segunda-feira, 21 de abril de 2014

Análise individual do Benfica-Olhanense

Análise individual do Benfica-Olhanense

Como era esperado, o Benfica não vacilou diante do último classificado Olhanense e venceu por 2-0, conquistando, dessa forma, o título nacional, e sucedendo, portanto, ao tricampeonato obtido pelo FC Porto entre 2010/11 e 2012/13.

Curiosamente, os encarnados precisaram de esperar quase uma hora para abrirem o activo, muito por culpa da ineficácia dos seus avançados, que desperdiçaram inúmeras ocasiões até Lima (57 e 60 min.) bisar e abrir a passadeira para os ansiados festejos das águias.

Análise individual aos jogadores do Benfica:
Oblak (6): Não teve que intervir muito no jogo, mas nunca vacilou no pouco trabalho que lhe foi surgindo.

Maxi Pereira (7):
 O internacional uruguaio foi um autêntico extremo, beneficiando do pouco trabalho defensivo que teve para se incorporar, constantemente, em missão ofensiva.

Luisão (6): Seguro e eficaz no eixo defensivo, num jogo que, valha a verdade, foi um descanso absoluto para o internacional brasileiro.

Garay (6): Uma exibição globalmente muito positiva que apenas teve um pecado: o mau passe que deixou a bola perigosamente nos pés de Lucas Souza (11 min.).

André Almeida (6): Uma exibição sóbria e segura no flanco esquerdo da defesa. Atacou pouco, é certo, mas também não se lhe exigia esse pendor ofensivo.

André Gomes (6):  Como "seis", o jovem médio luso esteve bem, actuando com sobriedade e eficácia.

Enzo Pérez (7): Foi o motor do meio-campo encarnado, como é habitual, sendo importantíssimo na fase de construção e para que o Benfica tivesse uma grande superioridade na zona central do terreno.

Salvio (6): Foi um dos principais dinamizadores do Benfica enquanto esteve em campo, tendo sido muito infeliz na fase final da primeira metade, quando partiu o braço em lance azarado com Diakhité.

Lima (8):  Foi o desbloqueador da partida, marcando dois golos à ponta de lança, isto depois de já ter estado perto de facturar em outras ocasiões. Bela exibição.

Rodrigo (7):  Só lhe faltou mesmo o golo, uma vez que o hispano-brasileiro foi de uma dinâmica fantástica nas zonas ofensivas do terreno e só pecou mesmo na finalização, uma vez que não lhe faltaram tentativas.

Gaitán (7): 
Muita irreverência imposta no flanco esquerdo do ataque, sendo que o internacional argentino também procurou inúmeras vezes o golo, tendo sido inclusivamente na recarga a um remate seu que Lima abriu o activo.

Markovic (6): Substituiu Salvio e o Benfica não se ressentiu minimamente da saída do internacional argentino, continuando a calibrar muito jogo ofensivo pelo flanco direito.

Djuricic (4): Entrou na festa, mas sem lugar a grande brilhantismo.

Cardozo (3): Um chapéu que ficou curto e pouco mais.

Vieira não esqueceu as lendas

Vieira não esqueceu as lendas

Luís Filipe Vieira estava naturalmente satisfeito pelo título obtido pelos encarnados e, do autocarro que percorria o Marquês de Pombal, teve discurso emocionado para com os adeptos. "Esta é uma vitória de todos os benfiquistas, todos, mesmo todos, até daqueles que não acreditavam. É uma vitória de todos os benfiquistas, de Portugal, de Moçambique, Angola, São Tomé, Cabo Verde... de todo o Mundo!", atirou, citado pelo jornal "A Bola".

Mas o líder das águias, que se apresentava com um boné de campeão na cabeça e um cachecol à volta o pescoço, também fez questão de lembrar duas glórias encarnadas que faleceram recentemente. "Num ano que tem sido também triste para nós, e muito, esta vitória é dedicada também a dois homens que perdemos: Eusébio e Mário Coluna. Onde quer que eles estejam, devem estar seguramente felizes também. Em nome de todos, técnicos, jogadores, dirigentes: muito obrigado!", sublinhou.

Época não terminou aqui
Numa fase de grande euforia, Luís Filipe Vieira fez também questão de recordar que a época não se extinguiu nesta conquista, lembrando que ainda existem mais três competições para ganhar, nomeadamente a Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga.

"Quero lembrar que ainda nada terminou esta época e que vamos continuar na perseguição dos outros objectivos que ainda temos; queremos conquistar mais", realçou um felicíssimo líder encarnado.

Luís Filipe Vieira: “Esta é uma vitória de todos os benfiquistas”

33.º Campeonato Nacional

Luís Filipe Vieira: “Esta é uma vitória de todos os benfiquistas”

O Sport Lisboa e Benfica sagrou-se ontem, Domingo de Páscoa, Campeão Nacional. Mal Carlos Xistra apitou para o final da partida a “maré vermelha” inundou Portugal de lés a lés, transbordando por esse Mundo fora.

Em Portugal, e depois da enorme festa realizada em plena Catedral, os festejos concentraram-se no Marquês de Pombal, onde Luís Filipe Vieira, em cima do autocarro panorâmico que transportou a comitiva rumo ao ponto histórico de celebração, se dirigiu à Nação Benfiquista.

“ Está é uma vitória de todos os benfiquistas, mesmo daqueles que não acreditaram. É uma vitória que enche de felicidade não só Portugal como Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e todo o Mundo fora”, começou por afirmar o presidente.
Olhando em frente, Luís Filipe Vieira revelou um desejo comum a todos os benfiquistas: “Este é só um título e queremos continuar com o mesmo pensamento por todos os objectivos que temos pela frente.”

A fechar a curta, mas sentida intervenção, Luís Filipe Vieira recordou Eusébio e Mário Coluna, falecidos este ano, dedicando-lhe a conquista.

“Quero dedicar o título também a dois homens que perdemos. Onde quer que estejam, Eusébio e Coluna, de certeza que estarão muito felizes”, concluiu o presidente do Benfica, visivelmente emocionado.

Imprensa estrangeira não esquece 33.º título do SL Benfica

Um pouco por todo o Mundo


Imprensa estrangeira não esquece 33.º título do SL Benfica

A conquista do 33.º título do palmarés da equipa Sénior de Futebol do Sport Lisboa e Benfica não fez manchetes apenas na imprensa nacional. Os jornais estrangeiros, um pouco por toda a Europa, não esqueceram o novo Campeão de Portugal e a festa que preencheu as ruas da Capital.

O Jornal espanhol “Marca” referiu que o Benfica conquistou o título após vencer a Olhanense por 2-0, consolidando a posição do Clube com mais títulos no País. Para além da crónica ao que se passou nos 90 minutos, a “Marca” fala da lesão de Salvio que saiu ao intervalo.

Também de Madrid, o “As” abordou a conquista benfiquista. Destacou o facto de o SL Benfica ser Campeão a duas jornadas do fim do Campeonato, algo que não sucedia há 37 anos. O diário desportivo lembrou, ainda, que a vitória sobre o Olhanense acontece antes do embate com a Juventus e depois de eliminar o FC Porto na Taça de Portugal.

Um pouco à semelhança da “Marca”, o “Mundo Deportivo”, da Catalunha, destaca o facto de o Benfica consolidar o estatuto de Clube mais titulado em Portugal após vencer o Olhanense por 2-0, com um “bis” de Lima.

O desportivo catalão “Sport” frisa que o SL Benfica recupera o trono em Portugal com a conquista do 33.º título de Campeão Nacional. O “Sport” faz uma crónica do jogo, destacando os golos de Lima que apontaram à festa e a lesão de Salvio, que se junta, assim, a Sílvio.

O “France Football”, um dos diários desportivos mais emblemáticos do Mundo, fala do título do Benfica, considerando que o mesmo aconteceu sem surpresas. O jornal gaulês lembrou, ainda, que, para além do Campeonato, o Benfica pode conquistar a Taça de Portugal, a Taça da Liga e a Liga Europa, algo inédito.

Em Itália, o “Gazzetta dello Sport” recorda que o Benfica perde Salvio para a eliminatória com a Juventus em dia de festa pela conquista do título de Campeão, logrado a duas jornadas do fim.

O “Corriere dello Sport” segue pelo mesmo diapasão. Destaca a lesão de Salvio e lança alerta à Juventus, pois o Benfica enfrenta as meias-finais da Liga Europa Campeão de Portugal com um triunfo por 2-0 sobre o Olhanense.

Em Inglaterra, o “The Guardian” não esqueceu o título benfiquista, apontando aos dois golos de Lima, de quem colocou uma citação aquando do apito final. O jornal britânico fez, igualmente, uma análise ao jogo de domingo e elevou o SL Benfica como equipa com mais conquistas no País.

Da Europa para o Brasil, o “Lancenet” diz que as “águias” são Campeãs quando faltam cumprir duas jornadas para o término do Campeonato.

Já o “Gazeta Esportiva” fala na conquista do 33.º título por parte do Benfica recuperando declarações de Luisão e de Raúl José, treinador-adjunto, no final do encontro.

Benfica TV: o balanço de uma inovação que agitou o mercado

Benfica TV: o balanço de uma inovação que agitou o mercado
Televisão do clube ultrapassou os 300 mil assinantes depois de assegurar a transmissão dos jogos caseiros dos encarnados.
A 25 de agosto de 2013, a Benfica TV transmitiu pela primeira vez um jogo caseiro da formação encarnada na Liga: Benfica-Gil Vicente, 2-1. Cerca de oito meses mais tarde, a televisão do clube concentrou em seu redor os pormenores exclusivos da festa encarnada durante a após o embate com o Olhanense. 

O emblema da Luz apresentou uma inovação a nível mundial, sendo o primeiro clube a garantir em direto e exclusivo a transmissão caseira dos seus jogos de futebol. Essa aposta provocou uma natural agitação no mercado, até então sujeito a um estado de monopólio. 

Será ainda precoce avançar para um balanço definitivo, já que é lógico considerar o que o Benfica deixou de ganhar ao recusar a proposta da Olivedesportos, o que efetivamente ganhou com a transmissão dos jogos pela Benfica TV e o que teve de gastar para assegurar essa mesma transmissão. 

Por ora, os responsáveis encarnados fazem um balanço extremamente positivo. A 10 de fevereiro de 2014, na véspera da receção ao Sporting, o Benfica anunciou ter chegado à marca de 307.872 subscritores, ou seja, 307.872 pessoas a pagar 9,90 euros por mês. 

Nélson Oliveira: «Parabéns a toda esta grande família»

Nélson Oliveira: «Parabéns a toda esta grande família»
JOGADOR CONGRATULA TODA A ESTRUTURA DAS ÁGUIAS
Nélson Oliveira não se sagrou campeão pelos encarnados mas sofre pelo clube à distância. O internacional português que se encontra cedido ao Rennes, da liga francesa, deu os parabéns a toda a estrutura do Benfica pelo campeonato conquistado.

"Uma imagem vale mais que mil palavras. Parabéns aos jogadores, equipa técnica, presidente e a toda esta grande família. SOMOS BENFICA! #GLORIOSO #33", escreveu numa publicação que pode ser lida na página oficial do jogador no Facebook.

Dos traumas à glória (cronologia da época)

Dos traumas à glória (cronologia da época)

Mês a mês, o resumo de um percurso em crescendo

A 2 de outubro de 2013 não seria sensato apostar convictamente num Benfica campeão. Nessa noite, a equipa de Jesus era esmagada por 3-0 em Paris, em jogo da Liga dos Campeões. A competição era diferente, sim, mas a queda concluía dois meses de dúvidas e resultados incertos. 
Ao oitavo jogo oficial da época, o Benfica já somava o quarto resultado negativo. Por negativo, entenda-se, referimo-nos a tudo o que não sejam vitórias: derrota no Funchal e em Paris, empate em Alvalade e na receção ao Belenenses. 
Ordem na mesa: saltámos diretamente para Cidade-Luz mas talvez nos tenhamos precipitado. Em boa verdade, esse nem foi o mais ingrato e duro dos momentos na época benfiquista. 
Na tarde de 25 de agosto, Estádio da Luz cheio, a cabeça de Jorge Jesus esteve a minutos de rolar. A imagem é excessiva, mas não andará longe do rigor que se impõe. 
Poucos já o recordarão. Aos 90 minutos da segunda jornada, o agora campeão somava zero pontos e afundava-se mais e mais no traumático final de época 2012/13. 
O Gil Vicente marcara por Diogo Viana, a 20 minutos do fim, e preparava-se para voltar com três pontos a Barcelos. Se a isto adicionarmos a derrota justa do Benfica na primeira ronda, 2-1 em casa do Marítimo, percebe-se que o cenário dificilmente podia ser pior. 
A beleza do futebol reside também nestas improbabilidades. No período de descontos, Lazar Markovic e Lima deram por completo a volta ao jogo, o Benfica venceu e a contestação a Jesus abrandou. Por um triz, o técnico resistiu. 
Vamos à cronologia de uma época nascida torta e concluída de semblante dominador. 

BENFICA: a cronologia da temporada 2013/14 

AGOSTO de 2013: três jogos (1V, 1E, 1D) 
 Uma derrota a abrir o campeonato, no Funchal, deixava Jesus «preocupado». O Marítimo vencia por 2-1 e adensava a dúvida sobre as condições que o treinador do Benfica teria para continuar no cargo. Lima, por outro lado, dizia não haver «razões para alarme»
O avançado não estava errado, como o tempo confirmou, e na semana seguinte salvou o Benfica contra o Gil Vicente. A vitória por 2-1 foi obtida no limite do suportável. 0-1 aos 90 minutos, dois golos no período de descontos. Que susto! Jesus desabafa no final: «Esta vitória moraliza mais do que uma goleada!»  
No dérbi de Alvalade a equipa sobrevive. O empate a uma bola mostra melhorias, mas a equipa fica a cinco pontos do FC Porto na Liga. «Estou mais preocupado com a lesão de Salvio», comentaria Jesus em Alvalade. 
SETEMBRO de 2013: 4 jogos (3V, 1E) 
 À vitória segura por 3-1 sobre o Paços Ferreira, segue-se a estreia na Champions: 2-0 ao Anderlecht, melhor o resultado do que a exibição. Em Guimarães, o triunfo por 0-1, golo de Cardozo, passa para segundo plano. Jorge Jesus mete-se em trabalhos e é acusado de agressão a um polícia
Como se isso não bastasse, o Benfica falha em casa contra o Belenenses. 1-1 e uma arbitragem polémica. Jesus dispara, queixa-se do árbitro e «das ajudas dos outros»
OUTUBRO de 2013: 5 jogos (3V, 1E, 1D) 
O Benfica cai com estrondo em Paris. Jesus admite a diferença de andamento: «Não tivemos capacidade»
A época prossegue e ninguém consegue perceber o que vale o Benfica. O mês acaba por se compor e só o empate na Champions, 1-1 contra o Olympiakos, estraga as contas. Matic e o guarda-redes Roberto, de má memória na Luz, dão nas vistas com erros graves. Jesus perdoa o sérvio. «Tem de assumir aquele risco»
No campeonato, a prova prioritária, a melhor notícia chega da Amoreira, onde o Benfica passa por 1-2. Depois da estreia em Cinfães para a Taça de Portugal, 0-1, o mês é encerrado com uma vitória por 2-0 contra o Nacional, golos de Siqueira e Cardozo. «Há jogadores já mais perto do nível normal», clama Jesus. 
NOVEMBRO de 2013: 5 jogos (3V, 1E, 1D) 
 Três pontos em Coimbra, embrulhados numa das melhores exibições feitas até então: 0-3, golos de Markovic, Cardozo e Marcelo Goiano na própria baliza. Por esses dias, Jesus já gosta mais do que vê: «Estamos a chegar perto do nosso melhor», defende no final dessa nona jornada. 
A subida qualitativa é evidente e mantém uma nota artística elevada em Atenas. Ali, porém, o resultado não a acompanha e a derrota significa o comprometimento do projeto na Champions. Segue-se o dérbi, mais um, contra o Sporting na Taça. Tudo resolvido no prolongamento após um 3-3 aflitivo para cardíacos e não só. Nessa noite, Jesus aplaude a aposta em Lima
Até ao final de novembro, mais dois jogos. Na exigente receção ao Sp. Braga, vitória por 1-0. Matic resolve tudo aos 72 minutos. Dias depois, um triunfo por 2-3 em Bruxelas, a deixar tudo em aberto na Champions. 
Dez jornadas volvidas e as águias estão no segundo posto, um ponto atrás do FC Porto. Jesus cumpre um mês de suspensão, devido aos acontecimentos de Guimarães. O adjunto Raul José até diz que «o treinador não é necessário»
DEZEMBRO de 2013: 6 jogos (5V, 1E) 
. O empate na receção ao Arouca estraga um mês quase perfeito. O Benfica segue para as férias de Natal com 33 pontos, os mesmos de FC Porto e Sporting. A Liga promete, tal é o equilíbrio. Nessa igualdade surpreendente, Pedro Emanuel, técnico arouquense, deixa um recado para quem quer ouvir: «disseram que não podíamos vir discutir o jogo à Luz»
O Benfica abana, hesita, mas não cai. Nas semanas imediatamente posteriores vence, no Estádio do Algarve, o Olhanense e em Setúbal, já depois de travar na Luz o passeio do PSG, por 2-1. 
Nas derradeiras declarações de 2013, Jorge Jesus já sublinha a qualidade do plantel e a capacidade de gerir a equipa sem quebras de rendimento: «jogue quem jogue, o Benfica tem sempre soluções»

JANEIRO de 2014: 5 jogos (5V) 
 O ano novo não podia começar melhor. Cinco compromissos oficiais e cinco vitórias, entre elas a mais saborosa e ansiada de todas: 2-0 sobre o FC Porto no Clássico da Luz. Rodrigo e Garay são os marcadores de serviço, os dragões ficam em definitivo para trás. Para Jesus, as águias são «muito superiores» aos dragões. 
O Benfica faz, curiosamente, todos os jogos deste mês no Estádio da Luz. A fortaleza torna-se robusta e intimidante, tanto no campeonato como na Taça da Liga, as provas em questão. Na principal competição, o Marítimo perde por 2-0, bis de Rodrigo. O hispano-brasileiro começa a tornar-se um caso muito sério. 
FEVEREIRO de 2014: 7 jogos (6V, 1E) 
. Só o empate no terreno do Gil Vicente, logo no dia 1, impede mais um mês imaculado para o Benfica. Nesse jogo, Óscar Cardozo falha uma grande penalidade no último minuto. Jorge Jesus desdramatiza a situação: «Jogadores têm autonomia para decidir»
A estrutura mental da equipa está forte e recomenda-se. A igualdade não atrapalha a convicção do Benfica. No reencontro com o Sporting, dez dias mais tarde, a superioridade é total. 2-0 para o Benfica, tango argentino com golos de Nico Gaitán e Enzo Pérez. 
«É o melhor período do Benfica», vinca Jorge Jesus. Os resultados dão-lhe razão, mesmo na Liga Europa, onde o PAOK não se mostra um oponente à altura: 0-1 em Salónica e 3-0 na Luz. 
MARÇO de 2014: 8 jogos (6V, 1E, 1D) 
O calendário aperta, a exigência aumenta e o Benfica confirma, a cada semana, ter muitas e boas soluções. Soluções que os adversários diretos, Sporting e FC Porto, lamentam não ter. É verdade que a equipa perde no Dragão para a Taça de Portugal (um lapso corrigido na segunda-mão) e apanha um susto valente contra o Tottenham na Liga Europa, mas no campeonato o guião é cumprido na íntegra. 
As deslocações prometem problemas e o Benfica supera tudo na perfeição. Restelo, Choupana e Braga são ultrapassados com distinção. Em poucas jornadas o FC Porto fica a 15 pontos e o Sporting a sete. Jesus evita cometer o erro de anos anteriores e sustém o discurso de glória:«Em Espanha o Real Madrid passou para terceiro em duas rondas»
ABRIL de 2014: 5 jogos (5V) 
Irrepreensível. O Benfica não quebra, em oposição ao ocorrido em épocas anteriores. Na Liga Europa ultrapassa com assinalável naturalidade o AZ Alkmaar, na Taça de Portugal chega a ser heroico ao eliminar com dez jogadores o FC Porto, no campeonato Rio Ave e Arouca não são obstáculos suficientemente incómodos. 
Até que chega a tarde desejada e o jogo do título
Frente ao aflito Olhanense, os jogadores adiam até ao minuto 57 a explosão de alegria nas bancadas. Lima veste uma vez mais a pele de super herói e faz os dois golos do duelo
O Benfica é campeão nacional pela 33ª vez! 


EUSÉBIO E COLUNA Um título em jeito de vénia para dois gigantes

EUSÉBIO E COLUNA

Um título em jeito de vénia para dois gigantes

O Benfica perdeu as duas maiores figuras da sua história no ano em que conquistou o 33º campeonato. Dois homens, dois futebolistas, dois gigantes: um génio absoluto, mais novo, e o mais carismático dos líderes, que só partiu depois de o seu protegido ter completado a obra que tinha para fazer entre mortais. Coisa que nenhum deles é, aliás. 
Abalado por duas mortes em rápida sucessão, o Benfica homenageou Eusébio, homenageou Coluna. Lembrou-os em todos os jogos desde que partiram. Honrou os ases, que lhe honraram o passado, como cantava o primeiro hino do clube, censurado por algo que também se foi há 40 anos. Os fiéis, se calhar, imaginam que o plano de Deus foi mesmo esse. 
Primeiro, nasceu Coluna. Viajou de África para a metrópole. Conheceu Lisboa e o Benfica. Fez-se um homem de valores. Fez-se jogador maior do que todos. Depois veio Eusébio. No mesmo sítio, com as mesmas origens. 
Coluna recebeu-o em Lisboa, ensinou-lhe benfiquismo e outras coisas da vida. Eusébio cresceu, foi Pantera Negra em campo e um Rei na história. É isso que cantam aqueles que agora o honram. «Tu és o nosso Rei, Eusébio, descansa eternamente…» 
Eusébio morreu ao quinto dia de 2014. 
Um Benfica de lágrimas nos olhos pela morte do King entrou em campo frente ao FC Porto no final dessa semana com três dias de luto nacional. Eusébio partiu, mas deixou a vontade de ganhar. A força do pontapé do Pantera Negra entrou pela alma dos jogadores que pisaram a Luz no domingo seguinte. Todos eles com um mesmo símbolo ao peito e um só nome nas costas: Eusébio. 
Depois de um dos piores finais de temporada, em maio, o Benfica recuperava e saltava para a liderança isolada da Liga num jogo com os dragões sustentado por todas as emoções que a memória de Eusébio lhe transmitia. Um golo de Rodrigo, um golo de Garay: 2-0 e a primeira homenagem ao Rei. 
A partir desse 2-0 ao FC Porto, ninguém mais apanhou o Benfica que seguiu isolado até ao título. Ali, naquele dia de janeiro, a memória de Eusébio foi demasiado grande até para um tricampeão nacional.Os encarnados partiram rumo ao 33º campeonato, com a imagem de Eusébio num fumo negro. O mesmo fumo que ficou colado ao corpo de André Gomes naquele 3-1 ao FC Porto, para a Taça de Portugal. 

Eusébio esteve presente nesta temporada, como esteve Coluna. O «senhor» Coluna morreu sensivelmente dois meses depois do Pantera Negra, a 25 de fevereiro. Sobreviveu-lhe, porque era esse o seu desígnio. Fazia parte do grande plano, aparentemente. 
O Benfica não o esqueceu, nem podia. Uma representação encarnada de primeiro plano viajou para Moçambique, onde se despediu do Monstro Sagrado, enquanto na Luz ficava uma equipa que tinha de honrar não apenas um, mas os dois maiores nomes da história futebolística do clube
Na Liga Europa, frente ao PAOK [3-0] a bancada homenageou o capitão Coluna com uma tarja. Gigante, como ele foi. Em campo, Gaitán tirou um poema de pé esquerdo, num livre, para a despedida ao antigo camisola 10 da Luz, guardião da mística encarnada. A partir daí, ao minuto 72 de cada jogo [seria a idade do Pantera Negra], Eusébio e Coluna voltaram a ser dupla, agora na voz dos adeptos. E foi assim, das bancadas ao relvado, das vozes às chuteiras, que o Benfica honrou os dois ases com um título de campeão, em jeito de vénia.

David Luiz: «Também gostava de ser campeão na Luz»

David Luiz: «Também gostava de ser campeão na Luz»
EX-JOGADOR LEMBRA CLUBE ONDE FOI "FELIZ"
David Luiz disse esta segunda-feira estar muito feliz pela conquista do campeonato português pelo Benfica, afirmando, em Madrid, que também quer ser campeão na Luz, vencendo a final da Liga dos Campeões de futebol com o Chelsea. "Vi o jogo. Amei aquele clube. Fiquei feliz pelo Benfica. Gostava também de ser campeão este ano no estádio da Luz. Isso vai acontecer. Mas, para isso temos que ganhar amanhã (terça-feira) e depois ver se conseguimos disputar a final", afirmou o central do Chelsea.

David Luiz, ex-jogador do Benfica, falava aos jornalistas na conferência de imprensa de antevisão do jogo da primeira mão das meias-finais da Liga dos campeões, em que o Chelsea defronta o Atlético de Madrid, líder da liga espanhola. "A pressão existe, é uma meia-final da liga. Temos que encarar isso da melhor forma possível. Temos uma grande equipa, queremos ganhar. Estamos a ter uma boa época e agora estamos nos momentos cruciais, em que os detalhes podem ser cruciais para a vitória", disse ainda. O central brasileiro foi ainda questionado sobre o acolhimento, à chegada a Madrid, do jogador espanhol do Chelsea Fernando Torres. "Foi fantástico ver a receção que teve no aeroporto. Fico muito contente por ele. Espero que, por isso, por ser tão querido aqui, talvez uma parte do estádio não nos veja tão mal", afirmou.

Americanos "doidos" com a festa encarnada

A imagem em questão que tanto está a dar que falar por terras do Tio San
Americanos "doidos" com a festa encarnada
FOTO DO DIA DA ESPN FOI O MARQUÊS "A ARDER"

A festa dos adeptos do Benfica no Marquês de Pombal voltou a originar imagens de rara beleza. Uma delas foi catalogada pelo prestigiado site norte-americano de desporto "ESPN" como a imagem do dia.

Após a publicação da mesma no Twitter, foram feitos 500 "retweets" nos primeiros 20 minutos, um número que entretanto ultrapassou os 600. A ESPN diz ainda que estiveram 500 mil adeptos no Marquês, um número exagerado.

CAMPEÕES 13/14


Mais nada!!!

Artur de corpo e alma no Benfica

Artur de corpo e alma no Benfica

"Benfiquista para toda a vida", Artur conta com uma experiência em Itália que poderá ser importante para os recém-coroados campeões portugueses baterem a Juventus.

Finalista derrotado da UEFA Europa League em 2011 e 2013, Artur, guarda-redes do SL Benfica, espera que desta feita o desfecho seja outro, com os recém-coroados campeões portugueses prontos para enfrentarem a Juventus nas meias-finais da presente edição da prova.

Suplente de Jan Oblak, de 21 anos, desde uma lesão sofrida no triunfo por 3-2 no terreno do SC Olhanense, a 12 de Dezembro, em jogo da Liga portuguesa, Artur não escondeu, ainda assim, toda a sua alegria nas celebrações da conquista do título após nova vitória sobre o Olhanense, este domingo, por 2-0, ter selado a conquista do seu primeiro título de campeão ao serviço do Benfica. "Independentemente de quem jogue mais vezes, eu e o Oblak estamos de parabéns", salientou. "Dividimos os jogos entre nós. Desde que cheguei a este clube que sonho ser campeão e agora consegui, enfim, ver esse sonho realizado".

Artur espera, agora, que este primeiro grande troféu seja um bom prenúncio. As "águias" viveram um final de época calamitoso em 2012/13, deixando escapar o título na Liga portuguesa e perdendo as finais da Taça de Portugal e da UEFA Europa League no espaço de poucos dias. "Só nós sabemos o quanto tivemos de lutar desde o início desta temporada, depois do difícil final da última época", explicou o guardião brasileiro.

Se Oblak tem sido agora o titular na Liga portuguesa, Artur continua a ser a primeira escolha de Jorge Jesus nos jogos europeus. Sem qualquer golo sofrido em quatro jogos na UEFA Europa League esta temporada, a experiência vivida no passado pelo guarda-redes de 33 anos na Serie A pode revelar-se crucial diante da Juventus. Artur jogou em Itália entre 2007 e 2010 e, embora a sua passagem pela AS Roma tenha resultado em apenas 12 jogos no escalão principal – nenhum deles diante da Juventus – , o guardião sabe bem o que esperar frente aos actuais campeões italianos e de um homem em especial: Mirko Vučinić, seu antigo colega na Roma.

Artur deixou Itália para rumar a Portugal em 2010. Assinou pelo SC Braga, onde o então treinador Domingos Paciência se deixou impressionar pela sua "estabilidade, frieza, defesas impossíveis e posicionamento". A sua única temporada ao serviço da turma "arsenalista" resultou na estreia do clube em fases de grupos da UEFA Champions League e numa caminhada até à final da UEFA Europa League 2010/11, em Dublin, onde acabaria por perder por 1-0 frente ao FC Porto.


O Benfica, porém, gostou do que viu em Artur, contratando-o por quatro temporadas. Soma agora mais de 100 jogos pelo clube no conjunto de todas as competições e tem o objectivo de dobrar esse registo. "Estou no Benfica de corpo e alma", disse o guarda-redes que, no passado, defendeu também as redes de EC Cruzeiro e Coritiba FBC. "Quero disputar mais outros 100 jogos com esta camisola que aprendi a amar. Não nasci benfiquista, mas serei benfiquista para toda a vida".

Presidente do Kabuscorp do Palanca felicita Benfica pela conquista do título

Presidente do Kabuscorp do Palanca felicita Benfica pela conquista do título

O presidente do Kabuscorp do Palanca, Bento dos Santos Kangamba, enviou uma mensagem ao seu homónimo do Benfica, onde felicitou o clube português pela conquista do 33.º campeonato.

«Neste momento de grande alegria para a sua massa associativa, em meu nome pessoal e dos associados do Kabuscorp felicito com júbilo os jogadores, a equipa técnica» e os demais elementos da equipa diretiva dirigida por Luís Filipe Vieira.

Bento Kangamba aproveitou para deixar ainda palavras de motivação às águias: «Desejo que este triunfo inspire o Benfica a conseguir o apuramento para a final da Liga Europa, onde o futebol português quer estar, de novo, representado.»

Além disso, o responsável pelo Kabuscorp destacou as boas relações existentes entre a formação angolana e os encarnados. 

«Sinto-me campeão» - Ola John

«Sinto-me campeão» - Ola John

Emprestado pelo Benfica ao Hamburgo, em janeiro, Ola John assistiu da Alemanha aos festejos do 33.º título do clube da Luz. O extremo holandês não esconde o desejo de voltar.

«Claro que vi a festa, sinto-me campeão. Fiquei triste por não estar presente. O ambiente era muito bom. Senti o título com os adeptos», disse em declarações à Renascença o holandês, que perspetiva «um final de época muito agradável» para o Benfica.

«Agora todos sabem que pode acontecer de tudo no futebol. Não começámos nada bem mas depois dessa fase fomos dos melhores clubes em toda a Europa e sem perder um ponto. A forma como jogaram e fizeram golos, com Rodrigo e Lima a jogarem bem, dá para perceber que tudo pode acontecer. Não podemos comparar com o que aconteceu na época passada. Esta temporada, temos a possibilidade de ganhar mais competições.»

Assegurado o título no campeonato, segue-se o duelo com a Juventus, para a Liga Europa: «Temos uma boa hipótese. Desta vez, há mais confiança porque foram campeões. Só têm de continuar a jogar como têm feito. Tudo é possível. Ninguém é invencível.»

Desejo de voltar
Ola John não esconde a ambição de voltar a jogar de águia ao peito. «Foi uma época complicada para mim mas aprendi com tudo o que aconteceu e estou mais forte. Se estiver mais concentrado e a jogar bem, acredito no meu valor e em regressar», atirou.

Xistra entrega bola do título a instituição da Covilhã

Xistra entrega bola do título a instituição da Covilhã
VAI SER FEITO UM LEILÃO
A última bola utilizada no jogo entre Benfica e Olhanense, que valeu o título de campeão nacional de futebol aos encarnados, vai ser esta segunda-feira entregue a uma associação de solidariedade da Covilhã por Carlos Xistra, o árbitro da partida.

Após o apito final do encontro de domingo, que antecedeu a festa no Estádio da Luz, em Lisboa, Carlos Xistra guardou a bola, para ser leiloada pela associação O Mundo da Carolina, de ajuda a crianças com doenças crónicas, informou a organização de solidariedade, em comunicado.

O leilão on-line vai ter início ainda esta semana, em moldes a indicar, e entrega da bola a quem fizer a maior licitação, será feita em junho num torneio de futebol solidário a realizar na Covilhã, em parceria com a Associação de Futebol de Castelo Branco.

A bola é entregue esta tarde, às 17:15, no Complexo Desportivo da Covilhã - onde Carlos Xistra costuma treinar - ao presidente da associação O Mundo da Carolina, Nuno Pombo, que criou o projeto solidário em memória da filha falecida o ano passado, vítima de leucemia.

"O Carlos Xistra é nosso conterrâneo, privou com a Carolina e acompanhou todo esse processo", contou à Lusa Nuno Pombo, que se sentiu "emocionado" com o gesto do árbitro internacional português.

"É um gesto muito nobre da parte dele", sublinha o presidente da associação, que, além de pretender ajudar crianças com doenças crónicas, tem também o objetivo de dar apoio a miúdos com dificuldades socioeconómicas.

A data do leilão está condicionada a uma "surpresa", relacionada com o Benfica, "para adicionar à bola", mas que Nuno Pombo não quer, para já, revelar.

As receitas obtidas revertem para a edição de um livro solidário com histórias e desenhos feitos por Carolina Pombo e as verbas angariadas com as vendas do livro, com data de lançamento prevista para 01 de junho, serão entregues a outras associações de solidariedade.

Ivan Cavaleiro: «Dizem que somos loucos da cabeça»

Ivan Cavaleiro: «Dizem que somos loucos da cabeça»
EXTREMO ENCARNADO AINDA EM FESTA

Ivan Cavaleiro foi um dos muitos jogadores que se sagrou na noite do último domingo, campeão nacional pelo Benfica, depois dos encarnados verem o título confirmado com uma vitória caseira ante o Olhanense (2-0). Depois de se ter estreado esta temporada na Primeira Liga, o jovem extremo participou nos festejos do 33.º campeonato que perduraram pela noite fora... e parece que ainda não acabaram.

"Dizem que somos loucos da cabeça". Foi esta mensagem que o jogador natural de Vila Franca de Xira deixou na conta pessoal de Instagram, juntamente com uma foto da maré vermelha que inundou o Marquês de Pombal para festejar o êxito da equipa encarnada. O slogan é um dos muitos ouvidos em dias de jogo no Estádio da Luz, principalmente pelas claques de apoio à equipa do Benfica.

«Ficar seria bom, adoro o Benfica» - Rodrigo

«Ficar seria bom, adoro o Benfica» - Rodrigo

Rodrigo admite continuar a jogar de águia ao peito na próxima época.

«Ficar no Benfica mais tempo? Eu sempre disse que isso seria bom, que seria uma boa opção. Adoro o Benfica e sinto-me muito bem aqui. Estou muito feliz. Tirámos das costas o peso das tristezas que vivemos no final da temporada passada. Este título é muito importante para nós e para os adeptos», disse o internacional espanhol.

Relembre-se que a SAD encarnada vendeu, no passado mês de janeiro, a sua percentagem do passe do avançado à Meriton Capital Limited, a troco de 22,8 milhões de euros.

«Se ficar no Benfica serei um homem feliz» - Siqueira

«Se ficar no Benfica serei um homem feliz» - Siqueira

No Benfica na condição de emprestado pelo Granada, Guilherme Siqueira vê com bons olhos a possibilidade de prolongar a ligação ao clube da Luz.

«Ficar no Benfica para o ano? Se exercerem a opção de compra do passe serei um homem feliz. Ainda ninguém falou comigo sobre isso, nem é altura. Há trabalho para fazer. No final da época se verá. Eu e o Benfica vivemos um namoro que virou casamento», salientou o lateral brasileiro.

Jorge Jesus foi o primeiro a chegar ao Seixal

Jorge Jesus foi o primeiro a chegar ao Seixal

Jorge Jesus foi o primeiro a chegar ao centro de estágio do Benfica no Seixal, esta segunda-feira, com vista ao início da preparação do jogo com a Juventus.

O treinador cruzou o portão do “quartel-general” das águias às 15.21 horas, seguindo-se-lhe Rúben Amorim, o primeiro jogador a picar o ponto para a sessão de trabalho aprazada para as 17 horas.

Cerca de duas dezenas de adeptos receberam jogadores e equipa técnica com aplausos e palavras de incentivo.

O jogo com a Juventus, da primeira mão da meia-final da Liga Europa, está marcado para quinta-feira, às 20.05 horas, no Estádio da Luz.

Festa de arromba em Leiria

Festa de arromba em Leiria
Cerca de dois milhares de adeptos benfiquistas celebraram com euforia o título de campeão nacional de futebol na rotunda da Fonte Luminosa, em Leiria, com centenas de viaturas a circundarem o jardim desde que o jogo acabou em Lisboa.
Os festejos decorreram cerca de uma hora sem qualquer agente de autoridade por perto, o que chegou a impedir a circulação de trânsito, nomeadamente de transportes públicos, durante quase meia hora. 
Admitindo que o futebol é "uma paixão, algo irracional", e que ali estava com "toda a fé e alegria", uma adepta "encarnada" revelou ser da opinião de que Jorge Jesus "não deve renovar". 
"Desde que se ajoelhou, no Estádio do Dragão, não devia continuar como treinador do Benfica. Acho que é um treinador de qualidade, mas nenhum benfiquista se deve ajoelhar diante de nenhum adversário", sentenciou. 
Já Ricardo Pimenta, também Leiriense, foi da opinião que "a coesão da equipa, desde o primeiro jogo, foi a razão da conquista". 
"Esteve sempre unida e até a morte de Eusébio reforçou essa união. Nunca houve momentos em que tenha estado mal e a vitória foi merecida", afirmou. 
Segundo este benfiquista, há ainda várias frentes de "batalha", nomeadamente na Liga Europa, onde a Juventus é o próximo adversário: "Da maneira como o Benfica está a jogar, tudo é possível". 
Enquanto os benfiquistas se iam acercando da rotunda da Fonte Luminosa, em Leiria, bem no centro da cidade, os festejos dos adeptos foram aumentando com a chegada de quase duas centenas de pessoas que encheram por completo a Casa do Benfica de Leiria.
A rotunda da Fonte Luminosa é já um local emblemático para os festejos dos adeptos do Benfica na cidade de Leiria, com muitos benfiquistas a surgiram no local, sendo que grande parte deles também passeou de carro pela artéria Leiriense, ostentando bandeiras e cachecóis. Não há qualquer dúvida que o Benfica é um clube com uma massa adepta sem qualquer comparação em Portugal e também pelo mundo fora. Em Lisboa foi incrível a festa uma coisa só ao alcance de um clube como o Benfica. Mas não foi só em Lisboa nem em Leiria pois o benfiquistas ontem fizeram a festa por todos os cantos do mundo desde Portugal ao Brasil passando por Angola, Mocambique, Cabo Verde, Timor, Macau, Bélgica, Luxemburgo, França, Espanha, etc por todo o lado se viu benfiquistas a celebrar o 33º Título de Campeão Nacional de Futebol. Uma palavra FANTÁSTICO

Luís Filipe Vieira: "Foi só um título, queremos continuar"

Luís Filipe Vieira: "Foi só um título, queremos continuar"

Presidente do Benfica alerta que há mais objetivos para conquistar na época 2013/14 e espera que a I Liga seja apenas a primeira conquista. Título foi dedicado a Eusébio e Coluna.

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, afirmou já nesta segunda-feira, no Marquês de Pombal, que o 33.º título de campeão, conquistado com um triunfo por 2-0 sobre o Olhanense, é "uma vitória de todos os benfiquistas".
O líder dos "encarnados" falou aos milhares de adeptos do clube que encheram o Marquês de Pombal e ruas circundantes na camioneta que transportou os jogadores e restantes elementos do grupo de trabalho desde o Estádio da Luz até ao habitual palco dos festejos.
"Esta é uma vitória de todos os benfiquistas, mesmo daqueles que não acreditaram", disse o Luís Filipe Vieira, acrescentando: "Esta vitória enche de imensa felicidade o país, mas também Angola, Moçambique, Guiné ou Cabo Verde". O presidente prosseguiu: "É uma felicidade enorme, que é dedicada a todos os benfiquistas".
Luís Filipe Vieira não quer, porém, que os títulos em 2013/2014 se esgotem no campeonato: "Foi só um título e nós queremos continuar, temos outros objetivos."
"Num ano que tem sido triste para nós, queria dedicar o título, além de a todos os benfiquistas, a dois homens que perdemos, o grande Eusébio e o Mário Coluna. Este título também é para eles, que estão contentes, onde quer que estejam", disse.

Maior investimento de sempre para tentar hegemonia

Maior investimento de sempre para tentar hegemonia

Benfica superou o FC Porto no estatuto de clube mais gastador em Portugal para chegar ao título de campeão nacional. Risco financeiro começa a dar retorno desportivo.

Gastar para vencer. O Benfica, recém-consagrado campeão nacional pela 33.ª vez, assumiu o risco de realizar o maior investimento de sempre para travar a hegemonia do FC Porto. Para já, a aposta da SAD encarnada tem corrido da melhor forma: impediu bem cedo o "tetra" dos dragões e soma a maior vantagem pontual da era Pinto da Costa sobre o FC Porto.
Tudo isto numa época na qual o Benfica ainda se deu ao "luxo" de vender o seu melhor jogador, Matic, a meio da temporada. Mas mal se deu pela falta do sérvio desde a saída para o Chelsea e os 25 milhões de euros que o trinco rendeu foram decisivos para assegurar a estabilidade financeira na Luz - bem como os 33,3 milhões de euros garantidos com a cedência dos direitos económicos de André Gomes e Rodrigo à Meriton Capital Limited.
O FC Porto apresenta, por norma, os maiores orçamentos do futebol português, mas o Benfica inverteu a tendência e é agora o clube mais gastador - e mais endividado, mas com ativo superior, embora insuficiente para assegurar capitais próprios positivos - a nível nacional. No primeiro semestre da época 2013/14, ponto de referência para a análise, o Benfica gastou 49,7 milhões de euros, superando FC Porto (48,6) e Sporting (24,15).
Para preparar a época 2013/14, o Benfica, recorde-se, investiu 49,3 milhões de euros em reforços e cruzou o primeiro semestre com uma subida de 2,1% para um passivo de 450 milhões de euros, números não consolidados e que representam quase tanto como FC Porto (212,7) e Sporting (265,39) juntos. Além disso, o Benfica é quem mais gasta em salários: os 28,48 milhões de euros desembolsados até dezembro representam o custo mais elevado da história da SAD, acima de FC Porto (24,67) e Sporting (15,24).
As vendas de Matic, André Gomes e Rodrigo, porém, deverão permitir ao Benfica sair da situação de falência técnica (os capitais próprios negativos ascendem a 39 milhões de euros), numa altura em que as receitas em prémios da UEFA ainda poderão subir. Ao ser eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões e ter chegado às meias-finais da Liga Europa, o Benfica amealhou 14,1 milhões de euros, podendo arrecadar mais 2,5 se for à final (valor que dobra em caso de vitória). Com as receitas de market pool, as águias podem igualar ou superar os 21,7 milhões ganhos em 2012/13.

JOE BERARDO "Luís Filipe Vieira tinha razão em manter Jorge Jesus"

JOE BERARDO

"Luís Filipe Vieira tinha razão em manter Jorge Jesus"

Berardo quer que o treinador continue na Luz, depois de no início da temporada, ter pedido a saída de Jesus. Animado pelo conquista do título o conhecido adepto encarnado elogia o presidente e aponta à vitória nas restantes competições.
Jorge Jesus reconquistou Joe Berardo e o conhecido adepto benfiquista elogia a teimosia de Luís Filipe Vieira.
O madeirense que no início da temporada, em declarações a Bola Branca, chegou a "pedir o despedimento" do treinador encarnado, afirma agora que todos "têm que reconhecer que Luís Filipe Vieira tinha razão". Berardo diz mesmo que Jesus "está a ser uma mais-valia", não só na conquista dos títulos, mas também no aproveitamento do talento "dos jovens que têm vindo para o Benfica".
O comendador, exigiu o despedimento de Jesus, lembrando que no Benfica só deviam estar treinadores vencedores. Passados estes meses, Joe Berardo recusa-se a pedir desculpas ao técnico sustentando que "foi uma opinião e era o que sentia".
Berardo reconhece que Jesus "fez um bom trabalho" e que "um bom treinador é aquele que ganha". Por isso, o madeirense vira a página para dizer que o técnico "deve continuar".
"Este já está no papo" diz Berardo, agora que está conquistado o 33º título. 
"Eu quero as duas", Liga Europa e Taça de Portugal, são os desejos do conhecido benfiquista para o que falta da época.