terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Benfica – PSG: Cabeça em Lisboa, ouvidos em Atenas às 19h45

6.ª jornada da “Champions”
Benfica – PSG: Cabeça em Lisboa, ouvidos em Atenas às 19h45
A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica recebe, esta terça-feira, o Paris Saint-Germain, no Estádio da Luz, em jogo da 6.ª ronda do Grupo C.

As duas formações encontram-se em polos opostos, dado que o Benfica precisa de fazer o resultado melhor do que aquele que o Olympiacos fizer em Atenas, sendo que o triunfo “encarnado” pode não chegar; os gauleses chegam a Lisboa com os oitavos-de-final garantidos e, como tal, vão fazer algumas poupanças, umas por opção, outras por lesão.

Perante este cenário, há uma série de “artistas” do adversário que não viajaram para Lisboa. Logo à cabeça, o avançado sueco, Ibrahimovic, e os defesas brasileiros, Thiago Silva e Alex. Juntam-se a estes, Marco Verratti e Van der Wiel por castigo. Contudo, do lado parisiense há muita estrela que pode brilhar. Lucas Moura, Pastore e Menez no meio-campo ou Cavani e Lavezzi na frente de ataque, impõem respeito e não deixam antever tarefa fácil para os comandados por Jorge Jesus.

O Benfica tem, igualmente, algumas ausências, nomeadamente Cardozo, Siqueira e Salvio, três atletas que, à partida, seriam titulares na partida. Para as “águias”, pode, ainda, servir de motivação o facto de não perder na Luz há oito encontros para as competições europeias, tornando a Catedral um forte difícil de transpor. O “Inferno da Luz” esta terça-feira pode ter, claramente, uma palavra a dizer.

O histórico em Lisboa entre os dois emblemas é totalmente favorável ao Benfica, pois, em dois desafios soma dois triunfos (3-1 em 2006/07 e 2-1 em 2010/11). Que a partir das 19h45 tudo se cônjuge para que assim continue.

UEFA Youth League - Benfica – PSG

UEFA Youth League
Benfica – PSG em directo e ao minuto aqui no seu Site Oficial
Esta tare, antes dos Seniores, são os Juniores que entram em campo. No Seixal, os “encarnados” defrontam o Paris Saint-Germain, na 6.ª jornada do Grupo C da UEFA Youth League.

Recorde-se que o desafio está agendado para as 15 hora, no Caixa Futebol Campus.

Domingos Soares de Oliveira aponta aos 300 mil assinantes

Projecção a um ano
Domingos Soares de Oliveira aponta aos 300 mil assinantes
O administrador da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, Domingos Soares de Oliveira, concedeu, esta terça-feira, por altura do quinto aniversário da Benfica TV, uma entrevista exclusiva, onde admitiu que não esperava uma ascensão meteórica do Canal do Clube.

“Honestamente não tínhamos perspectivado uma evolução da Benfica TV como veio a acontecer ao cabo de cinco anos. Quando criámos a Benfica TV era com o objectivo de ser um Canal de Clube com três objectivos: o primeiro era dar, em primeira mão, toda a informação sobre tudo o que é o Benfica, o segundo era fomentar o benfiquismo e o terceiro objectivo era o entretenimento. Nesse processo inicial, a palavra-chave era dinamizar a actividade Benfica. Hoje é um projecto que nada tem a ver com o que desenhámos”, assumiu e adiantou: “Não falo em 2008, porque a primeira vez que falámos em Benfica TV foi em 2005, mas precisámos de tempo para arranjar os meios para o projecto.”

A Benfica TV inovou ao ser o primeiro Canal de Clube a ter os próprios direitos desportivos dos jogos da sua equipa de Futebol. “Há um factor importantíssimo que tem a ver com o sentimento entre os benfiquistas acerca de uma eventual continuidade com a Olivedesportos e os jogos continuarem a ser explorados pela Sport TV. Os benfiquistas eram desfavoráveis a esse facto. Depois há o passo decisivo que é, quando foi apresentada a proposta financeira, o plenário dos Órgãos Sociais, a Direcção e a Administração da SAD decidem não aceitar a proposta. Isso obrigou-nos a pensar num projecto alternativo e a partir daí desenvolvem-se todos os mecanismos necessários para implementação de um modelo diferente”, observou.

Domingos Soares de Oliveira admitiu ver a Benfica TV e revelou quando: “Consigo ver a Benfica TV quando chego a casa e isso não é cedo e não há fim-de-semana nenhum que não veja a Benfica TV. Não tenho tempo para ver os programas durante as horas de serviço, mas ao final do dia tenho tempo.”

Os jogos de Futebol são as preferências do administrador da SAD benfiquista. “Naturalmente, o Futebol seja do Benfica nos diversos escalões à Liga inglesa. Há coisas que gosto menos. Tenho menos disponibilidade para ver os debates que dão na Benfica TV é menor do que para ver Futebol. No final do dia ou ao fim-de-semana quero é entretenimento”, admitiu.

O número correcto de assinantes do Canal também não foi escondido. “Ultrapassou o mês passado os 230 mil assinantes e mantém uma perspectiva de crescimento interessante. Se olharmos o plano inicial da Benfica TV vemos que atingimos nos primeiros três meses o que tínhamos delineado para o primeiro ano e isso é claramente positivo. A evolução ao longo da época dependerá de factores como o crescimento da componente desportiva e a possibilidade de acrescentarmos outros conteúdos à Benfica TV”, atentou.

Com o plano inicial ultrapassado, seguem-se novas metas: “O plano era chegar aos 200 mil até ao final do ano e depois manter o crescimento. Desenhámos o nosso crescimento tendo em conta o que a MEO teve nos primeiros três meses de actividade. Daqui por um ano desejamos estar perto dos 300 mil assinantes.”

Candidatura formal para que aconteça

Domingos S. Oliveira: “A breve trecho vamos ter dois canais”

Na entrevista à Benfica TV, Domingos Soares de Oliveira, de forma inevitável, falou sobre a Premier League, mas começou por explicar outra matéria: a questão dos dois Canais ou a falta deles.

“Estamos a fazer um segundo Canal porque temos conteúdos internacionais, mas que só comprámos os direitos para Portugal e temos acordos de distribuição a nível internacional com vários países. A Benfica TV hoje está disponível em Angola, Moçambique, Estados Unidos, França, Bélgica… Enfim, um conjunto alargado de países. Decidimos fazer uma distribuição dos diversos conteúdos entre dois canais. Esta é a fase em que estamos: uma emissão internacional com conteúdos Benfica e outra, nacional com conteúdos para além do que é Benfica. A breve trecho vamos apresentar uma candidatura formal para os dois canais e aí já poderemos utilizar o nome Benfica TV 1 e Benfica TV 2”, escalpelizou.

Instado a comentar se a Premier Legue dá lucro, o administrador da SAD defendeu: “O negócio tem de ser visto no seu bolo completo. Não consigo fazer uma associação directa das receitas que são proporcionadas só pela Liga inglesa. O que temos de ver é se o negócio todo da Benfica TV dentro do modelo financeiro que estava desenhado corresponde ou não ao nosso plano. Hoje ultrapassa as verbas que tínhamos perspectivado inicialmente.”

Domingos Soares de Oliveira não revelou, directamente, o valor pago para se ter o Campeonato inglês na Benfica TV, mas levantou uma ponta do véu. “Não publicitámos directamente, mas como referi é um pouco acima do que seria pagar os 15 jogos da equipa mais pequena que disputa o Campeonato Nacional. Como se sabe, essas equipas recebem cerca de dois milhões de euros. Se verificarmos, hoje temos um conjunto razoável de não benfiquistas que aderiram à Benfica TV, não só pelos jogos do Benfica, mas pelos conteúdos da Liga inglesa”, lembrou.

E prosseguiu: “Não temos, mas conheço uma série de adeptos que não são do Benfica, mas, para poderem ter acesso à Premier League, aderiram à Benfica TV. Isto significa que, conseguindo o telespectador pelo seu apreço pelo Futebol vencer a barreira da clubite aguda, as pessoas conseguem aderir à Benfica TV porque a qualidade das suas emissões em nada fica a dever a qualquer canal de Desporto nacional ou internacional.”

A Premier League vai ser transmitida pela Benfica TV até 2016 e para já não é altura de tratar da renovação do conteúdo. “O acordo é por três anos e nesta primeira fase vai até 2016. Ainda é cedo para negociar, mas temos contactos regulares e eles estão satisfeitos com a promoção que temos feito da Liga inglesa e com o acordo que assinaram”, garantiu.

O sucesso do Canal do Clube junto de adeptos de outros clubes também foi explicado: “Vencida a primeira fase que é a da qualidade, seja em termos técnicos, seja em termos de transparência das emissões feitas, as pessoas mesmo que não sejam adeptas do Clube vão aderir, gradualmente e em maior número, à Benfica TV.”

O administrador da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD frisou como foi ganho o negócio ao canal concorrente. “Quando entramos num mercado que é dominado por um ‘player’, isso tem inconvenientes que é o facto de a maioria dos detentores dos conteúdos internacionais estão habituados a trabalhar com esse ‘player’, mas há vantagens como é o benefício do efeito-cansaço que existe. As pessoas acreditaram nas projecções que fizemos como foi o caso da Liga inglesa e quando assinámos o contrato já era importante ter o Brasileirão e a MLS”, apontou.

Benfica TV comemora 5.º aniversário esta terça-feira

Televisão oficial do Clube
Benfica TV comemora 5.º aniversário esta terça-feira
Há cinco atrás, um sonho de muitos concretizou-se. A pequena “caixinha mágica”, que é ligada todos os dias por milhares de pessoas, recebeu a Benfica TV, um espaço televisivo só para o maior Clube do Mundo.

Hoje, o dia 2 de Outubro de 2008 parece um dia normal para o maior parte dos benfiquistas. Mas se recuarmos cinco anos antes, este dia assinalou um marco para a história gloriosa do Benfica. O Estádio da Luz estava pronto para receber a segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, frente ao Nápoles, e a Catedral encheu para apoiar a nossa equipa.

Este jogo foi aproveitado para testar aquilo que acabaria por ser uma das maiores inovações de sempre em Portugal: um canal televisivo de um clube desportivo. Quando o relógio tocou as 18h15, a emissão experimental da Benfica TV estava no ar e foram milhares os benfiquistas colados ao ecrã, a acompanharem todos os minutos da antevisão e da respectiva partida.

O jogo terminou com uma vitória do Benfica, por 2-0, que garantiu o apuramento para a próxima fase da segunda competição mais importante da UEFA. O espanhol, José António Reyes, foi o autor do primeiro golo da Benfica TV e Nuno Gomes completou o triunfo de uma noite memorável.

24 Horas por dia
Após ter passado em todos os testes experimentais, a Benfica TV estava preparada para se estrear de forma regular. Todos os dias, 24 horas de emissões sem paragens, a Benfica TV tornou-se uma grande referência e mais um meio de proximidade com a Família Benfiquista.

Desde programas sobre as Casas do Benfica de todo o Mundo até aos jogos da Formação de Futebol e modalidades, nada foi esquecido. O canal do Benfica deu tempo de antena às pessoas dos 8 aos 80 e, acima de tudo, tornou-se uma plataforma de união, força, raça, querer e ambição.

A 10 de Dezembro de 2008, às 10.00 horas, o sonho tornou-se realidade. Aquilo que muitos apregoaram como um projecto sem futuro, passou das nossas mentes para o pequeno ecrã. A jornalista Ana Luísa Tavares foi a cara e a voz de mais de 14 milhões, num momento que ficará para sempre registado como um pequeno passo para os adeptos, mas um grande passo para o Sport Lisboa e Benfica.

Esperança numa tragédia grega

NÃO SERIA A PRIMEIRA...

Esperança numa tragédia grega


Além de estar obrigado a ganhar ao Paris SG, o Benfica necessita da colaboração do Anderlecht para tirar o Olympiacos da rota dos oitavos-de-final da Champions.

Os gregos vivem este dia com enorme entusiasmo mas também algum nervosismo, pois desde 2009/10 que não passam da fase de grupos – nesse ano caíram logo depois com o Bordéus.

Nas duas últimas épocas, o Olympiacos ficou a um ponto do segundo lugar, mas a pior memória data de 2004/05, quando perdeu o acesso aos oitavos a 4 minutos do fim de um jogo em Liverpool, com Gerrard a anular a vantagem que os gregos tinham no confronto direto (1-0, 1-3). O primeiro golo dos reds (que ao intervalo perdiam por 1-0) foi de Sinama Pongolle.

Paris SG perto dos 100 golos

O Paris SG vive com alguma ansiedade a aproximação ao golo 100 na Taça/Liga dos Campeões. A equipa parisiense soma 98 tentos na competição e até tem a esperança de atingir essa marca na Luz, mesmo sem Ibrahimovic.

Uma expectativa legitimada pela capacidade goleadora da equipa de Laurent Blanc esta época – 54 golos apontados em 22 jogos, o que dá uma média de 2,45 por jogo. Recorde-se que o Paris SG marcou 9 golos fora neste Champions.

O centenário de Campeões de que oParis SG agora se aproxima foi conseguido pelo Benfica em maio de... 1965, quando Eusébio marcou o quarto golo das águias frente aoVasas Gyor, na Luz. O golo 200 na Taça dos Campeões teve a assinatura de Nené, em 1982, e o 300 foi marcado por Manuel Fernandes, em 2005.

Nos últimos 15 jogos europeus o PSG perdeu um: no Dragão (0-1)

Nos últimos 15 jogos europeus o PSG perdeu um: no Dragão (0-1)
O PSG ainda não perdeu nesta edição da Liga dos Campeões e, nos últimos dois anos, apenas foi derrotado por uma vez: no Estádio do Dragão (0-1, golo de James Rodriguez), a 3 de outubro de 2012. 

Além do FC Porto, os parisienses defrontaram nas duas últimas épocas europeias, equipas como Dínamo Kiev, Dínamo Zagreb, Valencia, Barcelona, Olympiakos, Anderlecht e, claro, Benfica.

Ou seja, nos últimos 15 jogos europeus o PSG perdeu um. E nesses 15 só num não marcou golos: apontou 35. Na derrota no Dragão. Muita atenção, pois, para o poderio deste PSG. Mesmo sem Ibrahimovic e já com a passagem aos oitavos-de-final garantida.

Rúben Amorim pode voltar ainda em 2013

Rúben Amorim pode voltar ainda em 2013
Fez ontem um mês, exatamente, que Rúben Amorim se lesionou, com gravidade, no joelho direito, durante o derby da Taça de Portugal com o Sporting, no Estádio da Luz, que as águias venceram, por 4-3, após prolongamento, beneficiando de um golo de Luisão perto do apito final.

O jogador português de 28 anos sofreu uma rotura parcial do ligamento lateral interno do joelho direito, mas conseguiu evitar a operação, o que acaba por abreviar o período de paragem.

Há já alguns dias que trabalha de forma condicionada no relvado do Caixa de Futebol Campus, com os companheiros, sinal de que a recuperação corre bem, mas ainda tem o joelho direito protegido, sinal de que há etapas a ultrapassar antes de ser definitivamente entregue ao treinador dos encarnados, Jorge Jesus.

De qualquer forma, foi visível ontem de manhã, no Seixal, durante os 15 minutos em que a porta do ensaio foi aberta à Imprensa, que o internacional português está no bom caminho, surgindo bem disposto e confiante, já de botas, cumprindo o mesmo tipo de preparação que os companheiros.

Jesus puxa por Rodrigo e Lima

Jesus puxa por Rodrigo e Lima
Não há Cardozo, há Lima e Rodrigo disponíveis para o ataque aos gauleses. Esta noite, na Luz, o Benfica precisa de golos para alimentar a esperança (ténue) de continuar na Liga dos Campeões se ao Olympiakos acontecer uma tragédia que permita fazer a festa em Lisboa.

Nesse sentido, Jorge Jesus, que esta noite regressa ao banco de suplentes (está a cumprir castigo de um mês nas competições internas, que termina no próximo desafio em Olhão) pode voltar a apostar na dupla que nos últimos jogos esteve encarregue da fazer os golos da equipa: Rodrigo, que em três jogos fez outros tantos golos (Anderlecht, na Bélgica, para a Champions, onde apontou o golo da vitória), Rio Ave, para a Liga e Arouca, na última jornada; e Lima, avançado que bisou em Vila do Conde e apontou o golo do empate com o Arouca, na última jornada do campeonato. 

A dupla de atacantes entende-se na perfeição e tem trabalhado para minimizar a ausência do ainda melhor marcador da equipa, Óscar Cardozo, afastado da equipa devido a uma lombalgia aguda.

Ou seja, nas últimas três partidas em que foram intervenientes, Lima e Rodrigo foram responsáveis por seis golos, sendo que nos dois últimos desafios foram apenas eles em exclusivo os autores dos tentos.

Capas dos jornais desportivos de terça-fira

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE TERÇA-FEIRA 10/12/2013