quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sejam bem-vindos ao Mundial 2014

Sejam bem-vindos ao Mundial 2014
Senhoras e senhores, sejam bem-vindos ao Campeonato do Mundo FIFA 2014. De agora em diante não importam as horas, os dias ou as semanas. Para os amantes do Desporto-Rei, o tempo passará a ser contado em função do maior evento futebolístico do mundo de seleções. Na janela fronteira, num quarto iluminado, num estádio, numa esplanada ou em qualquer lugar do Mundo onde se respire futebol, só vai dar Mundial. Que role, por isso, a bola na Arena de São Paulo.

Brasil e Croácia dão o pontapé de saída

Brasil e Croácia são as primeiras seleções a entrar em ação e apenas a vitória interessa a ambos os conjuntos. 
Os brasileiros jogam em casa e por isso têm a obrigação de chegar, pelo menos, «ao título», como dizem em jeito de desafio muitos brasileiros. Com Neymar, Hulk, Fred e Marcelo, os adeptos canarinhos sonham com o sexto título de campeão mundial, o tão proclamado Hexa

No começo da prova, e do outro lado, estará a Croácia que tem, pois claro, legítimas aspirações. 
O título no Brasil é um sonho distante, porém os croatas querem deixar a sua marca a começar, quem sabe, por surpreender os anfitriões na estreia.
O grande trunfo dos croatas é Luka Modric. O jogador do Real Madrid chega ao Brasil como campeão da Europa de clubes e aparece disposto a comandar a sua equipa o mais longe possível.
Além do jogador merengue, a Croácia tem ainda outros nomes que colocam respeito na Copa: Mario Mandzukic, Rakitic, Nikica Jelavić ou até mesmo Eduardo da Silva.
É sobre Eduardo da Silva que lhe falo, caro leitor, de seguida. 
O atacante dos ucranianos do Shakhtar Donetsk nasceu no Brasil, há 31 anos, mas representa a Croácia há mais de dez. O atleta, que chegou à Croácia no já distante ano de 2001 para representar o Dinamo Zagreb, vai ter, por isso, um sentimento especial.
O Melhor Jogador do Mundo FIFA é Ronaldo e comanda a seleção de Portugal ©Lusa
Eduardo da Silva vai também sofrer uma atenção especial dos "focos" do Mundo pois regressa acasa.

32 seleções, 64 jogos e o Melhor do Mundo com as quinas ao peito

Nesta altura são muitas as apostas e desejos sobre quem irá fazer a festa na final no emblemático estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.
Para chegar ao encontro decisivo, cada uma das 32 seleções sabe que terá de dar tudo o que tem dentro de campo e são muitas as estrelas que vão passar pelo Brasil.
De Cristiano Ronaldo a Messi, de Neymar a Edinson Cavani, não esquecendo Robben ou Iniesta e tantos, tantos outros que vão "desfilar" em terras brasileiras durante este mês nos 64 jogos.
Não temos, naturalmente, a resposta para a maior pergunta do momento: "Quem vencerá o Mundial?". Prometemos, no entanto, estar aqui todos os dias até 13 de julho de 2014 para lhe contar e mostrar tudo sobre a prova.
Lembrar que este blog tem todas as notícias sobre o Mundial e sobre a nossa seleção!

Capas do Dia - Junho 12 / 2014


Vieira: «Obrigação de ajudar Mário Figueiredo»

Vieira: «Obrigação de ajudar Mário Figueiredo»
QUER ENCONTRAR "SOLUÇÃO" ENTRE OS CLUBES
O Benfica não esteve presente na sede da Liga de Clubes esta quarta-feira e portanto absteve-se nas eleições para encontrar um novo presidente para o organismo. Contudo, o presidente das águias, Luís Filipe Vieira, prontificou-se a comunicar que agora "há uma obrigação de ajudar Mário Figueiredo" e encontrar uma "solução" entre todos os clubes para o futebol português.

Leia a mensagem na integra:

"Das eleições de hoje para a Liga de Clubes não há vencedores nem vencidos, mas apenas um processo que não dignificou o Futebol português.

E desenganem-se - ao contrário do que muitos querem fazer passar – que o culpado não é Mário Figueiredo, que porventura em alguns momentos, reconheço, também poderia ter assumido uma posição mais conciliadora.

Quem procurou nesta eleição um ajuste de contas com o passado, ou viu neste acto eleitoral uma oportunidade de afirmação pessoal sem qualquer outro tipo de projecto, esses sim contribuíram para o espectáculo pouco edificante que tivemos oportunidade de assistir.

Não expressei publicamente qualquer opção para o presente acto eleitoral, mas chegados aqui e uma vez eleito o Dr. Mário Figueiredo acho que temos a obrigação de o ajudar, dando-lhe a oportunidade de com os clubes procurar uma solução conciliatória.

Fazer outra coisa, prolongando nos tribunais uma disputa legal, em nada beneficiará o Futebol português."

Benfica: orçamento para 2014/15 aprovado com maioria absoluta Sócios votaram em Assembleia Geral

Benfica: orçamento para 2014/15 aprovado com maioria absoluta 

Sócios votaram em Assembleia Geral
Os sócios do Benfica aprovaram esta quarta-feira, em Assembleia Geral, o orçamento para a temporada de 2014/15. 

As contas para a nova época foram aprovadas com maioria absoluta, com 5.555 votos a favor, 559 contra e 397 abstenções.

Jorge Jesus e Paulo Futre apadrinham arranque do Padbol em Portugal

Jorge Jesus e Paulo Futre apadrinham arranque do Padbol em Portugal

Jorge Amaral, antigo guarda-redes do FC Porto, pretende espalhar aos portugueses a febre do Padbol, uma nova modalidade que combina elementos de ténis e futebol e que desenvolve componentes técnicas e físicas.

Depois de uma viagem a Espanha, que serviu para conhecer todas as características do Padbol, Jorge Amaral desenvolveu a sua empresa, chamada Padbol Portugal, e já criou duas quadras para a prática da modalidade, ambas instaladas no Complexo Crispedras, da Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais, em Lisboa. Dentro de um ano, Amaral espera que o Padbol possa ser praticado em todas as capitais de distrito do País.

O antigo internacional português Paulo Futre é o embaixador do Padbol em Portugal, mas foram várias as figuras do futebol presentes na cerimónia que marcou o arranque da modalidade no nosso País. Para além de Jorge Jesus, treinador do Benfica, é de salientar as presenças de nomes como Octávio Machado, Fernando Mendes, Bruno Bastos, Costinha e Álvaro Magalhães. 

Algumas das antigas estrelas do futebol nacional voltaram a calçar as chuteiras e experimentaram as sensações deste novo desporto.

Zenit volta à carga por Gaitán

Zenit volta à carga por Gaitán
A imprensa russa insiste no interesse do Zenit em Nicolas Gaitán, extremo argentino do Benfica que está há muito referenciado pelo clube de São Petersburgo.

Noticia o jornal Izvetia que o interesse do clube russo não arrefeceu com a chegada de André Villas Boas ao comando técnico da equipa, muito pelo contrário. O Zenit prepara-se para apresentar durante o verão uma oferta, com sérios argumentos financeiros, com o intuito de levar Gaitán para o Estádio Petrovsky.

Apontado igualmente como alvo do Inter, do Manchester United e do Tottenham, Gaitán reiterou recentemente, por intermédio do empresário, que se sente feliz no Benfica.

Águias vencem Torneio Pauleta Azores

Águias vencem Torneio Pauleta Azores

O Benfica venceu este fim de semana a segunda edição do Torneio Pauleta Azores, na ilha de São Miguel, nos Açores. Na final do torneio, destinado a crianças até aos 13 anos, os encarnados derrotaram por 4-3 o Sporting, num jogo emotivo e que contou com incerteza no resultado ao último apito. 

As jovens águias sucedem aos leões, que tinham ganho a Taça no ano passado. Em terceiro lugar neste torneio organizado pela Fundação Pauleta ficou o Barcelona. A formação catalã deixou em quarto lugar a equipa açoriana do São Roque. 

O torneio juntou no fim de semana mais de 200 crianças, distribuídas por 8 equipas. Para Pauleta é um «orgulho muito grande» organizar esta segunda edição de uma competição que já é marcante no desporto infantil açoriano. O antigo avançado da Seleção Nacional, e atual diretor da Federação, não esquece a comunidade da terra onde é um autêntico ídolo. E por isso, em conjunto com a equipa de trabalho que o acompanha na Fundação, lançou o convite a Benfica, FC Porto e Sporting. 

Do estrangeiro chegou a cotada escola de formação do Barcelona, o Paris Saint Germain, onde alcançou a glória como jogador, e ainda os New England Rush, emblema norte-americano. A estes nomes juntaram-se os conjuntos açorianos: as equipas A e B da Escola Pauleta, o São Roque, o Vasco da Gama, o Capelense e o Fayal. Pauleta acredita que o Torneio «tem tudo para continuar a crescer» e que o facto de chamar centenas de pessoas às bancadas é um «motivo de enorme satisfação». 

O Ciclone dos Açores não poupou esforços para que tudo estivesse a alto nível. Como em campo, procura ser decisivo, mas agora ao nível do desporto para crianças. Em vésperas de Mundial, o futebol alegre invadiu os Açores, para relembrar que uma bola ainda é a melhor amiga das crianças. E como foi saudável ver rivais como Benfica, FC Porto e Sporting a partilharem hotéis, transportes e refeições, mesmo que seja em escalões infantis. Um sinal dos mais pequenos para que o fair-play seja palavra de ordem no presente e futuro.

Siqueira: «Não demorei nem um segundo a decidir-me pelo At. Madrid»

Siqueira: «Não demorei nem um segundo a decidir-me pelo At. Madrid»
LATERAL APRESENTADO NO VICENTE CALDERÓN
Guilherme Siqueira, uma das principais figuras do Benfica em 2013/2014, foi apresentado esta quarta-feira como novo reforço do At. Madrid e mostrou-se muito feliz por estar agora a representar o atual campeão de Espanha.

"Não demorei nem um segundo a decidir-me pelo At. Madrid quando soube do interesse. Qualquer futebolista gostaria de fazer parte deste grupo. Agora posso dizer que jogo no campeão de Espanha", afirmou o brasileiro em conferência de imprensa.

Siqueira garante total dedicação ao seu novo clube: "A receita é jogar cada partida como se fosse a última. Essa é uma frase de que gosto porque sempre deu resultado".

Benfica desmente interesse em Tiba, Partey e Isci

Benfica desmente interesse em Tiba, 
Partey e Isci
O Benfica publicou no seu site oficial um comunicado no qual nega a existência de interesse ou negociações por três jogadores que têm sido apontados ao clube encarnado: Pedro Tiba, Thomas Partey e Sefa Isci.
«Nem negociação nem interesse» é o título do comunicado oficial do Benfica, no qual frisa o «respeito» por todos os profissionais de futebol que são colocados na rota da Luz mas negando a existência de qualquer ligação ao trio que tem vindo a ser relacionado com o clube.
«Não existe qualquer interesse do Benfica nos jogadores Pedro Tiba, Thomas Partey e Sefa Isci», concretizam as águias, desmentindo várias notícias recentes que colocam os jogadores perto do universo encarnado.
Leia o comunicado na íntegra: 
«O Sport Lisboa e Benfica respeita todos os profissionais de futebol que diariamente vêem os seus nomes citados nas páginas dos jornais como futuros reforços do Clube, mas verifica igualmente que há muita gente a usar indevidamente e de forma irresponsável o nome do SLB.
Assim sendo, serve a presente para esclarecer que, respeitando o trabalho e o percurso profissional de todos os atletas, não existe qualquer interesse do Benfica nos jogadores Pedro Tiba, Thomas Partey e Sefa Isci cujos nomes são citados hoje na imprensa como estando a ser negociados ou nos quais o Benfica estaria interessado.»

Benfica: Cristante à espera da planificação de Inzaghi

 Cristante à espera da planificação de Inzaghi 

Médio quer saber que papel terá no plantel
Pretendido pelo Benfica para reforçar o meio-campo, Bryan Cristante está à espera da planificação do novo treinador do Milan para esclarecer o seu futuro. Nesse sentido também o Benfica está na expectativa, de forma a avançar no momento certo para a contratação do promissor internacional sub-19 italiano.
O Benfica fez uma oferta por Cristante no início do mês, conforme o
 Maisfutebol noticiou, mas a mesma foi recusada pelo emblema italiano. Poucos dias depois o Milan confirmou a escolha de «Pippo» Inzaghi como sucessor de Clarence Seedorf no comando técnico

Paulo Lopes mais uma temporada

Paulo Lopes mais uma temporada

Guarda-redes das águias já tem acordo para renovar contrato. Apenas falta a assinatura
A carreira de Paulo Lopes vai continuar a passar pela sua inclusão no plantel do Benfica. O contrato do guarda-redes expirava no final do mês, mas O JOGO apurou que já existe acordo total para que o jogador de 35 anos firme um novo vínculo, válido por mais uma temporada, faltando apenas colocar a assinatura no novo documento, algo que deverá acontecer a breve prazo. 

O guardião natural de Mirandela, que na última época só alinhou em três jogos, irá assim iniciar a 13ª temporada de águia ao peito, contando com as duas últimas e as dez primeiras da sua carreira, cumpridas nos escalões de formação dos encarnados, sendo este um dos argumentos que sustentam a sua permanência, dado que contará como jogador formado no clube na inscrição nas provas da UEFA.

«Joguei num dos maiores clubes da Europa, o maior de Portugal» - David Luiz

«Joguei num dos maiores clubes da Europa, o maior de Portugal» - David Luiz

Chegou ao Benfica em 2006, com 18 anos, sem nunca ter passado pelo escalão principal do futebol Brasil. David Luiz fala da carreira e da evolução que lhe permitiu ser, hoje, um dos jogadores mais adorados da seleção.
David Luiz está rendido a Markovic. O central da seleção brasileira elege o sérvio como o jogador que mais interesse lhe tem suscitado. 

«Sinto-me privilegiado. Fui para Europa com 18 anos, saltei etapas. Comecei no Vitória da Bahia, na terceira divisão, e de repente estava num dos maiores clubes da Europa (Benfica), o maior clube de Portugal, com o maior número de associados no Mundo inteiro. Comecei a construir minha carreira fora do Brasil mas sempre com essa vontade de que povo brasileiro reconhecesse meu trabalho, a pessoa que eu sou, e isso veio depois com a oportunidade na Seleção. Hoje sinto esse carinho, sinto que as pessoas me conhecem não só como jogador, mas também como pessoa, e isso é o mais importante para mim», disse em entrevista aoGlobosporte.

Questionado se gosta de ver futebol nas férias, David Luiz revelou que continua a acompanhar de perto os jogos do Benfica: «Gosto de ver os jogadores jovens que estão a aparecer. Um que provou e que vi muito este ano foi o Markovic (Benfica). A dinâmica de jogo, a sequência com que ele toca na bola. Muito bom. Tenho canais portugueses em casa e vejo.»


Numa extensa conversa, o ex-jogador do Benfica abordou vários temas, entre elas a aparente calma que mantém durante todo o jogo. "Muitas vezes quando parece que estou explosivo, estou totalmente a controlar a minha ação. É para se impor. Uma das coisas que aprendi é controlar a minha mente, as minhas ações. Quando a gente perde a cabeça, é quando faz alguma asneira, referiu, apontando o trabalho que teve enquanto jogou no futebol português.

"Eu falo com os psicólogos. Sempre gostei. A pessoa inteligente é aquela que quer aprender com todos. Sempre fui aberto pra aprender. Muitas vezes quando falam de psicólogo, alguém diz: 'Não sou maluco'. Calma, gente, é só conversar. Fiz trabalhos assim no Benfica. Fiz trabalho para me concentrar nas faltas. Para me fechar no meu mundo, esquecer tudo, concentrar-me nas faltas e penáltis, por exemplo", apontou.

Valencia não larga João Cancelo

Valencia não larga João Cancelo

João Cancelo tem sido apontado com insistência ao Valencia e esta segunda-feira surgem relatos de que o clube espanhol pode estar mais perto de contratar o jovem lateral-direito do Benfica.
De acordo com o Superdeporte, João Cancelo tem sido seguido de perto pelos responsáveis do Valencia e a margem de progressão que lhe é apontada faz com que o futebolista de 20 anos seja um dos alvos do emblema do Mestalla neste verão.
No entanto, não será fácil ao Valencia convencer o Benfica a libertar o defesa, uma vez que este tem contrato até 2018, uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros e faz parte do grupo de jogadores que Jorge Jesus pretende fazer evoluir.

Sefa Isci disputado por Benfica e Chelsea

Sefa Isci disputado por Benfica e Chelsea

O jovem defesa belga, que joga no Anderlecht, é a mais recente pérola do futebol daquele país e está a ser cobiçado por José Mourinho e pelo Fenerbahçe.

Contudo, segundo noticia O Jogo, Luís Filipe Vieira entrou diretamente em campo para se antecipar à concorrência e para fechar a transferência com o central de 18 anos.

O referido órgão fala em «negociações avançadas» entre encarnados e o Anderlecht, clube que é detentor do passe do jogador e que vê nele um rosto com grande futuro, a avaliar pelas exibições na UEFA Youth League. Mesmo numa campanha coletiva sem sucesso, o jogador deu nas vistas e ficou debaixo de olho para as águias, que agora pretendem contar com os seus serviços.

César aguarda negociações

César aguarda negociações

Apontado como alvo do Benfica, o defesa-central César, do Ponte Preta, continua a aguardar por desenvolvimentos nas negociações para definir o futuro.
«Não comento negociações, isso cabe ao clube e ao empresário. Posso apenas dizer que o jogador não falará até ter a situação definida, até saber se fica ou sai do Ponte Preta. Há vários clubes interessados, não só o Benfica, e por isso não faz sentido ele fazer comentários neste momento», disse um dos elementos da sua assessoria de Imprensa, Gabriel Saraceni. 

O jogador de 22 anos tem uma cláusula de rescisão de €4 milhões de euros.

Pedro Tiba negociado

Pedro Tiba negociado

O jornal A Bola garante, na sua edição impressa desta quarta-feira, a existência de negociações para que o médio possa viajar de Setúbal para Lisboa.
Segundo o referido órgão, o negócio deve ser concretizado por uma verba a rondar os 750 mil euros, superior à proposta de 300 mil que terá chegado ao Sado vinda do SC Braga.

As boas relações entre os clubes devem facilitar o negócio, que apenas estará num impasse por causa de uma guerra de empresários, o que não deverá, ainda assim, ser impeditivo de Pedro Tiba vestir de encarnado na próxima temporada.

O médio de 25 anos só esta época chegou ao principal escalão do futebol português, mas conseguiu ganhar o seu espaço no Vitória FC e ser um dos rostos principais da boa época da equipa de José Couceiro, realizando mais de 30 jogos.

Vieira defende silêncio e independência

Vieira defende silêncio e independência
BENFICA À MARGEM DAS ELEIÇÕES NA LIGA
O Benfica mantém distância e silêncio relativamente às eleições da Liga, sem esconder alívio por não poder ser relacionado diretamente com o imbróglio criado. Apesar de ter havido dois destacados sócios envolvidos, Fernando Seara e Rui Rangel, o Benfica nunca lhes manifestou apoio explícito e ficou de pé atrás com as negociações que os candidatos empreenderam com clubes rivais, como o FC Porto e o Vitória de Guimarães, das quais acabou por resultar a divisão entre ambos e a apresentação de duas listas diferentes com o mesmo nome para presidente.

“O silêncio e a independência são dois amigos que não nos traem” – este é o lema da atual orientação política de Luís Filipe Vieira, procurando não envolver o Benfica nas lutas de enorme desgaste dos bastidores do futebol português.

Fernando Seara chegou a ter tacitamente garantido o voto do Benfica, mas depois “pulou a cerca”. As alterações à lista que apresentou, alegadamente após negociações com Pinto da Costa e Júlio Mendes, afastaram-no definitivamente do seu próprio clube.

Lima: «Foi uma época maravilhosa»

Lima: «Foi uma época maravilhosa»
ESTÁ DE FÉRIAS MAS NÃO SE ESQUECE DO "TRI"
Lima está a recarregar baterias no Brasil, mas não se esquece da temporada assinada pelo Benfica, em 2013/14, a qual culminou com a conquista do pleno a nível interno.

“O Benfica é um grande clube e os seus adeptos são fanáticos. É uma alegria bastante grande fazer parte de tudo isto. Este ano foi maravilhoso, com os três títulos conquistados em Portugal e a presença na final da Liga Europa. Temos de realçar a importância destas conquistas, as quais foram mais do que merecidas”, sublinhou o avançado das águias, em declarações prestadas à imprensa brasileira.

Operíodo de descanso é passado pelo futebolista, de 30 anos, em Monte Alegre, a terra que o viu nascer. “Nunca escondi a satisfação de poder voltar à minha terra. Aqui estão as minhas raízes, a minha família. Aproveito para passar as férias com os amigos e agradecer a todos os que acompanham o meu trabalho. Tenho muito orgulho em ter saído de Monte Alegre, um lugar que forma excelentes jogadores, que se tivessem a oportunidade que eu tive, também fariam coisas bonitas no estrangeiro”, referiu o avançado do emblema da Luz.

OCampeonato do Mundo está à porta e Lima vai passar bons momentos sentados no sofá a assistir aos jogos do conjunto liderado por Luiz Felipe Scolari. “Torcerei obviamente pelo Brasil, procurarei acompanhar todas as partidas. Há uma forte possibilidade de a equipa praticar um bom futebol. Farei parte da corrente positiva que culminará com a conquista do título mundial”, frisou o brasileiro.

Capas do Dia - Junho 11 / 2014