domingo, 15 de dezembro de 2013

Gaitán mexeu primeiro e Sulejmani resolveu depois


Destaques: Gaitán mexeu primeiro e Sulejmani resolveu depois
O Benfica venceu, este domingo, o Olhanense no estádio do Algarve por 2-3. Gaitán esteve sempre muito em jogo tentando desequilibrar a todo o custo e Sulejmani entrou para resolver uma partida bastante complicada desde início.

Artur – Sofreu dois golos na primeira parte mas mostrou competência em diversos lances da partida. Esteve seguro até sair lesionado.

Maxi Pereira – O internacional uruguaio entregou-se ao jogo com bastante garra como é habitual. Atacou e defendeu bem não permitindo muita liberdade a Murili. Tentou as habituais incursões pelo seu corredor.

Luisão – Exibição sólida por parte do capitão do Benfica, liderando a defesa e não permitindo muito espaço aos avançados da formação de Olhão. Apareceu várias vezes na área contrária.

Garay – Esteve regular durante o jogo todo com uma exibição consistente na parte mais recuada do terreno de jogo. Tentou sair a jogar com a elegância que se lhe reconhece e poderia ter marcado na segunda parte.

Sílvio – O internacional português não teve uma primeira parte muito bem conseguida, mas redimiu-se na segunda metade subindo e descendo no terreno com bastante com bastante qualidade. Combinou bem com Gaitán primeiro e Sulejmani depois.

Matic – O sérvio fez um jogo bem conseguido enchendo por completo o meio-campo “encarnado”. Esteve sempre muito activo no jogo e marcou mesmo um grande golo ainda na primeira parte, que na altura restabelecia a igualdade no marcador.

Fejsa – O jogador mais recuado do meio-campo benfiquista fez uma exibição bastante segura, apoiando sempre o seu compatriota, Matic, nos vários processos de jogo. Sempre preocupado em recuperar bolas, foi uma peça fundamental na estratégia defensiva do Benfica.

Ivan Cavaleiro – Jogou de início e mostrou alguns bons pormenores junto às linhas, com alguns arranques bastante perigosos.

Gaitán – O argentino esteve sempre muito movimentado nas alas criando alguns desequilíbrios perigosos para a defesa algarvia, com alguns pormenores de “encher o olho”, tais como o cruzamento que deu origem ao primeiro golo do Benfica.

Rodrigo – Realizou uma primeira parte bem conseguida, tentando criar sempre desequilíbrios na defesa adversária. Foi dele que surgiu a assistência para o golo da vitória.

Lima – Autor do primeiro golo, foi essencial para manter sempre o jogo em aberto, demonstrando sempre muita garra e querer em cada lance que disputou. Esteve sempre presente desde o primeiro ao último instante criando muito perigo junto à baliza de Belec.

Sulejmani – O internacional sérvio entrou ao intervalo e resolveu de imediato. Foi dele o tento da vitória logo no início da segunda metade. Continuou sempre em grande destaque no ataque “encarnado” com movimentos interiores e cruzamentos “venenosos” que colocaram a defesa adversária em apuros.

Ola John – Tentou mexer com o jogo, correspondendo positivamente sempre que solicitado. Demonstrou qualidade de passe, assistindo sempre os companheiros com mestria.

Oblak – Entrou para render o lesionado Artur e sempre que foi chamado a intervir demonstrou sempre bastante qualidade e segurança, provando que está presente sempre que for preciso.

«O importante é que tivemos coração» - Raúl José

«O importante é que tivemos coração» - Raúl José 
O treinador adjunto do Benfica, Raúl José, destacou a reação encarnada aos golos do Olhanense e considerou a vitória justa.

«O importante é que o Benfica soube reagir, teve coração. Golos sofridos? Tentamos perceber porque razão sofremos golos mas isso fica entre nós. Conseguimos dar a volta e vencemos com mérito», afirmou o técnico em declarações à Sport TV.

Raúl José explicou ainda a substituição de Ivan Cavaleiro por Sulejmani ao intervalo: «Precisávamos de mais largura. Achámos que, pelas suas características, era importante Sulejmani entrar no jogo.»

Lima: “Fizemos os golos que precisámos e vencemos”

Lima: “Fizemos os golos que precisámos e vencemos”
Lima foi um dos marcadores dos golos do Benfica. No final analisou o triunfo e a exibição do grupo, destacando a forma abnegada como esteve o adversário.

“Tiveram mérito, mas a nossa equipa poderia ter feito melhor. Felizmente, fizemos os golos que precisámos e saímos com uma vitória justa, porque precisávamos de vencer. Demos uma boa resposta”, destacou.

Sobre os golos sofridos e forma como aconteceram, o avançado foi peremptório: “Com os treinos vamos melhorar e vamos sofrer menos golos.”

Jorge Jesus regressa ao banco no jogo com o V. Setúbal, algo que Lima considera positivo. “É o nosso treinador, o nosso líder. Acabou o castigo e vai poder estar perto da equipa”, lembrou.

Olhanense – Benfica, 2-3: Veio do banco o desbloqueio do jogo

13.ª jornada do Campeonato Nacional

Olhanense – Benfica, 2-3: Veio do banco o desbloqueio do jogo
A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica deslocou-se, este domingo, ao estádio do Algarve para disputar, ante o Olhanense, a 13.ª jornada da Liga portuguesa, onde triunfou por 2-3, através dos tentos de Lima, Matic e Sulejmani.
Com o mote da estreia da “brazuca” nos seus jogos, o Benfica entrou a mandar nas incidências da partida e ocupou, desde os primeiros minutos, o meio-campo contrário, tentando por ambos os corredores abrir espaços na defensiva algarvia.

Sem que nada fizesse prever, contudo, o Olhanense adiantou-se no marcador aos sete minutos. Os comandados por Paulo Alves aproveitaram uma descoordenação entre Sílvio e Garay para lançarem um ataque rápido. Mahmeti rematou, Artur ainda conseguiu evitar, mas à segunda, Femi fuzilou e fez o 1-0.

Com a noção que teria de correr atrás do prejuízo, os da Luz voltaram a assumir as despesas da partida, mas tinham dificuldade em entrar na área do adversário. A excepção verificou-se à passagem do minuto 19 quando Gaitán descobriu uma nesga, cruzou e Lima mais alto que o adversário refez o empate. Dois minutos depois, Gaitán entrou na área, fez um túnel a Celestino e caiu. O toque existiu, mas fica a dúvida foi suficiente para o fazer cair.

Com o empate no marcador, os “encarnados” procuraram o tento da reviravolta. Gaitán, sempre ele, lançou Lima na área que em voo atirou ao lado (25’).

O jogo estava a ser ingrato para o Benfica. Ao minuto 30, Paulo Regula desfez o empate com um remate do “meio da rua” e bateu Artur. Fica a ideia que poderia ter feito mais no lance. De novo na condição de perdedor, os pupilos às ordens de Jorge Jesus tiveram de “arregaçar as mangas” e lograr o empate antes do intervalo.

Com esse objectivo em mente, o Benfica voltou a subir as linhas, apoderou-se do meio-campo do Olhanense e, naturalmente, chegou ao empate aos 36 minutos através de um grande golo de Matic – ele que até está entre os finalistas para o Prémio Puskás para o melhor golo do ano de 2013. Ivan Cavaleiro deixou o esférico para o sérvio que tirou um adversário do caminho e atirou com força e colocado para o 2-2.

No minuto seguinte, um erro grosseiro de um dos assistentes de Vasco Santos ao assinalar mal um fora-de-jogo a Rodrigo quando este estava sozinho na área. Poderia ter dado em golo!

S de… Solução!
O intervalo chegou com o empate a duas bolas, mas no reatamento, Sulejmani (entrado ao intervalo) colocou pela primeira vez o Benfica na frente do “placard”. Rodrigo faz o passe e o sérvio com um “slalom” fantástico deixou dois adversários para trás e atirou de trivela para o 2-3 (47’). Estava confirmada a reviravolta e a turma algarvia via-se, finalmente, numa condição inédita nesta partida.

Aliás, Sulejmani veio mexer com a partida, empregou muita velocidade ao corredor esquerdo e consequentemente ao ataque benfiquista. Foram deles a maior parte dos lances de perigo que o Benfica criou junto à área contrária, nomeadamente aquele criado aos 75’ pelos defesas centrais, Luisão e Garay, com o argentino a rematar na pequena área mas a bola ficou prensada na defensiva.

A finalizar, dizer que o encontro teve dez minutos de compensação, fruto da lesão de Artur Moraes que obrigou a parar a partida até sair para dar o lugar a Oblak que estreou no Campeonato com a camisola do Benfica.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze inicial: Artur (Oblak, 69’); Maxi Pereira, Garay, Luisão, Sílvio; Fejsa, Matic, Ivan Cavaleiro (Sulejmani, 45’), Gaitán; Rodrigo (Ola John, 59’) e Lima.

O Elvas, 9-1: Golos e espectáculo solidificam liderança

Campeonato Nacional de Juvenis A
Benfica – O Elvas, 9-1: Golos e espectáculo solidificam liderança
A equipa de Juvenis A do Sport Lisboa e Benfica voltou a dar espectáculo, na tarde deste domingo, goleando o O Elvas por 9-1, em jogo a contar para a 15.ª jornada da Série D do Campeonato da categoria.

Uma primeira parte de domínio total por parte da equipa “encarnada”, com esporádicos lances de perigo por parte da formação de Elvas ditou um justo 3-0 ao intervalo, com Diogo Gonçalves a abrir o marcador e um inspirado João Carvalho a bisar logo de seguida.

Na segunda parte, os pupilos orientados por Renato Paiva não baixaram o ritmo e entraram logo a marcar através de um cabeceamento de João Escoval e de uma grande penalidade convertida por Gonçalo Rodrigues. Logo a seguir Francisco Rodrigues e Rui Gomes ampliaram o marcador para 7-0.

Já num final de partida intenso foi a vez de João Silva brilhar fazendo dois golos e colocando o marcador em 9-0. Porém, já na compensação o O Elvas conseguiu fazer o golo de honra através de Luís Nabiça.

Este resultado restabelece a vantagem de seis pontos para o Sporting e mantém os “encarnados” na liderança. Na próxima jornada, o Benfica visita o Sacavenense, actual 3.º classificado do Campeonato, com 30 pontos.

Cova da Piedade, 8-0: Domingo arrancou com goleada no Seixal

Campeonato Nacional de Iniciados A
Benfica – Cova da Piedade, 8-0: Domingo arrancou com goleada no Seixal
A equipa de Iniciados A do Sport Lisboa e Benfica comprovou a sua boa forma ao receber e golear, este domingo, o Cova da Piedade por 8-0, em jogo da 16.ª jornada da Série F do Campeonato Nacional da categoria.

Apesar de um Cova da Piedade sempre atrevido no ataque, a verdade é que pagou caro a descoordenação defensiva. O marcador começou a ganhar alguma cor através do “hat-trick” de João Filipe. O jovem entrou endiabrado e foi o “herói” da primeira parte ao colocar os Iniciados A a vencerem por 3-0.

A contenda ao intervalo ainda não estava fechada, pois Pedro Correia e Gedson Fernandes fizeram o 4-0 e o 5-0, respectivamente, resultado com que se chegou ao intervalo.

Na segunda metade, os comandados por Luís Nascimento voltaram a entrar fortes e Gedson Fernandes completou o “bis” com o 6-0. Diogo David, de grande penalidade, fez o sétimo e Filipe Soares também fez o “gosto ao pé”.

A vencer por 8-0, o Benfica geriu bem a vantagem deixando os minutos caminharem até ao apito final.

Este triunfo permite aos Iniciados A chegarem aos 46 pontos, sendo líderes isolados na tabela classificativa.

Onze do Benfica frente ao Olhanense

Onze do Benfica frente ao Olhanense

“Ser benfiquista é um sentimento que nasce connosco”

Entrevista exclusiva à Benfica TV

António Simões: “Ser benfiquista é um sentimento que nasce connosco”

O antigo jogador do Sport Lisboa e Benfica, António Simões, celebrou, este sábado, 70 anos e por altura dessa data simbólica conversou com a Benfica TV, onde abordou várias temáticas. Falou do dia passado com a família, recordou a chegada à Luz, os momentos marcantes e fez a ponte para os dias actuais em que se mantém com vivacidade.  

Simões chegou ao Benfica com 15 anos, mas antes teve algumas peripécias que não deixou de partilhar. “Cheguei ao Benfica com 15 anos e estive dois anos no Juniores. Antes estava no Almada, havia ligação com o Belenenses e eu fui lá treinar, mas não fiquei, porque o Almada pediu muito dinheiro. O Benfica foi mais agressivo, contratou-me por 40 contos depois de ter estado oito meses a treinar no Sporting”, revelou.

No Sporting, António Simões queria jogar no Benfica e explicou, pela primeira vez, como tudo aconteceu: “Saio desse Sporting para o Benfica com a desculpa que precisava do bilhete de identidade. O que eu queria era vir para o Benfica. Há um sentimento que nasce connosco. Naquela altura, eu corria para a estrada para ver o autocarro do Benfica passar. Agora posso dizer isto, mas antes não o disse.”

Com uma carreira cheia de alegrias, títulos e demais conquistas, a glória do Clube da Luz enumerou alguns dos momentos mais marcantes. “Os momentos marcantes da carreira são vários. A Final com o Real Madrid, os títulos... É difícil ir buscar um momento que se desmarque de uma carreira, mas o melhor foi ter estado todo este tempo no Clube”, admitiu.

Do passado para o presente, a máquina do tempo não parou na entrevista à Benfica TV. Ajudou o Benfica a chegar onde chegou mas o seu espírito altruísta mantém-se inalterado. As motivações é que são outras. “Sou um homem feliz, não sei se sou realizado, porque ainda tenho muitas coisas para realizar. A minha carreira está para trás, não está para a frente, mas a minha vida está. Nada melhor do que trabalhar com pessoas e dar um pouco contributo”, apontou.

E prosseguiu na auto-análise: “Tenho esta força interior por um lado, esta energia mental e por outro, tenho este gosto que não me desapega, que não me larga que é o Futebol. Estou num momento da minha vida em quer posso ajudar pessoas a terem sucesso.”
António Simões está ligado à equipa técnica de Portugal para o Campeonato do Mundo, no Brasil, em 2014. “Há a meta do Mundial e depois logo se vê. Se houver condições, se continuar lúcido e poder continuar a aportar este capital de experiência, vou continuar”, garantiu.

No restaurante de Lisboa “Tia Matilde”, Simões e a família celebraram, este sábado, os 70 anos da glória que capitaneou o Benfica em 244 jogos.

Lançamento do livro é terça-feira

António Simões: “Reverter para a Fundação Benfica o que daqui resultar”

António Simões, glória do Sport Lisboa e Benfica, comemorou 70 anos no sábado e na próxima terça-feira vai lançar o livro “Personalidades e reflexões do mais jovem Campeão Europeu da história”. Na entrevista que concedeu à Benfica TV explicou a razão para tal decisão.

“Sempre quis deixar algum registo quando tudo terminasse. Através de um amigo, o João Malheiro, ia falando as minhas opiniões e um dia lançou-me o desafio de lançar um livro para celebrar os meus 70 anos. Fui fazendo textos e quando fiz a revisão do livro, vejo que valeu a pena, pois falo de jogadores que nunca foram valorizados pela sociedade do Futebol, como foram o Ângelo, Mário João, o Cruz...”, destacou.

Simões aproveitou para aprofundar um pouco mais o conteúdo e deixou uma revelação importante: “Este livro trata de 50 figuras que conheci, com quem trabalhei e isto dá-me uma paz de espírito enorme e não estou à espera dos elogios ao livro. Assim que decidi escrever o livro disse ao João Malheiro que não queria ter interesse material no livro e, como tal, decidi reverter para a Fundação Benfica tudo o que resultar deste livro.”

O lançamento da primeira obra do antigo jogador vai acontecer na terça-feira, pelas 18h30, no Museu Benfica – Cosme Damião.

Hélder Cristóvão e o Marítimo B: “Tentar consolidar o que temos feito”

Antevisão à 21.ª jornada da II Liga

Hélder Cristóvão e o Marítimo B: “Tentar consolidar o que temos feito”

O treinador da equipa B do Sport Lisboa e Benfica, Hélder Cristóvão, anteviu, em declarações à Benfica TV, este domingo, o jogo com o Marítimo B de quem espera dificuldades.

“Estamos à espera de um jogo complicado entre duas equipas que jogam bom Futebol, que têm um modelo bem definido, que têm ambições bem marcadas. O campo é difícil, só o Portimonense lá ganhou. Haverá equilíbrio, mas gostávamos de ganhar depois de já termos ganho às outras equipas B”, analisou.

Instado a comentar quem poderá ter vantagem, o técnico foi elucidativo: “O favoritismo terá de ser dado a quem joga em casa, mas não vamos abdicar dos nossos processos, das nossas ideias e vamos tentar consolidar o que temos feito.”

Esta é a última jornada da 1.ª volta e para a segunda metade do Campeonato há coisas a melhorar e a manter. “Os objectivos estão bem definidos. Queremos estar em cima na tabela classificativa, jogar bom Futebol, marcar golos e melhorar o processo defensivo, algo que tem sido feito. Vamos tentar não sofrer golos com o Marítimo B”, apontou.

O Marítimo B – Benfica B terá lugar às 15 horas de segunda-feira, no campo da Imaculada Conceição, na Madeira.

«Gostava de ir para o Benfica» - Zivkovic

«Gostava de ir para o Benfica» - Zivkovic
Andrija Zivkovic, atacante de 17 anos, confessou a A BOLA o desejo de mudar-se do Partizan para o Benfica. O mais jovem internacional de sempre da seleção da Sérvia já sabia que está na mira dos encarnados quando comentou a possibilidade de seguir o caminho de outros compatriotas. «Espero que tudo dê certo», desabafou em conversa com o nosso jornal. 
Quando Zivkovic atendeu a chamada de A BOLA, ontem, já estava informado de que está a ser acompanhado com detalhe pelo Benfica. «Sim, vi isso na internet», começou por dizer, antes de comentar a possibilidade de seguir as pisadas de Markovic: 

«Claro que gostaria de ir para o Benfica. Estão lá muitos sérvios e sou muito amigo do Lazar Markovic. E também do [Nemanja] Matic e do [Filip] Djuricic, que conheço da seleção. Espero que tudo dê certo!» 

O jovem extremo sérvio, que também atua como número 10, acrescenta que desconhecia estar a ser seguido pelas águias, remetendo outros esclarecimentos para o empresário, Predrag Djordjevic, que confirmou uma abordagem dos encarnados. «Não sei de nada oficial, para ser sincero, o meu empresário pode saber mais, mas ainda não falei com ele. Mas gostava de ir para o Benfica, que tem uma equipa muito boa e é um grande clube», explicou. 

Djordjevic disse a A BOLA que «a última palavra em relação ao preço da transferência é do Partizan», mas acrescentou que «como o jogador é jovem o valor será acessível e não elevado». Ontem, na Sérvia, já se comentava a possibilidade de o Partizan pedir cerca de €5 milhões, quando Zivkovic estava avaliado, segundo sites especializados, em €1,5 milhões.

Ola John regressa aos convocados

Ola John regressa aos convocados
O Benfica já confirmou a lista de convocados para o jogo deste domingo, no Estádio do Algarve, frente ao Benfica. Ola John e Funes Mori são as novidades, enquanto Markovic, Siqueira e Rúben Amorim ficaram de fora.

O trio já não tinha sido visto ontem na chegada da comitiva encarnada ao Algarve, confirmando-se agora que estão fora das opções de Jorge Jesus, todos alegadamente devido a problemas físicos.

A contrastar nota-se o regresso do extremo holandês Ola John, que não joga desde 27 de outubro, tendo entrado nos minutos finais da partida frente ao Nacional.

O argentino Funes Mori, que tinha ficado de fora dos convocados para o jogo com o PSG (não estava inscrito na Liga dos Campeões), entra também novamente na lista de Jorge Jesus.

Salvio e Cardozo, ambos com problemas físicos, continuam a não ser opção, assim como Enzo Pérez, que terá de cumprir um jogo de suspensão.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Jan Oblak;

Defesas: Garay, Maxi Pereira, Jardel, André Almeida, Sílvio e Luisão;

Médios: André Gomes, Fejsa, Ola John, Sulejmani, Nico Gaitán, Ivan Cavaleiro, Matic e Djuricic;

Avançados: Rodrigo, Funes Mori e Lima.

Ter os olhos postos na vitória a partir das 18h15

13.ª jornada da Liga portuguesa

Olhanense – Benfica: Ter os olhos postos na vitória a partir das 18h15

A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica desloca-se, este domingo, ao Algarve para disputar ante o Olhanense a 13.ª jornada do Campeonato Nacional.

A ter um Campeonato muito complicado – já sofreu uma chicotada psicológica – o Olhanense encontra-se perto da “linha de água” e vai tentar diante do Benfica encontrar um tónico extra que o permita lograr mais pontos tendo em vista a recuperação pontual de que tanto necessita.

Por seu lado, o Benfica tenta no Algarve não descolar dos lugares cimeiros, superando com mestria uma das deslocações mais difíceis desde o legado de Jorge Jesus na Luz. Aliás, convém recordar que foi na época passada que apareceu o primeiro triunfo do técnico ao leme das “águias”.

Historicamente, no reduto do Olhanense, o Benfica sentir dificuldades, mas tem um conjunto de resultados bastante positivo. Para o Campeonato Nacional, o Benfica já jogou por 19 ocasiões onde venceu por 11 vezes e sofreu cinco empates e três derrotas, a última das quais em 1950/51.

Todavia, nas últimas quatro temporadas, o Clube da Luz só conseguiu um triunfo (em 2012/13). Antes disso, três empates consecutivos, um deles – o de 2009/10 – conseguido nos descontos com o golo de Nuno Gomes. Este registo deixa o alerta para as dificuldades que o Benfica poderá sentir no Algarve, independentemente do registo menos positivo que a equipa da casa tenha nesta temporada.

O jogo da 13.ª jornada da Liga portuguesa inicia às 18h15, no estádio do Algarve.

Ciclista Venceslau Fernandes gravemente ferido.

Ciclista Venceslau Fernandes gravemente ferido. 
O pai da atleta de triatlo Vanessa Fernandes, o antigo ciclista Venceslau Fernandes, de 68 anos, foi ontem atropelado por um automóvel, em Santa Maria da Feira, e ficou gravemente ferido.
O vencedor da volta a Portugal em 1984 seguia de bicicleta na EN1, em frente ao Pingo Doce de Lourosa, quando foi colhido e projetado. O antigo ciclista sofreu fraturas na clavícula, na bacia e ainda em três costelas, que lhe provocaram uma lesão num pulmão.
O ‘Velho Lau', como também é conhecido, teve de ser entubado e foi transportado para o Hospital de Santa Maria da Feira, onde ficou internado. Tudo aconteceu quando o condutor do carro cruzou a faixa de rodagem para entrar no parque de estacionamento do supermercado e embateu em Venceslau.

Benfica: agora sem Enzo, que soluções?

Benfica: Agora sem Enzo, que soluções?
Argentino, castigado, fica de fora pela primeira vez no campeonato. Que opções terá Jorge Jesus para o lugar?
E à 13ª jornada stop!. Enzo Pérez vai falhar pela primeira vez este ano um jogo da Liga portuguesa e dá mais uma dor de cabeça a Jorge Jesus que terá de voltar a mexer no meio campo, que vinha ganhando rotinas com o trio Fejsa, Matic e Enzo. 
Partindo do princípio que Fejsa e Matic continuarão nas escolhas iniciais de Jesus para o desafio com o Olhanense, parecem haver dois caminhos e, depois, algumas opções distintas em cada um deles. 
Um dos caminhos seria regressar ao esquema predileto do treinador encarnado, com apenas dois homens no miolo. Na prática, e tomando como exemplo a temporada passada, Fejsa faria de Matic e Matic faria de Enzo. Depois dois extremos e dois avançados completariam o onze. 
A questão é que, nos últimos tempos, embora não seja admitido publicamente, o Benfica tem vindo a trilhar caminho para um esquema de três médios. Nesse sistema não estará Enzo, portanto, e alguém teria de entrar. 
Ruben Amorim seria o candidato natural ao lugar pelas características que possui. Resta saber em que condições físicas está o português, que já não surge no lote dos lesionados mas não joga desde o encontro com o Sporting para a Taça de Portugal. 
Ainda assim, uma vez que foi dado como apto antes do duelo a meio da semana com o PSG, será uma forte possibilidade. 
Outra seria desviar Nico Gaitán de uma faixa e colocá-lo no centro, atrás do avançado. Desde há vários anos que há muitos defensores da ideia de que é naquela posição que o argentino rende mais. 
Markovic é outro que pode dar mais à equipa pelo centro, mas seria uma unidade a menos na hora de defender. Gaitán não é o mais voluntarioso dos jogadores mas, pelo menos, tem outra experiência. 
Quem beneficiaria com estes “desvios” seriam homens como Sulejmani e Ivan Cavaleiro à espera de uma oportunidade para voltar ao onze.
Por fim, André Gomes e Djuricic. O português já pareceu mais solução noutros tempos mas é sempre uma possibilidade para lançar a qualquer altura. O sérvio vem reclamando mais oportunidades e esta seria mais uma.
A palavra final será sempre de Jorge Jesus e, seja quem for o escolhido, a certeza é uma: Enzo só há um...

"Graças ao Benfica jogo na seleção"

GARAY AGRADECE A OPORTUNIDADE
"Graças ao Benfica jogo na seleção"


Central argentino do Benfica mostra-se reconhecido ao clube da Luz que o contratou ao Real Madrid e lhe permitiu estar nos grandes palcos.
O central Ezequiel Garay exprimiu publicamente não só o facto de representar o histórico clube da Luz mas também e principalmente por ter sido em defesa do Benfica que ganhou posição na seleção do seu país. 

O internacional argentino confessou-se em entrevista à edição portuguesa da revista "Quatro Quatro Dois" - a ser publicada na próxima semana -, deixando as palavras de reconhecimento.

"Foi graças a este clube que pude jogar pela seleção. Estou muito feliz e tenho de agradecer ao Benfica por me dar esta oportunidade", afirmou o defesa de 27 anos, que ingressou no emblema da Luz no verão de 2011, após seis temporadas na liga espanhola, as últimas duas das quais ao serviço do Real Madrid.

Desperdício proibido

ÁGUIAS NÃO PODEM REPETIR ERROS DOS EMPATES
Desperdício proibido


Na ronda anterior, quando nada o fazia prever, o Benfica foi surpreendido em casa (2-2) pelo Arouca e com isso não só interrompeu uma boa sequência de cinco triunfos, como viu o Sporting isolar-se no comando da Liga e foi apanhado pelo FC Porto. Já antes, aquando da receção ao Belenenses – tal como os arouquenses, também surgiu na Luz em posição delicada –, na jornada 6, as águias viram voar 2 pontos numa igualdade (1-1) improvável.

Markovic e Amorim ficaram em Lisboa

SÉRVIO NÃO RECUPEROU DE UMA LESÃO
Markovic e Amorim ficaram em Lisboa

Markovic é baixa confirmada para o jogo com o Olhanense. O sérvio, de 19 anos, sofreu uma lesão no pé direito na passada terça-feira, frente ao PSG, e não recuperou a tempo de integrar a convocatória para o jogo de hoje. Já Ruben Amorim está recuperado e já se treina sem limitações, mas, numa fase de recuperação da melhor condição física, Jesus entendeu adiar o regresso do médio à competição.

Confirmada a ausência do camisola 50, sobe para quatro o número de jogadores indisponíveis devido a questões físicas para o confronto com a formação orientada por Paulo Alves. Recorde-se que Cardozo sofre de uma lombalgia e só vai voltar à competição em 2014, enquantoSalvio recupera de operação ao joelho. Fora das opções está também Siqueira, a recuperar de uma lesão nos adutores, que o tem afastado das últimas partidas disputadas pelo Benfica.

Sem ir a jogo está também Enzo Pérez, que cumpre um jogo de castigo devido a um gesto considerado ofensivo em relação ao árbitro do Benfica-Arouca, Rui Costa.

Estádio Algarve é recinto talismã

TRÊS TÍTULOS CONQUISTADOS NO REDUTO ALGARVIO
Estádio Algarve é recinto talismã


Ao contrário dos adeptos do Olhanense, os benfiquistas guardam gratas recordações do Estádio Algarve, onde já garantiram três títulos. A 13 de agosto de 2005, os encarnados conquistaram a Supertaça, diante do V. Setúbal. Em 2008/09 e 2009/10 este palco recebeu duas finais da Taça da Liga que foram ganhas pelas águias. Para a Liga, a vitória mais saborosa registou-se num Estoril-Benfica (1-2), em 2003/04, disputado no Algarve por decisão dos canarinhos. Este triunfo abriu as portas à conquista do título.

Último jogo na bancada para Jorge Jesus

TREINADOR VOLTA AO BANCO NO BONFIMÚltimo jogo na bancada para Jorge Jesus
O Olhanense-Benfica de hoje vai marcar o fim do castigo aplicado a Jorge Jesus no seguimento dos incidentes registados em Guimarães. O técnico, de 59 anos, foi condenado a 30 dias de suspensão e poderá voltar a sentar-se no banco no próximo jogo do campeonato, frente ao V. Setúbal, que será disputado a 20 de dezembro, no Estádio do Bonfim.

Nos três encontros já disputados para a Liga, com Raul José no papel de técnico principal, as águias alcançaram duas vitórias (Sp. Braga e Rio Ave) e averbaram um inesperado empate diante do Arouca, na Luz. Apesar de estar sempre em contacto direto com os seus colaboradores, JJ já admitiu que se sente “impotente” para ajudar a equipa quando fica confinado à bancada.

Convém também lembrar que, neste período, o técnico sentou-se no banco nos dois jogos da Liga dos Campeões, frente ao Anderlecht e PSG, jogos que terminaram com triunfos, ainda que insuficientes para garantir a qualificação do Benfica para os “oitavos”.

Águias recetivas a contratar Zivkovic

PINI ZAHAVI 
CASO PINI ZAHAVI CONSIGA COLOCAR SÉRVIO NA LUZ

Águias recetivas a contratar Zivkovic

O contingente sérvio no Benfica pode aumentar no final da época com a chegada de Andrija Zivkovic, um extremo do Partizan de Belgrado. O jogador, que por ser menor ainda não pode ter representante legal a não ser o pai, mas que tem ligações a Predrag Djordjevic e Pini Zahavi (intermediou a aquisição dos irmãos Markovic), pode mudar de ares, já que o agente israelita deseja colocá-lo num campeonato mais competitivo para o valorizar. Se o jovem chegar à Luz em condições vantajosas, a SAD benfiquista está disposta a avançar para o negócio.

SELECIONADOR DOS SUB-19 SÉRVIOS ANALISA

Drulovic: «É cedo para Zivkovic dar o salto»


Drulovic é o selecionador dos Sub-19 da Sérvia e conhece bem Zivkovic. O antigo jogador do Benfica não hesita em descrever o extremo como um jovem “muito talentoso”, mas acredita que ainda é muito cedo para o futebolista deixar a Sérvia.

JJ na rota das 40 vitórias em 2013

EM BUSCA DO MELHOR ANO CIVIL NA LUZ
JJ na rota das 40 vitórias em 2013


Jorge Jesus pode igualar o seu melhor registo de sempre, desde que chegou à Luz, no que toca ao número de triunfos num ano civil. O Benfica tem mais três jogos pela frente em 2013 e, se os vencer a todos, finaliza o ano com 40 vitórias.

O que mais conta para os adeptos é o número de títulos. Porém, estes arrecadam-se com vitórias e, em 2013, o Benfica já soma 37. Levando apenas em consideração o consulado de Jesus – 2009 não entra nas contas, dado que o treinador só tomou conta da equipa a meio do percurso –, o ano de 2013 já é melhor do que o de 2010 (35 triunfos) e o de 2012 (32 vitórias), encontrando-se na mira o registo de 2011 (40 êxitos).

Qual é, então, a empreitada que a equipa de Jorge Jesus tem pela frente até ao Réveillon? Três jogos, todos eles fora de casa. Dois deles são respeitantes à Liga – um com o Olhanense e o outro com o V. Setúbal. Algarvios e sadinos atravessam conjunturas totalmente distintas. O Olhanense soma quatro derrotas consecutivas e não vence há seis jogos. Por seu turno, o V. Setúbal leva nove jogos sem perder, não tendo ainda conhecido esse travo amargo com José Couceiro. O derradeiro desaire remonta a 5 de outubro, dia em que a turma de José Mota foi goleada, por 4-0, em Alvalade. O terceiro compromisso é respeitante à Taça da Liga, obrigando o Benfica a defrontar o Nacional, na Choupana.

Jorge Jesus ouve adeptos no Seixal

CERCA DE MEIA CENTENA NO CENTRO DE ESTÁGIO

Jorge Jesus ouve adeptos no Seixal


Poucas horas antes de os jogadores convocados por Jorge Jesus terem saído do Seixal rumo ao Algarve, foram surpreendidos no centro de estágio com a presença de cerca de 50 adeptos, que tentaram entrar nas instalações.Mas, mais do que isso, pediram uma vitória à equipa em Olhão, e uma atitude diferente daquela evidenciada em campo no jogo com o Arouca, que terminou empatado. Foi, no entanto, o treinador das águias quem acabou por conversar com os simpatizantes do clube, assim que acabou o treino.

A conversa decorreu tranquilamente, com Jesus a ouvir as queixas e pedidos dos adeptos.O treinador deu a sua visão da situação, falou da união existente e apelou para que a mesma se prolongasse até às bancadas. Este momento, que teve lugar já em cima das 13 horas, terminou com vários “força Benfica”.

Cedo

Os adeptos chegaram ao Seixal por volta das 10h30, hora marcada para o início do treino, dirigiram-se à entrada principal e revelaram vontade de entrar. Os responsáveis benfiquistas chamaram, de imediato, a Polícia de Segurança Publica (PSP), que demorou muito pouco a chegar à entrada do centro de estágio. Os agentes da autoridade foram, aliás, fundamentais na hora da saída dos jogadores, após o treino, já que mantiveram os adeptos afastados do plantel.

Sem autorização para entrarem, os adeptos mantiveram-se firmes até que os jogadores começaram a abandonar o centro de estágio para irem almoçar. Aqui as palmas misturaram-se com alguns gritos dirigidos à equipa.

Comitiva encarnada já chegou ao Algarve

Comitiva encarnada já chegou ao Algarve
A comitiva encarnada já chegou ao Algarve, onde, no domingo, irá defrontar o Olhanense, em jogo da 13.ª jornada da Liga portuguesa.

Poucos minutos depois das oito chegou o autocarro do Benfica ao Hotel Vila Sol, em Vilamoura, onde cerca de duas dezenas de adeptos, alguns da casa de Albufeira, aguardavam pelos jogadores, tendo depois pedidos os habituais autógrafos e fotografias. 

Entre os jogadores que viajaram estavam presentes Ivan Cavaleiro, Funes Mori, André Almeida e Sílvio.

Sulejmani com via aberta para o onze

Sulejmani com via aberta para o onze
O jogo do Benfica em Olhão, esta tarde, pode marcar a estreia de Miralem Sulejmani a titular. Há várias partidas que o atacante sérvio de 25 anos é apontado ao onze, e esta pode ser, finalmente, a oportunidade que tanto tem procurado e até justificado, face à boa resposta que tem dado sempre que é lançado por Jorge Jesus no decorrer dos jogos. 

A confirmar-se a ausência de Lazar Markovic, que não viajou com a equipa para o Algarve, Sulejmani surge como principal candidato a ocupar a vaga no lado direito do ataque, podendo apenas ser ameaçado pelo jovem Ivan Cavaleiro.

O polivalente ex-jogador do Ajax, que chegou à Luz no verão, a custo zero, não tem sido muito utilizado, devido à forte concorrência e aos problemas físicos que o têm afetado - 161 minutos em oito utilizações como suplente utilizado - mas já conta duas assistências e uma grande penalidade conquistada.

Capas dos jornais desportivos

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS - DOMINGO 15/12/2013