segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

"Oblak dificilmente sairá da baliza do Benfica"

JOÃO TOMÁS

"Oblak dificilmente sairá da baliza do Benfica"

João Tomás, que acompanhou o esloveno no Rio Ave, sente que Oblak "vai aproveitar, de certeza" esta oportunidade, embora o estatuto do brasileiro possa pesar na "decisão do treinador".
João Tomás aposta em Jan Oblak como o futuro guarda-redes do Benfica.

O ponta-de-lança, que acompanhou o esloveno no Rio Ave, onde este começou a jogar com regularidade, sente que, com a lesão de Artur Moraes, Oblak "vai aproveitar, de certeza" esta oportunidade, embora o estatuto do brasileiro possa pesar na "decisão do treinador".

O antigo companheiro do esloveno no Rio Ave é da opinião que "entrando [na equipa] e se as coisas correrem como eu acho que vão correr, dificilmente sairá da equipa".

Em Oblak, João Tomás destaca "a agilidade que tem entre os postes".

"Apesar de ser um guarda-redes bastante alto, é muito ágil e tem boas mãos. Costumamos dizer que tem as 'mãos macias'. Agarra a bola com muita facilidade. É um miúdo que nasceu para aquilo", analisa.

João Tomás recorda a chegada de Oblak a Vila do Conde, porque "já vinha referenciado do Benfica e porque era internacional".  Tomás relembra que, mal entrou no Rio Ave, o guarda-redes "impôs-se com naturalidade" e "gostava de ouvir e de aprender". 

"Acredito que esta seja a oportunidade dele", remata João Tomás.

O avançado,  que joga em Angola, no Recreativo de Libolo, com quem tem contrato por mais uma temporada, olha para a Liga portuguesa como "um campeonato competitivo", antevendo, esta época, "luta até ao fim, não com dois mas com três" candidatos.

Sobre o Sporting, Tomás afirma que "pior [do que na época passada] era impossível" e que a equipa de Alvalade "voltou ao caminho que todos os sportinguistas gostariam".

"A tendência era melhorar e, este ano, conseguiram reunir as condições necessárias para voltarem ao topo da classificação", conclui João Tomás.

"Benfica quer chegar longe na Liga Europa"

LOURENÇO COELHO

"Benfica quer chegar longe na Liga Europa"

"Encarnados" vão defrontar o PAOK, da Grécia. O director do futebol profissional do Benfica considera que o sorteio dos 16 avos-de-final foi benéfico para o clube encarnado e acredita na passagem à próxima fase da prova.

Na reacção "encarnada" ao sorteio, Lourenço Coelho, considera que é possível passar a eliminatória, mas espera dificuldades frente ao PAOK.
"É um bom sorteio. O PAOK é uma equipa forte que está a fazer um bom campeonato na Grécia, mas o Benfica acredita na passagem à próxima fase. Sabemos que será um adversário difícil. São equipas muito fortes no seu estádio", começou por dizer o director-geral para o futebol do Benfica.

Lourenço Coelho considera que jogar a primeira mão da eliminatória na Grécia poderá ser um factor importante na passagem aos oitavos-de-final.

"Penso que hoje em dia, é sempre bom resolver ao junto dos nossos adeptos" referiu.

O director-geral do futebol do Benfica salienta que é ainda é cedo para falar dos oitavos-de-final, onde os encarnados poderão defrontar o Dnipro ou o Tottenham.

"Será difícil apesar de não sabermos qual a equipa que nos irá calhar. Acima de tudo temos que resolver a nossa situação, esse é o principal objectivo. Temos que nos concentrar nos 16 avos-de-final, antes de pensar em futuras eliminatórias".

Lourenço Coelho garante que a ideia do Benfica é "chegar o mais longe possível na Liga Europa".

A primeira mão joga-se a 20 de Fevereiro na Grécia, e a segunda mão a 27 de Fevereiro em Portugal, no Estádio da Luz.

Benfica assina protocolo com clube sueco

Benfica assina protocolo com clube sueco 

Troca de conhecimentos a nível de fornmação e scouting

O Benfica anunciou nesta segunda-feira a assinatura de um «protocolo de colaboração com os suecos do Atvidabergs.

O acordo vigorará até 31 de Dezembro de 2015 e, indica o site oficial dos encarnados, «visa a troca de conhecimentos entre os departamentos de futebol de ambos os clubes, incluindo a área da Formação e o Scouting». 

O Benfica aponta que pode vir a ceder jogadores da formação ao Atvidabergs, clube fundado em 1907 e que foi oitavo classificado na Suécia, na temporada passada.

Fernando Santos "PAOK tem hipóteses de vencer o Benfica"

"PAOK tem hipóteses de vencer o Benfica"

Treinador português acredita que será uma eliminatória equilibrada
Fernando Santos antevê uma eliminatória difícil para o Benfica, nos 16 avos de final da Liga Europa, frente a uma equipa que está a realizar "uma boa temporada".

" Vai ser uma eliminatória equilibrada, interessante de seguir e difícil para duas equipas que estão a fazer uma boa temporada. Vamos esperar para ver o que vai acontecer até fevereiro", começou por dizer Fernando Santos, atualmente no comando técnico da seleção da Grécia.

Para o treinador português, que passou no Benfica entre 2006 e 2008, os gregos têm mesmo hipóteses de eliminar os encarnados. "Os gregos têm hipótese de seguir em frente. Mas até fevereiro muita coisa vai mudar com certeza", concluiu.

Benfica: Luz recebe novo relvado

Benfica: Luz recebe novo relvado

Encarnados só voltam a jogar em casa a 4 de janeiro

O Benfica está a trocar o relvado do Estádio da Luz, informou o próprio clube no site oficial.

Os encarnados anunciaram que os trabalhos para mudar o tapete verde começaram nesta segunda-feira. O clube prevê que a substituição esteja concluída «até ao final da semana». 

A última mudança da relva aconteceu em Junho de 2010.

O Benfica aproveitou o facto de só voltar a jogar em casa a 4 de janeiro, com o Gil Vicente, para a Taça de Portugal. 

O relvado da Luz estava visivelmente danificado, sobretudo depois do jogo com o Olympiakos, jogado debaixo de chuva torrencial.

Benfica recebe Áustria Viena nos oitavos-de-final

Youth Cup League

DEPOIS DE BRILHAR NA FASE DE GRUPOS

Benfica recebe Áustria Viena nos oitavos-de-final

O Benfica, vencedor do Grupo C, recebe o Áustria de Viena, segundo do agrupamento do FC Porto, nos oitavos de final da Liga Jovem da UEFA, determinou esta segunda-feira o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

O duelo (disputado a apenas uma mão) disputa-se no centro de estágio dos "encarnados", no Seixal, a 18, 19, 25 ou 26 de fevereiro. Caso se qualifique para os quartos de final, a equipa de juniores do Benfica jogará fora com o Atlético de Madrid, vencedor do grupo do FC Porto, ou o Manchester City, entre 11 e 19 de março.

No que respeita às meias-finais, a 11 de abril, no Estádio Colovray, em Nyon, os possíveis adversários dos "encarnados" são os russos do CSKA Moscovo, os franceses do Paris Saint-Germain, os espanhóis do Real Madrid e os italianos do Nápoles.

A final da primeira edição da Liga Jovem da UEFA, competição para as equipas juniores das formações que disputam a Liga dos Campeões, realiza-se a 14 de abril, também em Nyon. -

Calendário da Liga Jovem da UEFA:

Oitavos de final (18, 19, 25 e 26 de fevereiro)

FC Barcelona-FC Copenhaga
CSKA Moscovo-Paris Saint-Germain
Atlético de Madrid-Manchester City
Chelsea-AC Milan
Real Madrid-Nápoles
BENFICA-Áustria Viena
Arsenal-Shakhtar Donetsk
Real Sociedad-Schalke 04

Quartos de final (11, 12, 18 e 19 de março)

Jogo 1: FC Barcelona/FC Copenhaga-Arsenal/Shakhtar Donetsk
Jogo 2: Chelsea/AC Milan-Real Sociedad/Schalke 04
Jogo 3: CSKA Moscovo/Paris Saint-Germain- Real Madrid, Esp/Nápoles, Ita
Jogo 4: Atlético de Madrid, Esp/Manchester City-BENFICA/Áustria Viena

Meias-finais (11 de abril, Estádio Colovray, Nyon)

MF1: Vencedor Jogo 3 - Vencedor Jogo 4
MF2: Vencedor Jogo 2 - Vencedor Jogo 1

Final (14 de abril Estádio Colovray, Nyon)

Vencedor meia-final 1 - Vencedor meia-final 2

Derlis à espera de um telefonema do Benfica

Derlis à espera de um telefonema do Benfica

Avançado paraguaio tem instruções para se apresentar em Lisboa a 3 de janeiro

Derlis González está à espera de um telefonema do Benfica para definir o futuro. O jovem avançado paraguaio tem instruções para se apresentar em Lisboa a 3 de janeiro, terminado o empréstimo ao Guaraní, mas desconhece ainda qual será a próxima etapa.

«Até agora ninguém me disse o que vai acontecer», revelou o jogador à rádio «1º de Marzo». 

«As pessoas do Benfica nunca comunicaram comigo. Seria bom que ligassem. Eu não tenho que ligar. Se não acontecer nada apresento-me a 3 de janeiro. Seria bom resolver isto, mas também não há pressas. Quero o melhor para a minha família», acrescentou Derlis.

O jogador confirmou ainda ter dito ao presidente que «se não houvesse transferência podia ficar mais seis meses» no Guaraní.

Salvio faz corrida novamente

«Um grande passo na minha recuperação» - Salvio
Salvio faz corrida novamente
Mais de três meses depois de ter sofrido uma lesão nos ligamentos do joelho direito, Eduardo Salvio voltou finalmente a fazer corrida, o que indica que a recuperação do extremo argentino está a correr conforme o esperado.

«Hoje voltaste a correr, depois de 107 dias. A tua felicidade é a minha felicidade. Adoro ver-te feliz. Amo-te. Vou estar sempre contigo. Já falta pouco», escreveu Magali Aravena, mulher do jogador, no Twitter.

Ainda assim, Salvio, que foi operado no início de setembro, só deverá voltar a pisar os relvados por volta de março, uma vez que a recuperação completa de um problema físico como este ronda os seis meses.

O extremo argentino Eduardo Salvio, mostrou-se contente por voltar a fazer corrida, ele que continua a recuperar de uma lesão grave no joelho que o deixará fora dos relvados peo menos até março.

«Estou feliz por dar um grande passo na minha recuperação», escreveu o jogador no Twitter.

Salvio, recorde-se, sofreu esta lesão nos ligamentos de um joelho no empate a um golo com o Sporting, em agosto.

Marítimo B – Benfica B, 1-0: Esforço foi inglório na Madeira

21.ª ronda da Segunda Liga

Marítimo B – Benfica B, 1-0: Esforço foi inglório na Madeira

Urreta e Hélder expulsos

O Benfica B deslocou-se, esta segunda-feira, ao reduto do Marítimo B, na 21.ª jornada da Segunda Liga, onde acabou por perder por 1-0.

No estádio da Imaculada Conceição, a primeira parte ficou marcada pela ausência de golos.

No segundo tempo, apesar do equilíbrio entre ambos os emblemas e da persistência da parte dos “encarnados”, foi mesmo a equipa da casa que inaugurou o marcador, aos 47’.

Aos 58’, mais uma oportunidade para a turma da Luz, com um remate perigosíssimo de Lolo à entrada da área a rasar o poste direito. No entanto, o Marítimo B conseguiu segurar a vantagem até ao final do encontro.

O técnico Hélder Cristóvão fez alinhar o seguinte onze: Bruno Varela, Bruno Gaspar, Lindelof, Fábio Cardoso, Gianni, João Teixeira (Harramiz, 69’), Uros Matic, Bernardo Silva (Rojas, 75’), Filip Markovic, Urreta e Lolo.

Na próxima ronda, os “encarnados” recebem, no Seixal, o Trofense. O desafio está agendado para as 15 horas de sábado, 21 de Dezembro.

Liga Europa: Benfica encontra PAOK nos 16 avos-de-final

A 20 e 27 de FevereiroLiga Europa: Benfica encontra PAOK nos 16 avos-de-final
O Benfica vai defrontar os gregos do PAOK nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Foi este o resultado do sorteio realizado ao início desta tarde de segunda-feira, em Nyon, na Suíça.

Após ter sido um dos melhores terceiros classificados no respectivo grupo da Liga dos Campeões, o Benfica entra agora neste sorteio com o estatuto de cabeça de série.

Recorde-se que os jogos referentes aos 16 avos-de-final da Liga Europa realizam-se a 20 e a 27 de Fevereiro de 2014, na Grécia e no Estádio da Luz, respectivamente.

Em caso de vitória sobre os gregos, os “encarnados” encontram, nos oitavos-de-final, o Tottenham ou o Dnipro.

Atletismo: Rui Pedro Silva volta a vencer São Silvestre do Porto

Pela quinta vez consecutivaAtletismo: Rui Pedro Silva volta a vencer São Silvestre do Porto
O atleta do Sport Lisboa e Benfica venceu, pela quinta vez consecutiva, a São Silvestre do Porto.

Rui Pedro Silva isolou-se cedo, passando a meio da prova com cerca de 60 metros de vantagem e gerindo depois o avanço conquistado. Terminou em 29m07s, menos 10 segundos do que o segundo classificado, Licínio Pimentel.

Já o benfiquista José Moreira conquistou a terceira posição, com 29m19s.

Renato Paiva: “Estou satisfeito pela dinâmica posicional da equipa”

Benfica – O Elvas, 9-1
Renato Paiva: “Estou satisfeito pela dinâmica posicional da equipa”

Os juvenis A do Sport Lisboa e Benfica receberam e golearam este domingo no Caixa Futebol Campus, o “O Elvas” por 9-1. No final da partida Renato Paiva estava satisfeito com o desempenho dos seus jogadores, nomeadamente com a resposta dada em campo.

“A nossa obrigação é estarmos preparados para estes contextos e encontrar soluções. E nesse aspecto os jogadores deram uma resposta muito boa. Estou bastante satisfeito acima de tudo pela dinâmica posicional da equipa. Fomos muito soltos na frente, houve muitas linhas de passe. As nossas fases foram todas respeitadas”, disse à Benfica TV.

O treinador revelou ainda que nem sempre os jogos com equipas do fundo da tabela são mais fáceis. “Se perguntarmos aos jogadores se preferem uma equipa que jogue “olhos nos olhos” ou uma equipa que se feche lá atrás, são unânimes na resposta”, concluiu.

Os juvenis A lideram a tabela classificativa com 43 pontos, mais 6 que o 2.º classificado Sporting.

Huub Stevens: «Benfica é uma das melhores equipas em prova»

Huub Stevens: «Benfica é uma das melhores equipas em prova»
Treinador do PAOK elogia equipa portuguesa


O treinador do PAOK deixou elogios ao Benfica na reação ao sorteio dos 16-avos da Liga Europa, mas acredita que a equipa grega pode seguir em frente.

«O Benfica é um adversário muito forte. Temos com conhecimento da equipa por causa dos jogos com o Olympiakos, na Liga dos Campeões, e vamos aproveitar estes dois meses para estudá-los melhor. É uma das melhores equipas em prova», disse Huub Stevens, citado pela UEFA.

«Defrontar uma boa equipa é bom, pois justifica outro foco, mas seguir em frente seria ainda melhor. Vai ser uma eliminatória difícil mas vamos dar o nosso melhor. Para os nossos adeptos é muito bom defrontar equipas assim, e espero que eles apreciem esta eliminatória», acrescentou.

O jogador Stefanos Athanasiadis lembrou que o PAOK tem dois ex-benfiquistas no plantel, Katsouranis e Miguel Vítor, e espera que estes ajudem a preparar o jogo. «Espero que possamos alcançar os nossos objetivos. O Benfica é uma equipa muito boa, jogam um futebol atrativo e chegaram à final do ano passado. Acredito que podemos seguir em frente, no entanto. Estamos sempre muito focados quando defrontamos grandes equipas e conseguimos bons resultados no passado, especialmente fora de casa», afirmou o jogador.

PAOK veio da Champions e não perdeu na Liga Europa

Atenção Benfica: PAOK veio da Champions e não perdeu na Liga Europa
Equipa de Salónica chegou aos 16 avos com três vitórias e três empates


O PAOK, adversário do Benfica nos 16 avos de final da Liga Europa, já soma dez jogos nas competições europeias esta temporada, uma vez que chegou ao play-off da Liga dos Campeões, de forma pouco vulgar, antes de jogar a fase de grupos da Liga Europa.

Benfica-PAOK: vitória lusa em 1999, antes de Vigo

A equipa de Salónica estava qualificada para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas, numa primeira fase, acabou por ser afastada pelos ucranianos do Metalist, com uma derrota em casa por 0-2 e um empate fora 1-1. No entanto, a equipa grega acabou por ser repescada para o play-off, depois dos ucranianos terem sido desqualificados da competição depois de se terem envolvido num esquema de resultados combinados.

No play-off da Liga dos Campeões, o PAOK acabou por cair diante dos alemães do Schalke outra vez com uma derrota em casa (2-3), depois de ter empatado na Alemanha na primeira mão (1-1).

Remetido para a fase de grupos da Liga Europa, a equipa grega teve um percurso tranquilo no Grupo L, acompanhando os holandeses do AZ Alkmaar, com doze pontos, sem consentir uma única derrota.

JOGOS DO PAOK NA UEFA

3ª pré-eliminatória da Champions*
PAOK-Metalist, 0-2
Metalist-PAOK, 1-1
*O PAOK foi eliminado, mas acabou por qualificar-se para o play-off depois do Metalist ter sido desqualificado por ter sido implicado num caso de resultados combinados na Ucrânia.

Play-off da Champions
Schalke-PAOK, 1-1
PAOK-Schalke, 2-3

Liga Europa (fase de grupos)
PAOK-Shakhter, 2-1
AZ Alkmaar-PAOK, 1-1
PAOK-Maccabi Haifa, 3-2
Maccabi Haifa-PAOK, 0-0
Shakhter-PAOK, 0-2
PAOK-AZ-Alkmaar, 2-2

Liga Europa: Benfica encontra PAOK nos 16 avos-de-final

A 20 e 27 de Fevereiro
Liga Europa: Benfica encontra PAOK nos 16 avos-de-final
O Benfica vai defrontar os gregos do PAOK nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Foi este o resultado do sorteio realizado ao início desta tarde de segunda-feira, em Nyon, na Suíça.

Após ter sido um dos melhores terceiros classificados no respectivo grupo da Liga dos Campeões, o Benfica entra agora neste sorteio com o estatuto de cabeça de série.

Recorde-se que os jogos referentes aos 16 avos-de-final da Liga Europa realizam-se a 20 e a 27 de Fevereiro de 2014, na Grécia e no Estádio da Luz, respectivamente.

Em caso de vitória sobre os gregos, os “encarnados” encontram, nos oitavos-de-final, o Tottenham ou o Dnipro.

Rodrigo direto para o banho

NÃO GOSTOU DE TER SIDO SUBSTITUÍDO

Rodrigo direto para o banho


Mal viu o quarto árbitro levantar a placa com o número 19, Rodrigo saiu do campo em passo acelerado e com cara de poucos amigos. O avançado cumprimentou Ola John, que entrou para o seu lugar, trocou umas breves palavras com Raul José e seguiu diretamente para os balneários, sem sequer ir ao banco de suplentes, como é habitual.

Shéu ainda tentou chamar o dianteiro, mas a medida não teve grande efeito e Rodrigo não ficou mesmo para ver o que ainda faltava do encontro. Esta já não é a primeira vez que um jogador mostra o seu desagrado com uma substituição. Diante do Sp. Braga, o primeiro jogo de castigo de Jesus, foi Lazar Markovic a demonstrar a sua irritação quando foi rendido na segunda parte.

Aquele abraço sérvio

SULEJMANI TEVE CUMPRIMENTO EFUSIVO DE MATIC
Aquele abraço sérvio


Sulejmani já vinha ameaçando nos últimos jogos que queria assumir um papel de destaque na equipa do Benfica, e ontem aproveitou mesmo mais uma oportunidade dada por Jesus. O sérvio entrou ao intervalo e precisou de poucos minutos para vestir a pele de herói e marcar o golo que permitiu às águias saírem de Olhão com os três pontos. O golo foi festejado de forma efusiva por toda a equipa, que não hesitou em correr para o ex-Ajax, de forma a cumprimentá-lo. Já nessa altura foi de Matic o abraço mais caloroso e no final do jogo o gesto repetiu-se.

Mal Vasco Santos apitou, o médio encaminhou-se em passo acelerado na direção do camisola 8 e os dois trocaram mais um caloroso cumprimento. O gesto foi repetido pelos restantes companheiro, já que todos reconheceram a importância do remate certeiro para Sulejmani, que anseia por conseguir-se afirmar de águia ao peito.


À saída dos balneários também foi visível a satisfação do próprio Sulejmani, que foi saudado pelos adeptos que ainda esperavam a equipa. E alguns jogadores dos encarnados fizeram mesmo questão de distribuir os habituais autógrafos e tirar algumas fotografias.

Jesus à beira de um ataque de nervos

TÉCNICO SOFREU MUITOS NOS MINUTOS FINAISJesus à beira de um ataque de nervos
Jorge Jesus cumpriu ontem o seu último jogo do castigo de 30 dias e viu o desenrolar do desafio num camarote do terceiro piso do Estádio Algarve, bem longe do centro da ação.Ao lado do técnico analista Marco Pedroso, e com Rui Costa, administrador da SAD, por perto, e Evandro Mota, consultor motivacional, e André Almeida não muito longe, o treinador do Benfica, de 59 anos, teve preocupações distintas nas duas partes do encontro: até ao intervalo transmitiu várias indicações relativas à movimentação do conjunto e na segunda, depois do golo de Sulejmani, as suas preocupações centraram-se no capítulo defensivo, com os últimos minutos a serem vividos de forma intensa (e tensa) pelo responsável da formação encarnada.

Fim do calvário de Jesus

Fim do calvário de Jesus
Jorge Jesus, treinador do Benfica, que foi suspenso durante 30 dias após os incidentes em que se envolveu aquando da deslocação dos encarnados a Guimarães, para defrontar o Vitória local, cumpriu ontem o quarto e último jogo inserido no período em que foi suspenso, que abrangeu, também, as partidas com o SC Braga (casa), Rio Ave (fora), Arouca (casa).

Assim sendo, o técnico voltará a sentar-se no banco de suplentes no próximo compromisso da equipa, já na próxima sexta-feira, com o Vitória de Setúbal, no Estádio do Bonfim. 

Chega assim ao fim o calvário do técnico encarnado, ele que assumiu recentemente não tencionar voltar a viver uma experiência do género, pois, como disse, fica muito mais nervoso afastado do terreno de jogo, consumido por uma sensação de impotência de alguém que quer intervir... mas não pode - pelo meio, refira-se, Jorge Jesus orientou a equipa nas partidas para a Champions, mais concretamente com o Anderlecht, em Bruxelas, e o PSG, na Luz.

Capas jornais desportivos

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS SEGUNDA-FEIRA 16/12/2013