quinta-feira, 17 de abril de 2014

Taça de Portugal, SL Benfica 3-1 FC Porto


Treinador do Chelsea recorda final com o Benfica: "É a pior forma de perder"

Treinador do Chelsea recorda final com o Benfica: "É a pior forma de perder"

Steve Holland esteve em Turim e viu imagens da final da Liga Europa 2013, em Amesterdão
A final da Liga Europa 2013 foi decidida no período de compensação. No dia 15 de maio, e quatro dias depois de ter sofrido um golo de Kelvin ao minuto 91', o Benfica foi batido pelo Chelsea por 2-1, com o último golo a ser apontado no minuto 93', por Ivanović.
Algumas imagens desse jogo, realizado em Amesterdão, foram recordadas nesta quarta-feira em Turim, onde foi entregue o troféu da Liga Europa à cidade italiana, que vai receber a final deste ano.
Quem esteve nessa cerimónia foi Steve Holland, treinador-adjunto do Chelsea, que comentou a vitória inglesa no ano passado: "É a pior forma de perder um jogo mas a melhor maneira de ganhar um".
"Ficámos muito orgulhosos daquilo que alcançámos, que foi fazer parte de um lote restrito de clubes que ganharam as três principais competições da UEFA (Liga dos Campeões, Liga Europa e Taça das Taças)", lembrou o inglês.

Oblak pede apoio dos adeptos

Oblak pede apoio dos adeptos
Em entrevista ao jornal do clube, Jan Oblak exorta a nação benfiquista a unir-se em torno da equipa na reta final da temporada.

«Contamos com o apoio dos adeptos», disse o guarda-redes esloveno na projeção dos jogos decisivos que se avizinham, o primeiro dos quais diante do Olhanense, domingo, no Estádio da Luz, que pode consagrar os encarnados como campeões nacionais.

Meias-finais da Liga Europa com a Juventus, meia-final da Taça da Liga com o FC Porto, final da Taça de Portugal com o Rio Ave e jogos com V. Setúbal e FC Porto para o Campeonato são os compromissos que esperam a equipa de Jorge Jesus nas próximas semanas.

A estes poder-se-ão juntar mais dois, caso as águias atinjam a final da Liga Europa e da Taça da Liga.

Jorge Jesus suspenso preventivamente

Jorge Jesus suspenso preventivamente

Jorge Jesus não vai poder sentar-se no banco no jogo com o Olhanense, marcado para o próximo domingo, que pode consagrar o Benfica campeão nacional.

O treinador dos encarnados foi expulso na partida de ontem frente ao FC Porto, para as meias-finais da Taça de Portugal, ficando de imediato suspenso preventivamente, segundo noticia a Antena 1.

Ainda de acordo com a mesma fonte, Jorge Jesus terá de esperar pela próxima reunião do Conselho de Disciplina, que apenas deverá realizar-se na próxima terça-feira, para conhecer o castigo. 

A mesma situação aplica-se a Siqueira, expulso igualmente no clássico, assim como a Luís Castro e Quaresma do lado do FC Porto.

Sílvio iniciou fisioterapia

Sílvio iniciou fisioterapia

Uma semana após ter fraturado a tíbia e o perónio da perna direita, Sílvio deu o primeiro passo no longo período de recuperação.

O jogador começou hoje a fazer fisioterapia, tendo partilhado o momento nas redes sociais através da fotografia reproduzida abaixo.

«Primeiro dia de fisioterapia. Por hoje está feito», escreveu.

Águias são o clube europeu com mais adeptos no seu país

Águias são o clube europeu com mais adeptos no seu país
ESTUDO DA UEFA APONTA PARA 47 POR CENTO
O Benfica é o clube europeu que maior percentagem de adeptos concentra no seu país, reunindo 47 por cento das preferências, indica um relatório da UEFA, divulgado esta quinta-feira.

Num estudo de novembro de 2012, mais de 18 mil cidadãos europeus, entre 18 e os 69 anos, foram questionados sobre qual era o seu clube favorito. Entre os portugueses, 47 por cento respondeu que era o Benfica, a mais alta percentagem de preferência registada no estudo, à frente dos 45 por cento do Steaua de Bucareste, na Roménia. O Galatasaray fecha o pódio, com 37 por cento das respostas na Turquia.

O trabalho, cuja principal conclusão é divulgada esta quinta-feira num relatório da UEFA sobre saúde financeira dos clubes, também indica que entre as principais ligas é em Inglaterra e França que a dispersão de preferências é maior. Assim, em Inglaterra, o Manchester United reúne 15 por cento das respostas, enquanto em França o Paris Saint-Germain recolhe 14 por cento.

Em Espanha, uma em cada três pessoas (33 por cento) respondeu ou Real de Madrid ou Barcelona. No entanto, o Barcelona surge como clube favorito para os adeptos de futebol em 10 países: Eslovénia (28%), Eslováquia (25%), Polónia (24%), Israel (20%), Macedónia (19%), Hungria (16%), Bósnia-Herzgovina (14%), Suíça (13%), Cazaquistão (12%) e Finlândia (11%).

Já o Manchester United, além de preferido em Inglaterra e Irlanda (27%), surge como clube favorito dos países nórdicos: Islândia (24%), Noruega (21%) e Suécia (9%).

Em Itália, o favorito é a Juventus (31%) e na Alemanha é o Bayern Munique (23%).

Estádio da Luz esgotado para domingo


Estádio da Luz esgotado para domingo
"JOGO DO TÍTULO" COM O OLHANENSE TERÁ CASA CHEIA

Estão esgotados os bilhetes para o jogo com o Olhanense de domingo, no Estádio da Luz.

Esta quinta-feira, dia seguinte à vitória no clássico, foi aberta a venda livre (os sócios tiveram preferência), com os adeptos a aglomerarem-se no estádio desde cedo.

Os poucos ingressos que ainda restavam foram, rapidamente, vendidos, pelo que o Benfica vai ter a melhor casa da temporada no jogo que os responsáveis esperam que seja da festa do título.

Note-se que a equipa de Jorge Jesus pode até entrar em campo já com o campeonato conquistado, o que acontecerá se sábado o Sporting não vencer o Belenenses.

Edição n.º 3651 O Benfica numa banca perto de si

Jornal O Benfica numa banca perto de si

PAULO MADEIRA "Ainda vamos chorar pelo André Gomes"

PAULO MADEIRA

"Ainda vamos chorar pelo André Gomes"

Antigo central do Benfica considera que as águias vão sentir a falta do médio, já vendido a um fundo de investimento

André Gomes apontou o golo que carimbou a passagem do Benfica à final da Taça de Portugal e viveu uma noite de sonho. Paulo Madeira, antigo jogador das águias, considera que o clube ainda vai ter saudades do médio, que deixará a Luz no final da temporada.

"O Jesus tem feito muita rotatividade e as coisas correm bem, os resultados aparecem. Nesta fase, o Benfica precisa de jogadores que estejam bem fisicamente e o André Gomes tem sido uma mais-valia. Está a subir de rendimento e acho que no fim da época ainda vamos chorar por o deixarmos sair por 15 milhões [de euros]. Não há muitos médios como ele", afirmou Paulo Madeira a O JOGO.

"O homem do jogo é o André Gomes. Fez um jogo fantástico e coroou-o com uma execução brilhante no golo que marcou", acrescentou ainda.

Refira-se que André Gomes, tal como Rodrigo, foi vendido em janeiro ao fundo de investimento Meriton Capital Limited.

Um golaço do outro mundo de André Gomes

André Gomes destaca grupo e Siqueira pediu desculpa

André Gomes destaca grupo e Siqueira pediu desculpa
JOGADORES COMENTAM CLÁSSICO NAS REDES SOCIAIS
O Benfica derrotou o FC Porto num clássico dramático, que colocou as águias na final da Taça de Portugal, e os jogadores encarnados não perderam tempo e comentaram a partida nas redes sociais logo após o encontro.

André Gomes, grande figura do encontro ao apontar o golo (e que golo) que deu o apuramento ao Benfica, preferiu colocar uma foto do grupo a festejar no final do encontro. "União. É isto que nos distingue. Somos milhões e cada vez mais fortes. Obrigado por todas as mensagens de apoio, somos todos enormes", colocou no Instagram.

Mais tarde, o jovem médio de 20 anos voltou a publicar na mesma rede social uma foto dos jogadores do Benfica na final do Jamor em 2013: "Jamor vestido de vermelho espera por nós. Vamos Benfica!.

Já Guilherme Siqueira, que foi protagonista do clássico por razões menos positivas, também comentou o jogo e aproveitou para pedir desculpa aos benfiquistas e agradecer a união e solidariedade do grupo: "Quero deixar aqui registado o meu agradecimento e este grupo maravilhoso que deu a volta por cima após a minha expulsão (...) Obrigado e mais uma vez desculpa a todos os companheiros e benfiquistas".

Salvio, autor do primeiro golo, Sílvio, um dos ausentes por lesão, e Nuno Gomes, assessor de Luís Filipe Vieira e antigo capitão do Benfica, fizeram igualmente publicações a festejar um triunfo importante.

Rui Quinta: «Anos maus servem para organizar a equipa»

Rui Quinta: «Anos maus servem para organizar a equipa»
EX-ADJUNTO DE VÍTOR PEREIRA ANALISA ÉPOCA
O treinador Rui Quinta, ex-adjunto de Vítor Pereira no FC Porto, afirmou que é "evidente" que os resultados dos dragões não são os esperados pelos adeptos, mas que anos como este servem para reorganizar a equipa.

Na quarta-feira, o FC Porto foi eliminado da Taça de Portugal, ao perder com o Benfica, por 3-1, na segunda mão das meias-finais, depois de já ter sido afastado da Liga Europa e estar arredado da conquista do título nacional.

"Quem gosta do FC Porto não estaria à espera do atual desfecho, mas tem de se perceber que há anos em que as coisas não correm tão bem, e servem para refletir, organizar-se e seguir para um novo ciclo de conquista", disse o treinador à agência Lusa.

Quinta lembrou que outros períodos menos bons ocorreram na equipa nos últimos 10 anos, período em que foi campeã nacional oito vezes.

"A equipa não pode desesperar se as coisas não correrem bem, e deve preparar-se para voltar a trilhar o caminho do sucesso na próxima época", realçou.

O treinador está em Santos, cidade no litoral do Estado de São Paulo, para um estágio nas equipas de base da Portuguesa Santista.

O ex-adjunto do FC Porto, que trabalhou dois anos na equipa, afirmou que seu futuro será definido somente no final do mês, quando termina seu trabalho na Portuguesa Santista. Quinta disse ainda que está a esperar um "desafio" adequado, e que já recebeu alguns convites, mas que não se concretizaram.

Dois benfiquistas detidos

Dois benfiquistas detidos
EM CAUSA OS FESTEJOS DO TERCEIRO GOLO DAS ÁGUIAS
A PSP deteve esta quarta-feira dois adeptos do Benfica, que devem ser hoje presentes a tribunal, em consequência dos festejos do terceiro golo dos encarnados, o que valeu a qualificação para a final da Taça de Portugal. Um dos apoiantes foi detido por invasão de campo e outro por injúrias a agentes da autoridade.

O golo de André Gomes provocou enorme “explosão” nos benfiquistas, não só jogadores, como também adeptos. Muitos que se encontravam no piso zero do topo sul entraram na zona situada atrás da baliza de Fabiano, mas alguns, mais arrojados, chegaram a invadir os terreno de jogo para celebrar com os craques. Um deles seria retirado para fora do recinto e de nada valeu o esforço de Cardozo, que fora substituído na primeira parte, para o libertar.

Perante este cenário, o corpo de intervenção teve de entrar no estádio para repor a ordem;no entanto, não foi necessário usar a força para que os invasores voltassem aos seus lugares.

De referir que os 1.700 apoiantes portistas chegaram à Luz sem problemas. Além do rebentamento de petardos, um ferido muito ligeiro foi assistido antes de entrar.

Sobram André Almeida e Maxi

Sobram André Almeida e Maxi
JESUS ENFRENTA PROBLEMA NAS LATERAIS
À (grave) lesão de Sílvio, juntou-se ontem a suspensão de Siqueira. O resultado, esse, traduz-se agora na escassez de opções para as laterais da defesa do Benfica, já que André Almeida e Maxi Pereira são as únicas opções de que Jorge Jesus dispõe para o próximo jogo.

No embate caseiro com o Olhanense, que poderá encerrar a celebração do 33.º encarnado, Jesus deverá fazer alinhar Maxi Pereira à direita e André Almeida à esquerda, no quarteto defensivo. Não é de descartar, porém, que o treinador possa conceder uma oportunidade a jovens que vão despontando na equipa B. Ora, é neste contexto que entram dois candidatos: João Cancelo e Bruno Gaspar, laterais direito e esquerdo, respetivamente, regularmente utilizados por Hélder Cristóvão.

Capitão ainda em dúvida

Jesus será, portanto, forçado a alterar o quarteto defensivo, colocando André Almeida de início. Esta pode nem ser a única alteração. Neste caso, porém, poder-se-á tratar de uma boa notícia: Luisão já não alinhou ontem, por se encontrar a recuperar de um traumatismo contraído diante do AZ Alkmaar, precisamente no mesmo lance em que Sílvio fraturou tíbia e perónio. O Benfica continua sem esclarecer a gravidade do problema, mas não é de excluir o regresso do capitão já no domingo.
Clássico fica de novo pintado a 

vermelho

JESUS CONSEGUE VENCER DUAS VEZES NA MESMA ÉPOCA O FC PORTO REPETINDO FEITO DE 2009/10
O vermelho dominou, sem dúvida, o clássico. Pela vitória do Benfica sobre o rival FC Porto, mas também pelas expulsões. Desde que Jorge Jesus chegou à Luz, em 2009/10, disputaram-se 16 jogos entre águias e dragões e em metade deles as equipas terminaram em inferioridade numérica. No total, foram 10 expulsões, 6 de jogadores do Benfica e 4 do FC Porto. Dois clássicos acabaram com um vermelho para cada lado: ontem foi Siqueira e Quaresma e em 2010/11, no duelo da Liga, Otamendi e Cardozo. 

Jesus lidera "jogo do título" na bancada

Jesus lidera "jogo do título" na bancada
EMBATE COM O OLHANENSE EM CAUSA
Jorge Jesus vai ver o jogo com o Olhanense sentado no camarote, devido à ordem de expulsão que recebeu de Pedro Proença, aos 84 minutos. É o adjunto, Raul José, quem vai dirigir a equipa no banco naquele que é considerado o “jogo do título”, já que ao Benfica basta ganhar para se sagrar campeão.

A próxima reunião do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol realiza-se terça-feira, mas o treinador deverá cumprir já o castigo, ao abrigo da suspensão preventiva (artigo 36.º), que prevê uma suspensão imediata, bastando que para isso conste no relatório do árbitro a indicação de expulsão.

O treinador foi obrigado a deixar o banco após a confusão entre Maxi e Quaresma, que encostaram a cara um no outro e, de imediato, foram cercados por jogadores que os tentaram afastar.Um dos mais efusivos foiJardel, o que motivou uma correria de Jesus pelo relvado dentro.

O técnico repreendeu o defesa-central por estar junto da confusão, certamente pelos problemas que isso poderia causar. Com Luisão em dúvida para o Olhanense, Jardel é uma peça fundamental na equipa, pelo que Jorge Jesus quis evitar que o brasileiro visse um vermelho. Só que infringiu as leis e acabou por ver o resto da partida na bancada, rodeado por adeptos... em festa.

Primeira vitória de Jesus sobre Luís Castro

Primeira vitória de Jesus sobre Luís Castro
REGISTAVA DUAS DERROTAS E DOIS EMPATES
Jesus tem razões para festejar. Para além de vencer pela segunda vez esta época o FC Porto, conseguiu finalmente vergar Luís Castro. Em cinco confrontos com o sucessor de Paulo Fonseca no banco dos dragões, o saldo é negativo, pois regista mais duas derrotas e dois empates.

O primeiro desaire aconteceu quando Jesus estava no Moreirense e Castro no Penafiel (2005), e o segundo no mês passado, na 1.ª mão da meia-final.

Jesus exigiu que Enzo Pérez batesse o penálti

Jesus exigiu que Enzo Pérez batesse o penálti
HABITUAIS MARCADORES SÃO CARDOZO E LIMA
Assim que Pedro Proença assinalou a grande penalidade para castigar a falta de Reyes sobre Salvio, já no segundo tempo, Jorge Jesus saltou do banco de suplentes como uma mola para indicar quem seria o responsável para bater a grande penalidade.

O responsável técnico das águias não hesitou em apontar para Enzo Pérez que, na hora do remate, não tremeu e recolocou o Benfica em vantagem sem ter dado quaisquer hipóteses de defesa a Fabiano.

Convém lembrar que os habituais marcadores das grandes penalidades no clube encarnado são Cardozo e Lima. O internacional paraguaio já havia sido substituído quando JJ reequilibrou a equipa devido à expulsão de Siqueira. Já Lima, na altura, ainda estava no banco de suplentes.

Capas do Dia

Capas do Dia
Abril 17 / 2014