sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Taça EHF entre Benfica X Haukar Andebol - Sem transmissão televisiva na Benfica TV


A Benfica TV não transmitirá o encontro entre a equipa de Andebol do Clube e os islandeses do Haukar. As várias abordagens tentadas não permitiram chegar a acordo com a EHF (Federação Europeia de Andebol), nomeadamente naquilo que respeita às exigências financeiras do organismo que superintende a modalidade na Europa. O encontro a contar para a Taça EHF realiza-se neste sábado, às 18 horas, no Pavilhão 2 do complexo desportivo do Sport Lisboa e Benfica.

Basquetebol - Troféu António Pratas Tomás Barroso



A Fase Final do Troféu António Pratas tem lugar já este fim-de-semana. Com o Pavilhão da Luz como pano de fundo, o basquetebolista Tomás Barroso espera ter muitos adeptos a apoiar a equipa no encontro com o Sampaense. "Jogar aqui na Luz é mais uma mais-valia para nós e espero que o Pavilhão esteja composto porque isso claro que nos dá mais força", começou por dizer à Benfica TV. Tomás Barroso mostrou conhecer já bem o adversário e garantiu que os “encarnados” estão preparados para as dificuldades que possam surgir. "Vai ser um jogo bem disputado, nós temos objectivos diferentes dos do Sampaense e vamos tentar jogar com o facto de eles não se conhecerem muito bem", concluiu. Recorde-se que o primeiro encontro, entre Benfica e Sampaense, está marcado para o próximo sábado, dia 12, pelas 16 horas. Duas horas mais tarde, joga-se a segunda partida da Fase Final, entre Ovarense e Maia Basket. O desafio tem início marcado para as 18 horas.

Arons de Carvalho em entrevista ao Jornal O Benfica



Cardozo

"1. Já aqui defendi o nosso ponta-de-lança, Cardozo, em mais de uma ocasião,nomeadamente quando era assobiado por numerosos adeptos que não gostavam do seu estilo algo 'molengão'. Muitos desses que o assobiavam são agora os que mais o louvam e mais lamentam quando ele não está em campo. Domingo passado, no Estoril, foi ele quem marcou (de forma excelente) o nosso segundo golo. Lembrei-me disso a propósito de Jorge Jesus, que já foi idolatrado (lembram-se dos aplausos quando o seu nome era referido?) e agora é muito contestado. Não sei se é ou não o treinador ideal para o Benfica. Sei que é o nosso treinador actual e por isso, independentemente dos erros que possa haver, tem que ser defendido. Só quem lá está dentro tem condições para  procurar as melhores soluções para os problemas da equipa.
2. O presidente do Sporting não passa uma semana sem falar uma ou mais vezes. Ou me engano muito, ou ainda se irá arrepender. Lamentável foi ele dizer que não conhecia o nosso Rui Costa, que até foi muito correcto na apreciação que fez... e que foi depois muitas vezes apenas parcialmente reproduzida. Rui Costa disse, a dada altura, respondendo a uma crítica de Bruno Carvalho a Jorge Jesus: 'se o treinador do Benfica é para treinar, o presidente do Sporting é para presidir e já o vi treinar com os jogadores'. Mas acrescentou logo: 'cada um domina a sua casa como bem entende e eu não posso criticar o presidente do Sporting por treinar com os jogadores, mas nem ele nem ninguém pode acusar o treinador do Benfica por tentar defender os interesses do Clube'. Se todos fossem intelectualmente honestos, o Mundo seria bem melhor. Embora muitas vezes os jornais deixassem de ter 'manchetes' para fazer...
3. Não posso deixar de aqui reproduzir a melhor piada crítica que me lembro de ler nos últimos anos. É do site Benfiliado e foi 'descoberta' por Leonor Pinhão, que colocou na sua crónica da semana passada, em A Bola. É a propósito da inauguração do museu do FC Porto, realizada no dia em que (dizem eles) o clube comemorou 120 anos (que na realidade são apenas 107). Museu que, no entanto, ainda não está pronto e apenas poderá receber visitas a partir do final do mês. Diz o site: 'Podem abrir as portas ao público e aproveitam logo para comemorar o 13.º aniversário do museu.' Bem apanhada!"
Arons de Carvalho, in O Benfica

Sílvio Cervan - Temos de jogar mais e melhor


Temos de jogar mais e melhor

"A vitória sobre o Estoril seria até a parte mais importante a conseguir no António Coimbra da Mota, mas aquele sufoco voltou a deixar os adeptos perto do enfarte do miocárdio. Marcar cedo, falhar uma grande penalidade, desperdiçar três ou quatro ocasiões de golo e depois de fazer o 2-0 que nos dava algum sossego, ver o inferno de volta dois minutos depois é de mais...
O Estoril é uma boa equipa, mas vinha cansada de um jogo europeu e só não gelou as hostes encarnadas por milímetros. Temos de jogar mais e melhor. Se há alguém que nos habituou a pôr a equipa a jogar bem foi Jorge Jesus e por isso lhe pedimos essa característica de volta.
Os títulos dos jornais de segunda-feira era: 'Suspiro', 'Alívio', 'Suspense' ora estamos saudosos daqueles outros que seriam: 'Demolidores', 'Nota Artística', 'De Luxo'. Aqui ficam as sugestões para rotular os próximos jogos.
Contra o Estoril houve um grande golo de Cardozo que nos evitou males maiores. Agora que se ganha falta jogar bem.
Não há necessidade de explicar que o terceiro lugar no campeonato não satisfaz um só benfiquista, e por isso são os cinco pontos que nos afastam do único lugar que queremos, que nos empurram para melhorar.
As boas classificações no Benfica são títulos e as excepções podem apenas ser provas europeias de qualidade e prestígio que não alcançam o título. Tudo o resto sabe a pouco para os adeptos encarnados. São grandes a dar, podem e devem ser enormes a exigir.
Esta paragem pode ser benéfica para estabilizar e recomeçar uma série de vitórias. Assim espero, com a certeza de que tal só é possível a jogar bem, a subir o nível das exibições e não fazer de um 2-1 sofrido o Elixir da Juventude da Lucky Luke. Não somos tão ariscos como o Joe Dalton, nem tão burros como o Averrell Dalton. Somos apenas adeptos exigentes e apaixonados sem vocação para Rantanplan."

Sílvio Cervan, in A Bola

Afonso de Melo - Espadas e Pescoços


Espadas e pescoços

"1. Uma dúvida triste paira sobre o pescoço dos adeptos do Benfica como a espada do velho Dâmocles. Nas suas épocas acreditaram demais e receberam de menos. Agora sentem-se firmes na sua ideia de não voltar a investir emocionalmente numa equipa que, no seu entendimento, os deixou ficar mal. E assim, negam-lhe o seu apoio, ficam em casa, deixam o Estádio da Luz a um inacreditável abandono.«A derrota é uma doença que só a vitória cura», dizia Mário Filho. Talvez só as vitórias sucessivas possam tirar os adeptos do Benfica deste ser medo de novas frustrações. Mas os garotos de cócoras não parecem estar pelos ajustes. E eles é que decidem sob a benção do Madaleno.
2. O Azeiteiro-da-cabeça-d'unto abana a cauda alegremente: ele é o verdadeiro animal de estimação do Sistema.
3. As entrevistas encomendadas do presidente do Porto são quase tão hilariantes como as ordinarices cheias de erros de sintaxe do Copiador-de-livros-alheios. Com que então vai escrever um livro sobre o «Apito Dourado»? Vamos ficar a saber o quê? O câmbio das prostitutas no Calor da Noite? Quantos árbitros foram sempre em frente até à sinistra casa que ficava perto de uma agência funerária? Quem foi o bufo que permitiu uma conveniente fuga para a Corunha?
Esperamos ansiosamente por tão brilhante obra. Mas alguém de bom senso reveja-lhe o português.
4. «Quem vier a seguir a mim só tem que não estragar»: que frase extraordinária. E não estragar o quê? A fruta? Também a espada da honestidade paira sobre o pescoço de tal delfim.
5. Um rapazito excitado e meio histérico que se rebola de gozo por dar uns chutos na bola com profissionais que não têm outro remédio senão aturá-lo embora seja, pelas costas, motivo de chacota, disse do alto da sua inexistência: «Rui Costa? Não conheço.» Cópia barata do Madaleno, não surpreende pela ignorância. Também não sabe quem é o Manuel Fernandes."
Afonso de Melo, in O Benfica

João Malheiro: Benfica desunido conduz fatalmente à tragédia



Horas antes do Estoril-Benfica, tertúlia vermelha, na minha zona de residência. Muito, mas muito ceticismo. Ripostei com firmeza. "Vamos ganhar". Ouvi críticas, demasiadas críticas. Percebi o desalento, depois do empate com o Belenenses, da derrota em Paris. Continuei a objetar. Fui convincente? Não sei, não sei mesmo.

Sei que o Benfica, pouco depois, bateu o seu oponente, num jogo sem casos, disputado num dos recintos mais complicados da nossa atualidade futebolística. Foi uma exibição deslumbrante? Não foi. Foi um triunfo inequívoco? Foi mesmo. Na mesma roda de comparsas, fizemos a retrospetiva do embate. Voltei a ouvir censuras, muitas censuras. Insisti na réplica. Socorri-me de vários exemplos do nosso historial. Fui convincente? Não sei, não sei mesmo.

Sei que o Benfica é um universo numeroso, disso tenho orgulho incontido. Sei que o Benfica tem adeptos com opinião, muitas vezes desencontrada, disso tenho consciência irreplicável. Mas também sei que um Benfica desunido conduz, fatalmente, à tragédia. Disse-o em tom altissonante. Fui convincente? Sei, sei mesmo que fui.

Um benfiquista, por mais desassossegado que esteja, não pode, não deve, utilizar argumentos de um portista ou de um sportinguista. Tem direito a opinar? Tem, com certeza. Mas, mais do que tudo, tem o dever de procurar fazer a defesa do seu superior património emocional. 

Os melhores benfiquistas reconhecem-se nos piores momentos. Como? Não descrendo. Antes, querendo. Antes ainda, crendo. Sempre. Sempre mesmo. 

- João Malheiro, jornal 'O Benfica', 11 de Outubro de 2013

Em entrevista com Luís Sénica: ''Saí do Benfica no momento certo''


Em entrevista com Luís Sénica: ''Saí do Benfica no momento certo''

Em quatro anos venceu tudo o que havia para ganhar no Benfica, culminando 2012/13 com o triunfo inédito na Liga Europeia, batendo na final o FC Porto em pleno Dragão Caixa. Contudo, o ciclo no emblema da Luz chegou ao fim. Amado pelos benfiquistas, Luís Sénica leva os fãs no coração, retomando o cargo de Seleccionador Nacional. É por Portugal que quer voltar a conquistar troféus e devolver ao povo luso alegria de conquistas internacionais. Para tal só conhece uma forma de o fazer: ''acreditar e trabalhar''. Luís Sénica em entrevista ao modalidades.com.pt.

Modalidades.com.pt: Muitos adeptos do Benfica ficaram entristecidos com sua saída. Afinal, de quem foi a responsabilidade de não continuar como técnico das águias?

LS: Esse é um assunto para mim encerrado, já é do domínio público as razões pelo qual não continuei no Benfica.

Recebeu alguma proposta de renovação por parte do Benfica?

LS: Sim, após a vitória na Liga Europeia.

Então porque é que este ciclo de quatro anos chegou ao fim?

LS: Temos que saber ler sinais e realidades e ter a capacidade de sair no momento certo e não forçar a continuação numa realidade que não beneficia ninguém.

''Desejo bom trabalho ao Pedro. [novo técnico do Benfica]''
Acredita que o trabalho que desenvolveu no Benfica possa ser continuado por Pedro Nunes e voltar a fazer frente ao FC Porto a nível nacional?

LS: Neste tema apenas uma resposta: desejo bom trabalho ao Pedro.

Que grandes recordações, más e boas, leva da sua carreira no clube da luz?

LS: Prefiro reter as boas, a relação a massa associativa com os jogadores e os títulos, as más foram” pedras” para o meu crescimento.

Está de volta à Seleção Nacional. Sentiu que era a hora certa para regressar?

LS: Isso não existe, sentir a hora! Existem indicadores que nos imputam informações que processamos e tomamos as nossas escolhas.

Luis Senica1
No Benfica
Interessa-lhe mais o trabalho como seleccionador ou como treinador de um clube?

LS: Não me coloco perante esse paradigma, tenho interesse em fazer Hóquei em Patins e em projectos que me coloquem perante desafios.

''Ganhar é o objectivo, trabalhamos para o concretizar.''
Depois de ganhar todos os títulos que era possível ganhar num clube, segue-se o mesmo na Seleção Nacional?

LS: Ganhar é o objectivo, trabalhamos para o concretizar.

No Benfica chegou a colocar Ricardo Silva no banco de suplentes, escolhendo Pedro Henriques para defender as redes encarnadas. Já tem guardião definido para o Mundial?

LS: Já tenho a Pré- Convocatória definida, será pública em breve. [Entretanto já é conhecida a convocatória e tanto Ricardo Silva, como Pedro Henriques estão convocados].

Acredita que Portugal pode quebrar a hegemonia espanhola? O que é que é preciso para que tal aconteça?

LS: Estamos perto de ganhar, os indicadores recentes fazem valer essa convicção, temos que virar um pouco a sorte a nosso favor, só conheço uma forma, acreditar e trabalhar.

Andebol: Carlos Carneiro suspende funções de capitão no Benfica



Andebol: Carneiro suspende funções de capitão no Benfica

Carlos Carneiro decidiu suspender as funções de capitão do andebol do Benfica. 

O internacional português tomou esta posição devido ao inquérito disciplinar de que é alvo, relativo aos incidentes ocorridos no final do último Benfica-FC Porto, na 3ª jornada do campeonato, e que, ao que tudo indica, envolveram o presidente do Conselho de Arbitragem.

Eis o comunicado de Carlos Carneiro no site oficial do Benfica.

«Tenho orgulho na minha carreira, no meu percurso, em tudo o que já conquistei e na ambição que tenho em continuar a conquistar êxitos desportivos, quer seja ao serviço do meu Clube quer seja ao serviço da Selecção Nacional. O meu currículo é fruto do meu trabalho e da minha dedicação à modalidade. Nada me foi oferecido, tudo foi conquistado com muito querer e sacrifício.

Tenho, como sempre tive, respeito por todos, companheiros e adversários. Tenho orgulho em envergar a braçadeira de capitão do Sport Lisboa e Benfica e da Selecção Nacional de Andebol. Sei a responsabilidade que essa braçadeira me traz e as obrigações que assumo ao envergá-la.
Por isso, e porque tenho muito claro o que devo fazer enquanto líder da equipa do meu Clube e da Selecção do meu país, decidi suspender das minhas funções de Capitão, quer no Sport Lisboa e Benfica quer na Selecção Nacional, enquanto estiver a decorrer o processo disciplinar de inquérito em função dos alegados incidentes ocorridos no último jogo entre o SL Benfica e o FC Porto.

Não quero permitir que as minhas funções possam condicionar ou enfraquecer o processo de inquérito que espero seja célere e justo. Creio que esta minha decisão será compreendida por todos e irá facilitar o trabalho das entidades envolvidas.

Vou aguardar com a serenidade de quem sabe que nada tem a temer no decorrer do processo, estando, como sempre estive, disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários.»

Matic ganha e Djuricic perde






SURPRESA NA DESLOCAÇÃO A CHIPRE (2-1)

Benfiquista Djuricic derrotado nos Sub-21

Nem os reforços de peso Filip Djuricic (Benfica) e Aleksandar Mitrovic (Anderlecht) valeram à seleção de Sub-21 da Sérvia. Esta sexta-feira, no segundo jogo do Grupo 9 de apuramento para o Europeu de Sub-21 de 2015, os sérvios foram a casa de Chipre perder por 2-1, num jogo muito polémico.

Desde logo pelos cinco (!) cartões vermelhos exibidos pelo árbitro estónio Kristo Tohver - três para Chipre e dois para a Sérvia -, sendo que o primeiro expulso dos cipriotas foi Theodorou, aos 27 minutos. Mesmo com mais um elemento em campo, a Sérvia não teve sorte em busca da vitória e sofreu dois golos, por intermédio de Froxilias (g.p. 54') e Thalassitis (71').

Depois, aos 84', Aleksandar Mitrovic conseguiu reduzir, na cobrança de uma grande penalidade a castigar falta sobre Djuricic, mas o resultado ficou mesmo pelo 2-1, ao contrário do número de jogadores em campo...

Panagiotou, aos 87', viu o segundo amarelo, deixando Chipre com nove, enquanto no último minuto foram expulsos mais três elementos. Cosic e Pantic para a Sérvia e Konstantinou para Chipre, num momento de desentendimento entre os jogadores de ambas as seleções.

Contas feitas, Chipre soma 6 pontos em cinco jogos, no segundo posto, enquanto a Sérvia é 4.ª, com 3 pontos, mas apenas com duas partidas.

Matic titular na vitória da Sérvia diante do Japão

A Sérvia derrotou esta sexta-feira, em Novi Sad, a congénere do Japão, por 2-0, em jogo de preparação para os próximos compromissos.

Num jogo em que apenas houve um representante benfica no onze sérvio, o médio Nemanja Matic (Sulejmani ficou no banco), os sérvios venceram com golos de Tadic, aos 59', e de Jojic, aos 90'+1.

Terça-feira, às 19.30, a Sérvia enfrenta a Macedónia, no derradeiro encontro do Grupo A, sendo que esse resultado em nada alterará o destino sérvio, pois o apuramento está já fora de questão.

Profissionalização da Arbitragem



COM LOTE "MUITO RESTRITO" DE ÁRBITROS

Profissionalização avança em novembro

A profissionalização dos árbitros vai mesmo avançar em novembro. Mas apenas com um grupo "muito restrito" de árbitros, provavelmente seis. Em causa estão os árbitros do grupo de elite.

Este será o primeiro passo rumo à profissionalização pela do sector da arbitragem, com o aumento gradual, todos os anos, do número de árbitros com dedicação exclusivo à arbitragem. Árbitros que passarão a ter um vencimento fixo na ordem dos 4 mil euros e outras garantias profissionais.

Nesta primeira fase, o que mudará em relação aos árbitros que se tornarão profissionais é essencialmente o facto de à 3.ª e 4.ª feira passarem a trabalhar em exclusivo nos centros de treinos onde estão inscritos, tendo acesso ainda a informações relativas aos jogadores e às equipas que vão arbitrar no fim de semana. Estes árbitros passarão também a poder arbitrar de um jogo por jornada, entre a Liga principal e a secundária.

Recorde-se que a FPF já manteve ativo um projeto-piloto que visava a profissionalização e que servirá de modelo para este primeiro passo rumo a um objetivo que passou a ser prioridade de Fernando Gomes.

Artigo do blog ontemvi-tenoestadiodaluz - Em casa que não há pão…


Em casa que não há pão…


Em qualquer organização/entidade que se queira de sucesso há uma condição absolutamente imutável que tem de estar presente e ser transversal a quem a dirige, refiro-me à unidade. Quanto maior for a organização/entidade em causa, maior deverá ser a capacidade de quem a comanda para unir em seu redor, juntar em torno das ideias que defende, o maior numero de pessoas que constituam essa mesma entidade e que, por consequência, dirige. Parece-me pacifico que se compreenda que não haverá sucesso num qualquer grupo de pessoas, por mais pequeno que seja, se todas não se sentirem impelidas a lutarem pelo mesmo objectivo, sem todas estabelecerem entre si um rumo e compromisso comum.

No entanto, ainda que o objectivo de todos possa ser o mesmo, um grupo de individualidades não será uno e indivisível por si só, pois cada um tem as suas motivações próprias, que derivam das suas origens geográficas e culturais e não só, e porque cada individuo terá sempre os seus objectivos pessoais que serão sempre diferentes do individuo que está ao seu lado.

Sendo assim, para se conseguir dar unidade e rumo a um grupo de pessoas, terá de haver um líder forte. A liderança pode surgir de forma natural (no caso de um grupo pequeno), por imposição (por exemplo numa empresa em que os lideres absolutos e intermédios podem surgir tão só pelas suas competências reconhecidas ou pelas habilitações atribuídas ou ambas) ou, no caso de grupos socialmente abrangentes, por eleição democrática dos seus pares.

Seja qual for a forma de “nomeação” desse mesmo líder, para que essa pessoa se constitua um líder forte, um líder na verdadeira acepção da palavra, esse individuo terá de demonstrar competência nas acções apoiando-a na capacidade de aglutinação no seu discurso colectivo.


Se assim for obterá a união e o reconhecimento de liderança em todos, ou na generalidade, dos membros que constituem o grupo/organização/entidade que se propõe liderar, mesmo daqueles que inicialmente olharam de soslaio para a sua liderança. Por outro lado, se assim não for, mesmo os mais entusiastas da sua liderança acabarão por abandonar o compromisso que haviam consigo estabelecido, logo, juntos e desunidos traçarão um rumo de insucesso e derrota.

Esta prelecção toda para, como já devem adivinhar, chegar a Luís Filipe Vieira. Se há coisa que Vieira enche a boca para dizer ser, é a de que é um bom gestor, no entanto, embora possa parecer a mesma coisa, ser-se um bom gestor (coisa que também não aparenta ser) não é o mesmo que ser um bom líder.

Como refiro acima, para se ser um bom líder há que se obter o reconhecimento desse estatuto pelos que são liderados, obtendo-o pela competência e discurso. Na questão da competência, penso que os 2 títulos em 13 anos que leva de Benfica, são bem demonstrativos da (in)competência que Vieira demonstra (não) ter. Isto em termos genéricos, porque se quisermos particularizar, a coisa piora, por isso, e porque essa questão tem sido muito (e bem) debatida aqui no Ontem, proponho analisar o discurso de Vieira.

Não há muitos dias, num post que fiz sobre o Rui Costa e as suas acções ao longo do tempo enquanto membro da estrutura dirigente do clube, referi que Vieira não tem um discurso. E de facto não o tem nem ao nível da ideologia nem ao nível da forma. Se ideologicamente Vieira prima pela errância do que diz, na forma prima pelos atropelos ao Português. Mas sejamos sérios, fosse a forma horrível conforme é, mas ideologicamente fosse algo puro e vertical, não seria por aí que Vieira não deixaria de ser um líder.


Em questões de liderança e discurso de Vieira, a última semana foi absolutamente reveladora, uma vez que, no espaço de uma semana, repito, uma semana, tivemos 5, sublinho, 5 pessoas ligadas ao Benfica a falarem para o exterior. Na última semana foi possível ler/ouvir declarações públicas do treinador da equipa principal (Jorge Jesus, naturalmente, na antevisão e rescaldo dos jogos disputados), do Presidente (final do jogo com o Belenenses e na casa do Benfica em Paris), do chefe do departamento de scouting (Rui Costa à partida para Paris), de um dos Vice-Presidentes do clube (Rui Gomes da Silva que fala semanalmente – um absurdo sem nome – no programa “Dia Seguinte”) e do Vice-Presidente da SAD (José Eduardo Moniz numa entrevista concedida à Rádio Renascença).

O caricato e absurdo disto é que esta situação acontece na mesma semana em que Vieira, na tal intervenção que protagonizou na casa do Benfica de Paris, pediu unidade aos benfiquistas e referiu ser importante que o clube falasse a uma só voz. Já perceberam a contradição da coisa, não já? Das duas uma, ou Vieira diz uma coisa e manda fazer outra demonstrando a tal falta de conteúdo no discurso que um líder deve ter, ou Vieira fala e ninguém da sua estrutura dirigente o ouve colocando a nu a sua fragilidade na liderança.

Mas atenção, eu concordo com Vieira quando diz que o clube deve falar a uma só voz, mas falar a uma só voz não é o mesmo que se colocar 4 dirigentes a dizerem o mesmo (que não disseram, mas ok), falar a uma só voz implica que fale sempre o líder máximo – o Presidente – e, em questões pontuais, o líder intermédio da área que está em analise – o treinador nos dias antecedentes a um jogo e no rescaldo do mesmo, ou seria normal colocar o treinador a discursar numa AG de aprovação do Relatório e Contas, por exemplo? Se não era normal nem faria sentido, porque raio se há-de colocar 3 dirigentes (não contando com o presidente) a falar sobre futebol?

A última semana foi a caricatura perfeita do que tem sido a liderança que Vieira tem exercido no Benfica ao longo dos anos em que lhe tomou o poder. Podem estes sinais passarem despercebidos ao adepto e assim refutarem-me quanto à capacidade de liderança de Vieira, mas proponho-vos que façam uma análise mais profunda ao que tem sido Viera no Benfica e facilmente encontrarão exemplos como os da semana passada e que eu aqui reporto. Facilmente, pela soma de todos, chegarão à conclusão que há muito cheguei, Vieira pode ser o Presidente democraticamente eleito do Sport Lisboa e Benfica, mas não é, nem nunca foi, o líder competentemente aceite do Sport Lisboa e Benfica.


Voleibol - Zelão antevê jornada dupla: “Vamos com o espírito de ganhar”

Em declarações à Benfica TV

Zelão antevê jornada dupla: “Vamos com o espírito de ganhar”

O Voleibol tem, este fim-de-semana, jornada dupla para o Campeonato Nacional. A Benfica TV acompanhou os trabalhos dos Campeões Nacionais no Pavilhão n.º 2 da Luz.

“O Sporting de Espinho é uma equipa muito competitiva mas nós vamos sempre com o mesmo espírito, de ganhar”, começou por dizer Zelão, no final do treino.

O camisola voleibolista “encarnado” mostrou que as metas do conjunto da Luz estão bem definidas: “Estamos focados no nosso objectivo que é revalidar o título, começámos bem o Campeonato.”

No Pavilhão n.º 2 da Luz, Zelão espera, como sempre, o apoio da massa associativa. “Isso é sempre especial e fundamental. Os adeptos apoiam-nos sempre, na Luz ou fora, e é sempre especial poder reencontrar os adeptos”, concluiu.

O primeiro encontro, frente ao Sporting de Espinho, está agendado para as 17 horas de sábado, na Nave Desportiva de Espinho. 

Já no domingo, o palco é o Pavilhão n.º 2 da Luz, num desafio diante do Vitória de Guimarães.

Voleibol - Hugo Gaspar fala sobre a campanha “Quota de Modalidades” e sobre o jogo com o Espinho



Hugo Gaspar: “Preparados para esta jornada dupla complicada”

O Voleibol foi a última modalidade de pavilhão a promover a Campanha “Quota de Modalidades”. O capitão da equipa, Hugo Gaspar, destacou a importância da campanha que visa trazer mais adeptos aos Pavilhões da Luz.

Primeiro foi o Basquetebol, depois o Andebol, o Futsal e o Hóquei em Patins. Agora foi a vez do Voleibol. Por uns momentos, os jogadores tentaram encarnar a pele de modelos fotográficos. A tarefa não foi fácil, mas tudo se faz em prol do Sport Lisboa e Benfica. 
"Não é fácil, mas são iniciativas de louvar, é uma maneira de divulgarmos a modalidade. Temos de estar presentes e estamos aqui com todo o gosto", disse à Benfica TV, Hugo Gaspar. 

O Voleibol é uma das equipas que joga este fim-de-semana na Luz. O conjunto orientado por José Jardim conta com o apoio da massa adepta na jornada dupla, com especial incidência para a recepção deste domingo ao Vitória de Guimarães. "Temos sábado o jogo em Espinho, que é sempre difícil, seguido o encontro com o Vitória de Guimarães. Sabemos que é um adversário que se reforçou e por isso esperamos um grande jogo de Voleibol. Mas estamos preparados para esta jornada dupla complicada", concluiu. 

Com as sessões fotográficas completas, é tempo de voltar à competição para grande parte das modalidades.

Recorde-se que o primeiro encontro, frente ao Sporting de Espinho, está agendado para as 17 horas de sábado, na Nave Desportiva de Espinho.

Luís Filipe Vieira e os empréstimos




Águia quer receber sempre verbas

Cedências valem milhões

Outra das políticas que a SAD não abre mão passa pela compensação financeira dos jogadores que empresta. Luís Filipe Vieira tem exigido sempre um milhão de euros por cada ano de empréstimo, deixando o pagamento dos salários a cargo dos clubes que estão a acolher os jogadores.

Este ponto, aliás, chegou a atrasar o empréstimo de Kardec, o que levou o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, a negociar com o líder dos encarnados.A intenção inicial, recorde-se, era a compra definitiva.

Dejan Stankovic fala sobre Djuricic e Markovic




ENCHEM AS MEDIDAS À ANTIGA ESTRELA DO INTER

Stankovic: «Markovic e Djuricic têm um futuro brilhante»

O percurso de Markovic e Djuricic é seguido atentamente pela antiga estrela do Inter Milão. Dejan Stankovic não deixa até de prognosticar um destino radioso para os dois compatriotas, recrutados no último defeso pelo clube da Luz.

“Gosto mesmo de Markovic e Djuricic. Acho que têm um futuro brilhante à frente deles. São dois jogadores que estiveram sempre uns furos acima dos restantes, ao longo da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo do Brasil”, sublinha Dejan Stankovic, uma das grandes referências do futebol da Sérvia.

Esta não é a primeira vez que o antigo pupilo de José Mourinho se debruça sobre as carreiras destes dois jogadores do Benfica. Sempre que o faz adota um tom elogioso e conhecedor. Apaixonado pela modalidade, Dejan Stankovic segue a par e passo tudo o que a ela diz respeito e, como tal, procura inteirar-se quase diariamente daquilo que vai sucedendo com o contingente sérvio às ordens de Jorge Jesus. “Escutem! Quando compro os jornais e olho para as colunas dos resultados internacionais nunca me esqueço de ver aquilo que fez o Benfica no fim de semana. Enfim, é uma coisa perfeitamente natural, dado o número de sérvios que representam o clube”, assinala Dejan Stankovic.

O prestígio de Dejan Stankovic pode valer-lhe, a breve trecho, o passaporte para a federação. Oex-jogador irá contactar a estrutura federativa no sentido de poder vir a exercer as funções de diretor da seleção. Se tudo lhe correr como prevê, o cargo começará a ser desempenhado na qualificação para o Euro’2016 e Dejan Stankovic terá, assim, a oportunidade de trabalhar mais diretamente com os craques do Benfica.

DIZ QUE É LIGA DE TOP PARA DESENVOLVIMENTO

«Estão no país indicado para melhorarem»

Dejan Stankovic é um profundo conhecedor do futebol europeu e não tem dúvidas em apontar o campeonato português como “muito competitivo”.

Kardec fala sobre Lima e Cardozo




Kardec: «Atrapalharam a minha afirmação»

Na memória de muitos adeptos do Benfica, Alan Kardec é o “tal” que marcou o golo em Marselha no último minuto do tempo regulamentar, que permitiu às águias seguirem em frente para os quartos-de-final da Liga Europa de 2009/10. Depois disso foram poucos os momentos em que o dianteiro conseguiu notoriedade com a camisola da águia. Saiu para o Santos em 2011, onde se sagrou o segundo melhor marcador da equipa, atrás de Neymar, e voltou ao Benfica na última época para tentar impor-se novamente. Mas não conseguiu. A concorrência era forte e o brasileiro regressou ao país natal, para voltar a acertar com a baliza. Em 18 jogos na Série B brasileira leva 13 golos.

Juan Sánchez Miño apontado à Luz



Miño, médio do Boca Juniors, interessa ao Benfica

Juan Sánchez Miño, médio de 23 anos (nasceu a 1 de janeiro de 1990) do Boca Juniors, que pode atuar como médio centro, médio esquerdo ou defesa esquerdo, foi ontem notícia na Argentina, onde circulou a informação de que está nos planos do Benfica. 

O futebolista tem dupla nacionalidade - argentina e espanhola - e é apontado como um dos valores seguros daquele país para os próximos anos. 

Miño, um canhoto de 1,77 metros e 78 quilos, está avaliado no mercado por uma verba próxima dos três milhões de euros. 

Na presente temporada, o jogador, que é um produto da formação do Boca Juniors, conta 12 partidas pelo antigo emblema de Nico Gaitán e apenas um golo marcado.

Lima Matador



Lima... marca e dá a marcar

Não falta quem defenda que um goleador tem de ter certa medida de egoísmo, desde, claro, que seja a medida certa. 
Lima, porém, combina na perfeição esse tal egoísmo de atacante finalizador com a generosidade de um número 10. E são os números que o garantem. E de que maneira. 

O brasileiro lidera a lista de assistências encarnadas desta temporada, com três passes para golo (as águias têm 13 remates certeiros em nove partidas oficiais realizadas, sete para o campeonato, duas para a Liga doa Campeões), adiantando-se, nesse capítulo do jogo, ao argentino Enzo Pérez, que contabiliza duas. Depois segue-se uma lista que tem, entre outros, Djuricic e Maxi Pereira, mas com apenas um passe açucarado que resultou em golo. 

Além dos dois tentos apontados na presente época, o último deles com o Estoril, Lima confirma este ano, com as prendas oferecidas a Rodrigo (na Madeira, com o Marítimo), Enzo Pérez (na Luz, com o Paços de Ferreira) e Cardozo (na Luz, com o Belenenses) esse jeito muito especial para servir os companheiros de bandeja, algo que já vem da temporada passada.

Liverpol interessado em Matic



Matic aparece no radar do Liverpool para Janeiro

Nemanja Matic, médio internacional sérvio de 25 anos do Benfica, está no radar do Liverpool, que pode avançar para a tentativa de contratação do futebolista em janeiro, de acordo com informações que circulam em Inglaterra e que ontem foram notícia nos media daquele país. 

Brendan Rodgers, treinador dos reds, pretende reforçar o meio campo do Liverpool, que está no topo da Premier League, com 16 pontos, a par do Arsenal, algo que está a entusiasmar adeptos e estrutura do clube, que há muito não se via em posição de lutar pelo campeonato. 

A informação é, aliás, sustentada pelo gosto que Rodgers tem pelo médio sérvio dos encarnados, que já foi visto mais do que uma vez pelo scouting do emblema da cidade dos Beatles.

Em causa poderá estar uma oferta de 30 milhões de libras, sensivelmente 35,5 milhões de euros, números indiscutivelmente atraentes, mesmo que Luís Filipe Vieira, em entrevista à Benfica TV, pouco antes do encerramento do mercado de verão, tenha afirmado que não deixaria sair o jogador por um valor abaixo daquele que consta na cláusula de rescisão, precisamente 50 milhões de euros.



CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE SEXTA-FEIRA 11/10/2013

Capas dos jornais desportivos de sexta-feira 11/10/2013