quinta-feira, 20 de março de 2014

Sherwood: «Jesus tem hipótese de mostrar dedos a outros treinadores»

Sherwood: «Jesus tem hipótese de mostrar dedos a outros treinadores»
SHERWOOD IRONIZA COM A QUALIFICAÇÃO ENCARNADA
Tim Sherwood surpreendeu ao não marcar presença no banco de suplentes do Tottenham na partida da Luz. Depois da altercação com Jesus em White Hart Lane, o técnico dos spurs não quis dar de caras com o treinador português.

"Por que fui para a tribuna presidencial? Estive relaxado na bancada. Foi só para ver melhor o campo e ter uma visão diferente do que os meus jogadores faziam no relvado. Além disso, não quis estar perto do treinador do Benfica. Tem que haver respeito, seja por um treinador ou por uma pessoa na rua. Dou-lhe os parabéns. Seguiu em frente e tem hipótese de mostrar mais dedos a outros treinadores nesta competição", realçou em declarações prestadas na conferência de imprensa, após o 2-2 registado no final da partida em Lisboa.

O técnico do Tottenham elogiou também a parelha de centrais que hoje colocou em campo - Sandro e Fryers - e comentou o suposto penálti de Sulejmani nos minutos finais da partida.

"O meu jogador foi empurrado. Foi penálti mas são coisas que acontecem umas vezes e outras vezes não. Não quero entrar por aí. O Benfica merece passar porque quem marca mais golo merece passar. Os três mil adeptos que aqui estiveram devem estar orgulhosos do que fizemos apesar da eliminação".

O Benfica passou aos quartos-de-final da Liga Europa com 5-3 no agregado das duas mãos.

Tim Sherwood assistiu ao jogo... na bancada
SITUAÇÃO INSÓLITA ENVOLVENDO O TÉCNICO
 Situação insólita no Benfica-Tottenham. Tim Sherwood, treinador dos spurs, encontra-se a ver o encontro desde a... bancada, apesar de não ter qualquer impedimento disciplinar que o impeça de estar no seu posto habitual.

Sherwood está situado mesmo ao lado de Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD encarnada. Não é ainda conhecido o motivo que levou o treinador a ver a partida fora do seu lugar de ação.

Declarações dos jogadores e técnico após o jogo

Jesus: «Gostava que não me saísse a Juventus»
Técnico quer evitar italianos nos "quartos"

 Jorge Jesus em declarações no final do jogo, respondendo a Tim Sherwood, que se congratuou por ter obrigado o treinador do Benfica a suar, e a explicar que a falta de ritmo de cinco jogadores nos vinte minutos finais foi fatal e voltou a deixar a eliminatória em aberto:

«Sherwood diz que me colocou a suar? É um facto que depois do 2-1 me colocou a suar e colocou a equipa do Benfica insegura. Em relação a mostrar os dedos a um treinador, para mim era bom sinal, porque só posso fazer isso quando estou a ganhar. Mas não o farei. Só o farei se me provocarem, que foi o que eu fiz.

Nós jogámos contra uma excelente equipa, tinha dito que o Tottenham podia fazer a mesma coisa que o Benfica fez em Londres. Tem jogadores de grande qualidade e sabíamos que tínhamos de estar a um nível alto e tivemo-lo durante setenta minutos.

Houve alguns fatores para que até aí o Bennfica tenha sido a melhor equipa, fizemos um golo, não demos espaço ao Tottenham e a verdade é que o adversário não nos criou dificuldades. Nos últimos vinte minutos os cinco jogadores que coloquei e que têm menos tempo de jogo perderam-se um pouco, deixaram de ter tanta intensidade, o Erikssen entrou bem, surgiu no espaço entre o André Gomes e os centrais e criou desequilíbrios.

Corri alguns riscos, mas dou jogos a estes jogadores e preparo a equipa para o futuro, porque sei que assim estes jogadores vão ter ritmo para jogar durante noventa minutos no campeonato nacional.

Esta Liga Europa está a permitir-nos passar as eliminatórias e ter uma equipa mais forte, porque o Benfica consegue colocar todo o plantel em competição e isso é muito importante para todas as frentes que nós temos. Se amanhã precisar de tomar uma opção, todos os jogadores estão com um ritmo bom de jogo. Ganhamos à frente e estamos a projetar uma equipa para o futuro.»


Siqueira: «Soubemos jogar com as nossas armas»
BRASILEIRO DIZ QUE OS PROBLEMAS FORAM NORMAIS
Siqueira referiu que a reação do Tottenham era algo esperado, dada a qualidade dos ingleses, segundo deixou bem claro o lateral brasileiro, em declarações à SIC Notícias após o empate caseiro (2-2) na Luz, na 2.ª mão dos "oitavos" da Liga Europa.

"Conseguimos a classificação, que era o mais importante. Susto no final? É normal, tínhamos um adversário com a qualidade do Tottenham, mas soubemos jogar com as nossas armas e o apuramento é justo", referiu o defesa-esquerdo, rejeitando que as águias estejam na "poule" para conquistar a prova.

"Não há favoritismos, pensamos jogo a jogo. Não queremos trabalhar em cima desse favoritismo", vincou.


Ruben Amorim: «Fizemos dois grandes jogos»
REJEITA QUE A EQUIPA TENHA ESTADO MAL NA 2.ª MÃO
 Ruben Amorim rejeitou que o Benfica tenha estado mal na 2.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, depois de as águias terem estado perto de desperdiçar a vantagem de dois golos conseguida em White Hart Lane, fruto do empate de hoje na Luz (2-2).

"O encontro correu bem a toda a equipa. Fizemos dois grandes jogos. Já esperava estas dificuldades, pois antes deste jogo disse que a eliminatória não estava ganha. O Tottenham não fez nada para marcar e foi normal algo nervosismo depois do segundo golo deles. Mas merecemos a passagem", disse o médio, em declarações à SIC Notícias.

Garay: «Desgaste físico notou-se nos últimos 15 minutos»
Garay justifica reação dos spurs com dois golos
 Ezequiel Garay voltou a estar em destaque, ao marcar um dos dois golos do empate do Benfica diante do Tottenham (2-2). O resultado serviu para os encarnados seguirem para os quartos-de-final, mas os ingleses ainda assustaram com dois golos repentinos na fase final do encontro, algo que o argentino justificou com cansaço.

"Sabíamos que ia ser difícil, mas jogámos segunda-feira e nos últimos 15 minutos notou-se o desgaste físico", começou por explicar o central encarnado, antes de garantir que a equipa só pensa no próximo jogo, diante da Académica.

"Vencer Liga Europa? Temos jogo com a Académica no domingo", adiantou Garay, que admitiu querer continuar a assinar golos ao serviço dos encarnados.

"É sempre importante que a equipa ganhe. Hoje empatámos, mas serviu para passarmos à próxima fase e quero continuar a marcar", rematou.

Destaques: Fome de bola de Salvio aperitivo para goleador Garay

Destaques: Fome de bola de Salvio aperitivo para goleador Garay

 O Sport Lisboa e Benfica empatou esta quinta-feira frente ao Tottenham (2-2), garantindo presença nos quartos-de-final da Liga Europa, face aoa acumulado das duas mãos. Garay inaugurou o marcou, aos 33’; Chadli empatou aos 77’ e ainda assustou ao colocar os ingleses em vanaegem, aos 79'. Já em período de descontos, Lima sentenciou a partida, através de uma grande penalidade.
Oblak – Foi um autêntico espectador durante toda a primeira metade. Nos derradeiros 45’ sofreu dois golos sem qualquer culpa no cartório e ainda salvou a eliminatória em cima dos 90’, com uma defesa espectacular. Noite injusta.
Luisão – Aos 10’ fez algo que raramente faz: analisou mal um lance e acabou por cometer falta e ser amarelado. A partir daí arrancou para mais uma exibição de raça.

Maxi Pereira – Foi dono e senhor da sua ala. Defendeu com a eficácia habitual; atacou com inteligência e em segurança.

Siqueira – Cada vez mais confiante, são cada vez mais e melhores as suas incursões ofensivas. Cumpriu a missão.

Garay – Está com faro de golo… Depois dos tentos marcados na Madeira voltou a facturar. Respondeu da melhor maneira a um cruzamento de Salvio e, de cabeça, inaugurou o marcador na Luz, aos 33’.

Ruben Amorim – Entrou muito bem, mas lesionou-se na disputa de um lance, o que o obrigou a quebrar um pouco o ritmo, terminando a primeira metade em esforço. No reatar, veio com tudo, e a sua capacidade de gestão de bola e de descobrir espaços foi notória.

Sulejmani – Depois de ter sido titular em Londres, Jorge Jesus voltou a apostar no sérvio e este correspondeu. Pleno de iniciativa, a fazer muito e, na maioria das vezes, bem. Saiu nas compensações para dar lugar a Markovic.

Djuricic – Mostrou vontade. Depois de 45’ a tentar encontrar o melhor posicionamento, arrancou para uma segunda metade onde se destacaram as belíssimas combinações com André Gomes nos movimentos de transição. Saiu aos 70’.

André Gomes – De regresso à titularidade. Foi um box-to-box mais livre de movimentos. Grande visão de jogo, marcou a diferença pela solidez nos passes – sempre muito certinhos - em profundidade e a rasgar linhas.

Cardozo – Foi o farol, a referência mais ofensiva da equipa. Face à estratégia montada pelo grupo, de maior contenção, a bola poucas vezes lhe chegou para conseguir fazer aquilo que mais gosta… golos. Saiu quando faltava um quarto de hora para o final.

Salvio – Depois de um longo período afastado dos relvados, Salvio tem vindo a ganhar minutos e nesta partida foi opção no onze benfiquista. Com muita fome de bola, não marcou mas deu a marcar o golo inaugural da partida.


Enzo Perez – Entrou aos 71’, substituindo Djuricic. É daqueles jogadores que não precisa de muitos minutos em campo para mostrar classe. Viu um amarelo que o impede de jogar nos quartos-de-final.

Lima – Entrou aos 75’, para o lugar de Cardozo. Face aos dois golos sofridos pela equipa, mais do que atacar, ajudou a defender a eliminatória. Ainda arrancou e marcou o penálti que confirmou a passagem aos quartos-de-final.

Markovic – Entrou já no período de compensação.

Sonho Europeu segue para os “quartos”

Benfica – Tottenham, 2-2: 

Sonho Europeu segue para os “quartos”

A equipa principal do Sport Lisboa e Benfica discutiu, esta quinta-feira, no Estádio da Luz, com o Tottenham, o acesso aos quartos-de-final da Liga Europa. A vantagem trazida de Londres, 1-3, foi gerida com um empate por 2-2 e os quartos-de-final aguardam a presença do Benfica Europeu.

Um Estádio da Luz bem composto viu um jogo que arrancou numa toada morna – conforme convinha ao Benfica – onde ambas as equipas acabaram por não procurar a área contrária. Estranhamente, o Tottenham era quem tinha essa obrigação, mas foi o conjunto da casa quem teve mais bola, gerindo-a no meio-campo adversário.

Tal passividade inglesa quase resultava em golo benfiquista criado pelos defesas centrais. Garay assistiu Luisão que, também de cabeça, atirou por cima. Tinham decorrido nove minutos. O susto mexeu com o Tottenham (que não contou com Tim Sherwood no banco de suplentes) e os londrinos começaram a acercar-se com maior assertividade da área benfiquista. Apesar de várias combinações interessantes, o lance de maior “frisson” surgiu aos 14’ por intermédio de Soldado, que solto na área atirou ao lado da baliza defendida por Oblak.

Tal atrevimento foi “sol de pouca dura”, pois o Benfica voltou a controlar a partida, a ter mais bola e construir ataques através dos flancos, onde Salvio e Sulejmani eram chamados a intervir com frequência. No “miolo” Ruben Amorim e André Gomes iam dando para as encomendas.

Gerir com bola pode dar em golo e foi isso mesmo que aconteceu aos 33 minutos. Salvio tirou um cruzamento e Garay, de trás para a frente, cabeceou de forma fulminante perante um desamparado Brad Friedel.

Apesar de jogado a um ritmo abaixo do que costuma ser normal, a verdade é que a vantagem “encarnada” era incontestada ao intervalo. No recomeço viu-se mais do mesmo. O Benfica manteve a tendência da primeira metade.

Teve mais bola e esteve mais tempo instalado no meio-campo do Tottenham. Os londrinos mostravam-se descrentes, pela desvantagem e pela melhor qualidade futebolística que os da Luz evidenciavam no jogo, tal como em White Hart Lane.

Mesmo a vencer, os comandados por Jorge Jesus carburaram mais e até criaram algumas oportunidades para aumentar a contenda. O velho ditado diz que quem não marca, sofre e foi o que se passou nos derradeiros 15 minutos do encontro, quando Chadli, aos 77’ e 79’, bisou e colocou o Tottenham na frente do marcador.

Os tentos sofridos de rajada colocaram o Benfica em sentido que foi atrás do empate cpm algumas transições ofensivas. Numa delas, Sulejmani cruzou da esquerda e Salvio rematou à figura de Friedel (85’). Nos descontos foi Oblak a brilhar com duas excelentes intervenções que asseguraram os quartos-de-final para os da Luz.

Aos 90’+4, Lima sofreu e converteu a grande penalidade que garantiu o empate e os quartos-de-final. O sorteio é às 12 horas desta sexta-feira, em Nyon.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira; Ruben Amorim, André Gomes, Sulejmani (Markovic, 90’+2), Djuricic (Enzo Perez, 70’), Salvio e Cardozo (Lima, 75’).

SL Benfica - Tottenham «Onze Inicial»


Capa jornal «O Benfica»

Edição n.º 3647 do Jornal “O Benfica” nas bancas esta sexta-feira!

Leonardo Jardim entrega o título ao Benfica?

Leonardo Jardim entrega o título ao Benfica?

Treinador diz que encarnados são «principal favorito» e explica porquê

O treinador do Sporting, Leonardo Jardim, foi questionado sobre se o título de campeão estava entregue ao Benfica, conforme o presidente do clube, Bruno de Carvalho, terá dito ao homólogo encarnado, Luís Filipe Vieira, em conversa telefónica que o primeiro revelou. O treinador não atirou a toalha ao chão, mas deu a entender que é muito difícil chegar ao primeiro lugar.

Leonardo Jardim argumentou que «o futebol tem algumas incertezas», mas lembrou também que «a equipa que vai na frente, com sete pontos de vantagem, tem mais possibilidade de êxito».

Ou seja, «é preciso o Benfica perder mais de 33 por cento dos pontos e os adversários ganharem todos os jogos. É o principal favorito», concluiu.

Sobre a guerra de palavras e acusações que houve durante a semana, o treinador do Sporting disse que não tem efeito na equipa.

«Em relação ao que se passa fora das quatro linhas, isso passa-nos ao lado, não podemos controlar», afirmou. 

«O objetivo semanal é separar o que é realmente importante. E importante é preparar o jogo e conseguir aplicar o trabalho. O resto é acessório. Não interfere no jogo», sublinhou.

Desse modo, o treinador garante os jogadores focados, porque « percebem que o resultado do jogo vai ser aquilo que eles produziram». 

 

Morreu Manuel Barbosa

Morreu Manuel Barbosa
O primeiro agente fifa

Manuel Barbosa, o primeiro empresário a ser reconhecido como agente FIFA, morreu esta quinta-feira aos 69 anos.

Barbosa, que sempre se assumiu como adepto do Benfica, ficou encarregue de algumas transferências sonantes para a Luz nas décadas de 1980 e 1990, como Valdo, Ricardo, Aldaír ou Mozer.

Benfica – Tottenham: Confirmar “quartos” a partir das 18 horas

2.ª mão da Liga Europa

Benfica – Tottenham: Confirmar “quartos” a partir das 18 horas

A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica arranca a 2.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa com uma vantagem de dois golos e que pretende manter ou aumentar no jogo da 2.ª mão desta quinta-feira.

Em Londres, o Benfica logrou uma vitória histórica – nunca um clube português tinha vencido em White Hart Lane – conjugada com uma exibição de luxo e que foi sobejamente elogiada por essa Europa fora.

O Futebol ofensivo e total do Benfica já era unânime em Portugal e começa a captar fãs além-fronteiras e o jogo de Londres é só mais uma amostra do que esta equipa é capaz.

Para o jogo de Lisboa, o Tottenham vem bastante desfalcado. Para além do castigado, Vertonghen, os lesionados, Dawson, Kaboul e Vlad deixam Tim Sherwood com muitas incógnitas para o eixo defensivo. No treino de adaptação ao relvado do Estádio da Luz notou-se, ainda, as ausências de Adebayor e de Paulinho.

O Benfica, por seu lado, deve operar uma série de alterações face ao último onze. A defesa deverá ser o sector menos alterado, mas daí para a frente as várias opções no plantel deixam Jorge Jesus confortável na rotatividade. Neste sentido, o 4-4-2 poderá dar lugar ao 4-3-3, com Cardozo a ser a referência ofensiva.

O jogo da 2.ª mão está marcado para as 18 horas e todos os benfiquistas estão convocados.

Ataque ao recorde do Atlético Madrid

Ataque ao recorde do Atlético Madrid
Benfica tem 10 vitórias consecutivas em casa para a Liga Europa. Esta quinta-feira pode cair mais um recorde na Luz...
 
Será frente a um Tottenham, que nunca conseguiu salvar uma eliminatória europeia depois de ter perdido a primeira mão em casa, com golos de Rodrigo e um bis de Luisão, que o Benfica poderá fazer história na Liga Europa.

Os encarnados levam... 41 jogos consecutivos sem perder na Luz em todas as competições, mas olhando apenas à competição europeia em causa, somam dez triunfos, depois de se terem superiorizado na ronda anterior ao PAOK, feito em que igualaram o Atlético de Madrid, que se encontra atualmente na Liga dos Campeões.

Como tal, as águias podem garantir esta quinta-feira o trono deste ranking, aumentando para onze o número de êxitos consecutivos na Liga Europa, período que se iniciou em 2010, ao derrotar o Liverpool após um empate (1-1) com o Marselha.

No âmbito de todas as provas, a Luz é um estádio inviolável há 41 jogos. O Barcelona, em 2012/13, foi o último "assaltante" do reduto benfiquista, vencendo por 2-0.

Cardozo é aposta europeia de Jesus

 Cardozo é aposta europeia de Jesus
Óscar Cardozo deve ser aposta inicial de Jorge Jesus no jogo desta tarde (18 horas) com o Tottenham, no Estádio da Luz, referente à segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa.

Além do avançado paraguaio, também Fejsa (falhou o jogo com o Nacional devido a castigo), Salvio, Djuricic e Sulejmani espreitam um lugar no onze dos encarnados.

Rúben Amorim deve manter-se no meio-campo e Oblak na baliza. O esloveno, recorde-se, estreou-se na Liga Europa em White Hart Lane, no triunfo das águias, por 3-1, na capital inglesa.

Com Sílvio a cumprir castigo, Maxi Pereira e Siqueira devem assumir as laterais da defesa, a não ser que André Almeida receba oportunidade inédita esta época na competição.

Fejsa de regresso para caçar ingleses

Fejsa de regresso para caçar ingleses
 
Sérvio deverá fazer dupla no miolo com ruben amorim
 
Fejsa deverá ser uma das novidades no onze que Jorge Jesus fará hoje subir ao relvado para enfrentar o Tottenham. O sérvio cumpriu castigo disciplinar na última jornada do campeonato, mas volta a estar em condições de ser chamado e, ao que tudo indica, será mesmo titular, ocupando o lugar que na Madeira foi de Amorim. No entanto, o regresso do sérvio não deverá significar a saída do internacional português do onze. 

Ninguém ganhou no Estádio da Luz

Ninguém ganhou no Estádio da Luz
Em jogos disputados na Liga Europa
 
São 16 os jogos que o Benfica já disputou na Luz a contar para a Liga Europa (desde 2009/10) e até hoje só o Ol. Marselha conseguiu evitar sair derrotado (1-1, precisamente naquela época). Ou seja, os encarnados contabilizaram vitórias nas restantes 15 partidas.

Além de nunca ninguém ter ganho na Luz na Liga Europa, o Benfica só consentiu nove golos e nenhuma equipa marcou mais do que um golo num jogo.

Se vencer esta quinta-feira, oBenfica soma dez vitórias consecutivas em casa nesta prova, apenas menos duas do que o At. Madrid, detentor do recorde.
 

Luisão coloca paixão pelo golfe na festa do golo

Luisão coloca paixão pelo golfe na festa do golo
tem aulas e joga com steven vitória e artur
 A simulação de uma tacada de golfe por parte de Luisão na comemoração de um dos golos apontados ao Tottenham tem, como seria de esperar, uma razão de ser.

O capitão gosta de golfe e anda a frequentar aulas de uma atividade que, sublinha, ajuda a lidar com a pressão do futebol. E não é o único no plantel dos encarnados, pelo que satisfez um pedido em White Hart Lane, na partida da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

"Gosto de golfe e há ano e meio que jogo. Tenho aulas e é algo que alivia o stress do futebol", começou por explicar o defesa-central em declarações ao "Globoesporte".

"Aqui no clube há ainda o Steven Vitória e o Artur que também gostam e eles estavam sempre a pedir-me. Fiquei a pensar e acabou por sair naquela hora", prosseguiu Luisão, encerrando o assunto em jeito de brincadeira:

"Mas vai ser difícil acontecer novamente, pois não é todos dias que marco golos.


Luisão: «Temos de ser perfeitos frente ao Tottenham»
Destaca qualidade do ataque do adversário
A vantagem alcançada em Londres na partida da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, frente ao Tottenham, não descansa Luisão. O defesa-central e capitão dos encarnados alerta para a qualidade do adversário, que não permite cometer erros no embate desta quinta-feira.

"Fizemos um resultado muito bom [em Londres], mas agora, a jogar em casa, vai ser difícil. Não há como dizer que não estamos bem, no ano passado chegámos à final e cria-se expectativa", salientou Luisão em declarações ao site brasileiro "Globoesporte".

"Temos de estar num dia perfeito. Eles são muito bons do meio-campo para frente. Têm Adebayor, Soldado, Paulinho e Sandro, é muita gente boa. A parte mais difícil está feita, quando marcámos três golos fora", reforçou.

Confirmar estofo europeu

Confirmar estofo europeu
Tem de encarar com seriedade a revolta dos spurs
 
Com as cautelas devidas e aconselhadas pela euforia da época passada que deu mau resultado, Jorge Jesus “ainda” não se considera campeão e diz que a equipa do Benfica terá de provar até final do campeonato que tem esse estofo. Muito bem. Mesmo aqueles que poucas dúvidas têm sobre o destino do título – sobretudo depois da vitória na Madeira – aprovarão a atitude sensata do avisado treinador benfiquista.

Capas do Dia

Março 20 / 2014