domingo, 27 de julho de 2014

Jorge Jesus: «De outras ciências não percebo mas de futebol...»

Jorge Jesus: «De outras ciências não percebo mas de futebol...»
LIVRO RECORDA FRASES MAIS CÉLEBRES DO TÉCNICO
Chegou às bancas um livro sobre a vida de Jorge Jesus, assinado por Luís Garcia, que recorda igualmente as expressões mais célebres do treinador do Benfica.

Intitulada "Não sou Eça de Queiroz, o Mundo de Jorge Jesus", a obra da Chiado Editora revê o trajeto pessoal e profissional do técnico e conta com declarações do próprio como:
 


"Aquilo que eu estudo é futebol. Claro que tenho de ter um pouco de cultura geral, mas discurso não é percurso. E jogo falado é uma coisa, jogo treinado outra e jogo jogado outra ainda. O importante é conhecer o jogo e ter um discurso que os jogadores entendam, porque eles não estão a tirar um curso académico."

"A Champions é um objetivo da minha vida desportiva. Eu vou ter de ganhar a Champions dê lá por onde der. Em que ano não sei, mas que a vou ganhar disso não tenho dúvidas. Acredito que poderá ser pelo Benfica."

"Este foi um trajeto difícil... Ao longo destes 20 anos, as minhas capacidades foram bloqueadas por outros assuntos marginais. Como sempre afirmei, sou um catedrático do futebol. De outras ciências não percebo, mas de futebol..."

André Gomes encanta no Valencia

André Gomes encanta no Valencia 

Espanhois deliciados com o jogo e elegância de André Gomes

O Valencia CF começou a sua turnê sul-americana com uma derrota 9-8 em uma disputa de pênaltis contra a equipa Alianza Lima, que empatou 2-2 no tempo regulamentar correspondente ao amistoso na euro-americana de Futebol. 

No meio da noite apareceu André Gomes. Construiu o jogo do Valência no meio e ainda ofereceu sinais de bom futebol, o Português produziu a primeira paixão de verão. Em Lima, o jogo teve duas partes distintas. No primeira parte teve erros grosseiros da parte do Valencia. O segundo tempo foi emocionante e depois de dois golos de desvantagem os brancos fizeram uma agradável reviravolta. Nuno Espírito Santo mudou as fichas de apostas e deixou detalhes interessantes: o ímpeto de Rodrigo de Paul e a elegância de André Gomes, principalmente. O Português tem qualidade.

Por que desconfiam os benfiquistas

Por que desconfiam os benfiquistas

As derrotas, os assobios e sobretudo a dúvida sobre a realidade possibilidade de começar um novo ciclo

A primeira reação ao cancelamento da conferência de imprensa de Jorge Jesus foi má. O Benfica perdera mais uma vez na pré-temporada e o treinador resolvia evitar as perguntas, refugiando-se no carinho do canal do clube.  A ausência de Jesus ajudou a sublinhar o desconforto, talvez a palavra que melhor vai definindo o início de época na Luz.

Mas, pensando melhor, talvez o silêncio de Jorge Jesus tenha sido apenas uma forma eficaz de evitar que todos, o treinador do Benfica e nós, perdessemos tempo. Além de opiniões politicamente corretas sobre o jogo, Jesus não tem mais nada para dizer.  O treinador já disse, aliás, o que podia e quereria nesta fase: precisa de qualidade para trabalhar e está convencido de que conseguirá formar uma boa equipa, por isso os benfiquistas não devem assustar-se. Ao contrário do que sucedia há um ano por esta altura, ninguém ousa colocar em dúvida o treinador. 

Assustados ou nem por isso, é ao presidente que os benfiquistas desejam fazer perguntas. E os jornalistas também. Eis algumas.

1. Enzo, fica?

2. Gaitan, fica?

3. Pode pelo menos garantir que um deles não sai?

4. Para o lugar de Garay, virá alguém ou a ideia é procurar entre Jardel, Sidnei, César, Lisandro Lopez e Steven Vitória o parceiro de Luisão (e esperar que o capitão só se lesione na pré-temporada...)?

5. É mesmo verdade que Djavan ainda agora foi contratado e já vai embora?

6. Se o clube precisa de poupar, por que razão contrata um Luís Felipe se tem no plantel um João Cancelo?

7. À frente da defesa será por conta de Ruben Amorim (que é muito bom, mas tem uma longa lista de pequenas-médias lesões) e Fejsa (que estará parado longos meses) ou aparecerá mais alguém?

8.  Não ter vendido   Cardozo   ao Fenerbahçe enquanto podia foi a sua pior decisão (depois do despedimento de Fernando Santos, já sabemos)?

9. Jesus disse-lhe que está convencido de que Derley funciona num esquema com dois avançados?

10. Se o treinador gostava mesmo é de Eliseu, por que se comprou no ano passado Djuricic se afinal não dá para mais do que equipas médias de outros campeonatos?

11. Esta talvez fosse mais para o médico, mas como não é fácil aceder a informação seja de que tipo for no Benfica, aproveitamos a oportunidade: Nélson Oliveira está lesionado ou existe outra explicação para ser ignorado enquanto Jara vai somando minutos?

12.  Já agora, a situação do Grupo Espírito Santo preocupa-o ou é só uma coisa de que as pessoas falam porque ainda não há jogos oficiais e erros dos árbitros?

13. Última pergunta: quanto dinheiro mesmo precisa o Benfica de fazer em contratações até 31 de agosto?

Percebo perfeitamente que Luís Filipe Vieira tenha mais do que fazer do que dar uma entrevista a falar sobre estes temas, nesta altura. Até porque para algumas das questões pode nem haver resposta, por enquanto. Existem cláusulas de rescisão que podem ser batidas, propostas que se anunciam, muitas contas a fazer. Eu percebo. Mas tendo em conta o que se viu este sábado, com tão pouca gente na Luz, não sei se os benfiquistas percebem.

Sem ter a pretensão de interpretar o sentimento da maioria dos benfiquistas, talvez não erre se escrever que os adeptos do clube olham com apreensão para os movimentos das últimas semanas. Na Luz saem titulares e entram dúvidas, no máximo promessas. No FC Porto o rumo mudou e embora persistam também interrogações, parece ter voltado a existir um caminho.

Mais do que ganhar um título, os benfiquistas querem um novo ciclo. Foi nisso que acreditaram quando se manifestaram no Marquês. Mais do que o título 33, sonharam o 34. E o 35, logo a seguir. A equipa estava feita, o rival de joelhos, obrigado a implorar no play-off pela Champions. Isto foi apenas em maio, mas agora parece estranhamente distante.

Não direi, enfim, que os benfiquistas estão assustados. O treinador possui muito crédito e o presidente, apesar de precisar de muitos anos para ganhar poucos títulos, foi, no mínimo o benfiquista com maior visão na última época. Ele manteve Jesus quando exigiam o despedimento. Pode ter sido fé, teimosia, medo de o ver no FC Porto, sorte ou simplesmente competência e conhecimento. Não interessa. Foi a melhor decisão de Vieira e esse mérito para alguma coisa deve servir numa altura como esta.

Por isso, repito, não direi que estão assustados. Se tivesse de resumir tudo numa palavra utilizaria antes desconfiados.

Desconfiados porque não entendem a necessidade de oferecer Garay a um clube rico como o Zenit. Desconfiados porque Artur não para de tremer e Oblak já era. Desconfiados porque volta a ser preciso descobrir um lateral esquerdo e já passaram por ali 18, só com Jesus. Desconfiados porque Rodrigo foi embora logo quando tinha voltado a jogar. E sobretudo muito desconfiados porque ainda está pela frente um mês de mercado. E o mercado, coisa estranha, parece mais difícil de vencer do que qualquer adversário, português ou estrangeiro.


Enquanto os benfiquistas suspiram por boas notícias, Lisboa enche-se de cartazes de Luís Filipe Vieira sorridente. O presidente do Benfica oferece meses de quotas à borla e bilhetes a quem se tornar sócio do clube. «Seja um campeão por zero euros», convida. Imagino que por esta altura os benfiquistas desconfiem que nem Jesus será capaz de tal coisa.

Gonçalo Guedes: “Houve um grande espírito de grupo”

Gonçalo Guedes: “Houve um grande espírito de grupo”

Gonçalo Guedes, no final do jogo, era um jogador cansado mas satisfeito.

“Houve um grande espírito de grupo. Nunca desistimos apesar do resultado estar negativo. Estávamos muito cansados devido a um torneio muito competitivo na Rússia, mas conseguimos dar a volta no marcador frente a um adversário muito forte”, disse à BTV.

Hélder Cristóvão: “Fomos merecedores da vitória”

Benfica B – Ajax Sub-20, 4-3

Hélder Cristóvão: “Fomos merecedores da vitória”

Ainda no relvado do Caixa Futebol Campus, o treinador Hélder Cristóvão, em declarações à BTV, analisou o encontro.
 
“Ao intervalo disse aos jogadores que por aquilo que o Ajax estava a demonstrar poderíamos chegar facilmente ao segundo golo,  mas infelizmente foi ao contrário. O Ajax acabou por marcar fruto de alguma desatenção e cansaço acumulado dos nossos jogadores”, afirmou o técnico, esclarecendo assim a quebra de rendimento no início da segunda parte.
 
“Depois mexemos na equipa e os jogadores que entraram acrescentaram qualidade à partida. Fomos merecedores da vitória”, concluiu Hélder Cristóvão.

OFICIAL: Benfica empresta Luis Fariña ao Corunha

OFICIAL: Benfica empresta Luis Fariña ao Corunha

Site dos galegos informa

O Benfica emprestou Luis Fariña ao Deportivo, da Corunha.    A informação foi avançado pelo site oficial do clube galego.

O argentino contratado ao Racing Avellaneda na pré-época passada vai fazer exames médicos e depois incorporar o grupo do Corunha.

Fariña é cedido por uma temporada, de acordo com os galegos. 


Recorde-se que já na época passada o médio foi emprestado. Fariña esteve cedido ao Baniyas SC, dos Emirados Árabes Unidos e nunca actuou nos jogos oficiais pelo Benfica. 

Salvio de visita a Fátima

Salvio de visita a Fátima

Na manhã seguinte a ter feito os primeiros minutos na presente pré-época, Salvio publicou uma fotografia na rede social Instagram a dar conta de visita ao Santuário de Fátima.

O jogador, que ainda se encontra com proteção no braço esquerdo, devido à lesão que o afastou dos últimos jogos da época passada, fez-se acompanhar pela sua namorada, Magali Aravena.

Que bem fica Gaitán com o 10 na camisola

PEDIU A CAMISOLA e foi-lhe feita a vontade

Que bem fica Gaitán com o 10  na camisola 

Com a saída de Djuricic, a mítica camisola ficou vaga e Nico pediu-a, mesmo estando de partida.

Chegou a pensar-se que era um erro da ficha de jogo. Nicolás Gaitán surgiu ontem com a camisola 10 vestida, quando ele sempre foi o 20 no Benfica. De acordo com o departamento de comunicação do clube encarnado, a explicação é simples: com a saída de Djuricic, o número ficou vago e o argentino pediu para ficar com ele, o que não significa que continue no Benfica.

A camisola 10 sempre foi mítica. No Benfica, foi de Eusébio e, mais recentemente, pertenceu a Rui Costa e depois a Aimar, antes de ser prometida pelo Maestro, há um ano, ao médio-ofensivo sérvio. Djuricic ficou entusiasmado por poder vestir a 10, encheu-se de ilusões, mas tudo correu mal e a camisola tem agora um novo dono. Pelo menos por enquanto; é que Gaitán continua na calha para abandonar o Benfica ainda este defeso. 

O primeiro destino possível é o Mónaco, com o qual o jogador tem um acordo de princípio e ontem foi notícia na Imprensa francesa. O treinador Leonardo Jardim quer muito poder contar com o extremo argentino e os milionários donos do emblema gaulês podem mesmo vir a pagar os 45 milhões da cláusula de rescisão se essa for a solução para a transferência. 

Ao mesmo tempo, Atlético de Madrid e Liverpool também estão interessados no agora camisola 10 do Benfica. No caso dos ingleses, veem em Nico Gaitán uma alternativa a Lallana, que se lesionou e vai falhar a fase inicial da época.

Museu ultrapassa 60 mil visitantes no dia do primeiro aniversário

Museu ultrapassa 60 mil visitantes no dia do primeiro aniversário

O Museu Benfica – Cosme Damião ultrapassou, este sábado, os 60 mil visitantes, um número que marca o primeiro aniversário do espaço que inaugurou a 26 de Julho de 2013.

No dia em que celebra o primeiro ano de vida, o visitante número 60 mil pisou o palco, ao início desta tarde, daquele que promete ser um ícone cultural e desportivo na cidade de Lisboa e que conta com mais de 4000 metros quadrados.

Num dia marcado pelas visitas orientadas, cada visitante pôde ter acesso a um espólio de mais de 900 pelas que simbolizam as conquistas do Sport Lisboa e Benfica.

Romero esperado esta semana

Romero esperado esta semana

Um pouco mais de 1 milhão por época é quanto vai custar Sergio Romero

Praticamente tudo acertado com Romero. O guarda-redes internacional argentino, de 27 anos, está a caminho da Luz e, segundo revela A BOLA este domingo, é esperado até ao final desta semana para assinar contrato com as águias.

Depois de obtido o entendimento com a Sampdoria para a transferência, numa verba que deverá atingir no máximo um milhão de euros, o acordo com o jogador foi depois alinhavado por intermédio do representante deste, Mino Raiola. 

A questão salarial era um tema sensível, atendendo a que o jogador auferia no Mónaco 1,7 milhões de euros livres de impostos. Mas na Luz irá ganhar pouco mais de um milhão de euros, estando ainda em aberto a hipótese de somar mais prémios por objetivos. 

Vitória corre por Cavaleiro

Vitória corre por Cavaleiro

Mesmo que os caminhos para a equipa principal do Benfica pareçam tapados para Ivan Cavaleiro, a verdade é que não faltarão alternativas para que o internacional português continue a desenvolver o seu futebol em Portugal, adiantando hoje o jornal "A Bola" que o Vitória de Guimarães é um dos interessados em receber o atleta por empréstimo.

Aliás, os vimaranenses estarão mesmo convictos de que têm boas possibilidades de convencer o Benfica a libertar o atacante e assegurar, dessa forma, um importantíssimo reforço para o ataque à temporada 2014/15, até porque o atleta também deverá ver com muito bons olhos a possibilidade de jogar com regularidade no Minho.

Polivalência agrada

Segundo o mesmo jornal desportivo, um dos aspectos de Ivan Cavaleiro que agradará bastante à estrutura do Vitória de Guimarães passa pelo facto deste poder jogar a extremo (esquerdo ou direito), assim como a ponta de lança, posição especialmente deficitária no actual plantel minhoto.

Ainda assim, para que este desejo dos vimaranenses seja cumprido, é necessário que o Benfica opte mesmo pela proposta minhota, salientando "A Bola" que interessados não faltarão no concurso de Ivan Cavaleiro, e uma proposta que chegue do estrangeiro poderá assumir-se como mais vantajosa financeiramente para as águias e tornar-se prioritária.

Kaminski pode ser solução para a baliza

Kaminski pode ser solução para a baliza
HÁ HIPÓSETE DE SER CONTRATADO SE ARTUR SAIR
Thomas Kaminski, guarda-redes do Anderlecht, há muito que tem vindo a ser alvo de observações por parte do gabinete de prospeção do Benfica, podendo ser uma solução viável para o reforço da baliza, caso Artur se transfira. O titular para a época 2014/15 será sempre Sergio Romero, que assinou um Mundial de elevado nível, dando um enorme contributo para o excelente percurso da Argentina, que só caiu na final aos pés da Alemanha.

Com apenas 21 anos, o guarda-redes belga foi oferecido ao Benfica, mas o clube da Luz ainda não colocou o processo em marcha, dado que já conta nas suas fileiras com dois guardiões, Artur e Paulo Lopes (Bruno Varela tem vindo a participar na pré-temporada, mas não deverá ficar no plantel principal). Thomas Kaminski é considerado um jovem muito promissor, não tendo, porém, capacidade para agarrar de imediato a baliza do campeão.

Enzo Pérez espera definição esta semana

Enzo Pérez espera definição esta semana
NEGOCIAÇÕES COM O VALENCIA PROSSEGUEM
Com ordem para se apresentar no Benfica a 31 deste mês, Enzo Pérez espera definir a sua situação nos próximos dias, de forma a começar a trabalhar com toda a tranquilidade.

As negociações com o Valencia prosseguem, mas o atraso registado no processo de aquisição do clube por parte do milionário Peter Lim está a afetar o negócio. O investidor de Singapura quer assegurar a contratação de um jogador que lhe foi expressamente pedido pelo técnico Nuno Espírito Santo, mas só está disposto a avançar com a operação depois de ser ratificado como dono do clube espanhol. Caso seja empossado na próxima semana, é muito provável que o investidor avance de imediato com os 30 milhões exigidos pelo Benfica [o valor da cláusula] para vender o passe do internacional argentino.

Nesta fase o jogador, de 28 anos, equaciona todos os cenários e, depois de ter renovado contrato com as águias, não enjeita a possibilidade de permanecer em Portugal. Contudo, e apesar de não estar rendido ao projeto desportivo do Valencia, os milhões de Peter Lim podem acabar por convencer o futebolista.

Derrota origina balanço negativo na Eusébio Cup

Derrota origina balanço negativo na Eusébio Cup
ÁGUIA TEM TRÊS VITÓRIAS EM SETE JOGOS
Até ao momento, o Benfica tinha saldo equilibrado na Eusébio Cup. Em seis edições, os encarnados tinham vencido metade, ou seja, uma vitória daria balanço positivo às águias. A derrota frente aoAjax impediu isso e ao mesmo tempo proporcionou a entrada do histórico clube holandês no quadro de honra da prova.

Família rende o Pantera Negra

Família rende o Pantera Negra
NETOS DE EUSÉBIO DERAM O PONTAPÉ DE SAÍDA
A 7.ª edição da Eusébio Cup foi a primeira sem a presença física do Pantera Negra que, desde 2008, tem sido anualmente homenageado com um jogo de pré-época entre o Benfica e um adversário de renome.

Um dos pontos altos destes jogos era a presença do malogrado futebolista que descia ao relvado para dar o pontapé de saída enquanto recebia os aplausos das bancadas. Ontem, o Benfica conseguiu encontrar uma maneira de perpetuar a tradição chamando ao relvado Luís e Maria, os netos de Eusébio da Silva Ferreira, que deram o simbólico toque na bola já no grande círculo, acenaram para as bancadas e até pediram o apoio do público. Recorde-se que últimos anos Eusébio já havia levado o pequeno Luís ao relvado de forma a partilhar com o neto este momento de carinho dos benfiquistas.

Já no final do encontro, coube a Sandra, uma das filhas, entregar os galardões aos jogadores e o troféu de vencedor ao capitão da equipa do Ajax, Moisander. Sandra que já ante havia recebido uma salva de Franck De Boer.

A homenagem ao grande embaixador do futebol das águias já começou antes do encontro. A viuva, Flora, acompanhada pelas duas filhas colocaram uma coroa de flores junto do memorial de Eusébio, construído logo depois do dia 5 de janeiro, que marcou a despedida do King.

Na Luz, minutos antes do início da partida, também foi possível rever algumas das jogadas mais emblemáticas de Eusébio nos écrans. Os jogadores do Benfica também entraram com uma camisola onde se lia “A vida é breve mas o Rei é eterno”.

Gaitán pode ter dito adeus à Luz

Gaitán pode ter dito adeus à Luz
MONACO APROXIMOU-SE MAIS DOS 40 MILHÕES EXIGIDOS
Os adeptos encarnados podem ter assistido ao último jogo de Gaitán na Luz como jogador do Benfica. O internacional argentino está a ser negociado com o Monaco, e nas últimas horas deu-se uma aproximação muito significativa em relação ao que as águias exigem e o que os franceses estão dispostos a pagar.

O clube de Leonardo Jardim terá mesmo chegado aos 35 milhões de euros, uma verba que, para já, não convence Luís Filipe Vieira.Como Record noticiou, o líder da SAD não está disposto a baixar dos 40 milhões de euros para negociar o extremo. Certo é que dificilmente Gaitán estará na Luz a 17 de agosto, no jogo com o P. Ferreira, da Liga, sabendo-se que, aos 26 anos, o futebolista, encara com bons olhos uma mudança de projeto desportivo.

A contratação de Gaitán foi um pedido expresso de Leonardo Jardim, que procura um substituto para James Rodríguez, entretanto transferido para o Real Madrid.

Convém ainda assinalar que o jogador, de 26 anos, também continua a ser desejado pelo Atlético Madrid. Contudo, neste momento, o cenário mais provável é que se transfira para o Monaco.

Sidnei não conta mas foi ao onze

Sidnei não conta mas foi ao onze
BRASILEIRO FOI CHAMADO EM VIRTUDE DAS LESÕES
Sidnei é carta fora do baralho para Jorge Jesus, mas visto que as opções são parcas, o treinador do campeão nacional viu-se obrigado a chamar o brasileiro, devido à falta de centrais. Jardel e Lisandro López já estavam há algum tempo na lista de baixas, tal como o capitão Luisão. Por isso, depois de ter jogado frente ao Marselha, Sidnei, que na época passada esteve emprestado ao Espanyol de Barcelona, foi novamente chamado pelo técnico para fazer dupla com César.

Ainda assim, isto não deve significar que fica no plantel, pois, como já foi dito, está fora dos planos de JJ.

Capas do Dia - Julho 27 / 2014