quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Um olhar sobre os jogadores emprestados

Eles podem voltar ou servem apenas para fazer negócio?


Um olhar sobre os emprestados dos grandes

A crise económica aconselha uma redução nos custos com pessoal e as equipas B recebem parte dos excedentários dos planteis principais. Ainda assim, os grandes continuam a espalhar ativos pelo Mundo.
Hoje em dia, estes jogadores têm via aberta para o regresso ou são encarados como bens colocados na montra para uma transferência?
Quando o mercado fechou ficaram ainda várias questões por resolver. Não tem ouvido falar deles mas continuam vinculados aos respetivos clubes.
São os casos de 
Ventura no FC Porto (e Fucile), de Carlos Martins e Yannick Djaló no Benfica, de Labyad e Jéffren no Sporting.
Os leões têm ainda Victor Golas e Owusu, dois jovens que foram anunciados no Brasov mas nunca jogaram pela equipa da Roménia.


Nélson Oliveira para o ano de afirmação

Comecemos pelo Benfica, o clube que tem o maior contingente. Onze jogadores a atuar em outros campeonatos e alguns casos de sucesso. 

Nélson Oliveira está em destaque na Ligue 1 de França, após uma cedência infeliz ao Deportivo da Corunha. No Rennes, fez 15 jogos e marcou 7 golos. Está entre os melhores marcadores da prova.


«Contava que o ano que passou fosse de minha afirmação mas isso não aconteceu, por vários factores que prefiro nem abordar. Agora, tenho a oportunidade de fazer o que sei», explicou o avançado recentemente, ao nosso jornal. 

Luis Fariña, o reforço que não chegou a ser, e Michel têm aproveitado o exílio no Médio Oriente. O argentino é a figurado Baniyas FC, dos Emirados Árabes Unidos. 7 golos em 12 golos , entre o campeonato e a Taça da Liga dos país. Michel, após seis meses inativo, vai marcando no Qatar: 12 jogos, 5 golos.

Porém, o melhor marcador entre os emprestados é Alan Kardec. 27 jogos, 14 jogos na Série B do futebol brasileiro, com a camisola do Palmeiras. Disputou ainda dois jogos na Taça do Brasil. 

Jogadores cedidos pelo Benfica:

Nélson Oliveira (Rennes, França): 14 jogos, 7 golos
Pizzi (Espanhol, Espanha): 11 jogos, 0 golos
Sidnei, (Espanhol, Espanha): 6 jogos, 0 golos
Lisandro López (Getafe, Espanha): 7 jogos, 1 golo
Airton (Internacional, Brasil): 27 jogos, 1 golo
Alan Kardec (Palmeiras, Brasil): 29 jogos, 14 golos
Luis Fariña (Baniyas FC, Emirados): 12 jogos, 5 golos
Michel (Al Wakrah, Qatar): 12 jogos, 5 golos
Franco Jara (Estudiantes, Argentina): 7 jogos, 0 golos
Derlis González (Guaraní, Paraguai): 34 jogos, 12 golos
Claudio Correa (Sportivo Luqueño, Paraguai):17 jogos, 3 golos

Rodrigo antevê Benfica - Arouca: “Apareçam no Estádio da Luz”

Apresentação da bola oficial

Rodrigo antevê Benfica - Arouca: “Apareçam no Estádio da Luz”

O avançado do Sport Lisboa e Benfica, Rodrigo, esteve, esta quarta-feira, ao lado de Lima, na apresentação da “Brazuca”, a bola oficial do Mundial 2014, e que também passará a ser utilizada nas competições nacionais, onde anteviu o encontro de sexta-feira, frente ao Arouca.

"Existe sempre pressão, porque jogamos sempre para vencer. Sempre foi assim e sempre será. Vamos olhar para o jogo com a maior seriedade possível e tentar vencer. Não começámos da melhor forma mas, pouco a pouco, estamos a atingir o que os adeptos esperam. Espero que seja um bom jogo e que as pessoas apareçam no Estádio da Luz. Fizemos um bom jogo frente ao Rio Ave. Espero estar no onze titular, mas qualquer decisão do mister será respeitada", começou por dizer.

Na loja da Adidas, no Estádio da Luz, o número 19 do Sport Lisboa e Benfica comentou a ausência do paraguaio, Cardozo. “Não foi só no início da época que o Cardozo marcou muitos golos, há seis ou sete anos que é assim. Julgo que é o melhor marcador estrangeiro do Benfica, tem um peso muito grande no Clube e decide muitos jogos”, afirmou.

Uma motivação extra para o avançado espanhol que vê a pressão e a responsabilidade com bons olhos em cada jogo. “Substitui-lo é uma motivação a mais. Assumimos essa responsabilidade com naturalidade. Um avançado tem sempre essa pressão, mas isto não é pressão adicional, é motivação”, concluiu.

Bola oficial do Mundial 2014 apresentada esta quarta-feira

Na Adidas, no Estádio da Luz

Bola oficial do Mundial 2014 apresentada esta quarta-feira
Realizou-se, esta quarta-feira, na Loja Oficial da Adidas, no Estádio da Luz, a apresentação da “Brazuca”, a bola oficial do Mundial 2014.

Os avançados do Sport Lisboa e Benfica, Lima e Rodrigo, marcaram presença e no final distribuíram autógrafos pelos adeptos.

Também a Liga Portuguesa de Futebol Profissional já tinha anunciado que vai adoptar a bola do Campeonato do Mundo de 2014 a partir da 13.ª jornada da I Liga (Olhanense – Benfica) e a partir da 21.ª jornada da II, entre Marítimo B e Benfica B.

FC Porto – Benfica, 23-25: “Águias” saem líderes da Invicta

14.ª jornada do Campeonato Andebol

FC Porto – Benfica, 23-25: “Águias” saem líderes da Invicta


A equipa de Andebol do Sport Lisboa e Benfica deslocou-se, esta quarta-feira, ao reduto do FC Porto para disputar a 14.ª ronda do Andebol 1, onde venceu, 23 anos depois, por 23-25.

Com o público do seu lado, os “azuis-e-brancos” começaram melhor, mas o Benfica nunca ficou longe e chegou a empatar a partida a cinco tentos. Assustado, o conjunto da casa voltou a ter as despesas da partida e chegou ao 8-5.

O Benfica voltou a subir de rendimento, fruto do acerto dos seus pontas e voltou a equilibrar a contenda até aos 12-10 com que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte, o Benfica veio transfigurado, deu a volta ao marcador, chegou aos 12-13 e desde aí esteve sempre em vantagem até aos 20-20, altura em que Elledy Semedo recolocou as “águias” na frente por um golo.

Aliás, o lateral esquerdo fez uma excelente segunda parte tal como Cláudio Pedroso e é dele o tento que põe o Benfica, de novo, a vencer por dois tentos, vantagem que geriu até final.

Os marcadores do Benfica: José Costa (2), Cláudio Pedroso (8), Dario Andrade (5), Elledy Semedo (5), Carlos Carneiro (2), António Areia (2) e Tiago Pereira (1).

Desta forma, o Benfica passa a somar 38 pontos na classificação e é líder isolado.


«Fomos justos vencedores» - Jorge Rito

Jorge Rito, treinador da equipa de andebol do Benfica, considera que o triunfo das águias no Dragão Caixa não é suscetível de qualquer contestação.

«O início da segunda parte foi determinante para o desfecho do jogo. Em 15 minutos fizemos quatro golos. Foi visível a dificuldade que o FC Porto teve em marcar golos de primeira linha. Esta vitória denota a qualidade da equipa. Todos sabemos o nível do FC Porto. Nestes últimos três anos viemos cá quase sempre perder nos últimos minutos, ou por um golo ou dois. Hoje conseguimos ser consistentes», salientou o treinador dos encarnados.

«Fomos justos vencedores. Esta vitória vale três pontos e já estamos a pensar no próximo jogo», frisou.

Lima e Rodrigo repetem dupla atacante

Lima e Rodrigo repetem dupla atacante

Com a 12ª jornada à porta, e perante nova ausência praticamente garantida de Óscar Cardozo - ainda de fora em recuperação de lombalgia, sendo contudo possível o regresso do paraguaio para o jogo da próxima semana da Champions com o PSG - Jorge Jesus deverá repetir a dupla atacante que resolveu o jogo em Vila do Conde.

Lima e Rodrigo construíram os golos que permitiram ao Benfica ultrapassar o FC Porto na tabela classificativa e tudo indica que voltarão a ter nova oportunidade para aumentar a contagem individual de golos na receção ao Arouca, esta sexta-feira.

De resto, é pouco provável que Jesus proceda a alterações de fundo relativamente à última jornada, exceção à saída de Matic por castigo devido a acumulação de amarelos. Neste caso a alternativa poderá passar pelo regresso de Enzo Peréz para o meio-campo, colocando-se à frente de Fejsa, o que abre a possibilidade de Markovic voltar à titularidade. O sérvio apenas jogou os últimos 15 minutos do desafio em Vila do Conde.

Rodrigo: «Cardozo tem um peso muito grande no Benfica»

Rodrigo: «Cardozo tem um peso muito grande no Benfica»

Avançado espanhol do Benfica garante não sentir pressão adicional por ter de o substituir: é antes uma motivação

O avançado Rodrigo esteve esta quarta-feira na apresentação da Brazuca, a bola oficial do Mundial 2014, e aproveitou a circunstância para comentar a ausência de Cardozo da equipa do Benfica. 

O espanhol foi questionado sobre se substituir o paraguaio, depois de um início de época com tantos e tão importantes golos, dá mais pressão a quem joga naquele lugar? 

«Não foi só no início da época que o Cardozo marcou muitos golos, há seis ou sete anos que é assim», começou por responder. «Julgo que é o melhor marcador estrangeiro do Benfica, tem um peso muito grande no clube e decide muitos jogos.» 

«Substitui-lo é uma motivação a mais. Assumimos essa responsabilidade com naturalidade. Um avançado tem sempre essa pressão, mas isto não pressão adicional, é motivação», acrescentou.

O internacional sub-21 espanhol esteve algum tempo afastado dos golos, mas apontou o tento da vitória do Benfica sobre o Anderlecht, festejado de forma emotiva, e marcou também em Vila do Conde, com dedicatória especial: «Já não marcava desde a primeira jornada. É sempre importante marcar. A equipa está acima de nós, mas para um avançado é importante marcar. Dediquei o golo à minha namorada, que sempre me apoiou. Quando as coisas não correm bem, e é a família que nos apoia, e em particular a minha namorada, que é quem está aqui comigo.»

Rodrigo vive agora um momento mais feliz, depois de algumas semanas afastado dos golos e também das opções iniciais de Jorge Jesus. Nessa altura falou-se com alguma insistência na possível saída do avançado, mas este desvaloriza essas notícias: «Nunca se sabe se é verdade ou mentira. Nem sempre é verdade. Jogar no Benfica tem outra exposição. Isso não me preocupa. Quando estamos em campo só pensamos nisso, estamos com concentração máxima. Isso não tem repercussão, pelo menos comigo.»

Rodrigo disse «trabalhar sempre para jogar o máximo possível», mas lembra que «o plantel tem 26 ou 27 jogadores e só podem jogar 11». «A decisão é do mister, que procura colocar aqueles que estão melhores no momento», disse o internacional sub-21 espanhol, quando questionado se estava preocupado com a possibilidade de voltar a jogar menos quando Cardozo recuperar. «Não temo isso. Vou querer sempre jogar, mas respeitei sempre as opções do mister e continuarei a respeitar», acrescentou.

Em relação ao jogo com o Arouca, da próxima ronda, Rodrigo defende que a liderança da Liga não traz pressão adicional: «Isso existe sempre. Jogamos sempre para vencer. Sempre foi assim e sempre será. Vamos encarar o jogo com seriedade. Não começámos da melhor maneira mas aos poucos estamos a voltar ao nível que as pessoas esperam.»

A dupla com Lima, um bom reforço para a Seleção

Rodrigo falou ainda do entendimento com Lima, com quem esteve no evento de apresentação da «Brazuca», e com quem fez dupla na visita do Benfica a Vila do Conde: «Temos um bom entendimento, desde o início. Com ele ou com outro avançado. O mister procura sempre duplas diferentes nos treinos, para criar entrosamento. Complementamos-nos bem. Ele é muito móvel, o que permite as minhas entradas, as minhas diagonais.»

Questionado se Lima seria um bom reforço para a seleção portuguesa, uma vez que já manifestou disponibilidade para representar a equipa das quinas, Rodrigo começou por brincar, dizendo que a qualidade do colega era «mais ou menos». O jovem avançado sorriu, e depois respondeu mais a sério: «Jogou no Brasil mas cresceu e deu-se a conhecer aqui. Tem qualidade. Depois é uma questão pessoal de cada um. Eu optei pela Espanha. Da qualidade dele ninguém duvida. Se quisesse seria um jogador importante para a seleção.»

Nascido no Brasil, internacional sub-21 pela Espanha e a jogar em Portugal, Rodrigo deixa que o coração ajude a escolher os favoritos para o Mundial2014. «Para mim os favoritos são Brasil, Espanha e Portugal. Tenho carinho por Portugal, estou aqui há dois anos e meio, e vai ser um sério candidato. Na hora da verdade joga um grande futebol. Mas penso que a final vai ser Brasil-Espanha», antecipou.

Lima: «Portugal vai lutar para ser campeão»

AVANÇADO DESEJA FINAL COM O BRASIL
Lima: «Portugal vai lutar para ser campeão»


Nascido no Brasil mas já com uma veia portuguesa, a ponto de já ter demonstrado disponibilidade para jogar pela equipa das quinas, Lima gostava que estas duas seleções medissem forças na final do próximo Campeonato do Mundo.
«Como jogo aqui e já tenho um carinho especial pelos portugueses, gostaria de ver uma final entre Brasil e Portugal», disse o avançado do Benfica, na apresentação lusa da bola do Mundial, a «Brazuca», da Adidas.

«Felizmente o Brasil tem vários títulos, mas Portugal vai lutar também para ser campeão, tem uma boa equipa. Eu também torço por Portugal e espero que faça um bom Mundial», referiu também o jogador, que destacou ainda a Holanda e a França, apesar de lembrar as dificuldades que a seleção gaulesa sentiu para chegar à fase final.

Lima elogiou ainda a bola, considerando-a «bonita e diferente». «Está de acordo com a forma como se descreve o nosso país. É exótica e vai fazer sucesso», acrescentou.

De Graafschap disponível para negociar Parzyszek com o Benfica

De Graafschap disponível para negociar Parzyszek com o Benfica

Director admnistrativo do clube holandês confirma a Bola Branca que os encarnados já manifestaram interesse no avançado polaco de 20 anos. Piotr Parzyszek é o melhor marcador da Segunda Liga holandesa.
O Benfica está mesmo interessado em contratar Piotr Parzyszek. A revelação é feita a Bola Branca por Henk Bloemer, director administrativo do De Graafschap, clube holandês que detém o passe do avançado polaco, de 20 anos.
"O Benfica já observou o [Piotr] Parzyszek em oito ou nove jogos. Tentaram perceber que tipo de jogador era a manifestaram interesse em contratá-lo", adianta o dirigente, explicando que a observação foi feita por um "agente em nome do Benfica" e que ainda não recebeu qualquer contacto oficial da parte do emblema da Luz.
Piotr Parzyszek, internacional Sub-21 pela Polónia, é o melhor marcador da Segunda Divisão holandesa, com 15 golos apontados em 17 jogos.
Formado no clube holandês, o dianteiro chegou ao De Graafschap com 12 anos de idade, tendo já demonstrado uma "enorme margem de progressão", de acordo com Henk Bloemer.
Certo é que o director administrativo do De Graafschap considera que ainda não é a altura certa para transferir Parzyszek, embora o clube esteja sempre receptivo a propostas.
"Desde que os interesses do De Graafschap sejam salvaguardados", ressalva.
Piotr Parzyszek tem contrato com o clube holandês até 2016.

Benfica interessado em avançado polaco

Encarnados demonstram interesse em Piotr Parzyszek, actual melhor marcador da Segunda Divisão holandesa.

O Benfica está a seguir de forma atenta a evolução de  Piotr Parzyszek, avançado polaco que actua pelos holandeses do De Graafschap.

O director administrativo do clube holandês, Henk Bloemers, anunciou o interesse dos encarnados no internacional polaco, de 20 anos.

"O Benfica segue Piotr há algum tempo. Observaram-no muitas vezes, tanto no De Graafschap como na selecção jovem da Polónia. Agora contactaram-nos oficialmente para falarmos sobre a transferência", disse Bloemers, em declarações ao jornal "De Gelderlander".

Piotr Parzyszek actua no De Graafschap desde 2007, tendo contrato até 2016. É o melhor marcador do campeonato da Segunda Divisão da Holanda.

Rui Costa dirige Benfica-Arouca

Rui Costa dirige Benfica-Arouca

Árbitro da AF Porto estará na Luz para a partida que abre a 12ª jornada da Primeira Liga, a partir das 20h15 de sexta-feira.
O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nomeou Rui Costa para dirigir o encontro entre Benfica e Arouca, agendado para as 20h15 de sexta-feira e que abre a 12ª jornada da Primeira Liga.

O árbitro da AF Porto será auxiliado por Bruno Rodrigues e Miguel Aguilar.

Os juízes designados para os encontros de sábado [Paços de Ferreira-Estoril, Vitória de Guimarães e FC Porto-Sporting de Braga] serão divulgados na tarde de quinta-feira pelo CA da FPF.

José António Saraiva: Jesus renasceu das cinzas e Paulo Fonseca parece moribundo

Jesus renasceu das cinzas e Paulo Fonseca parece moribundo
Esta jornada da Liga assistiu a duas ressurreições, a uma semirreconciliação, a uma confirmação e à preparação de um funeral. As ressurreições foram de Lima e de Rodrigo, a semirreconciliação foi dos adeptos do Benfica com Jesus, a confirmação foi o Sporting e a preparação do funeral envolveu Paulo Fonseca.

Lima marcou dois grandes golos, um deles num livre direto portentoso, o que levanta uma dúvida: por que não marca mais vezes esses livres? Quanto a Rodrigo, o golo em Vila do Conde (depois de outro em Bruxelas) é um raio de esperança após o apagão iniciado em S. Petersburgo.

As duas vitórias do Benfica também contribuíram para a reaproximação entre os adeptos e Jorge Jesus. Olhado com desconfiança desde o final infeliz da época passada, Jesus tornou-se no domingo o melhor técnico da história do clube - excetuando o mítico Janos Biri - com 160 vitórias em 233 jogos. A seguir vem Eriksson, com 159 êxitos nos mesmos jogos. E Jesus tem enfrentado uma época dificílima, pois não consegue manter a mesma equipa (e o mesmo modelo) de um jogo para outro. 

Quando as coisas parecem estabilizar, lá vêm mais umas lesões que estragam tudo. Cardozo, Salvio, Siqueira, Sílvio, Enzo, Gaitán, Amorim, Markovic, Sulejmani, Fejsa - todos já se lesionaram esta época com alguma (ou muita) gravidade. É de mais!

De qualquer modo, penso que o modelo ensaiado nos últimos jogos, com três jogadores no meio-campo (Matic, Enzo e um terceiro - seja Fejsa, Amorim ou um dos Andrés), torna a equipa muito mais equilibrada, aumentando as hipóteses de ser campeã. Quanto a Paulo Fonseca, não tem tido sorte. Mas desceu tão baixo na cotação dos adeptos portistas que estes já começaram a preparar-lhe o enterro. Se Jesus renasceu das cinzas, Fonseca parece moribundo. Mas, no futebol, as mortes e as ressurreições são muitas vezes temporárias.

O Sporting voltou a mostrar que é a melhor equipa, a mais estável, a mais agressiva, a mais confiante, e goleou com naturalidade a grande desilusão desta época, o Paços de Ferreira.

Depois de um período longo de hegemonia do Porto, seria interessante ver um campeonato disputado a dois entre o Benfica e o Sporting. Reviver-se-iam velhos tempos. 

- José António Saraiva ao jornal Record

Bagão Félix: Benfica tem 5 pontos a menos devido a erros de arbitragem


Bagão Félix: Benfica tem 5 pontos a menos, devido a erros de arbitragem
O que parecia improvável aconteceu: O Porto perdeu 7 pontos nas últimas 3 jornadas, desperdiçou 5 de avanço e está agora a 2 dos rivais lisboetas. Só Olhanense e Arouca fizeram menos pontos. 2 golos marcados e 3 sofridos. Mesmo com Capela-juiz - nas bocas do dragão etiquetado de encarnado - a ver capela-jogador - academista 'fazer' penalty. E Sérgio Conceição a não querer comentar a arbitragem. O respeito ainda é o que era. E o poder também...


Nestas mesmas jornadas, só o Benfica e o Sporting fizeram o pleno. O Benfica com 2 jogos fora e o Sporting com 2 jogos em casa. Com alguma fortuna, reconheça-se. Do Benfica contra o Braga e do Sporting em Guimarães. Nos 3 jogos em que até agora o Benfica perdeu 7 pontos, Jorge Sousa não assinalou no Funchal um penalty mil vezes mais claro do que Capela apitou na Lusa Atenas, em Alvalade a gravata sobre Cardozo virou fraque para Hugo Miguel e o Belenenses empatou com um fora-de-jogo que um míope de 20 dioptrias teria visto. Seriam - talvez - mais 5 pontinhos.

Voltando ao Porto a crise já vem de trás, ainda que muito disfarçada. É certo que foi bicampeão com Vítor Pereira. Mas na 1ª época, foi a coligação 'Benfica, Proença, Maicon-fora-de-jogo' que lhe ofereceu o título. Na 2ª, foi mais uma vez o Benfica que o perdeu ingloriamente. 

Na Taça de Portugal foi eliminado pelo Braga. Na Taça da Liga, soçobrou perante o Benfica e numa final com os minhotos. Na Champions, ficou em 3° num grupo ganho pelo... Apoel (e depois eliminado pelo Man. City por 6-1 nos 1/16 da Liga Europa) e, no ano seguinte, foi eliminado pelo Málaga nos 1/8 de final.

O mercado de Inverno promete... 

- Bagão Félix, jornal A Bola, 4 de Dezembro de 2013

António Tadeia: As diferenças entre Jesus e Eriksson

António Tadeia: As diferenças entre Jesus e Eriksson

O facto de Jorge Jesus ter ultrapassado Sven-Goran Eriksson em total de vitórias aos comandos do Benfica e, sobretudo, a circunstância de o ter feito em igual número de jogos não é apenas uma simples curiosidade estatística. Vem reforçar a ideia de que este treinador tem feito um trabalho excelente na Luz. Mas a realidade mede-se bastante para lá destes números. Mede-se em títulos: e aí Jesus fica bem atrás do sueco. Mede-se também em influência doutrinária: e, sendo verdade que só o tempo responderá de forma cabal a este aspeto, também aqui dificilmente Jesus poderá vir a deixar um legado semelhante ao de Sven.

Tanto Jesus como Eriksson chegaram ao Benfica em alturas traumáticas. De Jesus, por ser recente, quase todos conhecem a história: entrou em 2009 num Benfica em crise profunda (uma vez campeão em 15 anos, e da maneira que foi...) e ganhou a Liga de 2010 com o brilho inquestionável de um futebol superofensivo. Há 30 anos, quando Fernando Martins trouxe Eriksson para Lisboa, os encarnados vinham de cinco anos com apenas um campeonato ganho (o FC Porto vencera em 1978 e 1979 e o Sporting em 1980 e 1982). Normal? Visto à luz dos dias de hoje, talvez, mas nessa altura o Benfica vivia regularmente ciclos de três títulos a cada quatro épocas. Eriksson chegou, revolucionou o treino e as mentalidades, e em dois anos esteve numa final da Taça UEFA, ganhou duas Ligas e a admiração dos adeptos portugueses.

O pior, para ambos, foi a continuação. Eriksson voltou quase uma década depois a Portugal, mas deixou no ar um certo clima de aburguesamento, a imagem de um treinador que já não se movia em função das ideias mas sim do dinheiro. Jesus foi ficando, tanto por convicção de um presidente que acredita nele e nas virtudes da estabilidade, como pela sua própria incapacidade para trabalhar fora do país, mas o mais que tem conseguido obter são épocas perdidas à beira da meta, num ambiente de exaustão (física e psicológica) geral.

No fundo, o que separa Jesus e Eriksson é mais que uma vitória. Um foi um príncipe capaz de convencer toda a gente com um sorriso mas mais dado aos prazeres da vida mundana do que ao esforço e ao suor; o outro é um trabalhador obsessivo e incansável, mas incapaz de mobilizar vontades até mesmo no interior do balneário. 


Eriksson teve tudo para ser um dos grandes e não quis - porque não o foi, por mais dinheiro que tenha ganho. Jesus quer tanto e daria tudo por sê-lo, mas não pode. Ao Benfica, mais que decidir quem foi melhor, daria um jeitão ter um misto dos dois. E já o teve. Chama-se Mourinho. 

- António Tadeia, jornal Record, 4 de Dezembro de 2013

Benfica: Siqueira só regressa em 2014

Benfica: Siqueira só regressa em 2014

Paragem do lateral vai ser mais prolongada do que se pensava.
Siqueira, lateral do Benfica, só deve regressar à atividade em 2014. Segundo o jornal O Jogo, a paragem do jogador vai ser maior do que se pensava inicialmente por decisão dos responsáveis clínicos dos encarnados, que pretendem que a pubalgia que o afeta, e que tem obrigado a várias paragens, fique completamente curada.
Rúben Amorim, outro caso clínico do Benfica, deverá estar apto mais cedo. De acordo com O Jogo, a recuperação do médio, que  sofreu uma rotura parcial do ligamento lateral interno do joelho direito, tem sido positiva e espera-se que o internacional português volte a jogar antes do final do ano.

David Simão assume benfiquismo, mas quer ganhar na Luz

David Simão assume benfiquismo, mas quer ganhar na Luz

Médio formado nas águias diz que o Arouca vai jogar sem pressão

«Este é um jogo que encaramos sem pressão.» É desta forma que David Simão, um dos muitos «produtos» das escolas de formação do Benfica, encara o regresso à Luz, agora com as cores do Arouca, em declarações desta quarta-feira, em conferência de Imprensa reproduzida pela Lusa. 

O esquerdino é assertivo quando diz que as águias têm «o melhor plantel da Liga», admitindo, por isso, que os arouquenses vão «sentir dificuldades», mas o objetivo é «trazer pelo menos um ponto». 

«Estamos cientes que vamos passar, se calhar, a maior parte do jogo no nosso meio-campo, mas quando tivermos a oportunidade de atacar sabemos exatamente o que cada um deve fazer», avisou.

Apesar de assumir o seu benfiquismo, o médio garantiu que os sentimentos vão ficar à porta do estádio. «Tenho um carinho especial pelo clube, onde cresci como jogador e como homem, mas sou profissional, pelo que, se puder ganhar, melhor».

Fran Escribá categórico: «O Benfica é qualquer coisa de muito especial»

Fran Escribá categórico: «O Benfica é qualquer coisa de muito especial»

O antigo treinador adjunto de Quique Flores no Benfica tem grandes recordações do tempo que passou na Luz e sonha em voltar. Fran Escribá diz que passou os melhores momentos da sua carreira no clube encarnado e tem pena de não ter ganho mais títulos.

«As recordações que tenho da minha passagem pelo Benfica são maravilhosas. E digo-o com sinceridade. A nível pessoal, foi um dos anos mais felizes da minha vida e, no aspeto profissional, embora tenhamos conquistado apenas uma Taça da Liga, a minha impressão é a de que a equipa técnica de que fazia parte poderia ter feito muito melhor. Num clube tão grande como o Benfica, podíamos e devíamos ter conseguido bastante mais», assegurou o técnico espanhol ao jornal A Bola.
O atual técnico do Elche elogia o clube encarnado e confessa-se benfiquista: «O Benfica é qualquer coisa de muito especial. É preciso ter vivido em Portugal para compreender o que significa o Benfica para o País e para os portugueses. Eu já me sentia mais um benfiquista e é essa grande simpatia pelo clube que torna ainda maior a minha frustração de ter saído sem conseguir para o Benfica os títulos que lhe deveríamos ter dado.»

A minha equipa de 2013

António Simões: A minha equipa de 2013

Campeão europeu com o Benfica em 1962, António Simões presta tributo aos vencedores deste ano, encontrando ainda espaço para um jogador que tem impressionado no seu antigo clube.
Os jogadores do FC Bayern München representam a espinha dorsal da selecção de António Simões para a Equipa do Ano 2013 dos utilizadores do UEFA.com, mas há ainda espaço para três que actuam na Liga espanhola, assim como para um dos jogadores mais em evidência no L Benfica – o médio Nemanja Matić.
Agora com 69 anos, Simões foi uma das estrelas da excelente equipa do Benfica da década de 1960, tendo ganho dez campeonatos e uma Taça dos Clubes Campeões Europeus – 1961/62 –, e sido 46 vezes internacional por Portugal, algumas delas no percurso da selecção lusitana até ao terceiro lugar no Mundial 1966. Mais tarde, jogaria nos Estados Unidos e seria seleccionador Sub-23 de Portugal antes de assumir o cargo de director-desportivo no Benfica e no CS Marítimo. Actualmente, é adjunto de Carlos Queiroz na selecção do Irão e ajudou-a a apurar-se para a fase final do Campeonato do Mundo de 2014.
Veja em baixo as escolhas de Simões e envie a sua própria selecção até às 12h00 (de Portugal Continental) de 9 de Janeiro 2014.
Manuel Neuer: Ele tem sido muito importante para o recente sucesso do Bayern. É o último obstáculo para os adversários e é um guarda-redes muito talentoso. Bom fora dos postes, excelentes reflexos e na antecipação.
Philipp Lahm: Acrescenta experiência ao Bayern além de capacidades tácticas e técnicas à linha defensiva. Referência para o clube e para a selecção da Alemanha, tem sido um dos melhores laterais do Mundo há já muito tempo.
Thiago Silva: Apesar de ter jogado anteriormente noutras posições, é um brasileiro talentoso que também é bom nos lances de bola parada. Tem todas as condições técnicas necessárias, para além de talento – é um defesa bastante fiável.
David Alaba: Teve uma progressão espantosa desde as camadas jovens do Bayern. É muito forte a atacar e cumpre as suas funções defensivas. Tem um excelente futuro pela frente.
Gerard Piqué: Dá centímetros preciosos à defesa do Barça e confiança ao seu treinador com a presença física e capacidade para ler o jogo.
Franck Ribéry: A notável capacidade de luta e as qualidades técnicas fazem dele um dos melhores jogadores do futebol europeu actual. Jogador-chave nos recentes títulos do Bayern. Poderá ser um dos melhores jogadores no próximo Mundial no Brasil.
Arjen Robben: Personifica o conceito do Bayern ser um "Barcelona robusto". Ajuda o seu clube a ser um pouco como o Barça – não tão delicado, mas bastante eficiente. Muito importante no serviço aos avançados.
Nemanja Matić: Combina força com qualidades técnicas e tácticas, e é um dos jogadores mais determinantes do Benfica. Seria um apoio perfeito num meio-campo com Ribéry e Robben.
Cristiano Ronaldo: Combina a capacidade técnica com incríveis atributos físicos. Bate regularmente os adversários somente através da velocidade e pode jogar em qualquer posição do ataque, uma vez ser igualmente muito forte no jogo aéreo. Impecável na transformação de lances de bola parada, é um goleador fantástico.
Lionel Messi: É um jogador único, com uma técnica e controle de bola inacreditáveis. Tem uma noção temporal perfeita em termos de passe, recepção da bola e remate.
Robert Lewandowski: Ponta-de-lança muito elegante, com boa técnica e apurado sentido de golo em frente à baliza. Muito inteligente sem bola e de grande qualidade nas alturas. É um ponta-de-lança completo e elemento fundamental nos recentes feitos do Borussia Dortmund.

Cláudio Pedroso e o clássico: “Jogo pode decidir-se nos pormenores”

14.ª ronda do Campeonato de andebol

Cláudio Pedroso e o clássico: “Jogo pode decidir-se nos pormenores”

Esta quarta-feira é noite de clássico no Porto. O conjunto orientado por Jorge Rito desloca-se ao pavilhão Dragão Caixa para defrontar o FC Porto, na 14.ª jornada do Campeonato Nacional de Andebol, num jogo que o andebolista, Cláudio Pedroso, prevê difícil.

“Normalmente conseguimos jogos equilibrados frente ao FC Porto e por isso há que pensar que podemos ir lá ganhar. Penso que o jogo se pode decidir nos pormenores”, começou por dizer à Benfica TV.

A semana, essa foi de treinos e trabalho árduo para preparar um encontro onde o objectivo é a conquista dos três pontos. “Tivemos uma semana de muito trabalho, tendo em vista um adversário difícil mas quem joga no Benfica tem que pensar em ganhar”, concluiu.

Águias testam bola do Mundial

Águias testam bola do Mundial
Os benfiquistas Sílvio, Lima e Rodrigo foram os jogadores selecionados para testarem a bola do Mundial’2014, a Brazuca, numa cerimónia que terá lugar hoje, pelas 18 horas, na zona comercial do complexo da Luz.

A marca que equipa os encarnados e que fabrica a bola do certame que terá lugar no Brasil optou por escolher jogadores de três nacionalidades: Sílvio, internacional português; Lima, brasileiro; e Rodrigo, internacional jovem por Espanha.

Cardozo debaixo de olho

DEP. CLÍNICO CONTINUA A AVALIAR LOMBALGIA
Cardozo debaixo de olho


Cardozo é baixa praticamente certa para o embate frente ao Arouca, marcado para as 20h15 da próxima sexta-feira, e deverá continuar mais alguns dias de fora, já que o departamento clínico continua com o avançado debaixo de olho.

A contas com uma lombalgia que lhe tem provocado fortes dores, o internacional paraguaio, de 30 anos, continua um trabalho específico de recuperação, sendo que dele também fazem parte algumas horas de descanso. O principal objetivo dos médicos do emblema da Luz passa por evitar que o camisola 7 seja operado, o que significaria uma paragem, certamente, ainda mais prolongada. A verdade é que Cardozo tem um tendão comprimido entre duas vértebras lombares, e o pior cenário é a existência de uma hérnia, que conduzirá mesmo à operação.
É UM DOS JOGADORES MAIS APETECÍVEIS DO MERCADO

Mijatovic: «Matic tem qualidade acima da média»

Pedrag Mijatovic não tem dúvidas de que Nemanja Matic é um dos jogadores mais apetecíveis do mercado nesta altura. “Para ter sido contratado pelo Chelsea quando era tão jovem, é porque já tinha qualidade. Mas a mudança para o Benfica fez-lhe muito bem. O Benfica é um clube importante na Europa e ele evoluiu muito. Tem mostrado todo o seu potencial e tem valor para jogar em qualquer clube da Europa, porque é um jogador acima da média”, garantiu o antigo internacional sérvio, de 44 anos, ao nosso jornal, para depois indicar que, no próximo verão, o médio “será um dos jogadores mais disputados”.

David Luiz não apagou a Luz

TRANSFERIU-SE A MEIO DE UMA SÉRIE DE 18 TRIUNFOS
David Luiz não apagou a Luz

David Luiz foi o último grande negócio realizado pelo Benfica durante o mercado de inverno. Em janeiro de 2011, o internacional brasileiro, de 26 anos, deixou as águias e rumou ao Chelsea, e a verdade é que não... apagou a Luz. Isto porque, apesar da saída de um dos titulares indiscutíveis de Jorge Jesus, os objetivos das águias para a temporada de 2010/11 continuaram intactos, ainda que tenham conquistado apenas a Taça da Liga.

Vamos por partes. Sem David Luiz, companheiro habitual de Luisão no centro da defesa encarnada, o Benfica terminou o campeonato no 2.º lugar, a 11 pontos do FCPorto de André Villas-Boas e com mais 15 do que o Sporting. Na Liga Europa e na Taça de Portugal, a equipa orientada por JJ caiu nas meias-finais – já sem a participação do defesa-central – aos pés de Sp.Braga e FCPorto, respetivamente. Certo é que, nessa temporada de 2010/11, as águias conheceram um período em que venceram 18 partidas consecutivas, tendo David Luiz participado nas primeiras nove dessa série de sucesso.

Para colmatar, de certa forma, a saída do antigo camisola 23, a SADencarnada já tinha apostado na contratação de Jardel, que chegou proveniente do Olhanense. A verdade é que o brasileiro ainda hoje se mantém no plantel às ordens de Jorge Jesus, apesar de estar “tapado” por Luisão e Garay.

Precaução

Uma eventual saída de Matic no decorrer do próximo mês de janeiro também foi preparada pelos responsáveis do emblema lisboeta, que resgataram Fejsa ao Olympiacos.

O médio sérvio, que tem atuado nos últimos encontros ao lado do compatriota Matic, pode, assim, ter um papel com preponderância no futuro da equipa e, quem sabe, com Enzo Pérez ao lado.

Quase três anos sem golos do 7 de livre direto

EM PARTIDAS A CONTAR PARA A LIGA

Quase três anos sem golos do 7 de livre direto


Frente ao Rio Ave, no domingo, Lima voltou a mostrar que também é hipótese para a marcação dos livres diretos. O brasileiro, de 30 anos, disparou um remate sem hipóteses de defesa para Ederson, colocando o Benfica a vencer por 2-1, e a verdade é que este foi apenas o quarto tiro certeiro das águias através destas bolas paradas desde 16 de janeiro de 2011 – há quase três anos –, dia em que Cardozo marcou o último golo da conta pessoal, através de um livre direto, em partidas do campeonato.

Matic e Jackson entre os 40 nomeados para a equipa do ano da UEFA

Matic e Jackson entre os 40 nomeados para a equipa do ano da UEFA
Nemanja Matic (Benfica) e Jackson Martínez (FC Porto) são os únicos jogadores a jogar em Portugal que UEFA incluiu na lista de 40 nomeados para integrar o melhor onze do ano, a ser eleito através dos votos no site do organismo.

Da lista de nomeados encontra-se também, naturalmente, Cristiano Ronaldo, o único jogador português presente entre os 40 escolhidos pela UEFA. CR7, aliás, surge nomeado pela 10.ª vez, podendo ser eleito pela sétima vez consecutiva.

A votação decorre a até 9 de janeiro, sendo que a equipa final será anunciada no dia 15.

Nomeados:

Guarda-redes:
Cech (Chelsea)
Courtois (At. Madrid)
David De Gea (Man. United)
Manuel Neuer (Bayern)

Defesas:
Alaba (Bayern)
Chiellini (Juventus)
Dante (Bayern)
Hummels (Borussia Dortmund)
Ivanovic (Chelsea)
Lichtsteiner (Juventus)
Filipe Luís (At. Madrid)
Kompany (Man. City)
Piqué (Barcelona)
Sergio Ramos (Real Madrid)
Thiago Silva (PSG)

Médios:
Gareth Bale (Real Madrid)
Gundogan (Dortmund)
Isco (Real Madrid)
Pogba (Juventus)
Ozil (Arsenal)
Matic (BENFICA)
Matuidi (PSG)
Marco Reus (Dortmud)
Ribéry (Bayern)
Robben (Bayern)
Schweinsteiger (Bayern)
Yaya Touré (Man. City)
Avançados:

Aguero (Man. City)
Cavani (PSG)
Diego Costa (At. Madrid)
Falcao (Monaco)
Ibrahimovic (PSG)
Lewandowski (Dortmund)
Mandzukic (Bayern)
Jackson Martínez (FC PORTO)
Lionel Messi (Barcelona)
Thomas Muller (Bayern)
CRISTIANO RONALDO (Real Madrid)
Van Persie (Man. United)

Águias de olho em Piotr Parzyszek

Águias de olho em Piotr Parzyszek
O Benfica estará interessado no jovem avançado polaco Piotr Parzyszek, atual melhor marcador do campeonato da 2.ª Divisão da Holanda, ao serviço do De Graafschap.

O diretor administrativo do clube holandês, em declarações prestadas ao jornal De Gelderlander, anunciou o alegado interesse dos encarnados no jogador.

«O Benfica segue Piotr [Parzyszek] há algum tempo. Observaram-no muitas vezes, tanto no De Graafschap como na seleção jovem da Polónia. Agora relataram-nos oficialmente para falarmos sobre a transferência», disse Henk Bloemers.

Piotr Parzyszek tem 20 anos e está no De Graafschap desde 2007. Com contrato até junho de 2016, o jogador estreou-se na época passada pela equipa principal, tendo marcado 10 golos. Na presente época leva 15 em 17 jogos, sendo o melhor marcador do campeonato da 2.ª Divisão da Holanda.
CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE QUARTA-FEIRA 04/12/2013