sábado, 14 de dezembro de 2013

António Simões comemora 70.º aniversário este sábado

No restaurante Tia Matilde

António Simões comemora 70.º aniversário este sábado

António Simões comemora, este sábado, 14 de Dezembro, 70 anos de vida. O homem que capitaneou o Benfica em 244 jogos, festejou com a família no restaurante Tia Matilde.

“Sinto-me feliz chegar a este número redondo, que muita gente diz que é o aniversário da sabedoria, eu diria que é a consolidação dos anos 50, ou seja, quando fazemos 50, temos uma mudança. É um dia muito feliz para mim, para a minha família. Tenho saúde, tenho estímulos que me motivam para continuar a prestar o meu serviço naquilo que sei fazer. Posso dizer com toda a certeza que sou um homem feliz”, disse à Benfica TV.

Como presente ideal de aniversário, António Simões tem um único desejo: “O sentimento leva-me a desejar (como prenda de aniversário) que o Benfica seja campeão. Eu não gosto muito de exagerar nisso, porque às vezes, quando falamos muito, parece que estamos a encher o “saco” às pessoas. Toda a gente sabe que eu tenho esta ligação muito forte ao clube e portanto desejo que tenha sucesso. Sobretudo que o Benfica consolide todo um trajecto, todo um projecto que já tem mais de 10 anos e que possamos voltar, não só apenas aos títulos e à glória, mas ao lugar e ao espaço que este Clube representa no País.”

Em 1961, antes de completar 18 anos, António Simões estreou-se no escalão principal da Luz. Alguns meses mais tarde a equipa sagrava-se, pela primeira vez, campeã da Europa, frente ao Barcelona. Simões conquistaria a titularidade na época seguinte e, em 1962, foi um dos jogadores que levantou a segunda Taça dos Campeões Europeus pelos “encarnados”. 

Hóquei em Patins: Benfica é líder do Grupo B da Liga Europeia

Vendrell – Benfica, 3-6

Hóquei em Patins: Benfica é líder do Grupo B da Liga Europeia

Os “encarnados” somaram, este sábado, a terceira vitória consecutiva na Liga Europeia, desta vez, por 3-6, frente ao Vendrell, na 3.ª jornada do grupo B da competição.

Com este triunfo, a turma liderada por Pedro Nunes reforça a liderança do seu grupo, somando agora nove pontos.

Quase dois meses depois, a equipa Sénior de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica viajou novamente rumo à Catalunha, para defrontar o Vendrell.

Na segunda vez nesta época que os “encarnados” visitam a equipa espanhola, depois de terem estado na região, em Outubro, para disputar a Taça Continental.

Apesar de ter sido a equipa da casa a chegar à vantagem, rapidamente os “encarnados” deram a volta ao resultado. A perder por 1-0, João Rodrigues e depois Diogo Rafael fizeram a reviravolta no marcador. Estava feito o resultado de 1-2 ao intervalo.

Na segunda metade, foi Miguel Rocha que aumentou as contas em Espanha por duas vezes, a segunda na sequência de um livre directo. Estava feito o 1-4. No entanto, os espanhóis do Vendrell não baixaram os braços e reduziram a vantagem para 2-4.

O domínio benfiquista estava bem visível e Diogo Rafael voltou a fazer o “gosto ao stick” aumentando a contagem para 2-5. Logo depois, surgiu o terceiro golo do Vendrell mas os “encarnados” rapidamente fizeram o 3-6, por Diogo Rafael.

Na próxima quarta-feira, o Benfica recebe o Física, na 8.ª jornada do Campeonato Nacional. O desafio está agendado para as 21 horas, no Pavilhão Fidelidade.

No que respeita a Clubes Portugueses, o FC Porto perde a liderança do Ranking da UEFA a 5 anos para o SL Benfica.

No que respeita a Clubes Portugueses, o FC Porto perde a liderança do Ranking da UEFA a 5 anos para o SL Benfica.

Benfica mantém o 6º lugar da geral enquanto o fc porto passa agora a figurar na 10ª posição.

Há muito que o fc porto vem em declínio e em constante perda para o Glorioso, esta época não foi excepção, mais uma desastrosa participação na Liga Milionária, a terminar com os mesmos 5 pontos do 4º e ultimo classificado do Grupo G, o modesto Áustria de Viena, detentor da 92º posição neste mesmo Ranking.

Mesmo com um Benfica muito abaixo do seu potencial, frustrando as expectativas depositadas por todos nós, sócios e adeptos, neste plantel, o Benfica num grupo claramente mais difícil e mais competitivo, consegue realizar o dobro dos pontos do rival corrupto fc porto.

O que vai segurando o clube do azul batota, continua a ser, o completo domínio que exerce nos órgãos da Federação Portuguesa de Futebol, Direcção, Conselho de Arbitragem, Conselho de Disciplina, bem como, na LPFP. Embora, esta última se tenha complicado desde que Mário Figueiredo, o actual Presidente, decidiu efectuar um deliberado ataque à Sport TV, a Joaquim de Oliveira e à forma como actua em Cartel, no controlo da grande maioria dos Clubes que actuam na primeira e segunda liga, através do monopólio dos direitos televisivos.

A crise de capital que assola o cartel azul e branco, certamente, não permite pagar as mariscadas aos árbitros europeus e as luvas a dirigentes da UEFA, o que imediatamente se reflecte nos resultados das competições europeias. O dinheiro não chega para tudo e com o aliado Joaquim de Oliveira em grave crise financeira, há que primeiro, salvaguardar a rede de corrupção que garante os bons resultados nas provas internas.

O Sporting tão eufórico anda por passados 9 anos, voltar a liderar a tabela isolado, ocupa actualmente o lugar 31º do Ranking de Clubes da UEFA.

Benfica – Fundão, 4-2: Três pontos cimentam liderança

15.ª jornada

ENCARNADOS TRIUNFARAM POR 4-2 NA LUZ

Benfica teve se suar para superar Fundão

Três pontos cimentam liderança

A equipa de Futsal do Sport Lisboa e Benfica recebeu, este sábado, o Fundão, na 15.ª ronda do Campeonato Nacional, onde venceu por 4-2.

Foram precisos apenas 9 minutos para os “encarnados” chegarem à vantagem no marcador, através de Joel Queirós.

No Pavilhão n.º 2 da Luz, a turma liderada por João Freitas Pinto dirigiu, com mérito, a vantagem. No entanto, aos 14’, o conjunto forasteiro voltou a repor a igualdade no marcador.

No minuto seguinte, o Fundão voltou a criar perigo perto da baliza dos “encarnados”, dando origem ao segundo golo dos visitantes. Mas o Benfica não baixou os braços e, aos 19’, foi Bruno Coelho que voltou a igualar o encontro.

Numa partida marcada pelo equilíbrio entre ambos os emblemas, o Benfica conseguiu, aos 35’ voltar a colocar-se em vantagem no marcador, através de um livre de 10 metros batido por Joel Queirós.

Aos 40’, já perto do final do encontro, mais uma vez o número 25, completou um hat-trick e fechou as contas no marcador.

João Freitas Pinto fez alinhar o seguinte cinco inicial: Bebé, Serginho, Ricardo Fernandes, Nené e Bruno Coelho.

Na próxima ronda, os “encarnados” deslocam-se ao terreno do Boavista. O desafio está agendado para o próximo sábado, 21 de Dezembro.

CA Madalena – Benfica, 0-3 : Triunfo imponente fora de portas



16.ª jornada
CA Madalena – Benfica, 0-3 : Triunfo imponente fora de portas
A equipa de Voleibol do Sport Lisboa e Benfica deslocou-se a Vila Nova de Gaia, este sábado, onde defrontou e venceu a equipa sensação desta edição do Campeonato Nacional, o CA Madalena.

Recorde-se que a equipa nortenha, o CA Madalena, conta com um dos melhores registos em casa e partia para esta partida com apenas uma derrota no seu pavilhão, diante do actual líder, a Fonte do Bastardo.

O conjunto “encarnado” entrou muito determinado e dominou por completo a quadra nortenha. O primeiro set foi o mais disputado e as “águias” entraram mesmo a perder (3-0), porém quando a formação orientada por José Jardim embalou não deu hipóteses aos seus oponentes impondo um Voleibol de alta qualidade que daria o primeiro set como garantido, 19-25.

No segundo parcial assistiu-se a um verdadeiro “show” do nosso conjunto de Voleibol, que estiveram sempre na frente do marcador. Os “encarnados” assumiram a conduta do set e aplicaram uma vitória digna de registo, 10-25.

No derradeiro set, o Benfica não tremeu e sentenciou a partida com uns imponentes 17-25.

Com esta vitória, a equipa orientada por José Jardim, passa agora a somar 36 pontos na tabela classificativa.

Benfica – CAB Madeira, 90-58

Benfica – CAB Madeira, 90-58
Basquetebol: Bicampeões fecham ano de 2013 na liderança
O Basquetebol do Benfica venceu, este sábado, o CAB Madeira por 90-58, no Pavilhão Fidelidade, num jogo da 8.ª jornada da Liga Portuguesa.

Um jogo de sentido único e onde o Benfica voltou a impor o seu favoritismo desde o apito inicial. A vantagem no marcador foi sempre por números elevados, o que permitiu uma maior gestão do tempo do encontro para Carlos Lisboa.

O CAB Madeira não conseguiu reagir à superioridade benfiquista e o resultado final de 90-58 mostra o jogo tranquilo que aconteceu no Pavilhão da Luz, com os períodos a serem sempre favoráveis aos “encarnados” (24 – 14, 52 – 27, 77 – 35 e 90 – 58).

Jobey Thomas, Seth Doliboa e Fredy Gentry (o MVP da partida) foram os melhores marcadores com 16 pontos.

Este foi o último jogo do Benfica na Liga em 2013, e por isso, os “encarnados” fecham o ano na liderança depois desta vitória indiscutível perante a equipa madeirense.

Carlos Lisboa iniciou o encontro com os seguintes jogadores: Betinho, Fredy Gentry, Mário Fernandes, Jobey Thomas, Seth Doliboa.
A seguir a este triunfo, a equipa da Luz vai começar a preparar a eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Guifões, na próxima quinta-feira, no Pavilhão Fidelidade.

Benfica – Belenenses, 2 - 0: Juniores regressam às vitórias no Seixal




17.ª ronda do Campeonato
Benfica – Belenenses, 2 - 0: Juniores regressam às vitórias no Seixal
Os Juniores do Benfica conquistaram, este sábado, mais três pontos, após a vitória, no Seixal, frente ao Belenenses, por 2-0, na 17.ª jornada do Campeonato Nacional.

Depois de uma semana cheia de trabalho, era tempo de apontar todas as forças para o duelo lisboeta. Um duelo, onde os “encarnados” não podia facilitar, depois de na primeira volta os azuis do Restelo terem conseguido vencer a turma da Luz por 2-1.

Era imperativo ganhar e a vantagem “encarnada” surgiu aos 24 minutos de jogo, quando o capitão, João Nunes, fez a bola balançar as redes do guardião dos forasteiros. Estava feito o 1-0, resultado que se prolongava até ao fecho do primeiro tempo.

No segundo tempo, e apesar do equilíbrio entre os dois emblemas, foi o avançado benfiquista, Gonçalo Guedes que aumentou a vantagem perto do final da partida.

Com este resultado, o Benfica mantém-se no segundo lugar da tabela classificativa, com 35 pontos.

João Tralhão fez alinhar o seguinte onze inicial: André Ferreira, Rafael Ramos, João Nunes, Alfaiate, Rebocho, Gilson, Filipe Nascimento, Rochinha, Nuno Santos, Guedes e Romário.

Na próxima ronda, os “encarnados” deslocam-se a casa do Torreense, num desafio agendado para as 15 horas do dia 21 de Dezembro.

"Muitos clubes vão querer Funes Mori"

ANTIGO TREINADOR DIZ QUE ELE VAI SER INDISCUTÍVEL"Muitos clubes vão querer Funes Mori"
Treinador do argentino nos sub-20 sublinha que o artilheiro só precisa de paz e de proteção para explodir.
O longo afastamento de Cardozo, devido a lesão, apresenta-se como uma janela de oportunidade que se abre para Funes Mori mostrar o que vale. Para já, o reforço argentino ganhou bagagem goleadora pela equipa B, e estreou-se também pelos principais, naquele que é mais um passo para explodir. É esta a previsão formulada por Walter Perazzo, técnico que orientou o jogador contratado ao River Plate na seleção de sub-20 da Argentina, valendo-se das qualidades do dianteiro para demonstrar a sua confiança quanto à sua afirmação na Luz, ao ponto de acreditar que, em pouco tempo, será um dos indiscutíveis para Jorge Jesus.

Perazzo explica que Mori nem precisará de muito tempo para conquistar um lugar cativo na equipa A. Só precisa de cuidado no lançamento, com a devida proteção. "Não tenho dúvidas de que ele se irá sair bem na equipa principal. É bom que tenha tido já este período de adaptação na equipa B, em que já começou a mostrar o que vale. Tem todas as condições. Define bem, é inteligente e sabe ler o jogo para movimentar-se. Se o clube o apoiar e proteger para que se sinta seguro e em paz, em pouco tempo será indiscutível no onze", dispara o técnico colombiano, acrescentando que, depois disso, "muitos clubes europeus vão querer comprá-lo ao Benfica".

João Malheiro: Derrota em Atenas foi uma das maiores mentiras de sempre

João Malheiro: Derrota em Atenas foi uma das maiores mentiras de sempre
O Benfica protagonizou uma bela noite europeia. O objetivo primacial não foi alcançado, o apuramento para a fase seguinte da Liga dos Campeões? Verdade que sim. Só que o triunfo foi de inequívoca justeza e já se admitia, à partida, que na Grécia os ventos não iriam soprar de forma favorável à prossecução dos nossos intentos.

Deu muito Benfica e limitado PSG. Os franceses subestimaram o embate? Uma falácia. Com menos alguns jogadores, em tese titulares, nem por isso deixam de ser uma equipa rica e uma... rica equipa. E o Benfica? Continuou ou não com a ausência forçada de unidades nucleares? Salvio, Cardozo, pelo menos esses. Com que resposta? Empreendedora, exclamativa, triunfante.

Esta campanha europeia fica, dramaticamente, marcada pelo desaire em Atenas. Na capital helénica, a formação rubra autenticou um dos melhores desempenhos de todo o seu historial europeu. Perdeu o jogo, naquela que constituiu uma das maiores mentiras de sempre. Foi o domínio do jogo, amplo e convincente, foram oportunidades de golo desperdiçadas em série. Aconteceu. Dolorosa e não menos injustamente.

Importante, agora, é que se reúnam vontades para atacar a Liga Europa com, pelo menos, a mesma maturidade que aquela que patenteámos na pretérita temporada. Só? Também que este justo êxito, frente ao PSG, tenha ultrapassado o trauma do empate com o Arouca. 

A Liga nacional exige muita competência, para já não falar de persuasão, do Benfica nos próximos capítulos. Importa vencer o Olhanense, também o Vitória de Setúbal, para rececionar o FC Porto, no mínimo, em igualdade pontual. E decidir o Campeonato? Decidir uma etapa de quem aspira a um futuro vermelho. 

- João Malheiro, jornal 'O Benfica', 13 de Dezembro de 2013

José Manuel Delgado: Benfica perde de goleada para o Sporting na coragem de apostar nos jovens da formação

José Manuel Delgado: Benfica perde de goleada para o Sporting na coragem de apostar nos jovens da formação
Luís Filipe Vieira percebeu os desafios do futuro e apostou fortíssimo no Futebol Caixa Campus do Seixal, infraestrutura que colocou o Benfica no caminho certo como potência formadora no contexto do futebol nacional. 

Graças a esta decisão estrutural, os encarnados, a pouco e pouco, aproximaram-se do Sporting, a quem chegam a superar, hoje em dia, em vários capítulos, nomeadamente nos títulos da formação e no número de internacionais em cada escalão. Porém, perdem de goleada para os leões num outro aspeto: o da coragem de apostar nos jovens da casa. 

Poder-se-á dizer que a recente crise do Sporting acelerou o crescimento de alguns jogadores, com o caso mais flagrante a ser o de William Carvalho; mas outros momentos houve, sem crise de qualquer espécie, em que Quaresma, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo, Rui Patrício, Moutinho ou Veloso foram lançados. Ou seja, o clube de Alvalade, talvez por ter começado mais cedo nesta prática, assume com a naturalidade o que ainda falta ao grémio da Luz, a aposta na produção própria.

O Benfica, neste momento, tem excelentes jogadores jovens, que pedem uma oportunidade séria. Ivan Cavaleiro é um deles, João Cancelo, outro, e Bernardo Silva, que acaba de renovar contrato até 2019, é visto pela generalidade dos observadores como a mais séria revelação encarnada desde Rui Costa. Porém, se continuar a marcar passo na equipa B, se as portas da turma principal se mantiverem fechadas, atrasará a evolução que se lhe antevê.

Seguramente, com o caminho que o País leva, a aposta na formação é o único caminho viável para manter bons níveis de competitividade. Mas não vale a pena ter formação se o objetivo for o de vencer títulos. Porque o mais importante é ganhar jogadores. 

- José Manuel Delgado, jornal A Bola, 13 de Dezembro de 2013

Octávio Machado acusa Pinto da Costa: Mentiroso e Manipulador

Octávio Machado acusa Pinto da Costa: Mentiroso e Manipulador

"Mentira" e "manipulação" são palavras usadas por Octávio Machado na entrevista ao "Correio da Manhã" publicada este sábado, na qual se defende das acusações de Pinto da Costa no livro recentemente publicado pelo dirigente portista, "31 anos de presidência, 31 decisões".

O antigo treinador dos dragões explica que, em 2001/2002, quando foi chamado para suceder a Fernando Santos sabia que a tarefa não seria "fácil". "O FC Porto vinha de duas épocas sem ganhar o campeonato, uma das quais em que foi eliminado na pré-eliminatória da Champions pelo Anderlecht. Não era uma tarefa fácil, mas aceitei. O senhor Pinto da Costa fez o que sempre fez quando teve as 'calças a arder', que foi tomar o caminho de Palmela", começa por afirmar, explicando igualmente que "nunca" vetou a entrada de Mário Jardel.

E concretiza, quando confrontado com a afirmação de Pinto da Costa que escreve que o antigo treinador terá preterido o brasileiro porque ia jogar em 4x4x2 com Domingos e Clayton.

"O Domingos nunca fez parte do plantel. Foi excluído pelo senhor Pinto da Costa na nossa primeira reunião e, aliás, nessa época foi o treinador da equipa B. O senhor Pinto da Costa mentia a falar, agora mente a escrever. Há uma foto minha com o Domingos no livro, durante um jogo. É manipulação. Domingos não fez parte desse plantel e a partir daí toda a conversa do Jardel está explicada".


-Noticia retirada do site do jornal Record

Águia não ganha 40 por cento dos jogos sem Cardozo

Águia não ganha 40 por cento dos jogos sem Cardozo
Óscar Cardozo, ponta de lança de 30 anos do Benfica, só volta aos relvados em 2014, conforme o nosso jornal noticiou ontem, e tudo aponta para que o regresso aconteça frente ao FC Porto, na Luz, a 12 de janeiro, para a Liga, embora não esteja descartada a hipótese de jogar alguns minutos no dia 4 de janeiro, também em casa, contra o Gil Vicente, para a Taça de Portugal - tudo dependerá da evolução que registar até esse momento, relativamente à lombalgia aguda que o tem afetado. 

Ausente nas últimas cinco partidas das águias, desde o hat trick no derby com o Sporting, para a Taça de Portugal (4-3), é garantido que Cardozo aumentará essa sequência para oito, pois vai falhar os três compromissos que restam em 2013. E se não defrontar o Gil Vicente, no arranque de 2014, chega às nove ausências consecutivas, 12 no total. 

Isto significa que o paraguaio, que por hábito nem é um jogador com muitos problemas físicos, vai igualar e pode até superar o pior calvário que viveu na Luz devido a uma lesão: oito jogos seguidos de fora em 2010/11. Consequentemente, foi nessa temporada que mais jogos falhou no total (14), seguindo-se 2008/09 e 2012/13 (9 em ambos os casos). 

Desde que é jogador do Benfica (chegou no verão de 2007, está na sétima temporada), Cardozo falhou 56 jogos, por castigo, lesão ou simplesmente opção técnica, e o saldo é o seguinte: sem o seu habitual abono de família, o Benfica obteve 33 vitórias (58,9 por cento), 11 empates (19,7 por cento) e 12 derrotas (21,4 por cento). Isto significa que, entre empates e derrotas (23), as águias não venceram mais de 40 por cento dos encontros em que se viram privadas do seu homem-golo (41,1). Esta época, porém, sem o Tacuara, registo negativo apenas na derrota com o Marítimo (1-2) e no empate com o Arouca (2-2). De resto, seis vitórias. 

Olhando para todos os golos marcados pela equipa sempre que o patrão do ataque esteve fora da loja, constata-se que Lima é quem apresenta o melhor registo: 14 golos. Seguem-se Rodrigo (9), Nuno Gomes (7) e Kardec (7). Há vida além de Cardozo, é certo, mas nem sempre ela é fácil...

A maior dor de cabeça para Jesus

ENZO Perez É O JOGADOR MAIS DIFÍCIL DE SUBSTITUIR
A maior dor de cabeça para Jesus
Uma peça muito difícil de substituir no meio-campo. Esta é a ideia que Jorge Jesus tem acerca de Enzo Pérez, jogador que está impedido de participar amanhã, ao final da tarde, no embate com o Olhanense, por se encontrar castigado.

Águia ultrapassa leão na Bolsa

VALOR DAS AÇÕES SUBIU 25,37%
Águia ultrapassa leão na Bolsa
As ações do Benfica ultrapassaram ontem as do Sporting. Quando a sessão encerrou, cada ação das águias valia 0,84 euros, enquanto cada “papel” dos leões estava cotado em 0,7 euros. O valor das ações dos encarnados registou uma subida de 25,37% em relação ao dia anterior, o que lhe permitiu reconquistar a liderança neste “dérbi”.

Os resultados neste fim de semana irão refletir-se no valor dos “papéis” na segunda-feira.

Rúben Amorim apto e a apontar ao Algarve

NÃO É OPÇÃO DESDE O DÉRBI MAS JÁ SE TREINA SEM LIMITAÇÕES
Rúben Amorim apto e a apontar ao Algarve
Boas notícias para Jorge Jesus. O médio Rúben Amorim, que se lesionou com alguma gravidade no passado mês de novembro, no encontro da Taça de Portugal frente ao Sporting, tem-se treinado sem limitações nos últimos dias e poderá mesmo ser opção dos técnicos encarnados no jogo de domingo com o Olhanense.

Debelada o problema nos ligamentos do joelho direito, JJ ganha mais uma opção para o centro do terreno, seja no esquema de 4x4x2 seja numa vertente de 4x3x3, testada no encontro que fechou a participação das águias na edição 2013/14 da Liga dos Campeões, diante do Paris SG.

Com dez jogos disputados esta época ao serviço do Benfica (cinco como titular), o timoneiro dos lisboetas vê em Amorim um jogador polivalente, equilibrado e taticamente irrepreensível. Alguém que pode libertar Nemanja Matic de algumas funções mais defensivas e ser, como é habitual, um dos obreiros da primeira zona de construção da equipa em termos ofensivos. E face ao castigo do argentino Enzo Pérez, depois do gesto injurioso para com o árbitro Rui Costa nos minutos finais da partida com o Arouca, a possibilidade de o camisola 6 entrar direto no onze ganha outros contornos.

Resta saber que Benfica se vai apresentar no Algarve: uma águia de asas bem abertas, com apenas dois elementos no centro do terreno, ou mais vertical, com um “miolo” que contará com um elemento extra.

"Benfica tem de assumir candidatura a todas as competições"

"Benfica tem de assumir candidatura a todas as competições"
Para Abel Xavier, a equipa da Luz tem de assumir que é favorita em todas as provas.

Para o antigo jogador encarnado "o Benfica tem de assumir que é candidato em todas as competições que participa, e não olhar aos adversários com quem disputam os títulos".

Abel Xavier, considera que o Benfica "deve assumi-lo de uma forma marcante", para isso deve jogar "com pressão constante sobre os adversários". Na opinião do ex-treinador do Olhanense, "os jogadores tem de saber o que é jogar no Benfica", e que "apesar das exibições não terem sido as melhores, o Benfica tem de lutar por todos os objectivos".

Nesta entrevista, Abel Xavier diz "que o problema do Benfica esta época, e não ter conseguido apresentar um onze tipo, devido às lesões e aos castigos", o que "provoca algumas dificuldades em conseguir ter uma identidade própria e de ser uma equipa dominante".

Jorge Jesus vai cumprir o último jogo de castigo frente ao Olhanense, na opinião de Abel Xavier "quando Jorge Jesus está no banco é sempre uma mais-valia para o Benfica", e sustenta a sua opinião no facto do treinador dos encarnados "ser um técnico que gosta de trabalhar e a sua presença no banco dá um sentimento de confiança aos jogadores".

Paulo Alves, antevê encontro com os encarnados

«Sporting é mais equilibrado, mas o Benfica é temível no ataque»
O treinador do Olhanense, Paulo Alves, antevê encontro com os encarnados

Na antevisão ao jogo com o Benfica, Paulo Alves foi questionado sobre os momentos de Sporting e Benfica. O treinador do Olhanense vê a equipa leonina como mais equilibrada, mas destacou o «temível» ataque dos encarnados.

«O Sporting é uma equipa muito consistente. Em termos ofensivos, acredito que o Benfica tenha mais pendor. Mas, normalmente, as equipas são definidas pelo seu equilíbrio, defensivo e ofensivo. O Sporting, neste momento, é uma equipa mais equilibrada, mas o Benfica é temível no aspeto ofensivo», comentou.

«Tirando alguns jovens com potencial mas ainda a adaptarem-se, será praticamente a mesma equipa, com um contorno diferente na estrutura, num ou noutro jogo, mas isso é relativo. É um grande clube, uma grande equipa, com grandes jogadores, e um treinador super-exigente», acrescentou sobre os encarnados. 

«O Benfica é sempre o Benfica e temos de ter todas as cautelas. Pelo jogo que é, isso acarreta um fator motivacional diferente dos outros jogos, e é isso que temos de aproveitar. Espero um Benfica muito motivado, que quer reagir ao empate com o Arouca e à saída da Liga dos Campeões, embora vindo de um grande jogo e de uma belíssima exibição. Isso tornará, para nós, um jogo complicado e difícil», argumentou Paulo Alves.

Assim, como é que o Olhanense poderá parar o ataque do Benfica? 

«Com atitude e determinação. Faz parte do nosso trabalho passar aos jogadores toda a informação relativa às características dos adversários, individual e coletivamente. Temos de ser uma equipa unida, com atitude, entrega e entreajuda, porque se não as tivermos, será muito complicado», apontou o técnico dos algarvios.

A ausência de Cardozo não facilitará a vida ao Olhanense, «nem mais fácil, nem mais difícil», considerou Paulo Alves, mesmo que reconheça que o paraguaio «é um jogador com uma veia goleadora muito grande» o que acarreta muitas dificuldades. 

«Mas estarão outros jogadores, com a mesma valia. São jogadores fortíssimos. Com ou sem Cardozo, os problemas serão semelhantes», opinou.

Esta época, o Olhanense tem tido muitas expulsões. O treinador sublinhou esse mesmo facto. 
«Terminámos na Madeira, em Braga, e contra o Rio Ave, com dez jogadores, e em nenhum caso foram situações de agressão ou violência gratuita. São sobretudo entradas fora de tempo. Em Braga, parece notório que houve exagero, mas aceito, porque falei com o Artur Soares Dias e os árbitros, esta época, estão mais rigorosos nesse aspeto», revelou. 

«Se calhar, vamos pensar que é coincidência. Mas, às equipas na mó de baixo parece que tudo acontece e, se calhar, é um pouco isso. Preocupar-me-ia se fosse violência gratuita, de ser mal educado com os árbitros. Não é esse o caso, nos três jogos. No último jogo fomos penalizados por isso em termos de resultado, mas são situações normais. É uma coincidência, não mais do que isso», concluiu.

Olhanense-Benfica e Rio Ave-FC Porto já têm árbitro

Vasco Santos
Olhanense-Benfica e Rio Ave-FC Porto já têm árbitro
Vasco Santos no Algarve, Bruno Esteve em Vila do Conde

O Olhanense-Benfica será dirigido pelo portuense Vasco Santos, árbitro que será auxiliado por Alexandre Freitas e Ludovico Franco.

No Rio Ave-FC Porto estará Bruno Esteves, de Setúbal. Os assistentes são Venâncio Tomé e Mário Dionísio.

Rui Silva, de Vila Real, estará no Arouca-V. Guimarães, Jorge Tavares, de Aveiro, dirige o Nacional-P. Ferreira e no Estoril-Gil Vicente estará Manuel Oliveira (AF Porto).

Cerro diz que o Benfica já pagou Rojas

Cerro diz que o Benfica já pagou Rojas
Advogado do clube diz que a ordem de pagamento já foi feita

O Benfica já terá avançado com o pagamento ao Cerro Porteño da transferência do avançado Jorge Rojas, atualmente integrado na equipa B das «águias».

Esta foi, pelo menos, a informação adiantada pelo advogado do emblema paraguaio. «O Benfica já fez a ordem de pagamento do total da verba pendente por Rojas», disse Victor Aguero à rádio «Cardinal», assumindo que «o dinheiro do Benfica faz muita falta ao Cerro».

Recorde-se que em outubro o emblema paraguaio tinha acusado o Benfica de atraso no pagamento da transferência, um valor correspondente a mais de metade do total, segundo referido pelos dirigentes. De acordo com a imprensa paraguaia o valor agora transferido é de 900 mil dólares, aproximadamente 650 mil euros.

Diamantino: «Enzo arrasta a equipa com ele»

DIZ QUE SE TRATA DE UM MÉDIO MUITO COMPLETO
Diamantino: «Enzo arrasta a equipa com ele»
Diamantino não tem dúvidas quanto ao valor de Enzo: “Num plantel com tanta qualidade como o do Benfica, não se pode dizer que haja jogadores insubstituíveis. Mas há uns mais difíceis de substituir do que outros e o Enzo Pérez é um deles”.

Ivan Cavaleiro: um produto Benfica Lab

INTENSO TRABALHO DE FORTALECIMENTO MUSCULAR
Ivan Cavaleiro: um produto Benfica Lab
Quem o viu e quem o vê. Os responsáveis encarnados depositam grandes esperanças na evolução de Ivan Cavaleiro e estão a fazer tudo para que o extremo possa melhorar cada vez mais a sua performance. Os aspetos do jogo estão entregues a Jesus, mas no capítulo físico o Benfica Lab tem desempenhado um papel importante no crescimento físico do jogador. E basta olhar para as imagens atuais do extremo e compará-las com as de há um ano para se perceber as diferenças.

De olho em Zivkovic

De olho em Zivkovic 
O Benfica está de olho em Andrija Zivkovic, extremo-esquerdo de 17 anos do Partizan e duas vezes internacional pela seleção principal da Sérvia. Trata-se de um jogador rápido, que atua preferencialmente pelas alas mas também joga como segundo avançado. 

Apesar de naturalmente desconhecido em Portugal, Zivkovic é visto na Sérvia como mais um talento emergente da famosa escola do Partizan, clube de onde saíram, nos últimos anos, jogadores como Jovetic, Tosic, Nastasic e, no verão, Lazar Markovic. 

Zivkovic estreou-se na equipa principal do Partizan na época passada, com 16 anos, tendo alinhado apenas um jogo, mas o suficiente para receber as faixas de campeão nacional. Nesta época, já depois de fazer 17 anos, assumiu-se como titular, somando até agora 11 jogos e quatro golos. 

A titularidade no campeão sérvio coincidiu com a chamada à seleção principal, o que fez aumentar a cotação do jovem extremo, que ronda os 1,5 milhões de euros, ao cruzar os valores de alguns sites especializados.

É por este motivo que as águias já estarão na jogada, garantindo um valor promissor no imediato, mesmo que Zivkovic só possa jogar em Portugal na próxima época, quando completar 18 anos (a 11 de julho). Uma jogada de antecipação, pois, com os encarnados a poderem contar com o apoio financeiro de um fundo de investimento, num processo semelhante ao que trouxe Markovic para a Luz.

Encarnados reunidos em jantar de Natal

Encarnados reunidos em jantar de Natal
O Benfica realizou esta sexta-feira o habitual jantar de Natal, que teve lugar no estádio da Luz.

Jogadores e funcionários estiveram reunidos no jantar, sendo que depois, alguns jogadores do plantel foram assistir ao Bigger’s Better, evento de luta (pugilismo) que se realiza no pavilhão da Luz.

Foram os casos de Gaitán, Garay, Maxi Pereira, Enzo Perez, Funes Mori, Sílvio, Cortez, André Almeida, Rodrigo, Luisão, Artur, Siqueira e Markovic.

Cortez passa o Natal no Brasil

Cortez passa o Natal no Brasil
Bruno Cortez vai deixar o Benfica, antes do final do ano, «apaixonado pelo clube», mas «triste porque não queria sair», revela o empresário do lateral, Flávio Trivella, em conversa com A BOLA. 

Já informado da dispensa, como deu conta o nosso jornal, o brasileiro de 26 anos regressa ao Brasil antes do Natal, tendo já prevista a participação numa iniciativa solidária, dia 23, no Rio de Janeiro, que junta futebolistas e artistas. 

«Ele pensou que podia fazer história no Benfica», lamentou o empresário, que acompanha Cortez «desde que ele não era ninguém no futebol». Flávio Trivella viajou com o lateral para Lisboa, em julho, e com ele partilhou o sonho de triunfar no Benfica. 

Cinco meses depois, o internacional brasileiro volta ao país natal, sem fama nem glória. «Não deu certo», reconhece o empresário.

Capas jornais desportivos do dia

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE SÁBADO 14/12/2013