sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Carlos Lisboa e a Ovarense: “Vai ser um bom jogo de Basquetebol”

Antevisão à 10.ª jornada
Carlos Lisboa e a Ovarense: “Vai ser um bom jogo de Basquetebol”
Este sábado, a turma orientada por Carlos Lisboa desloca-se ao reduto da Ovarense, na 10.ª jornada do Campeonato da LPB. Um encontro que o técnico espera que seja um bom espectáculo de Basquetebol.

“Temos que trabalhar para ganhar e é isso que temos feito nestes dias que antecedem o jogo. Vamos jogar com o nosso objectivo que é sempre o mesmo, de tentar ganhar, e é o que espero que aconteça no final”, começou por dizer à Benfica TV.

Quanto ao adversário, Carlos Lisboa mostrou já conhecê-lo bem e o objectivo está definido. “É uma boa equipa, como também nós somos, e vai ser um bom jogo. Sabemos que vamos encontrar uma boa equipa, que joga bom Basquetebol”, concluiu.

O Ovarense – Benfica está marcado para as 16 horas deste sábado, no pavilhão Arena Dolce Vita.

Pedro Nunes e o HC Mealhada: “O objectivo é jogar para ganhar”

Antevisão à 10.ª ronda
Pedro Nunes e o HC Mealhada: “O objectivo é jogar para ganhar”
O conjunto orientado por Pedro Nunes regressa este sábado ao Campeonato Nacional, frente ao HC Mealhada, na 10.ª jornada. Em declarações à Benfica TV, o técnico prometeu encarar o jogo como todos os outros, com seriedade e respeito pelo adversário.

“O HC Mealhada é uma boa equipa, com um grupo jovem, caracterizada essencialmente pela sua irreverência. Uma equipa muito bem organizada no plano ofensivo, tem ainda algumas lacunas também fruto da inexperiência da juventude da sua equipa mas nós temos que preparar todos os jogos da mesma forma”, começou por analisar.

A meta, essa está bem clara em toda a equipa. “O objectivo é ganhar mas essencialmente jogar para ganhar. A pressão está toda do nosso lado e a nós compete-nos revelar a competência que temos revelado, essencialmente, nos jogos em casa”, concluiu. 

O desafio está agendado para as 18 horas, no Pavilhão Fidelidade.

João Pinto e o Rio Ave: “Impor o nosso jogo, ritmo e estratégia”

Antevisão à 17.ª jornada
João Pinto e o Rio Ave: “Impor o nosso jogo, ritmo e estratégia”
O treinador da equipa de Futsal do Sport Lisboa e Benfica anteviu o encontro deste sábado, frente ao Rio Ave, onde garantiu que os “encarnados” tudo farão para começar 2014 com o pé direito.

“Temos que encarar o encontro com o Rio Ave como encaramos a maioria dos jogos, impondo o nosso jogo, o nosso ritmo, a nossa estratégia e fazendo um bom jogo para todos os sócios e adeptos. O Rio Ave é uma equipa boa, bem construída e com bons executantes”, analisou à Benfica TV.

O objectivo é claro: conseguir a vitória no primeiro jogo de 2014. “Tenho a certeza que este ano nos trará coisas boas, a começar já no próximo sábado, frente ao Rio Ave”, concluiu.

O encontro está agendado para as 16 horas, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

«Nunca recebi um telefonema do Benfica» - Nélson Oliveira

«Nunca recebi um telefonema do Benfica» - Nélson 

Oliveira

Não é um lamento, antes uma constatação por parte de um jogador que já vai no quarto empréstimo na carreira de sénior. Em entrevista a A BOLA, o avançado constata que o jogador português tem dificuldades em impor-se na Luz, garantindo, por exemplo, que as águias tinham um jogador tão bom quanto William Carvalho.

- Quando vê jogar o Benfica, ou quando olha para o plantel, ainda pensa: «Eu podia estar ali»? 
- Sim. Mas foi uma opção do Benfica. Tenho de a respeitar, porque os avançados que lá ficaram são bons jogadores. Acho que também sou bom jogador, acho que também poderia lá estar, mas tenho de respeitar. Se o meu futuro não passar pelo Benfica será noutro lado que tentarei mostrar o meu futebol.

- Não é uma opção do Benfica ou de Jorge Jesus? 
- Quem faz o plantel é o treinador. O treinador e o presidente acharam que o empréstimo foi o melhor para mim. Que se ficasse não teria muitas hipóteses de jogar. Pessoalmente preferi ser emprestado a não jogar e perder a oportunidade de ir ao Mundial. Mas ninguém sabe se eu estivesse no Benfica não estaria agora jogar. Não fiquei, penso, que por opção do treinador e da estrutura. Não sei quem decide, quem trata dessas coisas, penso que seja o presidente. 

- Estreou-se com apenas 16 anos, na pré-época, com Quique Flores a treinador. Foi cedo demais? 
- Fui fazer a pré-época não para ficar, mas porque era jovem e estava bem, tinha-me destacado, porque sendo sub-16 já jogava pela seleção sub-19, pela qual marquei três ou quatro golos na fase de apuramento. Como prémio deram-me a oportunidade de fazer a pré-época com os seniores, em que tive um bom rendimento, inclusive jogando a titular num jogo com o Blackburn no Torneio do Guadiana e marcando um golo. Mas nunca fui uma verdadeira aposta do Benfica, nunca me deram uma oportunidade de me poder afirmar. Já lá vão cinco anos, é verdade, mas vemos muitos jogadores em Portugal [pausa]. Por exemplo se Rui Patrício tivesse jogado de início e depois o tivessem tirado da equipa hoje não seria titular na Seleção, não seria o guarda-redes que é. 

- Criou-se a ideia de que Jorge Jesus não aposta nos portugueses... 
- Não foi uma ideia, é uma evidência! Não estou a dizer que faz mal. Ele é um bom treinador, tem qualidade, mas a verdade é que os portugueses não jogam no Benfica. E olho para a equipa do Sporting, que está em primeiro lugar, e muitos daqueles jogadores jogaram comigo nas seleções jovens. O Benfica tinha jogadores para as mesmas posições com tanta qualidade como eles. Dou um exemplo: William Carvalho é um grande jogador mas o Benfica tinha nos quadros o Danilo Pereira, que naquela altura tinha tanta qualidade como o William. Só que nunca jogou no Benfica, nem sequer foi à equipa principal mas acabou por mostrar no Mundial sub-20 que tinha grande qualidade. Olho para o Sporting e vejo William, que é um ano mais novo que eu; Cedric é da minha idade; Wilson Eduardo é mais velho que eu um ano, tal como o André Martins. São bons jogadores, mas o Benfica tinha jogadores tão bons quanto eles.

- Então o mal não é só do treinador... 
- Pois, não sei.. quem gere o clube é que é o responsável e o jogador só tem de tentar jogar e procurar ter sucesso. Gostava muito que fosse no Benfica, que é o meu clube desde sempre, mas se não der terei de trabalhar noutro sítio. 

- Voltará na próxima época com Jorge Jesus? 
- Não tenho qualquer problema com o mister Jesus, ele também não tem comigo. Os treinadores têm as suas opções, os jogadores também têm de tomar as deles. Mas se Jesus for o treinador do Benfica na próxima época e se eu tiver de voltar, não haverá qualquer problema. É um bom treinador, que trabalha bem os jogadores e só quero evoluir e crescer como jogador. Se for com ele, tudo bem, se for com outro tudo bem também. 

- Sente-se esquecido? 
- Esquecido não diria, porque tenho contrato até 2018, e isso será porque Benfica confia em mim. Mas o Benfica nunca me acompanhou em todos os empréstimos por que passei. Não recebi uma única chamada de alguém do Benfica na época passada, quando joguei no Corunha. Este ano a mesma coisa.

Yannick Djaló aguarda colocação

Yannick Djaló aguarda colocação
Com a situação de Carlos Martins em adiantado processo de resolução, o próximo processo que a SAD tenta desbloquear é o de Yannick Djaló, avançado de 27 anos que tem vínculo com as águias até 2016. 

Sem espaço na equipa de Jorge Jesus, Djaló nem na equipa B, com quem trabalha, tem recebido qualquer tipo de oportunidade. 

Contratado em janeiro de 2012, há dois anos, esteve perto de deixar a Luz no verão, mas as negociações com os vários clubes interessados acabaram por não ter o final desejado. Têm chegado sondagens de alguns emblemas do Médio Oriente, mas para já nenhuma que satisfaça as exigências da SAD.

Dragões «proibidos de pensar no Benfica» para seguir em frente na Taça

Dragões «proibidos de pensar no Benfica» para seguir em frente na Taça
Paulo Fonseca, treinador do FC Porto não quer ser surpreendido pelo Atlético, equipa que calhou em sorte aos dragões nos oitavos de final da Taça de Portugal e por isso assegura que a sua equipa vai encarar o jogo de sábado de forma determinada.

«Se analisarmos bem os jogos do Atlético podemos confirmar que sofre poucos golos, o que nota uma organização defensiva rigorosa. O Atlético irá tentar expor as suas saídas para o contra-ataque e é uma equipa que teremos de respeitar muito. A Taça é uma competição onde acontecem surpresas e nós não queremos fazer parte dessas surpresas, queremos seguir em frente», assegurou o técnico na antevisão do jogo com os alcantarenses.

Para tal, acrescenta Paulo Fonseca, o grupo não poderá pensar já no jogo com o Benfica, a 12 de janeiro, que marca o final da primeira volta do campeonato.

«O importante é vencer, passar à eliminatória seguinte. No que é uma competição a eliminar este jogo é decisivo e teremos de encará-lo de forma bastante determinada, longe de pensar no jogo que aí vem. Estamos proibidos de pensar no jogo com o Benfica. Podemos ter um jogo [com o Atlético] que pode não ser fácil e teremos de estar completamente compenetrados.»

Paulo Fonseca desvalorizou, ainda, a derrota que os alcantarenses infligiram ao FC Porto em 2007, também para a Taça de Portugal.

«Não falámos sobre isso, não há necessidade. São momentos diferentes. Sabemos que a Taça é pródiga em surpresas, mas não queremos, de maneira nenhuma, voltar a ser surpreendidos.»

Gaitán feliz: «Benfica é clube grande e paga a horas»

Gaitán feliz: «Benfica é clube grande e paga a horas»
Esquerdino tem saudades da Argentina e do Boca Juniors, mas diz que está muito identificado com o clube encarnado. No entanto também confessa que gostava de ser testado noutra liga.

Nico Gaitán deu uma entrevista ao diário Ole na qual se confessou completamente integrado no Benfica e nos costumes da vida portuguesa. O esquerdino admite ter saudades da Argentina, mas acrescenta também que nesta altura não tem razões de queixas.

«A verdade é que estou aqui muito bem», referiu.

«O Benfica é um clube grande, paga a horas e estou-lhe agradecido por ter apostado em mim. Para além disso tenho a sorte de jogar num clube onde há vários jogadores argentinos.»

Por isso, e perante a pergunta sobre se gostava de jogar num outro campeonato europeu, Gaitán garantiu que tem apenas uma curiosidade.

«Gostava de jogar noutra liga para saber se estou à altura de fazê-lo, mas tenho contrato com o Benfica e só penso nisso. Depois de três anos e meio aqui sinto-me muito identificado, é um clube muito grande no mundo e estar aqui é um privilégio.»

Ora por falar em privilégios, Gaitán recorda dois outros privilégios que já teve na carreira.

O primeiro: jogar com Riquelme.

«De vez em quando ainda falamos, mas já não é um contacto diário como tínhamos antes. É o meu ídolo e tive a oportunidade de jogar com ele, de aprender e crescer a vê-lo. Quando se tem jogadores no plantel da qualidade de Riquelme ou Pablo Aimar, só temos de admirá-los e tentar aprender com eles.»

Por aqui já se percebeu qual é o segundo privilégio da carreira de Gaitán: jogar com Aimar.

«O Pablo Aimar é uma daqueles jogadores que todos queremos ter a nosso lado. Conheci uma grande pessoa e aprendi muito com ele. É um desses jogadores que já quase não existem.»

Há porém uma diferença entre Riquelme e Aimar: o primeiro é do Boca Juniors e o segundo do River Plate. Gaitán, tal como o pai, o irmão e toda a família, é completamente Boca Juniors. Foi lá que o Benfica o descobriu e o esquerdino sonha que seja também lá que possa encerrar a carreira.

«No dia em que regressar à Argentina não me imagino com outra camisola que não aquela», disse.

Suspeitas de lesão não se confirmaram

Gaitán fez ressonância magnética
Suspeitas de lesão não se confirmaram
Nico Gaitán deslocou-se esta quinta-feira ao Hospital dos Lusíadas para realizar uma ressonância magnética, soube o Maisfutebol. Havia suspeitas de uma lesão, pelo que o departamento médico encarnado optou por tirar todas as dúvidas.

O resultado do exame trouxe uma boa notícia e, de acordo com o Benfica, a ressonância magnética não acusou qualquer lesão, pelo que tudo não passou afinal de um susto.

A época encarnada tem sido marcada por várias lesões. Sílvio, Siqueira, Salvio, Ruben Amorim, Cardozo, Artur Moraes, Sulejmani e Markovic, por exemplo, já foram obrigados a parar por problemas físicos. Gaitán, pelos vistos, ameaçou juntar-se à lista, mas foi apenas uma ameaça.

Como tantas vezes acontece - Benfica faz o pleno nas capas dos desportivos

Como tantas vezes acontece, Benfica nas várias capas dos jornais 
O Benfica faz o pleno nas capas dos desportivos, com o treinador e com dois jogadores.
O Record faz a primeira página com Jorge Jesus com o título “Jesus tem a solução”. Possíveis saídas de Janeiro não preocupam o treinador, que diz: “Só vêm buscar os jogadores melhores”.

Na Bola lê-se: “Nunca fui verdadeira aposta do Benfica”. A declaração é de Nélson Oliveira, o avançado do Benfica que está emprestado ao Rennes. Nesta entrevista , o jogador acrescenta que em todos os empréstimos por que passou nunca recebeu um telefonema do Benfica.

Em O Jogo, edição Sul, Gaitán é o escolhido para assunto principal de capa. O argentino afirma: “Quero ver se tenho nível para outra liga” e diz que em Portugal só joga de águia ao peito.

Cardozo resistiu ao empurrão

ATIROU-SE A JESUS E HOJE ANSEIA-SE PELO SEU REGRESSO
Cardozo resistiu ao empurrão
Tremeu, mas não saiu. Cardozo esteve com pé e meio fora do Benfica, mas acabaria por ser reintegrado no plantel, assumindo a preponderância na equipa como melhor sabe fazer: marcando golos.

Amorim pode reforçar miolo

ESPREITA UM LUGAR NO ONZE NO EMBATE DE AMANHÃ
Amorim pode reforçar miolo
Matic poderá ficar de fora da lista de convocados de Jorge Jesus para o embate de amanhã, frente ao Gil Vicente, e isso pode traduzir-se no regresso de RubenAmorim ao onze, quase dois meses depois de ter sido lançado de início pela última vez – frente ao Sporting, em jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

No último duelo das águias, com o Nacional, para a Taça da Liga, o internacional português, de 28 anos, entrou a 14 minutos do final para o lugar de Sulejmani e a equipa terminou com um esquema próximo do 4x3x3 que o técnico começou a utilizar durante a presente temporada – servindo como um plano B para o habitual 4x4x2. Nesse desenho tático, Fejsa era o homem mais recuado do meio-campo, tendo a companhia, mais à frente, de Amorim e Enzo Pérez.

Sem Matic, Jorge Jesus deverá voltar a apostar num trio, sendo que o camisola 6 poderá ser o reforço do miolo frente aos gilistas. Fejsa e Enzo Pérez, esses, deverão manter-se na equipa que entrará em ação para tentar guiar o Benfica aos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Azarado

Ruben Amorim esteve afastado da competição durante cerca de mês e meio, depois de ter sofrido uma rotura parcial do ligamento lateral interno do joelho direito na receção ao Sporting, para a Taça de Portugal, a 9 de novembro. O regresso aos relvados aconteceu no Bonfim, diante do Vitória deSetúbal, tendo o médio entrado aos 77 minutos para o lugar de Rodrigo.

Três duelos no espaço de um mês

ÁGUIAS DEFRONTA GILISTAS PARA TRÊS COMPETIÇÕES
Três duelos no espaço de um mês
Benfica e Gil Vicente defrontam-se amanhã, no Estádio da Luz, num encontro de caráter decisivo, já que em jogo estará a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal.Será a segunda vez que as duas equipas se defrontam em 2013/14, sendo que no primeiro duelo as águias levaram a melhor.

No entanto, foi preciso suar para derrotar a formação de Barcelos, que esteve a vencer até perto do final – Markovic e Lima viriam a operar a reviravolta aos 90’+2 e 90’+3, respetivamente, numa altura em que já poucos acreditavam que fosse possível.

A verdade é que, até ao próximo dia 2 de fevereiro, Benfica e GilVicente vão defrontar-se mais três vezes. Uma situação pouco comum e que desta vez acontece pelo simples facto de o calendário ter ditado que as duas formações se enfrentariam em todas as provas nacionais.

Depois da partida de amanhã, para a Taça de Portugal, segue-se o jogo a contar para a 2.ª jornada do Grupo D da Taça da Liga, marcado para o dia 25. Logo após esse compromisso, que também terá lugar no Estádio da Luz, haverá novo duelo (2 de fevereiro), desta vez em Barcelos, a contar para a 17.ª jornada da Liga. Será a única partida ali realizada.

Fejsa é alternativa a Matic

SAD CONTRATOU ANTECIPADAMENTE SUBSTITUTO DO 21
Fejsa é alternativa a Matic
Sem medo. É assim que Jorge Jesus enfrenta o mês de janeiro, mesmo sabendo que isso pode significar o adeus de alguns jogadores titulares. Tal como Record já noticiou, Luís Filipe Vieira está preparado para vender, desde que as propostas compensem financeiramente. Matic é o jogador que motiva mais sondagens, mas há outros atletas, como Garay e Gaitán, que também estão no radar europeu.

Jorge Jesus, treinador do Benfica, falou hoje em conferência de imprensa, com os assuntos a irem para além do encontro de sábado para a Taça de Portugal, diante do Gil Vicente.

"Saia o Matic ou outro jogador, de certeza que arranjarei outras soluções. Tenho feito isso. Se o Benfica achar que é melhor sair este ou aquele jogador, de certeza que eu e o presidente, como sempre, estaremos em sintonia"

Finais, mas com títulos: "Não me importava que o Benfica chegasse outra vez onde chegou a época passada, mas que agora trouxesse títulos. Para chegar a qualquer final são necessárias vitórias. Sucedeu que o Benfica teve muitas vitórias e não ganhou depois os títulos. Não me importava de chegar lá outra vez e depois ser melhor".

Águia poupa um milhão em salários até 30 de junho

SE ACERTAR SAÍDA DE OLA JOHN, CARLOS MARTINS E YANNICK
Águia poupa um milhão em salários até 30 de junho
Carlos Martins vai fazer parte do plantel de José Peseiro.

O internacional português rescindiu contrato com o Benfica e irá assinar por uma época e meia com o Al Wahda, avança o site do jornal A Bola.

Afastado das escolhas de Jorge Jesus, Carlos Martins chegou a dizer que não queria abdicar do valor que recebia pelo clube da Luz, mas acabou por colocar um fim ao vínculo com o Benfica, mudando-se agora para os Emirados Árabes Unidos.

O Benfica pode poupar sensivelmente um milhão de euros só em salários, até ao final da época (30 de junho), se acertar na reabertura do mercado as saídas de Ola John, Carlos Martins e Yannick Djaló, futebolistas que não fazem parte dos planos de Jorge Jesus. A esta quantia ter-se-á de somar o valor cobrado pelo clube da Luz pelos empréstimos ou transferências a título definitivo.

Pizzi e Luís Martins podem voltar em janeiro

Pizzi e Luís Martins podem voltar em janeiro
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, admitiu, em entrevista exclusiva publicada ontem em A BOLA, que os reforços para janeiro «estão na equipa B ou nos jogadores emprestados».

Esta nova política da SAD encarnada, embora dependente de eventuais saídas, abre novas janelas de oportunidade para futebolistas com ligações ao clube, entre eles Pizzi e Luís Martins.

O primeiro, um médio ofensivo de 24 anos emprestado ao Espanhol até final da temporada, um jogador capaz de atuar atrás do ponta de lança ou nas linhas atacantes, atravessa um momento infeliz da carreira, não tendo tantos minutos na equipa de Barcelona como aqueles que pretendia, sobretudo depois de uma grande temporada na Corunha, com golos, assistências e grandes exibições.

A situação de Luís Martins é ligeiramente diferente. O lateral-esquerdo de 21 anos transferiu-se para o Gil Vicente, onde se tem destacado e confirmado qualidades, mas as águias mantêm 50 por cento do passe e gozam igualmente do direito de recompra. 

Com a saída de Cortez e os problemas físicos de Sílvio e Siqueira, recorrer ao defesa português não seria uma surpresa e o jogador também se encaixa perfeitamente nessa nova filosofia da SAD.

Capas dos jornais desportivos

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS SEXTA-FEIRA 03/01/2014