda segundo o "As", é o Sunderland. Giménez, 19 anos, estará ainda nas listas de Villarreal, Rayo Vallecano, Málaga e Deportivo.

Futebol: Benfica B recebe Trofense a 9 de Agosto, às 17 horas

Segunda Liga

Futebol: Benfica B recebe Trofense a 9 de Agosto, às 17 horas

Já são conhecidos os horários da primeira e segunda jornadas da Segunda Liga. Na estreia, o Benfica B recebe o Trofense.

O jogo está agendado para as 17 horas do dia 9 de Agosto, sábado, no Caixa Futebol Campus, no Seixal.

Na segunda jornada, os “encarnados” deslocam-se ao terreno do Leixões, num encontro marcado para as 16 horas do dia 17 de Agosto.

Benfica toma comprimido errado para a ressaca

Benfica toma comprimido errado para a ressaca 
Gepois do pesado 5x1 contra o Arsenal, o Benfica despediu-se da Emirates Cup com mais uma derrota, desta vez frente ao Valencia. A primeira parte até foi bem conseguida, mas um quarto de hora desastrado de Artur Moraes inflacionou a amargura encarnada. Mais do que Jorge Jesus, Luís Filipe Vieira precisa de intervir.

Não está nada fácil a vida das águias. Para os lados da Luz, o alarme já estará certamente a soar em altos decibéis. Falta uma semana para o Benfica entrar em campo em jogos a sério e não há sinais que alegrem a nação encarnada. Já não há mais jogos de preparação, os lesionados são cada vez mais e as soluções pecam na qualidade.

Contas somadas, são seis derrotas em oito jogos de preparação. Até agora, nenhum com efeitos práticos, é certo, mas são demasiados pontos negativos a reter de uma pré-época que teve mais incerteza do que preparação.

Para o confronto com o Valencia, Jorge Jesus apenas manteve Artur Moraes e Sidnei dos 11 que entraram em campo com o Arsenal. Fora esses, nove jogadores tiveram oportunidade (alguns a derradeira) de mos
trarem ao técnico que merecem figurar na fotografia do plantel em 2014/2015.
Primeira parte mais alegre
O jogo começou praticamente com o golo do Benfica. Diante de um Valencia também ainda em construção, as águias aproveitaram uma falha defensiva e Jara assistiu Derley para o golo. Foi o primeiro do ex-Marítimo, o sexto do Benfica nesta pré-temporada (Gaitán fez dois, Jara, João Teixeira e Talisca foram os outros marcadores).
A equipa tranquilizava-se um pouco mais. Convém referir que a equipa de Nuno Espírito Santo nada teve a ver com a do Arsenal, mas não deixou de ser meritória a forma como as águias se apresentaram, sobretudo na zona central.

André Almeida tem que ser o homem mais recuado do meio campo neste momento, pois é o mais agressivo e o melhor conhecedor do que Jorge Jesus pretende para 



aquela zona (provavelmente com Rúben Amorim ao lado). João Teixeira também mostrou bastante vontade e muita entrega, somando mais pontos positivos.

Na frente, Franco Jara oscilava entre o muito bom e o muito mau, Candeias teimava em esconder-se, Bebé esforçava-se e Derley era o melhor. Finalmente o brasileiro mostrou serviço, ficando por se saber se isso será suficiente para aparecer ao lado de Lima.

A defensiva, tirando um ou outro calafrio, mostrava bem mais acerto do que no dia anterior, quer no posicionamento, quer na agressividade a pressionar o adversário.

Num ritmo calmo, o jogo animava de vez em quando na primeira parte. Pablo Piatti acertou no poste aos 9 minutos, Franco Jara respondeu aos 39 com uma bomba à trave.


Descalabro de Artur

Na segunda parte, tudo mudou. O Valencia, com Rodrigo e André Gomes em campo, passou a ser mais agressivo e pressionante. Não muito, mas o suficiente para virar o marcador num quarto de hora maquiavélico de Artur Moraes.

José Gayá foi o primeiro a marcar. Não se sabe se queria cruzar ou rematar, mas a verdade é que a bola até ia frouxa na direção de Artur, só que o brasileiro deixou o esférico passar por baixo das pernas.

Depois foi Piatti, na recarga a um remate que Artur defendeu para a frente, ainda assim o golo que se pode desculpar ao número 1 dos encarnados.

Só que o aspeto mental já era deficitário no guardião, que voltaria a dar um 'frango' pouco depois, quando Cuadrado rematou de fora da área, com o seu pior pé. Artur saltou para encaixar a bola, só que deixou-a escapar por entre as mãos. Jesus ainda demorou, mas poupa-lo-ia pouco tempo depois.

As substituições das águias pouco podiam fazer e nada acrescentaram. Tais erros deitavam totalmente por terra a moral de uma equipa que desesperava pelo fim do jogo. AInda se viram algumas melhorias, sobretudo por parte de Derley, só que o desaire era inevitável.

Há muito para fazer para os lados da Luz...

Óscar Cardozo, o «jogador atípico» que virou melhor marcador estrangeiro de sempre no Benfica

Óscar Cardozo, o «jogador atípico» que virou 

melhor marcador estrangeiro de sempre no Benfica

Era um verão de mudanças, aquele de 2007. O terceiro lugar não tinha agradado, mesmo tendo ficado a dois pontos do campeão FC Porto e a um do Sporting. A pressão era enorme para Fernando Santos, que via Simão Sabrosa ser vendido ao Atlético de Madrid, Karagounis e Miccoli regressarem aos clubes que os tinham emprestado na época anterior. Voltava Manuel Fernandes, só que por pouco tempo - faria 'birra' para não jogar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões com o Kobenhavn e rumaria ao Valencia. Mantinham-se Petit, Léo, Nuno Gomes ou Rui Costa (última época do maestro). Chegavam reforços: Butt para a baliza, Maxi Pereira, Zoro e Sepsi para a defesa, Bynia para o meio, os 'meninos' Di Maria e Freddy Adu, o uruguaio Cristián Rodríguez, Bergessio para a frente. Enfim, muitos nomes carregados de sonhos. Ah, e um tal de Óscar Cardozo, desconhecido mas com o pesado fardo de nove milhões de euros por 80% do passe que o Benfica pagou ao Newell´s Old Boys.

Chamavam-no Tacuara, nome que se dá a um tipo de plantas no Paraguai que crescem muito (podem atingir 12 metros) e em forma de cana. À primeira vista, fazia torcer o nariz, pois o seu pontapé com o pé esquerdo era fora do comum, quer em força, quer em colocação, só que o seu jeito desengonçado e lento não convencia.

Cardozo foi, no Terceiro Anel, aquele jogador que ora era amado, ora odiado. Marcando, era aplaudido, não marcando, vinha logo um coro de assobios e a divisão da nação encarnada. Porém, os números não merecem contestação, pois no Benfica nenhum estrangeiro marcou tantos quanto ele. Só oito portugueses fizeram mais tentos que o número 7, embora alguns deles com mais jogos do que o paraguaio, que totalizou 295 jogos e marcou 172 golos.

Contra o Fenerbahçe virou a eliminatória
Está iminente a tranferência de Cardozo para o Trabzonspor. Esteve para ir há um ano, quando o Fenerbahçe quis dar 12 milhões de euros, vai agora por cerca de metade. Foram sete épocas do número 7, várias conquistas, muitos golos e um lugar na história do clube, pelo menos na opinião de Rui Águas, antiga glória do Benfica com quem o zerozero.pt falou.

O filho de José Águas, por exemplo, ficou a 68 tentos da marca doTacuara. Se um está na história do clube e é lembrado para falar destas particularidades (como é o caso), o outro também estará, obrigatoriamente.

«Será recordado pelos números. Um goleador manter-se num clube tantos anos e com tanto rendimento dificilmente acontecerá nos moldes atuais do mercado, portanto será difícil tirarem-lhe esse recorde».


«Rendimento» e «eficácia» foram as palavras que vieram logo à cabeça de Rui Águas para definir Cardozo, um jogador que, saindo agora, o fará num momento em que já não apresenta a mesma performance que demonstrou outrora e que lhe valeu inúmeras aclamações: «Claro que as pessoas agora não reconhecem, pois ele não vem marcando ultimamente, ao contrário do que fez durante todo este tempo. Talvez se devesse um pouco a alguma saturação nos últimos tempos, necessidade de mudar, portanto talvez tenha sido a melhor solução».

O jogador, independentemente do que acontecer, perdurará na memória dos benfiquistas, não só pelos golos, mas pelo jeito peculiar como se apresenta em campo: «Fica marcado pela sua singularidade. É um jogador atípico, que teve que ultrapassar durante grande parte da sua permanência aqui alguma polémica em seu redor, nunca foi unânime, até porque é um tipo de jogador estranho. Quem olha para ele não augura nada de bom, fisicamente é esquisito, mas é daqueles que tem aquela diferença que faz um goleador: uma intuição muito grande, uma enorme capacidade de remate com o pé esquerdo, um jogo de cabeça razoável, mas que foi procurando melhorar, atingindo um nível bom». 

Crescimento com Jorge Jesus

Cardozo chegou em 2007 e assistiu logo a uma chicotada psicológica. Fernando Santos saiu na primeira jornada, depois de um empate com o Leixões, chegando Camacho, que também não terminaria a época - seria Chalana e, precisamente, Rui Águas. Foi o melhor marcador da equipa, como viria a ser nas épocas seguintes, embora não tenha sido totalmente feliz com Quique Flores, que preferia um ataque com Aimar e Suazo.

«Combateu com eficácia algumas debilidades que tinha, ainda que nem todos os treinadores apreciassem isso. O Quique, por exemplo, preferia o Suazo porque era mais rápido, mesmo nunca sendo um goleador. Hoje em dia, os treinadores têm a tentação de optar por isso», referiu Rui Águas ao nosso órgão.

Raio X [Treinador]
com
Jorge JesusÓscar Cardozo
222Jogos
152Vitórias
39Empates
31Derrotas
+ ver detalhes




Uma das imagens mais marcantes de Cardozo no Benfica 
Com Jorge Jesus, tudo mudou. Passou a ser a referência de ataque na equipa, servido por Di Maria, Aimar, Ramires e Saviola naquele Benfica campeão em 2009/2010, ano em que conseguiu pela primeira vez ser o melhor marcador do campeonato nacional, ano também em quemarcou mais golos no Benfica (38).

Os números continuaram a ser bem demonstrativos nas épocas seguintes e Cardozo termina com 133 golos marcados durante o reinado de Jorge Jesus, sendo que apenas Lima conseguiu rivalizar com a eficácia do paraguaio, em 2012/2013. A propósito, uma temporada que esteve para ser de sonho e que acabou num pesadelo marcante na carreira de Cardozo, que confrontou Jorge Jesus no Jamor, após a derrota com o Vitória SC.

Esse incidente despoletaria um derrame acentuado de tinta. Uns eram intolerantes com a atitude do paraguaio, outros minimizavam-na, como foi o caso de Eusébio (Cardozo 'retribuiria' no funeral do Pantera Negra, onde foi dos mais sentidos com a perda da figura do clube). Sair teria sido melhor?

«A época passada foi uma época diferente para ele, pois Rodrigo confirmou que é um valor de exceção. Ainda assim, ele não deixou de contribuir para os resultados do Benfica, mesmo numa medida um pouco mais abaixo. Somando a isso o facto de no ano passado terem havido valores diferentes, talvez tivesse sido melhor vendê-lo naquela altura, até porque a idade dele conta, mas não foi assim. O Benfica apostou em manter um valor seguro, habituado ao clube e a fazer golos, portanto é de aceitar essa decisão», avaliou Rui Águas.

Fez 12 golos em 16 jogos a Patrício, a vítima preferida do paraguaio 
Jogo de homenagem?

Recentemente, Deco teve direito a uma homenagem conjunta entre FC Porto e Barcelona. Na conversa que manteve com Rui Águas, o zerozero.pt perguntou se tal não seria justo acontecer também com o paraguaio. O entrevistado disse saudar «sempre esses jogos de homenagem», embora reconheça que já não se lembra do último, pois «antigamente existiam mais regularmente do que agora».

Em todo o caso, Tacuara seria candidato a tal: «Cardozo foi um jogador marcante, não há muitos que tenham tido a influência no clube como ele teve».

Agrediu um espanhol aos 9 minutos de uma eliminatória com o Getafe (1x2), foi suplente com Quique, empurrou Jorge Jesus, falhou um dos penáltis da final contra o Sevilla. Marcou 13 golos ao Sportingsete ao FC Porto, fez os golos do título em 2010 contra o Rio Ave (2x1), virou uma eliminatória com o Fenerbahçe (3x1) que deu final europeia mais de 20 anos depois, marcou três em 33 minutos no eletrizante 4x3 da Taça de Portugal com o rival leonino.

Pode já não ter mais para escrever com a camisola do Benfica, mas da entrada na galeria dos imortais do clube já não se livra. Amado ou odiado.

BENFICA-VALÊNCIA

Cancelo, Lindelof e Bebé titulares


SIGA AQUI TODAS AS INCIDÊNCIAS DO SEGUNDO JOGO DOS ENCARNADOS NA EMIRATES CUP (14 HORAS)

O Benfica defronta o Valencia este domingo, a partir das 14 horas, no Estádio Emirates, em partida da segunda e última jornada da Emirates Cup.

No sábado, os encarnados foram goleados pelo clube da casa, o Arsenal, que marccou cinco golos. Nicolás Gaitán apontou o tento de honra dos campeões nacionais.

Para a formação comandada por Jorge Jesus, este é o último encontro de preparação, antes do primeiro desafio oficial da temporada, frente ao Rio Ave, a 10 de agosto, em Aveiro, para a Supertaça.

No que diz respeito a resultados, esta fase foi pouco animadora. Em sete partidas, o Benfica somou duas vitórias (Estoril e Sion) e cinco derrotas (Sporting, Ol. Marselha, Ajax, Ath. Bilbao e Arsenal). O saldo de golos também é francamente negativo: 5 marcados e 11 sofridos.

Jesus tem justificado estes resultados com a saída de jogadores habitualmente titulares a temporada passada - Oblak, Garay, Siqueira e Rodrigo - sem esquecer André Gomes e Cardozo, que deixou a equipa já em Londres, para ultimar a transferência para o Trabzonspor.

Frente ao conjunto orientado por Arsène Wenger, Jesus também destacou as ausências de Luisão, Enzo Pérez e Jardel, para justificar os erros defensivos. O técnico falou no cansado de César e Sidnei, titulares nos jogos realizados na Suíça e com o Arsenal.

Jesus já expressou confiança numa época positiva, pedindo aos adeptos para não se assustarem com as saídas - às já confirmadas, podem juntar-se as de Enzo Pérez, cobiçado pelo Valencia, e Gaitán, desejado por Leonardo Jardim, no Monaco.

O técnico amadorense acredita que vai construir uma equipa de acordo com a dimensão do Benfica. Mas pede tempo para que os reforços se possam integrar e adaptar às suas ideias.

O encontro de hoje é de reencontros. No banco do Valencia vai estar Nuno Espírito Nuno Santos, que estava ao leme do Rio Ave nas finais que o Benfica ganhou a temporada passada, da Taça da Liga e da Taça de Portugal.

Além disso, a formação che conta com André Gomes e Rodrigo, dois jogadores que faziam parte do plantel benfiquista a temporada passada.

A sétima edição da Emirates Cup encerra com o Arsenal-Monaco. Tudo leva a crer que o troféu ficará em casa, uma vez que os gunners somam 8 pontos - 3 pela vitória obtida diante do Benfica e 5 pelos golos marcados. Já os espanhóis e os franceses contabilizam três - 1 pelo empate no duelo entre ambos e 2 pelos golos obtidos.

O Benfica foi a segunda equipa portuguesa a participar neste torneio de verão. Há um ano, o FC Porto classificou-se em segundo lugar, atrás de Galatasaray e à frente de Arsenal e Nápoles.

Os encarnados, que ainda procuram reforços para a baliza e meio-campo, regresss a Lisboa ainda hoje. A partir de amanhã, será tempo de centrar atenções na preparação do duelo com o Rio Ave, agora orientado por Pedro Martins.

Já são conhecidos os onzes iniciais como é possível ver em baixo.
ONZE INICIAL 

Benfica suspira por Enzo e isso é um problema

Benfica suspira por Enzo e isso é um problema

Discurso de Jorge Jesus é errante e algumas opções do treinador também não têm ajudado
Talvez Jorge Jesus saiba o que fazer com os jogadores que tem nas mãos, mas é seguro que não sabe o que dizer.

O treinador do Benfica começou por afirmar que só trabalho não dava, era necessária qualidade.

Saiu daí para um politicamente correto não se assustem (quando já havia muita gente de facto assustada).

Antes do jogo com o Arsenal prometeu que em Londres já se veria um Benfica próximo do que tem de ser.

Depois de ser goleado por Wenger, num dos torneios mais prestigiados do defeso, pediu que não ligassem. Afinal, disse, faltava ali muita gente, o Benfica não era aquilo.

O discurso de Jesus é penoso, mas mesmo assim melhor do que o Luís Filipe Vieira, que tem passado o Verão escondido, incapaz de explicar aos sócios o que se passa. Talvez porque não saiba, provavelmente porque não pode.

Sem presidente à vista, os benfiquistas têm sido confrontados com três tipos de notícias: 

1. Jogadores importantes que saem
2. Jogadores importantes que podem sair
3. Jogadores que não seriam titulares na época passada mas agora terão de jogar porque não há outros

Este sábado houve uma originalidade, para mim sinal de evidente desnorte: Djavan, contratado esta época à Académica, foi apresentado em Braga, onde assinou por quatro épocas. Isto é absurdo.

Voltando a Jesus, creio que ele tem razão em algumas coisas e nenhuma em outras.

Concordo com o treinador do Benfica quando lembra as ausências de Luisão e Enzo. É evidente que o regresso de ambos fará crescer a equipa. O problema é saber se o argentino fica mesmo e se o brasileiro será capaz de durar toda a temporada.

Também percebo quando lamenta a ausência de Jardel. Por outro lado, é um mau sinal quando o treinador já lamenta não ter um central que na época passada estava tão distante dos dois titulares.

Já não posso concordar com tudo o resto.

Ao contrário do que afirmou, estes são os jogadores que existem. Os centrais serão outros, sim, e haverá Enzo. E é tudo. Os restantes serão os que Jesus tem treinado. Maxi na direita, Benito ou Eliseu na esquerda. Ruben como número «6», mais tarde Fejsa. Depois Salvio e Gaitan. Ola John, quem sabe. Talvez Derley, ou Candeias, ou Bebé.

Estes foram os jogadores que Jesus escolheu. Vou escrever outra vez: estes jogadores foram escolhidos pelo treinador e contratados pelo clube. Alguns chegaram agora, outros já por lá andam há anos.

Talvez esta seja uma boa altura para lembrar que Jara, por exemplo, custou 5,5 milhões de euros . Foi adquirido em 2010, com 21 anos. Nunca teve utilidade conhecida. Quem se responsabiliza por isto? 

Sidnei, um dos centrais que Jesus responsabilizou pela derrocada, foi contratado ainda no tempo de Quique Flores. Mas já com este presidente, claro. Por metade do passe, o Benfica pagou cinco milhões de euros. Foi em 2008, no Verão. Uns meses depois, os encarnados aceitaram pagar dois milhões à Gestifute de Jorge Mendes. Ao mesmo tempo venderam dez por cento do passe de Di Maria por um milhão. Olhado daqui não parece o mais genial dos negócios.

E no entanto, o Benfica esta época trouxe mais três brasileiros sem experiência, no mesmo estilo a ver se dá: Talisca, Luis Felipe (um lateral direito, a sério?!) e César (um central, depois de na época passada ter contratado Lisandro Lopez...). Que tipo de gestão é esta?

Sem parceiro para Lima, Jesus ignora Nelson Oliveira. No ano passado ainda reparou em Bernardo Silva, agora coloca-o longe, na bancada. Ou seja, mais coisa mesmo coisa, até ver o plantel é este. É pouco inteligente diminuí-lo quando não há outro.

Como lembrava esta tarde o comentador da TVI24 Rui Pedro Braz, o Benfica pode não ter investido muito no plantel desta época, mas nem por isso ele é barato. Se jogadores que custaram mais de cinco milhões de euros afinal não servem, é altura de alguém se responsabilizar.

Tudo somado, a goleada perante o Arsenal reforçou o que já pensava: o Benfica precisa mesmo de manter Enzo e Gaitan, o que é um péssimo sinal. Quando uma equipa está assim tão dependente de um ou dois jogadores, essa equipa está frágil. 

Seja como for, se puder contar com os argentinos e recuperar Luisão o mais depressa possível, Jesus comprará tempo que pode ser essencial. Caso contrário, os benfiquistas que se agarrem. Vai ser duro.


NOTA: Jesus também não está a ajudar, neste início de época. Trouxe Eliseu para ser lateral esquerdo, coisa que o português já não é há anos. Contratou Bebé para a ala quando o antigo jogador do Manchester United só pode render na frente, com Lima, solto. 

Luis Fariña protagonizou lance de génio em Braga

Luis Fariña protagonizou lance de génio em Braga


Médio cedido pelo Benfica ao Deportivo Corunha

Luís Fariña, médio argentino cedido pelo Benfica aos espanhóis do Deportivo Corunha, foi titular pela equipa galega no jogo de apresentação do Sp. Braga aos seus associados. O jogador de 23 anos, contratado pelo clube da Luz ao Racing Avellaneda (emprestado ao Baniyas dos Emirados Árabes Unidos na época passada), protagonizou um lance de génio no Minho. 

Que o digam dois defesas da equipa minhota. Faltavam poucos minutos para o final do primeiro tempo quando o número 24 do D. Corunha pegou na bola do lado esquerdo do ataque e levou perigo à baliza de Matheus. 

Primeiro desenvencilhou-se de dois adversários fazendo a bola passar por entre as pernas do lateral contrário. Depois com a linha de fundo à sua mercê, encarou o central e fez novo túnel.  A sequência não foi a melhor e Fariña apenas conseguiu canto, mas fica o registo de uma jogada que fez o Estádio Municipal de Braga vibrar.

De resto, nos 66 minutos em que esteve em campo, altura em que deu o seu lugar a Borja, o jogador dos quadros do Benfica rubricou uma exibição positiva no ataque do D. Corunha. 

Nunca se vira com JJ sofrer quatro golos até ao intervalo

Nunca se vira com JJ sofrer quatro golos até ao intervalo 

Benfica de Jorge Jesus fez história: primeira parte como a de ontem nem em jogos oficiais.

Nunca o Benfica de Jorge Jesus chegou ao intervalo a perder por 4-0. Nas cinco épocas desportivas completas que o treinador de 60 anos tem de águia ao peito, não se encontra qualquer partida - oficial ou de carácter amigável - tão catastrófica como a de ontem no que a registo de golos sofridos diz respeito. Os próprios adeptos do Arsenal divertiram-se ontem à custa dos encarnados, festejando, com palmas e onda nas bancadas, o único golo do adversário, marcado por Gaitán aos 62 minutos (5-1).

Em 2010/11, as águias foram ao Dragão perder por 5-0, frente ao FC Porto, em encontro do campeonato, mas ao intervalo perdiam por três golos. Na temporada anterior, uma visita ao campo do Liverpool, na Liga Europa, também não correu da melhor maneira com um desaire por 4-1, mas 2-0 na pausa regulamentar. Ontem, o campeão nacional, com o 5-1 sofrido perante o Arsenal, tornou esta pré-temporada ainda mais penosa, somando a quinta derrota em sete jogos. 

Jorge Jesus disse recentemente que era seu desejo encontrar, nesta fase de preparação, adversários com nível de dificuldade elevado, mas não esperaria atingir o recorde de desaires numa pré-época. Na de estreia como treinador do Benfica, em 2009/10, terminou a preparação com um total de 14 "amigáveis": dez vitórias, três empates e apenas uma derrota, com 30 golos marcados e 10 sofridos. Agora, em metade dos jogos, a equipa já leva cinco derrotas e 11 golos sofridos, contra apenas duas vitórias e cinco golos marcados.

Guilavogui vai mesmo para o Wolfsburgo

Guilavogui vai mesmo para o 

Wolfsburgo

Médio francês vai mesmo ser vendido pelo Atlético ao clube alemão, segundo a imprensa alemã e espanhola.

Nos planos do Benfica para reforçar o meio-campo, Guilavogui irá, ao que tudo indica, prosseguir a carreira na Bundesliga, ao serviço do Wolfsburgo. Segundo escreve o "As", com base na imprensa alemã, o jogador francês irá assinar pelo clube alemão numa transferência de 14,5 milhões de euros, por 90 por cento do passe.

Guilavogui, 23 anos, foi contratado pelo atual campeão espanhol ao Saint-Étienne na última temporada, por 12 milhões de euros. Sem espaço no Atlético, regressou ao clube francês por empréstimo. 

Cardozo voltou para Lisboa e está a caminho do Trabzonspor

Cardozo voltou para Lisboa e está a caminho do Trabzonspor
Óscar Cardozo, avançado do Benfica que este sábado nem figurou na ficha de jogo do encontro das águias com o Arsenal, na Emirates Cup, regressou mais cedo a Lisboa. 

O paraguaio, de 31 anos, aterrou no aeroporto da Portela por volta das 22.25 horas. Confrontado por A BOLA se estaria já certa a sua saída para os turcos do Trabzonspor, Cardozo escusou-se em comentar qualquer assunto, pelo que acabou por sair do aeroporto da Portela apressado, acompanhado por um funcionário do Benfica.

O regresso antecipado de Tacuara da deslocação das águias a Londres estará de facto relacionado com a saída do atacante, que deverá reforçar os turcos do Trabzonspor. O clube, aliás, já anunciou no seu site oficial o acordo alcançado.

Eliseu foi poupado

Eliseu foi poupado
RENDIDO NOS MINUTOS INICIAIS FRENTE AO ARSENAL
Nenhum jogador do Benfica vai guardar boas memórias do desafio com o Arsenal, mas a tarde revelou-se especialmente aziaga para Eliseu.

O internacional português foi chamado ao onze inicial e ainda entrou no relvado. Contudo, nos primeiros minutos da partida começou a sentir algumas dores e, para evitar uma lesão muscular, acabou por solicitar a substituição.

Jorge Jesus, vendo que o lateral de 30 anos estava em dificuldades, não hesitou e mandou de imediato aquecer Benito que entrou em campo poucos minutos depois. Eliseu saiu agarrado à zona dos adutores e acabou por colocar algum gelo nessa área do corpo.

Segundo foi possível apurar, a condição física do esquerdino não inspira grandes cuidados aos responsáveis do Benfica. O futebolista saiu por mera precaução, de forma a evitar uma paragem mais prolongada. Com a Supertaça agendada para o próximo domingo, JJ não arriscou.

Equipamento em estreia não deu sorte

Equipamento em estreia não deu sorte
NOVA CAMISOLA ALTERNATIVA NA DERROTA EM LONDRES
O Benfica já disputou sete encontros na presente pré-temporada, mas só ontem alinhou com novo equipamento alternativo. A camisola azul escura é enriquecida por alguns riscos de cor fuschia que cortam o padrão dominante.

Dado o resultado registado no final do desafio, é possível dizer que as camisolas não trouxeram muita sorte. Contudo, convém sublinhar que nos anteriores seis encontros disputados pelas águias com as cores tradicionais só foram alcançadas duas vitórias.

Imprensa de Valência quer vingar-se de Jorge Jesus

Imprensa de Valência quer vingar-se de Jorge Jesus
"SUPERDEPORTE" MUITO CRÍTICO PARA COM TÉCNICO
"Vingança contra Jorge Jesus". Eis o título da peça de antevisão do jornal valenciano "Superdeporte" ao jogo desta tarde entre Valencia e Benfica. À primeira vista, não há nada que indique qualquer razão para tal sensação.

No entanto, o diário da província do sul espanhol não perdoa as recentes palavras de JJ ao semanário "Sol", onde disse que não podia sair da Luz para orientar uma equipa como o Valencia.

"Esta tarde irá dar conta daquilo que perdeu", pode ler-se no texto publicado pelo referido jornal, que fala do Benfica de uma forma irónica: "O Valencia defronta o Benfica, ou melhor, o pouco que resta dele".

O "Superdeporte" aponta também o desejo de vingança por parte de Nuno Espírito Santo, que na época passada perdeu duas finais, ao comando do Rio Ave, para o Benfica de Jorge Jesus.