quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Atenção Benfica: PAOK raramente perde fora de casa na Europa

Atenção Benfica: PAOK raramente perde fora de casa na Europa

Apenas dois desaires nos últimos 21 jogos

O PAOK perdeu o primeiro jogo dos dezasseis avos de final da Liga Europa diante do Benfica em casa (0-1), mas não perdeu a esperança de garantir a qualificação para os oitavos de final da competição. A sustentar esta convicção da equipa de Salónica estão os resultados que tem conseguido, nas últimas cinco temporadas, nos jogos fora de casa nas competições europeias, dois deles também nos 16 avos de final da Liga Europa.

Num total de 21 deslocações nos últimos cinco anos, a equipa grega consentiu apenas duas derrotas. Uma diante do Rapid Viena (0-3), em 2012/13, e outra no campo do Villarreal (0-1), em 2011/12.

Por outro lado, nesses 21 jogos, o PAOK venceu apenas em sete ocasiões, somando doze empates, um resultado que esta quinta-feira pouco interessa à equipa de Huub Stevens. 

Nas sete vitórias fora de portas, uma delas permitiria igualar a eliminatória (1-0), mas as restantes seis permitiriam mesmo eliminar o Benfica. Só na corrente temporada, o PAOK já fez cinco jogos longe do Estádio Tumba para as competições europeias, somando quatro empates e uma vitória no Cazaquistão, diante do modesto Skakhter (2-0). 

A vitória mais impressionante neste registo foi alcançada em Londres, em White Hart Lane, diante do Tottenham (2-1), na fase de grupos da Liga Europa da temporada de 2011/12. Nessa temporada, tal como acontece agora, o PAOK chegaria aos 16 avos de final da Liga Europa, mas com a ordem dos jogos inversa à atual: depois de empatar em Udine (0-0), caiu em casa (0-3).

Aliás, esta será a terceira vez que o PAOK tenta chegar aos oitavos de final da Liga Europa nos últimos cinco anos. Na primeira, em 2010/11, tem um contexto muito parecido com o atual. O PAOK perdeu o primeiro jogo em casa diante do CSKA, precisamente por 1-0 e depois foi a Moscovo assustar os russos quando, aos 67 minutos, igualou a eliminatória, com um golo do bósnio Zlatan Muslimović. O CSKA só garantiu a qualificação a dez minutos do final, com o golo do empate assinado por Sergei Ignashevich. 

Com vai ser esta quinta-feira na Luz?
Resultados do PAOK fora de casa na Europa:
2013/14
Shakhter-PAOK, 0-2 (fase de grupos da Liga Europa)
Maccabi Haifa-PAOK, 0-0 (fase de grupos da Liga Europa)
AZ Alkmaar-PAOK, 1-1 (fase de grupos da Liga Europa)
Schalke-PAOK, 1-1 (pré-eliminatória da Liga dos Campeões)
Metalist-PAOK, 1-1 (pré-eliminatória da Liga dos Campeões)

2012/13
Rapid Viena-PAOK, 3-0 (play-off Liga Europa)
Bnei Yehuda-PAOK, 0-2 (pré-eliminatória da Liga Europa)

2011/12Udinese-PAOK, 0-0 (16 avos de final da Liga Europa)
Tottenham-PAOK, 1-2 (fase de grupos da Liga Europa)
Shamrock Rovers-PAOK, 1-3 (fase de grupos da Liga Europa)
Rubin Kazan-PAOK, 2-2 (fase de grupos da Liga Europa)
Karpaty-PAOK, 1-1 (play-off Liga Europa)
Valerenga-PAOK, 0-2 (pré-eliminatória da Liga Europa)

2010/11
CSKA Moscovo-PAOK, 1-1 (16 avos de final da Liga Europa)
Dínamo Zagreb-PAOK, 0-1 (fase de grupos da Liga Europa)
Villarreal-PAOK, 1-0 (fase de grupos da Liga Europa)
Club Brugge-PAOK, 1-1 (fase de grupos da Liga Europa)
Fenerbahçe-PAOK, 1-1 (play-of Liga Europa)
Ajax-PAOK, 1-1 (pré-eliminatória da Liga dos Campeões)

Hedwiges Maduro: «Já sabemos como o Benfica 
joga»
Médio holandês considera que o PAOK vai ter de ser eficaz na Luz
Hedwiges Maduro, médio holandês do PAOK, considera que a equipa grega vai ter de ser paciente, jogar de forma compacta e aproveitar as oportunidades que conseguir criar no estádio da Luz para anular a desvantagem de um golo frente ao Benfica.

«O mais importante é olharmos para nós próprios, para a nossa organização e, a partir daí, tentar pará-los e jogar o nosso futebol. É isso que temos de fazer», começou por destacar. Mas a verdade é que no primeiro jogo, no Estádio Tumba, o meio-campo da equipa grega sentiu muitas dificuldades em manter a posse de bola, perante a intensa pressão da equipa de Jesus. «Agora já sabemos como eles jogam, já os defrontámos. Acho que fizemos um bom jogo, também tivemos as nossas possibilidades para marcar, especialmente na segunda parte. Amanhã vamos tentar marcar primeiro e se o conseguirmos fica tudo igual», acrescentou.

Maduro considera que não é obrigatório marcar cedo. Mais importante é a equipa estar concentrada para aproveitar as oportunidades que criar. «O que é importante é jogarmos compactos, porque o Benfica é mesmo uma boa equipa. Temos de saber encontrar espaços. Não vamos ter muitas oportunidades, duas ou três. Se as tivermos temos de tentar marcar, é isso que acontece nos grandes jogos», explicou.

O PAOK até tem conseguido boas prestações fora de casa nos jogos das competições europeias. As estatísticas dizem que nos últimos vinte jogos fora de casa a equipa grega perdeu apenas dois jogos: Villarreal (0-1) e Rapid Viena (0-3). «É bom saber isso. Tentamos sempre marcar e fazer o nosso jogo. Vamos tentar manter esse registo», comentou ainda Maduro.

Jorge Jesus espera um PAOK mais perigoso

Jesus quer honrar Coluna com vitória frente ao PAOK

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, quer derrotar, na quinta-feira, o PAOK, em jogo para a Liga Europa, para honrar o nome de Mário Coluna, antigo capitão encarnado e figura de destaque na Seleção Nacional.

«Perdemos um capitão, que os colegas dizem que era exemplar. Fisicamente desapareceu mas não da memória dos benfiquistas esta referência que era Coluna. Amanhã quero complementar a passagem da eliminatória com um jogo que justifique todo o passado que Mário Coluna teve na Taça dos Campeões Europeus», afirmou Jorge Jesus, em conferência de Imprensa.
O Benfica venceu o PAOK, por 1-0, golo de Lima, no jogo da primeira mão.
Jorge Jesus espera um PAOK mais perigoso

O técnico do Benfica não tem dúvidas que o PAOK irá ser mais ofensivo para tentar recuperar da derrota da primeira mão. 

Deste modo, Jorge Jesus exige que os seus jogadores estejam ao nível daquilo que fizeram na Grécia, onde o avançado brasileiro Lima garantiu a vitória.

«Penso que o treinador do PAOK face ao resultado tem de olhar mais para o risco, mas isso sou eu a pensar. Vamos jogar com uma equipa experiente, onde a maior parte dos jogadores são da seleção grega. Depois de termos ganho 1-0 na Grécia, colocou-se em causa o valor do PAOK, mas amanhã vão ver que não é uma formação tão fraca assim. Temos de estar ao nível que estivemos na Grécia para passar esta eliminatória», afirmou Jorge Jesus, em conferência de Imprensa.

Cardozo nos convocados, Enzo Pérez de fora
Jorge Jesus anunciou a lista de convocados para o jogo de quinta-feira com o PAOK, referente à segunda “mão” dos 16 avos de final da Liga Europa.

Em relação ao último jogo com o Vitória de Guimarães, o treinador promoveu uma troca de guarda-redes, deixando Oblak de fora para incluir Paulo Lopes que se junta a Artur nas opções para a baliza. 

Maxi Pereira e Gaitán, que falharam a receção ao Vitória devido a castigo, estão entre os eleitos, destacando-se ainda o regresso de André Gomes.

De fora ficam Jardel e Enzo Pérez, que protagonizaram choque aparatoso no último jogo, Sulejmani, igualmente titular, e ainda Ivan Cavaleiro e Funes Mori.

Cardozo voltou a ser chamado apesar de Jorge Jesus ter confirmado em conferência de imprensa que o paraguaio não está ainda a cem por cento.

Eis a lista completa de convocados:Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira, Steven Vitória e Sílvio;
Médios: Djuricic, Salvio, Fejsa, André Gomes, Ruben Amorim e Nico Gaitán;
Avançados: Cardozo, Markovic, Lima e Rodrigo.

Parar o Benfica? «Com 14 jogadores» - Huub Stevens

Parar o Benfica? «Com 14 jogadores» - Huub Stevens

O treinador do PAOK deixa a estratégia para contornar a derrota (0-1) sofrida diante do Benfica em Salónica, na semana passada, e seguir em frente na Liga Europa.

«Como parar o Benfica? Amanhã vamos apresentar-nos com 14 jogadores. Mas creio que o árbitro não o vai permitir», disse o treinador holandês em conferência de imprensa, assumindo que terá de ser a equipa grega a correr atrás do prejuízo: 

«Está 1-0 para o Benfica, por isso, temos de arriscar. O meu trabalho é dar confiança aos jogadores. Perdemos o primeiro jogo mas apresentámos uma boa organização e, agora, temos de arriscar.»
Djaló treinou-se nos Estados Unidos
À EXPERIÊNCIA NA MLS MAS JÁ REGRESSOU A PORTUGAL
Yannick Djaló esteve, durante a última semana, nos Estados Unidos da América, onde se treinou à experiência numa equipa da Major League Soccer (MLS), principal campeonato daquele país. A verdade é que a experiência em terras do Tio Sam acabou por ser curta, e o extremo internacional português, de 27 anos, já se encontra em Portugal, tendo integrado na manhã de ontem o primeiro treino da semana da equipa B encarnada, no centro de estágios do Seixal.

UEFA Youth League (Benfica - Áustria de Viena, 4-1)

UEFA Youth League

Benfica - Áustria de Viena, 4-1

Juniores vencem e estão nos “quartos”

Os Juniores do Sport Lisboa e Benfica garantiram, esta quarta-feira, a passagem aos quartos-de-final da UEFA Youth League, após triunfo, no Caixa Futebol Campus, por 4-1, frente ao Áustria de Viena.

Um jogo que nem começou da melhor maneira para os “encarnados” que se viram em desvantagem logo nos primeiros dez minutos. Kvasina, aos nove minutos, aproveitou uma má abordagem do guarda-redes Thierry Graça e abriu o marcador no Seixal.

Apesar dos austríacos estarem na frente, o Benfica mostrou sempre que queria ganhar este encontro e criou várias oportunidades, ainda no primeiro tempo, mas não conseguiu concretizá-las, indo para o intervalo a perder pela margem mínima.

No tempo complementar, tudo mudou. A falta de sorte da primeira parte não existiu e aos 52 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Ricardo Carvalho apareceu dentro da área e não perdoou. O golo do central português restabeleceu a igualdade e, a partir daí, motivou a equipa para uma segunda parte de luxo. Aos 70’, jogada no lado direito desenhada por Rochinha e Rafael Ramos, que coloca a bola nos pés de Romário Baldé, com este a fuzilar perante o guardião Hadžikić.

Com a vantagem adquirida, o Áustria de Viena ainda tentou alvejar a baliza mas foi o Benfica a balançar as redes adversárias por mais duas vezes. Aos 79’, por Nuno Santos e já nos descontos, por Gonçalo Guedes, os jovens “encarnados” fecharam o resultado em 4-1 e asseguraram o lugar na próxima fase desta competição.

O Benfica jogou com o seguinte onze inicial: Thierry Graça, Rafael Ramos, Ricardo Carvalho, Alexandre Alfaiate, Pedro Rebocho, Valdomiro Lameira, Raphael Guzzo, Filipe Nascimento (Rochinha, 45’), Romário Baldé (Hildeberto Pereira, 88’), Gonçalo Guedes, Nuno Santos (Gilson Costa, 83’).

Os Juniores ficam, agora, à espera do adversário dos quartos-de-final que vai sair do duelo entre os espanhóis do Atlético de Madrid e os ingleses do Manchester City.

Os Juniores do Benfica venceram o Áustria de Viena, esta tarde, no Caixa Futebol Campus, por 4-1.
O Benfica foi para o intervalo a perder, mas uma excelente 2.ª parte carimbou o passaporte dos encarnados rumo aos quartos-de-final da Liga Jovem da UEFA. Os encarnados ficam agora à espera do vencedor do embate entre Manchester City e Atlético Madrid.

Golo de Ricardo Carvalho (1-1)
O central encarnado aparece muito bem no coração da grande área, a cabecear para o fundo das redes dos austríacos.  

Golo de Romário Baldé (2-1)
Rafael Ramos faz uma excelente assistência para Baldé, que trabalhou bem dentro da grande área e rematou sem hipóteses para Hadzikic.

Golo de Nuno Santos (3-1)
Rochinha muito rápido no contra-ataque, a servir Nuno Santos, que não vacilou e atirou com sucesso, de pé esquerdo.          

Gonçalo Guedes  (4-1)
Excelente lance de contra-ataque com Hildeberto Pereira a sair disparado pela direita e a encontrar Gonçalo Guedes que com toda a cakma tira um adversário do caminho e remata sem hipóteses para o guarda-redes contrário

Jorge Jesus e o PAOK: “Estar ao nível que estivemos na Grécia”

2.ª mão dos 1/16 avos-de-final da Liga Europa

Jorge Jesus e o PAOK: “Estar ao nível que estivemos na Grécia”

O treinador da equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, anteviu, em conferência de imprensa, o jogo com o PAOK a contar para a 2.ª mão dos 1/16 avos-de-final da Liga Europa, assumindo que quer seguir em frente na prova.

“Em função do resultado conseguido na Grécia temos a responsabilidade de passar a eliminatória”, começou por frisar.

Três jogadores habitualmente titulares têm constado no boletim clínico e o técnico revelou o que sucederá na partida com os helénicos. “Os três jogadores são casos diferentes. O Cardozo não está a 100 por cento, mas Garay e Gaitán vão estar na convocatória. Só depois do treino é que decido se vão ser titulares”, sustentou.

Instado a comentar que postura terá o PAOK terá na Luz, o timoneiro admitiu que os gregos poderão ser mais ofensivos fruto da derrota em casa: “O PAOK, face ao resultado do primeiro jogo, tem de olhar para o risco. Isso sou eu a pensar. Vamos jogar com uma equipa experiente, é uma equipa que tem valor, é difícil e temos a certeza que temos de estar ao nível do que estivemos na Grécia para passar.”

Benfica ganhou em Salonica por 0-1 e Jorge Jesus espera ter mais oportunidade de alvejar a baliza grega neste encontro. “Espero que aconteça o que aconteceu na Grécia e que, se houver mais oportunidades, sejam do Benfica”, admitiu.

O Benfica – PAOK está agendado para as 20h05 de quinta-feira, no Estádio da Luz.

Sílvio: «O nosso 1.º objetivo é passar a eliminatória»

Sílvio: «O nosso 1.º objetivo é passar a eliminatória»
EQUIPA ESTÁ "NUM ÓTIMO CAMINHO"
Sílvio acredita que o Benfica está "num ótimo caminho" para passar aos oitavos de final da Liga Europa. Em conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o PAOK, agendado para quinta-feira, às 20H05, o jogador dos encarnados não escondeu a motivação da equipa.

"Sabemos que vamos encontrar uma grande equipa que conhecemos bem, que é muito forte no contra-ataque. Vamos estar à altura e, com a vontade que temos de ganhar e passar à próxima eliminatória, de certeza que vamos conseguir a vitória", afirmou.

E prosseguiu: "Como o mister tem dito, o nosso principal objetivo é o campeonato nacional, mas resta-nos ganhar amanhã, fazer um bom jogo: esse é o o nosso primeiro objetivo - passar à próxima eliminatória. Estamos num ótimo caminho para passar esta eliminatória. Estamos com um grupo muto forte ".

Sílvio não deixou de homenagear Mário Coluna, antigo jogador do Benfica e da Seleção Nacional que faleceu na terça-feira.

"Acabámos de perder um grande futebolista, um grande benfiquista", sublinhou.

Garay e Gaitán vão entrar na convocatória

Garay e Gaitán vão entrar na convocatória
CARDOZO NÃO ESTÁ A CEM POR CENTO
Jorge Jesus disse esta quarta-feira que Garay e Gaitán vão fazer parte dos convocados se "nada de mau acontecer no treino de hoje". Já Cardozo não fará parte dos eleitos para o jogo com o PAOK agendado para amanhã, às 20H05.

"São casos diferentes. O Garay e o Nico estão recuperados e o Cardozo ainda não está a cem por cento. Os dois primeiros vão estar na convocatória mas só amanhã saberei se poderão ir a jogo", disse.

Jesus admite Salvio a titular

Jesus admite Salvio a titular
TÉCNICO QUER NOVA VITÓRIA FRENTE AO PAOK
Jorge Jesus admitiu, esta quarta-feira, que Salvio pode ser titular  no jogo de quinta-feira com o PAOK, respeitante à 2.ª mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa.

"O Salvio esteve seis meses sem competir e ainda está a ganhar ritmo e confiança, o que para mim é o mais importante. Titular? É uma possibilidade mas só amanhã é que vou decidir", referiu na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Apesar da vantagem trazida da Grécia (1-0), o treinador das águias reforçou que todo o cuidado é pouco.

"Vamos jogar com uma equipa experiente. Face ao que aconteceu na Grécia pode duvidar-se do valor do PAOK mas vão ver amanhã que isso não faz sentido. É uma equipa difícil. Temos de estar ao nível do que fizemos na 1.ª mão para continuarmos em frente", disse.

O treinador acrescentou que o Benfica espera fazer um bom resultado para "honrar o passado europeu" de Mário Coluna, o "grande capitão" que "vai continuar na memória de todos".

Jesus: «Não dependemos de qualquer jogador»

Jesus: «Não dependemos de qualquer jogador»
AVALIA BOM MOMENTO DE MARKOVIC MAS SUBLINHA QUE EQUIPA SE FAZ COM "TODOS"

O golo que Markovic marcou na segunda-feira frente ao V. Guimarães está a correr Mundo e os elogios têm-se multiplicado. Ainda assim, Jorge Jesus prefere não centrar apenas as suas atenções no jogador sérvio.

"Todos os jogadores que trabalham comigo sabem que primeiro está a ideia de equipa: todos têm de se adaptar a isso. Todos têm de perceber o quer fazer dentro do campo e corresponder a essa ideia. Depois quero que tenham criatividade individual, mas trabalhem para o coletivo. Markovic está a fazer isso agora. O Benfica não está dependente de qualquer jogador, mas de todos os jogadores", afirmou o técnico dos encarnados esta quarta-feira em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o PAOK, amanhã, às 20H05.

Benfica de gestão procura selar a qualificação na UEFA

Benfica de gestão procura selar a qualificação na UEFA

A equipa do Benfica realiza hoje o penúltimo treino antes do jogo de amanhã frente ao PAOK, em jogo a contar para a segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, marcado para as 20h05 no Estádio da Luz. Dos jogadores que foram titulares na passada segunda-feira frente ao V. Guimarães só Sílvio e Sulejmane devem repetir a presença no 11 inicial.

Artur deverá render Oblak na baliza. A defesa poderá ser constituída por Maxi Pereira, Luisão, Garay e Sílvio, devendo Siqueira ser poupado. Ruben Amorim e André Gomes podem voltar à condição de titulares no meio-campo. Nas alas Sulejmani deverá ser uma das opções e a outra está em aberto. Na frente de ataque Djuricic deverá jogar nas costas do ponta-de-lança que deverá sair da dupla Rodrigo/Lima.

O defesa Jardel será poupado depois de ter sido suturado na testa e no nariz, após o jogo com o V. Guimarães, com 18 pontos.

Ao início da tarde o treinador Jorge Jesus e 1 jogador, em conferência de imprensa, fazem a antevisão do jogo com a equipa grega. De seguida a equipa treina.

A UEFA nomeou o polaco Szymon Marciniak para arbitrar o desafio entre Benfica e PAOK.

Na primeira mão a equipa da Luz venceu na Grécia por 1-0.

Árbitro polaco no Benfica-PAOK (Simon Martiniak)

Liga Europa: árbitro polaco no Benfica-PAOK 
Simon Martiniak dirige segundo jogo na Luz

O árbitro polaco Simon Martiniak, de 33 anos, foi eleito para dirigir o Benfica-PAOK, jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa marcado para o Estádio da Luz para a próxima quinta-feira.

O jovem árbitro dirige jogos da liga polaca desde 2008 e em 2011 passou a ser internacional. No Estádio da Luz, Martiniak vai contar com o auxílio dos compatriotas Pavel Sokolnitski e Thomas Listkievits. Este último é filho do antigo presidente da Federação da Polónia, Michal Listkievits, e também foi árbitro, tendo mesmo chegado a dirigir um jogo na fase final do Campeonato do Mundo de 1990, entre a Alemanha e a Argentina.

Miguel Vítor acredita na reviravolta do PAOK

Miguel Vítor acredita na reviravolta do PAOK

O central formado no Benfica faz parte do plantel da equipa grega, que esta quinta-feira defronta os encarnados, na Liga Europa.

Miguel Vítor não poderá defrontar o Benfica, esta quinta-feira, por estar lesionado, mas acredita que o PAOK dará a volta à eliminatória para continuar em prova. "O resultado da 1ª mão deixa-nos numa posição difícil, mas ainda acreditamos. Vamos à Luz para tentar vencer por 2-1. Seria bom para nós, nada está perdido", referiu, em declarações a Bola Branca.

O central formado no Benfica reconhece que os encarnados foram "mais fortes", em Salónica, onde venceram, por 0-1, mas considera que a sua equipa também "podia ter marcado". A solução para este problema passa por "montar uma estratégia que possa surpreender o Benfica", conclui.

O Benfica-PAOK, a contar para a 2ª mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, está marcado para esta quinta-feira, às 20h05. 

A última vénia para um grande senhor

A última vénia para um grande senhor


Desaparece um dos grandes médios da história do futebol.

Não há que recear exageros: lembrar que Mário Esteves Coluna, falecido nesta terça-feira em Maputo, foi um dos melhores médios do futebol mundial em todo o século XX é simplesmente um ato de justiça, linear e direto, como os seus passes. O facto de a influência de um médio fora-de-série não se traduzir facilmente em números – ao contrário do que acontece com avançados fora-de-série - ajuda a explicar que este rótulo seja menos consensual do que aqueles que justamente se colaram à carreira de Eusébio. Isso e a relativa escassez de documentos gráficos para ilustrar os seus melhores momentos. 
Mas, apesar de tudo, já é possível ver alguns dos seus mais de 600 jogos oficiais na íntegra - a começar pelas finais europeias do Benfica e pelos jogos de Portugal no Mundial 66. Para qualquer observador atento, é quanto basta para perceber o óbvio: além da capacidade física invulgar para a época, da técnica sem adornos mas completíssima, havia no seu jogo uma inteligência rara. A dos que, pensando por antecipação, indicam em permanência os caminhos por onde a equipa deve seguir. Um líder, em suma. No campo e na cabina.
«Nunca consegui tratá-lo por tu»
Chamado a evocar, pela segunda vez em poucas semanas, a perda de um amigo e de uma referência, é dessa liderança que António Simões se lembra em primeiro lugar: «Uma figura carismática, única, pelo porte físico e pela liderança. Um homem simples, de poucas palavras, mas muito interessante. Sempre muito concentrado e exigente, mas ao mesmo tempo capaz de um gesto de afeto, de uma atitude protetora», conta em declarações à TVI. 
Simões exibe o mais genuíno tributo de respeito a quem, em 1961, o acolheu no balneário do campeão europeu: «Tal como aconteceu com o Eusébio, entre mim e o Mário Coluna há isto: nunca consegui tratá-lo portu. Começou por ser o senhor Mário, depois mais tarde refugiei-me no nome: ó Mário isto, ó Mário aquilo. E ele teve sempre a gentileza de me tratar por miúdo, até à última vez que nos vimos», recorda.
1954, ano de mudanças
Coluna despertou relativamente tarde para o futebol em Lourenço Marques. Mas quatro anos com chuteiras calçadas bastaram para dar nas vistas na Metrópole e para ter os três grandes a enviarem propostas para o Desportivo. Como o clube moçambicano era filial do Benfica, foi esse o seu destino, com 19 anos recém-cumpridos.
O mês era agosto, o ano 1954. Um dos mais importantes na história do clube encarnado, que em poucos meses ganhou um estádio mítico, a Luz, um treinador revolucionário, Otto Glória, e aquele que viria a ser o seu jogador com mais títulos. Mário Coluna, claro: dez vezes campeão nacional, sete vezes vencedor da Taça e, principalmente, duas vezes campeão europeu. 
Quando Coluna chegou, o Benfica era a segunda potência desportiva portuguesa, com menos títulos de campeão do que o Sporting (7 contra 9). Quando saiu, em 1970, com 35 anos, a relação de forças já se tinha alterado de forma significativa (17 títulos de campeão contra 13 dos leões). Eusébio, Simões e companhia encarregaram-se de acentuar essa diferença nos anos seguintes, antes de o FC Porto entrar na discussão.
Pelo meio, claro, há a glória internacional, sublinhada em primeiro lugar pela finais da Taça dos Campeões, ganhas em 1961 e 62. Por essa altura, já tinha recuado no terreno, para as funções de organizador, depois de Otto Glória ter começado por ver nele um apoio direto ao talento finalizador de José Águas.
 
Patrão do bicampeão europeu
Quando Bella Guttmann chegou à Luz, em 1959, já não havia dúvidas sobre o estatuto de patrão do médio moçambicano, um todo o terreno com alma de líder. E se o seu registo goleador nunca foi especialmente impressionante - 127 em 525 jogos oficiais pelo Benfica, 8 em 57 presenças na seleção - também nunca perdeu um sentido de baliza que o fez marcar golos espetaculares e decisivos. Como prova, os tiraços de fora da área nas duas decisões, com Barcelona e Real Madrid: que o fazem ser, juntamente com José Águas, um dos 11 jogadores em toda a história do futebol europeu que marcaram em duas finais ganhas.

Em 2006, num depoimento para o livro «Sport Europa e Benfica», Mário Coluna recordou assim os dois momentos de glória: «Sempre que podia aproveitava as oportunidades para rematar de fora da área. Com o Barcelona, o gesto foi bom. E como chegámos aí ao 3-1 sentimos que a vitória passava a estar muito mais perto». Mas não escondia uma ligeira preferência pelo golo marcado ao Real Madrid, um ano depois: «De vez em quando ainda se lembram de projetar por aí as imagens. Foi mesmo um grande golo», recordava, com visível satisfação, o homem a quem Eusébio, tratando por «senhor», pediu para lhe conseguir a camisola de Di Stéfano, o prémio mais apetecido. Nessa ocasião, Coluna recordou também o lance de má memória que o levou a cumprir ao pé-coxinho a terceira final consecutiva, com o Milan, em Wembley: «Estávamos a ganhar 1-0 quando o Trapattoni veio por trás, abrindo-me o peito do pé com os pitons. Devia ter ordens do treinador para me arrumar, não sei. Sei é que não havia substituições e o Benfica teve de continuar sem mim», lembrou. Ainda saiu do campo e foi à cabina receber uma injeção de novocaína. Aguentou até final, mas sem poder impedir a reviravolta italiana. 

A distinção por Helenio Herrera
Por essa altura Coluna já era uma referência incontornável no futebol europeu, estatuto que reforçou com o excelente desempenho no Mundial de 1966, a caminho dos 31 anos: figurou em várias das eleições realizadas para a equipa ideal da competição, confirmando-se como o líder, dentro e fora do terreno, de um grupo de talentos que tinha Eusébio como primeira figura. Capitaneou o Benfica em mais duas finais europeias perdidas, em 1965 e 1968, mas foi em setembro de 1967 que recebeu uma das distinções que mais o honraram: o «mago» Helenio Herrera escolheu-o para capitão de uma seleção europeia que venceu a Espanha por 3-0, em Chamartín. Eusébio, Mazzolla e o suplente Goyvaerts marcaram os golos, mas foi o «monstro» quem comandou a entrada em campo de um onze que tinha como base o Inter de Milão: Sarti, Burgnich, Ure, Schnellinger, Cooke, Coluna, Hamrin, Rivera, Mazzolla, Eusébio e Corso.  Se as suas qualidades de jogador eram patentes há vários anos para todos, foi essa homenagem que tornou universal o reconhecimento ao líder. Só deixou de o ser em 1970, quando o Benfica, treinado pelo ex-colega José Augusto, decidiu, em nome da renovação do grupo, pôr um ponto final na ligação de 16 anos. 
Coluna ainda se aventurou no Lyon, sem grande sucesso. Voltou à Luz, a 8 de dezembro desse ano, para a homenagem definitiva, com um cartaz que reunia os principais nomes do futebol europeu. Vestiu a camisola encarnada em campo pela última vez, durante 15 minutos, antes de ser substituído para a ovação. Recusou juntar-se a Cruijff, Moore, Seeler, Luis Suarez e Dzajic para ser adversário do Benfica, que venceu esse jogo por 3-1.
«Era a combinação entre o jogador e a pessoa que o tornava foi uma grande referência, na seleção e no Benfica», recorda Simões, que assume com orgulho a passagem de testemunho, nesse ano de 1970: «Quando deixou de jogar, passei a ser eu o capitão. E posso dizer com orgulho que bebi a matriz do clube dessa grande fonte de inspiração e liderança», conclui.

«Sou privilegiado» – Luisão

«Sou privilegiado» – Luisão

O capitão do Benfica, em entrevista a A BOLA, dá conta do estado de espírito por ter chegado aos 400 jogos pelo Benfica.

«Sinto-me muito feliz, é uma marca muito importante. São poucos os jogadores que fazem isso hoje em dia, ainda para mais com uma camisola com tanto prestígio como é a do Benfica», começou por dizer Luisão, que ocupa o 10.º lugar na lista dos jogadores mais utilizados de sempre no Benfica, atrás de alguns dos maiores nomes da história das águias, entre os quais, claro, Eusébio e Mário Coluna. 

Luisão, 33 anos, conta que se aplica em cada jogo «como se fosse o primeiro» e faz questão de partilhar o mérito com quem esteve ao lado dele desde que chegou ao Benfica, em 2003, proveniente do Cruzeiro: «Nunca conseguiria ter chegado a esta marca sem o apoio de todos os meus colegas ao longo dos anos. Para eles, também, o meu obrigado.» 

Markovic delicia Drulovic

Markovic delicia Drulovic

Tal como aconteceu com o tento apontado ao Sporting, a 31 de agosto do ano passado, o golo marcado por Markovic, anteontem, ao V. Guimarães, esteve em destaque na imprensa mundial, com os jornais ingleses a falarem num wonder kid, um puto-maravilha. Autor da assistência, Rodrigo deu os parabéns ao colega pelo «golaço». «Bravo», escreveu, por sua vez, o irmão Filipe, na rede social Twitter. 

Mas a chapelada a Douglas encontrou um fã em Belgrado. Ljubinko Drulovic, 45 anos, selecionador interino da Sérvia, viu o jogo com os vimaranenses e ficou maravilhado com a exibição de Markovic, sobretudo na primeira parte. «Foi um golo fantástico, à semelhança do que ele já fazia no Partizan. O Markovic fez um grande jogo, especialmente nos primeiros 45 minutos», afirmou a A BOLA. 

O antigo jogador de Gil Vicente, FC Porto e Benfica espera que o avançado encarnado continue o grande momento de forma no particular da Sérvia com a República da Irlanda, em Dublin, capital irlandesa. «Gostava que ele estivesse a um nível muito grande O Markovic tem apenas 19 anos, mas tem evoluído bastante», sublinhou Drulovic. 

Ao V. Guimarães, o avançado marcou o quinto golo na Liga e atravessa um dos melhores momentos de forma, a apenas quatro dias de completar 20 anos. Para Drulovic, Markovic «é o maior talento do futebol sérvio» e o futuro não vai passar por Portugal. «Vejo o Markovic dentro de dois ou três anos ainda a maior nível. Tem muito talento e pode ser um dos melhores jogadores da Europa. Se continuar a trabalhar e a evoluir, jogará noutro campeonato, como Espanha ou Inglaterra. Será uma das maiores estrelas do futebol sérvio», explicou Drulovic. 

Garay seguro até final da época

Garay seguro até final da época

Ezequiel Garay vai ficar no Benfica até ao final da temporada. Ontem, a imprensa russa noticiou um alegado entendimento entre o Benfica e o Zenit, com os russos a desembolsarem 14 milhões de euros e a pagarem seis milhões por época ao defesa-central de 27 anos.

Todavia, de acordo com informações recolhidas por A BOLA, a SAD não está disposta a abrir mão do internacional argentino até ao final da temporada, numa altura em que a equipa consolidou a liderança da Liga, com mais cinco pontos do que o Sporting e sete do que o FC Porto. 

O mercado de transferências na Rússia só fecha amanhã e o Zenit continua à procura de um central.

Chegada do PAOK a Lisboa praticamente na máxima força

Chegada do PAOK a Lisboa praticamente na máxima força
APENAS SEM SALPI E MIGUEL VÍTOR

A comitiva do PAOK aterrou ontem ao final da tarde no aeroporto de Lisboa, e o técnico holandês Huub Stevens tem motivos para sorrir, pois vai encarar o duelo com o Benfica, da 2.ª mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, praticamente na máxima força. O defesa português Miguel Vítor e o atacante grego Salpingidis são as únicas ausências, devido a lesão, e ficaram na Grécia a recuperar juntamente com o adjunto Chima Michail Onyeike.

Refira-se que Huub Stevens já divulgou a lista de convocados para o embate de amanhã, na Luz: Glykos e Gspurning (guarda-redes); Lino, Tzavelas, Katsouranis, Insaurralde e Skondras(defesas);Kitsiou, Lazar, Kace, Maduro, Ninis, Oliseh, Lucas, Georgiadis e Stoch (médios); Vukic e Athanasiadis (avançados).

Campeonato leva a novas alterações

Campeonato leva a novas alterações
JESUS VAI VOLTAR A POUPAR JOGADORES COM O PAOK

Os três pontos frente ao V. Guimarães já pertencem ao passado, e o plantel encarnado está agora totalmente focado no jogo com o PAOK. A prioridade na Luz é o campeonato, Jorge Jesus já o admitiu, e, por isso, tudo indica que vai promover diversas alterações no onze para assegurar que poderá apresentar a equipa mais forte no Estádio do Restelo, na próxima jornada.

Jardel levou 18 pontos na testa e no nariz

Jardel levou 18 pontos na testa e no nariz
FEZ QUESTÃO DE FICAR EM CAMPO COM O V. GUIMARÃES

Jardel teve de ser assistido durante o Benfica-V. Guimarães desta segunda-feira, depois de um choque com Enzo Pérez, colega nos encarnados.Um verdadeiro herói. Esta é a melhor forma de catalogar Jardel que jogou anteontem 85 minutos com um enorme rasgão na testa, sacrificando-se assim pelo Benfica que, no banco, tinha mais um central, Steven Vitória. O defesa brasileiro acabou por ser suturado na testa e no nariz com 18 pontos, sendo, no final, premiado com o triunfo e as felicitações de todo o grupo de trabalho.




Como a imagem publicada pela empresa que representa Jardel documenta, o choque com Enzo Pérez fez um corte bem profundo.


Jardel é um leão em campo como Jesus lhe chamou
OS JOGOS ATÉ AO FIM COM A CABEÇA EM SANGUE

A imagem impressiona mas volta a provar que Jardel dá tudo em campo mesmo quando lhe é exigido um esforço enorme  - como  se pode adivinhar face aos 18 pontos que levou na testa e no nariz. O que sucedeu no jogo com o V. Guimarães foi mais um exemplo do espírito de sacrifício do central, "um leão" em campo, como disse Jorge Jesus após o Sporting-Benfica, de 21 de fevereiro de 2011, marcado por circunstâncias semelhantes.
Paulo Madeira: «Jardel cumpre sempre mas Garay é Garay»
GOSTA DO BRASILEIRO MAS DEIXA CLARA A PREFERÊNCIA
Paulo Madeira, ex-defesa do Benfica, elogiou a capacidade de sofrimento e a entrega de Jardel mas não escondeu a preferência por garay.

"Jardel é um tipo de jogador que cumpre sempre o que o treinador lhe pede. Tem um grande espírito de sacrifício e um nível competitivo elevado. Mas o Garay é o Garay e deverá ser titular frente ao PAOK", referiu à Antena 1.

Apesar do bom momento da equipa, Paulo Madeira avisou que a euforia pode estragar tudo.

"Ainda faltam 10 jornadas. É bom que o Benfica tenha vantagem sobre os seus mais diretos adversários mas ainda nada está ganho", referiu.

Mais um ano de magia de Markovic

Mais um ano de magia de Markovic
FUNDO DE INVESTIMENTO PREFERE QUE O SÉRVIO CRESÇA NA LUZ
Os golaços decisivos não vão ficar por aqui: Lazar Markovic irá permanecer no Benfica pelo menos mais uma temporada. A garantia foi ontem dada a Record pelo superagente FIFA israelita Pini Zahavi, um dos homens por detrás do fundo de investimento que se associou às águias na transferência do jovem-prodígio sérvio do Partizan para a Luz, no último verão. “É claro que ele vai ficar. Ainda é muito novo”, explicou Zahavi, acrescentando, bem-disposto, que tem “muito mais Markovic” para trazer para Portugal.

Capas do Dia

Fevereiro 26 / 2014