quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Por isto é que o Benfica é o maior do Mundo




Por muito que as coisas não corram bem o Benfica é nosso, é grande, é o melhor do mundo, sempre.

Tu és Benfica!

Gonçalo Aves espreita regresso


Espreita regresso

São boas notícias para João Freitas Pinto. Gonçalo Alves, capitão dos encarnados, pode ser uma das armas a lançar no jogo com o Cascais após seis semanas de paragem devido a uma rotura muscular na coxa esquerda.

Apesar de ter sido reintegrado na passada semana, o ala, ainda sem o ritmo competitivo desejado, acabou por ficar fora das contas para o duelo com o Leões de Porto Salvo (2-2) da passada jornada.

Agora, ao que tudo indica, após mais uma intensa semana de trabalho, será um dos trunfos do Benfica, que vai procurar regressar às vitórias e assim manter-se no topo da classificação lado a lado com o Sporting.


Fonte: A Bola

Jovens jóias do Benfica encantam Jesus





Jovens jóias do Benfica encantam Jesus

Lesões de Salvio, Markovic e Sulejmani podem abrir portas a João Cancelo e a Ivan Cavaleiro, o melhor marcador da II Liga.

Jorge Jesus está encantado com as exibições de Ivan Cavaleiro e João Cancelo, dois jovens de 19 anos que formam a ala direita da equipa B do Benfica. O avançado, que fez um ‘hat-trick’ no último domingo em casa com o Ac. Viseu (5-1), lidera a lista de melhores marcadores da II Liga, com sete golos marcados, isto apesar de jogar nos flancos, tanto no direito como no esquerdo. 

As ausências de Salvio e Markovic, por lesão, podem levar mesmo o técnico a contar com Cavaleiro nos próximos jogos dos encarnados.

Também o lateral-direito João Cancelo pode beneficiar do défice de produtividade que os defesas da equipa principal têm evidenciado: André Almeida é uma adaptação e Maxi Pereira está longe da sua melhor forma.

O futebolista é visto pelos responsáveis das águias como um jovem que tem potencial para ser o lateral-direito da seleção nacional dentro de muito pouco tempo, sendo já considerado como o melhor do Benfica naquela posição.

O CM sabe, ainda, que também o médio-defensivo sueco Lindelof está a agradar à estrutura comandada por Jorge Jesus: é alto (1,87 m), tem características que fazem lembrar Matic e, apesar de ter apenas 19 anos, tem mostrado grande maturidade. É titular indiscutível na formação comandada pelo técnico Hélder Cristóvão e poderá dar o salto para a equipa orientada por Jorge Jesus.

Oblak espreita primeira oportunidade






Oblak espreita primeira oportunidade

Jan Oblak, jovem guarda-redes esloveno do Benfica, 20 anos, pode concretizar, no dia 19, frente ao Cinfães, para a Taça de Portugal, o sonho de defender pela primeira vez a baliza da equipa principal das águias, depois de uma pré-época marcada pela polémica mas que acabou por ter final feliz. 

Se Jorge Jesus seguir a linha das épocas anteriores, relativamente à rotatividade na baliza, é certo que Artur Moraes vai ceder o lugar a Oblak ou ao veterano Paulo Lopes, 35 anos, podendo dar-se mesmo o caso de um jogar na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. 

Na época passada, Paulo Lopes mereceu a confiança do técnico nessas duas provas, mas apenas no início, tendo sido opção nas duas primeiras eliminatórias da Taça de Portugal que os encarnados disputaram frente a Freamunde (4-0) e Moreirense (2-0), e nos três jogos da fase de grupos da Taça da Liga, com Olhanense (2-1), Moreirense (1-1) e Académica (3-2). A partir daí, em ambas as competições, a baliza foi entregue a Artur Moraes, 32 anos.

Em 2009/10, Quim foi o guarda-redes mais utilizado (33 jogos), mas também Júlio César (14) e Moreira (5) mereceram oportunidades; em 2010/11 a primeira opção foi o espanhol Roberto Jiménez (44), mas Júlio César (10) e Moreira (6) também jogaram; em 2011/12 começa o reinado de Artur Moraes (43), que teve como sombra Eduardo (9), naquela que foi a primeira época em que Jesus utilizou apenas dois guarda-redes, facto repetido em 2012/13: Artur Moraes (51) e Paulo Lopes (5).

A relação entre Jan Oblak e o Benfica esteve seriamente ameaçada no verão, num processo com contornos idênticos ao de Bruma. O jogador não se apresentou ao trabalho no dia 1 de julho, no Seixal, conforme estava previsto, e esteve desaparecido durante algum tempo, com o seu empresário a dar conta da intenção de rescisão unilateral do contrato por alegada justa causa, o que desde sempre mereceu a contestação do departamento jurídico do clube.

O diferendo acabaria por ser resolvido a bem, com Jan Oblak a regressar, a sujeitar-se às medidas disciplinares impostas pelo Benfica, a renovar contrato até 2018 e a integrar o plantel principal às ordens de Jorge Jesus.

Campanha Angariação de Sócios



Campanha Angariação de Sócios
Se já fores sócio e "trouxeres" dois (2) novos sócios para a nossa Casa, terás como prémio o lindo cachecol oficial da Casa do Benfica em Leiria.

Condições:
Entregar propostas dos novos sócios, devidamente preenchidas e acompanhadas de:
- Fotografia do novo sócio
- Cartão de Identificação do novo sócio (fotocópia)
- Pagamento anual da quota no valor (mínimo) de 15€

Podemos contar contigo?
Contribui para o crescimento da família Benfiquista de Leiria
Nota: Campanha válida até ao final de Novembro de 2013

Portugal X Israel (Sub 21)



Portugal vence Israel (3-0) e lidera grupo 8

A Seleção Nacional sub-21 venceu esta quinta-feira a equipa de Israel, por 3-0, em jogo que teve lugar na Marinha Grande. William Carvalho, Bruma e um auto-golo de Twatha foram os autores dos tentos lusos.


 Rui Jorge - «Resultado excelente mas sem a exibição que desejávamos» 

Naturalmente satisfeito com a vitória por 3-0 no jogo com Israel, Rui Jorge não deixou de reconhecer que a exibição de Portugal no Municipal da Marinha Grande ficou aquém do desejado. 

«O resultado foi excelente, porque não sofremos golos, o que ambicionávamos e andávamos a tentar conseguir, e mostrámos alguma eficácia em termos ofensivos. Israel é uma equipa muito perigosa e, se tivéssemos sofrido um golo quando estava 2-0, teríamos passado mal no encontro. A exibição não foi a que desejávamos, mas em termos de caráter, querer e atitude estivemos bem», analisou.

«Estamos no bom caminho, com dois jogos e duas vitórias. Mas é apenas o início do trajeto, temos de continuar assim se nos queremos qualificar. Não vamos fazer contas já, mas a derrota da Noruega com o Azerbaijão surpreende-nos. Isto acontece em futebol e esperamos que não aconteça à nossa equipa. Não adianta falar em favoritismos, temos de demonstrá-lo dentro do campo», alertou.


O selecionador nacional dos sub-21 abordou o jogo de quinta-feira com Israel e destacou o poder ofensivo do adversário do meio-campo para a frente.

«São jogadores bastante rápidos na frente, procuram muita profundidade e, se não formos inteligentes, poderemos ter problemas defensivos. Vamos procurar fazer golos e se o fizermos cedo tanto melhor», disse Rui Jorge em conferência de Imprensa, onde analisou ainda o adversário de terça-feira: 

«O Azerbaijão parece-me um adversário mais frágil mas convém dizer que, até agora, focámos muito o treino no jogo com Israel.»

Entretanto, Josué, defesa-central do Vitória de Guimarães, abandonou mais cedo o treino com queixas na região lombar, devendo os responsáveis clínicos da federação revelar mais pormenores sobre situação clínica após o treino.

NN - Dizem que somos loucos da cabeça

Benfica 2013/2014 - A Revolta!!!

Benfica- Final Liga Europa - Orgulho nestes jogadores e nesta equipa

Crónica de hoje da Leonor Pinhão: Lima tem consciência política



Lima tem consciência política

Fez nesta última terça-feira três anos que Paulo Bento se estreou no comando da selecção nacional substituindo Carlos Queirós cujo processo de despedimento foi tudo menos elegante, se é que alguma vez se poderá apelidar de elegante qualquer processo de despedimento.
Processo de despedimento é uma coisa má, todos sabemos. Processo de despedida é outra coisa e bem distinta. E, sem qualquer espécie de dúvida, é bem mais fácil ser-se elegante num processo de despedida do que num processo de despedimento.
Por exemplo, o processo de despedida de Valentim Loureiro da condição de presidente da Câmara de Gondomar foi não só elegante como histórico. Uma pérola do regime, no mínimo.
Condecorando com a medalha de ouro da cidade que foi sua o presidente do FC Porto, o ex-autarca, ex-presidente do Boavista e ex-presidente da Liga de Clubes deixou para os vindouros uma imagem muito expressiva de um Portugal ufano e triunfante da segunda década do século XXI, Portugal esse que se começou a desenhar no final da sétima década do século XX.
Era de Paulo Bento que falávamos, peço desculpa pela incursão noutros domínios.
O balanço de Paulo Bento na qualidade de seleccionador nacional é de 18 vitórias em 35 jogos. Não está mal, mais de metade dos jogos foram ganhos pela equipa sob o seu comando, dirão os defensores do treinador. Está péssimo, dirão os outros, os da oposição.
Nos próximos dias, a selecção terá pela frente os dois jogos que definirão a sua sorte no que respeita à qualificação para o Mundial de 2014 e, por isso mesmo, talvez seja cedo para se fazerem balanços da era Paulo Bento. Olhando para a situação actual, francamente, torna-se difícil acreditar noutra hipótese que não seja a da presença da equipa nacional portuguesa no Brasil embora o conjunto de jogadores que a forma seja, de uma maneira geral, mediano nuns casos e envelhecido noutros casos.
Contra a corrente, Cristiano Ronaldo persiste em mostrar-nos, semana a semana e com a afinação de um metrónomo, que está muito acima, mas mesmo muito acima, dos seus compatriotas da equipa nacional. Sem desprimor para os demais jogadores da selecção, mas às vezes até parece desperdício ter à disposição um Cristiano Ronaldo em grande e mais ninguém de vagamente grande que se lhe compare, excepção feita a João Moutinho.
Tive uma sensação assim parecida, na década de 90 do século passado, quando Michel Preud’homme era o guarda-redes de uma das mais à toa das equipas que o Benfica teve. À sua maneira, outro desperdício.

No Benfica de hoje, anda tudo de tal forma às avessas que até Cardozo marcou de pé direito – ele que só tem o pé contrário, dizem os seus detractores – o golão que, no Estoril, garantiu ao Benfica a vitória e os três pontos.
Luisão dedicou a vitória a Luís Filipe Vieira que jamais falta às necessidades dos jogadores. Os jogadores, sabe-o o seu “capitão”, não têm de passar por necessidades. Recebem sempre o salário a tempo e a horas, independentemente do lugar que a equipa ocupa na tabela. Normalmente, é o primeiro ou o segundo, com mais queda para o segundo. Neste Outubro, por contingências, várias é o terceiro. Mas ainda há muito por andar.
Com dez anos de clube, coisa rara nos tempos que correm, o “capitão” do Benfica não pensou em si quando disse, na mesma ocasião, que os jogadores tinham corrido “pelo presidente” no jogo com o Estoril. Não foi egoísta, o Luisão. E se há coisa de que os jogadores de futebol são frequentemente acusados é de serem egoístas, de pensarem só em si.
Se tivesse pensado só em si, Luisão não tinha dito aquilo. Porque, tal como acontece a toda gente, Luisão não vai para novo e perdendo velocidade, como é natural, põe-se à bica para ouvir dos adeptos mais intransigentes, sempre que lhe falhem as pernas, ditirambos como: “corre lá um bocadinho mais pelo presidente!”
E isto não é bom nem para o Luisão, nem para o presidente.
O público é e será sempre cruel. Limito-me a antecipar-lhe a crueldade para depois não estranharem.

A vitória no Estoril foi suada e justa. O jogador de que mais gostei foi do Lima. Como, se até falhou um penalti? – perguntam-me os senhores.
Ora, precisamente, por ter falhado um penalti é que eu gostei do Lima. Era crucial falhar aquele pontapé. Como terão tido a oportunidade de ver, o lance que deu origem ao castigo foi mais do que duvidoso à luz da interpretação actual desse tipo de situações de bola na mão ou de mão na bola na área.
Que foi bola na mão, foi. Mão na bola é que não foi, embora a bola se tenha desviado da sua trajectória natural depois de ter embatido na mão de um jogador do Estoril. 
Uma coisa é certa: tivesse o lance ocorrido no meio do campo e o árbitro, qualquer árbitro, teria marcado falta. Tendo acontecido na área, aí entram logo as novas teorias que, conforme dá ou não dá jeito, ou se aprovam ou se reprovam.
Pode ser que, um dia destes, Pedro Proença vá até ao Seixal dar uma lição sobre este tema candente aos jogadores do Benfica. Quanto ao Lima, está dispensado da aula. Ele sabe da matéria. Está actualizado. Viu, como muitos vimos, que não houve pecado na área do Estoril e quando foi marcar o castigo decidiu, e bem, que daquilo não podia nascer nenhum golo sob pena de sermos mais tramados no futuro próximo, para compensar o benefício na Amoreira.
Explico-me melhor: com 5 pontos de atraso em relação ao líder e depois de sofrer espoliamentos múltiplos nas primeiras jornadas da Liga, só faltava ao Benfica, para piorar as coisas, marcar um golo beneficiando de uma má decisão do árbitro para, depois, ter de passar o resto do campeonato a suportar remoques por causa de um tal penaltizinho no Estoril.
Fizeste bem, Lima. Bola para um lado, guarda-redes para o mesmo lado. O Lima tem consciência política, qualidade sem a qual não se faz nada de jeito.

A cerimónia de Gondomar terminou de maneira inaudita. O presidente do FC Porto, já depois de medalhado, declarou guerra a Arouca, município delimitado a noroeste precisamente por Gondomar. Tudo ali tão pertinho, o que mais se estranhou. 
O que levará um homem que é um ícone deste Portugal, a ser profundamente desagradável com o Arouca momentos depois de lhe ter sido atribuída a medalha de ouro da cidade de Gondomar? É que foi dizer aos jornalistas que o Arouca não jogava nada, mas por outras palavras. Para quê?
Se atirou com o Arouca para a frente de batalha só para provar que não está sempre a pensar exclusivamente no Benfica, ficou-lhe mal o subterfúgio.
Se atirou com o Arouca para a fogueira porque já lá jogou, precisamente no sábado passado, e não tem lá voltar este ano, pior ainda.
A verdade é que o presidente do FCP atirou-se ao Arouca, logo depois de lá ter jogado, e optou por não se atirar ao Sporting de Leonardo Jardim, que é o próximo adversário dos campeões nacionais. O jogo está marcado para o fim do mês. Aguardemos pela evolução dos acontecimentos. Com ou sem medalha de ouro.

De Miguel Lourenço Pereira e de João Nuno Coelho, acaba de ser publicado um livro muito curioso, obra séria de historiadores e de sociólogos, que se chama “Noites Europeias – Uma História das Competições Europeias de Clubes, 1897-2013). A editora tem sede em Guimarães e chama-se Amor à Camisola, está tudo dito. Sim, benfiquistas, podem comprar. Até lá vem a história da conquista da nossa Taça Latina.

A Cuspidela






Depois de mais um dos muitos exemplos do que é o perfil da larga
maioria dos jogadores do corrupto fcp, que constituiu o cuspir para a cara do adversário, o lateral Luís Dias do Arouca, as instituições que regulam o futebol em Portugal, mais uma vez se preparam para atenuar, minimizar, tal vergonhosa e ignorante atitude por parte de um jogador do fc porto.

O Conselho de Disciplina da federação portuguesa de futebol sendo o principal responsável para avaliar casos deste tipo, tal como aconteceu no passado, com o ex jogador do Sporting Emiliano Insúa, apressadamente castigando-o com 2 jogos num processo sumaríssimo, desta vez tem um comportamento completamente oposto e parcial, enviando o processo para a Liga de Clubes, numa nítida manobra de prolongar e adiar a decisão e a conclusão do mesmo.

Obviamente que tudo se deve ao facto, do fc porto ter que enfrentar na próxima jornada da Liga, o rival Sporting, um dos raros jogos em que o plantel portista terá pela frente um real adversário, um novo Sporting que tudo indica, não ser mais uma simples Dama de companhia do azul às risquinhas.
Era muito chato ficarem sem o marcador dos penaltis.. é que pode vir a fazer muita falta no "clássico".

Escola Geração Benfica deu início à época 2013/14



Na Póvoa de Varzim

Escola Geração Benfica deu início à época 2013/14

No passado fim-de-semana, a Escola Geração Benfica Póvoa de Varzim deu início á época oficial 2013/14 num jogo treino frente à A. D. Esposende nos escalões de Sub-12; Sub-9; Sub-7 e Sub-5. Numa manha agradável pudemos observar excelentes jogos de futebol com grande empenho e dedicação de todos os intervenientes. 

Com participação garantida na APEF e empenhado na organização de uma Liga Interna no Norte do País a Escola Geração Benfica Povoa de Varzim pretende proporcionar aos seus atletas uma época recheada de momentos únicos e inesquecíveis.

Sedeada no Fluxindor (Indoor) e usufruindo do Complexo Municipal da Póvoa dw Varzim, a Escola de Futebol Geração Benfica Póvoa de Varzim coloca ao dispor dos seus atletas condições únicas e de excelente qualidade na região.

A equipa técnica é coordenada por Alexandre Vila Cova, tendo ao seu dispor um naipe de excelentes treinadores na sua estrutura: Lírio Vila Cova, Pedro Araújo (Pauleta), Diogo Barros e Hugo Serra.

Todos os jovens atletas dos 3 aos 14 anos que procurem a prática do futebol e tenham o sonho de um dia vestir a camisola do S. L. Benfica podem juntar-se a nós contactando a Escola Futebol Geração Benfica Póvoa de Varzim.

AMANHÃ NAS BANCAS DE TODO O PAÍS - JORNAL O BENFICA


Voleibol Benfica - José Jardim e a jornada dupla: “Estamos tranquilos e concentrados”



Voleibol Benfica - Este fim-de-semana

José Jardim e a jornada dupla: “Estamos tranquilos e concentrados”




O próximo fim-de-semana é de jornada dupla para a equipa de Voleibol do Sport Lisboa e Benfica. Sporting de Espinho e Vitória de Guimarães são os adversários, em dois encontros onde não são esperadas facilidades.

“Estamos tranquilos e concentrados nos dois jogos deste fim-de-semana e vamos aguardar um jogo de cada vez”, começou por dizer o técnico, José Jardim, à Benfica TV.

O primeiro adversário é o Sporting de Espinho, no sábado, um grupo bem conhecido pelo treinador “encarnado”. “O Espinho continua a ter atletas de muita categoria e muito experientes e nós temos que nos preocupar com o nosso rendimento”, afirmou.

Quanto aos novos elementos do conjunto da Luz, José Jardim foi claro: “Os reforços estão integrados plenamente, estão a evoluir mas também sabem que para atingir o nível pretendido ainda temos que trabalhar bastante.”

Estas são duas jornadas rumo ao objectivo final da temporada. Uma meta que já está bem definida. “É para o título que estamos a trabalhar, sabemos que vamos ter uma oposição bastante grande e não há favoritos. Há a ambição de conquistar o Campeonato Nacional”, concluiu.

O primeiro encontro, frente ao Sporting de Espinho, está agendado para as 17 horas de sábado, na Nave Desportiva de Espinho.

Já no domingo, o palco é o Pavilhão n.º 2 da Luz, num desafio diante do Vitória de Guimarães.

Andebol - João Ferreirinho terminou carreira

Guarda-redes terminou a carreira

João Ferreirinho ao Jornal "O Benfica: “Muito grato ao Clube”

O guarda-redes foi ao longo das últimas sete épocas uma referência no plantel de Andebol. Num momento difícil, em que teve de comunicar o fim da sua carreira devido às lesões que o atormentaram nos últimos tempos, João Ferreirinho falou, à Benfica TV, sobre a sua decisão.

Quais foram os principais motivos que o levaram a tomar esta difícil decisão de terminar a carreira?

As razões foram de ordem física e relacionadas com a minha saúde. É uma situação que já se vinha a arrastar há algum tempo e em que tudo foi feito para que eu continuasse a jogar com a qualidade que é exigida no Benfica. O certo é que sempre que houve uma tentativa de integração nos treinos foi uma questão de tempo até que as dores voltassem e fossem incapacitantes, não só no treino e no jogo, como na minha vida pessoal. Depois de consultar mais um especialista na área da coluna e de se fazer mais uma avaliação, houve uma conversa sincera no sentido de perceber as hipóteses reais de continuar a jogar e chegou-se à conclusão que para o meu bem, e para o meu futuro, o melhor seria abandonar a modalidade.

Qual foi o papel do Benfica durante este complicado período da sua vida?
Sempre senti um grande carinho por parte dos adeptos e, saber que isso vai acabar deixa-me sensibilizado. Gostava de agradecer ao Clube e à Direcção por me terem proporcionado todos os meios possíveis para que a situação se pudesse resolver da melhor maneira possível. O Clube esteve sempre ao meu lado e sempre se disponibilizou para que o desfecho fosse outro. Estou muito grato ao Benfica por isso. É sinal que o Clube se preocupa com os atletas e não vê apenas a parte desportiva. (…)

Qual considera ter sido o momento alto da sua carreira?
O ano em que fomos Campeões Nacionais, em 2008, foi o que mais me marcou. Foi o momento alto da minha carreira. É dos poucos jogos que tenho gravado em casa e que guardo religiosamente. Era um título muito desejado pelo Benfica. Vale a pena todos os sacríficos quando se ganha com esta camisola vestida. O reconhecimento e a gratidão são enormes.

Jokanovic defende o recuo de Matic


CONSELHO PARA PÔR O SÉRVIO A RENDER MAIS

Jokanovic defende recuo de Matic

O sérvio, antigo treinador do Nacional da Madeira, diz que é preciso ter paciência com Markovic.

Predrag Jokanovic está convencido que o seu compatriota Matic deve jogar mais recuado no meio-campo do Benfica. Na opinião do antigo treinador do Nacional da Madeira, "Matic tem que jogar no seu lugar, que é número seis". "Foi o melhor jogador da Liga, jogando ali à frente da defesa", sustenta.

Na opinião do técnico sérvio, "voltando para trás ele tem mais espaço e é mais perigoso". Jokanovic entende a contratação de Fejsa, numa lógica de utilizar o antigo jogador do Olympiakos "em jogos da Liga dos Campeões, com equipas mais difíceis", em que é necessário ter uma defesa mais reforçada.

Paciência com Markovic
Ainda sobre os sérvios do plantel encarnado, Jokanovic apela a alguma paciência com Markovic. O jovem, ex-Partizan, está ainda a "adaptar-se ao ritmo do futebol português". O treinador sublinha que o campeonato sérvio é "incomparável" à I Liga.

O sérvio, no entanto, deposita total confiança no trabalho que Jorge Jesus pode desenvolver com o avançado.

Predrag Jokanovic, de 44 anos, é um treinador livre. O sérvio, que chegou a Portugal em 1993 para jogar no União da Madeira, vestiu, também, as camisolas do Marítimo e do Nacional. Terminou a carreira na Choupana, onde começou como treinador. Primeiro nos juniores, depois a equipa principal. Nas duas últimas temporadas, orientou o União.

José Trindade: “Vontade de ganhar todos os troféus”


José Trindade: “Vontade de ganhar todos os troféus”

Realizou-se, na manhã de quarta-feira, a apresentação oficial da equipa de Hóquei em Patins para a temporada 2013/2014, com objectivos para os quais José Trindade garante que existe responsabilidade extra.

“As provas onde participamos são para vencer e este ano temos responsabilidade acrescida por termos ganho a Liga Europeia na época passada. Há muita vontade de chegar ao fim e ganhar todos os troféus”, disse o presidente da secção de Hóquei em Patins, em conferência de imprensa.

Recorde-se que ainda esta terça-feira, os Campeões Europeus receberam o Prémio CNID Zon Sagres, atribuído pela Associação dos Jornalistas de Desporto.

Número de sócios do Benfica afinal é superior ao Barcelona e Bayer de Munique


O Benfica contabiliza 232.268 sócios, números acima dos publicados num estudo da Euromericas Sport Marketing, que avança com 197.877 sócios, segundo revelou à agência Lusa o Diretor de Comercial e Marketing do clube.

Segundo esse mesmo estudo, os números apresentados colocavam o Benfica em terceiro lugar, atrás de Barcelona e Bayern Munique, mas Miguel Bento explicou que esses dados foram ultrapassados há alguns anos.

Atualmente, segundo o diretor "encarnado", a contagem de sócios pagantes situa-se ligeiramente acima dos 232 mil. Com estes números, o Benfica, comparativamente ao estudo da agência de marketing Euromericas Sport, até fica à frente de FC Barcelona, que surge com 222.980 sócios, e de Bayern de Munique, com 217.000.

Em 2006, o Benfica entrou no livro de recordes Guinness como o clube com mais sócios do Mundo, então com 160.932 e num período em que o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, anunciava a meta de chegar aos 300.000.

Lista de clubes da Euromericas Sport Marketing:

1. Barcelona (Espanha), 222.980
2. Bayern Munique (Alemanha), 217.000
3. Benfica (Portugal), 197.877 *
4. Manchester United (Inglaterra) 189.432
5. River Plate (Argentina), 123,665
6. Internacional Porto Alegre (Brasil), 121.345
7. Corinthians (Brasil), 119.212
8. Real Madrid (Espanha), 107.564
9. Flamengo (Brasil),105.878
10. Boca Juniors (Argentina), 102.070

* O Benfica contabiliza 232.268 sócios


Pedro Nunes - Liga Europeia hóquei em patins é para ganharI


Pedro Nunes traça metas: “A Liga Europeia é mais um objectivo”

Com a apresentação oficial da equipa de Hóquei em Patins, realizada esta manhã, na Sala de Conferência de Imprensa do Pavilhão da Luz, chegaram também as metas para esta temporada.

“O Benfica está inserido em cinco provas e o desejo é fazer tudo para as ganhar. A Liga Europeia é mais um desafio que não se afigura fácil mas de qualquer forma queremos vencer este título”, começou por explicar.

Contudo, o objectivo principal continua a ser a conquista do título nacional. “O principal objectivo é o Campeonato Nacional. Queremos voltar a ganhá-lo. O título não se ganha apenas nos jogos grandes e nós temos que olhar de uma forma global, sempre com a ambição de ganhar”, afirmou.

Para o técnico Pedro Nunes trabalhar com um grupo que conquistou a Liga Europeia na passada temporada é uma responsabilidade extra mas também um motivo de orgulho. "O nome do Benfica tem que ser constantemente sinonimo de vitorias e estou muito contente por receber um grupo ganhador", concluiu.

Recorde-se que ainda esta terça-feira, os Campeões Europeus receberam o Prémio CNID Zon Sagres, atribuído pela Associação dos Jornalistas de Desporto.

Luís Pedro Sousa critica qualidade dos Sérvios do Benfica



Luís Pedro Sousa critica qualidade dos sérvios do Benfica

Qualquer leigo na matéria interroga-se ao consultar a classificação do Grupo A da fase de qualificação para o Mundial'2014. A curiosidade inicial motivada pelo facto de metade do onze da Sérvia ser constituído por jogadores do Benfica, é rapidamente substituída por um sentimento de estranheza, pelo menos para quem ainda não reparou que grande parte dos reforços dos encarnados tiveram, até agora, desempenhos muito aquém das expectativas.

A Sérvia está definitivamente arredada da prova organizado pelo Brasil. Soma 11 pontos em 9 jogos, contra os 17 da Croácia e os 22 da Bélgica, que ainda só disputaram 8 partidas. Sabendo-se que Sinisa Mihajlovic conta com várias estrelas do futebol europeu na sua equipa, como Ivanovic, Nastasic, Vidic (quando não está lesionado...) e Kolarov, o exercício descrito no início do texto só pode levar à conclusão de que há alguém do meio-campo para a frente que não preenche os requisitos mínimos de qualidade, independentemente das vicissitudes com que a equipa sérvia se tenha deparado nesta campanha.

Este é, de qualquer,forma, só um dado, que, juntando a tantos outros já mais do que dissecados, ajuda a compreender o frouxo início de época do Benfica. É óbvio que muitos deles são jovens em período de adaptação, mas também não é menos verdade que os indícios não são nada animadores. Aliás, o facto de os encarnados terminarem o jogo com o Estoril sem qualquer reforço sérvio em campo não é obra do acaso nem das puras coincidências que o futebol se encarrega de menorizar.

Se analisarmos os reforços sérvios caso a caso, sem desperdiçarmos o mesmo tempo e o mesmo espaço que o Benfica gastou com os familiares de Matic e Markovic, deparamo-nos com o primeiro grande flop: Mitrovic, que mostra ser inferior aos suplentes Steven Vitória e Jardel, encontrando-se assim a anos-luz de discutir um lugar com Luisão ou Garay.

Mas mesmo aqueles que chegaram com credenciais estão a desiludir. Sulejmani tem lesões sucessivas, Djuricic não mostrou qualidade suficiente para obrigar Jorge Jesus a encontrar um sistema tático que o absorva e Fejsa, apesar dos inegáveis atributos, acaba por secar um Matic bem mais útil e confiável. Por último, surge o caso insólito de Markovic, um jovem craque que parece feito de cristal, tal o historial de lesões musculares que o persegue.

Compete agora aos responsáveis do Benfica mostrarem os seus conhecimentos no que diz respeito à preparação e recuperação física de atletas. A equipa precisa do talento deste sérvio.

- Luís Pedro Sousa , jornal Record, 9 de Outubro de 2013

José António Saraiva - Fraco Rendimento nas Laterais


José António Saraiva: 

Problema do Benfica é o fraquíssimo rendimento dos corredores laterais

É notório que o Benfica perdeu a alegria de jogar. Antes era uma equipa que fazia constantes cavalgadas, marcava um golo e ia à procura do 2.°, do 3.°, do 4.°... Mas os comentadores começaram a dizer que a equipa devia ser mais calculista e Jesus terá ido um pouco na conversa.

Além disso, nesta época, julgo que Jesus se desorientou com tantas opções. Veio uma mão-cheia de sérvios que ele quis pôr a jogar e, como não saiu ninguém, Jesus lançou-os à pressão. E os sérvios, em vez de servirem para melhorar o rendimento da equipa, funcionaram como grãos de areia numa máquina que carburava bem.

Mas o problema principal é outro - e está nos corredores laterais. A dinâmica do futebol de Jesus assentava nas combinações constantes entre os defesas e os extremos do mesmo lado. O Benfica já teve grandes pares nas alas, como Fábio Coentrão/Di Maria ou Maxi Pereira (em melhor forma)/Salvio, mas agora não tem.

A verdade nua e crua é que, apesar de tantas compras, o Benfica não conseguiu resolver o problema dos corredores, que ainda por cima se agravou muito com a lesão de Salvio. A equipa não tem laterais nem extremos para jogar como Jesus quer.

Vejam-se os defesas: Maxi está exausto, André Almeida e Siqueira são bons a defender mas fracos a atacar, Cortez é mau a defender, Sílvio lesionou-se cedo; quanto aos extremos, Salvio está no estaleiro, Ola John é para esquecer, Sulejmani não parece grande coisa, Urreta não se impôs, Gaitán não é um extremo típico, Enzo Pérez rende pouco junto à linha, Markovic na ala é um zero, Nolito saiu...

No fraquíssimo rendimento dos corredores laterais está o grande calcanhar deste Benfica. Por aí é que a equipa canalizava o seu jogo, abria as defesas adversárias e criava oportunidades que depois Cardozo, sobretudo, concretizava.

Ainda hoje, sempre que as alas funcionam - vejam-se as jogadas dos dois golos no Estoril -, o Benfica parece outro.

O conjunto só se reencontrará se, à direita e à esquerda, surgirem pares de jogadores que combinem bem e sejam capazes de arrastar a equipa para a frente. Doutro modo, continuaremos a assistir ao mesmo futebol triste e pastoso.

- José António Saraiva, jornal Record, 9 de Outubro de 2013

Luís Freitas Lobo - Egos no Balneário




Problema são os egos no balneário e um treinador que aceitou viver no meio deles. 


O poder de um treinador pode ter diferentes origens mas só pode ter um (duplo) suporte: a sua personalidade e um clube que o respeite. Por isso se fala tanto de como simples treinadores ganham num lado e outros, ditos grandes treinadores, perdem noutro.

A personalidade desse treinador nunca deve oscilar em função das circunstâncias. Entre a imagem de Jesus no banco nas suas primeiras épocas no Benfica, aguerrido e motivado, e a atual, introspetivo e parado, existe um abismo emocional. Um abismo que espelha a sua transformação interior fruto do exterior que o rodeia. Ficar num balneário feito um campo de minas com Cardozo no meio é diferente do balneário original onde entrou para impor autoridade, uma palavra que hoje se perde por entre um entorno (atmosfera que o rodeia) que se antes o respeitava e temia, agora ataca-o e desconfia dele.

Jesus aceitou ficar nestas condições e agora paga um preço alto por isso. O futebol do Benfica e seu pretenso (muitas vezes real) mau momento pode, assim, ser analisado em dois prismas: o meramente tático (futebol puro) e o político-emocional (mais complexo). Nesta visão bífida da realidade, o pior que pode acontecer a um clube é perceber que os problemas extra-relvado são mais difíceis de resolver do que aqueles que sucedem dentro do campo taticamente.

No plano tático, o maior equilibrio defensivo que Fejsa podia dar jogando a pivô esbarrou no bloqueio de movimentação que Matic sentiu e revelou ao passar a posicionar-se mais à frente. Estranho para um jogador que, no fundo, estava a regressar às suas origens. 

Jesus corrigiu essa sua opção mas a equipa choca agora com outro problema para soltar o futebol ofensivo que sempre gostou: faltam extremos. A lesão de Salvio foi um tiro no coração da dinâmica atacante do onze. Ola John é uma aposta cada vez mais ténue, parece que regrediu esta época e Markovic não é, claramente, um avançado de faixa. 

Neste contexto, o melhor jogador, capaz, ao mesmo tempo, de estabilizar o jogo posicional da equipa em posse nos últimos 30 metros como, logo depois, surgir a desequilibrar pela faixa, é Gaitán.

O mais perturbante, porém, é sentir que, ao falar-se (ou, neste caso, escrever) sobre a equipa e suas questões táticas, se está, no fundo, a distanciar a análise do verdadeiro problema que afeta (e condiciona) hoje a equipa. Os egos do balneário a baterem com a cabeça no teto e um treinador que depois de empurrado pelo goleador aceitou viver encurralado no meio deles.

Uma liderança fragilizada é coisa que não existe. Ou se é líder (se se tem condições para o ser) ou não. Se as condições para Jesus continuarem a esgotar-se, a responsabilidade será tanto dele como de quem tinha a obrigação de quando apostou tanto nele ter-lhe criado essas condições externas em face da fragilidade em que ele estava. 

Um presente futebolisticamente envenenado envolto em milhões de euros. É possível? 

- Luís Freitas Lobo, jornal A Bola, 9 de Outubro de 2013

Luís Filipe - Palmeiras quer renovar contrato com o jogador



Palmeiras quer renovar com jogador apontado à Luz

Terá sido o próprio treinador do Palmeiras, Gilson Kleina, a assumir estar ao corrente de um acordo entre Luís Felipe e os encarnados. Porém, fonte do clube da Luz desmente o interesse no lateral-direito.

O Palmeiras procura, neste momento, renovar contrato por mais uma época com Luís Felipe, lateral-direito de 22 anos que foi associado esta quarta-feira ao Benfica.

Em declarações a Bola Branca, José Carlos Brunoro, director-executivo do futebol do clube paulista, diz estar a conduzir as negociações com o defesa brasileiro, formado no Palmeiras.

"Em princípio, é um jogador que nos interessa. É para ficar", começa por referir o dirigente, "homem forte" do futebol do "verdão".

Em redor de Luís Felipe há no entanto um caso. O defesa assinou até 2014 mas, na hora de reconhecer o contrato, um funcionário do clube cometeu um erro e registou o final do vínculo em 2013. Nesta altura, o Palmeiras procura chegar a acordo com Luís Felipe, visando estender a ligação do atleta ao clube de São Paulo até final do próximo ano civil, o que coincide igualmente com o encerramento da próxima época no Brasil.

"Não há problema. Nós estamos a negociar com ele para que o contrato termine em 2014. Proposta irrecusável seria aceite pelo Palmeiras? Isso é válido para qualquer jogador do Mundo, nada sabemos do Benfica, e a nossa grande preocupação é renovar com ele. Estou lidando com o jogador e nada sei sobre isso [eventual pré-acordo com o Benfica]", garante Brunoro, que acrescenta que Luís Felipe tem demonstrado uma aceitação "bastante boa" perante conversas sobre a renovação.

De resto, terá sido o próprio treinador do Palmeiras, Gilson Kleina, a assumir estar ao corrente de um acordo entre Luís Felipe e o Benfica. Porém, também esta quarta-feira, fonte encarnada desmentiu o interesse no lateral-direito, para reforço da equipa no mercado de Janeiro.
Por fim, e ainda na mesma entrevista a Bola Branca, o responsável pelo futebol do emblema paulista admite que Luís Felipe está talhado para actuar no Velho Continente, mas não para já. "Jogar na Europa? Acho que sim, mas ainda é cedo", conclui José Carlos Brunoro.

Hóquei em Patins - Abição no máximo do técnico do Benfica Pedro Nunes


AMBIÇÃO NO MÁXIMO DO TÉCNICO DO BENFICA - Hóquei em Patins

Pedro Nunes: «Queremos vencer a Liga Europeia»

Pedro Nunes, treinador do Benfica, definiu esta quarta-feira a Liga Europeia como um dos objetivos desta temporada para a atual campeã europeia.

"O Benfica está inserido em cinco provas e o desejo é fazer tudo para as ganhar. A Liga Europeia é mais um desafio que não se afigura fácil, mas de qualquer forma queremos vencer este título", disse o técnico na apresentação oficial da equipa de hóquei em patins. No entanto, de acordo com Pedro Nunes, a meta principal continua a ser a conquista do título nacional.

"O principal objetivo é o campeonato nacional. Queremos voltar a ganhá-lo. O título não se ganha apenas nos jogos grandes e nós temos que olhar de uma forma global, sempre com a ambição de ganhar", afirmou. Para o treinador, trabalhar com um grupo que conquistou a Liga Europeia na passada temporada é uma responsabilidade extra, mas também um motivo de orgulho. "O nome do Benfica tem que ser constantemente sinónimo de vitórias e estou muito contente por receber um grupo ganhador", concluiu. Também o capitão Valter Neves garantiu que os "encarnados" estão focados nos objetivos traçados para esta época.

"Tanto eu como os restantes colegas que estiveram nos trabalhos da seleção nacional, encaramos com uma grande ambição esta chegada ao Benfica. Estamos prontos e focados a 100 por cento no Benfica e nas conquistas que queremos para o nosso clube", acrescentou.

BASQUETEBOL - CAMPANHA "COTA MODALIDADE" JÁ ARRANCOU

Campanha “Quota Modalidade” já arrancou

O Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz serviu de estúdio para a primeira sessão de fotografias que envolve atletas de várias modalidades do Benfica. A Campanha Quota Modalidades pretende levar mais adeptos aos Pavilhões. 

Diogo Carreira, Betinho, Carlos Andrade e Tomás Barroso foram os basquetebolistas convocados para participarem nesta acção. "No Basquetebol, os adeptos são o sexto jogador. Gostamos sempre de ter a casa cheia e sentir o apoio dos nossos adeptos", disse Tomás Barroso à Benfica TV.

Já para Carlos Andrade, este é um sonho concretizado: "Vestir a camisola do Benfica é sempre especial. Sempre fui do Benfica e representar este Clube era um sonho de infância.”

A campanha Quota Modalidades está em fase de produção e vai chegar aos adeptos no final deste mês. Esta quota suplementar foi criada há dez anos e por apenas 5 euros por mês permite a entrada gratuita nos jogos das fases regulares das modalidades e ainda descontos para quem quiser praticar Ginástica, Natação, Voleibol, Hóquei em Patins e Basquetebol.

Liga Real do programa da SIC Tempo Extra


Mesmo não concordando com esta listagem de pontos pois existem situações que não foram contabilizadas nesta pontuação, o Benfica estaria em 1º lugar na Liga.

Encarnados do Benfica em terceiro no número de associados atrás de Barcelona e Bayer de Munique



Barcelona e Bayern Munique no topo da tabela.

Benfica já é só o terceiro clube com mais sócios

O Benfica já foi suplantado por Barcelona e Bayern no ranking de clubes com mais sócios no mundo, de acordo com um estudo realizado pela empresa espanhola de marketing desportivo Euromericas Sport Marketing e publicado esta quarta-feira.

Os encarnados ocupam agora a última posição do pódio, mas já bastante distante dos dois colossos europeus. O Manchester United vem na quarta posição, enquanto o Real Madrid é apenas oitavo.

O clube da Luz entrou oficialmente, em 2006, para o «Guinness Book of Records» como o clube com mais associados no mundo. Na altura, o Benfica apresentava 160398 (mais oito mil que o Manchester United) e o presidente Luís Filipe Vieira fazia contas aos 300 mil.

«A ideia é ir batendo anualmente o nosso próprio recorde até chegar à meta dos 300 mil», disse então o dirigente, na cerimónia em que recebeu o certificado relativo ao recorde.

Ranking dos clubes com mais associados:

1. Barcelona (Espanha), 222980
2. Bayern (Alemanha), 217000
3. Benfica (Portugal), 197877
4. Manchester United (Inglaterra), 189432
5. River Plate (Argentina), 123665
6. Internacional de Porto Alegre (Brasil), 121345
7. Corinthians (Brasil), 119212
8. Real Madrid (Espanha), 107564
9. Flamengo (Brasil), 105878
10. Boca Juniors (Argentina), 102070

CAPAS DO JORNAIS DESPORTIVOS DE QUINTA-FEIRA 10/10/2013




Médio rejeita ser a chave da selecção da Sérvia


MÉDIO REJEITA SER "A CHAVE DA EQUIPA SÉRVIA"

Matic: «Não faço tudo sozinho»

Nemanja Matic regressou recentemente à seleção e é visto pela imprensa sérvia como um dos jogadores fundamentais na manobra da formação orientada por Sinisa Mihaljovic. Na Sérvia como no Benfica, o médio rejeita ser visto como um jogador decisivo e lembra que nenhum atleta sozinho consegue “mudar por completo uma equipa”.

“Não me vejo como a chave da equipa. Não faço tudo sozinho. Todos os jogadores têm de trabalhar para tornar a equipa mais forte”, vincou ontem o camisola 21 das águias em conferência de imprensa, referindo depois que não considera ter mais influência no jogo da equipa do que os restantes companheiros.

Lembre-se que Nemanja Matic será titular no particular que a Sérvia vai realizar diante do Japão amanhã. O médio é o único representante das águias na formação orientada por Mihaljovic, uma vez que Fejsa, Markovic e Sulejmani, habituais presenças nas escolhas do técnico, debatem-se com problemas físicos. Quanto a Djuricic foi chamado para a formação Sub-21, uma vez que a equipa principal já não tem hipóteses de se qualificar para o Mundial’2014 no Brasil.